Anda di halaman 1dari 4

O QUE ASSEDIO MORAL

o mesmo que violncia moral: trata-se da exposio de trabalhadores a situaes vexatrias, constrangedoras e humilhantes, durante o exerccio de sua funo. Isto caracteriza uma atitude desumana, violenta e sem tica nas relaes de trabalho praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados, visando desqualiicar e desestabilizar emocionalmente a relao da vtima com a organizao e ambiente de trabalho, o que pe em risco a sade e a prpria vida da vtima. A violncia moral ocasiona desordens emocionais, atinge a dignidade e identidade da pessoa, altera valores, causa danos psquicos (mentais) interfere negativamente na sade, na qualidade de vida e pode at levar morte. A vtima do assdio moral no consegue compreender o que se passa. Sente-se, em geral, culpada e responsvel pela agresso do chefe. No consegue entender os fatos, pois o agressor no lhe d satisfaes e ainda a ignora; passa a hostiliz-la, ridiculariz-la e inferioriz-la, at que a vtima se sinta culpada, confusa e desestabilizada emocionalmente. As mulheres passam a chorar frequentemente, icam sensveis e magoadas, tm ressentimentos. O medo constante, chegando a passar mal, ter tremores e palpitaes quando avistam o agressor.
Trecho reproduzido da Cartilha de Combate ao Assdio Moral editada pelo SINTESI-RJ em 2003

SEGUNDA PARTE

NOTA DE DESAGRAVO
NO DIA 06 DE MARO PASSADO, ENCAMINHAMOS A FITES UMA NOTA DE DESAGRAVO EM RELAO A UMA MATRIA VEICULADA EM SEU LTIMO BOLETIM, A QUAL CONSIDERAMOS INVERDICA. SEGUE A NOTA:
Os membros da delegao do SINTESI-RJ, eleitos de forma democrtica em assembleia para representar a base da categoria dos Sindicatrios do Estado do Rio de Janeiro no 3 Congresso interestadual da FITES, de 23 a 26 de agosto de 2012, na cidade de Fortaleza, Estado do Cear, vimos atravs desse manifesto, apresentar moo de desagravo pela noticia divulgada na primeira pgina do boletim de n 0 dessa entidade publicado em dezembro de 2012. Na referida matria, airmado textualmente que, apesar de ter sido inscrita apenas uma chapa, houve um apoio de praticamente todos os sindicatos dos estados iliados e que apenas o Rio Grande do Sul e Pernambuco se abstiveram e preferiram icar fora do pleito. Gostaramos de nos manifestar dizendo que esta informao inverdica, pois a delegao do RJ, em reunio com a presena de todos os (as) delegados (as) discutiu amplamente essa questo de participao na referida chapa, tendo na sua ampla maioria decidido tambm por no participar de tal pleito eleitoral. J que, em nosso entendimento era prioritria a formao de uma direo de unidade, onde todos os estados e foras polticas deveriam estar representados, fato que no ocorreu, pois todo o processo foi direcionado para excluir alguns sindicatos da base e os representantes dos mesmos. Porm, para a surpresa da nossa delegao duas delegadas (Janilde - SINDSPREV e Silvia - SEEB-RJ) no respeitando a deciso tomada de forma democrtica por todos os (as) delegados (as), na ltima hora colocaram os seus nomes para a formao da atual direo, desrespeitando assim, no s uma orientao da maioria da bancada, como tambm de toda a categoria dos sindicatrios do Estado do Rio de Janeiro, preferindo tomar uma deciso individualista. Aproveitamos o momento para reairmar que sempre defendemos uma federao ampla, democrtica e de luta, onde toda base dos sindicatrios pudesse se sentir representada. Todavia, diante dos acontecimentos vistos no 3 Congresso da FITES, resolvemos tomar as seguintes resolues: Que se torne pblico nosso protesto pela postura autoritria e individualista das duas companheiras da delegao do Rio de Janeiro, que esto hoje na direo desta entidade e que no as reconhecemos, como sendo as legitimas representantes do SINTESI-RJ e da categoria sindicatria do Estado do Rio de Janeiro junto a FITES. Assinam este documento os delegados: Paulo Sergio, Edivaldo S. da Silva, Jose Luiz de Mello, Jean Loui, Sheila de Arruda, Marcos Ribeiro, Zenildo Jnior e Sidney Castro.

POSSVEL ASSDIO MORAL COLETIVO NO SINTECT-RJ


Os (as) trabalhadores (as) do SINTECT-RJ (CORREIOS-RJ) procuraram o SINTESI-RJ para realizar grave denncia sobre diversas irregularidades que vem sendo cometidas na entidade, o que pode vir a se conigurar como sendo Assdio Moral Coletivo. Logo que recebeu tal denncia o SINTESI-RJ acionou o seu Departamento Jurdico, para dar uma resposta altura. Logo aps a denncia foi encaminhado ocio a DRT-RJ (Delegacia Regional do Trabalho) no dia 05/03/2013, solicitando em carter de urgncia providncias no sentido de serem apuradas as graves irregularidades denunciadas. O SINTESI-RJ est atento a esse tipo de desmando e se for veriicado o mesmo em outros sindicatos acionaremos o MTE. Portanto, no se omita sindicatrio! O Sindicato est de portas abertas e sempre na luta pelos seus direitos.

NOTA DE REPDIO

O SINTESI-RJ vem a pblico se manifestar contra a medida arbitraria tomada pela direo do Sindicato dos Bancrios de Belo Horizonte, de no conceder as legitimas frias a sua funcionaria Maria de Lurdes V. da Cunha, com o argumento de que a companheira tinha ultrapassado os limites de faltas de 33 dias no justiicveis ao longo do seu perodo aquisitivo. Requisito fundamental para fazer uso de tal direito. Na verdade a companheira estava exercendo o seu direito de representante sindical, (requisitos que os companheiros gozam tambm), j que durante esse perodo era presidente da FITES, funo essa exercida at o ms de agosto de 2012. Tendo em vista que todas as faltas citadas se referem s

ausncias justiicadas por escrito, para o efetivo cumprimento do trabalho sindical, devidamente anotadas no registro de justiicativas do carto de ponto, reiteramos nosso repdio pela negativa e exigimos que a direo do Sindicato dos Bancrios de BH, que seja revogada tal medida, sendo concedida assim, as devidas frias que faz jus a companheira de luta Maria de Lurdes. Estamos na luta para que esse tipo de prtica antissindical no se reproduza, o que abriria um precedente que pode ser utilizado pelos prprios patres contra a classe trabalhadora. Direo do SINTESI-RJ.

DISSDIO OU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO?


SINDICATRIOS DEVEM TER SEUS DIREITOS RESPEITADOS
Alertamos ao (a) trabalhador (a) em entidade sindical que procure saber dos seus direitos como classe, faa uma visita ao seu sindicato e busque orientaes de como estabelecer um processo de negociao para obter um acordo coletivo de trabalho e uma data base que venha atender a voc e a seus colegas de trabalho. Portanto, fundamental a participao no seu sindicato, e acima de tudo que todos sejam iliados, para que conquistem mais vitrias como categoria, tornando dessa forma o seu sindicato mais forte e atuante na luta por melhores salrios e na defesa dos seus direitos.

Uma das perguntas mais frequentes nas ligaes recebidas pelos os sindicatos de trabalhadores em entidades sindicais em seu dia a dia, tanto por parte dos trabalhadores, como de suas direes : NS TEMOS DISSDIO COLETIVO? Ou: QUANDO A DATA BASE DA NOSSA CATEGORIA? Respondendo estas perguntas, esclarecemos que a nossa categoria sindicatria no possui um dissdio ou conveno coletiva, pois cada entidade sindical tem realidades diferentes entre s. Nesta questo, podemos citar alguns exemplos de entidades sindicais, que repassam para seus empregados os mesmos percentuais de aumento que as suas categorias conquistam em suas datas bases. Todavia, a grande maioria das entidades realizam o aumento salarial dos seus empregados atravs da livre negociao, junto aos seus representantes legais. Algumas por falta de conhecimento ou por m f declaram para os (as) seus (as) empregados que empregado de sindicato no tem direito h Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Essa airmao totalmente contrria a nossa posio como sindicalistas e representantes da categoria sindicatria. Muitos sindicatos pagam somente o salrio mnimo nacional, que bem inferior ao do Estado do Rio de Janeiro. O que queremos com essa matria conscientizar os (as) trabalhadores (as) em entidades sindicais, bem como as direes de que os sindicatrios possuem o mesmo direito que as demais categorias, e que o acordo coletivo de trabalho tambm um direito seu garantido por lei. O que nos surpreende observar que muitas categorias lutam para que sua data base e seus respectivos acordos coletivos de trabalho sejam respeitados por seus patres, mais quando se trata dos empregados de sindicatos a postura muda totalmente, chegando a alguns casos a demisses, perseguies polticas e retaliaes aos empregados que reivindicam seus direitos.

SINTESI-RJ

Ano XVI - N. 78 - MAR/ABR/2013

Filiado a FITES

INFORMES DAS BASES


ELEITA NOVA COMISSO DE FUNCIONRIOS DO SIND-JUSTIA
Na tarde do dia 21 de maro foi realizada a apurao da eleio da Comisso de Funcionrios do Sind-Justia. Durante aproximadamente 30 minutos, a Comisso Eleitoral - composta por Rosemary Ferreira e Marco Feitosa - fez a contagem, no auditrio do sindicato, dos 46 votos colhidos entre funcionrios e estagirios nos dias 19 a 21 deste ms. Um grupo de funcionrios acompanhou a apurao. O coordenador geral do Sind-Justia, Alzimar Andrade, convidado pela Comisso Eleitoral, tambm esteve presente. Cinco candidatos disputaram quatro vagas. Concluda a apurao, foram eleitos os seguintes nomes: Zenildo Jnior, o Juninho (40 votos); Jorge Braga Jnior (30 votos); Alexsandro Lira (29 votos); e Sandro Barros (24 votos). Silvia Dorea Oliveira obteve 16 votos, icando na suplncia. A nova Comisso de Funcionrios binio 2013/2015 - foi empossada no dia seguinte (22/3) e ter pela frente, entre outras tarefas, a de negociar, em conjunto com o SINTESI-RJ, a renovao do Acordo Coletivo dos empregados do Sind-Justia.

SINTUFRJ: PENDNCIAS DO CONTRATO J ESTO COM A DIREO


o de todos e de todas, que discutiram e deliberaram quais seriam as tais pendncias, e como aprovado na assembleia encaminhou um ocio cobrando providncias. Agora, vamos aguardar uma posio oicial da direo sindicato, sobre o encaminhamento que ser dado s reivindicaes da categoria. Assim que o SINTESI-RJ obter alguma resposta, ser convocada uma nova assembleia para avaliar a posio assumida pelo SINTUFRJ. O SINTESI-RJ convoca todos os (as) trabalhadores (as) para que continuem mobilizados e prontos para lutar pela plena implementao do CCT. CAMPANHA DE SINDICALIZAES AUMENTA EM 90% O NMERO DE ASSOCIADOS Desde a inaugurao da nova sede do SINTESNIT, foi lanada a campanha de sindicalizao para aumentar o nmero de novos associados. A meta vem sendo cumprida atravs de muito trabalho, com visitas frequentes aos sindicatos. Aumentou em 90% o nmero de novos associados. Com essa mobilizao o sindicato mostrou s direes patronais em entidades sindicais que o SINTESNIT est cada dia mais atuante, de luta e participativo. No perca tempo trabalhador, ilie-se ao SINTESNIT.

O SINTESI-RJ encaminhou para a direo do Sintufrj a relao das pendncias do Contrato Coletivo de Trabalho, ou seja, artigos, pargrafos e clusulas que ainda no foram implementados plenamente ao longo desses oito anos tais como: -Incentivo Qualiicao -Incentivo Capacitao -Progresso por Mrito e situao dos novos contratados Existe o compromisso da atual gesto em zerar com essas pendncias. O SINTESI-RJ fez a sua parte, convocou os (as) trabalhadores (as) para a assembleia, que foi realizada dia 05 de fevereiro, mobilizou atravs de e-mail e boletim, colocando a importncia da participaSINTESNIT AGORA TEM SEU PRPRIO SITE

Dando sequencia a reestruturao do SINTESNIT, a direo do sindicato colocou em funcionamento na internet o site da entidade. Tambm foram criados peris no FACEBOOK e no TWITTER para que possa haver uma melhor interao da categoria com o seu sindicato. No site os (as) trabalhadores (as) vo encontrar a histria do sindicato, informaes sobre servios prestados a categoria, como atendimento jurdico, convnios, homologaes, jornal online e iliao direto pelo site. Anote o endereo: www.sintesnit.org.br.

O SINTESNIT ca na Rua Maestro Felcio Toledo, 551 - S/611 Centro - Niteri - Telefax: 2621-6411 - contato@sintesnit.org.br

BANCO DE EMPREGOS J EST EM FUNCIONAMENTO

SINTESI-RJ REALIZAR SEMINRIO PARA A CATEGORIA

O SINTESI-RJ desenvolveu um banco de empregos onde os sindicatrios podem colocar seus currculos para efeito de consulta por outras entidades sindicais, proporcionando a possibilidade da conquista de novas oportunidades de trabalho dentro da prpria categoria. As ichas de cadastramento devem ser preenchidas na sede do sindicato da 10 s 17hs com Augusto Fofo ou Fbio. Para mais detalhes acesse nosso site: www.sintesirj.org.br. SINTESI-RJ

Ano XVI - N. 78 - MAR/ABR/2013

Uma comisso est sendo montada para que esse evento seja realizado com sucesso. O seminrio estendido a toda a categoria Sindicatria e ter o seguinte tema: O MUNDO DO TRABALHO NO SCULO XXI - Relaes Sociais e os Desaios da Organizao Sindical. Esta comisso, vai se encarregar de discutir e deinir todas as questes e demandas do evento e em breve estaremos divulgando dia, local e data para que todos possam participar. importante lembrar que este seminrio faz parte do Plano de luta defendido pela atual direo, aps a sua posse, que preparar e organizar os (as) trabalhadores (as) sindicatrios (as) para a luta.

Filiado a FITES

CONVNIOS DO SINTESI-RJ
SESI Sesi Cultura- Ensino fundamental e ensino mdio, cursos tcnicos, cursos livres Sesi Sade -Clnica mdicas e odontolgicas Sesi Lazer - Piscina, saunas, academias de ginstica - Inscries no Sintesi-RJ. Tel: 2262-8151 | 3212-5100 www.sesi.org.br
-----------------------------------------------------------

Para mais informaes consulte a nossa pagina: www.sintesirj.org.br. *(obs) Em todos os convnios obrigatrio a apresentao da carteirinha de scio e ltimo contra-cheque. Duvidas procurar Diretor Hlio na sede do SINTESI-RJ.

-----------------------------------------------------------

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S (abrange a todas as unidades) Tel: 2663-4800 www.estacio.br


-----------------------------------------------------------

CLINICA ODONTOLOGICA Oramento grtis, nossas especialidade. Esttica resina, prteses, canal, tratamento de doenas da gengiva, ordondontia, cirurgia, raios-X e clariamento. Rua Visconde de Piraj 82 sala-307. Tel: 2513-3474
--------------------------------------------------------------

UNIVERSIDADE CCAA Tel: 2156-5000 20 % de desconto a ttulo de bolsa de estudo www.faculdadeccaa.edu.br

ACORDOS COLETIVOS
ACT FECHADOS
SIND. DOS METROVIARIOS 2012/2014 SIND. DOS ENGENHEIROS 2013/2014 FIRJAN RJ - ACT 2013/2014

UNIVERSIDADE UNIVERSO So Gonalo, Niteri e Campos-curso de graduao profissional com 30% de desconto e ps - graduao com 20% de desconto. O associado dever comparecer devidamente credenciado ao setor projeto talento empresa e preenchendo uma ficha no local onde pretende estudar levar carteirinha do Sintesi-RJ e contra-cheque -------------------------------------------------------------Tel: 3712-9564 | 3712-4026 DROGARIA EXPRESSO www.universo.edu.br Medicamentos ticos: desconto de 20 a 25% ----------------------------------------------------------Medicamentos genricos: desconto de 20 a 25% UNIVERSIDADE UNICARIOCA Cursos universitrios e cursos livres com at 10% de des- Genricos lab. Medley: desconto de 30 a 40 % Genricos lab. Merck: desconto de 30 a 40% conto nas mensalidades. Genricos lab. Sem: desconto de 30 a 40% Tel: 2563-1900 | 256-31963 Genricos lab. Biosintetica: desconto de 30 a 40% www.unicarioca.br ----------------------------------------------------------ENTREGA NO SETOR DE TRABALHO UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Contato: Ana Cleia Tijuca, Barra e Cabo Frio - graduao e graduao tecnol- Tel: 2221-7000 | 2242-8024 -------------------------------------------------------------gica com 15% de desconto por processo seletivo. 25% de desconto para portadores de diploma ou transfe- PSICLOGA DR.MIRIAM MOREIRA ridos. 15% de desconto nos cursos do centro de idiomas e Duque de Caxias RJ desconto, de 50% em quase todo tratamento psicoterapia individual, de casal e dependncia outros cursos. qumica. Tel: 08002461720 Tel: 2673-3343 | 9143-8690 www.uva.br

CONVNIOS DO SINTESI-RJ

CENTRO OFTALMOLGICO ALBERT SABIN Madureira, So Joo de Meriti e Nova Iguau Consulta grtis fichas de encaminhamento no Sintesi-RJ, fichas de encaminhamento na pasta de convnios. Apresentar carteirinha do Sintesi-RJ juntamente com a ficha. Exame gratuito com hora marcada pelos telefones: Nova Iguau: 2668-4342 | 2668-4564 | 4571-6566 So Joo de Meriti: 26551264 | 1265-1266 Madureira: 3018-4322 | 3350-8669 | 3390-9289

PAUTAS ENVIADAS

SINTECT-RJ - ACT 2013/2014 SINTUR RJ ACT 2013/2014 MOEDEIROS - ACT 2013/2014 CONTABILISTAS RJ - ACT 2013/2014 SINTRASEF-RJ - ACT 2013/2015 CAC - ACT 2013/2015

TERMO ADITIVO

STAECNON-RJ - 2012/2014

EXPEDIENTE
SINTESI-RJ - Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, rgos Classistas, Associaes, Confederaes, Federaes de Empregados e Empregadores Intermunicipais no Rio de Janeiro CNPJ: 40.315.079/0001-64 Registro n 115.784 - Livro A.31 FUNDADO EM JULHO DE 1989 Presidente: Israel Jos Cunha Diretor de Imprensa: Paulo Sergio

-----------------------------------------------------------

UNIABEU - Universidade e Colgio Nova Iguau, Belford Roxo, Nilpolis, Ilha do Governador e Angra dos Reis - descontos de acordo com a tabela no site. Tel: 2104-0456 - Ramal 443. www.uniabeu.edu.br
-----------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Desconto de ate 45% Tel: 2406-7700 www.castelobranco.br


-----------------------------------------------------------

LFPM ENERGIA VITAL Tratamentos Corporais - Massagem modeladora, relaxante - Drenagem Linftica e Tratamentos Faciais - 20% de desconto para filiados Tel: 2233-6023
--------------------------------------------------------------

CCAA - Instituto de idiomas - (ingls e espanhol) desconto de 30% no 1 semestre e desconto de 10% nos -------------------------------------------------------------REINO VEGETAL - RESTAURANTE demais perodos. 10% de desconto dos gastos totais para filiados Tel: 2568-7048 Rua Luiz de Cames, 98 - Centro - RJ www.ccaa.com.br ----------------------------------------------------------Tel: 3903-0322/2221-7416 SUESC - Sociedade Unificada de Ensino Superior e www.restaurantevegetariano.com.br -------------------------------------------------------------Cultura Desconto de 10% sobre as mensalidades nos cursos de TICAS DO POVO Desconto de 10% nas compras vista e 5% nas compras graduao e ps-graduao (turno da noite) Desconto de 15% sobre as mensalidades nos cursos de prazo TEL: 3884-1789. graduao e ps-graduao (turno da manh) www.oticasdopovo.com.br Tel: 3077-0500 -------------------------------------------------------------www.suesc.com.br TICAS BELM - Centro -RJ ----------------------------------------------------------Desconto de 20% nas compras vista e 10% de desconto ACADEMIA DO CONCURSO nas compras prazo. Aproveite,vrios cursos com diversos desconto Tel: 3016-0408 Avenida Rio Branco,277, 2 andar-Centro -------------------------------------------------------------Telefone 2108-0300/ 3504-0000 COLONIA DE FRIAS SINTTEL-RJ www.academiadoconcurso.com.br Barra de So Joo - com caf da manh e almoo. -------------------------------------------------------------Miguel Pereira com caf da manh, almoo e jantar UNIVERSIDADE GAMA FILHO Tel: 3080-7583 | 2568-0572 | 2204-9300 ramal 203 10% Ps-graduao -------------------------------------------------------------Telefone: 0800.606.9999 STIO RELAX - POUSADA www.posugf.com.br Diria com caf da manh, almoo, jantar e hospedagem no -------------------------------------------------------------valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) CURSO PREPARATRIO PARA ENEM Estrada Rio Terespolis - km 114 ( 50 min. do Rio) 10% nos cursos preparatrio para o ENEM Reservas com Delmar: (21) 2633-7198/8578-0794 Telefone: 0800.606.9996 Informaes com Marcos: (21) 8305-0987/9243-3072 www.superaenembrasil.com.br

WONDERFUL DAY BY DAY - ESTTICA Tratamento Facial, Corporal, Massoterapia e Depilao - inclusive artstica. Descontos de 15 a 20% para associados. Agende uma avaliao gratuita! Tel: 9130-6023/8673-9079 - Esteticista Alcina Pontes. www.wonderfuldaybyday.com.br

Comisso de Imprensa: Adalberto Almeida (SINDPETROCAXIAS), Marcos Ribeiro (SINTESNIT), Jos Augusto - Fofo (SEPE-RJ), Juninho (SIND-JUSTIA) e Sidney (SIND. NACIONAL DOS AERONAUTAS) Jornalista: Renan Costa - MTE. 18727/11/62j Diagramao e arte: Claudio Bastos Impresso: 3Graf

Tiragem: 4 mil exemplares Conhea seus direitos visitando nossa pagina: WWW.SINTESIRJ.ORG.BR Av. Venezuela, 27 - sala 601 - Sade/RJ cep: 20081-311 2263-8921 / 2233-0730 imprensa@sintesirj.org.br

Anda mungkin juga menyukai