Anda di halaman 1dari 19

1770, Joseph Pristley.

Descargas eltricas para obteno de p metlico; 1943, cientistas russos conseguem controlar a tcnica; 1970, comercializao da usinagem por eletroeroso a fio; 1980, implementao da tcnica em mquinas de usinagem; Atualmente, usinagem de metais de dureza elevada com alta preciso.

Usinagem EDM (Electrical Discharge Machining); Processo no-visvel; Pea e ferramenta devem ser condutores eltricos; Lquido dieltrico entre pea e eletrodo de usinagem; Possibilidade de usinar formas complexas; Usinagem de metais de dureza elevada, como aos endurecidos, carbonetos e superligas; Produo em pequena escala.

Rpida dissipao do calor gerado; No formao de tenses; Alta qualidade; Alto desempenho na usinagem de materiais de alta dureza; Obteno de bons limites de tolerncia; Alto controle da ferramenta sobre a pea usinada.

Baseia-se na penetrao do eletrodo na pea. A pea permanece submersa em um fluido dieltrico. No existe fora de corte, pois no h contato entre a pea e a ferramenta. Livre das tenses comuns aos processos convencionais de usinagem.

Indstria Automotiva Indstria de gravao e estampagem Usinagem de metais de elevada dureza Peas com geometrias complexas Indstria de moldes e matrizes

Fio de lato ionizado atravessa a pea submersa em fluido dieltrico, provocando descargas eltricas e assim cortando o material. feito um pequeno orifcio no material para permitir a passagem do fio. O corte programado por computador.

Matrizes para estampas de corte Fieiras para trefilao Fabricao de ferramentas de metal duro Materiais muito duros e de difcil usinagem pelos processos tradicionais

Eletrodo

Cabeote Painel de controle

Fixador

Tanque de Usinagem Mesa

Mandril

Tubula o para o fluido dieltric o Eletrodo

Pea

Fixador

1) Viso geral: Ferramental o conjunto que envolve: Geometria da ferramenta propriamente dita (ex.: eletrodo cilndrico macio ou vazado); Sistema de lavagem;

Sistema de fixao da pea.

Caractersticas dos materiais componentes: Alto ponto de fuso; Boa condutividade eltrica.

Diviso dos materiais componentes:


Metlicos (cobre eletroltico, cobre-tungstnio, cobre sinterizado); No-metlicos (grafite).

Produo dos eletrodos: Mtodos convencionais.

Invariveis
Material
Eletrodo-ferramenta Pea

Fluido Dieltrico

Variveis
Frequncia de descarga eltrica Tenso do arco Intensidade de corrente

Taxa de remoo do material Relao de desgaste entre eletrodo e pea Sobrecorte lateral Rugosidade Superficial Distncia entre a ferramenta e a pea (GAP)

A pea tem que ser condutora; Requer operadores qualificados; Provoca um choque trmico; Gera uma zona afetada pelo calor; Material deve ser bem escolhido;

Nycolas de Lima Santos Ronaldo Ribeiro Santos Jnior Gustavo Soares Silva Rayssa K. de Andrade Silva Fernando Salgado

18734 16938 19019 18884 18809

Anda mungkin juga menyukai