Anda di halaman 1dari 5

As verminoses so doenas causadas por vermes parasitas pertencentes aos grupos dos platelmintos e nematelmintos.

A maioria pode ser evitada atravs da adoo de medidas de saneamento bsico e de higiene pessoal.

Esquistossomose (Barriga d'gua)

a) Agente etiolgico: Schistossoma mansoni, platelminto pertencente classe Trematoda.

b) Contgio: penetrao da larva cercria atravs da pele.

c) Ciclo de vida: o esquistossoma tem o homem como hospedeiro definitivo e caramujos (Biomphalaria sp.) de gua doce como hospedeiros intermedirios. Quando as fezes humanas contaminadas com ovos atingem a gua, um estgio larval, chamado miracdio, se desenvolve. O miracdio penetra no caramujo, onde ocorre a reproduo assexuada e a formao de esporocistos. Os esporocistos do origem a outro tipo de larva, a cercria, que abandona o caramujo atingindo a gua. O homem se contamina com a cercria ao andar descalo na beira de lagos ou reas de solo mido contaminado. As larvas perfuram a pele e penetram na corrente sangunea, atingindo o intestino e o fgado, no interior dos quais se desenvolvem e se reproduzem sexuadamente, originando novos ovos e

fechando o ciclo.

d) Sintomas: na fase aguda pode ocorrer febre, dores de cabea e abdominais, diarreia, vmitos, entre outros. Na fase crnica, diversos rgos podem ser atingidos, tendo seu funcionamento prejudicado. O rompimento de clulas e tecidos provoca a liberao de fludos na cavidade abdominal, provocando o inchao dessa regio, vindo da o nome barriga d'gua.

e) Profilaxia: medidas de saneamento bsico, medidas de higiene pessoal e controle da populao de caramujos.

Amarelo (Ancilostomose)

a) Agente etiolgico: Ancylostoma duodenale e Necator americanus, vermes pertencentes ao grupo dos nematelmintos.

b) Contgio: penetrao da larva atravs da pele e mucosas ou atravs da ingesto de gua ou alimentos contaminados.

c) Ciclo de vida: aps penetrar no corpo humano, as larvas caem na corrente sangunea e sofrem diversas transformaes at chegar ao sistema digestivo. No interior do intestino, atingem o estgio adulto e se reproduzem, liberando ovos que sero eliminados atravs das fezes. Os vermes adultos se fixam na parede do intestino, provocando pequenas leses e se alimentando do sangue do hospedeiro.

d) Sintomas: a penetrao da larva pode provocar coceira, ardncia e edemas. A instalao do verme no intestino pode causar dor abdominal, nuseas, vmitos, diarreias e anemia.

e) Profilaxia: medidas de saneamento bsico e higiene pessoal, evitar contato com solos midos apropriados ao desenvolvimento da larva, atravs, por exemplo, do uso de calados.

Ascaridase (Lombriga)

a) Agente etiolgico: Ascaris lumbricoides (lombriga).

b) Contgio: ingesto dos ovos do verme atravs das mos, gua ou alimentos contaminados.

c) Ciclo de vida: os ovos ingeridos atingem o intestino, originando larvas que migram para a corrente sangunea. Atravs da circulao, as larvas atingem diversos rgos, nos quais podem provocar leses. Ao chegar aos pulmes, as larvas migram pelo sistema respiratrio at atingir a faringe. Da faringe elas podem ser expelidas para a boca e, em seguida deglutidas. Desta forma, atingem novamente o sistema digestivo. No interior do intestino, as larvas se desenvolvem em adultos e se reproduzem. Seus ovos so liberados com as fezes, fechando o ciclo.

d) Sintomas: leses nos rgos afetados. Ao atingir os pulmes, as larvas podem causar bronquite, febre e pneumonia. A presena dos vermes no aparelho digestivo pode causar dores abdominais, diarreias, vmitos e nuseas. No caso de um grande nmero de vermes, pode ocorrer a obstruo ou perfurao intestinal.

e) Profilaxia: medidas de saneamento bsico e de higiene pessoal, consumo, de gua tratada e alimentos bem lavados.

Anda mungkin juga menyukai