Anda di halaman 1dari 2

Mas Universidade do Oeste de Santa Catarina Chapec Curso: Direito - Matutino Componente Curricular: Direito Administrativo II Acadmicas: Ana

a Paula Luz, ngela B. Zardo, Renata I Siqueira, Thiago Trilha Licitao Conceitos e Princpios Licitao o procedimento administrativo formal em que a Administrao Pblica convoca, mediante condies estabelecidas em ato prprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentao de propostas para o oferecimento de bens e servios. A licitao tem como objetivo garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos os interessados e possibilitar o comparecimento do maior nmero possvel de concorrentes. A Lei n 8.666 de 1993, ao regulamentar o artigo 37, inciso XXI, da Constituio Federal, estabeleceu normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Os seguintes princpios bsicos orientam os procedimentos licitatrios devem ser observados, dentre outros: Princpio da Legalidade Nos procedimentos de licitao, esse princpio vincula os licitantes e a Administrao Pblica s regras estabelecidas, nas normas e princpios em vigor. Princpio da Igualdade Alicerce da administrao permite que a administrao escolha a melhor proposta, como, tambm, assegura a igualdade de direitos a todos os interessados em contratar. Princpio da Impessoalidade Esse princpio obriga a Administrao a observar nas suas decises, critrios, objetivos previamente estabelecidos, afastando a discricionariedade e o subjetivismo na conduo dos procedimentos da licitao. Princpio da Moralidade e da Probidade Administrativa A conduta dos licitantes e dos agentes pblicos tem que ser, alm de lcita, compatvel com a moral, tica, os bons costumes e as regras da boa administrao. Princpio da Publicidade Qualquer interessado deve ter acesso s licitaes pblicas e seu controle, mediante divulgao dos atos praticados pelos administradores em todas as fases da licitao. Princpio da Vinculao ao Instrumento Convocatrio Obriga a Administrao e o licitante a observarem as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio. Nada poder ser criado ou feito sem que haja previso no ato convocatrio. Princpio do Julgamento Objetivo Esse princpio significa que o administrador deve observar critrios objetivos definidos no ato convocatrio para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critrios no previstos no ato convocatrio, mesmo que em benefcio da prpria Administrao.

Principio da adjudicao compulsria A administrao no pode, concludo o procedimento, atribuir o objeto da licitao a outrem que no o vencedor. A adjudicao ao vencedor obrigatria, salvo e este desistiu expressamente do contrato ou no firmar no prazo prefixado, a menos que comprove justo motivo. Principio da Ampla defesa Direito de defesa na licitao como procedimento administrativo que Recurso.

Anda mungkin juga menyukai