Anda di halaman 1dari 6

Mquinas Eltricas Professor: Michel Turma: EE7P30/EE8P30 Turno: Noturno Componentes: Anderson Maia de Oliveira RA: A199JH-8 Alessandro

de O. Aguiar RA: 187239-7

Celismar Donizete Hortncio RA: 325599-9 Fbio Noia Porto de Lima Ilmar Madaleno Emdio Leonardo Enarne da Rocha RA: 321369-2 RA: 426134-8 RA: 586797-1

Motor Monofsico de Induo

Braslia, 25 de novembro de 2010

Introduo Os motores monofsicos de induo foram desenvolvidos, para suprirem a necessidade de torque de instrumentos e reduzirem o custo em acionamento de pequenas cargas, tais como mquinas de lavar, relgios, compressores, bombas. Para cargas maiores que 1HP, os motores monofsicos de induo possuem menor binrio de arranque, so mais caros, alm de terem mais ruidosos que os motores trifsicos. tais motores tm sido construdos para capacidades de 5 e 10 HP para fins especiais, onde no se podem empregar motores trifsicos. Princpios de funcionamento Uma questo fundamental entender como se produz um torque eletromecnico no rotor do motor de induo. A criao do torque no rotor baseia-se na lei de induo de Faraday e na lei de Lenz. Segundo essas leis quando temos uma variao do fluxo magntico com o tempo em uma bobina, surge uma tenso na mesma, e consequentemente surge uma corrente circulando por ela. Esta corrente tem o sentido de circulao definido pela Lei de Lenz (O fluxo criado pela corrente induzida deve se opor variao de fluxo que a criou). Deste modo surge polaridade na bobina opostas as do fluxo. Motor de induo possui um nico enrolamento no estator, esse enrolamento gera um campo magntico que se alterna juntamente com as alternncias da corrente, nesse caso, o movimento provocado no rotativo. O rotor possui um bobinamento, tipo gaiola de esquilo, representado por condutores duplos, pois percorrido por duas correntes que podem ser consideradas indepenntes. Na realidade, tanto os condutores mais de fora como os mais de dentro, tm igual comportamento e a corrente final a associao das duas correntes supostamente separadas, para simplificar, supe-se que o enrolamento do rotor tenha o mesmo nmero de espiras do enrolamento do estator. Portanto, quando o rotor estiver parado, o campo magntico do estator, ao variar sua polaridade entre norte e sul, induz no rotor uma corrente induzida.O campo gerado no rotor, devido a corrente induzida, tem polaridade oposta a do estator. Assim, a oposio dos campos exerce um conjugado na parte superior e inferior do rotor, o que tenderia gira-lo 180 de sua posio original. Como o conjugado igual em ambas as direes, pois as foras so exercidas pelo centro do rotor e em seguida contrrios, o rotor continua parado.

Abaixo esquema da gaiola de esquilo:

Em um motor de induo esse fluxo varivel feito pelo campo girante conforme na figura abaixo:

Tipos de partida Abaixo veremos modelos de motores monofsicos onde podem se diferenciar por suas partidas, aplicaes: Motor de fase auxiliar, com capacitor de partida: neste motor o capacitor colocado no circuito do enrolamento auxiliar, selecionado para colocar uma defasagem no tempo de 90 graus entre Ia e Im. Possui um torque maior que o motor com partida atravs de resistncia. Motor de fase auxiliar com capacitor permanente: possui um campo girante resultante com um lugar geomtrico elptico, sendo

que este motor opere menos suave e mais ruidosa, onde o campo resultante tenha uma amplitude constante no tempo. Motor de fase com capacitor de dois valores: utilizado somente para partidas, valor mais barato com o valor nominal compatvel para servio intermitente. Motor de campo distorcido: geralmente aplicado onde se necessita 1/20HP ou menos. Tem uma construo robusta, sendo constitudo de cobre enrolado sobre ferro, um rotor de gaiola. A obteno do campo defluxo diferente dos outros sendo feito o uso de um anel de cobre que embutido em cada pea do plo saliente. Motor universal: podem funcionar tanto com corrente contnua ou com corrente alternada, as bobinas do estator so ligadas eletricamente ao rotor por meio de dois contatos deslizantes (escovas). Pode se inverter o sentido do movimento de rotao, tem conjugado de partida elevado, pode-se varias a velocidade quando o valor de tenso de alimentao varia. Tem potncia mxima de 500W. o motor mais empregado, o torque desenvolvido proporcional ao quadrado da corrente de armadura. Motor de histerese: aplicado normalmente em redes de potncia monofsica, as vezes projetado para redes trifsicas e opera em velocidade sncrona em regime permanente. Possui um rotor que no tem dentes ou enrolamentos mas possui ao de alta retentividade com formato cilndrico. Operao silenciosa e sem bom torque de acelerao.

Circuito Equivalente

Teoria do duplo campo girante.

Pode-se dar outra explicao para o funcionamento do motor de induo monofsico. A f.m.m. alternativa monofsico, gerada no bobinamento do estator, pode ser decomposta em duas foras magnetomotrizes rotativas que se deslocam em sentidos opostos, velocidade sncrona, tendo cada qual a metade da amplitude da fora nica magnetomotriz. Cada uma destas foras magnetomotrizes produz seu prprio campo rotativo. Desenvolver-se- um momento de toro positivo no sentido da rotao e um momento de toro menor em sentido oposto. O rotor assumir uma velocidade, de movimento acelerado, at aproximar-se da velocidade de sincronismo.

Tipos de motores de induo monofsicos.

Motores com plos amortecedores: um motor de induo monofsico, dotado de um bobinamento auxiliar, no isolado e posto permanentemente em curto-circuito, o qual se encontra deslocado quanto sua posio magntica, em relao ao bobinamento principal. Os punonamentos do estator formam plos salientes e as faixas de cobre, de baixa resistncia hmica, ou bobinas amortecedoras, constituem um circuito fechado que circunda mais ou menos a metade de cada plo. Quando o fluxo em um plo de estator est crescendo de valor, induzem-se correntes na bobina amortecedora que retardam o crescimento do fluxo naquele mesmo plo.H portanto, um leve desvio de fluxo da seo no amortecida para a seo amortecida do plo e o rotor recebe um pequeno aumento de toro positiva que o faz mover-se no sentido indicado pela seta. As mquinas dotadas de plos amortecedores so utilizadas para acionares pequenos ventiladores ou finalidades semelhantes onde se precisa momentos de toro de muito pequeno valor. Motores com diviso de fase: Um motor de fase dividida vem a ser um motor de induo monofsico, equipado com um bobinamento auxiliar, o qual se encontra deslocado com respeito ao bobinamento principal quanto posio do campo magntico. Eletricamente, este bobinamento auxiliar acha-se ligado em paralelo com o bobinamento principal. Se os dois bobinamentos do estator forem ligados a uma fonte de alimentao monofsica, de modo que a fase no um fique ligada diretamente e a fase no 2 em tempo, com o gerado pela fase no 1 e produzir, por isso, algum momento de toro aproveitvel para dar arranque ao motor. Quando a rotao do motor chega a 75% da velocidade de sincronismo, o bobinamento de arranque (fase no 2) pode ser aberto por uma chave acionada pela fora centrfuga e o motor passa a funcionar como mquina monofsica, base da fase no 1. Motor com resistncia de partida: O motor com resistncia de partida vem a ser uma mquina com fase dividida, que tem uma resistncia ligada em srie com o bobinamento auxiliar.

Motor com arranque capacitivo: O motor com arranque capacitivo tambm uma forma de motor com fase dividida, que dispe de um condensador ligado em srie com o bobinamento auxiliar. Este circuito auxiliar abre-se assim que o motor chega a uma pr-determinada rotao. Por meio de tal artifcio, conseguem-se momentos de arranque at quatro vezes maiores que o respectivo momento de plena carga. Motores capacitores: Nos motores capacitores, obtm-se a diviso da fase por meio de uma capacitncia, em vez de se usar uma resistncia. O bobinamento auxiliar permanece continuadamente ligado, de modo que o fator de potncia, plena carga, tem um valor prximo unidade. Quando se precisa de um momento de toro de arranque maior pode ligar-se no instante da partida, em paralelo com o capacitor fixo C, um segundo capacitor C, o qual se desliga por meio da chave S, logo que o motor adquire certa velocidade. Motor de induo com arranque de repulso: O motor simples de repulso pode desenvolver momentos de toro na partida quatro ou cinco vezes mais poderosos que o de plena carga, mas possui a caracterstica da variao da velocidade igual do motor-srie cc e apresenta a tendncia de correr com velocidades exageradas quando sob pequenas cargas. Seu estator tem um bobinamento monofsico, enquanto que o rotor tem um bobinamento distribudo, ligado a um coletor que possui um jogo de escovas posto em curto circuito e montado a um dado ngulo com respeito ao campo do estator. O motor, desta maneira, comporta-se como um simples motor de repulso.

Anda mungkin juga menyukai