Anda di halaman 1dari 7

Memrias: quais os tipos e para que servem

Por Fabio Jordo em 25 de Agosto de 2011

RAM e DRAM
Foi em algum ponto na dcada de 50 que surgiram as primeiras ideias de criar uma Memria de Acesso Aleatrio (RAM). Apesar disso, nosso papo comea em 1966, ano que foi marcado pela criao da memria DRAM (inveno do Dr. Robert Dennard) e pelo lanamento de uma calculadora Toshiba que j armazenava dados temporariamente.

Memria DDR3 da Corsair (Fonte da imagem: Divulgao/Corsair) A DRAM (Memria de Acesso Aleatrio Dinmico) o padro de memria que perdura at hoje, mas para chegar aos atuais mdulos, a histria teve grandes reviravoltas. Em 1970, a Intel lanou sua primeira memria DRAM, porm, o projeto no era de autoria da fabricante e apresentou diversos problemas. No mesmo ano, a Intel lanou a memria DRAM 1103, que foi disponibilizada para o comrcio geral (que na poca era composto por grandes empresas). A partir da metade da dcada de 70, a memria DRAM foi definida como padro mundial, dominando mais de 70% do mercado. Nesse ponto da histria, a DRAM j havia evoludo consideravelmente e tinha os conceitos bsicos que so usados nas memrias atuais.

DIP e SIMM
Antes da chegada dos antiqussimos 286, os computadores usam chips DIP. Esse tipo de memria vinha embutido na placa-me e servia para auxiliar o processador e armazenar uma quantidade muito pequena de dados.

Foi com a popularizao dos computadores e o surgimento da onda de PCs (Computadores Pessoais) que houve um salto no tipo de memria. Num primeiro instante, as fabricantes adotaram o padro SIMM, que era muito parecido com os produtos atuais, mas que trazia chips de memria em apenas um dos lados do mdulo.

Me mria SIMM de 256 KB do console Atari STE (Fonte da imagem: Divulgao/Tecmundo ) Antes desse salto, no entanto, houve o padro SIPP que foi um intermedirio entre o DIP e o SIMM. O problema que o conector das memrias SIPP quebrava com facilidade, o que forou as fabricantes a adotarem o SIMM sem pensar muito. A primeira leva do padro SIMM tinha 30 pinos e podia transmitir 9 bits de dados. Foi utilizado nos primeiros 286, 386 e at em alguns modelos de 486. O segundo tipo de SIMM contava com 72 pinos, possibilitando a transmisso de at 32 bits. Esse tipo de mdulo vinha instalado em computadores com processadores 486, Pentium e at alguns com Pentium II.

FPM e EDO
A tecnologia FPM (Fast Page Mode) foi utilizada para desenvolver algumas memrias do padro SIMM. Mdulos com essa tecnologia podiam armazenar incrveis 256 kbytes. Basicamente, o diferencial dessa memria era a possibilidade de escrever ou ler mltiplos dados de uma linha sucessivamente.

Memria EDO (Fonte da imagem: Divulgao/Tecmundo)

As memrias com tecnologia EDO apareceram em 1995, trazendo um aumento de desempenho de 5% se comparadas s que utilizavam a tecnologia FPM. A tecnologia EDO (Extended Data Out) era quase idntica FPM, exceto que possibilitava iniciar um novo ciclo de dados antes que os dados de sada do anterior fossem enviados para outros componentes.

DIMM e SDRAM
Quando as fabricantes notaram que o padro SIMM j no era o suficiente para comportar a quantidade de dados requisitados pelos processadores, foi necessrio migrar para um novo padro: o DIMM. A diferena bsica que com os mdulos DIMM havia chips de memrias instalados dos dois lados (ou a possibilidade de instalar tais chips), o que poderia aumentar a quantidade de memria total de um nico mdulo.

Memria DIMM (Fonte da imagem: Divulgao/Tecmundo) Outra mudana que chegou com as DIMMs e causou impacto no desempenho dos computadores foi a alterao na transmisso de dados, que aumentou de 32 para 64 bits. O padro DIMM foi o mais apropriado para o desenvolvimento de diversos outros padres, assim surgiram diversos tipos de memrias baseados no DIMM, mas com ordenao (e nmero) de pinos e caractersticas diferentes. Com a evoluo das DIMMs, as memrias SDRAM foram adotadas por padro, deixando para trs o padro DRAM. As SDRAMs so diferentes, pois tm os dados sincronizados com o barramento do sistema. Isso quer dizer que a memria aguarda por um pulso de sinal antes de responder. Com isso, ela pode operar em conjunto com os demais dispositivos e, em consequncia, ter velocidade consideravelmente superior.

RIMM e PC100
Pouco depois do padro DIMM, apareceram as memrias RIMM. Muito semelhantes, as RIMM se diferenciavam basicamente pela ordenao e formato dos pinos. Houve certo incentivo por parte da Intel para a utilizao de memrias RIMM, no entanto, o padro no tinha grandes chances de prospectiva e foi abandonado ainda em 2001.

As memrias RIMM ainda apareceram no Nintendo 64 e no Playstation 2 o que comprova que elas tinham grande capacidade para determinadas atividades. Ocorre que, no entanto, o padro no conseguiu acompanhar a evoluo que ocorreu com as memrias DIMM.

Memria PC133 e EDO (Fonte da imagem: Divulgao/ - David Henry) O padro PC100 (que era uma memria SDR SDRAM) surgiu na mesma poca em que as memrias RIMM estavam no auge. Esse padro foi criado pela JEDEC, empresa que posteriormente definiu como seria o DDR. A partir do PC100, as fabricantes comearam a dar ateno ao quesito frequncia. Posteriormente, o sufixo PC serviu para indicar a largura de banda das memrias (como no caso de memrias PC3200 que tinham largura de 3200 MB/s).

DDR, DDR2 e DDR3


Depois de mais de 30 anos de histria, muitos padres e tecnologias, finalmente chegamos aos tipos de memrias presentes nos computadores atuais. No comeo, eram as memrias DDR, que operavam com frequncias de at 200 MHz. Apesar de esse ser o clock efetivo nos chips, o valor usado pelo barramento do sistema de apenas metade, ou seja, 100 MHz. Assim, fica claro que a frequncia do BUS no duplica, o que ocorre que o dobro de dados transita simultaneamente. Alis, a sigla DDR significa Double Data Rate, que significa Dupla Taxa de Transferncia. Para entender como a taxa de transferncia aumenta em duas vezes, basta realizar o clculo:

[nmero de bytes] x [frequncia do barramento] x 2


Do padro DDR para o DDR2 foi um pulo fcil. Bastou adicionar alguns circuitos para que a taxa de dados dobrasse novamente. Alm do aumento na largura de banda, o padro DDR2 veio para economizar energia e reduzir as temperaturas. As memrias

DDR2 mais avanadas alcanam clocks de at 1.300 MHz (frequncia DDR), ou seja, 650 MHz real.

Memrias DDR1 (Fonte da imagem: Divulgao/Tecmundo) E o padro mais recente o DDR3 que, como era de se esperar, tem o dobro de taxa de transferncia se comparado ao DDR2. A tenso das memrias caiu novamente (de 1,8 V do DDR2 para 1,5 V) e a frequncia aumentou significativamente possvel encontrar memrias que operam a 2.400 MHz (clock DDR).

Dual-Channel e Triple-Channel
Apesar das constantes evolues no padro DDR, as memrias nunca conseguiram atingir a mesma velocidade das CPUs. Isso forou as principais empresas de informtica a apelarem para um truque que possibilitaria o aumento do desempenho geral da mquina. Conhecido como Dual-Channel (Canal Duplo), o novo recurso possibilitou o aumento em duas vezes na velocidade entre a memria e o controlador. A tecnologia Dual-Channel depende simplesmente de uma placa-me ou um processador que tenha um controlador capaz de trabalhar com o dobro de largura do barramento. Isso significa que a memria utilizada no precisa ser diferente, sendo que a grande diferena est no controlador, que deve ser capaz de trabalhar com 128 bits, em vez dos costumeiros 64 bits das memrias DDR.

Corsair XMS3 8 GB Dual Channel DDR3 (Fonte da imagem: Divulgao/Corsair) Ao dobrar a largura do barramento de dados, as memrias tm a taxa de transferncia dobrada automaticamente. Assim, uma memria DDR2 que antes era capaz de transferir 8.533 MB/s, quando programada para atuar em Dual-Channel poder atingir um limite terico de 17.066 MB/s. Detalhe: para usar a tecnologia de Canal Duplo preciso usar dois mdulos de memrias, conectados nos slots pr-configurados para habilitar o recurso. A tecnologia Triple-Channel muito parecida com a Dual, exceto que aqui o canal triplo. Com a explicao acima fica fcil compreender que preciso utilizar um processador e placa-me compatvel (os primeiros a usar esse recurso foram os Intel Core i7 de primeira gerao). A largura do barramento aumenta para 192 bits (o triplo dos 64 bits) e, consequentemente, a taxa de transferncia triplica. E novamente vale a mesma regra: trs mdulos so necessrios para utilizar essa funcionalidade.

Outros padres
Enquanto os computadores evoluram baseados nas memrias DIMM SDRAM, outros dispositivos aderiram a memrias alternativas. o caso do Playstation 3, que aderiu linha de memrias XDR DRAM. O padro XDR como se fosse um sucessor das antigas memrias baseadas no RIMM (tambm conhecida como memria Rambus DRAM). Existem ainda as memrias dedicadas para as placas grficas. As principais so do padro GDDR, variando entre a primeira gerao e a quinta a GDDR5. As memrias GDDR tm algumas semelhanas com os padres DDR, mas diferem em alguns aspectos, incluindo as frequncias.

Radeon HD 6990 com memria GDDR5 (Fonte da imagem: Divulgao/ASUS) Antigamente foram usadas memrias do tipo VRAM e WRAM para armazenar dados grficos. Atualmente, as memrias so do tipo SGRAM (RAM de sincronia grfica). Todas elas so baseadas na memria RAM, mas tm certas diferenas.

O futuro enigmtico das memrias


O padro DDR tem reinado por longos anos, todavia, muitas tecnologias esto sendo estudadas para substituir os atuais mdulos. Entre tantas, uma que ganha destaque MRAM, memria magntica que deve alterar completamente o sistema de leitura e escrita. Esse padro deve disputar com o FRAM, memria ferroeltrica que tem investimentos de grandes empresas, incluindo a Samsung, a Toshiba e outras tantas. E a evoluo das memrias RAMs no vai continuar apenas nos mdulos que utilizamos no cotidiano. Prottipos como o Z-RAM (Zero-capacitor RAM) devem aportar nas memrias caches dos processadores. Alis, a probabilidade muito grande, pois a AMD licenciou a segunda gerao da Z-RAM. Apesar de muitas fabricantes investirem alto na continuidade das memrias RAMs, existem fortes indcios de que outros tipos de memrias sejam adotados num futuro prximo. A HP, por exemplo, aposta no Memristor, um componente eletrnico que deve gerar um padro de memria muito superior ao atual.

A histria continua...

Anda mungkin juga menyukai