Anda di halaman 1dari 4

Resultados da Aprendizagem

1. Reconhece os conceitos de relao social, grupo social, papel social e posio social, para efeitos de descodificao da vida social. Descreve e relaciona os conceitos de socializao e cultura. Analisa os aspectos culturais mais relevantes das sociedades contemporneas. Reconhece o funcionamento das sociedades actuais, particularmente, da portuguesa,

atravs da utilizao dos conceitos de integrao social, ordem social e controlo social. Reconhece e aplica os termos tcnicos de sociologia associados ao processo de socializao e identidade cultural das sociedades.

Contedos
1. Relaes sociais, grupo social, papel e posio social Relaes sociais - Tipos - Conceito Grupo social - Caractersticas

- Interesses e objectivos comuns - Permanncia no tempo - Estrutura interna


- Grupo Papel

de pertena e posio social - Conceitos - Articulao dos conceitos - Grupos sociais - Sistemas de papis

18-10-2011 CESAE PORTO - 2010 O Formador, Joo Pinheiro

TEMA: Cultura - Conceito

sociolgico de cultura

1. Apresente uma noo pessoal de cultura a partir dos textos anteriores. 2. L com ateno o texto que se segue e procura responder correctamente.
A cultura -nos, de qualquer modo, natural e torna-se o nosso meio de crescimento e de educao. "Dizei a um canibal", escreve Montesquieu [1689-1755], "instrudo desde a juventude para matar Homens a fim de se alimentar da sua carne, que isso uma aco injusta e que lhe basta voltar a si e procurar na sua conscincia uma lei que lhe proba essa aco, e ele vos responder ingenuamente que no encontra nada de semelhante e que os seus compatriotas so exactamente como ele. Ser em vo que tentareis convenc-lo. (...).
Philippe Choulet, Nature et Cultura, Ed. Quintette, Paris, pp. 37-40 ttrad.)

2.1. O texto apresenta a influncia de determinados padres culturais no comportamento de um canibal. Indica outros aspectos concretos sobre os quais os padres culturais, da cultura em que te inseres, exercem influncia. 2.2. Justifica porque razo o comportamento dos canibais para ns absolutamente desumano e para eles, trata-se de um comportamento absolutamente natural.

18-10-2011 CESAE PORTO - 2010 O Formador, Joo Pinheiro

TEMA: Elementos de cultura e diversidade cultural.


TEXTO O homem recebe do meio, em primeiro lugar, a definio do bom e do mau, do confortvel e do desconfortvel. Deste modo os chineses preferem os ovos podres e os oceanenses o peixe em decomposio. Para dormir, os pigmeus procuram a incmoda forquilha de madeira e os japoneses deitam a cabea em duro cepo. O homem recebe do seu meio cultural um modo de ver e de pensar. No Japo considera-se delicado julgar os homens mais velhos do que parecem e, mesmo durante os testes e de boa-f, os indivduos continuam a cometer erros por excesso (. . .) O homem retira tambm do meio as atitudes afectivas tpicas. Entre os maoris, onde se chora vontade, as lgrimas correm s no regresso do viajante e no sua partida. Nos esquims, que praticam a hospitalidade conjugal, o cime desapareceu, tal como na Samoa; () a morte no parece cruel, os velhos aceitam-na como um benefcio e todos se alegram por eles. Nas ilhas Alor, a mentira ldica considera-se normal; as falsas promessas s crianas constituem um dos divertimentos dos adultos. O mesmo esprito encontra-se na ilha Normanby, onde a me, por brincadeira, tira o seio ao filho que est a mamar. () Entre os esquims o casamento faz -se por compra. Nos urabima da Austrlia um homem pode ter esposas secundrias que so as esposas principais de outro homem. No Ceilo reina a poliandria fraternal: o irmo mais velho casa-se e os mais novos mantm relaes com a cunhada. A proibio do incesto encontra-se em todas as sociedades, mas no h duas que o definam da mesma maneira e lhe fixem de modo idntico as determinaes exclusivas. O amor e os cuidados da me pelos filhos desaparecem nas ilhas do estreito de Torres e nas ilhas Andaman, em que o filho ou a filha so oferecidos de boa vontade aos hspedes da famlia como presentes, ou aos vizinhos, em sinal de amizade. A sensibilidade a que chamamos masculina pode ser, de resto, uma caracterstica feminina, como nos tchambulis, por exemplo; em que na famlia a mulher quem domina e assume e direco. () Os diferentes povos criaram e desenvolveram um estilo de vida que cada indivduo aceita no sem reagir, decerto como um prottipo.
Lucien Malson, As crianas selvagens

1. Explore os vrios elementos culturais e espirituais presentes em diferentes culturas: ELEMENTOS ESPIRITUAIS
VALORES CRENAS NORMAS LINGUAGEM IDEIAS USOS COSTUMES

ELEMENTOS MATERIAIS
ARTE CONSTRUO TECNOLOGIA VIAS E MEIOS DE CIRCULAO INSTRUMENTOS DE TRABALHO UTENSLIOS LEGISLAO ARTEFACTOS E OBJECTOS

Alm dos elementos materiais e espirituais acima indicados, deve ter tambm em ateno aspectos como: relaes familiares; educao; religio; trabalho.

- PADRES CULTURAIS: Conjunto de normas e smbolos que unificam, numa dada cultura, as maneiras de pensar, de agir e de sentir. Um exemplo de padro de cultura a forma como nos vestimos, cumprimentamos e interagimos. Os padres culturais so comportamentos padronizados que nos permitem saber como agir e o que esperar dos outros em cada situao. Os padres culturais favorecem a coeso social.

18-10-2011 CESAE PORTO - 2010 O Formador, Joo Pinheiro

Cultura - Conceito

sociolgico de cultura

- Elementos

da cultura

Materiais Espirituais
- Diversidade

cultural

Valores Padres de cultura


- Cultura - Dinamismo

e socializao da cultura

Processo de socializao (cont.) Aspectos culturais das sociedades contemporneas - Subcultura - Aculturao - Etnocentrismo cultural Integrao social - Valores - Normas e comportamentos - Importncia do processo de socializao na integrao social - Ordem social

Comportamentos desviantes
- Controlo

social

Mecanismos
Sanes positivas Sanes negativas

18-10-2011 CESAE PORTO - 2010 O Formador, Joo Pinheiro

Anda mungkin juga menyukai