Anda di halaman 1dari 64

LITERATURA

Vidas Secas (1963) - Graciliano Ramos


O famoso livro de Graciliano Ramos sobre uma famlia de retirantes nordestinos foi adaptado para o cinema em uma produo cujo valor artstico foi reconhecido internacionalmente: Vidas Secas foi indicado Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1965. Com direo de Nelson Pereira dos Santos, o filme tem marcada influncia do neorrealismo italiano e do Cinema Novo. "As tcnicas desse movimento, como o improviso e a cmera na mo, rendem recursos rudimentares de imagem que combinam com o ambiente rstico da histria", comenta Cludio Caus. De acordo com o professor, o prprio livro uma obra plstica, que compe quadros por meio de figuras de linguagem e parece pensado para ser um filme. Devido a isso, vrias cenas parecem se adequar muito bem ao cinema, como aquela que expe o significado da palavra "inferno" ao menino mais velho. "A referncia visual do filme demonstra o quanto a descrio de inferno feita pela me corresponde ao espao em que o menino vivia", explica Caus.

Grande Serto Veredas - Joo Guimares Rosa


Considerado um dos maiores romances brasileiros j escritos, o livro ganhou uma adaptao para a TV em comemorao aos vinte anos da Rede Globo, com direo de Walter Avancini. Cludio Caus destaca as cenas de ao reproduzidas na minissrie, que conta as peripcias do jaguno Riobaldo pelos sertes de Minas Gerais e da Bahia. O professor acrescenta que a composio visual da produo foi facilitada pelo estilo do autor Guimares Rosa. "Ele um escritor bastante detalhista, que providencia um repertrio descritivo muito rico ao leitor", comenta. No elenco, esto nomes como Tony Ramos, Tarcsio Meira e Bruna Lombardi no papel de Diadorim, personagem-chave com quem Riobaldo mantm um relacionamento nico.

A Hora da Estrela - Clarice Lispector


Macaba, nordestina jovem e desajeitada, a encarnao perfeita da alimentao no mundo contemporneo: sem dinheiro, sem cultura, sem identidade e sem histria, vai viver em So Paulo, ela se move na metrpole como um bicho acuado, consegue emprego como datilgrafa. Sua rotina se divide entre o trabalho, a amizade com uma colega e o relacionamento com um desengonado conterrneo. Da obra de Clarice Lispector.

Macunama - Mrio de Andrade


Macunama um heri preguioso, safado e sem nenhum carter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o serto em companhia dos irmos. Macunama vive vrias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando viles milionrios, policiais, personagens de todos os tipos. Rodado no final dos anos 60, o filme uma leitura da obra literria homnima escrita em 1928 por Mrio de Andrade. A viso do diretor Joaquim Pedro de Andrade reflete na tela uma interpretao atualizada do livro e, por isso, traz elementos que representam o cenrio sciocultural brasileiro daquela poca e tambm um pouco do atual, em certos aspectos. O filme fez parte do movimento do Cinema Novo, que procurava estabelecer uma identidade autoral para a cinematografia brasileira, longe das produes de estdio e das chanchadas fantasiosas. Curiosamente, foi com um dos maiores representantes da chanchada brasileira, Grande Otelo, que o Cinema Novo conseguiu chegar mais perto de seu objetivo: usar a cmera como instrumento de denncia e ferramenta intelectual e ser, ao mesmo tempo, um cinema de aceitao popular.

Memrias de um Sargento de Milcias Manuel Antonio de Almeida

Em sntese, o enredo de Memrias de um Sargento de Milcias tecido com muitas peripcias e intrigas, que no deixam, ainda hoje, de entreter e prender o leitor.

Pode resumir-se na histria da vida de Leonardo filho de dois imigrantes portugueses, a sabia Maria da Hortalia e Leonardo, algibebe em Lisboa e depois meirinho no Rio do tempo do Rei D. Joo VI:

Nascimento do heri, sua infncia de endiabrado, suas desditas de filho abandonado mas sempre salvo de dificuldades pelos padrinhos (a parteira e um barbeiro); sua juventude de valdevinos; seus amores com a dengosa mulatinha Vidinha; suas malandrices com o truculento Major Vidigal, chefe de polcia; seu namoro com Luisinha; sua priso pelo major; seu engajamento, por punio, no corpo de tropa do mesmo major; finalmente, porque os fados acabaram por lhe ser propcios e no lhe faltou a proteo da madrinha, tudo tem concluso feliz: promoo a sargento de milcias e casamento com Luisinha.

Para que se tenha uma idia mais precisa do contedo do livro no que se refere ao enredo, vamos transcrever aqui o resumo elaborado pelo Prof. Jos Rodrigues Gameiro em estudo sobre Memrias de um Sargento de Milcias, no qual o presente trabalho est apoiado.

A obra est dividida em duas partes: a primeira com vinte e trs captulos e a segunda com vinte e cinco.

Primeira Parte

I Origem

Nascimento e Batizado. A novela se abre com a frase Era no tempo do rei, que situa a estria no sculo XIX, no Rio de Janeiro. Narra a vinda de Leonardo-Pataca para o Brasil. Ainda no navio, namora com uma patrcia, Maria da Hortalia, sabia portuguesa. Da resultou o casamento e...

sete meses depois teve a Maria um filho, formidvel menino de quase trs palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, espemeador e choro; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem deixar o peito.

Esse menino o Leonardo, futuro sargento de milcias e o heri do livro.

O capitulo termina com o batizado do garoto, tendo a Comadre por madrinha e o. barbeiro ou Compadre por padrinho, personagens importantes da estria.

II - Primeiros Infortnios.

Leonardo-Pataca descobre que Maria da Hortalia, sua mulher, o traa com vrios homens; d-lhe uma surra e ela foge com um capito de navio para Portugal.

O filho, depois de levar um pontap no traseiro, abandonado e o padrinho se encarrega dele.

III - Despedida s Travessuras.

O padrinho, j velho, e sem ter a quem dedicar sua afeio, ficou cado pelo garoto, concentrando todos os seus esforos no futuro de Leonardo e desculpando todas as suas travessuras. Depois de muito pensar, resolveu que ele seria padre.

IV - Fortuna.

Leonardo-Pataca apaixonou-se por uma cigana que tambm o abandona. Para atra-la novamente, recorre a feitiarias de um caboclo velho e imundo que morava num mangue. Na ltima prova, noite, quando estava nu e coberto com o manto do caboclo, aparece o Major Vidigal...

V - O Vidigal.

Este captulo descreve o Major - um homem alto, no muito gordo, com ares de moleiro; tinha o olhar sempre baixo, os movimentos lentos, e a voz descansada e adocicada. Era a polcia e a justia da poca, na cidade.

Depois de obrigar todos que se achavam na casa do caboclo a danar, at no agentarem mais, chicoteia-os e leva Leonardo para a Casa da Guarda, espcie de depsito de presos. Depois de visto pelos curiosos, transferido para a cadeia.

VI - Primeira Noite Fora de Casa.

Leonardo filho vai acompanhar uma Via Sacra de rua, muito comum naquela poca, e junta-se a outros moleques. Acabam passando a

noite num acampamento de ciganos. Descreve-se a festa e a dana do fado. De manh, Leonardo pede para voltar para casa.

VII - A Comadre.

Era a madrinha de Leonardo - uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingnua ou tola at um certo ponto, e finria at outro; vivia do oficio de parteira, que adotara por curiosidade e benzia de quebranto.... Gostava de ir missa e ouvir o cochicho das beatas. Viu a vizinha do barbeiro e logo quis saber do que que ela falava.

VIII - O Ptio dos Bichos.

Assim era chamada a sala onde ficavam os velhos oficiais a servio de El-Rei, esperando qualquer ordem. No meio deles, estava um Tenente-Coronel a quem a Comadre vai pedir para interceder junto a El-Rei para soltar Leonardo-Pataca.

IX - O Arranjei-me do Compadre.

O autor conta-nos como o barbeiro conseguiu arranjar-se na vida, apesar de sua profisso pouco rentvel: improvisou-se de mdico, ou melhor, sangrador, a bordo de um navio que vinha para o Brasil. O Capito moribundo, entregou-lhe todas as economias para que as levasse sua filha (do Capito). Quando chegou a terra, ficou com tudo e nunca procurou a herdeira.

X - Explicaes.

O Tenente-Coronel interessara-se pelo Leonardo porque, de certa forma, ele o havia livrado de certa obrigao: seu filho, um desmiolado, que havia infelicitado a tal de Mariazinha, a Maria da Hortalia, ex-mulher de Leonardo. Por isso empenha-se e, por meio de um outro amigo, consegue que El-Rei solte Leonardo.

XI - Progresso e Atraso.

Este captulo dedicado s dificuldades que o padrinho encontra para ensinar as primeiras letras ao afilhado e s implicncias da vizinha. A seguir vem um bate-boca entre os dois, com o menino arremedando a velha, e com grande satisfao para o barbeiro que se julga vingado.

XII - Entrada para a Escola.

uma descrio das escolas da poca. Aborda a importncia da palmatria e nos conta como o novo e endiabrado aluno leva bolos de manh e tarde.

XIII - Mudana de Vida.

Depois de muito esforo e pacincia, o padrinho convence ao afilhado de voltar para a escola, mas ele foge habitualmente e faz amizade com o coroinha da Igreja. Pede ao padrinho, e este acede, para tambm ser coroinha. Pensava assim o barbeiro que seria meio caminho andado para se tomar padre. Como coroinha, aproveitou-se dessa funo para jogar fumaa de incenso na cara da vizinha e derramar-lhe cera na mantilha. Vingava-se assim dela.

XIV - Nova Vingana e Seu Resultado.

Neste capitulo, aparece o Padre Mestre de Cerimnias, que, embora de um exterior austero, mantinha relaes com a cigana, a mesma que abandonara Leonardo-Pataca e fora causa de sua funo. No dia da festa da Igreja da S, o Mestre de Cerimnia prepara-se orgulhosamente para proferir seu sermo. O menino Leonardo, encarregado de avisar-lhe a hora do sermo, informa-lhe que ser s 10 horas, quando na verdade devia ser s 9.

Um capuchinho italiano, para cooperar, e porque o pregador no chegava, comeou a homilia. Depois de algum tempo, chega o Mestre, furioso, e corre para o plpito tambm. Aps um bate-papo com o religioso, toma o lugar dele e continua o sermo. O resultado foi o sacristo ser despedido.

XV - Estralada.

Leonardo-Pataca, sabendo que o Mestre de Cerimnias que lhe tirara a cigana e que este iria ao aniversrio dela, contratou Chico-Juca para criar confuso na festa. Avisou antecipadamente o Major Vidigal, que prende todo mundo, inclusive o Padre, e os leva para a Casa da Guarda.

XVI - Sucesso do Plano.

O Mestre de Cerimnias, com o escndalo, foi obrigado a deixar a cigana, voltando para Leonardo, que recebe as censuras da Comadre.

Segunda parte

I - A Comadre em Exerccio.

Aqui, o autor narra o nascimento da filha de Leonardo-Pataca e de Chiquinha. A Comadre faz o parto, e o autor aproveita para fazer interessante descrio dos costumes da poca.

II - Trama.

A Comadre, numa aliana com o sobrinho e o Compadre contra Jos Manuel, inventa para D. Maria que este fora o raptor da moa na porta da Igreja (um caso policial da poca).

III - Derrota.

Jos Manuel pe-se em campo para saber quem seu adversrio e quem tinha feito a intriga perante D. Maria.

IV - O Mestre de Reza.

Os mestres de reza da poca eram geralmente cegos que ensinavam s crianas as primeiras rezas e o catecismo. Faziam-no base da palmatria. O Mestre de Reza encarregou-se de descobrir, para Jos Manuel, quem era o intrigante.

V - Transtorno.

O Compadre morre e deixa Leonardo como seu herdeiro. Segue-se a

cerimnia de luto e o enterro. Leonardo volta para a casa do pai. A Comadre, que tambm mora com a filha, faz agora as vezes do Compadre. Leonardo no se entende com a madrasta, Chiquinha.

VI - Pior Transtorno.

Leonardo, ao voltar da casa de Luisinha, aborrecido por no a ter visto, briga com Chiquinha. O pai intervm de espada, e Leonardo foge de casa.

A Comadre censura os dois e vai procurar o afilhado, enquanto os vizinhos comentam as ocorrncias...

VII - Remdio dos Males.

Ao fugir de casa, Leonardo encontra o antigo colega, o Sacristo da S, num pique-nique em companhia de moas e rapazes, o qual o convida para ficar; ele aceita e enche-se de amores por Vidinha, cantora de modinhas, que tocava viola.

Vidinha era uma mulatinha de dezoito a vinte anos, de altura regular. ombros largos, peito alteado, cintura fina e ps pequeninos; tinha os olhos muito pretos e muito vivos, os lbios grossos e midos, os dentes alvssimos. a fala era um pouco descansada, doce e afinada.

VIII - Novos Amores.

Este capitulo faz a descrio da nova famlia que acolhe Leonardo. Era composta de duas irms vivas, uma com trs filhos e a outra com trs filhas. Passavam dos quarenta anos e eram muito gordas e parecidas.

Os trs filhos da primeira tinham mais de 20 anos e eram empregados no trem. As moas, mais ou menos da idade dos rapazes, eram bonitas, cada uma a seu modo. Uma delas era Vidinha.

IX - Jos Manuel Triunfa.

A Comadre procurou Leonardo por toda parte e, no o encontrando, foi casa de D. Maria, que a repreendeu por ter cometido um grande...

Ela logo entendeu e percebeu que Jos Manuel estava regenerado aos olhos de D. Maria; e tambm chegou concluso de que o cego Mestre de Reza que tinha desvendado tudo. A Comadre desculpa-se e toma conhecimento do interesse de Jos Manuel por Luisinha.

X - O Agregado.

Leonardo fica agregado na nova famlia, como era costume naquela poca. Dois irmos pretendentes a Vidinha unem-se contra Leonardo, que estava gostando dela.

Vidinha e as Velhas tomam o partido de Leonardo. Houve briga e confuses.

Leonardo decidiu sair da casa, mas as velhas no consentem. Chega a Comadre.

XI - Malsinao.

Depois de conferncias entre as velhas e a Comadre, Leonardo fica, para alegria de Vidinha. Os primos vencidos, combinam um modo de vingar-se.

Fizeram uma patuscada semelhante que haviam feito quando conheceram Leonardo e avisaram o Major Vidigal... Este chega no meio da farra e prende Leonardo.

XII - Triunfo Completo de Jos Manuel.

Jos Manuel ganha uma causa forense para D. Maria e, com isso, consegue o consentimento para casar-se com Luisinha, que Leonardo j havia esquecido; ela aceita com indiferena o novo pretendente. H festa e casamento em carruagens - destroos da arca de No.

XIII - Escpula.

A caminho da priso, Leonardo procura um jeito de fugir. O Major adivinha o pensamento do moo e presta ateno a todos os seus movimentos. Entretanto, na hora em que surgiu um pequeno tumulto na rua, e o Major desviou a ateno do prisioneiro, Leonardo escapuliu e foi para a casa de Vidinha. O Major, pasmado com o acontecido, procura-o por toda parte, com os granadeiros.

XIV - O Vidigal Desapontado.

Vidigal, com o orgulho ferido, sobretudo devido s zombarias do povo, jurou vingar-se. A Comadre, entretanto, que no sabia da fuga, procura o Major e, ajoelhada a seus ps, chora e suplica pelo afilhado.

Os granadeiros riam dela cada vez que gritava - solte, solte!

XV - Caldo Entornado.

Tendo sabido da fuga de Leonardo, a Comadre dirigiu-se casa das velhas e pregou um sermo ao afilhado, concitando-o a que abandonasse a vadiagem e procurasse um emprego. Ela mesma consegue para ele uma ocupao na Ucharia Real.

O Major no gostou disso porque assim no poderia prend-la Ucharia, morava um tal de Toma-Largura, assim chamado pela sua estampa grotesca, em companhia de uma mulher bonita Leonardo comea a demorar cada vez mais no trabalho e a esquecer Vidinha.

Um dia, Toma-Largura surpreendeu-o tomando sopa com sua mulher e corre atrs dele escorraando-o de casa. No dia seguinte, Leonardo despedido do emprego.

XVI - Cimes.

Vidinha, extremamente ciumenta, quando soube do acontecido, foi tomar satisfao com a mulher do Toma-Largura, depois de gritar, chorar e ameaar.

Leonardo vai atrs e se encontra com o Major Vidigal, que o prende.

XVII - Fogo de Palha.

Vidinha comea a xingar Toma-Largura e a mulher. Como no houvesse

reao dos dois, ficou desconcertada, tomou a mantilha e saiu. TomaLargura, encantado com Vidinha, resolveu conquistar nem que fosse uma diminuta parcela de seu amor, porque assim se vingaria de Leonardo e satisfaria seu desejo de conquista amorosa. Desse modo, acompanhou a moa para saber onde ela morava.

XVIII - Represlias.

Quando Vidinha chegou a casa, deram tambm por falta de Leonardo. Mandam-no procurar por toda parte e nada. Suspeitam do Major, mas no o encontram na Casa da Guarda.

A Comadre, avisada, pe-se em campo procura do afilhado, mas tambm no o encontra. A famlia que hospedava Leonardo comeou a odi-lo, julgando que ele se havia ocultado propositalmente. Enquanto isso, o Toma-Largura comea a rodear a casa de Vidinha para cumpriment-la. Mal imagina ele o que lhes esto preparando...

Recebido em casa, resolvem comemorar a aproximao com uma patuscada nos Cajueiros, no mesmo lugar onde Leonardo conhecera a famlia. E claro que o Toma-Largura l estava. E como gosta de beber, acabou provocando uma grande confuso na festa. Inesperadamente chega o Vidigal com um grupo de granadeiros e d ordem a um deles para levar o Toma-Largura preso. Este granadeiro era Leonardo.

XIX - O Granadeiro.

Depois de preso, o Toma-Largura foi abandonado na calada porque estava completamente bbado e sem condies de andar. A seguir, o autor conta como Leonardo fora transformado em granadeiro: depois de preso foi escondido por Vidigal e levado para sentar praa no

Regimento Novo. A seguir, foi requisitado para ajudar o Major nas tarefas policiais. Era a maneira de o Vidigal se vingar.

Leonardo mostrou-se bom de servio, mas participou de uma diabrura quando, em misso, representou Vidigal, defunto, numa cena para ridiculariz-lo.

XX - Novas Diabruras.

O Major decide prender Teotnio, um grande animador de festas, onde tocava e cantava modinhas e mostrava outras habilidades, como banqueiro de jogo.

Teotnio, na festa de batizado do filho de Leonardo-Pataca com a filha da Comadre, fez caretas e mmicas imitando o Major, que estava presente, para risada geral do pblico. O Major sai correndo e incumbe Leonardo de prender Teotnio.

Leonardo, muito bem recebido na casa, revela a misso de que estava incumbido e, de comum acordo com Teotnio, concebe um plano para lograr o Major.

XXI - Descoberta.

Leonardo foi cumprimentado por um amigo indiscreto, na frente do Major, pela faanha, e este o prende imediatamente.

Enquanto isso, o Jos Manuel, depois da lua-de-mel com Luisinha, comeou a mostrar que no era l grande coisa. Isso fez com que D. Maria se aliasse Comadre para soltar Leonardo.

XXII - Empenhos.

Depois de uma tentativa frustrada junto ao Major, a Comadre pede os prstimos de D. Maria que, por sua vez, recorre a Maria Regalada. Chamava-se assim por ser muito alegre, ria-se de tudo. Morava na Prainha, e, quando mais nova, era uma mocetona de truz. J era conhecida do Major, com quem h tempos tivera encontros amorosos.

XXIII - As Trs em Comisso.

As trs vo ao Major pedir-lhe para soltar Leonardo. Ele mostra-se inicialmente inflexvel como o cargo e o lugar exigiam. Como as trs rompessem em prantos, ele no se conteve e chorou tambm, feito um bobo. Depois recomps-se e ficou novamente duro.

Entretanto, Maria Regalada cochichou-lhe qualquer coisa ao ouvido, e ele logo promete no somente soltar Leonardo como alguma coisa mais.

XXIV - A Morte Juiz.

Jos Manuel, com a ao que lhe moveu a sogra, tem um ataque de apoplexia e morre.

Leonardo, libertado, chega noitinha e a primeira coisa que procura Luisinha. Tinha sido promovido a sargento. A admirao um pelo outro recproca.

XXV - Concluso Feliz.

Depois do luto, Leonardo e Luisinha recomeam o namoro. Os dois querem casar-se, mas h uma dificuldade: Leonardo era soldado, e soldado no podia casar. Levaram o problema ao Major, que vivia com Maria Regalada. Esse fora o preo pela soltura do Leonardo.

Por influncia da mulher, o Vidigal logo arranjou um jeito: dar baixa em Leonardo como tropa de linha e nome-lo Sargento de Milcias.

Leonardo pai entrega ao filho a herana que lhe deixara o padrinho barbeiro. Leonardo e Luisinha casam-se. E agora aparece o reverso da medalha:

Seguiu-se a morte de D. Maria, a do Leonardo-Pataca, e uma enfiada de acontecimentos tristes que pouparemos aos leitores, fazendo aqui ponto .final.

Personagens:
Leonardo: filho de Leonardo Pataca e Maria da Hortalia; protagonista, o anti-heri, porm possui gestos generosos;

Leonardo Pataca: um meirinho muito sentimental;

Major Vidigal: temido por todos, fazendo com que se cumpra as leis e executando as sentenas por conta prpria;

Maria das hortalias: me de Leonardo, uma saloia (camponesa);

Maria Regalada: ex-amante do Major Vidigal;

Luisinha: afilhada de Maria Regalada, primeiro amor de Leonardo, era feia e plida;

Vidinha: o oposto de Luisinha, a nova paixo de Leonardo aps o casamento de Luisinha;

Cigana: desperta paixo em Leonardo Pataca (o pai);

Jos Manuel: um mau carter, um caador de dotes;

Toms da S: amigo de Leonardo;

Organizao Estrutural
Para Mrio de Andrade, Memrias de um Sargento de Milcias trata-se de uma novela picaresca de influncia hispnica.

Manuel Bandeira, em uma de suas crnicas, conta que o grande escritor espanhol Francisco Ayala leu a novela e, de to encantado, traduziu-a para o espanhol e escreveu no prefcio a palavra que melhor lhe pareceu qualific-la: obra-prima, acrescentando que As

Memrias se inserem na linhagem dos romances picarescos. E olhe que Ayala da terra da fico picaresca. Ningum, pois, melhor qualificado para conferir a lurea.

No obstante, o nosso pcaro tem caractersticas prprias, que o afastam do modelo espanhol, como ressalta o critico Antnio Cndido, m Dialtica da Malandragem: Digamos ento que Leonardo no um pcaro sado da tradio espanhola, mas sim o primeiro grande malandro que entra na novelstica brasileira, vindo de uma tradio folclrica e correspondendo, mais do que se costuma dizer, a certa atmosfera cmica e popularesca de seu tempo, no Brasil.

Freqentemente identificadas por suas profisses e caracteres fisicos, as personagens se enquadram na categoria de planas, no apresentando, portanto, traos psicolgicos densos e profundos. O protagonista da estria (Leonardo), que foge completamente aos padres de heri romntico, igualmente uma personagem plana, sem traos psicolgicos profundos que marquem a sua personalidade. Assim, pois, predomina sempre o sentido visual e no a percepo psicolgica. Os personagens distinguem-se pelo fsico de absoluta nitidez, no falam, e algumas figuras ficam mudas quase todo o tempo, como acontece com Luisinha e o prprio Leonardo.

Na construo da obra, muitas vezes h falhas que se explicam devido ao fato de o livro ter sido escrito em meio algazarra de uma repblica de estudantes, como testemunha o bigrafo de Manuel Antnio, Marques Rebelo:

a) A amante de Leonardo pai, na primeira parte, figura como sobrinha da parteira; na segunda, aparece como filha desta.

b) Por outro lado, os primos de Vidinha inicialmente eram trs e no final s aparecem dois.

c) A moa cujo rapto foi atribudo a Jos Manuel aparece como filha de uma viva, mas, pouco depois, o mesmo Jos Manuel foi salvo graas ao pai da rapariga.

d) Ao contrrio do que ocorre nas obras de memrias, aqui a narrativa no feita em primeira pessoa como acontece geralmente com esse gnero literrio, mas em terceira pessoa; talvez porque no se trata realmente de um livro de memrias.

e) Para Paulo Rnai, que traduziu a obra para o francs, o ttulo deveria ser: Como se Faz um Sargento de Milcias , pois, segundo confessa, teve tentao de colocar, como titulo, na traduo francesa -Comment on devi ent un Sargent de la Mi/ice . J para Olvio Montenegro, o ttulo poderia ser: Cenas da Vida Carioca.

Estilo de poca
Tendo surgido em pleno Romantismo, Memrias de um Sargento de Milcias apresenta uma narrativa desembaraada, com conversaes colhidas ao vivo e uma multido de personagens vivos, extrados da gente do povo, primando pela originalidade.

Entretanto, podem-se detectar, na obra, aspectos que traem no s o Romantismo como o Realismo:

1) No parece ser muito apropriado considerar o livro como obra precursora do Realismo no Brasil, embora seu autor haja revelado conhecer a Comdia Humana, de Balzac, e ter recebido influncias

dela.

Falta-lhe, sem dvida, a inteno realista, apesar da presena de muitos elementos denunciadores desse estilo de poca, como ressalta Jos Verissimo: o autor pratica, no romance brasileiro, o que j licito chamar obra psicolgica e de meio: a descrio pontual, a representao realista das coisas, mas fugindo s cruezas.

2) Ao contrrio do que ocorre no Romantismo, o cenrio no o dos palcios reais com festas e diverses ao gosto dos nobres, nem a natureza; so as ruas cheias de gente, por onde desfilam meirinhos, parteiras, devotas, granadeiros, sacristes, vadios, brancos, pardos e pretos: gente do povo, de todas as raas e profisses. Povo sem nome, simplesmente designado por mestre de reza, parteira, barbeiro, toma largura, etc. Assim, existe, no livro, uma preocupao documental bem ao gosto realista.

3) Alm disso, destacam-se na obra o sentimento anti-religioso e anticlericalista, o horror aos padres e o desprezo pelas beatas, a caricatura e a ironia, que so ingredientes sabidamente caracterizadores do estilo realista:

O Divino Esprito Santo E um grande folio, Amigo de muita carne. Muito vinho e muito po.

A cena do clrigo, mestre de cerimnias, no quarto de uma cigana prostituta, em noite de festa e nos trajes em que o autor o coloca digna de mestres do Realismo, como Ea de Queiroz, por exemplo.

Por outro lado, a presena do Romantismo tambm notria na obra:

1) A busca do passado, que uma fixao comum no estilo romntico, serve de ponto de partida para o autor, como se v na abertura do livro: Era no tempo do rei. Conforme ressalta Paulo Rnai, orgulha-se o autor de no participar dos exageros romnticos, mas, saudoso do passado, explica o interesse pelos tempos antigos com a alegao de querer mostrar que os costumes de outrora no eram superiores aos de seu tempo. S mero pretexto: ele s no admitia os excessos dos ultra-romnticos.

2) Como freqente no Romantismo, que tem, ao lado de uma certa tendncia para finais ttricos, propenso para as concluses aucaradas, todos os captulos e a prpria novela terminam num happy end , ou final feliz.

3) A despreocupao com a correo gramatical e o aproveitamento da fala e de expresses populares mostram bem a tendncia para a liberalizao da expresso, que outra conquista do Romantismo, forjada na esteira do liberalismo da poca, como revelam os exemplos abaixo: A vista disto nada havia a duvidar: o pobre homem perdeu. como se costuma dizer, as estribeiras,...

"Quando amanheceu, acordou sarapantado...." " Ol, Leonardo! Por que carga d gua vieste parar a estas alturas? Pensei que te tinha j o diabo lambido os ossos, pois depois daquele maldito dia em que nos vimos em pancadaria, por causa do mestre-decerimnias, nunca mais te pus a vista em cima. " Escorropicha essa garrafa que ai resta, disse-lhe o amigo... Fui para casa de meu pai... e de repente, hoje mesmo. brigo l com a cuja dele...

Na onda dessa liberalizao, h verdadeiras incorrees gramaticais, conforme atestam estes exemplos: "Naquela famlia haviam trs primos. Nas causas de sua imensa alada no haviam testemunhas... "...ele exps-me certas coisas... e que eu enfim no quis dar crdito. "... Fazia o mestre em voz alta o pelo-sinal. pausada e vagarosamente, no que o acompanhava em coro todos os discpulos.

4) Como comum no Romantismo, algumas situaes so criadas artificialmente. Revela-o sobretudo o fato de Leonardo transformado em granadeiro e posteriormente em Sargento de Milcias.

Assim, embora apresente caractersticas que lembram os estilos realista e romntico, Memrias de um Sargento de Milcias se destaca por sua originalidade, afastando-se dos padres da poca, como observou Mrio de Andrade, que considerava essa novela uma obra isolada.

Linguagem
1) A linguagem utilizada pelo autor em toda a novela, embora de cunho popular e com bastantes incorrees, tem muito do linguajar tipicamente portugus, o que revela, sem dvida, a marcante presena da gente lusitana em nossa terra no tempo do rei:

"No quero c saber de nada... " Pois estoure, com trezentos diabos! "... h de ser um clrigo de truz. "... regulando-se a ouvir modinhas... " E a noiva?.., respondia a outra: arrenego tambm da lambisgoia..."

E outras expresses como tira-te l, tranco-te essa boca a socos; mais pequena, com a cuja dele, etc.

2) Outras vezes prima por usar construes bem clssicas:

"... o que o distinguia era ver-se-lhe constantemente ./ora de um dos bolsos, o cabo de uma tremenda palmatria,..." Coimbra era a sua idia fixa, e nada /ha arrancava da cabea." "... e quando tiver 12 ou 14 anos h de me entrar para a escola. "... e isto era natural a um bom portugus, que o era ele.

3) A ironia e o gosto pela gozao acompanham a obra Memrias de um Sargento de Milcias do comeo ao fim.

"A carruagem era um formidvel, um monstruoso maquinismo de couro, balanando-se pesadamente sobre quatro desmesuradas rodas. No parecia coisa muito nova; e com mais de dez anos de vida poderia muito bem entrar no nmero dos restos infelizes do terremoto, de que fala o poeta.

Luisinha, conduzida por D. Maria, que lhe ia servir de madrinha, embarcou num dos destroos da arca de No. a que chamamos carruagem; "

Entre os honestos cidados que nisto se ocupavam, havia, na poca desta histria um certo Chico-Juca. afamadssimo e temvel.

Eis aqui como se explica o arranjei-me, e como se explicam muitos outros que vo ai pelo mundo.

_____________________________________________________________________

Leonardo e Maria viajavam de Lisboa rumo ao Rio de Janeiro, no navio se apaixonaram, logo aps casaram e tiveram um filho chamado Leonardo, que desde pequeno era manhoso e arteiro. Com o passar do tempo Maria comeou a trair o marido e quando esse descobriu, deu uma surra na mulher, que acabou fugindo com seu amante, o capito de um navio, para Lisboa. Leonardo simplesmente foi embora, abandonando o filho.

Leonardo (filho) ficou ento aos cuidados de seu padrinho, um barbeiro bem arranjado, que passou a estimar muito o menino. Planejou fazlo padre, iniciou a escrita e a leitura, bem precariamente, e depois o encaminhou escola. Por esses tempos a madrinha de Leonardo tambm apareceu e lhe visitava sempre. O menino no passava um dia sem apanhar na escola com a palmatria do mestre. Quando passou a ir sozinho, faltava s aulas e ia para igreja se juntar a Toms e fazer baguna.

Imaginando a facilidade que teria em aprontar se viesse a ser coronhinha como o amigo, pediu ao padrinho que lhe fizesse tal, o padrinho aceitou alegremente o interesse pela igreja. Mas logo o menino foi expulso por tanto aprontar. J rapaz levava uma vida de vadio. Ele e seu padrinho passaram a frequentar a casa de D. Maria, essa tinha uma sobrinha, Luisinha, Leonardo apaixonou-se por ela. Em meio s suas intenes, apareceu um rival, Jos Manuel, sua madrinha tomou parte e inventou uma mentira para que o rival de seu afilhado perdesse a estima que tinha. Nesses tempos o padrinho morreu e Leonardo foi viver com seu pai que, depois de muito lutar por uma cigana, acabou casado com a filha da comadre. Ele no se dava muito bem com a madrasta, ento, em um dia aps visitar D. Maria e no ver Luisinha, se envolveu de novo em uma briga com a madrasta, seu pai tomou parte dela e o ameaou com uma espada. Leonardo fugiu para a rua.

Depois de muito andar encontrou-se com Toms e mais uns amigos, dentre eles Vidinha, que lhe despertou uma nova paixo. Foi viver na casa deles, l viviam duas senhoras irms, uma era me de trs moas e outra, me de trs rapazes. Uma das moas era namorada de Toms e Vidinha era a paixo de dois dos rapazes. Como essa se mostrava mais interessada em Leonardo, os dois primos armaram contra ele. A armao levou-o preso pelo major Vidigal, homem muito temido. Mas antes que chegasse cadeia, o rapaz fugiu. Com o objetivo de evitar motivos para uma nova priso, a madrinha de Leonardo lhe arrumou um emprego na casa-real, mas o rapaz logo foi despedido por ter se aproximado da mulher de um dos homens do poder da casa.

Ao saber de tal acontecimento, Vidinha foi tomar satisfaes. Leonardo saiu atrs dela para impedir, quando chegaram porta da casa, na indeciso de entrar ou no, ele acabou sendo levado por Vidigal que o esperva por l. Nesses tempos a mentira da madrinha tinha vindo tona e Jos Manuel foi redimido e ganhou a mo de Luisinha em casamento, logo depois mostrou o mau carter que tinha. Leonardo foi feito granadeiro do major Vidigal, Vidinha e sua famlia buscaram muito por ele e, sem encontrar, passaram a odi-lo por cometer a desfeita de abandonar sem explicao quem o acolhera. Em uma noite, Vidigal, armando a priso de Teotnio, mandou Leonardo at a casa do pai dele, l estava dando a festa de batizado da filha de tal e Teotnio animava a festa. Leonardo ficaria no batizado para facilitar a captura, Vidigal e seus homens esperavam na porta.

No entanto, Leonardo se sentiu um traidor e armou com Teotnio sua fuga sem que se comprometesse. O plano deu certo, mas de to alegre que ficou acabou por se denunciar. Vidigal ento o prendeu. Ao saber de tal coisa sua madrinha foi rogar por ele ao major, sem resultado; aps uma forte reconciliao com D. Maria, foi as duas pedir a libertao do rapaz, o que no conseguiram. As duas senhoras foram atrs da ajuda de Maria-Regalada, a primeira paixo de Vidigal, ela concedeu a ajuda e as trs foram implorar pela libertao de Leonardo. Depois de muito tentar e nada conseguir, Maria-Regalada falou em particular com Vidigal, disse que se libertasse

o rapaz iria viver com ele, como ele j lhe pedira muitas vezes. Com tal proposta, o major cedeu e ainda prometeu uma surpresa.

Durante tais acontecimentos Luisinha ficou viva, foi no dia do enterro de Jos Manuel que Leonardo apareceu, tinha sido feito sargento. Passou a frequentar novamente a casa de D. Maria, seus interesses por Luisinha renasceram e os dela tambm. A madrinha e D. Maria estavam mais do que de acordo com o casamento deles, o que impedia era o posto de sargento, que no permitia o casamento. Pediram ento novamente a ajuda de Vidigal, que nesses tempos j vivia com Maria-Regalada. O homem cedeu com gosto e fez de Leonardo sargento de milcias, ofcio que permitia o casamento.

Dado a essas circunstncias, casou-se com Luisinha. Depois de tais acontecimentos, Leonardo pai e D. Maria faleceram.

_____________________________________________________________________

Enredo
Leonardo, o futuro sargento de milcias, filho de Leonardo-Pataca e de Maria-da-Hortalia, o resultado das pisadelas, belisces e outros atos similares praticados pelo casal de imigrantes portugueses durante a travessia do Atlntico rumo ao Rio de Janeiro.

Maria-da-Hortalia sente enjoos logo ao desembarcar e sete meses depois nasce um robusto menino, batizado com o nome do pai. A parteira - a comadre - e o barbeiro - 'de defronte' foram os padrinhos do heri, que passa junto aos pais os primeiros anos da infncia. Leonardo-Pataca, que se tornara meirinho, confirma certo dia as suspeitas de que sua mulher no mantinha a mesma fidelidade que durante a viagem.

Em consequncia, briga com ela, expulsa de casa o garoto com um

enrgico pontap e sai em busca de consolo. Ao retornar tarde, em companhia do compadre e padrinho do menino, informado de que Maria-da-Hortalia, saudosa da ptria, tinha fugido e embarcado novamente, rumo a Portugal, a convite do capito de um navio que partira pouco antes. Logo a seguir, Leonardo-Pataca vai viver com uma cigana, que, por sua vez, tambm o abandona.

Enquanto isso, Leonardo, o filho, adotado pelo padrinho, que muito se afeioara a ele, vai crescendo e a cada dia se revela mais briguento e travesso, prenunciando futuros envolvimentos com o famoso major Vidigal, que era o terror de todos os malandros e baderneiros da poca.

O padrinho, com infinita pacincia, tenta encaminhar o menino na prtica da religio para qual este no revela grandes pendores. Colocao na escola e o ensina a ajudar a missa. Se na escola se revela um pssimo aluno e colega, na Igreja da S, onde consegue ser sacristo, v a melhor oportunidade para grandes travessuras, como o experimenta o mestre-de-cerimnias. Este, um padre de meia idade, virtuoso por fora, mas bastante diferente por dentro, envolve-se com uma cigana, a mesma, alis, com quem Leonardo-Pataca vivera depois da fuga de Maria-da-Hortalia. O sacristo se vinga das reprimendas que sofre por suas constantes travessuras levando os fiis a tomarem conhecimento dos fatos, o que faz com que seja expulso e deixe a igreja da S.

Para desgosto do padrinho e da madrinha, que queriam encaminh-lo em uma profisso, Leonardo no demonstra qualquer interesse. Prefere a vida livre da vadiagem e das brincadeiras. Certo dia, em casa de Dona Maria, uma mulher das vizinhanas, conhece a sobrinha desta, Luisinha, sua futura mulher. At que o casamento se realizasse, porm, muita coisa, iria acontecer. Leonardo-Pataca, depois de vencer o mestre-de-cerimnias na disputa pela cigana, abandonado novamente por esta e passa a viver com a filha da parteira, Chiquinha. Da nasce uma filha e grandes confuses, pois Chiquinha e Leonardo se detestavam e a parteira chamada continuamente para serenar os

nimos. Por esta poca aparece em cena Jos Manuel, um rival do futuro sargento de milcias em seu amor por Luisinha. Apesar dos esforos da comadre para afast-lo do caminho, ela no tem sucesso. Alm disso, a morte do padrinho e as contnuas brigas com Chiquinha fazem com que Leonardo saia de casa e passe a vagabundear pelos subrbios da cidade, quando conhece Vidinha, uma mulata sensual, de olhos pretos e lbios midos, pela qual se apaixona imediatamente. Como Vidinha tinha outros pretendentes, cria-se grande confuso, o onipresente major Vidigal intervm e Leonardo consegue fugir, deixando-o furioso. Mas a vida continua e, com proteo da comadre, o Leonardo entra para as hostes do major Vidigal, no revelando, naturalmente, grande amor por esta nova profisso e passando boa parte de seu tempo na priso por indisciplina. Sempre com a proteo da comadre, que recorre ajuda de Maria Regalada, um antigo amor de Vigida, Leonardo supera todas as adversidades, chegando ao posto de sargento de milcias.

Assim, o final feliz se aproximava. Jos Manuel, o rival de Leonardo no amor por Luisinha, revela-se pssimo marido e, alm do mais, morre providencialmente, deixando-a viva e livre para casar com o sargento de milcias. Passando o tempo indispensvel do luto, Leonardo, em uniforme da tropa, recebe Luisinha como mulher, na mesma igreja da S que fora palco de suas grandes travessuras como sacristo.

Personagens principais Leonardo


De menino traquinas, sempre pronto para fazer travessuras e vingar-se de quem no o suportava, passa a sargento de milcias, posto de grande responsabilidade, o que caracteriza a trajetria desordenada e contraditria de um personagem que no controla o meio em que se envolve e vai, pelo contrrio, deixando-se levar por ele. Leonardo , indiscutivelmente, a figura central do enredo, apesar de muitas vezes ser ofuscado pela ao de outros personagens.

Leonardo - Pataca

Tendo conseguido chegar a meirinho, o que lhe garante uma vida de cio, Leonardo-Pataca apresentado como o infeliz que perseguido sempre pela m sorte na vida pessoal, m sorte que, na verdade, resultado da pouca inteligncia e do excesso de sentimentalismo amoroso. Mas a velhice o acalma e, afinal, encontra a paz ao lado de Chiquinha.

A comadre
Como parteira, a comadre faz uso da influncia e das informaes que obtm no exerccio de sua profisso para organizar o mundo segundo interesses. Nem sempre bem-sucedida, mas a sorte a favorece e consegue ver o afilhado bem casado e na posio de sargento de milcias.

O compadre
De bom corao, apesar do famoso arranjei-me, o compadre, o compadre afeioa-se a Leonardo, no qual parece identificar-se, pois tambm fora um menino abandonado que tivera que enfrentar a vida sozinho. No vive o suficiente para ver o final feliz do afilhado.

Vidigal
O terror dos malandros e vagabundos, 'o rei absoluto, o rbitro supremo' e o distribuidor dos castigos em uma sociedade em que a polcia ainda no estava organizada, o major visto de forma simptica, principalmente porque termina sendo uma pea fundamental para que o destino de Leonardo, o heri central, se encerre de forma favorvel.

Vidinha
A 'mulatinha de 18 a 20 anos...de lbios grossos e midos' o primeiro personagem da fico brasileira que aparece o esteretipo da mulata sensual que enlouquece os homens com sua vida e sem compromissos.

Estrutura narrativa
Memrias de um sargento de milcias, a histria do filho 'da pisadela e de um belisco', narrado em 48 captulos por um narrador onisciente que orienta a leitura ao longo de toda a obra apontando e comentado as intrigas, os sucessos e os fracassos dos personagens. Se a estrutura narrativa frgil e pouco organizada, dados os constantes saltos no tempo e no espao, os comentrios do narrador, ora humorsticos, ora irnicos, lhe do inegvel unidade, em que pesem alguns lapsos, como o caso do personagem Chiquinha, apresentada s vezes como sobrinha e s vezes como filha da comadre.

Toda a ao do romance se desenvolve no Rio de Janeiro, 'no tempo do rei', isto , entre 1808 e 1821.

Comentrio crtico
Esquecido durante muito tempo, reavaliado positivamente a partir de 1920, Memrias de um sargento de milcias sempre constituiu um problema para a viso tradicional da crtica literria brasileira, que, quase sempre mais preocupada, em rotular e catalogar as obras a partir das concepes idealistas prprias da periodizao por estilos [romantismo, realismo, etc.] sentia-se pouco vontade diante da irreverncia e da desordem prprias de Manuel Antnio de Almeida. Irreverncia e desordem que fizeram e fazem de Memrias de um sargento de milcias um dos romances mais lindos de toda a fico brasileira.

Como tantos outros romances de sua poca, a obra de Manuel Antnio de Almeida foi publicada originalmente em folhetins de jornal. Cada um de seus captulos, semelhana das modernas telenovelas, devia provocar no leitor a curiosidade sobre o desenrolar subsequente da histria.

Mas as semelhanas entre o autor e os romancistas brasileiros seus contemporneos terminam a. Ao contrrio destes, que construram

mundo ideais, impregnados dos valores da classe dominante brasileira da poca, o autor centra sua ateno sobre um grupo social especfico que poderia ser identificado, forando um pouco a expresso, como a classe mdia do Rio de Janeiro de ento.

Eram os homens livres, que, no sendo escravos mas tambm no dispondo de poder econmico e poltico, viviam, ou sobreviviam, de acordo com suas possibilidades, numa espcie de zona de penumbra na qual os limites entre os valores da ordem vigente e da marginalizao completa se tornavam bastante tnues.

Por retratar com certa objetividade os costumes e hbitos deste grupo social, o romance de Manoel Antnio de Almeida foi qualificado, ainda no sculo passado de realismo. Mais tarde, por volta de 1920, ao ser reavaliado, o Memrias de um sargento de milcias foi considerado um romance picaresco a partir do argumento de que possua as caractersticas das obras de fico europeia dos sculos XVI e XVII assim denominadas: ausncia de critrios morais rgidos, um heri central de origem social pobre, uma viso de mundo ingnua e ao mesmo tempo satrica, etc.

Mas a definio no vingou, principalmente porque h uma diferena fundamental entre Leonardo e os heris do chamado romance picaresco europeu: sua vida se limita ao espao dos homens livres do sculo XIX, sem transitar atravs de vrios grupos sociais. Alm disto, ciente da ineficincia dos rtulos e catalogaes da crtica tradicional, a concepo que predomina hoje na anlise da obra de Manoel Antnio de Almeida a que, a partir de uma perspectiva histrica, v em Leonardo o primeiro grande 'malandro' da fico brasileira.

De fato, 'no tempo do rei' a ordem social definia-se a partir de dois polos extremamente rgidos: o escravo e o senhor-de-escravos. No meio, os homens livres sem poder econmico e poltico representavam um grupo restrito mas, certamente, de alguma importncia em termos sociais. Sua ao era definida fundamentalmente a partir da

necessidade de sobreviver atravs de expediente raramente ligado a uma atividade econmica especfica. Caracterizavam-se antes por exercerem ocupaes ocasionais, pequenos servios e alguns cargos burocrticos subalternos: vendeiro, barbeiro, parteira, miliciano, sacristo.

Leonardo, tpico representante deste setor, tem como alternativa desempenhar um destes papis. No chega, a rigor, a optar por um ou por outro. V-se, antes, obrigado pelas circunstncias, a aceitar ora esta, ora aquela ocupao. J de incio, o compadre e a comadre, seus tutores, desejam para ele uma carreira de mais destaque: advogado, padre ou algo semelhante. Leonardo desaponta-os. Pensa em casar com Luisinha, moa de certas posses. Ela, porm, escolhe algum de nvel social superior. Por fim, o 'malandro' Leonardo v-se obrigado a entrar para o servio militar. No se adapta nova carreira mas, depois de muita confuso, Vidigal, o terrvel major, smbolo da ordem constituda, incumbe-se de salvar-lhe a pele e coloca-o no confortvel posto de sargento de milcias. Isto no seria estranhvel no fosse o fato de que a artfice de tudo Maria Regalada, a mulher que j fora de 'vida fcil', ou seja, uma tpica representante da desordem social, uma marginal.

Assim que, entre a ordem constituda [representada por Vidigal] e a desordem tolerada [Maria Regalada], quem sai beneficiado Leonardo. E de tudo isto, de acordo com a viso de mundo ingnua e sem conflitos que impregna o romance, no resta qualquer sentimento de culpa, tanto que ao final, em paz, o heri casa, reformado e desfruta de cinco heranas!

O salto, em termos de enredo, pode ser um tanto brusco, mas o fato que Leonardo escolhe a ordem e suas vantagens. Afinal, no por nada resolve esquecer Vidinha e seus encantos, aos quais faltava o charme da fortuna e do reconhecimento social.

Neste sentido moderno, Memrias de um sargento de milcias poderia

ser qualificado de realista, pois Manoel Antnio de Almeida deixou registrado, tanto no personagem central, como nos outros, a regra constitutiva dos valores do grupo social dos homens livres do Brasil do sc. XIX: para eles ordem e desordem pouco representavam. Sem trabalhar, o que era obrigao dos escravos, e sem estar no poder, como os senhores-de-escravos, Leonardo passeia pelo mundo no levando muito em conta as convenes sociais, a no ser quando funcionam em seu prprio benefcio.

Em consequncia, sob hiptese alguma possvel aproximar Memrias de um sargento de milcias dos romances e novelas que saram da pena de Bernardo Guimares, Alencar e Macedo, cujos mundos ideais e quase sempre rigidamente organizados em termos ticos, encarnam e reforam a ordem vigente. A obra de Manoel Antnio de Almeida encontra similar apenas nas peas de Martins Pena, que, com uma viso crtica bem mais contundentes que a do criador de Leonardo, tambm produziu verdadeiros instantneos do Brasil urbano de meados do sc. XIX.

Estilo de poca
Apesar de estar classificado como romntico, o romance Memrias de um sargento de milcias apresenta traos estticos que ultrapassam o Romantismo. Sua composio no segue a trilha deixada pelos demais ficcionistas desse estilo. A fragmentao do enredo deixa margens de dvida se no seria um precursor do estilo digressivo e fragmentrio de Machado de Assis. Suas personagens passam longe das idealizaes romnticas, ento mais prximas do Realismo, no raro configurando tipos. A ausncia de um final feliz definitivo outro elemento fora dos parmetros romnticos. Dentro dos romances romnticos, no se direciona especificamente para os romances urbanos, que focalizam a sociedade burguesa, pois caracteriza a sociedade suburbana, a gente humilde e trabalhadora.

Sem dvida, a situao controversa. Devemos enxergar a presente obra como um romance de costumes, que apresenta tambm tendncia novela picaresca, pela presena do anti-heri Leonardinho.

Cabe ressaltar que alguns crticos enxergam na obra uma percursora do Realismo no Brasil. H, sem dvida, elementos realistas, mas ainda predominam componentes romnticos, j que no mostra ntida inteno realista. Os elementos considerados realistas presentes nessa obra filiam-se narrativa picaresca espanhola, que tem por preocupao retratar naturalmente os costumes populares sem idealiz-los.

Estilo individual
Como vimos, a presente obra foge das caractersticas gerais do Romantismo, apresentando caractersticas prprias. O estilo da obra, bem como de seu autor, apresenta tendncias bem pessoais e marcantes. Destaquemos algumas dessas tendncias:

a) Emprego de linguagem bem coloquial, marcada por incorrees e linguajar lusitano, interiorano ou das periferias de Lisboa, lembrando que boa parte das personagens so imigrantes portugueses ou gente simples do povo.

b) Ausncia de personagens idealizadas e de anlise psicolgica: o romance prefere focalizar os costumes, hbitos e cacoetes das pessoas de camadas sociais inferiores, numa construo mais realista da sociedade suburbana do incio do sculo XIX.

c) Presena do humorismo, do ridculo e do burlesco: o tom geral da obra segue a tendncia da gozao, marcado que est pela construo de personagens que tendem para o caricatural, para o mais absoluto ridculo. A essa tendncia chamamos carnavalizao.

d) Presena da ironia.

e) Presena da linguagem: A obra volta-se para si mesma, comentando os procedimentos que esto sendo empregados: palavras utilizadas, explicaes sobre captulos ou personagens que desaparecem de cena.

f) Presena de digresses: a narrativa no segue a ordem linear dos fatos, episdica e, no raro, foge da histria para comentar fatos paralelos ou para dar explicaes sobre o prprio livro.

g) Presena do narrador intruso, que o tempo todo se intromete para dar explicaes, analisar fatos ou personagens e conversar com o leitor.

h) Presena do leitor incluso, com quem o narrador procura estabelecer conversao: 'Pr estas palavras v-se que ele suspeitaria alguma coisa; e saiba o leitor que suspeitara a verdade'.

A obra deixa transparecer a presena de diversas figuras de linguagem, bem como, hiprboles, comparaes, metforas, perfrases, trocadilhos, metonmias, linguagens forenses, sarcasmos, barbarismos, etc...

Problemtica e principais temas


Mesmo com o risco de nos tornarmos repetitivos, retomamos a problemtica central da presente obra. Afinal, temos ou no uma obra que foge uma rgida classificao? Sem dvida a resposta a esta questo evidente uma vez que a obra apresenta elementos que escapam tpica caracterizao dos moldes em voga no Romantismo, mas no atende de forma direta s perspectivas do Realismo, que sequer havia comeado na Europa. um romance que apresenta variveis, tais como: novela picaresca, romance de costumes e romance de aventuras, sendo considerado por alguns um romance antirromntico, o que implicaria em tendncias precursoras do

Realismo, que s se confirmaria a partir das Memrias Pstumas de Brs Cubas [1881], de Machado de Assis. A presena da realidade objetiva inquestionvel, mas apenas isto no configura o Realismo na linha flaubertiana.

A obra fundamentalmente humorstica, estabelecendo contatos com gnero picaresco espanhol atravs do protagonista, que traz em si toda esperteza e picardia de um anti-heri, Leonardinho foi o antecessor em linhagem direta de Macunama, de Mrio de Andrade e o continuador, no Brasil, de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.

Retrato vivo dos costumes bem brasileiros do incio do sc. XIX, romance focaliza um sem nmero de tipos populares do RJ suburbano. Esse painel pitoresco retrata a alegria de viver, a malcia da poca, as fofocas, as beatices, as crendices, as festas, as profisses, os costumes e hbitos de nosso povo. Leonardinho o tpico malandro carioca, cheio de picardia, esperteza, sarcasmo e desejo de vingana.

Podemos destacar entre as temticas fundamentais as crticas ao autoritarismo policial, religio, ao clero imoral, ao interesse econmico, ao casamento como meio de ascenso social e vadiagem como meio de vida. H, ainda, uma espcie de pardia do prprio Romantismo, montado nessa obra s avessas, abandonando os adocicados finais felizes para deixar nas entrelinhas uma sucesso de fatos tristes que poderiam vir a acontecer.

Morte e Vida de Severina - Joo Carlos de Melo Neto


Para entender Morte e Vida Severina (1954-5) interessante prestar ateno em seu ttulo e subttulo, Auto de Natal Pernambucano. O primeiro termo que pode ser analisado auto, que liga a obra ao

teatro da Idade Mdia, principalmente o ibrico, no s pelo uso de redondilhas e da rima espanhola (que se estabelece apenas com a ltima vogal tnica), mas tambm pela fuso de elementos contemporneos e medievais, esquema que j fora utilizado em Gil Vicente, principalmente no Auto da Barca do Inferno (1517). A prxima expresso de Natal. Poderia reforar as caractersticas do termo anterior, anunciando uma temtica religiosa na obra. No entanto, Joo Cabral no teve preocupaes religiosas aqui. A estrutura serve apenas para veicular sua viso crtica do mundo, num esquema semelhante aos autos de Gil Vicente, que no eram essencialmente preocupados com religio. Na verdade, a expresso em questo est mais ligada ao seu final, em que h o nascimento de uma criana. O adjetivo ptrio Pernambucano pe em foco o fato de o ambiente em que se passa a histria, alm dos problemas, ser desse estado. Alm disso, muito da obra foi retirado do folclore pernambucano. No se deve esquecer que Joo Cabral, ao receber o pedido de Maria Clara Machado para escrever uma pea a ser encenada no Natal, sentiu dificuldade na tarefa era virgem nesse gnero que s foi superada depois de estudar a cultura popular de seus conterrneos. Todos esses elementos vm da anlise do subttulo. O ttulo, por sua vez, oferece mais aspectos importantes. Primeiro, o seu adjetivo, Severina, que vem de um substantivo prprio. Joo Cabral inova sobre a lngua ao fazer o caminho inverso. comum adjetivos virarem nomes, como o prprio Severino, que vem de severo (difcil, rduo, rgido). Se se juntar a idia de que Severino e Severina so nomes muito comuns no Nordeste, pode-se entender que se est falando de uma vida (ou morte) tipicamente nordestina, porque difcil, rgida, severa. No entanto, o aspecto mais interessante a inverso que se estabelece entre os substantivos morte e vida. O normal seria a vida vir primeiro. Mas a mudana de posio que se estabelece no ttulo ndica o estado crtico em que se encontra o Nordeste, com a morte vindo em primeiro lugar, ou seja, com presena mais marcante, intensa. No toa que, na distribuio das 18 cenas da pea, 12 foram dedicadas morte, o que cria uma proporo de 2:1 entre morte e vida. A morte o dobro da vida.

E para fugir a essa dificuldade que Severino se torna retirante, conforme anuncia na primeira cena, em que se apresenta de forma bastante curiosa: quanto mais tenta especificar sua identidade, mais impreciso se torna. O resultado que se torna extremamente genrico um personagem tipo, a representar o retirante nordestino. Outro aspecto interessante na apresentao a caracterizao que se faz da vida Severina em 29 versos, uma referncia precisa, matemtica da expectativa de vida do sertanejo na poca do poema: 29 anos. A exigidade da existncia desse povo foi um dos principais elementos que inspirou Joo Cabral a escrever tal obra. Ainda assim, Severino encontra pelo caminho morte, j a partir da segunda cena. Em busca de melhores condies de vida, parte, pois, para Recife, utilizando o Rio Capibaribe como guia (assim como a estrela tinha sido para os trs reis magos). No caminho, depara-se com o enterro de um Severino lavrador. A informao que lhe dada de como se deu tal morte concilia a lucidez crtica e o talento potico. Comunicam que o lavrador foi morto porque uma ave-bala o pegou. H aqui a meno aos conflitos de terra. Existe, tambm, um toque surrealista ao se mencionar o algoz como ave-bala e pouco depois de pssara. Alm disso, esse trecho, Irmo das Almas, inspirado num poema espanhol que o autor por certo deve ter conhecido quando exerceu servio diplomtico naquele pas. O tema da morte repetido, na terceira cena, na imagem do rio que secou. Severino, assim, preocupa-se, pois perde o seu guia. No entanto, sua ateno distrada por uma cantoria. o gancho para a quarta cena, em que h carpideiras mulheres que ganham a vida chorando por quem nem conhecem e outras pessoas cantando excelncias para um defunto. O esquema dessa cena tambm retirado de um poema da literatura espanhola. No se deve esquecer que a Cena 4 tem uma estrutura que imita um espelho. O discurso que feito para o defunto dentro da casa, com recomendaes at sobre o que fazer, j que se encaminha para o reino dos mortos, repetido por um homem que fica porta no momento exato em que Severino passa. As excelncias funcionariam, portanto, tambm como uma profecia ao protagonista. Cansado de s encontrar morte pelo caminho, Severino, no monlogo que a Cena 5, pensa em parar sua viagem e conseguir trabalho. o

instante da clebre Cena 6, quando dialoga com uma mulher na janela. Aqui novamente ocorre uma inspirao retirada da literatura espanhola que se misturar ao contexto pernambucano. Marcante nessa cena a diferena entre oferta e procura. Severino sabe tirar vida da terra, mas naquela regio seca no h o que tirar. O nico meio de vida, ironicamente, seria trabalhar nos roados da morte, com faz a mulher na janela, que rezadora. Continua, pois, sua viagem, quando alcana a Zona da Mata (Cena 7), em que dominam o verde e a umidade das plantaes. Severino pensa em ficar, pois imagina que num local onde no exista seca no exista tambm vida severina. Infelizmente, no percebeu que o problema no a seca, mas mais precisamente a estrutura latifundiria. Sua fantasia desmoronou-se na antolgica Cena 8, quando presencia o enterro de um trabalhador de eito (roa), todo vazado numa amargura cortante e extremamente irnica, tpica de quem perdeu tudo. Nesse trecho h uma aluso, tambm irnica, reforma agrria: a cova a terra que aquele lavrador tanto queria ver dividida. Frustrado, apressa-se em direo de Recife (Cena 9), que alcana, descansando junto ao muro branco de um cemitrio (mais uma imagem da morte!), quando ouve a conversa de dois coveiros (Cena 10), toda num andamento que imita a prosa. Nesse instante que ouve uma realidade dolorosa: a de que todos os retirantes vinham acompanhando o prprio enterro, ou seja, estavam apenas deixando de morrer no serto para morrer no litoral. Em outras palavras: no melhorariam a qualidade de vida. Desestimulado, o protagonista chega-se margem do rio, um indcio de que est a fim de apressar o prprio enterro, ou seja, pr trmino sua existncia (Cena 11). nessa hora que encontra o Mestre Carpina (carpinteiro) Jos (personagem que faz lembrar o pai de Jesus). Faz-lhe a famosa pergunta: no seria melhor saltar fora da ponte e da vida? Antes que o mestre responda, comeam as seis cenas que so chamadas de Prespio, pois celebram o nascimento divino, anunciado por uma mulher que informa que o filho do carpina saltou para dentro da vida. Coincidncia ou no, uma resposta pergunta de Severino. A primeira cena pode ser chamada Anunciao, pois o momento em que uma mulher comunica ao mestre carpina o nascimento do menino. uma cena calcada no folclore pernambucano.

A cena seguinte a em que se deixa claro o nascimento dessa criana como divino, pois a natureza parece ter-se preparado para receb-la, j que a mar havia espalhado sargao, uma alga de carter cido e que serviu para desinfetar o mangue. Alm disso, o vento havia levado para longe o cheiro ruim e a gua, antes barrenta, ficou cristalina, refletindo as estrelas. Em seguida, h a oferenda de presentes ao recm nascido, numa referncia aos presentes dos reis magos. A diferena que os vizinhos do no tem riqueza material: jornal, frutas, elementos tirados da pobreza. A Cena 4 apresenta duas personagens tpicas dos autos medievais, que so as duas ciganas. No entanto, ao invs de uma fazer uma previso negativa e a outra positiva, em Morte e Vida Severina ambas fazem previses negativas, como o menino aprender a andar e a brincar com os animais, ficar sujo de lama ou de graxa e se mudar de um mocambo para o outro. A penltima cena introduz a temtica da beleza do menino, que suplanta seu carter raqutico e doentio, pois se baseia no fato de dentro dele bater a mquina da vida. alimento mais que suficiente para o encerramento da pea, em que volta ao o mestre carpina, agora com a funo de responder a pergunta. Seu raciocnio o de que a prpria vida, por meio da criana, havia respondido com sua capacidade de suplantar todas as dificuldades. No se deve esquecer, ainda assim, que o final do Auto de Natal Pernambucano no simplista como seus modelos medievais. Pode ser entendido como ambguo, na medida em que tem um aspecto positivo, que a capacidade de resistncia da vida, mas que tambm se mostra negativo, na medida em que essa vida severina. Pode-se tambm entender o desfecho como uma mensagem de esperana, mas com o p no cho, ou seja, sem se esquecer das dificuldades desse mundo.

O Mulato - Alusio Azevedo


O enredo centra-se na histria dos protagonistas, Ana Rosa e Raimundo. Os dois primos apaixonam-se, porm encontram enormes

dificuldades para concretizar o amor. O rapaz, filho de Jos da Silva, fruto dum caso de seu pai com a escrava Domingas. A jovem, por sua vez, filha de Manuel Pedro da Silva, o Manuel Pescada, comerciante na cidade de So Lus. O encontro do casal se d quando Jos da Silva se casa com Quitria, a mesma no aceita a ideia do marido ter tido um filho com uma escrava. Sendo assim, o menino vai morar com o tio Manuel. L recebe o carinho de Mariana, esposa de Pescada. Nesse mesmo tempo, Quitria pega por Jos da Silva com o cnego Diogo. Enfurecido com a traio, Silva esgana a esposa. O clrigo, espertamente, faz um trato com o marido trado, que consiste em no delat-lo. Porm, Jos da Silva no poderia tambm falar nada sobre o adultrio da esposa. Desse modo, a morte de Quitria atribuda a um problema natural e tambm feitiaria. O padre Diogo, entretanto, no decide correr nenhum risco, temendo que Silva d com a lngua nos dentes, mata-o numa estrada que conhecida pelo comentimento de vrios crimes atribudos a escravos fugidos. Devido a isso, o clrigo fica isento de ter cometido quaisquer delitos. O tempo passa, e Raimundo viaja para a Corte e depois para Europa. No velho continente, torna-se doutor em Direito e conhece vrios pases e depois retorna para o Brasil. Fica alguns tempos no Rio de Janeiro, e decide ir para o Maranho para resolver seus negcios. Na provncia, o rapaz recebido com grande alegria e hospeda-se na casa do tia. Porm, aos poucos ele vai despertando a inveja da populao. As coisas pioram, quando demonstra, devido aos seus estudos, grande f na cincia em detrimento dos dogmas catlicos. A sociedade maranhense o acusa de ser um ateu. E a situao fica mais complicada quando Raimundo decide pedir a Manuel a mo de Ana Rosa em casamento. O tio nega o pedido veementemente. O moo insiste em saber o porqu. Manuel reluta em diz-lo, porm cede s presses do sobrinho e diz que no permite o casamento, pois ele um mulato. Desse modo, revela quem a me do jovem. Raimundo, entristecido, decide partir o mais rpido possvel para Corte. Entretanto, o amor por Ana Rosa maior. A jovem engravida, o casal decide, ento, fugir. Porm, o plano frustrado, dado que o cnego Diogo juntamente com Dias um portugus caixeiro que

trabalha para Manuel e anseia em casar com Ana Rosa conseguem impedir a fuga. Raimundo desesperado com a falha do plano, comea a deambular pela cidade e decide lanar mo da justia para casar-se com a amada. Porm, o clrigo incita Dias a dar cabo na vida do rapaz. Os anos se passam, e, no final, o leitor supreendido com Ana Rosa e Dias casados, os dois muito felizes e com trs filhos. Um desfecho no mnimo desapontador para aqueles que almejam um final tpico das novelas romnticas. Penso, que esse sem dvidas um dos melhores romances do sculo XIX. Mesmo com esse hibridismo, romantismo mais naturalismo fato esse que muitos apontam como um fator negativo , Azevedo foi o primeiro escritor a tocar fortemente no assunto da escravido brasileira. importante lembrar que nesse perodo, teorias europeias condenavam fortemente a juno de diferentes etnias, que na poca recebiam o nome de raas. Por isso, a ideia da miscigenao era vista negativamente pela cincia do sculo XIX. Essas ideias foram fortemente propagadas em nosso pas. O prprio termo mulato j pejorativo, uma vez que calca-se na ideia de mula. De mais a mais, o autor tambm desnuda como ningum a hipocrsia da sociedade da provincia do Maranho. E, alm disso, O mulato traz tona o anticlericalismo um dos preceitos bsicos da escola naturalista e a viso acerca da mulher, que era vista como uma simples procriadora, que, se no sujeitasse ao casamento e consequentemente ao sexo, estaria fadada a sofrer crises de nervo, o histerismo. Enfermidade essa que foi amplamente discutida em vrios romances naturalistas brasileiros. Pode-se dizer que o tema perpassou, praticamente, por todas as obras de cunho zolista do escritor. vlido destacar tambm as outras personagens do romance. H a figura duma velha mexiriqueira, do poeta fracassado, da viva louca por se casar, da moas desprovidas de beleza que esto atrs dum marido, etc. A descrio das cenas tambm bastante impactante. Logo no incio da obra o leitor levado pelo narrador a conhecer as ruas de So Lus. Assim, depara-se com um leilo de escravos que descrito duma maneira bastante detalhista. Os dilogos tambm so timos,

principalmente alguns acerca da poltica brasileira. O valor da obra de Azevedo indiscutvel, todavia muitos crticos consideram a produo do naturalista bastante inferior quando comparada a de Machado de Assis. A meu ver, um erro crasso, visto que as obras de ambos escritores podem ser colocadas no mesmo patamar. Por fim, faz-se necessrio destacar que O Mulato possui duas verses. Na primeira, lanada na dcada de 1870, Raimundo no o protagonista da obra, quem ganha esse papel cnego Diogo. Os estudiosos tambm apontam que o autor, nessa segunda verso, inseriu mais elementos naturalistas no livro.

Dom Casmurro - Machadi de Assis

Enredo de Dom Casmurro


Dom Casmurro foi publicado em 1900 e um dos romances mais conhecidos de Machado. Narra em primeira pessoa a histria de Bentinho que, por vrias circunstncias, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro. Sua histria a seguinte: rfo de pai, criado com carinho pela me (D. Glria), protegido do mundo pelo crculo domstico e familiar (tia Justina, tio Cosme, Jos Dias), Bentinho destinado vida sacerdotal, em cumprimento a uma antiga promessa de sua me. A vida do seminrio, no entanto, no o atrai, j o namoro com Capitu, filha dos vizinhos, o atrai muito. Apesar de comprometido pela promessa, tambm D. Glria sofre com a ideia de separar-se do filho nico, interno no seminrio. Por expediente de Jos Dias, o agregado da famlia, Bentinho abandona o seminrio e, em seu lugar, ordena-se um escravo. Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito e estreita a sua amizade com um ex-colega de seminrio, Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu.

Do casamento de Bentinho e Capitu nasce Ezequiel. Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho julga estranha a forma qual Capitu contempla o cadver. A partir da, os cimes vo aumentando e precipita-se a crise. medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar. Bentinho muito ciumento, chega a planejar o assassinato da esposa e do filho, seguido pelo seu suicdio, mas no tem coragem. A tragdia dilui-se na separao do casal. Capitu viaja com o filho para a Europa, onde morre anos depois. Ezequiel, j moo, volta ao Brasil para visitar o pai, que apenas constata a semelhana entre e antigo colega de seminrio. Ezequiel volta a viajar e morre no estrangeiro. Bentinho, cada vez mais fechado em usas dvidas, passa a ser chamado de casmurro pelos amigos e vizinhos e pe-se a escrever de sua vida (o romance).

Organizao / Estrutura
1) Dom Casmurro narrado em primeira pessoa pelo protagonista masculino que d nome ao romance, j velho e solitrio, desiludido e amargurado pela casmurrice, conforme lhe est no apelido. A viso, pois, que temos dos fatos perpassada da sua tica subjetiva e unilateral: "tudo que sabemos do seu passado, de seus amores, de Capitu, s o conhecemos do seu ngulo". Em conseqncia disso, paira dvida sobre o adultrio de Capitu - dvida que no se tem dissipado ao longo dos anos.

2) O romance , como j observamos, construdo a partir de um flashback, por um cinquento solitrio e casmurro, " procura do tempo perdido", o qual procura "atar as duas pontas da vida" (infncia e velhice). Perpassa, pois, o romance uma atmosfera memorialista, dando a impresso de autobiografia, a qual, com o se sabe, no tem nada a ver com Machado de Assis.

3) O ttulo do livro ("Dom Casmurro") reflete uma das caractersticas mais marcantes do protagonista masculino no crepsculo da existncia: a viso amarga e doda de quem foi trado e machucado pela vida, e, em conseqncia disso vai-se isolando e ensimesmando. "No consultes

dicionrios, Casmurro no est aqui no sentido que eles lhe do, mas no que lhe ps o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo (Cap. I).

4) O romance se compe de 148 captulos curtos, com ttulos bem precisos, que refletem o seu contedo. A narrativa vai lenta at o captulo XCVII, a partir do qual se acelera como declara o prprio narrador, ao dar-se conta da sua lentido: Agora no h mais que lev-la a grandes pernadas, captulo sobre captulo, pouca emenda, pouca reflexo, tudo em resumo. J esta pgina vale por meses, outras valero por anos, e assim chegares ao final" (Cap. XCVII).

5) Assim, pois, at o captulo XCVII, quando o narrador sai do seminrio, "com pouco mais de dezessete anos", focaliza-se, em cmera lenta, a infncia e a adolescncia, dada necessidade do narrador traar o perfil dos protagonistas da estria (Bentinho e Capitu), revelando, desde as entranhas, o carter e as tendncias de cada um: afinal, o adulto sempre se assenta no pilar da infncia, como insinua Dom Casmurro, no final da narrativa, ao referir-se a Capitu: "Se te lembras bem da Capitu menina, hs de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca" (Cap. CXLVIII).

6) Quanto ao lugar em que decorre a ao, trata-se do Rio de Janeiro da poca do Imprio: h inmeras referncias a lugares, ruas, bairros, praas, teatros, sales de baile que evocam essa cidade imperial. Por outro lado, h tambm ligeiras referncias a So Paulo, onde foi estudar Direito o ex-seminarista Bentinho, e tambm Europa onde morre Capitu, e mesmo aos lugares sagrados, onde morre Ezequiel (Jerusalm).

Personagens
Machado de Assis sempre foi um grande arquiteto de personalidades e, na sua imensa galeria de personagens famosas, Capitu se destaca como uma das mais bem criadas por ele.

1) Capitu. Ao longo dos anos, Capitu tem desafiado a crtica com seu enigma, sutilmente criado por Machado de Assis. At hoje, ainda devora quantos tentam decifr-la, pairando a dvida: Capita traiu ou no traiu Bentinho? A pergunta continua sem resposta, pois a verso que temos para julg-la nos dada por um narrador suspeito - um marido envenenado pelo cime e de imaginao bastante frtil, como revelam muitas passagens do livro. Por outro lado, revelando um dos traos mais marcantes da psicologia feminina - a capacidade de dissimu1ao de que dotada a mulher, Capitu, com seus olhos de ressaca e de cigana oblqua e dissimulada, contribui ainda mais para fortalecer a dvida: ela sabe sair-se bem de situaes difceis - ela sabe dissimular, como no episdio do penteado e da inscrio no muro. Inteligente, prtica, personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um duo ternssimo e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar e de Ezequiel. No final, acusada pelo marido enciumado, revela-se nobre e altiva ao no responder as acusaes. O seu silncio confere a ela grandeza e contribui mais ainda para acentuar a dvida que paira sobre seu adultrio.

2) Dom Casmurro. O perfil do protagonista masculino pode ser acompanhado em trs fases distintas: Bentinho, Dr. Bento Fernandes Santiago e Dom Casmurro. Bentinho revela-se unia criana/adolescente marcado pela timidez, sem muita iniciativa e bastante dependente da me. Tinha uma imaginao fertilssima, como no capitulo XXIX (O Imperador). Levado para o seminrio para ser padre (promessa da me - D. Glria), quando trava amizade com Escobar, Bentinho, com ajuda de J Dias, abandona a carreira sacerdotal e ingressa na Faculdade de Direito, em So Paulo. Formado aos vinte e um anos, ele agora o Dr. Bento F. Santiago, bem posto na vida, financeiramente rico (riqueza muito mais de herana do que de trabalho), casado e feliz com Capitu. Depois, surge o filho (Ezequiel) e comeam a aparecer os problemas. a vez da fase casmurra, marcada

pela solido, pela mgoa e pela amargura.

3) D. Glria. Me de Bentinho, cedo assume as rdeas da casa com a morte do marido, o qual deixa a famlia bem amparada. Ao longo do romance, D. Glria, revela-se religiosa, apegada s tradies e ao passado, conforme observa o narrador: Minha me exprimia bem fidelidade aos velhos hbitos, velhas maneiras, velhas idias, velhas modas Tinha o seu museu de relquias, pentes desusados, um trecho de mantilha, umas moedas de cobre... D. Glria era, pois, unia boa senhora - uma santa, santssima como diria o Jos Dias. Morando com ela destaca-se na narrativa, Tio Cosme, vivo como ela, e Prima Justina, igualmente viva: era a casa dos trs vivos; alm desses, pode entrar aqui tambm o Padre Cabral, muito amigo de Tio Cosme, com quem ia jogar noite.

4) Jos Dias. Era agregado da famlia e gostava muito de Bentinho. Bajulador e de ideias chochas, realava-as com superlativo, que passa a ser sua marca registrada: Jos Dias amava os superlativos e usa-os com freqncia ao longo do romance, inclusive na hora de morrer quando se refere ao dia como lindssimo.

5) Escobar. Muito amigo de Bentinho (colegas de seminrio), Escobar era casado com Sancha e revela-se um tanto quanto misterioso: teria participado do trio cantado por Dom Casmurro, formando o tringulo amoroso da suspeita do narrador? Fica a dvida e a mgoa, como revela Dom Casmurro no capitulo final, j que Escobar foi tragado pela morte (afogamento), sem possibilidade de defender-se da acusao.

6) Ezequiel. o filho de dom Casmurro com Capitu, pejorativamente chamado pelo pai de filho do homem. Gostava de imitar e imitava muito bem, sobretudo Escobar. Vtima da suspeita do pai acaba sendo afastado, assim como a me, para a Sua, tendo morrido perto de Jerusalm, como arquelogo. Alm desses, destacam-se ainda o Pdua, pai de Capitu, o qual era um modesto funcionrio pblico, e sua

mulher, Fortunata, muito econmica, tambm forte e cheia como a filha Capitu.

Estilo do Autor / Linguagem


O estilo de Machado de Assis, marcado pela sobriedade, correo e conciso, apresenta traos inconfundveis, que vamos alistar.

1) A linguagem de Machado de Assis marcadamente acadmica: clssica, bem cuidada, regida pelas normas de correo gramatical. Entretanto, em alguns pontos, tal como ocorre no Modernismo, ele registra aspectos tpicos da lngua da personagem, como nesta fala de um vendedor de cocada: - Sinhazinha, qu cocada hoje? - Cocadinha t boa...

2) Outra marca do estilo machadiano a tendncia para a frase sentenciosa e proverbial, como aquela em que compara a vida com uma pera, atribuda ao tenor Marcolini: A vida uma pera.

3) Outro aspecto interessante o uso freqente de aluses, referncias e citaes que vo como que confirmando as suas idias e pensamentos, o que, por outro lado, revela bem a espantosa cultura e erudio de Machado de Assis, adquiridas de forma autodidata como vimos.

4) Ao longo das suas narrativas, Machado de Assis (ou o narrador que conduz a estria), sempre gostou de estabelecer uni dilogo com o(a) leitor(a): conversa com ele(a), d-lhe conselhos, pondera e explica: Mas eu creio que no, e tu concordars comigo; se te lembras bem da Capitu menina... (Cap. CXLVIII).

5) Outra coisa que chama e ateno so as suas personagens, quase sempre bem situadas na vida, sem necessidade de trabalhar; alis, o nico trabalho que fazem serem personagens de Machado de Assis, como observou algum. Por outro lado, movem-se lenta e pausadamente, sendo quase sempre objeto de observao e anlise do autor: so gente muito mais de reflexo do que de ao.

6) Apresentando, via de regi-a, uma viso amarga, pessimista e niilista da vida humana, Machado de Assis sempre se revela sarcstico e irnico na sua obra: desmascara o ser humano na sua hipocrisia e torpezas, desnudando-o nas suas entranhas; desmistifica crenas e instituies sacralizadas pelos tempos; questiona o sentido da vida. Tudo se desfaz e se desmorona ante o seu olhar aquilino e arrasador: at mesmo uni casamento que parecia slido e embasado no pilar do amor.

Estilo da poca
Como observamos no incio (introduo), Dom Casmurro se enquadra na segunda fase machadiana, na qual sobressaem traos do estilo realista.

1) Os romances realistas sempre se fundamentam num caso de adultrio, como se pode ver nos diversos autores da poca (Ea de Queirs, Alusio Azevedo, etc). Em Dom Casmurro exatamente a suspeita de adultrio que sustenta o enredo do romance. Tudo se constri em torno desse possvel adultrio de Capitu.

2) Entretanto, no h uma preocupao excessiva em contar a estria, preocupao maior com a anlise, uma anlise dissecante e profunda, em que o escritor procura desnudar a personagem e revelar as suas entranhas. Sem dvida por isso, Machado de Assis retroage infncia, tentando buscar a origem do problema focalizado.

3) Por essa razo, a narrativa lenta, pausada - anda bem devagar. Alis, o prprio Machado de Assis reconhece isso, ao declarar em passagem famosa de Memrias Pstumas de Brs Cubas que vale tambm para Dom Casmurro: ... o livro anda devagar; tu (conversa com o leitor) amas a narrao direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem...

4) Embora adote a primeira pessoa como tcnica narrativa, o narrador de Dom Casmurro se coloca distncia: no extremo da vida (velhice), o protagonista masculino reconstitui o seu passado, assumindo assim um ngulo de viso marcado pela objetividade. Embora seja personagem da histria e participe dela, o narrador coloca-se fora e ausente enquanto narra e reconstitui os fatos (flash-back).

Aspectos Temticos Marcantes


Muitos aspectos temticos podem ser detectados na obra de Machado de Assis, que nunca foi escritor de grandes teses. um estudioso da alma humana, que ele procura analisar a fundo e de maneira dissecante. Ao longo de Dom Casmurro muitas idias interessantes vm apresentadas.

1) Apoiando-se numa frase de um tenor, Machado de Assis declara que a vida uma pera. Com efeito, a existncia humana perpassada de fases, o que evoca bem, como a vida de Dom Casmurro, os atos de uma pera: h sempre uma fase de solo, marcado por hesitaes e buscas, e unia fase em que se vive um duo ternssimo, cm que o eu e o outro (Bentinho e Capitu) se aproximam e se harmonizam; depois a coisa se complica com a presena de um terceiro (Escobar), que se instala para formar o tringulo que desfaz a unidade; enfim surge um quarto (Ezequiel), que esfacela de vez o duo da unio harmoniosa de outrora. Tudo se vai e se esvai pela vida, e na alma humana vo ficando as mgoas e ressentimentos dos sons plangentes que se desfazem na solido abissal.

2) Ao apresentar o perfil de Capitu, Machado de Assis revela traos da psicologia feminina: a arte de dissimular e a capacidade que tem a mulher para sair-se bem de situaes embaraosas, como, alis, se pode ver tambm em Quincas Borba com Sofia. E outras obras machadianas. Essa capacidade de dissimulao de Capitu, sem dvida, contribui enormemente para deixar no leitor de Dom Casmurro a dvida que paira no final do romance: houve ou no houve adultrio?

3) Tudo vai-se desfazendo com o crepsculo da existncia humana: a graa, a beleza, as flores de antanho; pela vida vazia, vo ficando as lgrimas, a cinza, o nada. Vista de uma perspectiva pessimista (como freqente em Machado de Assis), a velhice perpassada de amargura solido e sensao de vazio e perda qual se acentua e di ainda mais com a conscincia da irreversibilidade do tempo.

4) E impressionante em Dom Casmurro a ao devastadora do tempo sobre coisas e pessoas. Poucos ficam, corno o desencantado Dom Casmurro, para contar a histria: todos so devorados pela ao voraz e demolidora do tempo - todos morrem. E quem fica vivo, como Dom Casmurro, atormentado pela mgoa pelos ressentimentos e sobretudo pela solido catacumbal da casmurrice e do desencanto.

7) Como prprio da literatura realista (e, sobretudo de Machado de Assis) um dos propsitos do livro desmascarar o ser humano, revelando a precariedade e a hipocrisia das relaes sociais.

8) Em suma, em Dom Casmurro pode-se ver um perfil da sociedade da poca (e certamente de hoje).

9) Outro ponto que se destaca em Dom Casmurro a religio, a comear pelo prprio nome do narrador (Bento, Bentinho) e Capitu, que est bem prximo de capeta. Ele cita a Bblia de um jeito terrvel

s vezes cita So Pedro no seu momento mais anti-feminista - em que as mulheres devem estar sujeitas a seus maridos -, para reforar o seu ponto de vista. Ou seja, um livro que retrata o catolicismo e retrata mal, evidentemente. Isso est na linha de Ea de Queirs s que mostra como a religio funciona na vida intima das pessoas.

10) Confrontando com os romances romnticos, que nos passam uma viso idealizada do amor e do casamento (como prprio do Romantismo), Dom Casmurro mostra o lado terrvel, contundente, pattico (e real?) do casamento, do amor e da vida. Embora a vida humana possa ter os seus encantos, a viso apresentada por Machado de Assis acerca da vida (especialmente do casamento, do amor e da amizade) amarga. Distante do final feliz dos romances romnticos, em que o casamento uma verdadeira comunho de amor, em Dom Casmurro o casamento simplesmente uma comunho de bens, que dura quinze meses e onze contos de ris, como disse o ctico Brs Cubas. _____________________________________________________________________

Analise Crtica
A obra um tringulo amoroso com um jovem seminarista, separao, preocupao com as aparncias etc. Na obra aparece traio, o sentimento de impotncia, o amor junto com o dio, a morte e a vida, alm da solido e da velhice etc. A obra tem captulos curtos, no qual o autor expressa seu sarcasmo. Nela ele expressa sentimentos, razo e cheia de humor. Em Dom Casmurro o narrador no confivel, ele mente, distorce e confunde o leitor, no qual ele conversa ao longo da narrativa. O final da histria tem um final triste, pois Bento julga-se ter sido trado pela esposa e pelo seu melhor amigo Dom Casmurro gira em torno da suspeita de um adultrio de sua esposa Capitu e seu melhor amigo Escobar. Bentinho acredita na traio da mulher. No livro ele relata os acontecimentos de acordo com suas lembranas, do jeito que ele quer contar. Ele conhece apenas um

lado da histria. A histria narrada em primeira pessoa pelo protagonista no qual Bento tem o apelido de Dom Casmurro, rfo de pai criado pela me Dona Gloria, os tios e o padrinho. A histria comea no ano de 1857, na Rua de Mata-Cavalos, desde pequeno ele apaixonado por Capitu. A me de Bento manda ele para o seminrio ai ele conhece Escobar que tambm um seminarista e que se torna seu melhor amigo. Por medo de perder Capitu ele acaba deixando o seminrio e vai estudar Direito. Bento e Capitu se casam em 1865. Com o passar do tempo ela engravida e tem um menino chamado Ezequiel em homenagem ao amigo Escobar. Com o tempo Bentinho comea a desconfiar de Capitu, ao ver uma foto de Escobar ainda novo e ver alguns traos de Escobar em seu filho Ezequiel e acaba desconfiando da paternidade. Escobar acaba morrendo e no enterro Bentinho percebe a atitude diferente de Capitu muito triste. Quando Ezequiel vai crescendo se torna ainda mais parecido com Escobar. Bentinho enciumado chega a planejar a morte da esposa e de seu filho e logo aps se matar, mas, acaba no tendo coragem. Capitu e Bentinho se separam e ela vai viajar co seu filho para Europa, onde acaba morrendo anos depois. Ezequiel volta para visitar seu pai e Bentinho acha ele ainda mais parecido com Escobar, logo aps Ezequiel viaja e la morre acaba morrendo. Bentinho fica ainda mais fechado em suas dvidas e comea a contar sua histria.

_____________________________________________________________________

Dom Casmurro, obra de Machado de Assis que pertence ao Realismo, enfoca a histria de seu protagonista, Bento Santiago. Uma das marcas do livro o aprofundamento psicolgico de seus personagens.

Dom Casmurro um livro complexo e cada leitura origina uma nova interpretao. Machado de Assis faz no romance um fato inacreditvel em sua narrativa: ele cria um narrador que afirma algo (ou seja, diz que foi trado) e o leitor no consegue decidir-se se ele est mentindo ou no. A obra significa, h muitos anos, mais um exemplo de adultrio feminino explorado na literatura realista. No entanto, h quem aponte Bentinho, e no a esposa, Capitu, como o problema central a ser desvendado. Sendo assim, o romance lido e relido, com novas chaves que cada vez mais comprovam tratar-se de um enigma elaborado pelo autor. Dentre as tais chaves destaca-se a noconfiabilidade do narrador (Bentinho), envolvido por sua personalidade ciumenta, invejosa, cruel e perversa a ponto de destruir aqueles que amam por uma suspeita que o leitor atento percebe ser no mnimo discutvel. ___________________________________________________________________

Anlise Crtica
A obra - um conto sem cunho educativo. - Remete o leitor a algumas passagens de Otelo, a obra de Shakespeare, e tambm aos Deuses Gregos. - envolve temas atuais: um tringulo amoroso; a resistncia do jovem a ser seminarista; a separao; a preocupao com as aparncias etc. - envolve temas atemporais: a dvida da traio, e o sentimento de impotncia perante a dvida, o amor contrapondo-se ao dio; o pensar na morte e no valor da vida; a solido; a velhice, a necessidade de reparao etc. - aborda caractersticas psicolgicas do ser humano j que Bentinho foi criado sem o pai, fato que, em parte, define o comportamento do protagonista demonstrado na relao materna e matrimonial, bem como, na amizade com Escobar. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, a relao afetiva com os pais de grande importncia para o comportamento do adulto, podendo ocasionar patologias futuras, como a neurose, muitas vezes reconhecida como o complexo de dipo.

Os crticos O crtico Jos Guilherme Merquior define o estilo narrativo de Dom Casmurro como uma obra de captulos curtos (mini-captulos), cujos ttulos expressam o sarcasmo do autor, acomapnhando o estilo apresentado nos dois romances precedentes. Jos Guilherme diz que Machado de Assis no apresenta as personagens, mas sim, denncias. Para Guilherme, a arte de Machado sugestionada ao mximo, carregada de humor expresso nas citaes literrias, aluses mitolgicas, linguagem figurada e expresses sentenciosas. J Barreto Filho diz que Machado de Assis vai busca do trgico e sua viso em si se detm nas aparncias das coisas. Sua arte tem a expresso sentimento + razo que o ideal de Machado. Dom Casmurro uma contribuio brasileirssima ao motivo bsico da arte impressionista: a expresso elegaca do tempo. Antnio Cndido ressalta que os crticos que estudaram Machado nunca deixaram de inventariar sobre as causas do seu tormento social e pessoal, por isso, analisando o aspecto da vida intelectual, percebese que Machado sempre foi apoiado e aos cinqenta anos j era considerado o maior escritor do pas.

Os Sertes - Euclides da Cunha


Este livro dividido em trs partes: A Terra, O Homem e A Luta. A Terra uma descrio detalhada feita pelo cientista Euclides da Cunha, mostrando todas as caractersticas do lugar, o clima, as secas, a terra, enfim. O Homem uma descrio feita pelo socilogo e antroplogo Euclides da Cunha, que mostra o habitante do lugar, sua relao com o meio, sua gnese etnolgica, seu comportamento, crena e costume; mas depois se fixa na figura de Antnio Conselheiro, o lder de Canudos. Apresenta se carter, seu passado e relatos de como era a vida e os costumes de Canudos, como relatados por visitantes e habitantes capturados.

Estas duas partes so essencialmente descritivas, pois na verdade "armam o palco" e "introduzem os personagens" para a verdadeira histria, a Guerra de Canudos, relatada na terceira parte, A Luta. A Luta uma descrio feita pelo jornalista e ser humano Euclides da Cunha, relatando as quatro expedies a Canudos, criando o retrato real s possvel pela testemunha ocular da fome, da peste, da misria, da violncia e da insanidade da guerra.

Retratando minuciosamente movimento de tropas, o autor constantemente se prende individualidade das aes e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo de um massacre que comeou por um motivo tolo - Antnio Conselheiro reclamando um estoque de madeira no entregue - escalou para um conflito onde havia parania nacional pois suspeitava-se que os "monarquistas" de Canudos, liderados pelo "famigerado e brbaro Bom Jesus Conselheiro" tinham apoio externo. No final, foi apenas um massacre violento onde estavam todos errados e o lado mais fraco resistiu at o fim com seus derradeiros defensores - um velho, dois adultos e uma criana.

Parte 1 - A Terra
A Terra (58 pginas)
O autor comea descrevendo, geograficamente, o grande macio central brasileiro para chegar regio do Vaza-Barris, ao norte da Bahia, onde se passou a Campanha de Canudos. Demarca-a, e descreve sua flora, sua formao geolgica e a influncia do clima. Procura interpretar sua evoluo geolgica. Estuda-lhe a hidrografia e a conformao orogrfica. Volta a considerar o clima da regio expondo uma teoria sobre as secas. Descreve geograficamente as caatingas com toda sua flora especfica e a influncia que elas sofrem dos climas. Ento chega ao agente geolgico notvel o homem que, reagindo brutalmente contra a terra madrasta, vem, historicamente desnudando-o, fazendo desertos. Considera as maneiras de combater os desertos com audes, etc. S assim combateria o martrio que ali sofre o homem e que

conseqncia do martrio secular da Terra. Com a descrio do serto de Canudos sumaria toda a fisiografia do Nordeste.

O Homem (149 pginas)


Inicia, expondo o autoctonismo do homo americanus. Depois considera a influncia da variabilidade mesolgica nos trs elementos essenciais de nossa formao tnica, dando a gnesis das sub-raas, mestias, do Brasil. Da a heterogeneidade racial brasileira e a impossibilidade de futura unidade de raa entre ns, devido a particularidades especficas de cada elemento formador, to dspar. Para confirmar sua teoria cita exemplos em nossa Histria. Mostra o jaguno em sua gnesis, esparramando-se do Maranho a Bahia, passando pela gnesis do mulato. Expe a funo histrica do Rio So Francisco na dinmica social dos jagunos, descendentes de paulistas, e no aparecimento dos vaqueiros que se insularam nas regies do interior. Nesse ponto surge Canudos, aglomerado de alimentos de uma subcategoria tnica j constituda: o sertanejo do norte. Mas a mistura de vrias raas d o tipo desequilibrado, possuidor da moralidade rudimentar das raas inferiores. Insulados, ficaram porm livres de uma adaptao, penosssima, a um estgio social superior. Faz anlises desses nossos patrocnios: o sertanejo, o gacho, estabelecendo comparaes entre eles. Fala sobre o jaguno, as vaquejadas, a arribada. Descreve as tradies dos vaqueiros, o estouro da boiada, o folclore, a influncia das secas, a religiosidade mestia. Conclui que as agitaes sertanejas so baseadas no fanatismo. Canudos, por exemplo, uma agitao nordestina, baseada no fanatismo. Monte Santo j era um lugar lendrio. Daquela complexidade tnica e sob aquelas influncias ecolgicas e sociolgicas era inevitvel o aparecimento de um Antnio Conselheiro. Fizeram-no santo devido ao seu misticismo estranho, quase um feiticeiro. Ele no deslizou para a loucura, porque o ambiente o amparou, respeitando-o. Antnio Conselheiro descendia de cearenses do norte, de gente arrelienta que h 50 anos sustentava uma rixa de famlia. Infeliz no casamento-abandonado pela esposa raptada por um policial, e por isso fulminado de vergonha - embrenhase nos recessos dos sertes, surgindo incgnito, missionrio sombrio,

no nordeste baiano. Era produto condensado do obscurantismo de trs raas, criando em torno de si lendas que se espalhavam por toda aquela imensa regio. A Igreja tentou intervir, inutilmente. Canudos, que era um lugarejo obscuro antes da vinda do Conselheiro, revivesse com sua chegada, em 1893, crescendo rapidamente, a pau a pique, chegando a possuir 5000 casas, com 15000 a 20000 habitantes. Todo sertanejo que ali chegasse tornava-se logo um fantico. E, como muitos deles eram bandidos, saqueavam lugarejos, conquistavam cidades vizinhas, depredando-as. Eram subchefes do Conselheiro; Jos Venncio, com 18 mortes; Paje e seu ajudante de ordens Lalau; Chiquinho e Joo da Mota, Pedro, cafuz brutal; Estevo, disforme, tatuado faca e bala; Joaquim Tranca-ps; MajorSariema; o tragicmico Raimundo Boca-Torta, do Itapicuru; o gil Chico Ema; Norberto; o velho Macambira e seu filho Joaquim; Villa-Nova; a figura ridcula, de mulato espigado, de Antnio Beato, meio sacristo e meio soldado; e o chefe de todos Joo Abbade. Pregavam contra a Repblica, sem convico, mais como variante forada ao delrio religioso. Um capuchinho l estivera para converte-los todos. Nada conseguira. Voltando, amaldioa a vida.

A Luta Preliminares (30 pginas)


Uma desavena antiga com o Juiz de Direito de Joazeiro e no entrega de madeira adquirida nessa cidade para o remate da igreja nova de Canudos, em outubro de 1896, determinaram uma ameaa de assalto quela cidade por parte do Conselheiro. Ameaados, o Juiz pediu ao Governador do Estado da Bahia auxlio. Foi, ento, enviada uma fora de cem praas, da guarnio estadual, para bater os fanticos de Canudos. Essa 1 Expedio de Canudos foi comandada pelo tenente Manoel da Silva Pires Ferreira, que aps longa caminhada bivacou, exausta, em Uau. Atacada de surpresa pelos soldados de Antnio Conselheiro, abandona a luta. O revez de Uau requeria reao segura. E.C. A 2 Expedio, comandada pelo major Febrnio de Brito, da fora estadual, veio melhor aparelhada, formada de 543 praas e 3 mdicos. Seria a 1 Expedio regular contra Canudos. Os fanticos eram comandados por Joo Grande, Joo Abbade, Pahej, Macambira, pai e filho, Jos Venncio e outros.

Travessia do Cambio (36 pginas)


A 2 Expedio fez base em Monte Santo e muito sofreu no ataque planejado, na Travessia do Cambaio, no conseguindo chegar at o arraial de Canudos. Retirou-se em condies penosas.

Expedio Moreira Cesar (3 expedio) (65 pginas)


A 3 Expedio, comandada pelo Coronel Antonio Moreira Csar, mais numerosa e melhor equipada que as duas primeiras, fez base, tambm, em Monte Santo. Eram 1.300 combatentes, fartamente municiados, com cerca de 350.000 cartuchos e 70 tiros de artilharia. No passava idia de algum um revez. O 1 encontro foi no ribeiro de Pitombas. Joo Abbade, o corta-cabeas , estava no comando da defesa dos jagunos. Seguiram e fizeram base no alto da favela, defronte Canudos, e da avanaram sem assegurar a retaguarda ou garantir os pontos perigosos da travessia. Na investida contra a Tria de taipas dos sertanejos tiveram de recuar. Nessa retirada perderam o comandante Moreira Csar e pouco mais tarde seu substituto Coronel Tamarindo que os jagunos ergueram, empalado, no galho seco de um angico.

Quarta Expedio (45 pginas)


Alarmada com os resultados da luta toda envia batalhes para combaterem os jagunos. Do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Cear, Rio de Janeiro, Bahia, etc. seguiram soldados regulares para enfrentar inimigo odioso. Eram 5.000 homens, em 6 Brigadas. As 1, 2 e 3 Brigadas eram comandadas pelo General Joo da Silva Barbosa e as 4, 5 e 6 comandadas pelo General Cludio do Amaral Savaget. O general Artur Oscar era o comandante em chefe. As duas colunas partiram de pontos diversos e deviam se encontrar em Canudos. Estavam com abundncia de material de guerra. A 1 expedio foi na frente e tomou o caminho das expedies anteriores. Repetiu-lhes erros. Acampada defronte Canudos sitiou o arraial e, em conjunto com a brigada do General Savaget, investiu-o sem sucesso.

Coluna Savaget (42 pginas)


A coluna do General Savaget parira de Aracaj. Possua 2.350 homens. De Geremoabo a Canudos fazia marcha esclarecida e firme. A margem do Vasa-Barris deu-se o 1 combate de Cocorob, que termina com ataque dos lanceiros em formidvel carga de baionetas e fuga dos jagunos. No dia seguinte a peleja continua, em combate renhidssimo (Combate de Macambira) com a morte do Tenente Coronel Sucupira. Unidas as duas colunas a guerrilha continuou, crnica, em refregas furiosas e rpidas, longas reticncias de calma, pontilhadas de balas. Os jagunos atacaram a matadeira: 11 fanticos invadiram o centro do acampamento militar para destruir o canho Withworth 32 que eles apelidaram a matadeira. Estavam comandados por Macambira. 10 foram mortos a baioneta tendo um escapado miraculosamente, varando as fileiras agitadas. As tropas aguardavam uma briga salvadora.

O Assalto (67 pginas)


As duas colunas, reunidas defronte Canudos, resolveram atacar. Delineo-se o ataque. Eram 3.349 homens, divididos em 5 brigadas. Seguiram alta madrugada. Tomaram posio de combate perigosssima e impraticvel. Quando a luta comeou levaram desvantagem. Caram em desordem. Despencavam pelos cerros abaixo. E os jagunos, invisveis das tocaias e dos esconderijos, fulminavam as brigadas. Sitiado o arraial a investida fora sem sucesso. Desorganizados os batalhes cada um lutava pela sua vida. Nessas condies eram por igual impossvel o avanamento e o recuo. Tiveram quase 1.000 baixas, entre mortos e feridos. O General Artur Oscar avaliou o estado das coisas e pediu um corpo auxiliar de 5.000 homens. Seguiu, ento a Brigada Girard, dirigida pelo General Girard. Eram 1.042 praas, 68 oficiais e 850.000 cartuchos Mauser. Essa brigada no consegui repelir o inimigo! e a retaguarda tinho sido alvejada. Quando as primeiras levas de feridos e mortos chagaram cidade do Salvador a Nao surpreendida, abalou-se! No era possvel!

Nova Fase da Luta (37 pginas)

Novos reforos foram ento enviados. Mais 2 brigadas, com o total de 3.000 homens, uma entregue ao comando do Coronel Sampaio e outra ao General Carlos Eugnio de Andrade Guimares. E o prprio Ministro da Guerra, Marechal Carlos Machado Bittencourt foi para o teatro de operaes. Conhecedor frio da arte de combater e descobrindo os motivos das derrotas anteriores, conseguiu a vitria da 4 Expedio e aniquilamento de Canudos. S fez usar o bom senso aplicado tcnica militar, transmudando aquele conflito enorme, prdigo de inteis bravuras, numa campanha regular. Alguns chefes jagunos j haviam desaparecido: Pajeh, Joo Abbade, Macambira, Jos Venncio. Restavm Pedro, Norberto e outros. A 22 de agosto de 1897 falecia Antnio Conselheiro. Os jagunos j no resistiam; recuavam. Canudos estava bloqueado. A insurreio estava morta.

(Fazendo parte do reforo estava um batalho policial de So Paulo, ao qual Euclides da Cunha se agregou como observador para o campo da luta).

ltimos Dias (55 pginas)


Fato imprevisto: o inimigo, agnico, reage inesperadamente e vigorosamente. Mas logo depois decai a reao, atingindo o desenlace. Os soldados da Repblica impunham s vtimas cenas cruis: Agarravam-nas pelos cabelos, dobrando-lhes a cabea, esgargalhando-lhes o pescoo e francamente exposta a garganta, degolavam-nas ou enleado o pescoo da vtima num cabresto, estrangulavam ou esfaqueavam. Rivalizavam-se aos jagunos em barbaridades. A 28 de setembro Canudos no respondeu s duas salvas de vinte tiros. Era o fim. Foi dinamitada com 90 bombas nesse dia, terminando em incndio. Entregou-se o Beatinho e entregaram-se as mulheres e crianas. Fez-se pequena trgua depois da qual recomeou o tiroteio. Canudos no se rendeu, resistiu at o esgotamento completo.

Noite na Tavena - Alvares de Azevedo

Noite na Taverna uma narrativa formada por sete contos/captulos. Esto presentes caractersticas do ultra-Romantismo, do qual lvares de Azevedo o maior representante no Brasil, como as tramas rocambolescas, a morbidez das histrias e os sentimentos exacerbados.

No primeiro conto, conhecemos o ambiente bomio da taverna, onde os cinco personagens se encontram. Os cinco contos seguintes so de histrias contadas por cada um deles, cada uma com o nome do personagem-narrador. Em cada uma delas, um tabu tratado: necrofilia (Solfieri), antropofagia (Bertram), traio (Gennaro), monogamia (Claudius) e incesto (Johann).

No ltimo captulo, todos esto adormecidos. Entra uma mulher, que tenta beijar Arnold; como ele no acorda, ela volta-se para Johann e o mata com um punhal. Arnold, ento, acorda e reconhece a mulher: trata da irm de Johann, que no conto anterior havia relatado ter feito amor com ela. Descobrimos, ento, que Arnold , na verdade, Artur ex-amante dela, que Johann pensou ter matado em um duelo, tambm relatado no conto anterior

Arnold relembra do tempo que passou no hospital at se recuperar e da vida de desespero e devassido a que se entregou por no conseguir mais encontrar a amante, que se transformou na prostituta Georgia. Ele pede a ela que fique com ele, mas ela diz que tarde, pois est beira da morte. Mostra ento a Arnold o corpo de Johann, explicando que o matou por t-la desonrado. Ele cobre o rosto, horrorizado, enquanto ela cai morta. Ele pega o punhal dela e se mata, enfiando-o no peito e caindo sobre o corpo da ex-amante.

Anda mungkin juga menyukai