Anda di halaman 1dari 5

Colesterol Por: Ndia Cristina da Silva Pedro Introduo

O colesterol uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo. responsvel pela estrutura das clulas que compem o corpo, pela reproduo e pelo crescimento. A alimentao gordurosa um dos principais fatores da elevao dos nveis de colesterol ruim. Entre os piores inimigos do bem-estar, est o colesterol alto, que pode levar a doenas cardiovasculares, infarto e at derrame cerebral. Estudos da Organizao Mundial de Sade (OMS) apontam que 40% dos brasileiros tm elevados ndices de colesterol. Mas no s isso. O mesmo estudo revela que o Brasil o nono pas com o maior nmero absoluto de mortes causadas por doenas cardacas, ficando atrs apenas de pases como ndia, China e Paquisto. Ento, o que fazer para prevenir os estragos causados pelo colesterol? Ser que somente mudanas na alimentao podem resolver este problema? O colesterol desempenha alguma funo no organismo? totalmente ruim?

Colesterol - Definio

O colesterol um esterol (uma combinao de esteride e lcool), um lipdio encontrado nas membranas celulares de todos os tecidos do corpo humano, que transportado no plasma sanguneo de todos os animais.

O nome se origina do grego chole- (bile) e stereos (slido), e o sufixo qumico -ol para um lcool, j que os pesquisadores identificaram o colesterol pela primeira vez na sua forma slida em pedras de vescula biliar em 1784.

Sua maior parte fabricada em quantidade suficiente pelo prprio organismo, para realizar funes como produo de vitamina D, sais de bile e muitos hormnios. Mas, h outra parte que adquirida no consumo excessivo de alimentos de origem animal, ricos em gordura saturada.

O excesso de colesterol no organismo acarreta o entupimento das paredes das artrias, trazendo graves complicaes no indivduo, como infarto, ataque cardaco e derrame (AVC - Acidente Vascular Cerebral).

O colesterol insolvel em gua e, conseqentemente, insolvel no sangue. Para ser transportado atravs da corrente sangunea ele se liga a diversos tipos de lipoprotenas, partculas esfricas que tem sua superfcie exterior composta principalmente por protenas hidrossolveis. Existem vrios tipos de lipoprotena, e elas so classificadas de acordo com sua densidade. As duas principais lipoprotenas usadas para diagnstico dos nveis de colesterol so as Lipoprotenas de Baixa Densidade (LDL) e as Lipoprotenas de Alta Densidade (HDL).

Lipoprotenas de Baixa Densidade (LDL)

Sua sigla LDL, vem do ingls Low Density Lipoproteins, traduzido Lipoprotenas de Baixa Densidade. formado quando um colesterol se liga a uma lipoprotena de baixa densidade para ser transportado pela corrente sangnea. So capazes de transportar o colesterol do fgado at as clulas de vrios outros tecidos. O colesterol ligado LDL o que se deposita nas paredes das artrias, quando em excesso. Por isso denominado mau colesterol.

Lipoprotenas de Alta Densidade (HDL)

formada a partir da ligao feita entre o colesterol e uma lipoprotena de alta densidade, para ser transportado pela corrente sanginea. Sua sigla HDL, vem do ingls High Density Lipoproteins, que significa Lipoprotenas de Alta Densidade. So responsveis pelo transporte do excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fgado, onde utilizado para a sntese dos sais biliares. O HDL pode ser considerado o "bom colesterol", pois ele retira o LDL (lipoprotenas de baixa densidade) colesterol da parede das artrias e o transporta para ser metabolizado no fgado, "como se limpasse as artrias por dentro", desempenhando assim o papel de proteo contra a aterosclerose.

Colesterol alto

Colesterol alto uma das formas de hiperlipidemia, termo tcnico que designa o aumento no sangue de um ou mais lipdeos, como, entre outros, o colesterol.

As pessoas devem dosar o colesterol, no mnimo, a cada 5 anos ou a critrio mdico. Esse prazo pode ser reduzido para 2 anos, caso haja predisposio a problemas do corao.

O nvel de colesterol HDL (bom colesterol) ideal para homens acima de 40 g, e para mulheres, acima de 45 g. Pois, quanto maior seu nvel, menor ser a chance de obstruo das artrias.

J, o LDL (mau colesterol), tem seus nveis perigosos acima de 160g, limtrofes entre 130g e 159g. Os nveis indicados para pessoas de alto risco para doena do corao abaixo de 100g. O alto nvel de gorduras no sangue, em especial o colesterol, pode acarretar problemas de longo prazo como a aterosclerose, que pode levar a doenas cardacas e derrame cerebral (acidente vascular cerebral).

Aterosclerose

A aterosclerose causada pelo acmulo de lipdeos (gorduras) nas artrias, que podem ser fabricados pelo prprio organismo ou adquiridos atravs dos alimentos. Ela comea quando moncitos (um tipo de leuccito mononuclear) migram da corrente sangnea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas aterosclerticas ou ateromas.

As artrias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, medida que essas placas de gordura crescem, as artrias estreitam-se.

Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulao do sangue e, como conseqncia, a obstruo total e sbita do vaso, o que leva ao infarto do miocrdio.

Derrame cerebral

Tambm chamado de acidente vascular cerebral (AVC), acontece em decorrncia da ruptura ou da obstruo de alguma das artrias responsveis pela irrigao sangunea do crebro. Essa obstruo causada geralmente pelo alto colesterol. Quando uma dessas artrias obstruda, as clulas, entre elas os neurnios, morrem por no receber oxignio e nutrientes. H o risco, ainda, de a artria rompida formar um cogulo. Em muitos casos, o AVC deixa seqelas motoras ou de funes essenciais como a fala.

O perigo do sedentarismo

Alm da comida, outros fatores tambm podem complicar a situao do colesterol no sangue. O sedentarismo, por exemplo. Alm de estar intimamente ligado ao excesso de peso, que por si s j um fator de risco para doenas cardiovasculares, a falta de atividade fsica faz com que o organismo acumule muita gordura, prejudicando a sade. Adotando a prtica regular de exerccios, os nveis de colesterol bom (HDL) aumentam. O fumo, induz a uma reduo do HDL e, por conta disso, promove uma diminuio no fator de proteo ao corao.

Por fim, tem tambm o estresse, que aumenta a freqncia cardaca e a necessidade de oxignio no corao, potencializando os riscos de um infarto. , mas no pense que s adultos sofrem com as idas e vindas dos nveis de colesterol. A garotada tambm, principalmente por causa do estilo de vida sedentrio que vem levando atualmente.

Paradas em frente tev ou passando horas na frente do computador, as crianas esto mais propensas ao consumo de doces, chocolates, salgadinhos e outras guloseimas, em detrimento de outras opes mais saudveis. Resultado: vrios quilos a mais e colesterol nas alturas.

Apesar de haver complicaes do colesterol basicamente por causa do conjunto formado por alimentao inadequada, sedentarismo, fumo e estresse, tem gente que possui colesterol alto por causas genticas. As pessoas com esse distrbio geralmente apresentam comprometimento no

metabolismo e na eliminao de gorduras do organismo. Isso faz com que haja concentraes extremamente elevadas de triglicerdeos, acumulando gordura nas artrias, levando a complicaes.

Anda mungkin juga menyukai