Anda di halaman 1dari 3

O que so sociedades cooperativas?

As sociedades cooperativas esto reguladas pela Lei n o 5.764, de 1971 que definiu a Poltica Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurdico das cooperativas.

So sociedades de pessoas de natureza civil, com forma jurdica prpria, no sujeitas falncia, constitudas para prestar servios aos associados e que se distinguem das demais sociedades pelas seguintes caractersticas (Lei n o 5.764, de 1971, art. 4 o ): a. adeso voluntria, com nmero ilimitado de associados, salvo impossibilidade tcnica de prestao de servios; b. variabilidade do capital social, representado por cotas-partes; c. limitao do nmero de cotas-partes para cada associado, facultado, porm, o estabelecimento de critrios de proporcionalidade; d. inacessibilidade das quotas partes do capital terceiros, estranhos sociedade; e. retorno das sobras liquidas do exerccio, proporcionalmente s operaes realizadas pelo associado, salvo deliberao em contrrio da assemblia geral; f. quorum para o funcionamento e deliberao da assemblia geral baseado no nmero de associados e no no capital; g. indivisibilidade do fundos de reserva e de assistncia tcnica educacional e social; h. neutralidade poltica e indiscriminao religiosa, racial e social; i. prestao de assistncia aos associados, e, quando previsto nos estatutos, ao empregados da cooperativa; j. rea de admisso de associados limitada s possibilidades de reunio, controle, operaes e prestao de servios.

NOTAS:

A sociedade cooperativa dever tambm (Princpios Cooperativos):

a. ser constituda pelo nmero mnimo de associados, conforme previsto no art. 6 o da Lei n o 5.764, de 1971 (v. pergunta 635), ressaltando-se que as cooperativas singulares no podem ser constitudas exclusivamente por pessoas jurdicas, nem, tampouco, por pessoa jurdica com fins lucrativos ou com objeto diverso das atividades econmicas da pessoa fsica; b. no distribuir qualquer espcie de benefcio s quotas-partes do capital ou estabelecer outras vantagens ou privilgios, financeiros ou no, em favor de quaisquer associados ou terceiros, excetuados os juros at o mximo de doze por cento ao ano atribudos ao capital integralizado (Lei n o 5.764, de 1971, art. 24, 3
o

, e RIR/1999, art. 182, 1 o );

c. permitir o livre ingresso a todos os que desejarem utilizar os servios prestados pela sociedade, exceto aos comerciantes e empresrios que operam no mesmo campo econmico da sociedade, cujo ingresso vedado (Lei n o 5.764, de 1971, art. 29 e ); d. permitir a cada associado, nas assemblias gerais, o direito a um voto, qualquer que seja o nmero de suas quotas-partes (Lei n o 5.764, de 1971, art. 42).

635

Como se classificam as sociedades cooperativas?

Nos termos do art. 6 o da Lei n o 5.764, de 1971, as sociedades cooperativas so consideradas: 1. singulares, as constitudas pelo nmero mnimo de 20 (vinte) pessoas fsicas, sendo excepcionalmente permitida a admisso de pessoas jurdicas que tenham por objeto as mesmas ou correlatas atividades econmicas das pessoas fsicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos; 2. cooperativas centrais ou federaes de cooperativas, as constitudas de, no mnimo, 3 (trs) singulares, podendo, excepcionalmente, admitir associados individuais; 3. confederaes de cooperativas, as constitudas, pelo menos, de 3 (trs) federaes de cooperativas ou cooperativas centrais, da mesma ou de diferentes modalidades.

NOTA:

As cooperativas singulares se caracterizam pela prestao direta de servios aos associados (Lei n 5.764, de 1971, art. 7 o );

636

Quais os objetivos sociais de uma sociedade cooperativa?

Estas sociedades podero, com o fim de viabilizar a atividade de seus associados, adotar qualquer objeto, respeitadas as limitaes legais no sentido de no exercerem atividades ilcitas ou proibidas em lei.

Os objetivos sociais mais utilizados em sociedades cooperativas so: cooperativas de produtores; cooperativas de consumo; cooperativas de crdito; cooperativas de trabalho; cooperativas habitacionais; cooperativas sociais.

637

Qualquer pessoa jurdica poder ingressar nas sociedades cooperativas?

No. Somente excepcionalmente permitida a admisso de pessoas jurdicas como associadas de cooperativas.

Para ingressar em uma cooperativa, a pessoa jurdica dever ter por objeto as mesmas

Anda mungkin juga menyukai