Anda di halaman 1dari 9

Biotecnologias e Avanos Tecnologicos

Maiores inventos tecnologicos do seculo XX e XXI, DNA recombinante, OGMs, Clonagem, Projeto Genoma, Celula tronco.

Matria: Professora: Alunas:

Turma:

Maro-2012

CELULA TRONCO
Definio de clula tronco?

As clulas-tronco, tambm conhecidas como clulas estaminais, so indiferenciadas (no possuem uma funo determinada) e se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano.

Tipos de clula tronco :


1 - Clulas-Tronco adultas: Esse nome um erro, porque so encontradas em tecidos maduros, no corpo de crianas e adultos. Podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. Porm, so mais utilizadas para fins medicinais as clulas de cordo umbilical, da placenta e medula ssea. As clulas-tronco de adultos so mais especializadas que as embrionrias e do origem a tipos especficos de clulas. So chamadas multipotentes. Pelo fato de serem retiradas da prprio paciente, oferecem baixo risco de rejeio nos tratamentos mdicos. Apresentam uma desvantagem em relao as Clulas-Tronco embrionrias: a capacidade de transformao bem menor. 2 - Clulas-Tronco embrionrias: So aquelas extradas do animal ainda na fase embrionria. Como caracterstica principal apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de clula. So chamadas pluripotentes. essa capacidade que permite que um embrio se transforme em um corpo totalmente formado. Cerca de cinco dias aps a fertilizao, o embrio humano se torna um blastocisto-uma esfera com aproximadamente 100 clulas. As encontradas em sua camada externa vo formar a placenta e outros rgos necessrios ao desenvolvimento fetal do tero. J as existentes em seu interior formam quase todos os tecidos do corpo. Estas so as clulas-tronco de embries usadas nas pesquisas.

Aplicao das clulas tronco


Uma das principais aplicaes produzir clulas e tecidos para terapias medicinais . Como o numero de pessoas que necessitam de transplante maior que o numero do que os rgos e tecidos doados. As clulas pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposio de tecidos e rgos para tratar um grande numero de doena mal de Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, mal de Parkinson, infarto, queimaduras, doena do corao, diabetes, osteoartrite e artrite reumatoide . Atravs do mtodo da clonagem teraputica, vrias leses e doenas degenerativas seriam resolvidas. Tecidos, msculos, nervos e at mesmo rgos podero, em breve, serem reconstitudos com a aplicao deste tipo de tratamento, combatendo diversas doenas crnicas

PROGETO GENOMA(PGH)
Definio
Tem por objetivo identificar todos os genes responsveis por nossas caractersticas normais e patolgicas. Genoma o cdigo gentico do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material gentico

podemos encontrar todas as informaes para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Este cdigo gentico est presente em cada uma das nossas clulas. O genoma humano apresenta-se por 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes. Todas as informaes so codificadas pelo DNA, o cido desoxirribonuclico. Este cido, que tem um formato de dupla hlice, (veja figura do DNA acima) formado por quatro bases que se juntam aos pares: adenina com timina e citosina com guanima.

Aplicao do projeto genoma humano


Atravs do mapeamento gentico do genoma humano ser possvel, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenas. Muitos remdios e vacinas podero ser desenvolvidos a partir das informaes obtidas pelas pesquisas genticas. Descobrindo a causa de vrias doenas, o ser humano poder adotar medidas de preveno. Atravs de pesquisas genticas e exames, j possvel detectar se um ser humano tem predisposio para sofrer de certas doenas ou se um embrio herdou doenas graves. Em breve, quando forem descobertas as funes de todos os genes humanos, outros benefcios viro.

CLONAGEM
O que clonagem
Clonagem um mecanismo comum de reproduo de espcies de plantas ou bactrias. Um clone pode ser definido como uma populao de molculas, clulas ou organismos que se originaram de uma nica clula e que so idnticas clula original. Nos humanos, os clones naturais so os gmeos idnticos que se originam da diviso de um ovulo fertilizado .Resumidamente a clonagem o processo de se produzir cpias idnticas de seres vivos atravs de um fragmento especfico do DNA.

Aplicao
A clonagem auxilia na preservao dos animais em extino , ajuda no desenvolvimento de animais imunes a algumas doenas contagiosas , h tambm a clonagem das clulas humanas para tratamento de doenas como por exemplo, pncreas para diabticos e de clulas de sangue para leucmicos.

Tipos de clonagem
Clonagem Natural: A clonagem natural ocorre espontaneamente na Natureza, sendo comum a diversas espcies. Ocorre em espcies que tm capacidade de se reproduzir assexuadamente, isto , sem a unio de gmetas, e as crias so geneticamente iguais ao progenitor, uma vez que possuem o mesmo patrimnio gentico. Existem vrios processos de reproduo assexuada, sendo os mais conhecidos a fragmentao, a partenognese, a bipartio, a gemulao, a esporulao e a multiplicao vegetativa. Fragmentao: o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos, como o caso das estrelas-do-mar e das algas. Partenognese: processo atravs do qual um vulo se desenvolve originando um novo organismo, sem que tenha havido fecundao prvia. Este processo comum na abelha, pulgo, formiga, alguns rpteis e anfbios. Bipartio: um indivduo divide-se em dois , desenvolvendo-se a partir de cada fragmento dois seres. Gemulao: num organismo formam-se uma ou mais dilataes, denominadas gomos ou gemas, que crescem e desenvolvem originando novos organismos. Esporulao: formao de clulas reprodutoras denominadas esporos que, ao germinarem, originam novos indivduos. Multiplicao vegetativa: nas plantas, as estruturas vegetativas, razes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciao, novos indivduos. o processo utilizado pelas cenouras (razes), batateira (tubrculo), fetos (rizoma), Bryophyllum (folha). Clonagem Induzida Artificialmente: uma forma de reproduo assexuada produzida em laboratrio, de forma artificial, baseada num nico patrimnio gentico. A partir de uma clula-me, ocorre a produo de uma ou mais clulas (idnticas entre si e original), os clones.Os clones, deste processo tero as mesmas caractersticas genticas do indivduo doador, tambm denominado original Clonagem Reprodutiva: A tcnica bsica usada por cintistas a Transferncia Nuclear da Clula

Somtica (TNCS). Como o nome da tcnica indica, a transferncia de uma clula somtica est envolvida no processo. Uma clula somtica introduzida, numa clula retirada de um animal (ou humano), logo aps a ovulao. Antes de introduzir a clula somtica, o cientista remove os cromossomas da clula recipiente.Aps a introduo da clula somtica, as clulas fundem. Ocasionalmente, a clula fundida comear a tornar-se num embrio normal colocado-se no tero de uma "me-de-aluguer" para um desenvolvimento mais propcio. Clonagem Embrionria: Consiste em remover uma ou mais clulas de um embrio e provocar seu desenvolvimento completo, formando um novo embrio com a mesma carga gentica daquele que lhe deu origem. Esta tcnica j muito conhecida e aplicada com sucesso em um grande nmero de espcies. Quando o ovo (ou zigoto) logo aps as primeiras divises celulares, tem uma ou mais de suas clulas separadas naturalmente produzem-se os conhecidos gmeos univitelinos (clones naturais). Clonagem Teraputica: A Clonagem Teraputica um procedimento cujos estgios iniciais so idnticos clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato do blastocisto no ser introduzido no tero: utilizado em laboratrio para a produo de clulas a fim de produzir tecidos ou rgo para transplante. Esta tcnica tem como objetivo produzir uma cpia saudvel do tecido ou do rgo de uma pessoa doente para posterior transplante. .

DNA RECOMBINANTE Definio


o resultado obtido a partir de pedaos de DNA de fontes diferentes ligados entre si. Para se conseguir DNA recombinante, preciso cortar as molculas de DNA que se quer recombinar e em seguida, juntar suas extremidades. Para isso, os pesquisadores contam com ferramentas extremamente teis chamadas enzimas de restrio. Essas enzimas so obtidas de bactrias que as produzem naturalmente para se defenderem da invaso de alguns vrus. Isso possvel devido a propriedade que essas enzimas apresentam, de picotar o DNA de dupla hlice do invasor em certos pontos especficos. Portanto, cada tipo de enzima de restrio corta uma regio especfica do DNA.

Aplicao
Estudo da estrutura dos genes Localizar um gene numa regio muito precisa de um cromossomo , permitindo tambm o isolamento de genes especficos e estudar a sua estrutura gentica.

Diagnostico clinico Graas a tecnologia do DNA recombinante possvel comparar a sequencia de nucleotdeos de um gene de um individuo normal com o de um individuo afetado por uma doena gentica , o que auxilia no diagnostico das doenas genticas fazendo com que seja possvel detectar uma doena gentica, mesmo sem o paciente apresentar nenhuma manifestao clinica Terapia gentica O DNA recombinante deu a possibilidade de se corrigir uma doena gentica , atravs da introduo de um gene num organismo ou atravs da substituio dum gene mutante por um gene normal Melhoramento animal e vegetal a possibilidade de um melhoramento gentico nas plantas e animais , fazendo com que seja possvel a existncia de plantas resistente pragas , adaptadas a diferentes condies de nutrientes e de solo produzindo frutos com maior valor nutricional. Ou animais que produzam mais leite, carne que tenha menos colesterol, para melhor atender os agricultores e consumidores.

Organismos Geneticamente Modificados


Definio
Organismos geneticamente modificados so biolgica cujo material gentico (ADN/ARN) foi tcnica de engenharia gentica, de uma naturalmente. A tecnologia permite que genes transferidos de um organismo para outro, relacionadas. definidos como toda entidade alterado por meio de qualquer maneira que no ocorreria individuais selecionados sejam inclusive entre espcies no

Aplicao
Os organismos geneticamente modificados so utilizados na produo de plantas que produzem o seu prprio pesticida ou que so resistentes a aplicao de herbicidas, so usados na resistncia a doenas causadas por vrus, fungos ou bactrias que so responsveis por transmitir doenas as plantas, atravs da introduo dos genes que do resistncia a organismos patognicos. Os OGMs so utilizados na tolerncia a geada, graas a descoberta num peixe um gene que impede a formao de gelo , que inserido no ADN do tomate e do tabaco produzem protenas, que aderidas na superfcie do caule e das folhas impede a formao de cristais. E na fito remediao : a poluio do solo e dos lenis freticos possvel ser amenizada com a criao de plantas geneticamente modificadas que tem a capacidade de absolver metais pesados e outros contaminantes.

Tipos de Organismos Geneticamente Modificados


Batata- A Embrapa Recursos Genticos desenvolveu variedades transgnicas de batata resistentes aos vrus "Y" e PLRV. O primeiro causa o enrugamento das folhas e mosaico. J o segundo, provoca o enrolamento das folhas. Ambos tm como sintomas a reduo do porte da planta e do tamanho das folhas e, quando esto juntos, so capazes de causar 100% de perdas na produo. Tomate-A Embrapa Recursos Genticos e Biotecnologia est iniciando pesquisas de transformao gentica para tornar o tomate resistente ao grupo dos geminivrus. O gene j foi isolado e a pesquisa encontra-se na fase de construo de vetores. Soja- Alm das variedades de soja transgnica para resistncia a herbicidas, pesquisadores vem tentando desenvolver sojas com hormnio do crescimento que, por ser muito caro, pouco acessvel populao, alem disso esto tentando colocar gene de um anticorpo, que pode ser eficaz na preveno de vrios tipos de cncer. Algodo- A Embrapa Recursos Genticos e Biotecnologia, est desenvolvendo plantas transgnicas de algodo para resistncia a herbicidas, insetos, doenas fngicas e bacterianas. As unidades j dominam a tcnica de transformao de plantas de algodo e tm genes isolados para resistncia ao bicudo do algodoeiro e a lagartas que atacam essa cultura, mas ainda no existem plantas prontas.

INVENTOS TECNOLOGICOS DO SECULO XX E XXI


Sculo XX Dentre os primeiros inclui a popularizao do automvel, o avio, o cinema, o radio , a televiso, o telefone, o computador, o transistor, a maquina de lavar e o ar condicionado. Entre os inventos tecnolgicos alm das armas e dos reatores nucleares, podemos incluir tambm o laser, a tv de plasma , tv digital, os vos espaciais com a chegada do homem a lua, e o envio de satlites , a descoberta de antibiticos e dos contraceptivos orais, grande progresso nas novas tcnicas de tratamento de varias doenas ate ento irreversveis como por exemplo a doena de Parkinson. Seculo XXI At agora , os maiores progressos tecnolgicos tem sido a internet, o telefone celular, a banda larga substituindo gradativamente a conexo discada, o DVD e o pen drive substituindo as fitas VHS. Um dos grandes avanos do sculo XXI foi a concluso do projeto genoma , e na astronomia a descoberta do planeta ano ris . Outros avanos de grande destaque no sculo, foi a inveno do GPS, do cdigo de barra, do Playstation , do micro-ondas, cartes eletrnicos e os aparelhos eletrnicos capazes de armazenar e reproduzir arquivos de udio.

Referencia:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/celulas-tronco.htm http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html http://www.todabiologia.com/genetica/celula_tronco.htm http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/genetica/ http://www.todabiologia.com/genetica/clonagem.htm http://genetica-chaves.webnode.com/tipos-de-clonagem/ http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/clonagem_humana http://ciencia.hsw.uol.com.br/transgenicos1.htm http://www.webartigos.com/artigos/principais-avancos-tecnologicos-dosseculos-xx-e-xxi/5761/ http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/dna/parte 5.htmCELULA TRONCO

Anda mungkin juga menyukai