Anda di halaman 1dari 10

MTODOS DE ENSINO Conceito de mtodo - Caminho para se alcanar um objetivo.

Mtodos de ensino: So as aes do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relao a um contedo especfico, tendo como resultado a assimilao dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos. Em funo dos mtodos de ensino estar obrigatoriamente vinculados aos objetivos gerais e especficos, as decises de selecion-los para utilizao didtica, depende de uma metodologia mais ampla do processo educativo. A seguir os princpios e diretrizes, mtodos e procedimentos organizativos:

Relao

objetivo/contedo/mtodo:

Tem

como

caracterstica

interdependncia. Podemos dizer que o contedo determina o mtodo, pois a base informativa concreta para atingir os objetivos. Para escolher os mtodos mais adequados, o professor deve seguir alguns critrios como: objetivos educacionais, experincia didtica do professor, tipos de alunos, tempo disponvel.

- Os princpios bsicos do ensino: Apesar de estudos desenvolvidos por educadores sobre esses assuntos ainda serem insuficientes, as exigncias prticas requerem certos indicativos para orientao dos professores em relao aos objetivos do ensino.

- Ter carter cientfico e sistemtico: O professor deve buscar a explicao cientfica do contedo; orientar o estudo independente, utilizando mtodos cientficos; certificar-se da consolidao da matria anterior antes de introduzir as matrias novas; organizar a seqncia entre conceitos e habilidades; ter unidade entre objetivos/contedos/mtodos; organizar a aula integrando seu contedo com as demais matrias; favorecer a formao, atitudes, convices e buscar a explicao cientfica de cada contedo, orientando o aluno para o estudo independente que utilize os mtodos cientficos da matria.

- Ser compreensvel e possvel de ser assimilado: A combinao desse princpio com o carter cientfico e sistemtico possibilita as condies prvias para assimilao de novos contedos pelos alunos. O professor deve dosar o grau de dificuldade, a fim de superar a contradio entre as condies prvias e os objetivos, e periodicamente fazer um diagnstico do nvel de conhecimento e desenvolvimento dos alunos, analisando sistematicamente a correspondncia entre o volume de conhecimento e as condies do grupo de alunos, obtendo aprimoramento e, principalmente, atualizao dos contedos da matria que leciona, tornando-a, dessa forma, compreensveis e assimilveis pelos alunos.

- Assegurar a relao conhecimento/prtica: A principal caracterstica dessa relao o estabelecimento de vnculos entre os contedos que so ministrados pelos professores com a real aplicabilidade prtica do

conhecimento adquirido pelo aluno, ou seja, mostrar aos alunos que os conhecimentos so resultados de experincias de geraes anteriores que visavam atender a uma necessidade prtica.

- Assentar-se na unidade ensino/aprendizagem: Os mtodos de ensino utilizados pelo professor devem ser claros e estimular os alunos atividade mental. Na prtica: esclarecer os alunos sobre os objetivos das aulas, a importncia dos conhecimentos para a seqncia do estudo; provocar a explicitao da contradio entre idias e experincias; oferecer condies didticas para o aluno aprender independentemente; estimular o aluno a defender seus pontos de vista e conviver com o diferente; propor tarefas que exercitem o pensamento e solues criativas; criar situaes didticas que ofeream aplicar contedos em situaes novas; aplicar os mtodos de solues de problemas. O mtodo de ensino deve fazer com que o aluno utilize suas habilidades para construir o conhecimento e no simplesmente "Aprender fazendo". O professor deve esclarecer sobre os objetivos da aula e sobre a importncia dos novos conhecimentos na seqncia dos estudos, ou para atender a necessidades futuras.

- Garantir a solidez dos conhecimentos: A principal exigncia para o professor atender a esse princpio a utilizao com freqncia da recapitulao da matria, da aplicao de exerccios de fixao - para alunos que apresentem dificuldades - sistematizao dos conceitos bsicos da matria e aplicao

de tarefas individualizadas.

- Levar vinculao trabalho coletivo - particularidades individuais: O professor, sem deixar de atentar para as caractersticas individuais de seus alunos, deve empenhar-se e organizar-se para atender o interesse coletivo. Devem-se adotar as seguintes medidas para isto acontecer: explicar com clareza os objetivos; desenvolver um ritmo de trabalho que seja possvel a turma acompanhar; prevenir a influncia de particularidades desfavorveis ao trabalho do professor; respeitar e saber diferenciar cada aluno e seus ritmos especficos de aprendizagem.

CLASSIFICAO DOS MTODOS DE ENSINO

1. Mtodo de exposio pelo professor

Nesse mtodo, a atividade dos alunos receptiva, embora, no necessariamente passiva, cabendo ao professor a apresentao dos conhecimentos e habilidades, que podem ser expostos das seguintes formas: Exposio verbal - Como no h relao direta do aluno com o material de estudo, o professor explica o assunto de modo sistematizado, estimulando nos alunos motivao para o assunto em questo. Demonstrao O professor utiliza instrumentos que possam representar fenmenos e processos, que podem ser, por exemplo: visitas tcnicas, projeo de slides.

Ilustrao - So utilizadas pelo professor, tal como na demonstrao, a apresentao de grficos, seqncias histricas, mapas, gravuras, de forma que os alunos desenvolvam sua capacidade de concentrao e de observao. Exemplificao - nesse processo, o professor faz uma leitura em voz alta, quando escreve ou fala uma palavra, para que o aluno observe e depois repita. A finalidade ensinar ao aluno o modo correto de realizar uma tarefa.

Entretanto, sendo a aula expositiva um mtodo muito difundido nas escolas torna-se necessrio alertar sobre prticas didaticamente incorretas, tais como:

- conduzir os alunos a uma aprendizagem mecnica, fazendo-os apenas memorizar e decorar fatos, regras, definies, sem ter garantido uma slida compreenso do assunto; - usar linguagem e termos inadequados, distantes da linguagem usual das crianas e dos seus interesses; - usar palavras que no tm correspondncia com o vocabulrio das crianas; - apresentar noes, fatos, assuntos sem ligao com a matria anterior, isto so, sem um plano sistemtico de unidades de ensino com objetivos, contedos seqenciais, atividades coerentes com os contedos e obedecendo a certa ordem; - expor a matria sem antes despertar a ateno e a concentrao dos alunos; - expor a matria sem a preocupao de atingir cada aluno individualmente, mesmo se dirigindo classe como um todo; - exigir silncio com ameaas e intimidaes, transformando a aula num desprazer para o aluno, usar mtodos de avaliao que apenas exijam respostas decoradas ou repetidas exatamente na forma transmitida pelo professor ou pelo livro didtico.

2.

Mtodo de trabalho independente

Esse mtodo consiste na aplicao de tarefas para serem resolvidas de forma independente pelos alunos, porm dirigidas e orientadas pelo professor. A maior importncia do trabalho independente a atividade mental dos alunos, para que isso ocorra de forma adequada necessrio que: as tarefas sejam claras, compreensveis e altura dos conhecimentos e da capacidade de raciocnio dos alunos, tendo o professor que assegurar condies para que o trabalho seja realizado e acompanhar de perto a sua realizao.

3. Mtodo de elaborao conjunta

A forma mais tpica desse mtodo a conversao didtica. Deve ser observada a classificao dos mtodos de ensino em funo das caractersticas de cada matria. Os mtodos de ensino devem ser classificados de acordo com um critrio bsico, segundo os seus aspectos externos (os contedos de ensino): aproximar gradativamente da organizao lgica dos conhecimentos e dominar mtodos de elaborao de idias independentes. A forma mais usual de aplicao da conversao didtica a pergunta, tanto do professor quanto dos alunos. Para que o mtodo tenha validade e aplicabilidade necessrio que a preparao da pergunta seja feita com bastante cuidado, para que seja compreendida pelo aluno. Por isso, esse mtodo reconhecido como um excelente procedimento para promover a assimilao ativa dos contedos, suscitando a atividade mental, atravs da obteno de respostas pensadas sobre a causa de determinados fenmenos, avaliao crtica de uma situao, busca de novos caminhos para solues de problemas.

4.

Mtodo de trabalho em grupo

Esse mtodo consiste, basicamente, em distribuir temas de estudo iguais ou diferentes a grupos fixos ou variveis, compostos de trs a cinco alunos, e que para serem bem sucedidos fundamental que haja uma ligao orgnica entre a fase de preparao, a organizao dos contedos

(planejamento) e a comunicao dos seus resultados para a turma. Entre as vrias formas de organizao de grupos, destacamos as seguintes: Debate - consiste em indicar alguns alunos para discutir um tema polmico perante a turma. Philips 66 - para se conhecer de forma rpida o nvel de conhecimento de uma classe sobre um determinado tema, o professor organiza seis grupos de seis alunos que discutiro a questo em poucos minutos (seis minutos) para apresentarem suas concluses. Pode ser organizado tambm em cinco grupos de cinco alunos, ou ainda em dupla de alunos. Tempestade Mental - esse mtodo utilizado de forma a ser dado um tema, os alunos dizem o que lhes vem cabea, sem preocupao com censura. As idias so anotadas no quadro-negro e finalmente s selecionado o que for relevante para o prosseguimento da aula. Grupo de Verbalizao Grupo de Observao (GVGO) - nesse mtodo, parte da classe forma um crculo central (GV) para discutir um tema, enquanto os demais formam um crculo em volta para observar (GO). O GO deve observar, se os conceitos empregados na discusso so corretos, se os colegas esto lidando bem com a matria, se esto todos participando, etc. Seminrio - Um aluno ou um grupo de alunos prepara um tema para apresent-lo classe.

5.

Atividades Especiais

So aquelas que complementam os mtodos de ensino e que concorrem para a assimilao ativa dos contedos. Podemos citar como exemplo: Estudo do meio - a interao do aluno com sua famlia, com seu trabalho, com sua cidade, regio, pas, atravs de visitas a locais determinados (rgos

pblicos, museus, fbricas, fazendas, etc.), todavia, o estudo no se restringe apenas a visitas, passeios, excurses, mas, principalmente, compreenso dos problemas concretos do cotidiano, pois no uma atividade meramente fsica e sim mental, para que, atravs dos conhecimentos e habilidades j adquiridos, o aluno volte escola modificada e enriquecida, atravs de novos conhecimentos e experincias.

MEIOS DE ENSINO

So as ferramentas (recursos materiais) utilizadas pelo professor e pelos alunos para organizao e conduo metdica do processo de ensino e aprendizagem. Como exemplo, podemos citar: quadro-negro, projeo de slides, filmes, mapas, etc. Os professores, de um modo geral, devem dominar com segurana esses meios de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utilizlos de forma didtica, criativa e adequada.

CONCLUSO

Atravs do estudo do texto, bem como da leitura de textos auxiliares, pude constatar a importncia da metodologia de ensino. O professor deve se conscientizar de que para a realizao de uma aula interessante e produtiva necessria a utilizao coerente dos meios e mtodos educacionais, ferramentas fundamentais para a organizao e sucesso natural das tarefas. O autor abordou os assuntos de forma organizada e gradual, tornando o texto interessante e fcil de ser compreendido.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Disponvel em:<http://www.grupoempresarial.adm.br> 19/1/2006 12h40min:36 pginas 1, 2, 3, 4, 5,6 Disponvel em<http://www.estacio.br/graduacao/cienciascontabeis/artigos/denovoedsuperior.asp>

LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, 1994. "Os contedos escolares e sua
dimenso crtico social". Revista da Ande, (11): 5-13, So Paulo, 1986.

LIMA, Arievaldo Alves de. O que h de novo na Educao Superior. Trabalho


Monogrfico.

Anda mungkin juga menyukai