Anda di halaman 1dari 50

Remington Informtica

Endereo: Travessa Cel Santos Mestre, N 108 B, Caratinga - Minas Gerais. Telefone: (0**33) - 3322 - 1428 Site: www.remington.hpg.com.br E-mail: remington@ieg.com.br

Notas de Produo:

O contedo deste mtodo foi produzido pela equipe de desenvolvimento de matrias gratuitos da Remington Informtica, a quem so reservados todos os direitos. Nenhuma parte deste material poder ser reproduzida, guardada pelo sistema de Retrieval ou por qualquer outro meio, nem transmitida de qualquer modo ou por qualquer meio, seja eletrnico, mecnico, de fotocpia, de gravao ou qualquer outro, salvo com a prvia autorizao expressa e por escrito da Remington Informtica. Diretores: Delvair Cunha Maria Aparecida de Oliveira Cunha Tcnico em microcomputadores: Ricardo Oliveira Cunha Edio e Composio eletrnica: Roberto Oliveira Cunha

Windows XP

ndice

Microsoft Windows XP...........................................3 Apresentando o Microsoft Windows XP..................4 Trabalhando com clculos.....................................10 Trabalhando com textos.........................................11 Trabalhando com imagens.....................................15 Trabalhando com pastas e arquivos.......................25 Trabalhando com Internet......................................31 Trabalhando com Multimdia.................................37 Configurando o Vdeo............................................41 Alterando a Data/Hora...........................................46

Windows XP

Windows XP

Microsoft Windows XP
O Microsoft Windows XP um sistema operacional grfico para ser executado em computadores da linha IBM-PC. Ele produzido pela Microsoft, empresa americana que, antes dele, tambm desenvolveu o conhecido sistema operacional MS-DOS. O Microsoft Windows XP um sistema operacional bastante avanado, apresentado recursos poderosos de gerenciamento do computador e de seus perifricos e uma interface de comunicao com o usurio extremamente amigvel. A grande maioria dos programas aplicativos hoje desenvolvidos exige o Microsoft Windows XP para o seu funcionamento, o que faz com que ele seja, na prtica, o padro de operao dos microcomputadores PC.

Windows XP

Apresentando o Microsoft Windows XP


O Windows XP apresenta novas telas amigveis, menus simplificados e muito mais. Conhea o design moderno e arrojado do Windows XP. Familiarize-se com suas tarefas principais e seus comandos bsicos.

rea de trabalho do Windows


fcil usar o Windows XP. Primeiro, voc ver uma rea grande na tela, chamada rea de trabalho, e uma rea menor, localizada na parte inferior da tela, chamada barra de tarefas. Tudo que possvel fazer no computador aparece dentro de quadros chamados janelas. Voc pode abrir quantas janelas desejar ao mesmo tempo bem como redimension-las, movlas ou empilh-las novamente em qualquer ordem.

cones
As pequenas figuras na rea de trabalho chamam-se cones. Imagineos como entradas de acesso a arquivos e programas armazenados no computador. Coloque o mouse sobre um cone. Um texto identificando o nome ou o contedo exibido. Para abrir o arquivo ou o programa, clique duas vezes no cone. Na primeira vez que iniciar o Windows XP, voc ver apenas um cone a Lixeira para a qual possvel enviar arquivos que deseja excluir do computador. Os cones de atalho so identificados pela seta pequena no canto inferior esquerdo da imagem. Eles permitem que voc acesse: Programas

Windows XP

Arquivos Pastas Unidades de disco Pginas da Web Impressoras Outros computadores Os cones de atalho oferecem links para os programas ou arquivos que eles representam. Voc pode adicion-los e exclu-los sem afetar os programas ou arquivos atuais.

Barra de tarefas
Sempre que voc abre uma janela, um boto correspondente a ela exibido na barra de tarefas. O boto desaparece quando a janela fechada. A barra de tarefas tambm possui o menu Iniciar e a rea de notificao, onde voc ver o relgio. Outros cones na rea de notificao podem ser exibidos temporariamente, mostrando o status das atividades em andamento. Por exemplo, o cone da impressora exibido quando um arquivo enviado para a impressora e desaparece quando a impresso termina. Voc tambm ver um lembrete na rea de notificao quando novas atualizaes do Windows estiverem disponveis para download no site da Microsoft. O Windows XP mantm a barra de tarefas organizada consolidando os botes quando h muitos acumulados. Por exemplo, os botes que representam emails individuais so agrupados automaticamente em um nico boto de email. Clicar no boto permite que voc selecione uma determinada mensagem de email em um menu conveniente.

Menu Iniciar

Windows XP

O menu Iniciar exibido automaticamente ao executar o Windows XP pela primeira vez. Voc pode voltar a esse menu a qualquer momento clicando no boto Iniciar na barra de tarefas. O menu Iniciar contm tudo o que voc precisa para comear a usar o Windows. Nesse menu, voc pode: Iniciar programas. Abrir arquivos.

Windows XP

Personalizar o sistema com o Painel de controle. Obter ajuda clicando em Ajuda e suporte. Procurar por itens no computador ou na Internet clicando em Localizar. E muito mais! Alguns comandos do menu Iniciar tm uma seta para a direita, significando que h opes adicionais disponveis em um menu secundrio. Coloque o ponteiro sobre um item com uma seta e outro menu ser exibido. O lado esquerdo do menu Iniciar atualizado com os links dos programas usados com mais freqncia. Na parte superior esquerda so fixados os itens atalhos para objetos como o navegador da Internet e o programa de email.

Arquivos e pastas
Cada parte do trabalho, ou arquivo, pode ser armazenada em uma pasta. O Windows XP facilita o armazenamento de arquivos nos lugares que fazem mais sentidos. Coloque os arquivos de texto, imagem e msica nas pastas Meus documentos, Minhas imagens e Minhas msicas. Essas pastas so encontradas com facilidade no lado direito do menu Iniciar e oferecem links convenientes para as tarefas realizadas com mais freqncia.

Janelas
As janelas, quadros na rea de trabalho, exibem o contedo dos arquivos e programas. fcil trabalhar com janelas tendo noo de alguns dos seus conceitos.

Windows XP

O nome de cada janela exibido na parte superior, em uma barra de ttulo.

Mova uma janela arrastando-a. Clique na barra de ttulo e, enquanto pressiona o boto do mouse, mova o seu ponteiro pela tela do computador. Reduza uma janela clicando no boto Minimizar, localizado direita da barra de ttulo. Esse procedimento reduz a janela a um boto na barra de tarefas. Maximize a janela clicando no boto Maximizar, localizado direita do boto Minimizar. Esse procedimento amplia a janela at ocupar toda a rea de trabalho. Clique no boto novamente para restaurar a janela ao seu tamanho original. Em uma janela, percorra os menus para ver os diferentes tipos de comandos e ferramentas que voc pode usar. Ao localizar o comando desejado, clique nele. Se for necessrio fornecer alguma informao ao programa antes de concluir um comando, uma caixa de dilogo ser exibida. Para inserir as informaes, convm: Clicar e digitar em uma caixa de texto.

Windows XP

Selecionar uma opo em uma lista clicando no boto de seta para mostr-la e, em seguida, clicando no item desejado. Escolher uma nica opo clicando em um boto de opo. Marcar a caixa de seleo ao lado de uma ou mais opes que voc deseja. Se o contedo do arquivo no couber na janela, arraste a barra de rolagem ou clique nos botes de rolagem ao lado e/ou na parte inferior da janela para mover o contedo para cima, para baixo ou para os lados. Para alterar o tamanho da janela, clique na borda da janela e arrastea at o tamanho desejado.

Painel de controle
fcil personalizar as configuraes do computador com o Painel de controle do Windows XP. Para abri-lo, clique em Painel de controle no menu Iniciar. Nele voc pode: Alterar a aparncia e o funcionamento do Windows XP. Adicionar e remover programas ou dispositivos de hardware. Configurar as conexes de rede e as contas de usurio. E muito mais!

Finalizando a sesso
Para interromper a sesso do Windows e deixar que outra pessoa use o computador, v para o menu Iniciar, clique em Fazer logoff e, em seguida, clique em Alternar usurio. O Windows XP estar pronto para dar as boasvindas a um novo usurio. Quando o outro usurio finalizar, v para o menu Iniciar e clique em Desligar o computador. No prximo logon, a tela de boas-vindas ser

10

Windows XP

exibida imediatamente. Basta clicar no seu nome, digitar a sua senha, caso tenha uma, e voc retornar rea de trabalho do Windows.

Trabalhando com clculos


Voc pode utilizar a Calculadora para fazer qualquer operao padro na qual usaria uma calculadora de mo. A Calculadora serve para aritmtica bsica, como adio e subtrao, e para funes encontradas em uma calculadora cientfica, como logartmos e fatoriais. Para executar a Calculadora: Iniciar, Todos os programas, Acessrios, Calculadora.

Para fazer um clculo simples


Digite o primeiro nmero do clculo. Clique em + para adicionar, - para subtrair, * para multiplicar ou / para dividir. Digite o prximo nmero do clculo. Digite os nmeros e operadores restantes.

Windows XP

11

Clique em =. Observao possvel utilizar o teclado numrico para digitar nmeros e operadores pressionando NUM LOCK.

Trabalhando com textos


Com o WordPad, voc pode criar e editar documentos de texto simples ou documentos com formatao e elementos grficos complexos. possvel vincular ou incorporar informaes de outros documentos a um documento do WordPad. Voc pode salvar seus arquivos do WordPad como um arquivo de texto, arquivo Rich Text, arquivo de texto para MS-DOS ou Unicode. Esses formatos proporcionam maior flexibilidade para trabalhar com outros programas. Os documentos que usam vrios idiomas devem ser salvos como arquivos Rich Text. Para executar o WordPad: Iniciar, Todos os programas, Acessrios, WordPad.

12

Windows XP

Para criar, abrir ou salvar um documento do Word Pad


Voc pode criar, abrir e salvar documentos do WordPad clicando no menu Arquivo e em Novo, Abrir ou Salvar.

Criar um novo documento


No menu Arquivo, clique em Novo. Clique no tipo de documento que deseja criar, clique em OK e comece a digitar.

Windows XP

13

Tambm possvel inserir a data e a hora atuais no seu documento. Clique no local onde deseja exibir a data e a hora. No menu Inserir, clique em Data e hora.

Salvar alteraes em um documento


No menu Arquivo, clique em Salvar. Para salvar o arquivo com um novo nome, no menu Arquivo, clique em Salvar como, digite um nome diferente em Nome do arquivo e clique em Salvar. Os documentos que usam vrios idiomas devem ser salvos como arquivos Rich Text.

14

Windows XP

O WordPad salva automaticamente os documentos como arquivos Rich Text, mas voc pode alterar o tipo de arquivo padro quando quiser. No menu Arquivo, clique em Salvar como. Em Salvar como tipo, selecione o formato de documento que deseja definir como padro. Por exemplo, para salvar os documentos sempre como arquivos de texto, clique em Documento de texto. Marque a caixa de seleo Salvar neste formato por padro e clique em Salvar. Isso salva o documento atual no formato de arquivo selecionado e tambm define o formato de arquivo padro para futuros documentos at que voc torne a alterar a configurao.

Abrir um documento
No menu Arquivo, clique em Abrir. Em Examinar, clique na unidade que contm o documento a ser aberto. Localize o documento, clique nele e,

Windows XP

15

em seguida, clique em Abrir. Se voc no localizar o documento desejado, pode clicar em outro tipo de arquivo em Arquivos do tipo. Por exemplo, clique em Documentos de texto Unicode para ver apenas arquivos Unicode na lista. Voc pode abrir um documento que abriu recentemente clicando em seu nome no menu Arquivo.

Trabalhando com imagens


O Paint uma ferramenta de desenho que pode ser usada para criar desenhos simples ou elaborados. Esses desenhos podem ser em preto-ebranco ou coloridos e podem ser salvos como arquivos de bitmap. Voc pode imprimir o desenho, us-lo como plano de fundo da rea de trabalho ou col-lo em outro documento. O Paint tambm pode ser usado para exibir e editar fotos digitalizadas.

16

Windows XP

possvel us-lo para trabalhar com imagens como, por exemplo, arquivos .jpg, .gif ou .bmp. Voc tambm pode colar uma imagem do Paint em outro documento que tiver criado ou us-la como plano de fundo da rea de trabalho. Para executar o Paint: Iniciar, Todos os programas, Acessrios, Paint.

Para desenhar uma linha reta


Na caixa de ferramentas, clique em Linha. Abaixo da caixa de ferramentas, clique em uma largura de linha. Arraste o ponteiro do mouse para desenhar a linha.

Windows XP

17

Observaes Voc pode desenhar com perfeio uma linha horizontal, vertical ou diagonal de 45 graus mantendo a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta. Quando voc arrastar o ponteiro, a cor do primeiro plano ser utilizada. Para usar a cor do plano de fundo, mantenha o boto direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro.

Para desenhar uma linha de forma livre


Na caixa de ferramentas, clique em Linha. Arraste o ponteiro do mouse para desenhar a linha. Observao Quando voc arrastar o ponteiro, a cor do primeiro plano ser utilizada. Para usar a cor do plano de fundo, mantenha o boto direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro.

Para desenhar uma linha curva


Na caixa de ferramentas, clique em Curva. Abaixo da caixa de ferramentas, clique em uma largura de linha. Desenhe uma linha reta arrastando o ponteiro do mouse. Clique no local em que deseja posicionar um arco da curva e arraste o ponteiro para ajustar a curva. Repita essa etapa para desenhar um segundo arco. Voc s poder criar duas curvas para cada linha. Observao Quando voc arrastar o ponteiro, a cor do primeiro plano ser utilizada. Para usar a cor do plano de fundo, mantenha o boto direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro.

18

Windows XP

Para desenhar uma elipse ou um crculo


Na caixa de ferramentas, clique em Elipse. Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um estilo de preenchimento. Arraste o ponteiro do mouse para desenhar a elipse ou o crculo. Observaes Quando voc arrasta o ponteiro, a cor do primeiro plano usada para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do plano de fundo usada para preench-la. Para usar a cor do plano de fundo para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do primeiro plano para preench-la, mantenha o boto direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. Voc pode desenhar um crculo mantendo a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta o ponteiro. A largura da borda do crculo ou da elipse da mesma espessura selecionada para as ferramentas de linha. Para alter-la, clique na ferramenta de linha ou de curva na caixa de ferramentas e, em seguida, clique na espessura que desejar na caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas.

Para desenhar um retngulo ou quadrado


Na caixa de ferramentas, clique em Retngulo para criar uma forma com cantos quadrados ou clique em Retngulo arredondado para criar uma forma com cantos arredondados. Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um estilo de preenchimento. Para desenhar um retngulo, arraste o ponteiro diagonalmente na direo desejada. Para desenhar um quadrado, mantenha a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta o ponteiro.

Windows XP

19

Observaes Quando voc arrasta o ponteiro, a cor do primeiro plano usada para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do plano de fundo usada para preench-la. Para usar a cor do plano de fundo para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do primeiro plano para preench-la, mantenha o boto direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. A largura da borda da caixa da mesma espessura selecionada para as ferramentas de linha. Para alter-la, clique na ferramenta de linha ou de curva na caixa de ferramentas e, em seguida, clique na espessura que desejar na caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Para criar um preenchimento colorido, clique em um estilo de preenchimento abaixo da caixa de ferramentas.

Para desenhar um polgono


Na caixa de ferramentas, clique em Polgono. Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um estilo de preenchimento. Arraste o ponteiro do mouse para desenhar uma linha reta. Clique em cada posio onde deseja que um novo segmento de linha aparea. Clique duas vezes quando terminar. Observaes Para utilizar somente ngulos de 45 e 90 graus, mantenha a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta o ponteiro. Quando voc arrastar o ponteiro, a cor do primeiro plano ser utilizada. Para usar a cor do plano de fundo, mantenha o boto direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. A largura da borda do polgono da mesma espessura selecionada para as ferramentas de linha. Para alter-la, clique na ferramenta de linha ou

20

Windows XP

de curva na caixa de ferramentas e, em seguida, clique na espessura que desejar na caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas.

Para digitar e formatar textos


Voc s pode inserir texto em uma imagem no modo de exibio normal. Para ativar esse modo, clique no menu Exibir, aponte para Zoom e clique em Tamanho normal.

Na caixa de ferramentas, clique em Texto. Para criar uma moldura de texto, arraste o ponteiro diagonalmente at o tamanho desejado. Na barra de ferramentas de texto, clique na fonte, no tamanho e estilo que deseja utilizar no texto. Se a barra de ferramentas de texto no estiver sendo exibida, no menu Exibir, clique em Barra de ferramentas de texto. Voc pode arrastar a barra de ferramentas para qualquer local na janela.

Windows XP

21

Digite o texto. Voc tambm pode colar texto em uma caixa de texto, mas no pode colar elementos grficos. A cor do texto definida pela cor do primeiro plano. Para tornar o plano de fundo do texto transparente, clique em Transparente. Para torn-lo opaco e definido pela cor do plano de fundo, clique em Opaco. Observaes Voc s pode digitar texto em uma caixa de texto uma nica vez. Depois de clicar fora da caixa, o texto convertido em uma imagem grfica e voc no poder ativ-la novamente. Para alterar a cor do texto, clique em uma cor na caixa de cores. Para desfazer at trs alteraes, no menu Editar, clique em Desfazer para cada alterao.

Para apagar uma rea pequena


Na caixa de ferramentas, clique em Borracha. Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um tamanho de borracha. Clique com o boto direito do mouse em uma cor da caixa de cores se a cor com a qual voc deseja apagar for diferente da cor do plano de fundo atual. Arraste o ponteiro sobre a rea que deseja apagar.

22

Windows XP

Observao A cor do plano de fundo atual a cor da borracha. Voc pode alterar a cor do plano de fundo clicando com o boto direito do mouse em outra cor na caixa de cores.

Para apagar uma rea grande


Na caixa de ferramentas, clique em Selecionar para selecionar uma rea retangular ou clique em Selecionar forma livre para selecionar uma rea de forma livre. Selecione a rea que deseja apagar. A cor da borracha a mesma da cor do plano de fundo mostrada na caixa de cores na parte inferior da barra de ferramentas. Clique com o boto direito do mouse em uma cor da caixa de cores para alterar a cor do plano de fundo. No menu Editar, clique em Limpar seleo.

Para apagar uma imagem inteira


Se alguma parte da imagem estiver selecionada, clique fora da rea selecionada. No menu Imagem, clique em Limpar imagem.

Windows XP

23

Observaes A cor do plano de fundo atual ser utilizada para preencher a rea que foi apagada. Escolha uma outra cor de plano de fundo clicando com o boto direito do mouse em uma cor da caixa de cores. A cor do plano de fundo ser utilizada para preencher o interior de formas fechadas e o plano de fundo de molduras de texto. Ela tambm ser exibida quando voc usar a borracha.

Para alongar ou inclinar um item


Na caixa de ferramentas, clique em Selecionar para selecionar uma rea retangular ou clique em Selecionar forma livre para selecionar uma rea de forma livre. Arraste uma caixa ao redor do item que deseja alterar. Abaixo da caixa de ferramentas, selecione um destes procedimentos: Clique em Opaco para aplicar um plano de fundo opaco. Clique em Transparente para aplicar um plano de fundo transparente. No menu Imagem, clique em Alongar/inclinar. Em Alongar, digite a porcentagem para alongar a imagem horizontal ou verticalmente. Em Inclinar, digite o nmero de graus para inclinar a imagem horizontal ou verticalmente.

24

Windows XP

Para alterar o tamanho da imagem


No menu Imagem, clique em Atributos.

Em Unidades, clique na unidade de medida que deseja utilizar para altura e largura. Digite as medidas em Largura e Altura. Observaes

Windows XP

25

Voc tambm pode redimensionar a imagem arrastando as alas de redimensionamento da imagem, localizadas no canto inferior direito e ao longo da parte inferior e lateral direita da imagem. (Talvez seja necessrio ampliar a janela para ver as alas de redimensionamento.) Se a imagem atual for maior do que o novo tamanho, a parte inferior e o lado direito sero cortados para que a imagem se ajuste rea menor. E se a imagem atual for menor do que o novo tamanho, a rea extra ser preenchida com a cor do plano de fundo selecionada.

Trabalhando com pastas e arquivos


Outra maneira de ver o que existe no seu computador atravs do Windows Explorer. O cone do Explorer est no menu acessrios. Para executar o Windows Explorer: Iniciar, Todos os programas, Acessrios, Windows Explorer.

26

Windows XP

Ao abrir o Windows Explorer, voc ter uma viso do contedo do computador como uma Hierarquia ou rvore. A tela do Explorer dividida em dois painis. O da esquerda uma rvore de diretrios (pasta) que mostra todos os drives do sistema, a lixeira e a rea de trabalho. Para ver o contedo de cada unidade de disco e pasta do computador, basta clicar no seu cone representativo. Para ver as ramificaes de diretrios, basta clicar no sinal de adio (+) ao lado esquerdo do cone e sua rvore ser exibida. Para recolher as ramificaes, basta clicar no sinal de subtrao (-) que ser exibido caso esteja sendo exibida alguma ramificao. Para ver o contedo de cada arquivo, basta clicar duplamente no seu cone representativo na tela direita.

Pesquisando arquivos e pastas


Para localizar arquivos e pastas, clique no menu Exibir, Barra do Explorer, Pesquisa.

Windows XP

27

Clique sobre uma opo.

Digite o nome do arquivo e clique em Pesquisar.

28

Windows XP

Finalizando a pesquisa clique no boto Voltar.

Para exibir a barra do explorer Pastas, clique no menu Exibir, Barra do Explorer, Pastas.

Windows XP

29

Selecionando arquivo ou pasta


Para selecionar um arquivo, basta dar um clique sobre ele. Para selecionar um grupo de arquivos que estejam em seqncia, de um clique no primeiro arquivo, posicione o cursor sobre o ltimo arquivo da lista a ser selecionada e mantenha a tecla <Shift> pressionada enquanto d um clique com o mouse, assim a seleo estar feita. Para selecionar mais de um arquivo que no estejam em seqncia, use a tecla <Ctrl> pressionada enquanto d um clique com o mouse, assim a seleo estar feita.

Para alterar o nome de um arquivo ou pasta


Um arquivo nomeado durante sua primeira gravao, podendo esse nome ser alterado posteriormente. Clique no arquivo ou pasta que voc deseja renomear, clique no nome do arquivo ou pasta, digite um nome novo e pressione <Enter>.

Copiando e movendo arquivos e pastas


O Explorer permite copiar e movimentar arquivos com muita facilidade, bastando utilizar o arraste do mouse. Para realizar uma cpia entre unidades de disco diferentes, arraste os arquivos ou diretrios desejados para a unidade de disco desejada. Observe que o cursor do mouse aparece com uma pequena caixa com um sinal de adio (+) indicando execuo da cpia. Para fazer cpias na mesma unidade de disco, proceda da mesma maneira, porm, mantenha a tecla <Ctrl> pressionada at soltar o boto do mouse aps o arraste.

30

Windows XP

Para realizar movimentao de arquivos, utilize a opo de arraste do mouse. Para movimentar na mesma unidade de disco, basta arrastar os arquivos ou diretrios selecionados para o local desejado. Para efetuar a movimentao para unidades de disco diferentes, pressione a tecla <Shift> do teclado, enquanto arrasta o boto do mouse ao seu destino.

Excluindo arquivos e pastas


Para excluir arquivos e pastas, basta arrastar os arquivos ou diretrios selecionados para a lixeira. No Microsoft Windows XP, tudo que for apagado, seja um arquivo, pasta, atalho ou outro objeto qualquer, colocado em um diretrio especial, deferente dos demais da rvore de diretrios do disco rgido. Esse diretrio chamado Lixeira. A Lixeira um dos recursos mais teis para os usurios do Microsoft Windows XP. Sua finalidade armazenar os arquivos apagados por um determinado tempo de forma a permitir uma recuperao segura desses arquivos em caso de arrependimento. Para verificar o contedo da Lixeira, d um clique sobre o seu cone no Windows Explorer. No incio de seu trabalho, a Lixeira dever estar vazia, a no ser que voc tenha excludo arquivos recentemente. Quando a Lixeira no contm nada, o seu cone representativo uma Lixeira vazia. Caso voc acesse a Lixeira vazia, a janela da Lixeira no exibir nenhum arquivo para ser recuperado. Caso voc exclua algum arquivo, pasta, atalho ou qualquer objeto, o cone da Lixeira cheia se abrir exibindo os ltimos arquivos excludos com o seu local de origem, a data da excluso, o tipo e o tamanho.

Windows XP

31

Para recuperar arquivos contidos na Lixeira, basta seleciona-los e, atravs do menu Arquivo, escolher o comando Restaurar.

O Microsoft Windows XP exibir uma janela animada indicando estar recuperando os arquivos e, quando essa janela desaparecer, os arquivos estaro recuperados. Voc ter ainda a opo de eliminar todos os arquivos da Lixeira, se julgar que eles no so mais necessrios. Para isso, ative a opo Esvaziar Lixeira do menu Arquivo.

Trabalhando com Internet


Tudo indica que a Internet tenha sido criada por volta da dcada de 60, durante a Guerra Fria, que envolvia pases capitalistas e socialistas. O objetivo era fazer com que todos os computadores de grande porte dos Estados Unidos se interligassem, a fim de assegurar as informaes de estratgias militares, que sob hiptese alguma poderiam vir a chegar ao conhecimento dos soviticos, pois se temia um ataque nuclear. Como seria possvel a interligao de todos os computadores do pas? O primeiro passo nesse sentido foi criar elos entre eles, ou seja, interconect-los, o que fez com que todos os centros de informaes americanos operassem com maior segurana. O passo seguinte foi criao de um esquema de transmisso dessas informaes em rede de computadores, que recebeu o nome de chaveamento de pacotes, pois todas as

32

Windows XP

informaes nele contidas eram subdivididas em pacotes pequenos contendo trechos de dados, alm do endereo do destinatrio e outras informaes que possibilitam a remontagem das informaes originais. Por volta da dcada de 70, o governo americano passou a investir em pequenas redes chamadas Backbones, que eram voltadas para estudos cientficos. Acredita-se que, a partir da, originou-se a Internet. Hoje esta Super Rede Mundial de Computadores conta com o maior acervo de informaes, desde assuntos sobre msica, artes plsticas, cinema, fsico, geografia, computao, ciberntica, at opes de entretenimentos e pesquisa nas mais diversas reas. O acesso s informaes da Internet se tornou mais simples com o surgimento da WWW World Wide Web, que so as pginas grficas. A Web hoje um dos servios mais utilizados na Internet e por ter uma interface grfica conveniente ao envio e recebimento de documentos (inclusive de multimdia), proporciona a possibilidade de incluso de hiperlinks (palavras-chave que representam um tema, servindo-se de ligao com outros documentos) A rede mundial de computadores, Internet, que permite a interligao de computadores, com o objetivo de estabelecer a troca de informaes e servios. Para ter acesso Internet, voc precisa de um modem e de uma conta de Internet. A Word Wide Web um sistema para a explorao da Internet, utilizando hyperlinks. Quando voc utiliza um navegador da Web, a Web aparece como uma coleo de textos, figuras, sons e filmes digitais. Quem novato na Internet, no consegue entender como funciona o mecanismo para acessar bilhes de endereos disponveis na rede mundial. O conceito de browsers, HTML, site e outras palavras estranhas, costumam ser confundido ou muito pouco esclarecido para o iniciante. Veja agora quem quem na rede mundial: Browsers So os programas especiais usados para acessar a parte multimdia da Internet, chamada World Wid Web. Os browsers (algo como exploradores, em ingls) mais conhecidos so o Internet Explorer e o Natscape Navigator. Sem eles, seria quase impossvel ver o contedo das

Windows XP

33

pginas multimdia que esto na Internet. So eles que retiram arquivos dos sites, ou seja, os endereos com textos, imagens e sons, para mostr-los, de uma forma mais atraente, na tela do computador. Para executar o Internet Explorer: Iniciar, Todos os programas, Internet Explorer.

Para Conectar
muito simples. Voc se conecta a Internet, abre o programa e digita um endereo, no espao livre que costuma ficar no alto da tela. Depois s dar <Enter>, para que o contedo da pgina seja mostrado na tela, logo aps ser retirado da Internet. Endereo ou site Um endereo ou site o caminho que leva o browser at as pginas multimdia da Internet. Geralmente eles comeam por www e so seguidos por um ponto, um domnio (remington.hpg, por exemplo), uma designao de entidade (comercial .com, e educacional .edu), alm de um complemento no endereo, que mostra o pas de origem da pgina (.br Brasil e caso no tenha nada, o padro Estados Unidos). Desse modo, um site comum da World Wide Web no Brasil seria, por exemplo:

34

Windows XP

www.remington.hpg.com.br No preciso digitar http:\\, que aparece ao lado do www, quando voc for acessar um site qualquer. Os browsers mais modernos fazem isso por voc. http:\\www.remington.hpg.com.br As Pginas multimdia HTML As pginas retiradas da Internet so arquivos comuns, que lembram um documento do Word, por exemplo. O formato deles o HTML (Hiper Text Markup Language, ou Linguagem de Marcao para Hipertexto). Um documento HTML pode carregar vrias combinaes de imagens e textos, alm de links. Ou seja: os hipertextos, que so atalhos para acessar outros endereos em pginas diferentes. Para saber quando h um hink em uma pgina multimdia, procure uma palavra destacada com uma cor diferente do conjunto de texto. Alm disso, o cursor do mouse muda para a forma de uma mozinha.

Os truques para usar melhor


Atualmente existe uma briga entre o Internet Explorer e o Netscape Navigator, para decidir qual ser o browser mais usado pela maioria dos que acessam a Internet. O Explorer (produzido pela Microsoft), por enquanto, parece que est vencendo a disputa. O programa fcil de usar, e tem vrios recursos escondidos em seus menus e botes. Confiram alguns: Escolha a pgina inicial do Internet Explorer Voc no obrigado a acessar a pgina da Microsoft na Internet, sempre que abrir o Explorer. possvel personalizar o programa e abrir a pgina que voc quiser... Entre no site desejado, abra o menu Ferramentas,

Windows XP

35

selecione Opes da Internet e clique na guia Geral. Em Pgina inicial, clique no boto Usar atual para o site que estiver aberto seja colocado como padro. Exemplo: Clique dentro da barra de endereo e digite o site da Remington

Tecle Enter aps digitar www.remington.hpg.com.br Clique no menu Ferramentas e em seguida selecione Opes da Internet.

Voc pode definir qual ser a sua pgina inicial. Clique em Usar atual na guia Geral. Clique em OK

36

Windows XP

Pare de carregar uma pgina que est demorando muito Se voc est acessando uma pgina HTML e ela demora muito a surgir, o melhor desistir de carreg-la, teclando <ESC>. Principalmente se os elementos que j esto na tela no se alteram. Isso pode acontecer por vrios motivos, mas o principal quando h muito trfego de usurios na rede. A melhor sada para tentar visualizar a pgina rapidamente, dar um clique em cima do endereo na barrinha, no alto da tela, e teclar <Enter>. O site ser recarregado e, quem sabe desta vez, um pouco mais rpido do que antes.

Windows XP

37

Confira os endereos j visitados Cada site que voc visita na Internet, guardado em uma pasta (chamada Histrico) pelo Explorer. Assim possvel acess-lo quando quiser, sem ter de ficar marcando seus endereos preferidos como favoritos. O histrico apresentado em forma de pasta, como as do Windows. Clique no boto Histrico da barra de ferramentas Botes Padro. Transformando imagens da pgina em papel de parede possvel transformar qualquer imagem que aparece nas pginas HTML, em papel de parede para ser usado como fundo de tela do Windows. Para isso, com a imagem na tela e carregada no browser, clique com o boto direito do mouse sobre ela e selecione a opo Definir como plano de fundo. Agora s minimizar o Internet Explorer e conferir como ficou sua rea de Trabalho.

38

Windows XP

Trabalhando com Multimdia


Embora a multimdia ainda seja utilizada principalmente para entretenimentos e lazer, ela j tem espao garantido nas escolas e vem sendo cada vez mais usada pelas empresas. O conceito de multimdia no novo. J era usado para, por exemplo, designar um artista capaz de se expressar usando diferentes meios, como msicas, artes plsticas e cinema um artista multimdia. E, dentro de uma viso mais ampla, indica expresses artsticas, como cinema, teatro e pera, que podem ser consideradas multimdia, pois juntam vrios recursos de comunicao. Atualmente, usa-se a palavra multimdia para a tecnologia que permite ao computador trabalhar com mltiplas mdias. Tais mdias podem ser visuais (imagens, animaes, vdeo digitalizado), auditivas (voz e sons gravados, msica gravada, msica sintetizada) e texto (especialmente hipertexto). Um computador multimdia capaz de lidar com sons e imagens, representa uma forma de interao homem-computador diferente da tradicional, que era feita exclusivamente por meio de textos e nmeros. Possibilidade de uso A grande diferena entre a multimdia computadorizada e os recursos audiovisuais tradicionais so a interatividade. Esta, por sua vez, baseia-se na facilidade de armazenar e recuperar rapidamente grandes quantidades de informaes em computadores. Uma fita de videocassete pode ser usada para explicar, de forma linear, o funcionamento de uma mquina. Mas, com um ttulo multimdia no computador, o usurio pode dar um clique com o mouse sobre uma pea da mquina, por exemplo, para saber maiores detalhes sobre a funo, o projeto e as possibilidades de falhas daquela pea especfica.

Windows XP

39

O futuro da multimdia Tendo dominado praticamente todos os ramos de atividade empresarial, o prximo passo para a indstria da computao transformar o computador pessoal em um eletrodomstico to presente nos lares quanto o televisor e a geladeira. A popularizao do computador deve acompanhar a melhoria da qualidade de som, que deve se equiparar dos atuais aparelhos de som, e a de imagem, que igualaria ou superaria dos aparelhos de TV. Uma das vises da evoluo futura do computador sua integrao aos aparelhos de televiso, de som e de telefone. Um nico eletrodomstico seria usado para comunicao, substituindo o telefone, o e-mail (para trocar mensagens multimdias), para assistir programao de TV (escolhida interativamente) e para navegar na Internet (numa Web muito mais multimdia que a atual). Isso pode parecer irreal no momento, mas grandes corporaes j esto trabalhando para viabilizar tudo isso dentro de um futuro muito prximo. Fabricantes de microcomputadores estaro lanando novos modelos, os MMX, capazes de reconhecer instrues especiais para lidar com dados multimdias, o que representa um importante passo para a melhoria da qualidade da multimdia nos computadores. Varias outras tecnologias importantes esto em desenvolvimento e devero estar no mercado em breve. Para o consumidor, isso representa um duplo desafio: como escolher equipamentos que no se tornem obsoletos rapidamente; e como no ficar preso a um padro que pode parecer inicialmente promissor, mas que acaba no vingando. O importante ficar atento aos novos lanamentos, tentando separar os modismos daquilo que realmente representa um padro duradouro, evitando tecnologias monopolizadas por um nico fabricante. CD-ROM

40

Windows XP

Tecnicamente, nada impede que arquivos multimdia sejam distribudos em disquetes, mas, devido ao seu grande tamanho, na prtica, eles so distribudos em CD-ROM. Um nico arquivo de som ou vdeo pode ter muitos megabytes. Seria preciso vrios disquetes para armazen-lo; sua instalao seria tediosa e sujeita a erros, e ocuparia muito espao no disco rgido. Enquanto um disquete comum, de 3,5 polegadas, tem capacidade para 1,44 MB, um nico CD-ROM comporta mais de 600 MB, podendo conter grande quantidade de informaes multimdia. comum que, durante a instalao de um aplicativo ou um ttulo em CD-ROM, apenas uma pequena parte dos arquivos seja copiada para o disco rgido, para economizar espao. Nesse caso, o usurio precisa inserir o CD no drive correspondente sempre utilizar o programa. Para uma utilizao mais imediata do seu CD-ROM, sugerimos que siga estes passos: Insira o CD-ROM no leitor. Para executar o Windows Explorer: Iniciar, Todos os programas, Acessrios, Windows Explorer. Clique no sinal de adio (+) ao lado esquerdo do cone Meu computador e sua rvore ser exibida. Clique no sinal de adio (+) ao lado esquerdo do cone referente ao seu CD-ROM e sua rvore ser exibida. Para uma maior facilidade de utilizao, cada programa foi agrupado pr categorias. Para ver o contedo de cada pasta do CD-ROM, basta clicar no seu cone representativo. O painel do lado direito mostrar todos os arquivos ou subpastas referentes pasta selecionada. Desta forma, ter acesso informao que os autores acharam importante transmitir-lhe (arquivo de texto e arquivo Help), bem como o executvel, que facilmente distinguido pelo seu cone.

Windows XP

41

Para executar o programa, basta clicar duas vezes sobre o cone do programa. Para ter acesso informao Help ou informao texto. Basta tambm clicar duas vezes sobre os cones.

Configurando o Vdeo
Temas
Um tema da rea de trabalho determina a aparncia geral dessa rea ao fornecer um conjunto predefinido de cones, fontes, cores, ponteiros de mouse, sons, imagens de plano de fundo, protees de tela e outros elementos da janela. Se voc modificar um tema predefinido ao alterar qualquer um dos seus recursos individuais, ele se tornar automaticamente um tema personalizado. Para alterar o tema do vdeo: Clique com o boto direito do mouse sobre a rea de trabalho, clique sobre Propriedades, Temas.

Selecione um tema na lista de temas. Clique no boto OK.

42

Windows XP

rea de trabalho
Lista os desenhos de plano de fundo disponveis que voc pode usar para decorar a rea de trabalho. Quando voc clicar em um nome de plano de fundo, uma visualizao da sua seleo ser exibida no elemento grfico de monitor acima.

Windows XP

43

Para alterar o plano de fundo do vdeo : Clique com o boto direito do mouse sobre a rea de trabalho, clique sobre Propriedades, rea de trabalho. Selecione um plano de fundo. Clique no boto OK.

Proteo de tela
Uma proteo de tela exibe imagens em movimento que impedem danos tela. A proteo de tela se inicia automaticamente caso o computador no seja usado por um determinado perodo de tempo.

44

Windows XP

Para alterar a proteo de tela do vdeo: Clique com o boto direito do mouse sobre a rea de trabalho, clique sobre Propriedades, Proteo de tela. Selecione uma proteo de tela. Clique no boto OK.

Aparncia
Lista os estilos visuais disponveis para o tema atualmente selecionado na guia Temas.

Windows XP

45

Para alterar a aparncia do vdeo: Clique com o boto direito do mouse sobre a rea de trabalho, clique sobre Propriedades, Aparncia. Clique no estilo visual que deseja usar. Clique no boto OK.

Configuraes
Para alterar as configuraes do vdeo : Clique com o boto direito do mouse sobre a rea de trabalho, clique sobre Propriedades, Configuraes. Resoluo da tela - Exibe as configuraes atuais da resoluo de tela do monitor cujo adaptador de vdeo aparece em Exibir. Arraste o

46

Windows XP

controle deslizante para especificar a resoluo de tela desejada. medida que voc aumenta o nmero de pixels, exibir mais informaes na tela, mas o tamanho dessas informaes diminuir. Qualidade da cor - Exibe as configuraes atuais de cor para o monitor conectado ao adaptador de vdeo que aparece em Exibir. Para usar uma configurao de cor diferente, clique na seta e, em seguida, clique em uma configurao. Se voc precisar definir a qualidade de cor como 256 cores para executar um jogo ou um outro programa de software que requeira essa qualidade, clique no cone ou no nome do programa na rea de trabalho ou no menu Iniciar e, em seguida, clique em Propriedades. Clique na guia Compatibilidade e marque a caixa de seleo Executar em 256 cores. O monitor retornar configurao padro de cor quando voc fechar o programa. Clique no boto OK.

Windows XP

47

Alterando a Data/Hora
Clique duas vezes sobre o relgio do computador. A funo do programa Data/Hora alterar a data e a hora do sistema. Ao acessa-lo, exibida uma caixa de dilogo com duas pginas. Na primeira, pode-se alterar a data dando um clique sobre uma data da pgina do calendrio ou rolando os meses e os anos atravs das caixas de listagem. Para alterar a hora, ser necessrio acessar a caixa de digitao que contm a hora. Isso deve ser feito selecionando o valor a ser alterado e digitando o novo valor ou utilizando as setas de incremento ou decremento localizadas direita da caixa de valores.

48

Windows XP

Para atualizar a hora na Internet.


Na janela de Propriedades de Data e hora, clique sobre a guia Horrio na Internet. Servidor - Permite selecionar o servidor de horrio na Internet com o qual voc deseja sincronizar o relgio do computador. Clique em uma das opes ou digite um endereo. O servidor de horrio time.windows.com mantido pela Microsoft e o time.nist.gov mantido pelo governo dos E.U.A. Outros servidores de horrio fornecidos pelo fabricante do seu computador tambm podem ser includos na lista. Voc pode digitar o nome de um servidor de horrio se desejar usar um que no esteja na lista. Somente os servidores de horrio que usam o protocolo de horrio de rede simples (SNTP) funcionaro. A insero de um endereo de Internet que utilize o protocolo de transferncia de hipertexto (HTTP) no funcionar.

Windows XP

49

Clique sobre o boto Atualizar agora. Clique no boto OK.

A sincronizao s pode ocorrer quando o computador est conectado Internet. Obtenha mais informaes sobre o horrio da sincronizao no Centro de ajuda e suporte.

50

Windows XP

Anda mungkin juga menyukai