Anda di halaman 1dari 7

ESTGIO SUPERVISIONADO II PRTICA TRABALHISTA PROFESSOR: WELITON JOSE DA SILVA BALDUINO

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 3 VARA DO TRABALHO DE CUIAB ESTADO DE MATO GROSSO.

Processo: Reclamante: Joo Lucas Reclamado: Fiat Mecnica Ltda

JOO LUCAS, reclamante, j qualificado nos autos em epigrafe, por seu advogado abaixo assinado, vem mui respeitosamente perante Vossa Excelncia, inconformado com deciso de fls., interpor, com fundamento no artigo 895, I da CLT

RECURSO ORDINRIO em face da r. sentena prolatada, na Reclamao Trabalhista em destaque, pugnando pelo seu recebimento e posterior remessa das razes em anexo ao Egrgio Tribunal Regional do Trabalho da 23 Regio.

ESTGIO SUPERVISIONADO II PRTICA TRABALHISTA PROFESSOR: WELITON JOSE DA SILVA BALDUINO

O Reclamante deixa de comprovar o recolhimento das custas processuais por fazer jus a justia gratuita. Outrossim, requer a intimao da parte contrria para, querendo, e dentro do prazo legal, apresentar contra-razes a este apelo, nos termos do art. 900 da Consolidao das Leis Trabalhistas do Trabalho CLT.

Termos em que Pede deferimento.

Cuiab, 17 de maro de 2011.

Advogado OAB/

ESTGIO SUPERVISIONADO II PRTICA TRABALHISTA PROFESSOR: WELITON JOSE DA SILVA BALDUINO

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR RELATOR DO EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23 REGIO.

RAZES DO RECURSO ORDINRIO.

Processo: Recorrente: Joo Lucas Recorrido: Fiat Mecnica Ltda

EGRGIA TURMA,

A deciso recorrida merece, ser reformada totalmente, uma vez que o juzo a quo foi induzido a erro, conforme adiante se demonstrar.

1 PRELIMINAR DE NULIDADE DA DECISO (CERCEAMENTO DE DEFESA CONTRADITRIO). O MM.juiz da 3 Vara durante a realizao da audincia de instruo no permitiu que o Recorrente fizesse prova de suas alegaes, especialmente no tocante a fraude nos cartes de ponto. No obstante a isso o juzo julgou improcedente o pedido de horas extras, sustentando a veracidade dos controles de jornada. Em que pese a argumentao do juiz prolator da deciso, entendemos que o mesmo feriu direito constitucional garantido ao Recorrente, qual seja de produo de provas necessrias ao deslinde da causa, seno vejamos.

ESTGIO SUPERVISIONADO II PRTICA TRABALHISTA PROFESSOR: WELITON JOSE DA SILVA BALDUINO

O recorrente desde da apresentao da petio inicial alega que os cartes de ponto so fraudulentos, inclusive esta foi a impugnao apresentada pelo Recorrente. Assim durante a instruo probatria deveria o ilustre magistrado permitir ao Recorrente a produo de provas que comprovariam as suas alegaes. Ademais um dos princpios basilares da relao de trabalho o principio da Primazia da Realidade, ou seja, a forma no poder sobrepor a realidade dos fatos. No entanto, no presente caso, foi ceifado o direito do Recorrente de produzir provas, violando o principio constitucional insculpido no artigo 5, LV da Constituio Federal, seno vejamos:

Art 5 (...) LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

Dessa maneira quanto a Constituio garante o contraditrio e ampla defesa com os meios e recurso a ela inerentes assegura ao Recorrente que produza todas as provas necessrias a comprovar suas alegaes, sendo que o indeferimento dessa produo de provas, caracteriza-se pelo cerceamento de defesa e em conseqncia a nulidade do julgado.

A jurisprudncia desse Egrgio Tribunal trilha o mesmo entendimento seno vejamos:

INDEFERIMENTO DE PROVAS CERCEAMENTO DE DEFESA CONFIGURADO. No se extraindo do depoimento das partes, confisso quanto hiptese descrita no

ESTGIO SUPERVISIONADO II PRTICA TRABALHISTA PROFESSOR: WELITON JOSE DA SILVA BALDUINO

artigo 224, 2 da CLT, nem havendo prova documental a respeito, implica em cerceamento de defesa o indeferimento da prova oral pretendida pelas partes, visando a demonstrao ou no do exerccio de cargo de confiana bancrio. Outrossim, no que concerne equiparao salarial, considerando que a diferena de salrios incontroversa, e no havendo prova da superioridade tcnica do trabalho do paradigma, importa em cerceamento de defesa o indeferimento da oitiva de testemunha obreira, com a qual pretendia comprovar a identidade de funes, nus que lhe cabia. Recurso da autora ao qual se d provimento, restando acolhida, igualmente, a arguio de cerceamento de defesa em contrarrazes . (TRT 23 Regio RO 0125900-11.2009.5.23.0002 Relator Joo Carlos Ribeiro de Souza Publicao DEJT/TST 08.10.2010).

Diante do exposto, requer seja acolhida a preliminar de nulidade recursal, para declarar nulo a r.sentena determinando o retorno dos autos a origem para que possa possibilitar ao Recorrente a produo das provas que bem entender necessrias a comprovar suas alegaes.

2 MRITO (DAS HORAS EXTRAS IMPRESTABILIDADE DOS CARTES DE PONTO). Caso no seja acolhida a preliminar acima mencionada, o que realmente no se espera, mesmo assim esse Egrgio Tribunal Regional dever reformar a deciso a quo. A MM.juiza entendeu que os controles de ponto so verdicos no sendo possvel eiv-los de imprestabilidade. Contudo, com todo respeito a juza prolatora da deciso, entendemos que a razo no a acompanha, conforme veremos.

ESTGIO SUPERVISIONADO II PRTICA TRABALHISTA PROFESSOR: WELITON JOSE DA SILVA BALDUINO

Em que pese os controles de jornada no demonstrarem horrios invariveis de entrada e sada em todos os dias, nitidamente percebvel que embora sejam horrios variados a jornada sempre a mesma. Assim os cartes de ponto colacionados aos autos s fls.__ embora demonstrem entrada das ___ e sada s ___, em todos os dias demonstram a carga horria invarivel de oito horas dirias (deduzindose o intervalo pr assinalado). Dessa forma impossvel que o Recorrente durante todo o perodo de labor, no tenha trabalhado sequer 20 ou 30 minutos a mais em alguns dias. Da mesma forma impossvel que o Recorrente em algum dia no tenha sado mais cedo do trabalho. Nesse contexto, deve ser aplicada a smula 338, III do TST, visto que se trata de nova modalidade de jornada britnica, sendo o horrio de trabalho varivel, mas a jornada no, nesse sentido plenamente aplicvel a smula em comento, seno vejamos:

III - Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniformes so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir.

Assim dever ser reformada a deciso do juiz a quo para condenar a Recorrida ao pagamento das horas extras pleiteadas, na quantia de 02 horas por dia.

ESTGIO SUPERVISIONADO II PRTICA TRABALHISTA PROFESSOR: WELITON JOSE DA SILVA BALDUINO

Diante de todo o exposto, requer o recorrente seja conhecido o presente recurso para acolher a preliminar de nulidade declarando nulo a r.sentena e determinando a remessa dos autos a origem para produo de provas indeferidas, ou ainda, se acaso no for esse o entendimento desse Egrgio Colegiado, no mrito, dar-lhe provimento para reformar a r.sentena e julgar inteiramente procedente os pedidos de horas, conforme elencado na presente pea.

Termos em que pede Deferimento.

Cuiab, 17 de maro de 2011.

ADVOGADO OAB/NMERO

Anda mungkin juga menyukai