Anda di halaman 1dari 6

OS EFEITOS DOS RECURSOS CVEIS

EFEITOS DOS RECURSOS:

Primeiramente, cumpre destacar que qualquer recurso tem o efeito de obstar o trnsito em julgado ou a precluso, conforme seja interposto, respectivamente, em face de sentena ou deciso interlocutria.

1. EFEITO DEVOLUTIVO:

Geralmente, o recurso tem o efeito de devolver (transferir) ao rgo jurisdicional hierarquicamente superior (tribunal ad quem) o exame de toda a matria impugnada. Trata-se do efeito devolutivo, que decorre logicamente do princpio dispositivo, segundo o qual o rgo julgador age mediante provocao da parte ou do interessado e nos limites do pedido (arts. 2, 128 e 460, CPC). Conforme entendimento majoritrio aplica-se a todos os recursos, e no s apelao, o aforismo tantum devolutum quantum appellatum, ou seja, todo e qualquer recurso devolve ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. A regra, portanto, a devoluo, a transferncia ao tribunal de toda matria impugnada. Necessrio registrar, todavia, no sentido de que os embargos de declarao no possuem o efeito devolutivo, porquanto, alm de serem julgados pelo prprio rgo prolator da deciso embargada, no se destinam exatamente ao reexame de matria j decidida, mas apenas ao esclarecimento de ponto obscuro ou contraditrio e integrao de ponto omisso (art. 535, CPC). Ocorre de a devoluo no ser imediata, mas ficar na dependncia da interposio e do conhecimento de outro recurso. Assim, o agravo, na forma retida, impede a precluso sobre a matria processual decidida, mas, por si s, no submete a questo apreciao do tribunal, ficando seu exame subordinado a requerimento em apelao futura (art. 523, CPC). A apreciao da matria impugnada no recurso adesivo, igualmente, fica subordinada a uma condio, ou seja, ao conhecimento do recurso principal. De qualquer forma, mesmo nas hipteses enfocadas, o recurso possui o efeito devolutivo. Importante anotar que tambm no mbito recursal as matrias de ordem pblica podem ser conhecidas de ofcio pelo rgo jurisdicional, razo pela qual seu exame no depende de impugnao nas razes recursais.

OS EFEITOS DOS RECURSOS CVEIS

Especificamente quanto ao recurso de apelao, h matrias que embora no impugnadas, ou pelo menos no expressamente, devem ser apreciadas pelo rgo julgador (art. 515, 1, 2, 3 CPC e art. 516, CPC). A essa possibilidade de julgamento recursal alm daquilo que fora objeto de impugnao denomina efeito translativo do recurso, que nada mais do que uma peculiaridade do efeito devolutivo.

2. EFEITO SUSPENSIVO:

Com relao ao efeito suspensivo, embora boa parte dos recursos no contemple tal efeito, a regra a suspensividade. Omissa a lei, o recurso produz o efeito suspensivo, ou seja, impede a produo imediata das consequncias e dos resultados da deciso recorrida. Entretanto, como se disse, algumas leis expressamente prevem a concesso apenas de efeito devolutivo aos recursos interposto, constituindo o efeito suspensivo medida excepcional, a ser deferida quando houver risco de dano irreparvel parte. o que ocorre na ao civil pblica (Lei n 7.347/85, art. 14), nos Juizados Especiais (Lei n 9.099/95, art. 43) e nas sentenas concessivas de mandado de segurana (Lei n 12.016/2009, art. 14, 3). O efeito suspensivo decorre, em um primeiro momento, do simples fato de a deciso ser recorrvel. Isso porque o fato de a deciso estar sujeita interposio de recurso faz com que no seja imediatamente eficaz, dependendo tal eficcia do trnsito em julgado ou da no atribuio de efeito suspensivo ao recurso eventualmente interposto. Caso seja interposto recurso com efeito suspensivo, prolonga-se a ineficcia da deciso. Vale lembrar que o efeito suspensivo subtrai da deciso a eficcia imediata, mas nada lhe acrescenta. Por exemplo, se for atribudo efeito suspensivo a agravo interposto contra deciso concessiva de liminar, tal efeito tem o condo de subtrair da deciso a eficcia imediata (o possuidor no ser reintegrado na posse, o bem no ser arrestado); entretanto, se o agravo, ao qual se atribuiu efeito suspensivo, foi interposto contra deciso denegatria de liminar, o efeito no provocar a concesso da medida negada. Tratando-se de deciso interlocutria de contedo negativo, poder o relator de o agravo deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal (art. 523, III, CPC 2 parte), a cujo provimento denomina efeito ativo.

OS EFEITOS DOS RECURSOS CVEIS

apelao a lei expressamente atribui efeito suspensivo, excepcionando as hipteses elencadas no art. 520, CPC. Interposta apelao com efeito suspensivo, no pode o vencedor promover execuo provisria da sentena. Nos embargos infringentes, como a lei omissa, o efeito suspensivo automtico. Aos recursos ordinrios previstos no art. 539, CPC por fora do art. 540, CPC aplicam-se normas da apelao ou do agravo, conforme o caso. Quanto aos recursos extraordinrio e especial, o art. 497, CPC retira o efeito suspensivo. No que tange ao agravo de instrumento, em geral, no tem efeito suspensivo, mas o relator pode atribuir-lhe tal efeito (art. 527, II, CPC).

3. EFEITO SUBSTITUTIVO:

O efeito do julgamento do prprio recurso, denominado efeito substitutivo, que consiste em substituir a deciso recorrida no que tiver sido objeto de recurso (art. 512, CPC). Saliente-se que a substituio apenas da parte impugnada. Quanto parte no impugnada, essa permanece ntegra. Assim, sendo a apelao apenas parciai, o ttulo executivo formado pela sentena, na parte transitada em julgado, e pelo acrdo. Na hiptese de provimento do recurso para invalidao da deciso impugnada (em virtude de error in procedendo), no h que se falar em substituio da deciso recorrida, mas sim em anulao ou cassao, com a conseguinte remessa dos autos ao juzo de origem para que outra deciso seja proferida em lugar anulada. Mesmo assim, em sendo cassada sentena terminativa (de extino do processo sem resoluo do mrito), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar sobre questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento (art. 515, 3, CPC).

4. EFEITO TRANSLATIVO:

Translativo, que prprio da apelao e, para alguns, no deve ser visto como efeito autnomo, mas sim como peculiaridade do efeito devolutivo. Em funo do efeito translativo, admitem-se, nas hipteses do art. 515, 1, 2, 3, CPC e do art. 516, CPC, julgamento recursal alm daquilo que foi objeto de impugnao, includas questes de ordem pblica no suscitada pelas partes.

OS EFEITOS DOS RECURSOS CVEIS

5. EFEITO EXPANSIVO:

Expansivo, que consiste na possibilidade de o julgamento do recurso ensejar deciso mais abrangente do que o reexame da matria impugnada, que o mrito do recurso. O efeito expansivo pode ser subjetivo ou objetivo e, este, interno ou externo. H efeito expansivo objetivo interno "quando o tribunal, v. g., ao apreciar apelao interposta contra sentena de mrito, d-lhe provimento e acolhe preliminar de litispendncia, que atingir todo o ato impugnado (sentena). H efeito expansivo objetivo externo quando o julgamento do recurso atinge outros atos alm do impugnado, v. g., com o provimento do agravo, que atinge todos os atos processuais que foram praticados posteriormente sua interposio. O efeito expansivo subjetivo ocorre quando o julgamento do recurso atinge outras pessoas alm do recorrente e do recorrido. o caso, por exemplo, do recurso interposto apenas por um dos litisconsortes sob o regime de unitariedade (art. 509 do CPC): a deciso atingir tambm o outro litisconsorte". Ativo (ou suspensivo ativo), que se refere possibilidade de o relator conceder, antes do julgamento pelo rgo colegiado, a pretenso recursal almejada pelo recorrente. Nos embargos de declarao, os doutrinadores registram os efeitos: (a) integrativo ou aclaratrio, uma vez que tal recurso visa integrao ou ao esclarecimento da deciso impugnada, em funo de omisso, obscuridade ou contradio (art. 535, CPC); (b) interruptivo, tendo em vista que os embargos interrompem o prazo para interposio de outros recursos, por qualquer das partes (art. 538, CPC); (c) modificativo ou infringente, que ocorre, excepcionalmente, quando, em razo da eliminao de eventual obscuridade, contradio ou omisso na deciso embargada, a concluso dessa deciso tiver de ser necessariamente alterada; (d) prequestionador; porquanto os embargos declaratrios podem ser manejados para que o juzo de origem decida sobre questo constitucional ou federal que se quer ver apreciada pelo STF ou STJ, preenchendo-se, assim, o requisito do prequestio-namento exigido para interposio de recurso extraordinrio e especial (art. 102, III, e 105, III, ambos da CF).

6. EFEITO REGRESSIVO:

a aptido de que alguns recursos so dotados de permitir ao rgo a quo reconsiderar a deciso proferida, de exercer do juzo de retratao.

OS EFEITOS DOS RECURSOS CVEIS

O recurso de agravo, em suas varidas espcies, dotado de efeito regressivo, pois sempre permite ao prolator da deciso reconsider-la. A apelao, em regra, no tem esse efeito. Mas h atualmente duas hipteses em que o juiz pode voltar atrs: a da sentena de indeferimento da inicial, no prazo de 48 horas (art. 296, CPC) e a sentena de improcedncia de plano, no prazo de cinco dias (art. 285-A, 1, CPC).

7. EFEITO DIFERIDO:

D-se efeito diferido quando o conhecimento do recurso depende de recurso a ser interposto contra outra ou a mensma deciso. No primeiro caso, pode-se dar como exemplo o recurso de agravo retido, que depende do conhecimento da apelao para ser julgado em seu mrito. No segundo caso pode-se lembrar do recurso expecial e do extraordinrio contra o mesmo acrdo, sempre que a anlise do segundo dependa do conhecimento e julgamento do primeiro. Tambm o recurso adesivo, que somente ser julgado se o recurso principal for conhecido e julgado em seu mrito.

8. EFEITO OBSTATIVO:

O efeito obstativo diz respeito precluso temporal e sua relao com a interposio do recurso. O ingresso de qualquer recurso impede a gerao da precluso temporal, com o consequente trnsito em julgado, que somente se verificar aps o devido julgamento do recurso. Na realidade a interposio do recurso no impede a precluso, mas simplesmente suspende a sua ocorrncia at o momento em que o recurso for julgado. H ainda uma terceira corrente que toma por base o resultado do julgamento do recurso interposto: no sendo o recurso admitido (juzo de admissibilidade negativo), ter ocorrido somente o impedimento temporrio precluso, enquanto sendo o recurso julgado no mrito, com a substituio da deciso recorrida, o recurso ter realme obstado a precluso. De qualquer maneira, qualquer que seja a corrente doutrinria adotada, unssono o entendimento de que, durante o trmite recursal, no possvel falar em precluso da deciso impugnada, afastando-se no caso concreto durante esse lapso temporal o trnsito em julgado e eventualmente a coisa julgada material (deciso de mrito). Em razo de tal efeito do recurso,

OS EFEITOS DOS RECURSOS CVEIS

no se admite execuo definitiva enquanto pendente recurso de julgamento, porque inexiste nesse caso o necessrio trnsito em julgado a permitir tal espcie de execuo.

Anda mungkin juga menyukai