Anda di halaman 1dari 4

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70049607088 2012/CRIME APELAO CRIME. VIOLENCIA DOMSTICA. DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA. DELITO DE DESOBEDINCIA TIPIFICADO NO ART. 330 DO CP NO CONFIGURADO. ATIPICIDADE DA CONDUTA. O descumprimento de medida protetiva deferida com base na Lei de Violncia Domstica no configura o crime de desobedincia, tipificado no art. 330 do CP. A Lei Maria da Penha instituiu tais medidas cautelares de forma progressiva, de forma que caso o abuso seja continuado possa se evoluir at a priso preventiva do infrator. Jurisprudncia mais recente desta Cmara. Apelo ministerial improvido.

APELAO CRIME N 70049607088 MINISTERIO PUBLICO MARCIO LEANDRO DE OLIVEIRA

QUARTA CMARA CRIMINAL COMARCA DE PORTO ALEGRE APELANTE APELADO

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Quarta Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em negar provimento apelao do Ministrio Pblico. Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm do signatrio, os eminentes Senhores DES. ARISTIDES PEDROSO DE ALBUQUERQUE NETO (PRESIDENTE) E DES. MARCO ANTNIO RIBEIRO DE OLIVEIRA . Porto Alegre, 13 de setembro de 2012.

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70049607088 2012/CRIME DES. GASPAR MARQUES BATISTA, Relator.

RELATRIO
DES. GASPAR MARQUES BATISTA (RELATOR) Trata-se de recuso de apelao interposto pelo Ministrio Pblico, contra a sentena que julgou extinto o feito, sob alegao de que o delito de desobedincia, nas circunstncias relatadas no processo, nada mais do que fato atpico, pois, o simples fato de ter o agente descumprido a medida protetiva, no configura o cometimento de delito previsto no art. 330 do Cdigo Penal. O Dr. Promotor de Justia sustentou que a priso preventiva no se trata de uma punio, mas sim de uma medida provisria e cautelar. Conseqentemente, o descumprimento das medidas protetivas da Lei Maria da Penha caracteriza o crime de desobedincia, pois a legislao ptria no prev nenhuma outra espcie de pena para esta conduta. Por fim, pugnou pelo provimento do apelo, para que a sentena seja reformada e para que o inqurito policial seja desarquivado (fls. 14/18v). A defesa apresentou contrarrazes (fls/ 25/27). O Dr. Procurador de Justia opinou pelo conhecimento e provimento da apelao (fls. 31/33). o relatrio.

VOTOS
DES. GASPAR MARQUES BATISTA (RELATOR) O presente recurso no merece provimento.

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70049607088 2012/CRIME

Segundo se depreende dos autos, a magistrada de primeiro grau julgou extinto o feito diante da evidente atipicidade da conduta, com fundamento no art. 386, inciso III, do Cdigo de Processo Penal. Entendeu que a condenao invivel, tendo em vista que a Lei n 11.340/06, ao tratar das medidas de proteo, j prev, para o caso de descumprimento, priso preventiva ao infrator, o que conduz observncia da sano estipulada. Conforme esta Cmara passou a julgar, mais recentemente, o descumprimento de medidas protetivas deferidas com base na Lei de Violncia Domstica no configura crime de desobedincia, tipificado no art. 330 do CP. A Lei Maria da Penha teria institudo tais medidas cautelares de forma progressiva, de forma que caso o abuso seja continuado possa evoluir-se at a priso preventiva do infrator. Ressalto, todavia, que o entendimento deste relator discrepa do moderno entendimento do colegiado, mas ressalvando posio, por fidelidade jurisprudncia, acompanho os colegas julgadores. Por tais fundamentos, voto pelo improvimento da apelao do Ministrio Pblico.

DES. MARCO ANTNIO RIBEIRO DE OLIVEIRA (REVISOR) - De acordo com o(a) Relator(a). DES. ARISTIDES PEDROSO DE ALBUQUERQUE NETO (PRESIDENTE) De acordo com o(a) Relator(a).

DES. ARISTIDES PEDROSO DE ALBUQUERQUE NETO - Presidente Apelao Crime n 70049607088, Comarca de Porto Alegre: " 3

L D E JU NA

ST

T R IB U

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70049607088 2012/CRIME

UNANIMIDADE, NEGARAM PROVIMENTO APELAO DO MINISTRIO PBLICO, NOS TERMOS DOS VOTOS PROFERIDOS EM SESSO."

Julgador(a) de 1 Grau: RADA MARIA METZGER KEPES ZAMAN

Anda mungkin juga menyukai