Anda di halaman 1dari 22

AS RELAES DE PODER SEGUNDO MICHEL FOUCAULT

RELATIONS OF POWER BY MICHEL FOUCAULT

Por: Ernandes Reis Marinho E-Revista Facitec, v.2 n.2, Art.2, dezembro 2008.

Todos os direitos, inclusive de traduo, so reservados. permitido citar parte de artigos sem autorizao prvia, desde que seja identificada a fonte. A reproduo total de artigos proibida. Os artigos s devem ser usados para uso pessoal e no comercial. Em caso de dvidas, consulte a redao: revistafacitec@facitec.br. A e-Revista Facitec a revista eletrnica da FACITEC, totalmente aberta, inaugurada em janeiro de 2007, com perfil acadmico, dedicada a professores, pesquisadores e estudantes. Para mais informaes consulte o site www.facitec.br/erevista.

e-Revista Facitec 2007 Faculdade de Cincias Sociais e Tecnolgicas

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

AS RELAES DE PODER SEGUNDO MICHEL FOUCAULT


POWER RELATIONSHIP ACCORDING MICHEL FOUCAULT

Resumo Para Foucault, o poder no existe, o que existe so as relaes de poder. No entender de Foucault, o poder uma realidade dinmica que ajuda o ser humano a manifestar sua liberdade com responsabilidade. A ideia tradicional de um poder esttico, que habita em um lugar determinado, de um poder piramidal, exercido de cima para baixo, em Foucault transformada. Ele acredita no poder como um instrumento de dialogo entre os indivduos de uma sociedade. A noo de poder onisciente, onipotente e onipresente no tem sentido na nova verso, pois tal viso somente servia para alimentar uma concepo negativa do poder. Palavras-chave: Poder, relaes de poder, liberdade, sociedade.

Abstract For Foucault there is no power, there are relations of power. According to Foucault, power is a dynamic reality that helps human beings express their freedom with responsibility. The traditional idea of a static power which is in a certain place, a pyramidal power exercised from top to bottom, in Foucault is transformed. He believes in the power as an instrument of dialogue between individuals of a society. The idea of power as omniscient, omnipotent and omnipresent has no meaning in this new version, because that idea only served to feed a negative idea of power.

Keywords: Power, power relations, freedom, society.

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

INTRODUO

A temtica do poder se encontra por toda parte da obra de Foucault, mesmo assim ele declarou que o tema no era seu sujeito fundamental. Ao ser considerado um terico do poder, recusou dizendo que somente fez uma anlise diferencial dos diferentes nveis de poder dentro da sociedade (FOUCAULT, 2001, p. 1680). Por esta afirmao j podemos notar que a ideia de poder em Foucault bem diferente da tradicional, segundo a qual o poder se apresentava como uma realidade nica, esttica e soberana. No de fcil abordagem este tema. Desde 1970-1971, quando comea a desenvolver a suposta origem de alguns problemas sociais, que Foucault se envolve com o assunto. Ele admitiu, em seu curso de 14 de janeiro de 1976, que fez muitos zigue-zagues para desenvolver o tema, pois o objetivo no era fomentar a relao negativa que gira em torno do poder, mas construir uma nova verso. Ora, considerando a longa histria que tem o tema, imaginamos que no foi fcil negar seus fundamentos e propor outra reflexo. Logo podemos imaginar no s a dificuldade de Foucault, mas tambm as duras crticas que sofreu em funo de sua reflexo. Em 1974, Foucault reconheceu as vivas crticas que lhe fizeram em relao a sua convico sobre este tema. Expondo numa conferncia sobre a teoria do conhecimento de Nietzsche, Foucault falou da dimenso do poder. Nesse momento, disse que as pessoas poderiam objetar, dizendo que tais ideias no se encontravam em Nietzsche: isto vosso delrio, vossa obsesso de achar por todos os lados relaes de poder (FOUCAULT, 2001, p. 1418), que te fez ver esta ideia em Nietzsche. Sem duvida, a frase uma maneira brutal de responder diretamente a seus analisadores, alm de reafirmar a convico que tem das suas teses sobre o assunto.
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

De uma maneira geral, pode-se dizer que, at Foucault, a ideia de poder teve um papel mais negativo que positivo. A imagem que o poder oprime as pessoas, que os indivduos o temem, que tm medo de t-lo, que ele suprime a liberdade, manipula a vida, etc. era presente nas mentalidades. Ora, segundo Foucault, tudo no passava de uma

estratgia com o objetivo de esconder a verdadeira realidade do poder. Assim, maioria da populao no teria conscincia do que o poder e uma certa classe poderia, tranquilamente, passar a impresso de estar manipulando-o ou de ser a sua detentora. Para analisar esta posio de Foucault, vamos desenvolver duas ideias: na primeira refletiremos sobre a falsa noo de poder; na segunda, sobre a concepo de relaes de poder no pensamento de Foucault. O PODER NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

a. A falsa noo de poder

Para refletir sobre a falsa ideia de poder, apresentaremos trs formas como, segundo Foucault, tradicionalmente, o poder era

apresentado. Para ele, elas no retratam a verdade sobre o poder. A primeira ideia refere-se ao poder como algo localizado:

O poder, isto no existe. Eu quero dizer isto: a ideia que h, um lugar qualquer, ou emanando de um ponto qualquer, algo que um poder, (Tal ideia) parece-me descansar sobre uma anlise falsificada, e que, em todo caso, no se dar conta de um nmero considervel de fenmenos (FOUCAULT, 2001, p. 302).

A primeira frase do texto surpreendente, ela mostra que, para Foucault, o conceito de poder hoje repousa sobre uma falsa ideia. O discurso sobre o poder como uma coisa nica, alojado em um ncleo central de onde ele tudo controla, no conduz as pessoas a um verdadeiro conhecimento sobre este instrumento de nossas relaes. Acreditar em um ponto central de onde o poder controlaria tudo transformar uma
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

caracterstica interna dos indivduos em um ser com existncia prpria. Acreditar em uma morada do poder acreditar que ele algo que se adquire por meio de investidura, isto , o poder no seria uma capacidade natural dos indivduos, mas algo que recebemos em um determinado momento. Tal reflexo conduz ideia de que certos indivduos so guardies do poder. Veremos a crtica de Foucault a tal conceito mais adiante. Foucault justificou sua recusa dizendo que aquela concepo de poder no levava em conta um nmero considervel de fenmenos, isto significa que a imagem que nos passavam do poder era deslocada de sua realidade originria. Para entender a referncia que ele faz palavra fenmeno, basta, por enquanto, dizer que, para ele, o poder dinmico. A partir disso, ele no via como explicar o fato de um poder esttico, mas que se apresenta como algo enigmtico, ao mesmo tempo visvel e invisvel, presente e escondido, investido por toda a parte (FOUCAULT, 2001, p. 1180). Segundo Foucault, a ideia de um poder esttico contradiz a prpria expresso ou experincia do poder. Creio que posso afirmar que quando Foucault diz no acreditar nesse tipo de proposio porque pretende tocar no seu ponto mais sensvel, isto , na sua potncia, ou se desejarem, na fora que se acredita ter o poder. Segundo ele, a histria conservou o poder dentro de uma redoma de vidro, assim foi possvel esconder a verdade sobre ele e, ao mesmo tempo, sustentar e criar certo nmero de fantasias em torno dele, levando-nos a um desconhecimento da verdade sobre o tema. Para compreender a objetividade da afirmao de Foucault, o poder no existe, necessrio considerar a inverso de valor que, segundo ele, temos dentro dessa noo, ou seja, o real poder no deve ser visto como algo negativo, como fonte de dominao, opresso e destruio, e, sim, como algo positivo capaz de construir e educar.

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

A segunda forma que Foucault rejeita da dimenso potencial do poder. Assim diz:

O poder no onipotente, onisciente, pelo contrrio! Se as relaes de poder produziram formas de inqurito, anlises dos modelos de saber, precisamente porque o poder no era onisciente, mas que ele era cego, porque ele se encontrava dentro de um impasse. Se a gente assistiu ao desenvolvimento de tantas formas de vigilncia, precisamente porque o poder continuava impotente (FOUCAULT, 2001, p. 629).

A afirmao de que o poder no onisciente nem onipotente seguida de exemplos bem medidos, para justificar que a histria do poder mostrou que toda a glria atribuda a ele no mais que quimeras, que escondem a verdade sobre ele. Felizmente, elas no conseguem evitar o desenvolvimento das aes concretas que revelam a contradio dentro do poder e, em conseqncia, sua verdadeira essncia. Por exemplo, a ao de vigiar , para Foucault, uma clara demonstrao da impotncia do poder, pois, se ele tivesse a fora que imagina ter, no seria preciso uma vigilncia constante para manter assegurada sua hegemonia. De fato, o texto uma negao de vrias caractersticas do poder, que foram associadas s ideias de oniscincia e onipotncia. Tais caractersticas, segundo Foucault, servem como imagem da grande pirmide que representa o poder, pois a ideia tradicional que o poder sempre exercido de cima para baixo. Classificando-o como cego e numa situao de impasse, Foucault nos leva a ver o poder numa realidade instvel e no na estabilidade que a histria tentou atribuir-lhe. Este texto tem uma importncia capital no bojo da nossa reflexo. Cremos que estas duas caractersticas do poder que Foucault criticou, associando ideia de onipresena, so as mais representativas do iderio tradicional do poder. Dizemos mesmo que a ideia do poder sempre se apoiou sobre um tri-p: onipresente, onipotente e onisciente. Ora, vemos que, segundo Foucault, este tri-p no existe, a bem da verdade nunca
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

existiu, de fato os defensores desta ideia no conseguiram justificar nem mesmo demonstrar, concretamente, esta realidade do poder, isto significa que o poder sempre foi tratado pela sua aparente objetividade, mas no por aquilo que de fato. Mas a histria no conseguiu evitar que os ventos da investigao crtica derrubassem o castelo de areia erguido como falsa expresso do poder e em seu lugar no ficou seno gros de areia, isto , aquilo que Foucault denominou relaes de poder. A ltima crtica refere-se ideia de um titular do poder. Esta formulao esteve sempre associada ao conceito do poder como uma realidade nica, mas, como visto anteriormente, para Foucault, esse poder nico no existe, assim falaremos aqui somente da ideia de um titular do poder. Trataremos o texto em duas partes. Na primeira, Foucault indaga:

ser que o nosso embarao de encontrar as formas de lutas adequadas, elas no vm do fato que ns ignoramos, ainda, isto que o poder? Depois de tudo, foi necessrio esperar o sculo XIXe para saber que a explorao, mas no se sabe talvez at agora o que o poder.[ ...] A teoria do Estado, a anlise tradicional dos aparelhos de Estado, no esgotam sem dvida o campo de exerccio e funcionamento do poder. o grande atualmente desconhecido: quem exerce o poder? e onde exerce-o? atualmente, mais ou menos sabe-se quem explora, onde vai o lucro, entre as mos de quem passa e onde reinveste-se, enquanto que o poder... Sabe-se efetivamente que no so os governantes que o detm (FOUCAULT, 2001, p. 1180).

A primeira interrogao deste texto ns trataremos como uma afirmao, isto em funo do contexto geral do pensamento de Foucault. Ela comporta uma posio bem sria. Foucault defendeu a ideia de que a histria do pensamento nunca definiu corretamente o poder nem forneceu os elementos necessrios para coloc-lo em seu verdadeiro lugar. Essa constatao histrica explica, segundo ele, porque a luta contra o poder sempre difcil, porque temos sempre a sensao de que samos vencidos desta luta e, mais, porque temos presente a ideia que nunca conseguimos atingir o poder. Essa situao d a impresso que a fora do poder que nos torna a luta difcil, mas, na realidade, nosso problema que o
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

combatemos com as armas que a falsa ideia de poder nos fornece, ou seja, armas que consideram o poder onipotente, onisciente, nico, possuidor de um titular, etc. A concluso que se tira disto que nossas armas no so adequadas, pois elas somente servem para fortalecer a falsa ideia do poder. A segunda remarca confirma nossa posio. Foucault disse

claramente que as anlises sobre o aparelho de Estado as quais podemos entender melhor citando Hobbes, com o Leviatan, Rousseau, com o Contrato Social, Kant, com o Opsculo sobre a histria, Hegel, com Razo dentro da Histria, etc. no foram capazes de esgotar o exerccio do poder. Mesmo no entrando na polmica do valor ou da importncia destas anlises, concordamos que, segundo Foucault, elas talvez, tocaram um s lado do grande aicebergue. De fato, arriscamos dizer que, conforme Foucault, a real essncia do poder nunca foi analisada, pois os indivduos trabalharam mais a aparncia do poder que a sua profunda realidade. Nossa ltima reflexo em relao a esta parte do texto reporta a explorao. Segundo Foucault, nesta poca tudo que se sabe sobre a ao do poder quem o explora, manipula, oprime, etc. Aqui Foucault no falou claramente dos indivduos implicados nas relaes de poder, mas das relaes entre os indivduos e as instituies. Compreendemos melhor a posio de Foucault a partir das reflexes que ele fez das instituies em doena mental e psicologia, Histria da loucura na idade clssica, vigiar e punir e os outros comentrios sobre os temas abordados nesses livros. Ora, Foucault acreditava que as instituies eram as grandes responsveis pela manuteno da falsa ideia de poder, pois poderiam, valendo-se do seu campo de influncia, manter o status quo,

sobrevivendo como um monstro invencvel, representantes do sujeito absoluto, que a falsa ideia de poder. A ltima frase do texto mostra muito bem que nossa interpretao tem sentido.

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho o grande atualmente desconhecido: quem exerce o poder? e onde o exerce? atualmente, mais ou menos se sabe quem explora, aonde vai o lucro, entre as mos de quem passa e onde se reinveste, enquanto que o poder... Sabe-se efetivamente que no so os governantes que o detm (FOUCAULT, 2001, p. 1180).

Na segunda parte do texto, Foucault enumera certas teses tidas como esclarecidas, mas que, segundo ele, suas formulaes no so ainda suficientes ou convincentes:
Mas a noo de classe dirigente no nem muito clara nem muito elaborada. "dominar", "dirigir", "governar", "grupo no poder", "aparelho de Estado", etc., h a todo um jogo de noes que pedem de ser analisadas. Do mesmo modo, seria necessrio bem saber at onde se exerce o poder, quais etapas e at quais instncias frequentemente nfimas, de hierarquia, de controle, de vigilncia, de proibies, de constrangimentos. Por toda a parte onde existe o poder, o poder exerce-se. Ningum propriamente dito o titular do poder; e, no entanto, ele sempre se exerce em certa direo, com uns de um lado e os outros do outro; no se sabe quem o tem exatamente; mas sabe-se quem no o tem (FOUCAULT, 2001, p. 1181).

Foucault mostrou que nosso conhecimento sobre o poder apresenta algumas lacunas. Toda a primeira parte do texto mais exatamente at a expresso o poder se exerce constitui uma pirmide de temas que, segundo ele, no so ainda bem claros e, em consequncia, no nos do uma verdadeira noo do poder. Ora, olhando bem o texto, notamos que os temas apresentados eram considerados as bases da noo tradicional de poder, isto significa que, para Foucault, necessrio esclarecer a noo de poder desde seus fundamentos. Na segunda parte, Foucault retoma a reflexo iniciada na primeira: o exerccio do poder considerando a existncia de dois indivduos. Ora, o bom exerccio do poder somente possvel quando so considerados os fundamentos da condio existencial das partes. Pensar o poder desta maneira coloc-lo noutra dimenso. O poder aqui no somente instrumento das relaes humanas, mas tambm uma ao pedaggica, pois, como ningum nasce com plena conscincia do poder que tem, nas relaes humanas os que tm maior conscincia da verdadeira realidade do poder devem ajudar os outros a adquiri-la. Assim, as relaes
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

humanas no se desenvolvem no mbito da irracionalidade, mas dentro de um processo constante de formao. Destacamos ainda que Foucault nos mostra no texto a generalidade deste tema. Ele se vale disso para desenvolver toda a sua crtica e, ao mesmo tempo, apresentar sua nova viso sobre o assunto. Foucault acreditava existir um novo caminho mais eficaz para se entender e exercer o poder. Refletiremos a seguir sobre este caminho. b. Relaes de poder Para entender as relaes de poder em Foucault, preciso partir do conceito que ele tem de liberdade. A liberdade para ele como uma arma de proteo. Arma porque constitui um instrumento natural de luta do ser humano e proteo porque, segundo ele, ningum consegue manipular a liberdade de ningum. Quando algo ou algum atinge nossa liberdade porque damos o pleno consentimento. Para sustentar sua noo de liberdade, Foucault deveria, obrigatoriamente, ter proposto outra noo de poder, pois a mentalidade da poca era que o poder eliminava a prtica da liberdade, mas ele estava convencido do contrrio, ou seja, nenhum discurso capaz de atingir sua liberdade, pois cada indivduo senhor da liberdade e, consequentemente, pode administr-la como desejar. A primeira observao que fao sobre a convico de Foucault sobre a historicidade das relaes de poder. Algum lhe perguntou: mas ter um dia um mundo onde cada um, cada cidado, ser livre para fazer o que ele quiser? Tratarei a resposta dada pelo pensador Foucault em dois tempos. Primeiro Foucault explicou por que ns chegamos a essa situao:
No, as relaes entre indivduos so, eu no diria antes de tudo, mas so em todo caso, tambm relaes de poder. E eu creio que, se h algo de polemico dentro disso que pude dizer ou escrever, simplesmente isto. que, tanto de um lado como do outro, eu creio, foi demasiadamente conduzido a no se ter em conta a existncia destas relaes de poder. Quando eu digo de um lado e e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho do outro, eis a qual precisamente eu penso: houve a filosofia tradicional, universitria, espiritualista, como queira, na qual as relaes entre indivduos eram consideradas essencialmente como relaes de compreenso, relaes de tipo dialogal, de tipo verbal, de tipo discursivo: compreende-se ou no se compreende. E seguidamente tem a anlise de tipo marxista, que tenta definir as relaes entre as pessoas essencialmente a partir das relaes de produo (FOUCAULT, 2001, p. 1666).

Foucault deixa claro que o desenvolvimento da falsa ideia de poder s foi possvel porque as pessoas no tinham conscincia do potencial da sua liberdade, assim as relaes se desviaram de um curso, segundo ele, natural. Para Foucault, a falsa ideia de poder sempre expressava um entre as pessoas. Nas relaes humanas, o mais

distanciamento

inteligente era a obedincia e no o questionamento sobre sua situao existencial dentro do contexto, consequentemente, ter em conta a real condio da liberdade, pois a liberdade de um dos indivduos estava ligada ao conceito de autoridade do outro. A partir disso, podemos notar que as relaes de poder, segundo o autor, no devem se realizar da mesma forma, do contrrio no h diferena entre as duas ideias. Devem ser pautadas pelos critrios de uma conscincia madura. Elas tero que se manifestar num clima de responsabilidade social e na dimenso de respeito entre os indivduos. Ora, a resposta negativa de Foucault demonstra sua lucidez, pois a conscincia do potencial de nossa liberdade no exclui o grau de responsabilidade social que cada um deve ter, pelo contrrio, aumenta, pois ele teria uma responsabilidade consigo mesmo, com os que tm um grau de conscincia inferior ao seu, com os que esto ao seu nvel e com os que se encontram em nvel superior. Assim, Foucault procura mostrar que precisamos compreender a importncia das relaes de poder para a sociedade e buscar aprimor-las. Nossa afirmao pode ser constatada na sequncia do texto. Foucault responde ao fato de ser livre com aquilo que ele acredita ser o verdadeiro exerccio da liberdade, isto , as relaes entre os indivduos so relaes de poder, o problema que no se desenvolveu uma
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

conscincia deste fato nas relaes humanas. Os dois exemplos mostram bem isso. As relaes entre as pessoas foram desenvolvidas num estilo piramidal, no qual, normalmente, cerceado o direito de tomar decises. Seguindo por tal caminho, podemos dizer que, segundo Foucault, o princpio fundamental da liberdade a consciente da possibilidade de tomar decises. Certamente podemos notar neste momento de nossa reflexo uma aproximao entre o pensamento de Foucault e o de Sartre, j que, segundo o existencialista, a liberdade uma condio para que o ente construa sua essncia. Considerando correta tal interpretao, pode-se afirmar que, para Foucault, os princpios gerais e ideais que deveriam orientar as relaes de poder seriam: dependo do nvel de conscincia do indivduo, as relaes de poder o incitaria a crescer at ao ponto de saber exercer sua liberdade e, considerando o indivduo em sua maturidade, as relaes se realizariam dentro de uma dimenso em que o indivduo teria o espao necessrio para exercer sua liberdade e tomar sua prpria deciso, em funo de seu modelo de vida. Tudo isto sugere que o objetivo das relaes de poder no seria jamais de manipular, mas uma troca de exerccio de liberdade. Esta proposio implica certamente uma profunda conscincia da situao dos dois lados ou de um s, mas a parte consciente deveria saber respeitar o degrau de no conscincia da outra e ajud-la a crescer. Para compreender isto, deve-se considerar de incio toda reflexo de Foucault sobre as condies necessrias para desenvolver uma prtica tica e moral, a partir de certo modelo de vida, capaz de dinamizar nossa existncia1 (tais reflexes ns as encontramos em seus seminrios apresentados no Collge de France). Considerando a reflexo que Foucault faz no texto, mostrando que a ignorncia nas relaes de poder seria, talvez, o mais grave problema, vse que o autor busca mostrar que essas relaes no se desenvolvem

Esta reflexo ns encontramos dentro dos ltimos escritos de Foucault. e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

segundo seus verdadeiros objetivos por falta de uma profunda conscincia do compromisso social. Na sequncia do texto, a posio de Foucault mais clara, uma leitura do nosso cotidiano:

Parece-me que existe, to fundamentais como as relaes de compreenso ou as relaes discursivas, to fundamentais como as relaes econmicas, as relaes de poder que tramam absolutamente a nossa existncia. Quando se faz amor, se pe em jogo relaes de poder; no ter em conta estas relaes de poder, as ignorar, as deixar jogadas a um estado selvagem, ou as deixar ao contrrio confiscar por um poder esttico ou um poder de classe, isto, eu creio, que necessrio tentar de evitar. Em todo caso, contra isso que necessrio polemizar. Fazer aparecer s relaes de poder, tentar, dentro da minha concepo, em todo caso, de as entregar em certa medida, entre as mos destes que as exercem (FOUCAULT, 2001, p. 1667).

Foucault acreditava que as relaes humanas no se realizavam dentro do esprito de experincia de liberdade, pois, na verdade, as relaes entre os indivduos eram determinadas na sua totalidade pelas instituies. Assim, nossas aes so julgadas boas ou ms pela resposta que elas do s instituies, no pelas respostas que damos ao indivduo que se relaciona conosco. Para bem entender a posio de Foucault neste texto, tomo como referncia a ltima frase. Foucault acreditava profundamente, e isso ns podemos constatar no conjunto de seus escritos, que existe um exagero nas normas ditadas pelas instituies para controlar as relaes entre os indivduos, no excluindo a necessidade de participao das instituies nesse processo, como comenta em outra passagem, dizendo que um mnimo de normas so necessrias para o funcionamento de uma sociedade, porm ele acredita ser necessrio transferir, realmente, uma boa parte da responsabilidade para os indivduos implicados nas relaes cotidianas. O exemplo apresentado na segunda parte do texto esclarece muito bem sua formulao, mas h outro. Segundo Foucault, o sistema judicirio/penitencirio fundamentalmente punitivo. com esta

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

premissa que trabalharemos nosso exemplo. Ora, quando o judicirio decide encarcerar algum que cometeu uma infrao, acredita-se que a inteno livrar a sociedade deste indivduo, no lhe dar uma

oportunidade para refletir sobre o seu comportamento. Do outro lado, o infrator no pensa ser possuidor de uma liberdade, capaz de lutar contra todo o sistema carcerrio para no se tornar pior. Logo esta relao de liberdade , de certa maneira, selvagem, mostrando que a correo no dada com o objetivo de formao do indivduo, e este no a recebe como oportunidade para crescer. Na verdade, pretende-se dizer que a relao de poder, vista por este lado, entre um juiz e um infrator, se encontra na dimenso negativa do poder, e no numa esfera aceitvel ou ideal das relaes de poder: uma postura que Foucault condenou. O texto em questo nos aponta uma contribuio importante para compreender o pensamento de Foucault. Se o poder exttico, nico e soberano no existe, ou melhor, nunca existiu, significa que, de uma maneira ou de outra, tudo que sempre tivemos foram relaes de poder. Do ponto de vista de Foucault, uma condio necessria para que se tenham relaes de poder ambas as partes terem conscincia da dinmica do poder, mas como explicar que sempre tivemos relaes de poder se entre os indivduos no se tinha tal conscincia? Qual era o nvel de tais relaes de poder? Foucault respondeu a isso claramente, dizendo que no ter conscincia que todas as relaes humanas so relaes de poder significa exercer tais relaes dentro de um estado selvagem. Este estado significa a aceitao de uma verdade sobre o poder que no expressa sua essncia, isto , acreditar em um poder exttico. Creio que a pergunta que cabe neste momento : o que Foucault entende por relaes de poder? A resposta pode ser encontrada na fala do prprio:
Quando fala-se de poder, as pessoas pensam imediatamente a uma estrutura poltica, um governo, uma classe social dominante, o mestre frente ao escravo, etc. isto no de nenhum modo aquilo que eu penso quando falo de relaes de poder. Eu quero dizer que, nas relaes humanas, qualquer que sejam - que trate de e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho comunicar verbalmente, como fazemo-lo agora, ou que trate-se de relaes amorosas, institucionais ou econmicas -, o poder continua presente : eu quero dizer a relao na qual um quer tentar de dirigir a conduta do outro. estas so, por conseguinte, relaes que pode-se encontrar em diversos nveis, sob diferentes formas; estas relaes de poder so relaes mveis, ou seja elas podem alterar-se, elas no so dadas de uma vez para sempre (Foucault, 2001, p. 1538).

Podemos afirmar que Foucault considerou como relao de poder toda relao que compromete o ser humano. Vendo por este ngulo, toda ao do cotidiano, mesmo a menor e a mais banal, constitui uma relao de poder. Por exemplo: quando se orienta algum na rua para encontrar um endereo ou a direo de uma loja, voc induz a pessoa a tomar uma atitude, muitas das vezes, contrria a sua inteno inicial, essa atitude constitui para Foucault uma relao de poder. Duas ideias so emblemticas no texto. A primeira corresponde palavra dirigir. Vemos que Foucault no desconsidera o impulso que o ser humano tem de querer conduzir um ao outro, pois, no processo que nos encontramos, isso uma consequncia natural, tambm foi desta maneira que fomos educados. Mas, dentro das relaes de poder, pressupe-se que as partes tm noo de duas coisas: primeiro que a liberdade de cada um um elemento intocvel pelo outro, segundo que o poder no deve ser utilizado para a manipulao, mas para o crescimento das pessoas. Assim, quando Foucault fala das relaes de poder, ele se refere experincia que os indivduos fazem do exerccio de sua liberdade, chegando mesmo a dizer que quando no existe tal conscincia no existe relao de poder. Eis a razo pela qual creio que, para Foucault, a palavra dirigir assume um significado particular, pois ela significa que, mesmo os indivduos vivendo uma situao natural, devem ser orientados pela conscincia que implica tais relaes. O que desejo realmente ressaltar que, na noo antiga de poder, a ideia que prevalecia era de manipulao de um indivduo sobre o outro. No entanto, na concepo das relaes de poder em Foucault, tal princpio

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

opressor deve ser eliminado. Para isso acontecer, basta os indivduos tomarem conscincia do potencial de sua liberdade. A segunda ideia significativa o fato de que as relaes de poder so relaes mveis, isto significa que devemos ter uma clara conscincia da autonomia de nossa liberdade, pois tal conscincia que impedir a realizao da tentativa de dirigir nossas condutas. Eis a por que as relaes de poder exigem uma conscincia do compromisso social, isto , a necessidade de todo ser humano ter conscincia do potencial de sua liberdade, para ser capaz de fazer sua escolha dentro das relaes de poder. Veremos dentro dos textos seguintes algumas caractersticas destas relaes. A primeira caracterstica se refere conscincia nas relaes de poder. Acredito ter muito a ver com a prpria experincia de vida de Foucault, ou melhor, com aquilo que ele escreveu e fez. Dizendo de outra forma, no estamos somente diante de uma anlise terica, mas diante de um modelo de existncia. Talvez seja justamente isto que Foucault tentou dizer:
Isto qual eu estou atento, o fato de que toda relao humana a um certo grau uma relao de poder. Ns evolumos num mundo de relaes estratgicas perptuas. Qualquer relao de poder no m em si mesma, mas isto um fato que comporta sempre perigos (FOUCAULT, 2001, p. 1193).

claro que Foucault tinha conscincia de que sua existncia fazia parte desta realidade. Assim ns podemos pensar que, dentro de seu modelo de existncia, encontramos o nvel de conscincia que ele considerava como madura. Tal nvel de conscincia deve ter presente que toda relao humana comporta uma ao de poder. Depois, essas relaes so produzidas por estratgias, que podem ser mais ou menos estruturadas, mas, na verdade, isto importa pouco, pois seu objetivo sempre o mesmo. preciso ter uma conscincia muito clara de que o perigo esta a, mas sem viver uma sorte de paranoia, pois as relaes de poder se encontram em todos os nveis das relaes humanas.
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

Aqui podemos entender por que Foucault disse que o conjunto de suas anlises sobre o poder se realizou em trs nveis: as relaes estratgicas, as tcnicas de governar e os estados de dominao (FOUCAULT, 2001, p. 1547). Ele acreditava ser este o caminho de uma boa anlise, partindo da ideia de que o poder se passa pelas relaes humanas, por dominao, por constrangimento, por relaes de comunicao (FOUCAULT, 2001, p. 1052) e por capacidades objetivas, isto , o domnio das tcnicas de finalidades, das coisas, do trabalho e da transformao do real. A ns encontramos todo o conjunto das suas anlises. A segunda caracterstica se refere aos nveis de relao de poder. Diante de tudo que foi dito at agora, a impresso que temos que Foucault identificou o poder com a opresso. Questionado sobre o assunto, respondeu:

Eu no quis absolutamente identificar poder e opresso. Porque? Primeiro porque penso que no h um poder, mas numa sociedade, existe relaes de poder extraordinariamente numerosas, mltiplas, em diversos nveis, onde umas apiam-se sobre as outras, e onde umas contestam as outras. Relaes de poder muito diferentes vm atualizar-se dentro de uma instituio; por exemplo, nas relaes sexuais, ns temos relaes de poder, e seria simplista dizer que estas relaes so a projeo do poder de classe. Mesmo de um ponto de vista estritamente poltico, (o fato acontece) em certos pases do Ocidente, o poder, o poder poltico exercido por indivduos ou classes sociais que no detm absolutamente o poder econmico. Estas relaes de poder so sutis, a diversos nveis, e ns no podemos falar de um poder, mas antes descrever relaes de poder (FOUCAULT, 2001, p. 1510).

A ideia que nos interessa no texto que o poder um exerccio dentro de relaes indefinidas, a partir deste ncleo que ns pegamos a concepo que os nveis das relaes de poder no so os mesmos, assim como as estratgias e o perigo, tambm, so diferentes. Foucault d o exemplo do Oriente que nos mostra a transformao da ideia do poder. No regime monrquico antigo, o poder poltico e o poder econmico eram reunidos. A partir da apario da classe burguesa, certas

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

monarquias conservaram o poder poltico, mas o poder econmico se multiplicou. Hoje constatamos que, em certos setores, os sindicatos no detm o poder econmico, mas eles manipularam todo um setor com um poder de mobilizao extraordinrio. Cremos mesmo que, de maneira geral, o conjunto dos sindicatos tem uma influncia poltica igual ou, em certos casos, superior quela classe que detm o poder econmico, mesmo se admitirmos que as coisas no sejam bem organizadas. Acreditamos que, a partir de uma conscincia clara desses nveis de poder, a compreenso deste sujeito mais fcil e a luta contra as injustias de certas relaes de poder se tornariam mais objetivas. Na verdade, esta parte do problema (os nveis das relaes de poder) em Foucault no to bem explicada quanto as demais, pois, considerando as relaes entre uma criana e um adulto, a situao bem difcil de ser desenvolvida, uma vez que a tendncia natural do adulto sempre conduzir a liberdade da criana. O que percebemos nos seus trabalhos que ele no considera as relaes de poder no mesmo nvel, no aceita o princpio de dominao e acredita que as relaes humanas devem servir para a educao dos indivduos. Isso implica, tambm, a formao de uma conscincia do potencial da liberdade humana. Foucault disse, no texto citado, que as relaes de poder so sutis. Com esta afirmao, penso que queria chamar nossa ateno para a maneira como acatamos, sem perceber, as ideologias que nos so transmitidas, dentre elas, a ideia de um poder absoluto. Em outra reflexo podemos encontrar um exemplo desta sutileza:
Um jornalista de um grande jornal francs exprimia um dia a sua surpresa: "porque tantas pessoas levantam a pergunta do poder hoje?" esse um assunto to importante? E to independente que se possa falar sem estar a ter em conta os outros problemas? (FOUCAULT, 2001, p. 1043).

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

Creio que se um cidado qualquer tivesse dito isso, Foucault no teria dito nada, mas ele frisou um jornalista e um grande jornal, isso significa algum de um certo conhecimento e que deveria ter uma viso mais ampla da realidade social. A questo desse jornalista mostra que a temtica do poder no s tinha grande importncia, mas provavelmente essa era uma questo bem definida, isto significa que, para ele, o poder no era um problema de base e no merecia uma anlise terica de tal porte. A sequncia do texto mostra a reao de Foucault:

Esta surpresa estupefou-me. Me [sic] difcil de crer que foi necessrio de esperar o sculo XX para que essa pergunta enfim seja levantada. Para ns, de qualquer modo, o poder no somente uma pergunta terica, mas algo que faz parte da nossa experincia (FOUCAULT, 2001, p. 1043).

De fato, para Foucault, a verdadeira surpresa era que uma realidade to evidente pudesse ficar escondida durante tanto tempo. Essa observao prova que, ao menos sobre a ideia da sutileza das relaes de poder, Foucault tinha razo. Ele indicou que ns devemos ainda considerar os dois lados da noo de poder: teoria e pratica, isto significa procurar conhecer e tomar conscincia de sua presena nos contatos humanos. Ns cremos que esta proposio de Foucault justificada pela complexidade que ele constatou dentro da noo de poder. Um ltimo texto pode exprimir a grande diferena entre a noo tradicional de poder e a ideia que Foucault defendeu:
fazendo do poder a instncia do no, se conduzido a uma dupla subjetivao: do lado onde ele se exerce, o poder concebido como uma espcie de grande Sujeito absoluto - real, imaginrio, ou meramente jurdico, pouco importa. [...] Do lado onde o poder sofrido, se tende igualmente a o subjetivisar, determinando o ponto onde se faz a aceitao da proibio, o ponto onde se diz sim ou no ao poder; e assim, para se dar conta do exerccio da soberania se supe seja a renuncia aos direitos naturais ou do contrato social ou ao amor do mestre (FOUCAULT, 2001, p. 423).

Esta ideia de subjetivao mostra claramente como Foucault entendia as coisas. No sistema escravista, o servo no era considerado
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

humano, ou melhor, era um ser humano de condio inferior, isto significa que o senhor era tido como o grande Sujeito, e o servo, aquele que deveria renunciar a seus direitos naturais. Outro exemplo reporta s sociedades machistas ou patriarcais, nas quais os direitos da mulher so inferiores aos do homem, nelas, o masculino aparece como o grande Sujeito, e o feminino, como aquele que deve renunciar seus direitos naturais. A reflexo de Foucault mostrou que o poder era tido como uma sorte de fora particular de certos indivduos, grupos ou instituies. Na verdade, afirmamos que as aes de poder eram aes especiais e sempre dentro do estilo piramidal, isto , aquele que manda est em um pedestal, enquanto que os outros se encontram na parte mais baixa do mundo. Dentro da noo de poder em Foucault, ns vimos tambm a ideia de um poder como uma fora que no possui um lugar fixo e no propriedade de ningum, no uma coisa espacial, somente um elemento dentro das relaes entre os indivduos. Ter conscincia disso indispensvel para saber praticar sua liberdade e respeitar a liberdade dos outros. Essa conscincia deve modificar nossa estrutura de relaes e nossa luta contra as injustias que se cometem em nome do poder. O poder em realidade de relaes, um feixe mais ou menos organizado, mais ou menos piramidado, mais ou menos coordenado, de relaes (FOUCAULT, 2001, p. 302).

CONSIDERAES FINAIS A sociedade atual vive com medo, atormentada, temerosa das possveis aes que possam sobrevir. Cada indivduo, de certa forma, vive se escondendo para tentar evitar as possveis investidas contra sua existncia. A relao de dominao uma caracterstica do sistema social. Impor sua vontade no direito de todos, mas de um pequeno grupo de indivduos. Em uma sociedade caracterizada pelo temor, penso que a

reflexo de Foucault faz muito sentido. O medo que toma conta dos
e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

indivduos consequncia da aceitao de um discurso manipulador. Cada indivduo convidado a se reconhecer desprovido de poder. Ora, se por meio do poder que conseguimos conduzir as aes das outras pessoas, se reconhecer sem poder significa no ter nenhuma influncia, logo a nica coisa que resta sofrer as influncias. O discurso manipulador no tem a inteno de fazer as pessoas reconhecerem que o poder algo indispensvel em nossa existncia, isto , ver o lado positivo do poder. O discurso manipulador tem a inteno de manter o status quo, pois a nica maneira que uma determinada parcelada da sociedade tem para continuar vivendo em cima de um barril de plvora (o barril de plvora a massa oprimida) sem que este exploda, isto , sem que a massa opressora se revolte de fato. A reflexo de Foucault poder ser constatada com as evidncias sociais. A realidade do cotidiano que as pessoas no reconhecem ter poder e admitem, tambm, ser muito difcil lutar contra a mquina montada. Contudo, as evidncias no significam que a verdade do poder seja esta, mas que a sua histria mentirosa conseguiu fincar profundas razes, isto significa que a massa opressora, diante de um discurso tradicional, no consegue visualizar a verdadeira realidade das relaes de poder. Apesar dessas verdades cristalizadas, as lutas travadas em cada poca mostram como pouco a pouco a histria do poder vem se transformando.

REFERNCIAS

FOUCAULT, Michel. Dits et crits. dition tablie sous la direction de Daniel Defert et Franois Ewald. Collaboration de Jacques Lagrange, Vol. I et II. Paris. Quarto Gallimard, 2001.

BROSSAT, Alain. Michel Foucault, les jeux de la vrit et du pouvoir. Nancy. Presses Universitaires de Nancy, 1994.

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

As relaes de poder segundo Michel Foucault


Ernandes Reis Marinho

DELEUZE, Gilles. Foucault. Collection Critique . Paris. Les ditions de Minuit, 1986. FOUCAULT, Michel. Il faut dfendre la socit. cours au Collge de France 1976.dition tablie, dans le cadre de lassociation pour le Centre Michel Foucault, sous la direction de Franois Ewald et Alessandro Fontana, par Mouro Bertani et Alessandre Fontana. Paris. Gallimard, 1997. FOUCAULT, Michel. Dits et crits. dition tablie sous la direction de daniel defert et franois ewald. collaboration de jacques lagrange, ouvrage publi avec le concours du centre national du livre. vol. i, ii, iii et iv. paris. allimard, 1994.

FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualit. 1 La volont de savoir. Bibliothque des histoires. Paris. NRF Editions Gallimard, 1976. FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualit. 2 Lusage des plaisirs. Bibliothque des histoires. Paris. NRF Editions Gallimard, 1984. FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualit. 3 Le souci de soi. Bibliothque des histoires. Paris. NRF Editions Gallimard, 1984. FOUCAULT, Michel. Lhermneutique du sujet cours au Collge de France. 1981 1982. dition publie sur la direction de Franois Ewald e autres. Paris. Gallimard, 2001. FOUCAULT, Michel. Les anormaux cours au Collge de France. 1974 1975. dition publie sur la direction de Franois Ewald e autres. Paris. Gallimard, 1999. FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. 12 edio. Petrpolis RJ. Vozes, 1995. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: histria da violncia prises. 10 edio. Rio de Janeiro. Edies Graal, 1979. nas

e-Revista Facitec - ISSN 1981-3511, v. 2, n. 2, Art. 2, dez. 2008 www.facitec.br/erevista

Anda mungkin juga menyukai