Anda di halaman 1dari 10

ndice

Introdoo.............................................................................................................................. Pg.03 Fsica Moderna ...................................................................................................................... Pg.04 Fsica Quntica...................................................................................................................... Pg.06 Teoria da Relatividade .......................................................................................................... Pg.08 Concluso.............................................................................................................................. Pg.10 Bibliografia ............................................................................................................................. Pg.11

Introduo

Fsica Moderna a denominao dada ao conjunto de teorias surgidas no comeo do sculo XX, principiando com a Mecnica Quntica e a Teoria da Relatividade e as alteraes no entendimento cientfico da decorrente, bem como todas as teorias posteriores. De fato, destas duas teorias resultaram drsticas alteraes no entendimento das noes do espao, tempo, medida, causalidade, simultaneidade, trajetria e localidade. A mecnica quntica surgiu inicialmente dos trabalhos de Max Planck e de Einstein. Um dos mais importantes problemas de fsicos no resolvidos no final do sc. XIX era o da radiao do corpo negro. Planck resolve este problema em 1901 utilizando como hiptese ad hoc que a energia deste no tem um espectro contnuo, mas pelo contrrio discreta, ou em outras palavras quantizada. Einstein utiliza esta mesma hiptese para resolver o problema do efeito fotoeltrico em 1905. Mas vai mais longe propondo que esta na realidade a verdadeira natureza da luz. A essa quantidade discreta de luz se chama quantum de luz ou fton.

Tambm em 1905, Einstein publica a teoria da relatividade restrita, nesta a ideia clssica que se tinha da simultaneidade foi abandonada, em decorrncia da finitude da velocidade de transmisso das interaes electromagnticas, que resulta da teoria clssica do electromagnetismo de Maxwell. A simultaneidade passa a depender do referencial que se est adotando para se analisar uma dada situao fsica. assim, a invarincia da velocidade da luz (que corresponde precisamente velocidade de transmisso das interaes) implica que as noes de espao e tempo se mesclam em um novo conceito, o espao-tempo. Para a teoria da relatividade restrita contriburam decisivamente tambm Henri Poincar, Hendrik Lorentz e Hermann Minkowski. Assim se encerra de modo consistente a teoria da electrodinmica clssica. Posteriormente, em1915, Einstein leva mais longe os conceitos da teoria da relatividade ao generalizar o conceito de finitude da velocidade de transmisso das interaes interao gravitacional. Do desenvolvimento desta ideia resulta a moderna teoria da gravitao, conhecida por teoria da relatividade geral.

Fsica Moderna
Fsica Clssica Isaac Newton e Galileu Galileu estabeleceram as bases para o estudo da Fsica. Eles demonstraram que a verdade deve ser alcanada atravs da lgica e de experincias controladas e no somente atravs do pensamento como acreditavam os gregos e romanos da antiguidade. Quando Newton formulou a suas teorias estava estabelecendo um programa para a Cincia: Determinar as foras que regem o universo e as suas leis. Dvidas Na poca de Newton e aps as suas teorias predominava a ideia mecanicista: o universo funcionava de maneira organizada e previsvel, como uma mquina. Se alguma inteligncia pudesse conhecer a posio e a velocidade de todos os corpos e estivesse informada sobre as foras que agem neles, seria capaz de determinar o passado e futuro de qualquer objeto. Porm alguns fatos comearam a abalar a simplicidade e previsibilidade destes pensamentos. Alguns surgiram com o estudo da luz. Afinal o que seria a luz? As experincias comearam h mostrar que hora ela se comportava como partcula, hora como onda. Qual a velocidade da luz? Porque essa velocidade sempre constante? Outras questes surgiram com o estudo da eletricidade e de outras reas. Qual a origem deste fenmeno que tem carga positiva ou negativa? E quanto ao magnetismo? De onde vem? Como explicar as reaes qumicas ou o calor do sol? Algumas dessas questes possuam respostas e outras s levavam a novas perguntas. Enquanto isso a matemtica desenvolveu novas ferramentas. Avanou o estudo da probabilidade. O estudo da geometria levava a imaginar o espao de maneira inteiramente nova enquanto certas teorias eram extremamente difceis de imaginar. Solues Numa poca em que a cincia mergulhava em profunda crise e as mentes mais talentosas do mundo duvidavam de suas prprias convices, um jovem funcionrio de uma biblioteca sua publica vrias teorias. Em uma delas explica o Movimento Browniano, a misteriosa trajetria de partculas (plen, por exemplo) sobre a gua parada. Em outra, mostra como ocorre o efeito fotoeltrico, a gerao de eletricidade a partir da luz, que varia conforme a sua frequncia. Lana tambm a Teoria da Relatividade, segundo a qual o tempo e o espao dependem do referencial em que o objeto observado. O Jovem se chamava Albert Einstein, recm-formado na Escola Politcnica de Zurich. Pouco antes, Max Planck havia solucionado o problema da radiao do corpo negro.

Um corpo que no reflete luz emite radiao de acordo com sua temperatura. Porm essa radiao no variava conforme previam as teorias clssicas. Para explicar essa contradio, Planck sups que a energia era emitida de maneira quantizada, quer dizer, em quantidades bem definidas, como se fossem pequenos pacotes de energia. Revoluo As teorias do incio do sculo tiveram grande impacto sobre o desenvolvimento da Fsica. A partir delas, chegamos a diversas outras concluses que revolucionaram a Cincia e cujo impacto experimentamos at hoje no desenvolvimento da eletrnica, das telecomunicaes, na medicina e em muitas outras reas. O estudo dessas teorias e suas consequncias denominaram Fsica Moderna. Entre os resultados obtidos com o estudo da Fsica Moderna temos: Matria e Energia so equivalentes A matria pode ser considerada uma grande quantidade de energia organizada. Algumas das provas de que isso verdade so as usinas nucleares e as bombas atmicas que utilizam a energia contida em pequenas quantidades de matria. A frmula proposta por Einstein que demonstra essa equivalncia : E = mc Onde: E = Energia m = Massa c = Velocidade da Luz

Tempo e Espao dependem do referencial As medidas de tempo e espao no so iguais para todos. Se um observador move-se em velocidade prxima a da luz, o tempo se dilata e o espao se comprime em relao a outro observador em repouso. Hoje em dia satlites do sistema GPS possuem correo dos seus relgios devido aos efeitos da relatividade. A Mecnica Quntica Se a energia se propaga de maneira quantizada, a matria e energia so equivalentes e o tempoespao relativo as teorias de Newton deixam de ser aplicveis a muitos fenmenos, principalmente em corpos muito pequenos como tomos e molculas. A partir da surge a Mecnica Quntica para estudar alguns destes casos.

O princpio da Incerteza de Heisenberg No estudo da Mecnica Quntica descobre-se que quanto maior a preciso para definir a velocidade de uma partcula, menor ser a preciso para identificar sua posio e vice-versa. Isso no se deve a erros de medio: uma lei da natureza. Este , de maneira simplificada, o princpio da incerteza de Heisenberg. Atualmente O maior desafio da Fsica Moderna formular teorias que renam a Mecnica Quntica e a Relatividade de Einstein, formando uma espcie de Teoria do Tudo criando a base para entender todos os fenmenos do Universo.

Fsica Quntica
H pouco mais de cem anos, o fsico Max Planck, considerado conservador, tentando compreender a energia irradiada pelo espectro da radiao trmica, expressa como ondas eletromagnticas produzidas por qualquer organismo emissor de calor, a uma temperatura x, chegou, depois de muitas experincias e clculos, revolucionria constante de Planck, que subverteu os princpios da fsica clssica. Este foi o incio da trajetria da Fsica ou Mecnica Quntica, que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atmicas e subatmicas, ou seja, entre as molculas, tomos, eltrons, prtons, psitrons, e outras partculas. Planck criou uma frmula que se interpunha justamente entre a Lei de Wien para baixas frequncias e a Lei de Rayleight para altas frequncias -, ao contrrio das experincias tentadas at ento por outros estudiosos. Albert Einsten, criador da Teoria da Relatividade, foi o primeiro a utilizar a expresso quantum para a constante de Planck E = hv, em uma pesquisa publicada em maro de 1905 sobre as consequncias dos fenmenos fotoeltricos, quando desenvolveu o conceito de fton. Este termo se relaciona a um evento fsico muito comum, a quantizao um eltron passa de uma energia mnima para o nvel posterior, se for aquecido, mas jamais passar por estgios intermedirios, proibidos para ele, neste caso a energia est quantizada, a partcula realizou um salto energtico de um valor para outro. Este conceito fundamental para se compreender a importncia da fsica quntica. Seus resultados so mais evidentes na esfera macroscpica do que na microscpica, embora os efeitos percebidos no campo mais visvel dependam das atitudes qunticas reveladas pelos fenmenos que ocorrem nos nveis abaixo da escala atmica. Esta teoria revolucionou a arena das ideias no s no mbito das Cincias Exatas, mas tambm no das discusses filosficas vigentes no sculo XX.

No dia-a-dia, mesmo sem termos conhecimento sobre a Fsica Quntica, temos em nossa esfera de consumo muitos de seus resultados concretos, como o aparelho de CD, o controle remoto, os equipamentos hospitalares de ressonncia magntica, at mesmo o famoso computador. A Fsica Quntica envolve conceitos como os de partcula objeto com uma mnima dimenso de massa, que compe corpos maiores e onda a radiao eletromagntica, invisvel para ns, no necessita de um ambiente material para se propagar, e sim do espao vazio. Enquanto as partculas tinham seu movimento analisado pela mecnica de Newton, as radiaes das ondas eletromagnticas eram descritas pelas equaes de Maxwell. No incio do sculo XX, porm, algumas pesquisas apresentaram contradies reveladoras, demonstrando que os comportamentos de ambas podem no ser assim to diferentes uns dos outros. Foram essas ideias que levaram Max Planck descoberta dos mecanismos da Fsica Quntica, embora ele no pretendesse se desligar dos conceitos da Fsica Clssica. A conexo da Mecnica Quntica com conceitos como a no localidade e a causalidade, levou esta disciplina a uma ligao mais profunda com conceitos filosficos, psicolgicos e espirituais. Hoje h uma forte tendncia em unir os conceitos qunticos s teorias sobre a Conscincia. Fsicos como o indiano Amit Goswami se valem dos conceitos da Fsica moderna para apresentar provas cientficas da existncia da imortalidade, da reencarnao e da vida aps a morte. Professor titular da Universidade de Fsica de Oregon, Ph. D em fsica quntica, fsico residente no Institute of Noetic Sciences, suas ideias aparecem no filme Quem somos ns? e em obras como A Fsica da Alma, O Mdico Quntico, entre outras. Ele defende a conciliao entre fsica quntica, espiritualidade, medicina, filosofia e estudos sobre a conscincia. Seus livros esto repletos de descries tcnicas, objetivas, cientficas, o que tem silenciado seus detratores. Fritjof Capra, Ph.D., fsico e terico de sistemas, revela a importncia do observador na produo dos fenmenos qunticos. Ele no s testemunha os atributos do evento fsico, mas tambm influencia na forma como essas qualidades se manifestaro. A conscincia do sujeito que examina a trajetria de um eltron vai definir como ser seu comportamento. Assim, segundo o autor, a partcula despojada de seu carter especfico se no for submetida anlise racional do observador, ou seja, tudo se interpenetra e se torna interdependente, mente e matria, o indivduo que observa e o objeto sob anlise. Outro renomado fsico, prmio Nobel de Fsica, Eugen Wingner, atesta igualmente que o papel da conscincia no mbito da teoria quntica imprescindvel.

Teoria da Relatividade

No estudo da Mecnica, a velocidade, por exemplo, uma grandeza relativa, ou seja, sua medida depende do referencial do qual est sendo medido. Em consequncia disso, outras grandezas que dependem da velocidade tambm so relativas como, por exemplo, a energia cintica e a quantidade de movimento. A energia potencial tambm uma grandeza relativa, pois o seu valor (mgh) depende do referencial que se adota para medir a altura. Comprimento, massa e tempo so tidos como grandezas absolutas no estudo da Mecnica, mas tambm se tratam de grandezas relativas. No entanto, a relatividade dessas grandezas s evidencia-se quando no estudo de situaes em que se tm velocidades muito elevadas, ou seja, no desprezveis se comparadas com a velocidade da luz no vcuo, que aproximadamente 3,0 x10 m/s.
8

O Incio da Teoria da Relatividade

A teoria da relatividade foi uma revoluo para o sculo XX, pois ela provocou inmeras transformaes em conceitos bsicos como tambm proporcionou que fatos importantes, ainda no explicveis, pudessem ser explicados. Essa teoria surgiu com o fsico alemo Albert Einstein. Nascido em Ulm, Einstein foi fsico e pesquisador muito conhecido por ter proposto a teoria da relatividade, mas tambm foi ele quem explicou corretamente o efeito fotoeltrico, fato esse que possibilitou o desenvolvimento da bomba atmica, mesmo sem ele saber para quais fins se destinava.

A teoria da relatividade composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenmenos em relao a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenmenos do ponto de vista no inercial. Apesar de formar uma s teoria, elas foram propostas em tempos diferentes, no entanto ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo no so absolutos, mas sim relativos.

A teoria da relatividade restrita foi construda por Einstein a partir de dois importantes postulados: 1 Postulado da Relatividade: as leis da Fsica so as mesmas em todos os sistemas de referncia inercial. 2 Postulado da Constncia da Velocidade da Luz: a velocidade da luz no vcuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial, ou seja, c = 300 000 km/s.

A Relatividade no Cotidiano

A relatividade pode no ser um assunto muito comum no dia a dia, mas ela faz parte do nosso cotidiano. Quando aproximamos da velocidade da luz tudo muda, nesse sentido a relatividade muito importante. No possvel ver como que isso ocorre utilizando carros e avies, mas as partculas subatmicas podem se movimentar muito rpido, podendo alcanar velocidades bem prximas velocidade da luz.

Um instrumento muito comum na atualidade utiliza mecanismos advindos da relatividade para determinar com alta preciso a posio na Terra, esse o chamado GPS. Encontrado em celulares de ltima gerao, esse instrumento depende de 24 satlites ao redor da Terra para a determinao correta da posio, mas se no fosse a relatividade, todas as medidas estariam erradas. Os clculos e correes relativsticos so necessrios em consequncia da velocidade dos satlites, aproximadamente 14 mil km/h. Essa velocidade realmente pequena se comparada com a velocidade da luz, mas mesmo assim os clculos so necessrios. O aparelho de GPS est cada vez mais presente em nosso cotidiano, seja no avio, nos automveis, navio, em muitos lugares podemos encontr-lo. Caso no fossem calculados os efeitos da relatividade, poderiam acontecer grandes desastres.

Concluso

Aps Analisar o trabalho vi que fsica moderna constitui essencialmente a fsica desenvolvida no incio do sculo XX. Foram necessrios cerca de trinta anos para a Mecnica Quntica surgir. Todo o conhecimento produzido nesse perodo pode ser resumido em duas grandes linhas: a teoria da relatividade, proposta por Einstein, e a teoria quntica, iniciada com Max Planck.

Bibliografia

http://www.infoescola.com/fisica/fisica-moderna/ http://www.brasilescola.com/fisica/teorias-da-relatividade.htm http://www.infoescola.com/fisica/quantica/

Anda mungkin juga menyukai