Anda di halaman 1dari 10

A LEITURA EXISTENCIAL DA PSICANLISE EM O SER E O NADA DE JEAN-PAUL SARTRE1

Pierre Mignac de Lira, (graduado em Filosofia pela UFPE). Orientador: Prof. Dr. Vincenzo di Matteo (Programa de ps-graduao da UFPE)

Resumo: Neste trabalho pretendemos expor as crticas de Sartre dirigidas a Freud, encontradas no segundo captulo da primeira parte do seu livro O Ser e o Nada. Em seguida faremos uma breve anlise dessas crticas e as suas articulaes com a filosofia existencial de Sartre. Palavras-chave: Inconsciente, M-f, Psicanlise.

ara os filsofos de orientao fenomenolgica, foi difcil tolerar dois aspectos do

freudismo: o primeiro deles caracterizava uma filosofia implcita que parecia retirar da conscincia os poderes que, em seguida, atribua multiplicados a um inconsciente astucioso e maligno. E o segundo, exibia uma linguagem que tentava explicar os fenmenos psquicos completamente embebida em um marcado e indevido positivismo.2 Dentre os que se defrontaram com essa problemtica no sc. XX destacamos a figura de Sartre, que se considerava no um falso amigo da psicanlise, e sim um companheiro de viagem crtico.3 Na sua obra principal O Ser e o Nada o filsofo francs, a partir de uma descrio fenomenolgica da realidade, nos transporta atravs de longas cadeias argumentativas a uma concepo ontolgica do homem, do mundo e das possveis relaes que da surgem. tambm nesta obra que Sartre desfere crticas estrutura do sujeito freudiano e, ao contrrio do que se possa imaginar, no fica apenas com uma postura desconstrutivista, ele limpa, depura a psicanlise, que ele chama de emprica, dos elementos que no confirmam com a sua anlise existencial e a aproxima da sua concepo de homem.

Neste trabalho no pretendemos traar uma histria das relaes de Sartre com a psicanlise, rastreando textos e entrevistas com ela relacionados, mas ater-se nica ou pelo menos principalmente obra de Sartre O ser e o Nada, considerando que as teses

O trabalho resultado de um ano de pesquisas do PIBIC com o apoio do CNPq e sob orientao do Professor Doutor Vincenzo di Matteo. 2 MATTEO, V. Di. Sartre a psicanlise existencial. In: ____ (Org.). Ressonncias freudianas na filosofia do sc. XX. Recife: Mestrado em Filosofia da UFPE, 2003. p.16. 3 PONTALIS, J.-B. Freud posto em imagens. In: Perder de vista. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. p.154.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

LIRA, Pierre Mignac de -2-

com relao psicanlise, nela contidas, no se alteraram substancialmente no decorrer dos anos.

No primeiro momento trataremos das crticas feitas a Freud, mais especificamente, e por serem as principais, as que se encontram no segundo captulo da primeira parte da referida obra. Em seguida, tentaremos avaliar como elas se articulam com a filosofia existencial de Sartre.

M-f e mentira

A exposio da crtica feita por Sartre psicanlise freudiana deve, em primeiro lugar, partir da elucidao de um conceito crucial de sua filosofia: a m-f. Na sua fundamentao ontolgica da realidade o filsofo francs chega ao ponto de afirmar que o homem o ser pelo qual a negao (o nada) vem ao mundo. E no apenas isso: tambm o ser que pode tomar atitudes negativas com relao a si. 4 Mas tal afirmao nos leva a uma indagao: que deve ser o homem em seu ser para que lhe seja possvel negar-se? A clarificao de tal questo deve ser respondida a partir de uma conduta essencial realidade humana; uma atitude em que a conscincia volta a sua negao para si em vez dirigi-la para fora. Esta a m-f.

Sartre afirma que a m-f pode ser comparada mentira, desde que faamos uma distino entre simplesmente mentir e mentir a si mesmo. Na mentira, o mentiroso est completamente a par da verdade que esconde. No se mente sobre o que se ignora; no se mente quando se difunde um erro do qual se vtima; no se mente quando se est equivocado.5 O mentiroso pretende simplesmente enganar e no tenta, com isso, dissimular essa inteno ou mascarar a translucidez da conscincia. Nesse sentido, no est sendo posta em jogo a intra-estrutura da conscincia que pura transcendncia; todas as negaes que constituem a mentira recaem sobre os objetos. Ela o fenmeno natural do mit-sein, parte do reconhecimento da minha existncia, da do outro, minha existncia para o outro e a existncia do outro para mim. atravs dela que a conscincia afirma existir como oculta para o outro, toma proveito de dualidade ontolgica do eu e do eu do outro. Em outras palavras, para haver mentira necessria a presena daquele que engana e a do enganado. Fica instaurada a dualidade enganadorenganado.
4 5

SARTRE, J-P. O Ser e o Nada. 13 ed. Petrpolis: Vozes, 2005. p. 92. Idem. p. 93
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

A LEITURA EXISTENCIAL DA PSICANLISE EM O SER E O NADA DE JEAN-PAUL SARTRE -3-

Mas sendo a m-f um mentir a si mesmo, fica negada a dualidade ontolgica a que tnhamos nos referido. Na m-f eu escondo a verdade de mim, no h dualidade enganador-enganado, nela est implcita a unidade de uma conscincia. No se trata de um estado, no nos infectamos com ela; no vem de fora da realidade humana, a prpria conscincia se afeta da m-f. H um projeto de m-f e uma inteno primordial, isto , aquele a quem se mente e aquele que mente uma s e mesma pessoa. Nas palavras de Sartre Enquanto enganador, devo saber a verdade que -me disfarada enquanto enganado.6 Ou melhor, essa verdade para que seja ocultada por mim com o maior cuidado, deve ser muito bem conhecida por mim.

Para que haja uma melhor compreenso do fenmeno da m-f, vamos a um exemplo bastante elucidativo.
Vejamos esse garom. Tem gestos vivos e marcados, um tanto precisos demais, um pouco rpido demais, e se inclina com presteza algo excessiva. Sua voz e seus olhos exprimem interesse talvez demasiado solcito pelo pedido do fregus. Afinal volta-se, tentando imitar o rigor inflexvel de sabe-se l que autmato.
7

Toda a sua conduta parece uma brincadeira, ele assume a presteza e a rapidez inexorvel das coisas. Ele brinca de ser garom; brinca com a sua condio para realizla, tentando se aprisionar naquilo que . Mas o problema que o garom no pode ser garom de imediato e por dentro como esse tinteiro tinteiro, ou esse livro livro. A sua condio de sujeito remete a transcendncia, a possibilidades abstratas; ao sujeito que deve ser, mas no . S posso ser esse ser-garom por representao. Por mais que cumpra as funes de garom s posso ser garom de forma neutralizada, como um ator interpreta Hamlet...8 Mas o que tento realizar o ser em-si do garom, como se no fosse de minha escolha me levantar s cinco horas da manh ou ficar deitado, correndo o risco de ser demitido do emprego. Eu sou garom no a maneira do em-si e sim sendo o que no sou, sendo aquele que transcende de ponta a ponta e ser em-si que pretendo ser. Sou uma divina ausncia que por toda parte escapa ao ser.

6 7

Idem. p. 95. Idem. p. 105. 8 Idem. p. 107.


Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008. .

LIRA, Pierre Mignac de -4-

Isso se d pelo modo de ser da conscincia que o para-si; pura transcendncia, o oposto do em-si. Sendo este o ser (pura positividade) fechado em si mesmo, o para-si se manifesta como o outro que no o em-si, como o nada que possui uma nsia pelo ser, como uma manifestao que pura relao com este ser-em-si. Por isso a conscincia se faz, seu ser intencional, voltado para fora, conscincia de ser. A m-f se manifesta quando esta condio humana se desdobra para assumir uma segunda natureza, quando o garom quer se tornar coisa-garom. Nas palavras de J. F. Povoas: Na m-f, o homem recusa sua liberdade, deixa de ser razo para ser paixo. Ele agora, apenas uma mentira.9

Mas surge a uma pergunta: aquele que se afeta de m-f, deve ter a conscincia de sua m-f? No. A auto-mentira, simples e deliberada, retrocede e desmorona ante a conscincia de estar mentindo a si mesmo. No um auto-engano como definiu Danto10 deixando de lado a dinmica ontolgica da conscincia. A m-f um fenmeno evanescente, possui uma forma autnoma e duradoura; pode ser o aspecto normal da vida de um grande nmero de pessoas. Pode-se viver na m-f.11 Dificilmente poderemos recha-la ou compreend-la como um todo. Mas h tentativas de escapar a essa dificuldade, uma delas o recurso ao inconsciente que faz a Psicanlise. M-f e Psicanlise

Segundo Sartre, ao usar a hiptese de uma censura concebida como linha de demarcao, a psicanlise instaura no seio da conscincia a dualidade enganadorenganado. O instinto representa a realidade, ele simplesmente , como este livro ou esta cadeira, isto , ao modo do ser em-si, ao modo do objeto. Suas manifestaes nos chegam atravs de simbolizaes conscientes que devem ser consideradas como fatos psquicos reais sonhos, fobias, etc. assim como as palavras e as atitudes do mentiroso que chegam at ns. Diante desses fenmenos o sujeito deve interpret-los como quem interpreta as condutas do enganador. A verdade surgiria quando o enganado conseguisse vincular essas atitudes situao em que se acha o enganador. Ao psicanalista cabe a tarefa de extrair desses atos simblicos uma verdade e relacionlas situao histrica do paciente.

PVOAS, J. F. M f(negao interna) Disponvel em : http://www.cefetesp.br/edu/eso/filosofia/mefepsicanalisecsc.html 10 DANTO, A. C. As Idias de Sartre. So Paulo: Cultrix, 1993. p. 31. 11 SARTRE. Op. Cit. , p.107.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

A LEITURA EXISTENCIAL DA PSICANLISE EM O SER E O NADA DE JEAN-PAUL SARTRE -5-

Para o filsofo de O Ser e o Nada, a massa psquica foi cindida em duas quando o pai da psicanlise fez a distino entre Id e Eu. Sou, mas no sou o Id. No tenho acesso privilegiado com relao ao meu psiquismo no consciente.12 Na medida em que constato os meus fenmenos psquicos, sou meus prprios fenmenos. Eu sou este impulso de roubar este livro, ilumino-o e me determino, em sua funo, a cometer esse roubo. Mas na medida em que o recebo passivamente e conjeturo hipteses sobre sua origem, eu no sou esses fatos, isto , no instante que o interpreto como um impulso imediato determinado pela falta do livro; quando o afirmo como um processo de autopunio, vinculado a um complexo de dipo, estou dizendo que existe uma verdade do impulso ao roubo alcanvel por hipteses mais ou menos provveis. Os critrios usados para saber se essa verdade foi alcanada sero dois: o nmero de fatos psquicos conscientes que posso explicar e o xito da cura psicanaltica. Para isso necessrio um mediador entre os rebentos inconscientes e a vida consciente: o psicanalista. Nesse caso, o outro que executa a sntese entre a tese inconsciente e a anttese consciente.

Portanto, a psicanlise substitui a noo de m-f pela idia de uma mentira sem mentiroso. Coloco-me em relao a mim mesmo na situao do outro; ela troca a dualidade do enganador-enganado pela dualidade do Id e do Eu e introduz, em minha subjetividade, a estrutura intersubjetiva do mit-sein. Resistncia e censura Todavia, o Id no pode ser apenas representado como coisa em relao hiptese do psicanalista, porque a coisa indiferente s conjecturas que se faz sobre ela, mas o Id, ao contrrio, tocado por essas conjecturas. A maior prova disso so as resistncias que surgem no decorrer do tratamento psicanaltico, quando a anlise comea a se aproximar da suposta verdade. Contudo, surge uma pergunta: que parte do paciente pode resistir assim? O Eu no poderia suspeitar que o psicanalista se aproxima do seu alvo, pois ele quer desvendar tanto quanto o mdico o sentido de suas prprias reaes. No mximo ele pode medir e apreciar o grau de probabilidade das conjeturas emitidas. Para o psicanalista as resistncias so surdas e profundas, vm de longe, tm razes na prpria coisa que se quer elucidar. 13
12 13

Idem. p. 96. Idem. p. 98.


Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008. .

LIRA, Pierre Mignac de -6-

Essas resistncias, tampouco emanam do complexo que se quer desvendar; enquanto tal, ele mais um colaborador, pois recorre a astcias frente censura e tende a expressar-se na conscincia clara. Se a censura capta as perguntas e as revelaes do analista como mais ou menos prximas daquilo que ela almeja reprimir, ento ela sabe o que reprime. Ela age com discernimento e sabe o que deve reprimir ou no. Em outras palavras, para Sartre a censura escolhe aquilo que deve ser ou no ser reprimido; a prova disso que ela libera impulsos sexuais lcitos e permite que necessidades bsicas do indivduo expressem-se na conscincia como fome, sede, sono, etc. E mais: como explicar que a censura relaxa sua vigilncia e pode ser enganada pelos disfarces do instinto? Mas no basta que distinga as tendncias malignas; necessrio, alm disso, que as apreenda como algo que deve ser reprimido, o que subtende, ao menos um representao da atividade.14 Para Sartre, impossvel que a censura possa discernir impulsos reprimveis sem ter conscincia de discerni-los, pois segundo ele, todo saber conscincia de saber. Essas operaes pressupem que a conscincia seja consciente (de)15 si mesma. Isso significa que a censura de m-f. Ao estabelecer entre o inconsciente e a conscincia uma conscincia autnoma, a psicanlise age de m-f. Segundo o nosso filsofo, ao determinar uma trindade no psiquismo (Ego, Id, Superego) a teoria freudiana construiu apenas uma nova termologia sem o menor sentido.

Para Sartre, a teoria psicanaltica no consegue sequer dar conta da unidade do fenmeno como um todo e estabelecer conexes compreensveis entre diferentes momentos do psiquismo. Como a tendncia reprimida pode disfara-se, j que no contm: 1 a conscincia de ser reprimida; 2 a conscincia de ter sido rechaada por ser o que ; 3 um projeto de disfarce?16 Para que houvesse a possibilidade de se camuflar e se deixa representar na conscincia clara sob a forma de representaes simblicas, aquilo que esta sendo censurado deve ter a conscincia desta censura.

Ao rejeitar a unidade consciente do psiquismo, Freud viu-se obrigado a subentender por toda parte uma unidade mgica dos fenmenos internos do psiquismo, sobrepujando obstculos distncia tal como aquela crena primitiva de que a pessoa enfeitiada estaria unida figura de cera talhada a sua imagem. Dizendo melhor, nem esse vodu psicanaltico suprimiria a coexistncia de estruturas contraditrias e ao mesmo tempo
14 15

Idem. Ibidem Como o prprio Sartre nota, o uso do parntese se faz necessrio para difer enciar esse (de) de um problema concernente a teoria do conhecimento. 16 Idem. p. 99.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

A LEITURA EXISTENCIAL DA PSICANLISE EM O SER E O NADA DE JEAN-PAUL SARTRE -7-

complementares. Para Sartre hipostasiou-se e coisificou-se a m-f sem evit-la. evidente que a partir dessas afirmaes, o nosso filsofo est convencido de que a natureza da neurose consciente. Um esboo crtico

Pois bem, que relevncia todas essas crticas tm para a obra freudiana? necessrio reconhecer que s um esprito atento poderia encontrar problemas internos na estrutura da teoria psicanaltica do sujeito, como o faz Sartre. Mas o mestre francs cai em um erro metodolgico. sabido que a obra freudiana no possui uma unidade com a qual possamos lidar de forma aleatria. Assim como as Meditaes de Descartes e a Fenomenologia do Esprito de Hegel os textos de Freud devem ser lidos como um continuo processo de transformao e evoluo interna. Descartes sempre advertiu que era mal entendido pelos seus adversrios quando estes no respeitavam aquilo que ele chamou de ordem das razes. A leitura da Fenomenologia deve ser feita luz do princpio ativo de Hegel e tendo em mente o movimento interno que inerente obra. O mesmo se d com Freud. Durante toda a sua vida, o pai da psicanlise reformulou vrias vezes a sua teoria; desde o primeiro escrito at o ltimo encontramos uma cincia em constante processo de auto-correo. No apontando diretamente para um, ou mais textos de Freud, Sartre nos deixa num beco sem sada, pois no sabemos qual o momento da obra de Freud que ele est a criticar. Contudo, podem ainda nos objetar que pelo arcabouo conceitual usado por Sartre Id, Ego, Superego ele refere-se mais propriamente a segunda tpica freudiana. verdade, no h como negar. Mas mesmo aps reconstruir a estrutura psquica com uma segunda tpica que fundamentalmente no mudou at o seu ltimo escrito, Freud reformula, nessa mesma tpica, pelo menos umas trs teorias da pulso diferentes. Visto desta forma, no podemos empreender uma anlise crtica mais aguda pelo menos nesse momento da leitura sartriana da psicanlise, pois o nosso filsofo no aponta para o Freud que ele est criticando. A crtica sartriana no seu projeto existencial

Feita essa exposio reflexiva das criticas dirigidas a Freud, devemos agora pens-las luz do projeto fundamental da filosofia exposta na volumosa obra O Ser e o Nada. Que
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008. .

LIRA, Pierre Mignac de -8-

importncia elas tm para o pensamento sartriano, e para o entendimento do comportamento humano? Como nota muito bem Bornheim,17 a ontologia de Sartre no pretende e nem consegue disfarar uma inelutvel compulso a transformao do homem. H em toda obra O Ser e o Nada, uma presena indiscutvel do problema moral, que tambm est arraigada no conceito da m-f. Este possui um contedo moral implcito de difcil dissoluo. O que o mestre francs quer uma moral da responsabilidade que ponha o homem no centro das suas atitudes, que lhe diga que ele, e somente ele, o responsvel pelo seu ser e pelas suas escolhas. Ora, a psicanlise retiraria do homem toda e qualquer possibilidade de uma ao livre e autnoma. Segundo Rubens Queiroz Cobra: Aqueles que usam o inconsciente como desculpa do comportamento acreditam que os nossos instintos, nossas inclinaes e nossos complexos constituem uma realidade que simplesmente ; que no nem verdadeira nem falsa em si mesma, mas simplesmente real.18 E o que pior, o postulado do psiquismo freudiano no resolve nem muito menos promove as bases de uma possvel dissoluo do problema da m-f. Muito pelo contrrio, nas palavras de Burdzinski:
Dessa forma, a psicanlise consegue apenas complexificar e ampliar o problema [...] desde o incio promovido pela m-f. Com isto, a soluo psicanaltica revela-se antes como uma pseudo-soluo; sua proposta terica conduz a uma instncia a censura na qual o problema da m-f se repe e a explicao a cerca de sua natureza deve ser reiniciada.
19

Para Sartre, a hiptese do inconsciente comete um profundo equvoco ontolgico: ela introduz na dimenso do para-si uma opacidade que cabe unicamente ao em-si. Sartre entende que a teoria psicanaltica insuficiente para dar conta da m-f e, conseqentemente, por o homem no centro de suas aes.

17 18

BORNHEIM, G. Sartre. 3 ed. So Paulo: Perspectiva. 2005. p. 122. COBRA, R. Q. Sartre nega o inconsciente freudiano. Disponvel em : http:// www.cobra.pages.com.br/fcsartre.html 19 BURDZINSKI, Jlio Csar. M f e autenticidade. Rio Grande do Sul: Uniju, 1999. p. 40.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

A LEITURA EXISTENCIAL DA PSICANLISE EM O SER E O NADA DE JEAN-PAUL SARTRE -9-

CONCLUSO

Interpretar os rebentos do inconsciente como quem interpreta as palavras de um mentiroso instaurar, no seio da conscincia uma dualidade que prpria do fenmeno da mentira: a dualidade do enganador e do enganado. A censura, sendo a barreira e ao mesmo tempo o elo entre os fenmenos conscientes (sonhos, neuroses, etc.), deve ter conscincia daquilo que esta reprimindo, pois do contrrio, se reprimisse todos os instintos do inconsciente de forma aleatria, os instintos lcitos no chegariam ao que ele chama de conscincia limpa. No sentiramos, por exemplo, fome, sede, etc.. Aquilo que se censura, s o pode ser, se estamos a par dos problemas que esses instintos podem nos causar. E mais: aquilo que censurado, para poder burlar a censura e se apresentar como fenmeno consciente, deve saber que vai ser censurado. Portanto, todos esses fenmenos possuem um aspecto consciente e podem ser resolvidos no nvel da conscincia. Como dissemos, mesmo no fazendo referncia direta a que momento da psicanlise Sartre critica, ele entende que esta no consegue, naquilo que lhe fundamental (a ciso do psiquismo em inconsciente e consciente), dar conta do fenmeno da m-f. E o que pior: essas questes, esboando uma falha interna na teoria psicanaltica, complexificam ainda mais o problema da m-f; portanto, a teoria psicanaltica desabaria no nada por se mostrar insuficiente na explicao do fenmeno da negao interna. Encontrando problemas na estruturao terica da metapsicologia freudiana, o nosso filsofo acredita ter descoberto na psicanlise uma conduta de m-f. H na filosofia sartriana um projeto implcito baseado numa ontologia da liberdade; um projeto de transformao do homem. Esta transformao, que moral, no apenas um rebento da sua filosofia, mas sim uma necessidade na qual toda ela converge. O inconsciente freudiano retira do homem aquilo que lhe fundamental: a sua liberdade de escolha. Portanto, se quisermos uma moral da libertao e da salvao necessrio dar ao homem a responsabilidade por seus atos e no estabelecer como desculpa para os seus comportamentos de m-f uma dimenso subterrnea que subsiste sob a esfera consciente.20

Referncias Bibliogrficas: SARTRE, J-P. O Ser e o Nada. 13 ed. Petrpolis: Vozes, 2005. BORNHEIM, G. Sartre. 3 ed. So Paulo: Perspectiva, 2005.
20

Idem. p. 38.
Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008. .

LIRA, Pierre Mignac de - 10 -

BURDZINSKI, Jlio Csar. M f e autenticidade. Rio Grande do Sul: Uniju, 1999. COBRA, Rubens Queiroz. M-f; Psicanlise existencial. Disponvel em: <http://www.cobra.pages.nom.br/fcp-sartre.html#Psicanlise> Acesso em: 06/04/2006 DANTO, A. C. As Idias de Sartre. So Paulo: Cultrix, 1993. MATTEO, V. Di. Sartre a psicanlise existencial. In: ____ (Org.). Ressonncias freudianas na filosofia do sc. XX. Recife: Mestrado em Filosofia da UFPE, 2003. PONTALIS, J.-B. Freud posto em imagens. In:____ Perder de vista. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. PVOAS, J. F. M f(negao interna) Disponvel em : <http://www.cefetesp.br/edu/eso/filosofia/mefepsicanalisecsc.html > Acesso em: 06/04/2006

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

Anda mungkin juga menyukai