Anda di halaman 1dari 2

EFA NS Tipo A

Ano lectivo 2008/2009

rea de Competncia-Chave: STC


Formadoras: Elsa Lopes e Susana Silva

Site de STC: http://sites.google.com/site/stcelsasusana

ANEXOS DE APOIO (Cincia):

4. Identifique a composio de diferentes empresas em termos de recursos humanos (por exemplo, em relao dimenso das empresas e qualificao dos trabalhadores).

Lei n. 7/2009 de 12 de Fevereiro Anexo com o CDIGO DO TRABALHO Artigo 100. Tipos de empresas 1 Considera-se: a) Microempresa a empresa que emprega menos de 10 trabalhadores; b) Pequena empresa a que emprega de 10 a menos de 50 trabalhadores; c) Mdia empresa a que emprega de 50 a menos de 250 trabalhadores; d) Grande empresa a que emprega 250 ou mais trabalhadores. 2 Para efeitos do nmero anterior, o nmero de trabalhadores corresponde mdia do ano civil antecedente. 3 No ano de incio da actividade, o nmero de trabalhadores a ter em conta para aplicao do regime o existente no dia da ocorrncia do facto.

5.

Em diferentes empresas e organizaes tanto podem existir necessidades como excedentes em termos de recursos humanos, em funo de inovaes tecnolgicas e/ou de necessidades de produo. Comente a frase anterior, explicando o modo como a articulao entre essas variveis afecta a organizao e produo de uma empresa. 6. Explore formas de reestruturao organizacional em termos de recursos humanos e estratgias para melhorar a eficcia e eficincia das instituies

O Planeamento de Recursos Humanos na Empresa e a construo de planos de carreira so o verso e o reverso da mesma medalha. O primeiro pretende assegurar, numa perspectiva organizacional, o fluxo de profissionais, com perfil, na quantidade adequada e no momento certo, que permitam Empresa atingir os seus objectivos de negcio. Os planos de carreira tm como objectivo permitir o desenvolvimento, a mdio e longo prazo, dos profissionais de elevado potencial existentes na Empresa e, assim, dar-lhes uma perspectiva profissional compatvel com as suas ambies e desejo de evoluo. S da conjuno perfeita destes dois elementos resultar uma fora de trabalho produtiva, motivada e identificada com o projecto da Empresa. Do planeamento de recursos faz parte o planeamento de recursos humanos. A Empresa tem de antecipar onde, de acordo com a sua estratgia global, vai ter falta de pessoal, onde poder ter excesso, a melhor ocupao a dar ao pessoal que j tem ao seu servio ou ainda avaliar o impacto das novas tecnologias ou de novas formas de organizar o trabalho. A procura de recursos humanos pela empresa tem a ver com o desenvolvimento da sua actividade. Internamente so de ponderar situaes como: Actividade n28 Pgina 1

EFA NS Tipo A
Ano lectivo 2008/2009

rea de Competncia-Chave: STC


Formadoras: Elsa Lopes e Susana Silva

Site de STC: http://sites.google.com/site/stcelsasusana


1. 2. 3. 4. a produo ou a comercializao de novos produtos; a entrada em novos mercados; os investimentos em novos equipamentos; modificaes na forma de organizar a empresa.

Contudo, as variveis da envolvente contextual influenciam tambm a procura de recursos humanos pelas empresas, atravs, de alteraes da legislao laboral, crescimento ou recesso da economia local ou nacional. A oferta de recursos humanos num determinado momento constituda pelas pessoas ao servio da empresa e que constam de uma base de dados global: 1. 2. 3. 4. nmero de empregados por departamento; aptides tcnicas e competncias; escalo etrio; tempo de permanncia na empresa e na funo actual.

Temos sempre que salvaguardar a possibilidade de mobilidade interna e externa. Comparando a oferta com a procura de recursos humanos, a empresa pode exigir a reconverso ou o afastamento de pessoal existente e a necessidade de proceder a recrutamento de pessoal adicional.

Fonte: http://portal-jovem.com/rec-humanos/planeamento.php

()

Actividade n28 Pgina 2

Anda mungkin juga menyukai