Anda di halaman 1dari 3

Liderar uma equipe nem sempre tarefa das mais simples. Lidar com os prprios conflitos j d um bom trabalho.

. Mas o que fazer para administrar, ainda, os problemas e interesses de um grupo no ambiente profissional? O chefe precisa manobrar muitas questes: ser equilibrado para no ser rabugento ou condescendente demais , perceber quando as pessoas esto estimuladas ou no e alinhar funcionrios aos objetivos da empresa so algumas das tarefas. "Liderar significa cuidar de pessoas e desenvolv-las, afirma Marco Fabossi, coach, palestrante e escritor. Ele diferencia o papel de gestor do de lder. O primeiro se concentra nos nmeros, nos resultados. O segundo pensa na satisfao e bem-estar de um grupo para alcanar objetivos.

A roda de trs de uma bicicleta a que impulsiona. necessria porque o negcio precisa ir para a frente, precisa de resultados. Ela o gestor. J a roda da frente a que d equilbrio e direo. o lder. A combinao das duas coisas que faz com que o negcio atinja seus objetivos.

Marco Fabossi Coach, palestrante e escritor

Existe o gestor que no lder e o lder que no gestor. Mas uma coisa no funciona sem a outra. "O gestor que lder no enxerga pessoas como nmeros, mas como potencial, diz Fabossi. "O gestor tem subordinados e o lder tem seguidores." Entre outras habilidades, resolver conflitos e buscar solues que mantenham as relaes equilibradas e harmoniosas fundamental. "Isso acontece atravs da negociao, do dilogo. Dessa forma, fica mais fcil identificar a origem, a natureza e a amplitude dos problemas. O lder precisa ter essa sensibilidade", afirma Arnaldo Mazzei Nogueira, escritor, coordenador da rea de Relaes do Trabalho e Recursos Humanos da FEA-USP e professor titular da FEA-PUC. Saber ouvir mais importante do que saber falar. " fundamental", diz o coach Fabossi. "O bom lder consegue extrair o melhor de cada colaborador, dando autonomia para que tenham suas prprias ideias e liberdade de ao", explica Daniela Correa, consultora de Recursos Humanos da Catho Online. Ela aconselha a prestar ateno em todos os funcionrios: os que demonstram desinteresse e os dedicados. Com isso, voc far ajustes de acordo com a necessidade e as caractersticas da equipe e da empresa.

Para ser um bom lder


O que evitar Diviso de tarefas Mantenha a motivao A postura adequada

VEJA ATITUDES QUE NO COMBINAM COM UMA BOA LIDERANA:


Contradio: o discurso combina com as atitudes? Se voc pede uma coisa, mas no age de acordo com as suas orientaes, no espere que suas exigncias sejam atendidas ou que a equipe lhe respeite. D o exemplo; Autoritarismo: cuidado para no ser aquele chefe que cobra, humilha, reclama, mas no aponta solues e sequer escuta as sugestes dos funcionrios; Paternalismo: evite proteger funcionrios. Tambm procure no ser tolerante demais, com medo de se indispor com as pessoas; Inflexibilidade: seja malevel. Procure entender seus colaboradores e suas necessidades. No trate a todos da mesma maneira, como se cada um no tivesse suas particularidades;

No d retorno: o lder que no acompanha seus colaboradores e no reconhece seus talentos um lder ruim. Cuidado para no preocupar-se mais com os processos do que com as pessoas; Desorganizao: um lder deve cumprir prazos, responder e-mails, lembrar do que fala e solicita aos seus subordinados; Centralizao: aprenda a delegar e dar autonomia aos membros da equipe. Perca a mania de achar que voc faria melhor ou mais rapidamente; Conflitos: um cargo de liderana exige que voc saiba resolver choques e diferenas entre as pessoas que trabalham com voc.

Anda mungkin juga menyukai