Anda di halaman 1dari 3

A Sade dos povos indgenas: a declarao de Kuching para ao

Aprovada no 6 Congresso Mundial de Sade Rural Santiago de Compostela, Espanha, 2003


WONCA Working Party on Rural Practice

Ademais da Declarao de Durban e da declarao de Kuching de 1999, que convocam para uma Iniciativa Global de Sade Para Toda a Populao Rural, ns, como profissionais de sade das zonas rurais de todo o mundo, que estivemos presentes sexta Conferncia Mundial WONCA sobre Sade Rural em Santiago de Compostela, Espanha, notamos com preocupao que: A despeito da diversidade cultural e tnica, existem notveis semelhanas entre os problemas, disparidades na sade e interesses dos povos indgenas no mundo todo. O estado de sade dos povos indgenas em muitos pases significativamente pior do que aquele da populao como um todo. Os povos indgenas representam as mais marginalizadas e mais pobres subpopulaes do mundo. Muitos dos problemas de sade dos povos indgenas so decorrentes das condies socioeconmicas precrias. A realocao forada de povos indgenas sem consulta ou consentimento informado tem um efeito danoso sustentado sobre a sade e bem-estar cultural dessas comunidades e seus membros.

Consequentemente, afirmamos que: Definio de Povos Indgenas


O termo indgena1 se refere queles que, enquanto conservando total ou parcialmente suas lnguas, organizaes e estilos de vida tradicionais, que os distinguem da sociedade dominante, ocuparam uma rea particular antes da chegada de outros grupos populacionais.
Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, 2013 Jan-Mar; 8(Suppl 1):7-9. 7

A Sade dos povos indgenas: a declarao de Kuching para ao

Definio de autodeterminao
A Carta das Naes Unidas, a Conveno Internacional sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais e a Conveno Internacional sobre Direitos Civis e Polticos afirmam a importncia fundamental do direito de autodeterminao de todos os povos. A. Autodeterminao o poder que faz com que os povos possam livremente determinar seu status poltico e buscar o prprio desenvolvimento econmico, social e cultural2. B. Os Povos Indgenas, como uma forma especfica de exercitarem o direito de autodeterminao, tm o direito autonomia ou autogoverno em matrias relacionadas aos assuntos internos e locais, incluindo cultura, religio, educao, informao, comunicao, sade, habitao, emprego, bem-estar social, atividades econmicas, gerenciamento de terras e recursos, meio ambiente e ingresso de no membros, bem como aos meios para financiar essas funes autnomas.

Direitos
Os direitos dos Povos Indgenas foram afirmados na Declarao Universal dos Direitos Humanos.3 A. Sade equnime para os Povos Indgenas um direito humano bsico. Para atingir isto, so necessrios esforos e recursos adicionais. B. Parceria, compromisso e vontade poltica so necessrios para melhorar o estado de sade e bem-estar dos Povos Indgenas. Parcerias exigem participao, em que h reconhecimento de interdependncia, necessidade de integridade e equilbrio de poder no relacionamento entre todos os participantes. C. A sade e o bem-estar das Famlias Indgenas requerem ateno especial. Uma criana nascida na pobreza, exposta a viver e morar em condies inadequadas e com pouco acesso alimentao perpetua o ciclo de pobreza e predispe doena crnica e incapacidade. Toda criana tem o direito a um meio ambiente que favorea seu desenvolvimento fsico, espiritual, moral e social. 4 D. Os Povos Indgenas tm direito a servios de sade culturalmente apropriados, de preferncia em sua prpria lngua. Todos os povos tm o direito e o dever de participar individualmente e coletivamente no planejamento e implementao do seu modelo de ateno sade.5 O controle social indgena na sade, particularmente nas aes de ateno primria6, fornece o suporte para uma prestao adequada e aceitvel. Profissionais da sade e governos devem reconhecer a importncia das terapias alternativas indgenas, incluindo os curandeiros e os remdios tradicionais.

Controle Social Indgena


A. essencial que os Povos Indgenas estejam envolvidos no aprimoramento de seu estado de sade atravs de iniciativas pblicas e privadas. Os povos Indgenas devem estar includos na formulao, execuo e avaliao dos servios de sade.7 B. Os Povos Indgenas devem sempre ser envolvidos em Fruns nacionais e internacionais que tratam de questes de sade rural. C. Povos Indgenas devem ser educados e treinados como profissionais de sade.
8 Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, 2013 Jan-Mar; 8(Suppl 1):7-9.

WONCA Working Party on Rural Practice

Envolvimento dos profissionais da sade


A. Profissionais da sade tm o dever de defender polticas e programas que apontaro os determinantes sociais, ambientais e econmicos de maneira a aprimorar o estado de sade dos Povos Indgenas. B. Profissionais da sade tm o dever de defender polticas e programas de outras reas que afetam os determinantes de sade indgena. C. Os profissionais da sade devem receber educao e treinamento em sade indgena, incluindo competncia cultural, e negociar polticas e programas que afetaro os determinantes de sade indgena. Povos Indgenas devem ser includos na formao, execuo e avaliao da educao, incluindo esquemas de treinamento vocacional.8

Recomendaes WONCA
Que a WONCA concorda que a Declarao de Kuching para Ao 2003 revisada seja recomendada para ao das Naes Unidas e Governos. Esta declarao deve ser usada na sua totalidade. Nenhum elemento individual desta declarao deve ser considerado isoladamente ou usado para negar qualquer dos princpios destacados neste documento.

Referncias
1. Organizao Internacional do Trabalho, 1989. 2. Resumo da Declarao Sobre os Direitos dos Povos Indgenas. 3. Declarao Universal dos Direitos Humanos 1948. 4. Artigo 27 da Conveno sobre os Direitos da Criana. 5. Alma Ata WHO 1978. 6. Organizao Internacional do Trabalho 1989. 7. Organizao Internacional do Trabalho 1989. 8. Organizao Internacional do Trabalho 1989.

Traduo para a verso brasileira: Rodrigo Silveira Rio de Janeiro: SBMFC, 2012.

Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, 2013 Jan-Mar; 8(Suppl 1):7-9.

Anda mungkin juga menyukai