Anda di halaman 1dari 16

DIREITO CONSTITUCIONAL I PROF. Ms. NIURA BETIM UNIDADE II, III e IV.

TEORIA DA CONSTITUIO, DOS PRINCPIOS

CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS, E TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Do prembulo O prembulo o texto introdutrio de uma Constituio que apresenta suas intenes e princpios norteadores no prembulo que se encontra a apresentao da nova ordem poltica e a ruptura com o ordenamento constitucional anterior. O prembulo serve ainda como elemento balizador da interpretao constitucional, uma vez que, apesar de no ter aplicabilidade como as demais normas, os princpios enunciados em seu texto integram os diversos artigos do texto constitucional. Assim, o prembulo no pode ser considerado como norma jurdica, no cria direitos nem deveres. Mantm-se apenas como referencial interpretativo-valorativo da Constituio. Segue abaixo o texto do prembulo da Constituio Federal de 1988: Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem est ar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Princpios fundamentais Os princpios fundamentais so diretrizes que refletem a ideologia do constituinte e apresentam os valores essenciais constituio do Estado. Representam a base sobre a qual alicerado todo o ordenamento jurdico. Tais princpios possuem fora expansiva que permeia todos os direitos listados na Constituio e aqueles expressos fora de seu texto. 1

Bandeira de Mello, define princpio jurdico como:

"mandamento nuclear de um

sistema, verdadeiro alicerce, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico". Os princpios fundamentais expressam a escolha poltica de uma sociedade em determinado tempo. Os princpios fundamentais, escolhidos pelos constituintes so encontrados nos arts. 1 a a 4a do Ttulo I da Constituio de 1988. O art. lo da Constituio, determina que : "A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V- o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Obs : A Carta Constitucional de 1988, delimita em seu art. 1 o trs institutos diferentes: forma de Estado e governo; fundamentos do Estado; e regime de governo.

A Federao a forma de Estado escolhida e representa a diviso do poder em unidades autnomas - Estados-membros - limitadas pela soberania atribuda Unio. A repartio do poder a base do sistema federado. Em oposio ao sistema federado encontra-se o Estado Unitrio: caracterizado pela centralizao poltco-administrativa.

Assim, resta clara a proibio da separao de um Estado-membro que componha a Unio (secesso). J a Repblica a forma de governo que, em contraposio monarquia, atribui o governo ao povo. Sua etimologia faz referncia expresso rs pblica, que significa coisa pblica. A maior caracterstica das Repblicas a alternncia, peridica, do poder que possibilita a real participao do povo no processo eletivo dos governantes. Ao falar em soberania, a Carta Constitucional ptria atribui ao Estado o poder poltico supremo. Tal poder pode ser dividido em duas rbitas: interna e externa. 1) Na rbita interna, a soberania garante o poder mximo ao Estado. Apenas a Unio dos estados-membros na forma federada que possui soberania. 2) A rbita externa, "no tem que acatar regras que no sejam voluntariamente aceitas e est em p de igualdade com os poderes supremos dos outros povos".

A cidadania, apesar das suas vrias aplicaes nos textos legais, foi tratada pelo constituinte como uma elemento norteador dos seus trabalhos. Representa mais que a titularidade de direitos polticos. de tal modo, a participao real do indivduo na vida do Estado. Assim, o funcionamento do Estado tem que estar ligado vontade popular: soberania popular. A dignidade da pessoa humana pode ser classificada como um princpio, uma vez que seu emprego no texto constitucional baliza toda a leitura das demais normas constitucionais e infraconstitucionais. Para Peres Luno, "dignidade da pessoa humana constitui no apenas a garantia negativa de que a pessoa no ser objeto de ofensa ou humilhao, mas implica tambm, num sentido positivo, o pleno desenvolvimento da personalidade de cada indivduo". Em sua aplicao, a dignidade da pessoa humana impe ao Estado o cumprimento de prestaes positivas que garantam a plena condio de existncia no meio social. Quando a Constituio refere-se aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa tem por objeto declarar que ambos os princpios devem coexistir harmonicamente. Assim, a liberdade atribuda ao sistema capitalista nas relaes

econmicas deve proporcionar o respeito s relaes de trabalho. De tal modo, a Constituio deixa claro que o Estado deve intervir na economia na medida do necessrio para que se garanta espao livre iniciativa para gerar bens e riquezas. 3

Contudo, tal liberdade no pode usurpar o controle estatal sobre a economia, nem atingir o primado da valorizao do trabalho em detrimento da economia de mercado. Ao trabalhar os dois princpios de forma indissocivel, o constituinte define sua relao como interdependente. O pluralismo poltico significa a participao plural da sociedade. Tal participao plural garante a convivncia das mais variadas ideologias e opinies dentro da estrutura estatal. "Essa participao vasta, envolvendo partidos polticos, sindicatos, associaes, entidades de classe, igrejas, universidades, escolas, empresas, organizaes em geral." O regime poltico adotado pela atual Constituio o democrtico. Assim, quando seu texto afirma que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, deve-se observar que a estrutura poltica brasileira atribui democracia representativa a forma de aplicao do poder popular. Tal poder permanece nas mos do povo que, atravs de seus representantes, dita os rumos do Estado. O Principio democrtico coroa a soberania popular como elemento indispensvel ao Estado. Para Canotilho : O princpio democrtico no se compadece com uma compreenso esttica de democracia. Antes de mais, um processo de continuidade transpessoal, irredutvel a qualquer vinculao do processo poltico a determinadas pessoas. Por outro lado, a democracia um processo dinmico inerente a uma sociedade aberta e ativa, oferecendo aos cidados a possibilidade de desenvolvimento integral, liberdade de participao crtica no processo poltico, condies de igualdade econmica, poltica e social.

SEPARAO DOS PODERES Origem histrica: A soberania de incio a monarquia e a monarquia o Estado. A ordem econmica da burguesia se implanta no Ocidente e os reis conferem-lhe toda a sorte de proteo. Com a prtica mercantilista, os monarcas fazem o 1. Intervencionismo estatal dos tempos modernos: subsidiam empresas e Companhias de navegao, fomentando o comrcio (conhecem o capital, mas ignoram ainda o trabalho). A empresa capitalista, com a burguesia economicamente vitoriosa dispensar os Reis. Obs : Os pressupostos estavam formados, para mudar o eixo do Estado moderno, da concepo retrgrada do Rei que se confundia com o Estado no exerccio do poder absoluto, para a postulao de um ordenamento poltico impessoal, concebido segundo as doutrinas de limitao do poder, mediante as formas liberais da contestao da autoridade.

PERCURSORES DA SEPARAO DE PODERES Aristteles : Distinguiu a Assemblia-geral, o corpo de magistrados e o corpo judicirio. Mrcio de Pdua : defensor pacis, j percebera a natureza das distintas funes estatais. Escola de Direito Natural e das Gentes (Grotius, Puffendorf) se aproxima bastante da teoria de Montesquieau. Locke : quase to moderno quanto Montesquieau, quanto separao dos poderes. Trabalhando inclusive um 4. Poder : poder de prerrogativa (que compete ao prncipe, promover o bem comum quando a lei for omissa). A Separao de Poderes Montesquieau - A grande reflexo poltica de Montesquieau gira ao redor do conceito de liberdade, em que a liberdade o direito de fazer-se tudo quanto permitem as leis. Pois todo o homem que detm o poder tende a abusar do mesmo, vai o abuso at onde se deparem limites . E para que no se possa abusar desse poder necessrio organizar a sociedade poltica de tal forma que o poder seja um freio ao poder, limitando o poder pelo prprio poder .

Obs : A liberdade poltica exprimir sempre o sentimento de segurana, de garantia e de certeza que o Ordenamento Jurdico proporcione aos indivduos, sob a gide da autoridade governativa.

PESOS E CONTRAPESOS: Como a natureza das coisas no permite a imobilidade dos poderes, mas o seu constante movimento, consagra-se a tcnica dos checkes and balances, desenvolvida posteriormente por Bolingbroke (sc. XVIII Inglaterra). Ex. Quando o executivo emprega o veto para enfrear determinada medida legislativa, no fez uso da faculdade de estatuir, mas da faculdade de impedir, faculdade que se insere no quadro dos mecanismos de controle recproco da ao dos poderes.

Tcnicas de Controle : quanto ao rigor e rigidez da Separao de Poderes. - Executivo no Legislativo : Executivo no Legislativo atravs do veto no projeto. Ex. art. 62, 64, 66, 84 V CF.

- Executivo no Judicirio : Ex. Induto; Ex. Atribuio do executivo nomear membros do poder judicirio, art. 52 III, 84 XIV . - Legislativo no Executivo : Ex. Processo de impeachment art 51 I, 52 I e II, 86 ; aprovao tratados. - Legislativo no Judicirio : Ex. Determinar o nmero de membros do judicirio, limitar-lhes a jurisdio. Proceder ao julgamento poltico. - Judicirio no Legislativo : Ex. Inconstitucionalidade de atos do legislativo e frente ao Executivo profere a ilegalidade de certas medidas administrativas.

Primado da Separao de Poderes na doutrina : Inaugura no Estado de Direito : - Horizontal : separao de poderes - Vertical : federalismo

Organizao dos Poderes :

Loewenstein o que corretamente se designa como

separao de poderes estatais na verdade, distribuio de determinadas funes a diferentes rgos do Estado. A vinculao do Constitucionalismo separao dos poderes, tripartide de poderes, encontrou sua formulao clssica na Declarao Francesa dos Direitos do Homem de 1789. art. 16 - qualquer sociedade em que no esteja assegurada a garantia dos direitos, nem estabelecida a separao dos poderes no tem Constituio.

O poder poltico uno e indivisvel, o que se divide no o poder do Estado, mas sim as funes estatais bsicas que so atribudas rgos independentes e especializados. O sistema de separao de poderes a diviso funcional do poder poltico do Estado, com a atribuio de cada funo governamental bsica a um rgo independente e especializado. A tripartio a tcnica pela qual o poder contido pelo prprio poder, um sistema de freios e contrapesos, uma garantia do povo contra o arbtrio e o despotismo.

Para que o exerccio do poder no induza ao arbtrio e ao abuso, deve ser observado, o princpio da lealdade constitucional, que compreende 02 vertentes, uma positiva, outra negativa. Positiva consiste em que os diversos rgos do poder devem cooperar na medida necessria para realizar os objetivos constitucionais, com um mnimo de atrito possvel; Negativa onde os titulares dos rgos do Poder devem respeitar-se mutuamente e renunciar a prtica de guerrilha institucional, de abuso de poder, ou retaliao gratuita.

Funes Estatais : 1) Funo Legislativa elaborao das leis, de normas gerais e abstratas, impostas coativamente a todos. 2) Funo Executiva administrao do Estado, de acordo com as leis elaboradas pelo Poder Legislativo. 3) Funo Judiciria atividade jurisdicional do Estado, de distribuio da justia e aplicao da lei ao caso concreto, em situaes de litgio, envolvendo conflitos de interesses qualificados pela pretenso resistida. Obs : Cada funo atribuda a um rgo independente e especializado, respectivamente, so os poderes : legislativo, executivo e judicirio.

Elementos da Diviso dos Poderes Independentes e harmnicos entre si. A diviso dos poderes polticos do Estado pressupe 02 elementos : Especializao funcional Independncia Orgnica

Cada funo estatal deve ser atribuda a um rgo independente dos demais. Ao mesmo tempo que o art. 2. CF., evidncia que os poderes polticos devem atuar de forma independente, sem subordinao e conflito, pois a finalidade do Estado, objetivo de todos os poderes polticos assegurar o bem comum. art. 60 s 4, III CF.

Sistemas de Governo e o grau de relacionamento com os Poderes : Pelo grau de relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo, existem 03 sistemas de governo: presidencialismo, parlamentarismo e diretorialismo. 1) Presidencialismo Onde os poderes executivo e legislativo so independentes. A chefia do Estado e a chefia do governo so atribudas a uma mesma pessoa, o presidente, eleito pelo povo. Mandato certo, no podendo ser destitudo por motivos puramente polticos. 2) Parlamentarismo Sistema de governo em que o Executivo e o Legislativo so interdependentes. A chefia de Estado e a chefia de governo so atribudas a pessoas distintas (Rei ou Presidente e 1. Ministro ). O 1. Ministro no tem mandato, permanece no cargo enquanto mantiver apoio da maioria dos parlamentares, pois escolhido por esses. 3) Sistema Diretorial ou Convencional Sistema de governo que se caracteriza pela concentrao de poder poltico do Estado no Parlamento. H absoluta subordinao do Poder Executivo ao Poder Legislativo, ex: Suia e antiga Unio Sovitica.

Teoria dos Direitos Fundamentais: Os princpios fundamentais so diretrizes que refletem a ideologia do constituinte e apresentam os valores essenciais constituio do Estado. I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V- o pluralismo poltico.

FINALIDADES DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS : Conforme ensina Paulo Bonavides, os princpios constitucionais possuem trs funes extremamente relevantes na ordem jurdica: 1) Fundamentadora : Pela funo fundamentadora, estabelece-se as regras bsicas, as diretrizes de todo um sistema de normas constitucionais. 2) Interpretativa : Com a funo interpretativa, permite-se o alcance da verdadeira finalidade da lei no momento de sua aplicao. 3) Supletiva : Pela funo supletiva, realiza-se a tarefa de integrao do ordenamento jurdico. 8

Obs : Esta ltima funo a prevista no art. 4 da LICC. "Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito".

VIOLAO DE PRINCPIOS : Considerando que os princpios constitucionais foram expressamente inseridos no Texto Constitucional, a norma infraconstitucional que viole qualquer um deles, previstos expressamente ou de forma implcita, inconstitucional e, portanto, deve ser retirada do mundo jurdico. A violao de uma norma legal que contenha um princpio , muitas vezes, mais grave que a de um dispositivo legal especfico, pois ofende uma regra fundamental informadora de todo um sistema jurdico. Esclarecendo Celso Antnio Bandeira de Mello: "Violar um princpio muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas a especfico mandamento obrigatrio mas a todo o sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade... representa insurgncia contra todo o sistema, subverso de valores fundamentais...".

NORMAS JURDICAS: PRINCPIOS E REGRAS: As normas jurdicas so classificadas pela doutrina moderna em princpios e regras jurdicas. O importante ressaltar que tanto as regras como os princpios so dotados de valor normativo, jurdico, so imperativas. Dentre os muitos critrios apresentados para distinguir essas duas espcies de normas jurdicas, salientaremos alguns. Os princpios so dotados de um alto grau de generalidade e abstrao e baixa densidade normativa, pois necessitam, via de regra, de outras normas para que possam ser aplicados. Alm disso, so normas consideradas como informadoras do ordenamento jurdico. Exemplos de princpios: arts. 1, 2., 3., 4., 5, caput, incisos I e II, 37, caput, 170 e 206 CF. J as regras possuem um menor grau de generalidade e abstrao e alta densidade normativa, pois dispensam a aplicao de outras regras. A aplicao de uma regra dispensa a aplicao de outra. Exemplos extremados de regras contidas no Texto Constitucional: arts. 57 e 242, 2.

COLISES DE PRINCPIOS E CONFLITOS DE REGRAS As colises de princpios so resolvidas pelo critrio de peso, preponderando o de maior valor no caso concreto, pois ambas as normas jurdicas so consideradas igualmente 9

vlidas, exemplo: o eterno dilema entre a liberdade de informao jornalstica e a tutela da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas (CF, art. 220, l2). H necessidade de compatibilizar no mximo os princpios, podendo prevalecer, no caso concreto, a aplicao de um ou outro direito. J os conflitos de regras so resolvidos na dimenso da validade, em que a aplicao de uma regra importa na no aplicao da outra. Conflitos de regra so resolvidos pelos critrios tradicionais de interpretao: considera-se a norma dotada de superioridade hierrquica (hierrquico), a lei posterior revoga a anterior (cronolgico), a lei especfica prevalece sobre a regra geral (da especialidade).

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS A Constituio abre sua introduo com uma srie de princpios informadores do Estado brasileiro: republicano, federativo e democrtico (art. 1., caput); soberania nacional, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico (incisos do art. 1.); separao de poderes (art. 2.); liberdade, justia social e solidariedade, desenvolvimento nacional, erradicao da pobreza e da marginalizao e reduo das desigualdades sociais e regionais; igualdade (art. 3a). O

ltimo inciso do art. 3., inciso IV, ao fixar entre os objetivos fundamentais a promoo do bem de todos, estabelece como princpio constitucional, na feliz definio de Luiz Alberto David Arajo, a busca da felicidade. Outros princpios fundamentais esto espalhados por todo o texto constitucional, de forma explcita ou implcita. Muitos de forma at repetitiva, para que no sejam desconsiderados.

DENOMINAO ATUAL DO ESTADO BRASILEIRO O nome atual do Estado brasileiro "Repblica Federativa do Brasil". Na poca do Imprio, era chamado "Imprio do Brasil". Com a proclamao da Repblica, em razo da forte influncia da Constituio norte-americana, passamos denominao de "Estados Unidos do Brazil", designao que foi mantida nas Constituies de 1934, 1937 e 1946 como "Estados Unidos do Brasil", j incorporada a reforma ortogrfica da lngua portuguesa. A Carta Constitucional de 1967 simplificou o nome do Estado brasileiro simplesmente para " Brasil". A Constituio de 1969 adotou a frmula de " Repblica Federativa do Brasil", que foi mantida pela atual. Repblica Federativa do Brasil. Na atual denominao constam a forma federativa de organizao do Estado brasileiro e a republicana de organizao do governo. A forma federativa de Estado clusula ptrea (art. 60, 4., I). J a forma republicana de governo foi 10

retirada pela Constituio de 1988 desse rol, possibilitando a realizao de um plebiscito em que o povo brasileiro, por ampla maioria, manifestou-se por sua conservao como forma de organizao do Estado brasileiro.

FUNDAMENTOS DO ESTADO BRASILEIRO A Constituio, em seu art. 1., aponta cinco fundamentos da organizao do Estado brasileiro. Eles devem ser interpretados como os principais valores na organizao da ordem social e jurdica brasileira. 1. Soberania - Constitui um dos atributos do prprio Estado, este no existe sem soberania. Significa a supremacia do Estado brasileiro na ordem poltica interna e a independncia ordem poltica externa. 2. Cidadania - O termo "cidadania" foi empregado em sentido amplo, abrangendo no s a titularidade de direitos polticos, mas tambm civis. Alcana tanto o exerccio do direito de votar e ser votado como o efetivo exerccio dos diversos direitos previstos na Constituio, tais como educao, sade e trabalho. 3. Dignidade da pessoa humana O valor dignidade da pessoa humana deve ser entendido como o absoluto respeito aos seus direitos fundamentais, assegurando-se condies dignas de existncia para todos. 4.Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa - O trabalho e a livre iniciativa foram identificados como fundamentos da ordem econmica estabelecida no Brasil, ambos considerados indispensveis para o adequado desenvolvimento do Estado brasileiro. Esses dois fatores revelam o modo de produo capitalista vigente. A Constituio pretende estabelecer um regime de harmonia entre capital e trabalho. 5. Pluralismo poltico O pluralismo poltico significa a livre formao de correntes polticas no Pas, permitindo a representao das diversas camadas da opinio pblica em diferentes segmentos. Esse dispositivo constitucional veda a adoo de leis infraconstitucionais que estabeleam um regime de partido nico ou um sistema de bipartidarismo forado ou que impeam uma corrente poltica de se manifestar no Pas.

OBJETIVOS FUNDAMENTAIS: A nossa Constituio, quanto ao modelo, classifica-se como dirigente, pois estabelece metas que devem ser buscadas pelo Estado brasileiro, as quais so diretrizes que servem para informar os programas de atuao governamental em todas as esferas polticas. A atual Carta brasileira foi a primeira a fixar objetivos para o Estado, em 11

uma clara inspirao da Constituio portuguesa elaborada aps a restaurao democrtica. Trata-se de uma Constituio voltada no s para o presente, mas tambm para o futuro. Observa-se que os objetivos previstos em seu art. 3, no se confundem com os fundamentos estabelecidos no art.1. Os fundamentos so princpios inerentes ao prprio Estado brasileiro, fazem parte de sua construo. J os objetivos fundamentais so as finalidades a serem alcanadas. Essas metas ou finalidades, muito embora possam apresentar-se, de certa forma, como utpicas, servem de claro rumo para os governos nacionais na formulao e implementao de suas polticas. Esses dispositivos constitucionais possuem inegvel carga jurdica, sendo inconstitucional qualquer medida que venha a contrari-los. Foram estabelecidos quatro objetivos fundamentais para a Repblica Federativa do Brasil : a) Construir uma sociedade livre, justa e solidria O Estado brasileiro deve buscar a construo de uma sociedade informada pelos princpios de liberdade, justia e solidariedade. b) Garantir o desenvolvimento nacional - Desenvolvimento nacional em todos os sentidos, no somente econmico, mas tambm social. Deve ser entendido como a busca do aumento da produo interna, bem como da melhoria dos ndices de desenvolvimento social (sade, educao, moradia etc.). Um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) desacompanhado de melhor distribuio de renda, sem sombra de dvida, no caracteriza desenvolvimento nacional. c) Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. A pobreza uma caracterstica dos pases do terceiro mundo, do capitalismo perifrico. Uma decorrncia desse princpio a vedao constitucional de salrios mnimos regionais (art. 7., IV), medida que contribuiria para a preservao da desigualdade entre os Estados mais desenvolvidos do Sul e Sudeste do Pas e os do Norte e Nordeste. d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de qualquer natureza. Essa preocupao com a igualdade e a eliminao de qualquer forma de discriminao informa diversos dispositivos constitucionais, como na consagrao do princpio da igualdade e no manifesto combate ao racismo.

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS: O Ttulo II da Constituio brasileira de 1988 dedicado aos direitos e garantias fundamentais. dividido em cinco captulos:

12

I "Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos"; II "Dos Direitos Sociais"; III "Da Nacionalidade"; IV "Dos Direitos Polticos"; e V "Dos Partidos Polticos".

Dentro da sistemtica adotada pela CF. o termo Direitos Fundamentais" gnero, abrangendo as seguintes espcies: Polticos. (Ttulo II) As Constituies escritas esto vinculadas s declaraes de direitos fundamentais. A prpria Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, proclamada aps a Revoluo Francesa, em 1789, estabelecia que o Estado que no possusse separao de poderes e um enunciado de direitos individuais no teria uma Constituio. A Constituio de 1988 inovou em diversos aspectos em relao s anteriores: a) foi a primeira a fixar os direitos fundamentais antes da organizao do prprio Estado, realando a importncia deles na nova ordem democrtica estabelecida no Pas aps longos anos de autoritarismo; b) tutelou novas formas de interesses, os denominados coletivos e difusos; c) imps deveres ao lado de direitos individuais e coletivos. Direitos Individuais, Coletivos, Sociais, Nacionais e

CONCEITO Direitos fundamentais so os considerados indispensveis pessoa humana, necessrios para assegurar a todos uma existncia digna, livre e igual. No basta ao Estado reconhec-los formalmente; deve buscar concretiz-los, incorpor-los no dia-a-dia dos cidados e de seus agentes. CARACTERSTICAS Os direitos fundamentais apresentam as seguintes caractersticas: 1) Historicidade - Para os autores que no aceitam uma concepo jusnaturalista, de direitos inerentes condio humana, decorrentes de uma ordem superior, os direitos 13

fundamentais so produtos da evoluo histrica. Surgem das contradies existentes no seio de uma determinada sociedade. 2) Inalienabilidade. Esses direitos so intransferveis e inegociveis. 3) Imprescritibilidade. No deixam de ser exigveis em razo da falta de uso. 4) Irrenunciabilidade. Nenhum ser humano pode abrir mo de possuir direitos fundamentais. Pode at no us-los adequadamente, mas no pode renunciar possibilidade de exerc-los. 5) Universalidade. Todos os seres humanos tm direitos fundamentais que devem ser devidamente respeitados. No h como se pretender excluir uma parcela da populao do absoluto respeito condio de ser humano. 6) Limitabilidade. Os direitos fundamentais no so absolutos. Podem ser limitados, sempre que houver uma hiptese de coliso de direitos fundamentais.

GERAES DE DIREITOS FUNDAMENTAIS : A doutrina aponta a existncia de trs geraes de direitos fundamentais. Utiliza-se o termo "geraes" porque, em momentos histricos distintos, surgiu a tutela de novos direitos. Observa-se que no existe contradio alguma entre eles. Todos so tratados como igualmente fundamentais. Interessa ao indivduo e sociedade a proteo de todos os interesses considerados indispensveis pessoa humana. As trs geraes de direitos fundamentais so as seguintes: a) direitos individuais; b) direitos sociais; c) direitos de fraternidade. O iderio poltico dos revolucionrios franceses de 1789 era resumido em uma grande palavra de ordem: "liberdade, igualdade e fraternidade" . Cada gerao de direitos representa a conquista pela humanidade de um desses grandes postulados. A primeira gerao, dos direitos individuais e polticos, corresponde ao ideal da liberdade; A segunda gerao, dos direitos sociais, econmicos e culturais, atende ao princpio da igualdade; E a terceira gerao, dos direitos de grupos de pessoas coletivamente consideradas, corresponde ao postulado da fraternidade. A primeira gerao liberdade - corresponde aos direitos individuais, dentro do modelo clssico de Constituio. So limites impostos atuao do Estado, resguardando direitos considerados indispensveis a cada pessoa humana. Significam uma prestao negativa, um no fazer do Estado, em prol do cidado. O nacional deixou de ser considerado como mero sdito, passando condio de cidado, detentor de direitos tutelados pelo 14

Estado, inclusive contra os prprios agentes deste. Esses direitos surgiram em decorrncia das grandes revolues burguesas do final do sculo XVIII : a Revoluo Americana, em 1776, e a Revoluo Francesa, em 1789. Exemplos de direitos individuais: liberdade de locomoo e inviolabilidade de domiclio e de correspondncia. A segunda gerao igualdade - corresponde aos direitos sociais, que so direitos de contedo econmico e social que visam melhorar as condies de vida e de trabalho da populao. Significam uma prestao positiva, um fazer do Estado em prol dos menos favorecidos pela ordem social e econmica. Esses direitos nasceram em razo de lutas de uma nova classe social, os trabalhadores. Surgiram em um segundo momento do capitalismo, com o aprofundamento das relaes entre capital e trabalho. As primeiras Constituies a estabelecer a proteo de direitos sociais foram a mexicana de 1917 e a alem de Weimar em 1919. Ex: De direitos sociais: salrio mnimo, aposentadoria, previdncia social, dcimo terceiro salrio e frias remuneradas. A terceira gerao fraternidade - corresponde aos direitos de fraternidade. Ao lado dos tradicionais interesses individuais e sociais, o Estado passou a proteger outras modalidades de direito. So novos direitos, decorrentes de uma sociedade de massas, surgida em razo dos processos de industrializao e urbanizao, em que os conflitos sociais no mais eram adequadamente resolvidos dentro da antiga tutela jurdica voltada somente para a proteo de direitos individuais. Paulo Bonavides entende que esses direitos tm por destinatrio o prprio gnero humano e aponta cinco exemplos de direitos de fraternidade: ao desenvolvimento, paz, ao meio ambiente, sobre o patrimnio comum da humanidade e o direito de comunicao. Diversos outros direitos de terceira gerao podem ser acrescidos a essa relao, como a proteo ao consumidor, infncia e juventude, ao idoso, ao deficiente fsico, sade e educao pblica. A atual Constituio brasileira, ao tratar da proteo de interesses difusos e coletivos, foi a primeira a inserir em seu texto a tutela desses novos direitos.

15

16

Anda mungkin juga menyukai