Anda di halaman 1dari 13

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 A SOCIALIZAO


Pgina 3

Eu nasci no sculo XX;

O continente em que vivemos se chama Amrica

na dcada de 1990 (ou o pas que habitamos chama-se Brasil; outra dcada); no ano de 19...; no ms de...; no dia...; no municpio de...; no Estado de...; o nome do nosso Estado So Paulo; a cidade em que moramos se chama...; o bairro onde fica nossa escola se chama ...; moro na rua...; nmero...;

Etapa 1 Quem somos?


Pgina 4

1. Nesta atividade, o aluno tem a oportunidade de realizar o primeiro exerccio de reflexo sobre sua trajetria de vida. Trata-se de um pequeno estmulo ao estranhamento sobre os processos de crescimento, amadurecimento e relacionamento no interior de grupos humanos que formam a base para o processo de socializao, conceito introduzido nesta Situao de Aprendizagem. Na resposta, algumas evidncias de mudanas biogrficas devem surgir. 2. O prprio crescimento, o incio da escolarizao, as experincias de aprendizado e os eventos familiares importantes, como casamentos, separaes, falecimentos etc.

Leitura e Anlise deTexto

Pgina 5

1. Entre as semelhanas que os alunos podero apontar esto, tomando-se por base o texto, a idade em que os jovens entravam na escola, os contedos que eram passados (Leitura, Escrita, Aritmtica, Poesia, Msica, Educao Fsica) e o nome de alguns
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

locais e funes que foram at mesmo incorporados ao nosso vocabulrio, como palestra, ginsio e pedagogo. 2. As diferenas podem ser observadas no fato de que os pedagogos eram escravos, e no educadores, e tambm de que as escolas no eram pblicas e os pais tinham de pagar aos professores diretamente pelos seus servios, alm da importncia de os alunos decorarem obras de poetas gregos clssicos e aprenderem a tocar alguns instrumentos musicais da poca.

LI O DE CASA

Pginas 7-9

O objetivo do lbum recuperar os eventos mais significativos da narrativa/biografia do aluno, tomando-se por base elementos que remetam memria dos episdios vividos ou do contexto em que eles ocorreram. O lbum ser dividido em trs fases: 0 a 5 anos (pr-escola) Para apresentar este perodo, os alunos em geral tm de recorrer aos pais ou parentes mais velhos para relembrar as histrias que vo compor seu lbum pessoal, e o resultado final deve contemplar: a) eventos biogrficos significativos (viagens, mudanas, rituais de passagem, encontros); b) referncias contextuais (onde, quando, como esses casos aconteceram); c) memrias de durao mais longa (como era a casa da minha av, meu quarto de infncia, o stio onde passava as frias), d)

caracterizaes/referncias/memrias das pessoas que participaram dos eventos biogrficos significativos e foram importantes para a conformao dessas memrias.

6 a 10 anos (Ensino Fundamental 1) Os alunos vo-se valer dos mais variados recursos possveis na elaborao do lbum pessoal talvez ainda contando com a ajuda dos pais ou de parentes mais velhos e desta fase o resultado final deve abranger: a) eventos biogrficos significativos (viagens,
2

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

mudanas, rituais de passagem, encontros); b) referncias contextuais (onde, quando, como esses casos aconteceram); c) memrias de durao mais longa (como era a casa da minha av, meu quarto de infncia, o stio onde passava as frias), d) caracterizaes/referncias/memrias das pessoas que participaram dos eventos biogrficos significativos e foram importantes para a conformao dessas memrias.

11 a 15 anos (Ensino Fundamental 2) Para essa fase os alunos j podem recorrer aos seus prprios recursos; alm daqueles de seus pais ou parentes mais velhos, na elaborao do lbum pessoal e o resultado final deve conter: a) eventos biogrficos significativos (viagens, mudanas, rituais de passagem, encontros); b) referncias contextuais (onde, quando, como esses casos aconteceram); c) memrias de durao mais longa (como era a casa da minha av, meu quarto de adolescente, os lugares onde passava as frias), d)

caracterizaes/referncias/memrias das pessoas que participaram dos eventos biogrficos significativos e foram importantes para a conformao dessas memrias.

Etapa 2 O que aprendemos


Pgina 10

Considere a resposta aberta segundo a percepo dos alunos. No h uma forma certa ou errada de proceder a socializao primria de uma criana. O modo como elas so socializadas depende, em grande parte, daquilo que aprendem em sua prpria cultura e herdam dos grupos sociais, no interior dos quais foram socializadas. O que importante em uma famlia pode no ser importante em outra. Algumas coisas so ensinadas s crianas em praticamente todas as sociedades, pois so necessidades bsicas de sobrevivncia. Quanto a isso, deixe os alunos decidirem, mas eis alguns exemplos: aprender a comer sozinho, deixar de usar fraldas e/ou de fazer xixi na cama, aprender a tomar banho sozinho, executar pequenas tarefas domsticas, aprender a se vestir etc.

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

Leitura e Anlise deTexto

Pginas 10-11

Talvez por sugesto da diviso por fases do lbum pessoal, os alunos respondam que ela termina aos 5 anos, mas, na realidade, no h uma idade precisa para chegar ao fim da socializao primria. Isso ocorre apenas quando a ideia de sociedade foi completamente estabelecida na conscincia do indivduo ou seja, de que h um grupo mais amplo do que o mundo composto das pessoas que o socializaram e do qual ele faz parte. Nesse momento, a pessoa torna-se um membro efetivo da sociedade e possui uma personalidade e um mundo interior. Mas esse processo no se faz de uma vez para sempre, pois a socializao nunca se realiza de forma total e acabada.

Etapa 3 Como pensamos


Pginas 11-13

1. Ao refletir sobre suas memrias, os alunos vo estabelecer mais ou menos as diferenas que podem ser observadas na comparao com a fase dos 0 aos 5 anos. Embora essa diviso etria no seja rgida, alguma mudana de comportamento pode ser identificada com certa clareza na passagem da pr-escola para o Ensino Fundamental 1, tomando-se por base a relao com os colegas, amigos, professores, companheiros de brincadeiras etc. 2. Assim como a questo 1, essa pergunta tem por objetivo despertar a reflexo para as mudanas em relao aos espaos de convivncia, sociabilidade e interao social com outros grupos. 3. O objetivo desta questo despertar a reflexo para a importncia das interaes sociais com os outros significativos no interior da prpria famlia. 4. Agora, trata-se de voltar a ateno para a importncia das interaes sociais com os outros significativos fora do ncleo familiar de origem. 5. Nesta questo o objetivo levar reflexo sobre eventos biogrficos que provocaram rupturas entre os contedos interiorizados durante o processo de socializao primria.

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

6. Neste exerccio deve-se procurar refletir sobre a atuao de outros atores sociais que no sejam os membros imediatos do ncleo familiar de origem, no processo de socializao secundria. 7. Encerrando a reflexo, espera-se que os alunos se conscientizem do papel que outras pessoas desempenham ao longo de nossa vida, nos sucessivos encontros em nossa contnua trajetria de socializao: no trabalho, na escola, na comunidade, em todos os lugares onde nos conhecemos, nos comunicamos e aprendemos coisas novas.

VOC APREND EU?

Pginas 13-15

Os alunos devem desenvolver um texto que expresse claramente a ruptura que existe entre os processos de socializao primria e secundria, por meio das prprias experincias biogrficas. Para isso, devero tomar como base os lbuns pessoais e as reflexes realizadas em sala de aula.

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 RELAES E INTERAES SOCIAIS NA VIDA COTIDIANA

Pginas 17-18

2. Caso tenha passado por uma entrevista de emprego, o aluno vai descrever, em poucas palavras, o que precisou fazer, o que foi exigido, procurando despertar sua memria para uma situao em que teve de pensar muito e prestar bastante ateno na sua forma de agir, falar e se comportar. 3. a) A resposta vai depender muito da encenao dos colegas, mas o aluno deve ser capaz de observar as diferenas entre um candidato que se sente mais preparado e outro mais tmido e desconfortvel, que tem dificuldade em se promover profissionalmente. O objetivo apontar possveis atitudes que revelaram como uma entrevista foi mais ou menos bem-sucedida que a outra. b) Mais uma vez a resposta depende muito da encenao dos colegas, mas o aluno deve demonstrar como as estratgias de manipulao da imagem pessoal ajudaram um candidato a se sair melhor do que o outro.

LI O DE CASA

Pgina 21

1. A resposta correta causar uma boa impresso ao presidente da empresa. Ento, podemos dizer que, na realidade, ambos os funcionrios vo procurar manipular sua imagem pessoal no escritrio para o (presidente). Enquanto ele no chega, no h pblico presente, de modo que os funcionrios podem fazer baguna vontade. Esse comportamento caracterstico dos bastidores. 2. A partir do momento em que o presidente da empresa estiver presente, o escritrio se transformar em um palco, e os funcionrios passaro a representar o cotidiano de um local de trabalho organizado.

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

VOC APREND EU?

Pginas 23-28

Dramatizao 1 a) Os atores sociais envolvidos diretamente na representao das aes eram os alunos da classe, que se comportavam de maneira a causar boa impresso ao professor. b) O pblico era o professor, que estava assistindo ao comportamento dos alunos em sala de aula. c) Os alunos estavam tentando passar a impresso de bom comportamento em sala de aula: prestando ateno, sentando-se corretamente na carteira, fazendo anotaes, levantando a mo para fazer perguntas, permanecendo em silncio etc. d) A resposta depende da encenao dos alunos, mas, em princpio, o professor deve ter entendido que os alunos estavam se comportando de forma adequada em sala de aula. e) Os alunos deixaram de se comportar segundo as regras estabelecidas para uma situao de sala de aula e sentiram-se vontade para fazer outras coisas e adotar comportamentos fora das regras exigidas pelo professor.

Dramatizao 2 a) Os atores sociais envolvidos diretamente na representao das aes eram os professores, que estavam desempenhando seus papis sociais habituais: professor de Matemtica, de Histria, Lngua Portuguesa etc. Em cada aula, eles se comportam como professores, e no como pais, consumidores, associados de um clube ou pessoas que esto em um cinema. b) O pblico que estava assistindo cena eram os alunos presentes nas aulas naquele dia. c) A representao eram as prprias situaes de aula elaboradas e ministradas pelos professores, segundo o roteiro, contedos e tarefas estabelecidos.

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

d) O pblico entendeu que estava em uma aula de Matemtica, Histria e Biologia, respectivamente, e aquelas pessoas atuavam como professores. Suas reaes refletiram as expectativas que tinham em relao atuao e ao comportamento dos professores no dia a dia. e) Os professores saram do seu papel e puderam se sentir vontade para deixar de lado a postura sria, o propsito de ensinar os alunos, o compromisso com o contedo pedaggico e, naquele momento, dedicaram-se a outras atividades e comportamentos que no so prprios da sala de aula.

Dramatizao 3 a) Os atores sociais envolvidos diretamente na representao das aes eram o atendente, o caixa e o gerente, responsveis pelo estabelecimento comercial. b) O pblico que estava assistindo cena era o gerente, atento ao desempenho dos seus funcionrios. c) A impresso que os funcionrios estavam tentando passar ao gerente era a de que aquele estabelecimento estava preparado para atender os consumidores ou clientes da melhor maneira possvel, dentro da mxima: o cliente sempre tem razo. d) A resposta depende da encenao dos alunos, mas, em linhas gerais, os consumidores devem entender que esto sendo atendidos de alguma forma. e) Os funcionrios sentiram-se vontade para falar mal dos consumidores/clientes que os trataram mal, agora que estes e tambm o gerente no estavam presentes, uma vez que no podiam deixar de atender os clientes ou atend-los da mesma forma grosseira com que foram tratados, quando na presena do gerente.

Dramatizao 4 a) Os atores sociais envolvidos diretamente na representao das aes so todas as pessoas que se encontram na festa, conhecidas e desconhecidas, e precisam se comportar socialmente segundo as normas padro de apresentao pessoal, cumprimentos, elogios etc. b) O pblico tambm era o conjunto dessas mesmas pessoas que estavam representando papis umas para as outras no ambiente social da festa.
8

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

c) As impresses so as mais variadas possveis e dependem da encenao dos alunos. No caso dos dois rapazes que tentam ficar com a garota, a impresso que eles tentam passar para ela (o pblico) a de que so pessoas interessantes, atraentes, e seria uma tima ideia ela ficar com um deles! d) As respostas dependem da encenao dos alunos. No caso dos dois rapazes que tentam ficar com a garota, ela (o pblico) dever entender que um deles era realmente um gatinho que conseguiu passar uma mensagem atraente o suficiente e o outro era uma verdadeira roubada. e) As pessoas que participaram da festa, em um ambiente descontrado como um crculo ntimo de amizade, sentiram-se vontade para falar mal das pessoas que encontraram na festa, ou seja, abandonaram o comportamento socialmente apropriado requerido para um encontro desses. Alm disso, as impresses que uns e outros procuraram causar nem sempre coincidiram com aquilo que os outros entenderam das representaes durante os encontros sociais.

Dramatizao 5 a) Os atores sociais eram os jovens participantes da sala de bate-papo virtual, que procuravam interagir, manipulando sua imagem pessoal. b) O pblico eram os prprios jovens participantes da sala de bate-papo virtual que conversavam e se apresentavam uns aos outros com apelidos extravagantes e dando informaes falsas a respeito de sua identidade. c) A representao que os jovens estavam tentando passar uns aos outros se baseava nas suas prprias idealizaes a respeito da personalidade que desejavam exprimir na sala de bate-papo virtual, por meio dos apelidos e das informaes sobre identidade que divulgavam on-line. d) A resposta depende da encenao dos alunos, mas deve expressar as informaes utilizadas pelos participantes que procuravam apresentar-se no mundo virtual de diferentes formas. e) Quando finalmente marcaram o encontro, os jovens rapidamente perceberam que, fora do contexto da sala virtual, no qual estavam representando identidades diferentes das suas, as personagens deles no correspondiam exatamente quelas que

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

haviam representado no incio, abrindo espao para que caractersticas e comportamentos prprios viessem a ser conhecidos.

10

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 A CONSTRUO SOCIAL DA IDENTIDADE

Pginas 32-33

a) O objetivo deste exerccio mostrar o carter processual de toda construo identitria. Na resposta o aluno deve fazer o relato da biografia do super-heri escolhido como homem comum, as suas relaes com a famlia, com os amigos, com os superiores e os colegas no trabalho. Dessa maneira, poder expor como, na condio de homem comum, ele passou por um processo de socializao em diferentes grupos ou instituies sociais, adquirindo novas identidades pessoais. Para entender como so construdas as identidades, portanto, preciso considerar a ideia de que se trata de um processo, de algo que est em movimento, como um contnuo vir-a-ser.

b) Assim como a questo anterior, o objetivo deste exerccio mostrar o carter processual de toda construo identitria. O aluno deve mostrar como o super-heri escolhido constri sua identidade secreta. Novamente, os elementos da resposta faro referncia biografia desse super-heri, como essa identidade foi sendo construda ao longo do tempo, como ocorreram as mudanas em sua personalidade, os seus dilemas, as suas ambiguidades etc. Trata-se, igualmente, do processo de construo da identidade, que nada mais do que um processo de socializao. Eles no se tornaram super-heris da noite para o dia, mas criaram suas identidades gradualmente com as experincias e as trocas que estabeleceram com outros personagens.

Etapa 1 Os processos de construo da identidade


Pgina 33

Os alunos devem ter a liberdade de escrever a lista de smbolos que quiserem, desde que estes sirvam para que as pessoas se diferenciem entre si. As roupas que uma pessoa usa, as msicas que ouve, os livros que l, o time de futebol de sua predileo, a casa onde mora, o carro que tem, a marca do seu relgio, os cursos que fez, o tipo de acessrio que
11

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

usa, entre muitos outros fatores, tambm pode mostrar o grupo do qual tal pessoa faz parte, e podem servir para a marcao simblica entre os grupos.

Leitura e Anlise deTexto

Pgina 34

O objetivo desta atividade fazer os jovens compreenderem que nem sempre a identidade para si est de acordo com a identidade para o outro. Como a resposta deve se basear na experincia pessoal de cada um, ento nesse sentido ela livre. Mas o ponto central da resposta deve esclarecer o que foi discutido em aula: a pessoa cria uma identidade para si e uma identidade para o outro. Ou seja, existe a forma por meio da qual ela se v e existe a maneira pela qual os outros a veem. s vezes uma coincide com a outra e, em outros casos, no. Nunca possvel ter certeza de que a sua identidade para voc tenha alguma semelhana com a sua identidade para os outros.

Atividade em grupo
Pgina 35

1. Dificilmente algum acertar o que essas pessoas fazem apenas observando para as

fotos. Essa atividade, ento, procura estabelecer uma reflexo sobre como as pessoas so imediatistas, s vezes, ao avaliar umas s outras. Discuta com a sala imagem por imagem. Pea a cada grupo que faa a sua descrio da pessoa retratada com base na foto. Depois que os grupos terminarem, quebre a expectativa construda pelo senso comum dos jovens lendo o que, na verdade, cada um ali faz. As explicaes esto ao lado das fotos nas pginas 32 e 33 do Caderno do Professor. Essa uma forma interessante e ldica de discutir identidade e preconceito e fechar a discusso do Caderno, pois mostra que a mensagem que passamos sobre ns nem sempre est de acordo com a imagem que os outros apreendem, o que pode levar a uma divergncia entre a identidade para si e a para o outro.

12

GABARITO

Caderno do Aluno

Sociologia 1 srie Volume 2

LI O DE CASA

Pginas 36-37

O senso comum nos transmite a ideia de que a identidade fechada e pronta. Na verdade, a Sociologia procura mostrar o contrrio. A identidade est sempre se desenvolvendo. De fato, nunca somos, sempre estamos, ou seja, a identidade eterna construo e reconstruo, e o texto aborda justamente isso. Ele mostra que, medida que envelhecemos, ns nos tornamos diferentes e, apesar de muitas vezes acharmos que continuamos os mesmos, a estrutura de personalidade de cada um muda e isso interfere na nossa construo identitria. Uma pessoa aos 50 anos tem uma estrutura de personalidade diferente daquela de quando tinha 10 anos.

VOC APREND EU?

Pgina 38

1. Toda construo identitria envolve dois processos: o da construo da identidade para si e o da construo da identidade para o outro. A identidade para si mostra como ns nos vemos, e a identidade para o outro mostra como os outros nos veem. Apesar de estarem interligadas, elas muitas vezes so discordantes entre si, porque, como o processo de construo da identidade envolve a comunicao, e esta marcada pela incerteza, nunca possvel saber se passamos para os outros a mesma identidade que construmos para ns, pois no h evidncia de que o significado dos smbolos seja o mesmo para todos. 2. Toda identidade construda numa relao entre o Eu e o Outro. Para a construo do Eu, necessrio que exista o Outro. Por esse motivo, possvel dizer que a identidade determinada pela diferena, pois o Outro aquele que no sou Eu, ou seja, o diferente. Nesse caso, a marcao simblica muito importante em qualquer construo identitria, pois ela fundamental para a construo da diferena entre o Eu e o Outro. Tal diferena pode ser real ou imaginria, e passa a existir no momento em que as pessoas comeam a acreditar nela.
13

Anda mungkin juga menyukai