Anda di halaman 1dari 9

INTERNAO PSIQUITRICA E ORDEM JUDICIAL: SABERES E PODERES SOBRE ADOLESCENTES USURIOS DE DROGAS ILCITAS

Andrea Cristina Coelho Scisleski # Cleci Maraschin


RESUMO. Este artigo analisa a internao psiquitrica compulsria destinada a adolescentes usurios de drogas que vivem em situao de marginalidade social, a partir de uma pesquisa de mestrado no Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, realizada em um hospital psiquitrico pblico na cidade de Porto Alegre/Brasil. O objetivo do estudo investigar como a internao psiquitrica, nesses moldes, produzida, levando em conta as trajetrias sociais dos adolescentes. A discusso reside em debater a internao psiquitrica compulsria no encaminhamento de adolescentes aos servios de sade, pondo em questo seus efeitos no campo das polticas pblicas e nos processos de subjetivao. Conclui-se que a ordem judicial nos encaminhamentos internao psiquitrica pode funcionar tanto como uma forma de punio aos adolescentes quanto como um meio de acesso aos servios de sade.
Palavras-chave: adolescentes, internao psiquitrica compulsria, uso de drogas.
*

PSYCHIATRIC INTERNMENTS AND JUDICIAL ORDERS: KNOWLEDGE AND POWER WITH REGARD TO DRUG-ABUSE YOUNG PEOPLE
ABSTRACT. Judicial orders for compulsory psychiatric internment of adolescents in drug abuse situations experiencing social marginality conditions are analyzed. Essay is based on a Masters research in the Post-graduation Program of Social and Institutional Psychology of UFRGS, carried out in a public psychiatric hospital in Porto Alegre RS Brazil. Current study investigates how this kind of psychiatric internment is produced, taking into account the adolescent's social trajectories. The essay discusses judicial orders for psychiatric internment in guiding the adolescents to the health services and questions their effects in public politics and in subjectivity processes. Results show judicial orders with regard to psychiatric internment may be a form of punishment for young people and an access to health services.
Key words: Adolescents, judicial orders for psychiatric internment, drug usage.

INTERNACIN PSIQUITRICA Y ORDEN JUDICIAL: SABERES Y PODERES SOBRE ADOLESCENTES USUARIOS DE DROGAS ILCITAS
RESUMEN. Este artculo analiza la internacin psiquitrica por determinacin judicial direccionada a adolescentes usuarios de drogas ilcitas, que viven en situacin de marginalidad social, desde una investigacin de Maestra en Programa de PsGraduao em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, realizada en un Hospital Psiquitrico pblico en la ciudad de Porto Alegre/Brasil. El objetivo de este estudio es investigar como la internacin psiquitrica es producida de esa manera, llevando en cuenta las trayectorias sociales de los adolescentes internos. La discusin reside en debatir la internacin psiquitrica por determinacin judicial en encaminamiento de adolescentes a los servicios de salud, cuestionando sus efectos en el campo de las polticas pblicas y en los procesos de subjetivacin que afectan la vida de esos pacientes. Se concluye que la determinacin judicial en los encaminamientos a la internacin psiquitrica puede funcionar tanto como una manera de punicin a los adolescentes como tambin es un medio de ingreso a los servicios de salud..
Palabras-clave: Adolescentes, internacin psiquitrica por determinacin judicial, abuso de drogas.

*
#

Psicloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Pontifica Universidade Catlica do Rio Grande do Sul-PUC/RS. Doutora em Educao. Professora do Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social e Institucional e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

458

Scisleski e Maraschin

Este trabalho se origina de uma pesquisa de mestrado na rea da Psicologia Social, na qual estudamos a internao psiquitrica por ordem judicial de adolescentes usurios de substncias psicoativas, tendo como campo emprico um hospital psiquitrico pblico na cidade de Porto Alegre/RS. Neste artigo, nossa preocupao reside em discutir a internao psiquitrica compulsria no encaminhamento de adolescentes aos servios de sade, pondo em questo seus efeitos no campo das polticas pblicas e nos processos de subjetivao desses sujeitos. A pesquisa de mestrado utilizou como parte de sua composio metodolgica a realizao de oficinas - por ns chamadas de oficinas de percurso - em que reunamos em grupo os adolescentes que estavam em atendimento na unidade de internao psiquitrica do hospital. No grupo, os adolescentes eram estimulados a falar sobre suas experincias prvias internao, e para tal, tinham disposio um material grfico, como canetas coloridas e papel pardo, e um material de sucatas. Parte dessas experincias dos adolescentes ser aqui abordada. Elas expressam o perfil dos adolescentes que so atendidos neste servio do hospital. Ressaltam-se nessas trajetrias o encaminhamento internao por determinao judicial, o uso abusivo de drogas, o conflito com a lei e a situao de marginalidade social. Iniciamos este artigo com uma breve reviso da literatura que contempla trabalhos relacionados a questes referentes a adolescentes em conflito com a lei e a polticas pblicas voltadas para a juventude.

USO DE DROGAS E INTERNAO COMPULSRIA

O presente trabalho parte da constatao de que nos ltimos anos - de 2002 a 2006 - o diagnstico predominante (em mdia, 42% dos casos, Scisleski, 2006) dos adolescentes encaminhados internao psiquitrica por deciso judicial no Hospital Psiquitrico So Pedro (HPSP), em Porto Alegre/Brasil, refere-se a Transtornos Mentais e de Comportamento devido a Uso de Substncia Psicoativa, F10-19 (OMS, 1997). A preponderncia da internao incide sobre usurios de drogas, e no tanto sobre pacientes psicticos, como ocorria anteriormente na histria da instituio, especialmente no perodo entre os anos 1910 e 1990 (Hartmann, Scisleski & Silva, 2006). Essa modificao no tipo de diagnstico predominante nos ajuda a contextualizar o objeto de nossa anlise o adolescente usurio de drogas -, evidenciando-o como uma categoria social

que passa a merecer maior ateno psiquitrica e jurdica. No caso de nossa pesquisa, constatamos que os adolescentes usurios de drogas internados por ordem judicial, alm de cometerem ato infracional pelo prprio consumo de droga ilcita, podem ter cometido outros atos infracionais, como roubos e assaltos. Mesmo quando isso no ocorre, sua conduta geralmente perturba o convvio social (por exemplo, ao vender objetos da casa onde vivem para comprar droga; prostituir-se; importunar a vizinhana). Em sua maioria eles utilizam crack e vivem em situao de marginalidade social (Scisleski, Maraschin & Silva, 2008). O tema da internao psiquitrica de adolescentes por ordem judicial escasso em termos de produo de pesquisa e de publicao, principalmente no que tange ao contexto do Rio Grande do Sul. Trabalhos com enfoque na infrao juvenil que enfatizam a questo do conflito com a lei nem sempre abordam a questo das polticas pblicas de sade. Apresentaremos a seguir um sucinto levantamento bibliogrfico que permite realizar uma aproximao entre esses dois eixos temticos, auxiliando no delineamento sobre a problemtica da internao psiquitrica de jovens por determinao judicial. No campo da Psicologia Social, existem trabalhos que discutem a relao entre adolescncia, ato infracional, violncia e delinqncia (Arantes, 2000; Bocco & Lazzarotto, 2004; Oliveira, 2001; Passetti, 1995). Tais estudos, por conseguinte, permitem uma crtica naturalizao do ato infracional como atributo diretamente relacionado situao de pobreza econmica. Nesse aspecto, os trabalhos de Alba Zaluar (2001, 2004), embora abranjam uma faixa etria maior do que a aqui analisada, apontam para uma crtica situao da criminalidade associada pobreza, explicada por muitos estudiosos praticamente como o fator nico que pretende justificar a adeso ao crime. A autora fala do reducionismo dessa concepo, atribuindo atividade do trfico de drogas uma sinergia de situaes que cooperam com a prtica ilcita, como, por exemplo, a idia do consumo preconizada pela sociedade capitalista. Embora a crtica da autora aponte para uma dimenso coletiva implicada com a criminalidade e os atos infracionais, percebemos nos servios de sade como pudemos constatar em nossa experincia de pesquisa na instituio em questo , a predominncia de uma anlise individualizante, atribuindo-se muitas vezes as dificuldades do jovem ao seu prprio carter. Alm de uma nfase individualizante dos servios de sade, Schuch (2005) traz evidncias de uma

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

Internao psiquitrica e ordem judicial

459

constante preocupao com a disciplinarizao da populao pobre infanto-juvenil em diferentes momentos histricos do Brasil. Segundo a autora, o sistema jurdico tem estabelecido relao entre a administrao governamental e a estratgia de controle, na busca por essa disciplinarizao da juventude marginal. Entendemos que essa mesma relao tambm encontrada nos episdios pela busca dos trmites judiciais como via de acesso aos servios de sade. Ao tomarmos o campo da sade coletiva podemos observar que vrias estratgias de cuidado podem ser tambm entendidas como estratgias de controle da populao adolescente. Grande parte dos programas de assistncia sanitria toma as transformaes que ocorrem nessa faixa etria como riscos tpicos: a gravidez precoce, as doenas sexualmente transmissveis e o uso de drogas. Moreira (2000) ocupando-se do tema da juventude envolvida com o trfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro, aponta essa atividade como um meio de as crianas e os adolescentes obterem recursos para garantir a satisfao de seus anseios de consumo. O autor enfatiza uma limitao das aes das polticas pblicas de sade frente ao desafio da convivncia com o trfico, entendendo a opo dos adolescentes por uma carreira delinqente como estratgia de sobrevivncia ante a reduzida possibilidade de escolha por outras posies sociais. No que concerne s polticas pblicas, o autor fala tambm do sofrimento do profissional relegado a dar conta, de modo individual e solitrio, das questes que se apresentam no cotidiano de seu trabalho pela convivncia diria com o ambiente do trfico. Vemos aqui uma espcie de armadilha em que se encontram os profissionais de sade, uma vez que as estratgias de interveno individualizantes repercutem no apenas sobre esses pacientes, mas tambm nos prprios profissionais. Carlini-Marlatt (2005), por seu turno, traz contribuies para a discusso do uso de drogas pelo pblico juvenil, destacando a diferenciao do envolvimento com a drogadio da juventude nas classes pobres e ricas; sendo que as primeiras se vinculam experincia da droga (uso e trfico) por serem poucas as opes em outros domnios sociais, ao passo que as classes com maior poder aquisitivo fazem da droga um elemento a mais em seu repertrio de consumo. Outro trabalho interessante o de Arruda (1983), chamado Pequenos Bandidos, no qual o autor se refere criao, por parte dos jovens, de um sistema de valores capaz de organizar suas vises de mundo, explicando e fornecendo elementos afetivos e

cognitivos que sustentam suas aes cotidianas. Para o autor, a capacidade de consumo de cada um tomada como sinnimo de qualidade de vida, de xito pessoal, de poder. Os atos infracionais funcionam como um meio de obteno de bens de consumo, adaptado lgica capitalista, para aqueles que no detm outros meios de faz-lo de modo legal. Para conter essas aes infracionais dos adolescentes, criam-se instituies especializadas que se propem estabelecer um caminho oficial de recuperao. Entretanto, o caminho de recuperao tambm produz subjetividade, uma vez que esses adolescentes passam a ser reconhecidos, catalogados, estigmatizados e vigiados (Arruda, 1983, p. 23), sendo quase natural a expectativa de um comportamento anti-social. Com isso, o autor enfatiza que se constri uma reproduo de comportamentos categorizados como anti-sociais, forjando, dessa maneira, um espao marginal e restrito ao qual esses jovens so destinados. Em sntese, inventa-se uma espcie de circuito (vivncia nas ruas, passagem pela polcia e juizado, etc.) por onde transitam os adolescentes considerados perigosos. Assim, emerge uma categoria social que demanda cuidados e investimentos institucionais especficos. Ana Bentes (1999), em sua dissertao, revela a interferncia do sistema jurdico no campo da sade, aproximando-se da problemtica de partida deste estudo. Analisa o encaminhamento de adolescentes internao psiquitrica via ordem judicial na cidade do Rio de Janeiro. A autora apresenta um levantamento mostrando como, paulatinamente, as instituies jurdicas passam a atuar e a interferir na rea da sade mental de crianas e adolescentes, de tal forma que, atualmente, se constituem em uma via importante de acesso internao psiquitrica. Alm disso, Bentes percebe uma forte diferena no apenas no perfil dos jovens que so encaminhados pelo juiz em relao queles que no o so, mas tambm no prprio modo como tais adolescentes so tratados pela equipe tcnica de sade mental durante a internao psiquitrica. Ademais, a autora sustenta que o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) utilizado como argumento para justificar o encaminhamento judicial. O estudo acima, somado nossa prpria experincia de pesquisa (Scisleski, 2006), aponta para a constatao de que a ordem judicial exerce uma dupla funo: por um lado ela tomada como uma estratgia de acesso ao servio de sade; por outro, ela utilizada como uma espcie de punio, no sentido de o encaminhamento servir como um recurso auxiliar disciplinarizao dos adolescentes, constituindo uma relao entre medicar e punir. Ademais, percebemos que, com freqncia, as internaes psiquitricas de adolescentes usurios de drogas ilcitas so

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

460

Scisleski e Maraschin

tomadas como uma medida prvia internao na Fundao de Atendimento Scio-Educativo (FASE). Dessa forma, a internao psiquitrica acaba funcionando como um tipo de castigo, um tratamento moral, que, se falhar, pode ser substitudo por uma interveno mais rigorosa. Cabe explicar que a FASE Fundao de Atendimento Scio-Educativo uma instituio que foi criada para substituir a antiga FEBEM/RS (Fundao de Bem-Estar do Menor) em 2002 em virtude de um reordenamento institucional consonante com as polticas preconizadas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) de 1990. A FASE/RS atende crianas e adolescentes em medidas de proteo e em cumprimento de medidas socioeducativas. De fato, como constatou Bentes (1999), uma das justificativas relevantes apresentadas no documento judicial a referncia ao ECA, argumentada no sentido de proteo ao pblico-alvo dessa lei e de garantia como acesso ao direito sade. Em meio a essas questes, acreditamos que muitas vezes o atendimento nos servios de sade mental, quando dirigido a um adolescente usurio de drogas, desconsidera o carter social implicado na vida do paciente, abordando-o em um vis meramente psicopatolgico e individualizante. Assim, a lgica que sustenta os atendimentos dispensados aos jovens pelas equipes de sade se d em uma perspectiva individual. Neste sentido, o prprio sistema judicirio corrobora essa viso ao tambm tratar o jovem dentro deste aspecto restrito. Ressaltamos que parece haver relao entre as modalidades de internao seja as que se do em instituies psiquitricas, seja as que se do em instituies para cumprimento de medidas socioeducativas, as quais tm em comum a preponderncia de medidas de restrio de liberdade. Alm disso, o sistema judicial opera em ambos os encaminhamentos internao (socioeducativo e psiquitrico), em especial, no caso do servio de sade, quando se trata de jovens com histria prvia de drogadio. Com isso, percebemos a relevncia da prtica que determina o isolamento do jovem, seja no mbito da sade seja no da justia.

VIDAS E MARGINALIDADE: RELAES ENTRE OS SERVIOS DE SADE E OS TRMITES DA JUSTIA

da prpria perspectiva trazida por esses pacientes. Apresentamos as trajetrias de Igor, Diego e Juliano1. Tais trajetrias so representativas do perfil do pblico atendido no setor de internao do servio de sade estudado. Ressaltamos que os relatos a seguir foram obtidos a partir de uma proposta de oficina que realizamos com os prprios jovens no momento em que estavam internados no hospital. Esses relatos so oriundos da dissertao de pesquisa de mestrado (Scisleski, 2006) e aqui se encontram de forma sintetizada, pois destacamos apenas as questes mais representativas para o objetivo deste artigo. Igor um jovem de quinze anos, morador de um municpio da Grande Porto Alegre, o qual comenta sobre o contexto de sua atual internao no hospital, pois esta a segunda vez que ele internado na instituio, pelo mesmo motivo e pela mesma modalidade de encaminhamento da internao anterior: uso de crack e por ordem judicial. Igor interrompeu os estudos ainda criana. O jovem fala da favela onde mora, comentando que l ocorrem muitas brigas e que, no raro, estas tm como resultado a morte de algum. Igor diz que a vida na favela tem muita correria, explicando que essa correria tem relao com o trfico de drogas, mas tambm tem a ver tambm com o cotidiano daqueles que trabalham. Conta ainda que foi parar no hospital devido ao consumo de crack e tambm por participar na venda de drogas. Igor comenta que na internao no sente fissura (vontade de usar a droga), mas que quando retornar para casa acredita que vai voltar a us-lo: aqui eu no vejo a droga; l ela vai estar na minha frente o tempo inteiro. O jovem fala tambm que costuma contribuir para o sustento da famlia com o dinheiro que recebe do trfico. Igor pensa ser impossvel largar o mundo das drogas, pois j est muito envolvido. No relato de Igor h ausncia de outra perspectiva de vida. Constatamos que uma confluncia de fatores presentes na trajetria pessoal do jovem, como a situao de pobreza socioeconmica (favela onde mora), o uso de drogas (crack) e a autoria de atos infracionais (furto, trfico) so componentes que fazem parte de um percurso marginal que o levaram internao psiquitrica; mas Igor parece se sentir como o nico protagonista da situao que vive. Desse modo, suas vivncias parecem no ter relao com determinada configurao social, pois elas so
1

Trazemos agora algumas das experincias dos adolescentes internados no hospital psiquitrico investigado, com o intuito de discutir os efeitos dos encaminhamentos compulsrios internao atravs

Os nomes dos jovens foram trocados para preservar suas identidades. O mesmo procedimento de sigilo foi empregado na dissertao.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

Internao psiquitrica e ordem judicial

461

conduzidas pelo adolescente em uma perspectiva exclusivamente individual ou, dito de outro modo, como um processo que remete individualizao da subjetividade (Scisleski, 2006; Scisleski, Maraschin & Silva, 2008). O discurso de Igor expressa o que Nardi (2003) explica sobre a produo da subjetividade na sociedade capitalista, chamando-a de um modo de viver no qual existe uma supremacia da individualidade. Como diz o prprio autor: o capitalismo (...) assinala o surgimento de uma sociedade de indivduos (Nardi, 2003, p. 40). Dessa forma, percebemos que a produo de subjetividades individualizadas no apenas um fenmeno constatado pela recorrncia dos percursos dos jovens internados compulsoriamente, mas tambm reflete a lgica tributria do ideal capitalista contemporneo. No obstante, necessrio salientar que Igor no acha que alguma instituio possa ajud-lo a sair do seu envolvimento com as drogas. Nesse aspecto, a prpria medida da internao psiquitrica, inclusive, no demonstra estar funcionando como um recurso capaz de ajud-lo a repensar sua situao no trfico e, menos ainda, de lhe mostrar alternativas que lhe apresentem outras possibilidades de vida, como atestam sua prpria reinternao e sua fala. Outro jovem que passa por uma situao semelhante de Igor alis, esses dois jovens j se conheciam antes do hospital, por morarem na mesma favela Diego, que tambm tem quinze anos, e que est na sua terceira internao no hospital. Ele tambm interrompeu seus estudos ainda quando criana. Diego diz que gosta de estar envolvido com drogas, tanto para o consumo como para a venda. Ele alega que s foi parar no hospital porque o juiz mandou, caso contrrio, iria para a FASE2 (Fundao de Atendimento Scio-Educativo). Ele ainda comenta, a respeito de sua vinda para a instituio: Nunca tinha andado de ambulncia antes; foi legal. Podemos ver, a partir dos percursos desses jovens, uma naturalizao do procedimento da internao psiquitrica, que constantemente os chama por via da ordem judicial. No caso de Diego, vemos que sua internao se d apenas por obedincia determinao do juiz, no havendo qualquer preocupao por parte do jovem em se tratar, mas sim, em evitar um possvel encaminhamento para ele, pior,
2

como a FASE. O mesmo se d em relao s instituies que encaminham Diego internao, que, a nosso ver, parecem estar mais interessadas em controlar e vigiar o jovem do que em oferecer-lhe possibilidades de que apresente alguma mudana significativa, capaz de conduzi-lo a outro rumo. A articulao do saber judicirio com o saber mdico, atravs do dispositivo da internao pela determinao judicial, que cristaliza uma funo de encaminhamento rpida e paliativa para a resoluo da situao dos adolescentes, pode ser comparada a uma epistemologia das esttuas (Santos, 2002). O autor explica que o conceito de esttua se refere s instituies que, ao invs de se adequar s expectativas da sociedade, funcionam de modo a exigir da prpria sociedade que esta se adapte s demandas institucionais, exercendo, dessa forma, um controle social. Ou seja, a ordem judicial uma esttua, no sentido de que uma articulao entre saberes que funciona coercitivamente, mais para vigiar e controlar do que para possibilitar aos jovens alguma perspectiva diferente. Outra trajetria importante a ser analisada a de Juliano, jovem de dezessete anos, morador de um municpio do Litoral Norte e j com passagem pela FASE. Ele est na sua terceira internao no HPSP, pelos mesmos motivos das vezes anteriores: abuso de drogas (crack) e envolvimento com o trfico. Juliano vem para o hospital trazido pelo conselho tutelar3. Ele estava ameaado de morte pelos traficantes da sua regio e j havia feito uma combinao para, aps a alta do HPSP, prosseguir seu tratamento em uma fazenda teraputica. Entretanto, na oficina, ele diz que quer se vingar dos sujeitos que o expulsaram de seu bairro e acha que, para isso, oportuno ser de menor, justificando que agora no d nada, depois presdio. No demonstra interesse pela atividade e desenha um cachimbo de fumar crack e uma folha de canabis (maconha) no papel. Ressaltamos ainda que, posteriormente s oficinas, no momento da alta, Juliano consegue convencer o conselheiro tutelar a lev-lo de volta sua cidade, de modo a no ir fazenda teraputica, como previamente combinado. O percurso de Juliano revela a vantagem de ser de menor. O jovem tem a sensao de que pode
3

A FASE veio a se constituir para tomar o lugar da extinta FEBEM-RS. A FASE funciona em regime fechado ou semi-aberto. Esta instituio voltada para jovens que se encontram em cumprimento de medidas scio-educativas ou de medidas protetivas, como j explicado anteriormente neste texto.

O conselho tutelar um rgo quase sempre presente nos percursos dos jovens que se internam no HPSP, funcionando de modo importante para a obteno do encaminhamento judicial; no entanto, s o estamos mencionando em alguns casos, nos quais a atuao desse rgo parece ser fundamental compreenso do leitor, devido ao papel relevante que este ocupa na trajetria dos jovens.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

462

Scisleski e Maraschin

fazer tudo, como matar, roubar, etc. Para pensarmos sobre esse sentimento onipotente, encontramos em Henri Atlan (2002) algumas reflexes. Segundo o autor, essa sensao produzida pelo que chama de iluso de liberdade, a qual podemos interpretar como um paradoxo: os jovens que acham que podem tudo so justamente os que esto mais comprometidos com uma recorrncia. O contrrio tambm pertinente, pois, nas palavras do autor:
Conhecer melhor os determinismos que nos regem permite-nos viver a experincia de uma maior liberdade (...). A escolha no separada deste conhecimento de forma arbitrria, mas, pelo contrrio, determinada por factores que este conhecimento nos pode por vezes fazer descobrir (Atlan, 2002, p. 37).

mental rejeitado por muitos adolescentes. Nesse aspecto, o status de maior poder o de criminoso. Dessa forma, muitos optam pela via da criminalidade como possibilidade de reconhecimento. A ordem judicial e a internao psiquitrica, dentro de uma perspectiva poltica de apagar incndios, ineficaz como possibilidade de tratamento que vise insero social dos jovens. Pelo contrrio, em vez de possibilitar uma abertura que os faa sair de um circuito marginal, essa prtica da internao pela determinao judicial convoca sempre os mesmos tipos: adolescentes pobres e em conflito com a lei, com vivncias marginais. Nessa parceria, o tratamento oferecido um tratamento absolutamente moral.

No caso dos jovens, percebemos que eles no se do conta dos limites de suas possibilidades de escolha. Se por um lado a via do trfico de drogas lhes possibilita acesso a bens de consumo, por outro eles ficam fadados via da marginalidade. Contudo, como estamos discutindo aqui, esse estreitamento de possibilidades no se inicia a partir do envolvimento desses adolescentes com o trfico/abuso de drogas, mas comea antes, em experincias anteriores, em uma prvia configurao social marginal (evaso escolar, situao de pobreza econmica, entre outros). Evidentemente, tais fatores, por si ss, no se vinculam de modo direto ao trfico, mas so indicadores importantes que podem ser utilizados, se pensarmos em termos de planejamento de aes nas polticas pblicas voltadas para a juventude. Por fim, o percurso de Juliano ainda nos leva a refletir sobre a preferncia de muitos jovens por ser reconhecidos como criminosos a serem tidos como loucos. Uma explicao interessante para esta questo apresentada por Castel (1978), ao enfatizar que:
O doente mental um improdutivo, como os vagabundos, os indigentes, os doentes pobres, os velhos (...). Irresponsvel que o doente mental no pode ser passvel do mesmo tratamento que recebe o criminoso, menos ainda na medida em que, a despeito dos esteretipos negativos ligados a seu personagem, permanece em si mesmo qualquer coisa de pattico e objeto de piedade (p. 169-170).

COMBINAES PERIGOSAS: ADOLESCNCIA, USO DE DROGAS E DOENA MENTAL

Desse modo, atravs de um reconhecimento social advindo de um adjetivo pejorativo, o rtulo de doente

Atualmente presenciamos um processo de patologizao e judicializao de determinadas categorias sociais da juventude. Tal processo, acreditamos, sustentado pela articulao entre os saberes mdicos e jurdicos, manifestada no prprio encaminhamento internao psiquitrica por determinao judicial. Ademais, parece-nos importante enfatizar a preponderncia da ordem judicial como um procedimento destinado preferencialmente internao psiquitrica de jovens usurios de drogas; assim, o jovem usurio de drogas no deve apenas receber um tratamento mdico, mas tambm um tratamento jurdico. Destarte, o encaminhamento judicial internao psiquitrica, ainda que constitua um instrumento da esfera jurdica, no parece ser uma produo exclusiva desse saber, uma vez que, com freqncia, o documento embasado em pareceres mdicos. Da mesma forma, o espao hospitalar, ainda que seja o lugar por excelncia do exerccio do saber mdico, no pode ser visto como recinto exclusivo deste, j que o jovem admitido no hospital por determinao judicial. Assim, o que percebemos que est em jogo no procedimento do encaminhamento compulsrio a articulao dessas reas de conhecimento para constituir e legitimar um consenso a respeito de uma interveno destinada a uma categoria social, qual seja, a de adolescentes em situao de marginalidade social. Com isso, constatamos que os adolescentes so encaminhados internao psiquitrica por vias que j refletem um reconhecimento simblico anterior: o descrdito social, a situao de marginalidade. O diagnstico que recebem produz, atravs da relao

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

Internao psiquitrica e ordem judicial

463

entre a medicina e a justia, a legitimidade necessria para justificar o lugar em que os jovens esto e como eles so tratados socialmente. Como diz Bourdieu (2001) ao falar sobre o capital simblico: No existe pior esbulho, pior privao, talvez, do que a dos derrotados na luta simblica pelo reconhecimento, pelo acesso a um ser social socialmente reconhecido (p. 295). Por exemplo, a posio ocupada por esses adolescentes no contexto macrossocial a situao de marginalidade contribui para definir as possibilidades e os limites de suas aes. Com isso, dizemos que o hospital cumpre funes sociais externas e, possivelmente, pela sua prpria diferena institucional contribui de uma forma peculiar para a reproduo da situao de marginalidade em que vivem esses jovens (diagnstico, tratamento, doena, ato infracional). Por outro lado, na articulao dos saberes mdico e jurdico, percebemos a concretizao da produo de um consenso sobre quais providncias podem ser tomadas em relao aos jovens em situao de marginalidade social, o que ilustrado pelo procedimento da determinao judicial para a internao psiquitrica.. O encaminhamento judicial parece ser efeito de uma legitimao social anterior, que coloca os jovens em uma posio simbolicamente desacreditada. Assim, na confluncia dos saberes mdicos e jurdicos, saberes esses tidos como capazes de conter esses jovens, que se produz uma prtica de tratamento prpria para lidar com essa populao. Outro autor que contribui com esta discusso Goffman (1987), ao apresentar a idia de uma carreira do doente mental, evidenciando uma trajetria social por que passam determinados sujeitos que os leva a ser categorizados como doentes. O autor coloca em discusso questes sociais que acabam sendo patologizadas como doena mental, explicando que esta desencadeada por diversos fatores no necessariamente relacionados ao processo de adoecimento propriamente dito. Percebemos, atravs da discusso levada a efeito no presente artigo, a existncia de uma confluncia entre saberes mdicos e jurdicos que avalizam quais jovens precisam ser internados e contidos, ainda que esses saberes, por vezes, sejam assessorados por outros que tambm legitimam a opo pela internao (como pareceres de assistentes sociais, psiclogos, conselheiros tutelares, entre outros). Com isso dizemos, por exemplo, que o juiz decide sobre uma classificao social que sustentada por uma prtica e por um conjunto de evidncias a respeito dos jovens as quais so capazes de produzir distino entre quais

destes podem ser, ou no, considerados em condies de serem encaminhados internao psiquitrica. Brito, Ayres e Amen (2006) falam na dicotomia que cria uma diferenciao de tratamento nos sistemas de justia entre as crianas e os adolescentes no momento de serem escutados, decorrente de suas condies socioeconmicas, culturais e jurdicas. Um exemplo que as autoras citam se refere a que, em uma situao de disputa pela guarda de filhos, com freqncia crianas e jovens so escutados sem maiores problemas; mas quando se trata de crianas e jovens em situao de marginalidade social, especialmente os que esto abrigados ou em conflito com a lei, o tratamento bastante distinto, pois no costumam ter sua opinio levada em considerao e no possuem o direito de se expressar a qualquer hora (Brito, Ayres & Amen, 2006, p. 71). No trabalho das autoras, percebe-se ainda a prevalncia de uma moral que estabelece duas classes de infncia e de juventude: aquela cujas palavras e opinies so valorizadas, restrita a determinados tipos de processo em especial quando se referem a recolher informaes sobre o comportamento de seus pais; e a classe a que pertencem aqueles jovens que esto sob os cuidados do Estado, em cumprimento de medida scio-educativa ou em abrigos, os quais dificilmente se fazem escutar perante a justia. O trabalho das autoras aponta para a constatao de que ainda permanece a discrepncia entre a infncia/juventude em perigo e a infncia/juventude perigosa. Desse modo, vemos que, mesmo em tempos de celebrao ao ECA, este mesmo estatuto, ao menos em interpretaes que efetivam determinadas prticas, ainda reverbera antigos pressupostos do Cdigo de Menores.

CONSIDERAES FINAIS

Este artigo aponta para algumas questes colocadas na articulao dos saberes mdicos e jurdicos, expressas aqui pela conjugao desses saberes na internao psiquitrica de adolescentes usurios de drogas ilcitas por determinao judicial. Um dos apontamentos relevantes a constatao de uma poltica de apagar incndios, uma vez que a internao psiquitrica por ordem judicial acaba convocando sempre a mesma categoria: a dos adolescentes em situao de marginalidade social, em conflito com a lei, usurios de drogas, geralmente o crack. Esses jovens freqentemente so reinternados o que revela a ineficcia desse tipo de interveno. Acreditamos, no obstante, que aqui esto presentes importantes indicadores sociais que

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

464

Scisleski e Maraschin

poderiam ser usados em termos de aes preventivas junto populao juvenil no campo das polticas pblicas: situao de pobreza, consumo de drogas e excluso escolar. So fatores que, associados, indicam um rumo fcil para seguir na via do trfico de drogas, por exemplo. Ao mesmo tempo, percebemos que os jovens em questo, em nosso estudo, no se deram conta das semelhanas dos seus percursos j que a marginalidade social um aspecto comum nesses casos de internao psiquitrica. Neste sentido, os adolescentes atribuem a si mesmos o fracasso do seu prprio destino, e o prprio tratamento que recebem direcionado tambm para o mbito individual. Esse modo de subjetivao, presente no olhar dos adolescentes em relao a si e na forma como eles so atendidos pelos sistemas de sade e de justia, revela a supremacia da individualidade, naturalizada nos modos de existncia na contemporaneidade. Entretanto, colocamos em questo se no seria justamente no esforo coletivo em termos de polticas pblicas, de prticas de atendimento nos sistemas de sade, de justia, de escolas e de outros instrumentos que reside a possibilidade de tornar essas intervenes mais eficazes no combate ao envolvimento desses adolescentes no mundo do trfico de drogas e da marginalidade. Finalmente constatamos que, mesmo em tempos de defesa dos direitos das crianas e dos adolescentes, de exaltao ao ECA, convivemos com discursos em prol da reduo da maioridade penal ou seja, mais uma vez, aparece aqui uma medida para apagar incndio, mas incapaz de combater o que causa o fogo. Ademais, como apontam Brito, Ayres e Amen (2006), ainda se revela nas prticas de atendimento s crianas e adolescentes a discrepncia entre juventude em perigo e juventude perigosa, contrariando a prpria doutrina de proteo integral defendida pelo ECA. Desse modo, nessa dissociao perversa entre a lei e o tratamento dispensado aos adolescentes que existe a brecha para intervenes produtoras de discriminao e de marginalidade. Criar possibilidades para que esses adolescentes se tornem, efetivamente, cidados exige mais do que aes polticas voltadas insero social. No basta inserir, necessrio acompanhar todas as etapas dessa insero; necessrio um trabalho coletivo envolvendo diversas instncias (escolas, conselhos tutelares, servios de sade e de justia, ONGs, entre outros) - que torne esse social to ou mais sedutor do que aquilo que promete o trfico de drogas.

REFERNCIAS
Arantes, E. M. M. (2000). Entre o educativo e o carcerrio: anlise do sistema scio-educativo do Rio de Janeiro. Em E. M. M. Arante, J. R. Cunha & M. G. Lucena (Orgs.), Envolvimento de adolescentes com o uso e o trfico de drogas no Rio de Janeiro (pp. 11-95). Rio de Janeiro: Cadernos PRODEMAN de Pesquisa. Arruda, R. S. V. (1983). Pequenos bandidos. So Paulo: Global. Atlan, H. (2002). Ser a cincia inumana?: ensaio sobre a livre necessidade. Lisboa: Instituto Piaget. Bentes, A. L. (1999). Tudo como dantes no quartel de Abrantes: um estudo das internaes psiquitricas de crianas e adolescentes atravs de encaminhamento judicial. Dissertao de Mestrado No Publicada, Programa de Ps-Graduao em Sade Coletiva, Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Bocco, F. & Lazzarotto, G. D. (2004). (Infr)atores juvenis: arteses da anlise. Psicologia & Sociedade, 16(2), 37-46. Bourdieu, P. (2001). Meditaes pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Brito, L., Ayres, L. & Amen, M. (2006). A escuta de crianas no sistema de justia. Psicologia & Sociedade, 18(3), 68-73. Carlinni-Marlat, B. (2005). Jovens e drogas: sade, poltica neoliberal e identidade jovem. Em H. W. Abramo & P. P. M. Branco (Orgs.), Retratos da juventude brasileira: anlises de uma pesquisa nacional (pp. 303-321). So Paulo: Fundao Perseu Abramo. Castel. R. A Instituio psiquitrica em questo. Em S. Figueira (Org.), Sociedade e doena mental (pp. 161-173). Rio de Janeiro: Campus, 1978. Goffman, E. (1987). Manicmios, prises e conventos. So Paulo: Perspectiva. Hartmann, S., Scisleski, A. & Silva, R. N. A. (2006). As patologias nos modos de ser criana e adolescente e a produo da internao psiquitrica no Hospital Psiquitrico So Pedro. Paper apresentado no II Simpsio Internacional sobre Educao, Juventude e Violncia, Porto Alegre, Brasil. Moreira, M. R. (2000). Nem soldados, nem inocentes: jovens e trfico de drogas no municpio do Rio de Janeiro. Dissertao de Mestrado no publicada, Programa de Ps-Graduao em Sade Coletiva, Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Nardi, H. C. (2003). A propriedade social como suporte da existncia: a crise do individualismo moderno e os modos de subjetivao contemporneos. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, 15(1), 37-56. OMS - Organizao Mundial da Sade. (1997). Classificao de Transtornos Mentais e de Comportamentos da CID-10. Porto Alegre: Artmed. Oliveira, C. (2001). Sobrevivendo no inferno: a violncia juvenil na contemporaneidade. Porto Alegre: Sulina. Passetti, E. (1995). Violentados: crianas, adolescentes e justia. So Paulo: Imaginrio. Santos, B. S. (2002). A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez. Scisleski, A. C. C. (2006). Entre se quiser, saia se puder: os percursos dos jovens pelas redes sociais e a internao psiquitrica. Dissertao de Mestrado no publicada, Programa

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

Internao psiquitrica e ordem judicial

465

de Ps-Graduao em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Scisleski, A. C. C., Maraschin, C. & Silva, R. N. A. da (2008). Manicmio em circuito: os percursos dos jovens e a internao psiquitrica. Cadernos de Sade Pblica, 24(2), 342-352. Schuch, P. (2005). Prticas de justia: uma etnografia do campo de ateno do adolescente infrator no Rio Grande do Sul depois do Estatuto da Criana e do Adolescente. Tese de Doutorado no publicada, Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Endereo para correspondncia :

Zaluar, A. (2004). Integrao perversa: pobreza e trfico de drogas. Rio de Janeiro, Brasil: FGV. Zaluar, A. (2001). Violncia Extra e Intramuros. Revista Brasileira de Cincias Sociais, 16(1), 145-164.

Recebido em 23/05/2007 Aceito em 23/01/2008

Andrea Cristina Coelho Scisleski. Rua Ramiro Barcelos, 2600 sala 201d, Santa Ceclia, CEP 90035-003, Porto Alegre-RS. E-mail: ascisleski@yahoo.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 3, p. 457-465, jul./set. 2008

Anda mungkin juga menyukai