Anda di halaman 1dari 34

CONTROLADOR HBRIDO UNIVERSAL

smar

GERAL

O LC700 um potente Controlador Hbrido Universal que pode ser utilizado isoladamente ou como parte integrante do System302 da Smar. A excelncia de projeto da Smar foi aplicada de forma consistente no desenvolvimento do LC700, de forma a obter um produto seguro e confivel, mesmo nos ambientes e aplicaes industriais mais exigentes e rigorosos.

Controlador Hbrido Universal


Por ser um Controlador Hbrido Universal, o LC700 foi projetado para incorporar as tradicionais funes discretas de automao de manufatura, tarefas de automao, controle de processo regulatrio contnuo e controle por batelada. Como um controlador hbrido, o LC700 dispe de capacidade lgica e tem a velocidade de um CLP tradicional, alm das caractersticas de controle e a potncia de um SDCD. A plataforma de hardware do LC700, com uma variedade de mdulos de E/S e de comunicao com o campo para as principais redes industriais, combinada com um grande conjunto de blocos de funo programveis e elementos lgicos, tornam-no altamente verstil. A Smar oferece solues completas para muitas aplicaes distintas e atualmente dispe de uma linha completa de Controladores, Softwares, Dispositivos de Campo e Redes Industriais, totalmente integradas para a sua maior convenincia. Assim, as relaes entre os seus departamentos de compra e os vendedores se tornam mais simples.

Experincia
O LC700 a stima gerao de controladores da Smar, e a nossa experincia acumulada em diversos ramos industriais est refletida neste controlador. Desde o seu lanamento, o LC700 j foi testado com sucesso no campo em diversas instalaes simples e complexas em uma vasta gama de indstrias como, por exemplo, petroqumicas, de tratamento de gua, farmacutica, alimentcia, aucareira, usinas eltricas e controle ambiental, siderurgicas, entre outras.

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS
9 Controlador Hbrido Universal realmente industrial; 9 Hardware compacto proporciona maior confiabilidade; 9 Tolerante a falhas, com maior disponibilidade e muitos nveis de redundncia; 9 Compacto e totalmente modular; 9 E/S Remota para transferncia de dados distribudos e a longa distncia; 9 Pronto para Foundation Fieldbus, Profibus, DeviceNet e Modbus; 9 Modbus/TCP e Modbus RTU para redes de controle; 9 OPC Server Serial e/ou Ethernet para Interfaces Homem-Mquina.

MODULARIDADE
A modularidade do LC700 faz com que ele seja suficientemente flexvel para aplicaes de pequeno e de grande porte, facilitando enormemente as ampliaes futuras. A estrutura modular do LC700 montada em rack, sendo os mdulos instalados em trilhos DIN padronizados. A Smar dispe de uma linha completa de mdulos para o LC700, tais como: Fonte de Alimentao, Controlador (CPU), E/Ss Discretas, E/Ss Analgicas, Sinais especiais e Mdulos de Interface de Rede. Uma grande biblioteca de Blocos de Funo fornecida como parte integrante da memria flash. Os Blocos de Funo podem ser utilizados tantas vezes quanto necessrio, sem limitaes de licena, como acontece com produtos de outros fabricantes. O limite de utilizao ser a memria disponvel e no um contrato restritivo impondo limites sua criatividade O LC700 pode funcionar isoladamente, em uma configurao com apenas um rack, ou em rede, formando um sistema de controle de grandes propores. A expanso de um sistema baseado no LC700 muito simples e pode ser feita com um custo mnimo. A expanso do sistema to simples quanto a incluso de novos mdulos de E/S ou a conexo de novos controladores LC700. Por se tratar de um equipamento muito compacto, possvel que a expanso possa ser feita sem aumentar o tamanho dos gabinetes.
2

smar

COMPONENTES BSICOS
O LC700 composto de Racks com slots nos quais os Mdulos so instalados. possvel acrescentar mais racks para possibilitar a instalao de mdulos adicionais. As conexes entre os racks so feitas por meio de cabos planos (flat cables). Este tipo de acrscimo conhecido como "expanso local".

Outro modo de se expandir o LC700 com a incluso de unidades remotas em diversas reas de interesse, e conectlas ao processador central atravs de um par tranado. Esta tcnica possibilita uma excelente distribuio dos sinais, alm de economias de fiao e de custos de instalao. A ilustrao abaixo mostra um sistema LC700 simples, com expanso de E/S local e remota.

Rack 0 (4 slots)

Rack n (4 slots)

Mdulo de alimentao Alimentao opcional redundante

Mdulo processador 3 Canais de comunicao Rel para indicao de falha relgio em tempo real Mdulos de E/S

Expanso Local

At 15 expanses de racks podem ser conectadas para receber uma ampla variedade de mdulos

smar

Entrada e sada (E/S) remota

As E/Ss (Entrada e sada) remotas possibilitam distribuir racks com mdulos de entrada e sada em vrias localidades no campo e conect-las CPU atravs de uma rede EIA-485 de alta velocidade. Distribuir os racks economizar cabos e custos de instalao, e os sinais ainda podem fazer parte da mesma configurao. A funcionalidade de entrada e sada remota a chave para a redundncia do processador do LC700 (CPU), pois permite que tanto a CPU principal quanto a CPU reserva (backup) estejam conectadas ao sistema de E/S remoto, sempre habilitando a CPU ativa (aquela em controle) a acessar dados no sistema de E/S remoto. A caracterstica de E/S remota mestre j est inclusa na CPU, logo nenhum mdulo de E/S remoto adicional necessrio. Cada um dos subsistemas de E/S remotos possui com um mdulo de interface de E/S remota que tem portas redundantes de alta velocidade.

Economia significante de cabos:


A E/S remota reduz drasticamente cabos e simplifica a instalao e a manuteno. A velocidade de comunicao das unidades de E/S remotas pode ser configurada em at 230.4 kbits/segundo, enquanto que longos cabos de conexo par tranado dependem da velocidade configurada e de condies da linha. At 6 subsistemas de E/S remotos podem ser conectados por mdulo processador (CPU) obtendo economia significante de cabos. Isto reduz o cabeamento discreto, pois posiciona subsistemas de E/S remotos prximos ao processo, eliminando blocos terminais e cabos de longa extenso. As E/Ss remotas tambm aumentam a capacidade de mdulos. Qualquer sistema convencional de E/S ou mdulos de comunicao de campo podem ser colocados em racks de E/S remotas.

Redundncia de redes de E/S remotas:


Quando a aplicao precisa de alta disponibilidade, a rede de E/S remota pode ser feita redundante fornecendo proteo contra defeitos em cabos. No caso de um evento improvvel no qual ocorra falha na comunicao de uma das redes EIA485, a comunicao entre CPUs e subsistemas de E/S remotos ser feita em uma segunda rede, no permitindo que o controle seja interrompido. Assim, segurana agregada e proteo so atingidas e nenhum ponto de falha desabilitar o sistema de controle.

...

Capacidade de E/S remotas para melhorar a distribuio e economia de instalao.

smar

REDUNDNCIA

As interrupes de controle inesperadas podem ser, ao mesmo tempo, caras e perigosas. Assim sendo, o projeto do LC700 foi desenvolvido de modo a incluir mltiplos nveis de redundncia, o que lhe permite construir um sistema inteiramente tolerante a falhas, garantindo que o controle seja ininterrupto. Dois racks de LC700, com alimentao e mdulos controladores idnticos, podem ser ligados em paralelo, para proporcionar alimentao e controle redundantes. Um ponto chave da tolerncia a falhas que o equipamento principal e o standby ficam fisicamente separados, de modo a eliminar falhas em comum. Por estarem localizados em racks distintos, os dispositivos no estaro necessariamente sujeitos aos mesmos riscos operacionais, tais como rudo, propagao de interferncias ou mesmo situaes como linhas de sinal danificadas. O diagnstico interno garante que, em caso de falha do processador principal, o processador standby assumir as operaes de controle e alarme de maneira suave e instantnea.

Redundncia em todos os nveis proporcionam alta integridade ao sistema


O LC700 possibilita a redundncia em todos os nveis:

Sistema LC700:
Fontes de alimentao redundantes com rel dedicado para indicao de falha; Processadores (CPU) redundantes com rel dedicado para indicao de falha; Racks redundantes; Portas de comunicao E/S remotas redundantes.

Nvel da Rede de Controle:


Ligao Ethernet Redundante; Acesso de Porta Serial Redundante; Um nico n por segmento; Roteador/switch da Rede Redundante; Fonte de Alimentao Redundante do Roteador/Switch.

Nvel da Estao de Trabalho:

Caractersticas principais do sistema redundante


A troca de controle sincronizada e rpida; A substituio de uma unidade defeituosa pode ser feita sem interromper o processo; A substituio de um procesador defeituoso (o principal ou o standby) no implica em pr-configurao; Toda modificao enviada ao procesador principal passa automaticamente para o processador standby.

Mltiplas estaes de trabalho de operao; Cartes de rede duplos para estaes de trabalho; Discos rgidos mltiplos; OPC Server redundante.

Sistema redundante com Internet dupla (roteador/switch no so mostrados), linhas duplas de E/S Remotas e Fontes de alimentao duplas em cada sistema de E/S Remota.

smar

REDUNDNCIA

O LC700 dispe de uma grande variedade de redundncias, o que torna possvel adequ-lo soluo que apresente a melhor relao custo-benefcio para cada aplicao especfica. Voc pode ficar tranqilo sabendo que o LC700 tolerante a falhas, proporcionando um bom grau de segurana aliado a uma elevada disponibilidade, o que garante a minimizao de perdas ocasionadas por paradas de processo. Devido sua imunidade, o LC700 garante segurana no controle, em todos os momentos. O autodiagnstico completo existente em todas as partes do sistema avisa os operadores em caso de falha de comunicao ou de falha em qualquer dispositivo.

O desempenho do LC700, por ser verdadeiramente em tempo real, garante controle adequado. Esta plataforma tambm requer menos memria, o que a torna ainda mais confivel. O LC700 no tem partes mveis, tais como ventiladores ou discos rgidos. O programa roda em uma memria NVRAM que na eventualidade de uma falta de energia, tem condies de reter os dados durante vrios anos . Isto tambm habilita a memria retentiva, onde o ltimo valor de sada antes da falta de energia fica armazenado, de modo que o controlador reverte automaticamente a este ltimo valor, quando a alimentao eltrica reativada. Da mesma forma, valores integrados tais como totalizaes de vazo e de energia so salvos durante falhas de energia eltrica.

Robustez Industrial
Aplicaes crticas de controle de processo exigem um alto grau de segurana e de disponibilidade que no podem ser encontrados em softwares de lgica em PCs ou em PCs em uma caixa preta. Os processadores dos PCs e os sistemas operacionais derivados de microcomputadores so projetados para aplicaes em ambientes de escritrio, que so muito menos crticas, com nfase na parte grfica e com requisitos de resposta muito menos rigorosos do que as necessrias em aplicaes de controle. Tais sistemas podem precisar de um "reboot" aps uma queda de energia ou um "travamento". Tal arquitetura no adequada ao nvel de controle de uma planta industrial. O LC700 baseado em um processador incorporado e em um estvel sistema operacional multi-tarefas em tempo real de padro industrial, projetado para aplicaes crticas e operao ininterrupta.

Simplicidade de Manuteno e Operao


O LC700 dispe de um auto-diagnstico integrado, e tambm, conta com um bloco de status de diagnstico. O status do dispositivo comunicado e exibido na estao de trabalho do operador. Uma falha da CPU tambm indicada de modo claro por um LED local, com uma sada de rel adequada para intertravamentos separados. Como o LC700 no tem baterias externas, no h peas para substituir, o que reduz os servios de manuteno. O comissionamento fica mais simples com a ID e verificao remotas. LEDs indicam claramente se as entradas e sadas esto foradas ou travadas e se existe comunicao ativa na rede de E/S Remotas.

smar

REDE DE CONTROLE

O LC700 utiliza o amplamente aceito e conhecido padro industrial, que o protocolo Modbus, como rede de controle. Diversas opes so suportadas. possvel usar o Modbus/ RTU com ligao RS-485 se comunicando a velocidades de at 115,2 kbit/s a longas distncias em ambientes industriais, ou o Modbus/TCP com ligao Ethernet a velocidades de at 10/100 Mbit/s. Tambm possvel usar diretamente uma EIA232 para conexes locais curtas, ideais para um computador porttil ou um painel de operao local de manuteno, por exemplo. A rede Modbus utilizada como uma rede de controle para passar variveis e modos de processo para as estaes de trabalho do operador, bem como configuraes e diagnsticos para estaes de engenharia. O protocolo Modbus oferece uma boa operabilidade e permite que o LC700 substitua outros controladores Modbus e se integre a outros sistemas de controle. A simplicidade do Modbus torna a sua utilizao fcil, e a maioria dos engenheiros j est familiarizada com ele. Outros tipos de dispositivos Modbus podem ser conectados mesma rede do LC700, numa arquitetura tipo multidrop, simplificando as redes.

Internet Modbus/TCP
Com a utilizao dos mdulos ENET-710 ou MB700, o LC700 pode ser conectado a um Ethernet 10Base-T/100Base-TX. Desta forma, possvel que mais de um computador na rede Ethernet se comunique com o LC700 atravs do avanado protocolo industrial Modbus/TCP. Esta rede tanto pode ser simples quanto redundante e pode operar a 10 Mbps com fiao de par tranado blindado, que muito mais rpida do que as redes tradicionais de sistemas de controle. O mdulo ENET-710 pode ligar um ou mais mdulos de CPU do LC700, e at mesmo dispositivos Modbus padro de outros fabricantes. Assim sendo, diversos LC700 podem ser ligados mesma Ethernet Fieldbus, o que torna possvel criar sistemas grandes. O LC700 pode ainda coexistir com outros dispositivos Ethernet na mesma rede. A ligao dos ns do LC700 e da estao de trabalho so arranjados fisicamente em uma topologia tipo estrela com um mdulo ENET-710 por segmento de Ethernet com roteadores ou seletores. Esta topologia garante que um problema que afete um n ou um segmento no afete a comunicao com os demais ns.

Modbus/RTU
Diversos LC700's podem ser ligados em multidrop na mesma rede EIA-485 atravs de um par de fios tranados comum. Isto possibilita a criao de sistemas grandes e distribudos. O LC700 tambm pode coexistir com outros dispositivos Modbus na mesma rede. O tamanho mximo da rede depender da velocidade selecionada e das condies predominantes na rede e no ambiente. O protocolo Modbus/RTU limita uma rede a um nico mestre, mas o mdulo da CPU do LC700 dispe de trs portas independentes de comunicao, o que possibilita a conexo simultnea de trs mestres para, por exemplo, criar redes de comunicaes e estaes de trabalho redundantes.

Dois LC700 e um dispositivo genrico Modbus partilham o mesmo mdulo ENET-710 / MB700
Um aspecto importante do protocolo Modbus/TCP o fato de proporcionar uma interoperabilidade superior funcionalidade da Ethernet e do TCP/IP. Muitos sistemas baseados em Ethernet alegam ser abertos, embora, na verdade, no o sejam, devido ao fato de seu protocolo aplicativo ser proprietrio, o que impossibilita acessar suas informaes pela rede. O Modbus/TCP resolve este problema.

Dois LC700 e equipamentos genricos Modbus ligados ao mesmo mdulo ENET-710

smar

REDE DE CONTROLE
Redundncia da rede de controle para segurana e disponibilidade
No caso de aplicaes crticas, a rede de controle pode ser redundante. Isto possvel tanto com EIA-485 Modbus/RTU quanto com Modbus/TCP em Ethernet. Como as duas portas EIA-485 funcionam de forma independente e simultnea, o controlador pode ser conectado s estaes de trabalho atravs de duas redes redundantes. No caso de Ethernet Fieldbus redundante, basta duplicar a fiao. Todos os dispositivos Ethernet, inclusive as estaes de trabalho, so conectadas a ambos os barramentos Ethernet. Os roteadores Ethernet tambm so duplicados. Cada uma das CPUs redundantes do LC700 trabalha em conjunto com o seu prprio mdulo ENET-710. O LC700 e as estaes de trabalho monitoram continuamente as duas redes Ethernet Fieldbus. Caso uma delas apresente falha, o usurio ser informado e somente a rede boa ser utilizada. O chaveamento totalmente suave e transparente ao restante do sistema. Assim sendo, os distrbios de processo so evitados e o controle prossegue da forma habitual. A indicao de quais redes Ethernet esto em operao ou apresentaram falha feita por meio de LEDs. A Smar pode fornecer roteadores de padro industrial ou comercial para pares tranados e para fibras ticas. Os roteadores de padro industrial so adequados montagem em trilhos DIN e dispem de fontes de alimentao redundantes. Dois servidores OPC redundantes em computadores distintos acessam as duas redes. Apenas um servidor OPC fica ativo de cada vez, sendo que o chaveamento realizado pelo aplicativo OPC do cliente.

Fibra ptica
Com o objetivo de evitar malhas de terra e rudo eltrico em transmisses a longa distncia, pode-se considerar a utilizao de fibras pticas entre as reas. Fibras pticas so ideais para ligaes em rede entre prdios e em ambientes com muito rudo. Com a utilizao do mdulo OPT-700, possvel conectar a rede Ethernet a uma 10BaseFL com fibra ptica. Assim, torna-se possvel atingir distncias de 2 km ou at mesmo acrescentar repetidores de linha para distncias ainda maiores.

Rdio
Para configurao de processo e monitorao a distncias longas, tais como as que envolvem aplicaes com SCADA e telemetria para oleodutos e monitorao de cabeas de poos, etc., a Smar pode fornecer um sistema de modem de rdio para redes. Um ou mais controladores LC700 operando como RTUs podem ser conectados a uma central de monitorao. A conexo via modem de rdio totalmente transparente, no sendo necessria qualquer modificao no LC700 nem no servidor OPC. Existe uma grande variedade de antenas, rdios e repetidores disponveis para atender a diversas aplicaes e regulamentaes locais.

smar

E/S PARA COMUNICAO DE CAMPO

A experincia da Smar na rea de comunicao refletida pela grande variedade de mdulos de comunicao de campo existentes para o LC700. Alm dos mdulos de E/S convencionais, um nmero cada vez maior de mdulos de interface de comunicao possibilitam a conexo do LC700 a redes com a utilizao dos protocolos industriais mais populares. Desta forma, possvel adaptar o LC700 a diversas arquiteturas a serem integradas a sistemas novos ou j existentes. Os mdulos de interface de comunicao podem ser combinados livremente, de modo a se adequar aplicao desejada. A conectividade de campo pode ser obtida com uma grande variedade de mdulos de E/S ligados diretamente ao sensor, e tambm interfaceados com dispositivos que utilizam protocolos de comunicao populares, tais como: Foundation Fieldbus, Profibus DP e PA, DeviceNet e Modbus. Tambm possvel distribuir mdulos de E/S Remotos do LC700 atravs da planta, utilizando mdulos de E/S remotos.

Foundation Fieldbus
O mdulo de interface FB-700 conecta o LC700 a uma rede Fieldbus H1. O mdulo FB-700 compatvel com Foundation Fieldbus e inclui uma grande quantidade de blocos de funo Fieldbus que podem ser usados como parte da estratgia de controle. O FB-700 (Mdulo Foundation Fieldbus) e todos os demais dispositivos na rede Fieldbus H1 podem ser configurados atravs do aplicativo Smar SYSCON. O download da configurao na rede H1 feito atravs do DFI302.

Protocolos diversificados so suportados para obter sistemas integrados e abertos

smar

E/S PARA COMUNICAO DE CAMPO

LC700 e DFI partilham a linha Ethernet (Roteador/Switch no esto representados). possvel enviar uma configurao Foundation Fieldbus para qualquer uma das redes Fieldbus a partir do microcomputador. A configurao do microcomputador chega aos dispositivos de campo atravs do DFI.

Ponto de conexo entre o Modbus e o FOUNDATION Fieldbus


Os instrumentos Fieldbus podem ser conectados ao LC700 do mesmo modo que qualquer outro tipo de E/S. Alm disso, o LC700 pode servir de ponto de conexo entre o Fieldbus e o Modbus, permitindo assim o acesso de "legacy systems" aos dispositivos Fieldbus. Um LC700 pode ser conectado ao Fieldbus como qualquer outro dispositivo para trabalhar com intertravamentos e controles discretos. Os mdulos de alimentao PS302 e os mdulos de impedncia de fonte de alimentao PSI302 Fieldbus tambm podem ser utilizados em conjunto com o LC700, para alimentar os dispositivos Fieldbus.

Profibus
O High Performance Master Scanner (Scanner Mestre de Alto Desempenho) modelo DP-700* Profibus utiliza o protocolo Profibus-DP, que permite ao LC700 se comunicar com o Profibus-DP e com o Profibus-PA. No caso do Profibus-PA, pode ser necessrio instalar na linha acopladores ou dispositivos de conexo de terceiros. O Profibus-DP largamente utilizado em dispositivos discretos comumente adotados em automao industrial e inclui drivers para variadores de velocidade. A Smar dispe ainda de uma grande variedade de avanados dispositivos de campo Profibus-PA.

DeviceNet
O High Performance Master Scanner (Scanner Mestre de Alto Desempenho) modelo DN-700* DeviceNet proporciona uma capacidade alta de integrao dos dispositivos escravos do DeviceNet como E/S do LC700. O DeviceNet largamente utilizado em dispositivos discretos comumente adotados em automao industrial.

Modbus
O Master Scanner Modbus modelo MB700 possibilita a comunicao entre vrios LC700, entre si ou com qualquer equipamento escravo Modbus. Uma grande quantidade de equipamentos tipo "legacy" em plantas existentes que utilizam o to difundido protocolo podem, assim, ser acessados pelo LC700. Os dados obtidos podem ser exibidos aos operadores e utilizados como parte da estratgia de controle.
* Sob consulta

smar

10

MDULOS CONVENCIONAIS DE E/S

O LC700 faz a interface com sensores e atuadores no campo por meio de mdulos de E/S analgicos e discretos em um "backplane" local extendido ou como E/S remota. A E/S do LC700 pode ser instalada perto dos sensores e dos atuadores, eliminando, assim, as longas fiaes, painis e dutos associados s E/S convencionais, e essa economia ajuda a reduzir o custo total do sistema.

Ligao de campo
A fiao externa de campo tem diversos conectores do tipo plug-in, de modo que os mdulos de E/S podem ser colocados ou removidos dos seus encaixes sem que seja preciso desfazer conexes externas. Isto tambm permite que toda a fiao seja lanada antes da instalao dos mdulos de E/S. A fiao de E/S do campo ligada aos conectores por meio de parafusos. Os conectores dispem de um acoplador opcional que pode ser previamente ajustado de modo a impedir que um fio seja ligado ao mdulo errado. As ligaes sero sempre feitas da maneira correta, eliminando-se, assim, o risco de se aplicar uma alta tenso a um terminal de baixa tenso. A proteo contra danos ao mdulo, entretanto, no o bastante. Caso as fiaes dos sensores e dos atuadores seja misturada, a planta poder ficar fora de controle. possvel fazer um acoplamento individual e nico para cada conector no LC700 (e no apenas para cada mdulo), o que garante uma conexo correta e uma operao segura. Isto a garantia de que cada sensor seja conectado ao canal correto do mdulo a ele designado. Um nmero de tipo e um nmero de srie individuais identificam cada tipo de mdulo. Alm disso, cada Mdulo indica claramente o tipo e a faixa do sinal de campo a ele designado. Diagramas de referncia ficam afixados permanentemente face interna da porta dianteira dos mdulos. Os diagramas indicam as ligaes corretas dos mdulos. possvel realizar a substituio online de qualquer mdulo sem que, para isso, seja preciso reconfigurar o software do sistema, alterar as ligaes ou as fiaes, nem reinicializar o sistema. Os mdulos podem ser instalados com o sistema energizado e podem ser configurados atravs da ferramenta CONF700.

Flexvel e Expansvel
Devido modularidade das E/S, no h necessidade de se preocupar com ampliaes futuras e capacidade reserva agora. Basta adquirir o que for necessrio s suas aplicaes atuais. A modularidade lhe proporciona flexibilidade para misturar e combinar as quantidades corretas de cada tipo de E/S adequadas s suas necessidades. Quando for necessrio fazer acrscimos ou alteraes, basta adicionar novos racks e plugar novos mdulos ao sistema. Cada mdulo controlador pode ser equipado com um subsistema de E/S para at 2000 pontos discretos e aproximadamente 1024 pontos analgicos. J que possvel ligar diversos LC700 em rede em um sistema, pode-se dispor de uma quantidade muito grande de E/S. Os mdulos de E/S so do tipo multi-canal de alta densidade. Sua configurao tpica inclui 16 canais por mdulo. Assim sendo, o LC700 ocupa apenas a metade do espao de painel ocupado por um outro dispositivo com apenas oito canais por mdulo. Todos os mdulos de E/S so galvanicamente isolados do resto do LC700. Veja os mdulos disponveis no final do catlogo.

Mdulos topo de linha


Alguns mdulos dispem de grande flexibilidade e de um grau sofisticado de configurao. Por exemplo, os mdulos de temperatura aceitam RTDs e termopares, bem como resistncias diretas e entradas de baixa tenso, ideais para clulas de carga. Alm disso, cada canal pode ter uma configurao independente no que diz respeito ao tipo de sensor, faixa de operao e filtros.

Acoplamento individual para cada conector evita enganos. Ao lado de cada LED para indicao de status das entradas e sadas, existe um espao para se escrever a descrio do ponto. Isto torna estes mdulos muito mais amigveis do que aqueles onde no h etiquetas, ou onde as etiquetas no so adjacentes aos LEDs.

11

smar

CONTROLADOR

O projeto original do LC700 foi direcionado, desde o incio, s variveis discretas da automao de manufatura tradicionais, ao controle de processo regulatrio contnuo e ao controle por batelada. A CPU de alto desempenho dispe, assim, de um grande conjunto de elementos "ladder" e de blocos de funo que possibilitam a sua utilizao em uma vasta gama de aplicaes, tais como, controle de caldeiras e gerenciamento dos queimadores. Isto possibilita ao usurio elaborar as estratgias necessrias otimizao do controle. Um relgio de tempo real inerente permite que as estratgias de controle levem em considerao data e hora. A configurao fica armazenada em uma memria no voltil que no necessita de baterias externas.

O projeto do LC700 lhe proporciona uma disponibilidade alta, ideal para processos que precisam funcionar de maneira contnua por longos perodos de tempo sem nenhum tipo de interrupo; o processo no afetado por uma eventual falha na CPU. Isto possibilita evitar a perda potencial de horas e at de dias de produo, o que significa uma economia importante. O investimento com a quantidade mnima de equipamentos adicionais necessrios para a redundncia recuperado rapidamente. A redundncia do LC700 do tipo "hot standby", onde uma CPU est ativa enquanto que a outra est passiva. O controlador passivo fica monitorando continuamente o desempenho da CPU em atividade, atravs de uma conexo segura entre as CPUs, garantindo um chaveamento muito rpido. Caso ocorra a falha de um controlador principal, a CPU passiva torna-se ativa e assume todas as funes de forma suave, sem afetar o funcionamento da planta. As duas CPUs trocam informaes atravs da conexo de alta velocidade a cada ciclo, o que possibilita que o controlador reserva assuma o controle dispondo de informaes atualizadas e, por este motivo, com um impacto mnimo sobre o processo. A comunicao entre as CPUs mantm todas as funes relacionadas com o tempo atualizadas: integrao do controlador PID, temporizadores, contadores, relgio de tempo real e totalizadores. A comunicao entre as CPUs transparente ao usurio e no necessita de nenhuma configurao especial. A capacidade de redundncia inerente aos mdulos da CPU; assim sendo, no h a necessidade de nenhum mdulo adicional para E/S remota nem para comunicao entre as CPUs. Tambm no preciso haver nenhum dispositivo central para o gerenciamento da redundncia. Desta forma, possvel obter uma grande diminuio do precioso espao de painel, com a conseqente reduo de custos.

Amigvel
O modo de controle selecionado (em funcionamento ou em espera) indicado claramente no frontal do controlador por LEDs individuais, que podem ser ajustados on-line a partir da ferramenta de engenharia. O mdulo do controlador monitora continuamente o seu prprio status, e indica alimentao e falhas por meio de indicadores de status com LEDs de cores codificadas no frontal de cada controlador. Um contato de rel existente no mdulo tambm muda de status em caso de falha. Isto serve para proporcionar um alerta adicional ao usurio e faz parte dos intertravamentos de segurana. As indicaes de status incluem FALHA (o controlador apresentou falha), ESPERA (a aplicao do programa aplicativo foi interrompida), FUNCIONAMENTO (operao normal) e FORADO (caso alguma E/S tenha sido forada ou congelada), etc.

Redundncia do Controlador
A redundncia do LC700 muito mais abrangente do que simplesmente a redundncia do mdulo da CPU. Na realidade, tambm a plataforma e as fontes de alimentao so redundantes. Isto significa que existem plataformas, CPUs e fontes de alimentao totalmente separadas, para eliminar por completo a ocorrncia de falhas por causa comum. Muitas das solues para CPUs redundantes existentes no mercado apresentam diversos pontos fracos, tais como: as duas CPUs podem estar compartilhando a mesma plataforma que, em caso de dano, tornar ambas as CPUs inteis. No caso do LC700, os controladores principal e standby no apresentam partes em comum, e podem at mesmo ser montados em painis separados, de modo a evitar desgastes ambientais comuns. A falha de uma plataforma afetar apenas uma CPU. Uma alta incidncia de EMI/RFI em um determinado local afetar somente a CPU que estiver instalada ali; o mesmo ocorre com sobretenses, vazamentos e outros problemas imprevisveis passveis de ocorrer em ambientes industriais.

Chaveamento da rede
A redundncia gerencia automaticamente o endereo das CPUs na rede; assim que ocorre a transferncia do controle, a CPU reserva assume o endereo da CPU que apresentou falha, ao passar da condio passiva para a ativa. Tudo isto feito de forma totalmente transparente ao usurio, aos ns de comunicao e ao software; por este motivo, no h necessidade de nenhum tipo de configurao especial nos computadores, ou seja, a redundncia obtida de forma extremamente simples.

Indicadores e anunciadores
Os LEDs indicam qual controlador est ativo e qual est passivo ou, eventualmente, em falha. As estaes de trabalho monitoram o status das duas CPUs via comunicao e avisam imediatamente o usurio de

smar

12

CONTROLADOR

quaisquer falhas nas CPUs ativa e passiva. Alm disso, a CPU dispe de uma sada de rel de falha que ideal para conexo a uma lgica de parada (shutdown) independente. Quando se troca a configurao da CPU ativa, esta copiada imediatamente pelo controlador passivo, atravs da conexo entre as CPUs, o que garante que a CPU passiva esteja apta a assumir as funes de controle em caso de uma falha na ativa. A integridade da configurao sempre verificada no momento da energizao e, durante a operao, as CPUs ativa e passiva so comparadas. Caso ocorra algum desvio, a configurao da CPU ativa copiada para a passiva. Isto garante, por exemplo, que um mdulo de CPU que acaba de ser substitudo seja atualizado com a configurao existente. No preciso fazer uma pr-configurao antes da instalao. Como esta tarefa automtica, no existe o risco de ocorrer falha no chaveamento devido a configuraes incompatveis.

mdulo de fonte de alimentao para cada, isto , alimentao dupla redundante. Outra possibilidade a de se usar dois mdulos de alimentao para cada CPU, ligadas a duas fontes distintas. Isto proporciona uma integridade mxima ao sistema, por incluir duas CPUs redundantes em plataformas individuais, com duas fontes de alimentao cada, ou seja, uma alimentao com redundncia qudrupla. Desta forma, o sistema tem condies de suportar falhas de CPU e falhas mltiplas nas fontes de alimentao.

Diagramas tipo Ladder IEC 61131-3 com Blocos de Funo


A estratgia de controle e o programa aplicativo do usurio do LC700 utilizam a linguagem padro de diagramas tipo ladder IEC 61131-3 (lgica ladder a rels). Esta a linguagem mais utilizada em lgica, por ser completamente grfica, ideal, por exemplo, para o controle de mquinas. Linguagens de programao proprietrias so coisa do passado. Muitos blocos de funo so especficos para tarefas de controle de processo e so parte integrante da memria flash do mdulo processador. As tabelas apresentadas a seguir trazem comentrios sobre a lgica e os blocos de funo que esto prontos para a configurao usando Lgica tipo Ladder.

Redundncia da Fonte de Alimentao


A redundncia das fontes de alimentao do LC700 dupla, mas pode ser qudrupla, se necessrio. A soluo mais comum a de usar duas CPUs redundantes instaladas em plataformas individuais com apenas um

Categoria

Elemento
Contato normalmente aberto Contato normalmente fechado Contato sensvel a transio positiva Contato sensvel a transio negativa Bobina Bobina invertida Set de bobina Reset de bobina

Contatos (entrada)

Bobinas (sada)

Bobina retentiva (memria) Bobina com set retentivo (memria) Bobina com reset retentivo (memria) Bobina sensvel a transio positiva Bobina sensvel a transio negativa

Barra de ferramentas do configurador

13

smar

CONTROLADOR

Aumento do nmero de entradas


Categoria Bloco de Funo
Absoluta Funes numricas Raiz quadrada Constantes Seleo Mximo Funes seletoras Mnimo Limitadora Multiplexadora Soma Multiplicao Subtrao Funes aritmticas Diviso Mdulo Matemtico Maior Maior ou igual Igual Funes comparadoras Menor ou igual Menor No igual Contador crescente Blocos de Funo Contadores Contador decrescente Pulso Com retardo Blocos de Funo Temporizadores Sem retardo Relgio em tempo real Limites cruzados e de Taxa de Variao Totalizao
Amostragem e rampa ascendente / descendente

Muitos tipos de blocos de funo so extensveis, o que significa que no tm um nmero fixo de entradas, permitindo ao usurio selecionar o nmero de entradas necessrio para a sua aplicao. Isto traz uma reduo no nmero de blocos e conexes necessrios, agilizando e simplificando a configurao. A estratgia de controle pode ser dividida em pequenos diagramas de rede individuais, cada qual desempenhando a sua funo dentro do conjunto. A ordem de execuo pode ser configurada, e as sub-rotinas podem ser jumpeadas com base em determinadas condies. Os blocos de funo definidos pelo usurio podem ser criados em um texto estruturado como linguagem, e depois inseridos como parte da configurao. Isto ideal para lgica complexa e manipulao. Existe uma biblioteca de padres (gabaritos) pr-configurados de lgica e estratgias de controle mais comuns. Alm disso, os padres podem ser definidos pelo usurio. Os padres tornam a configurao rpida, bem feita e prova de erros. O CONF700 aumenta a sua produtividade.

Blocos de Funo de Controle de Processo

Gerador de setpoint de rampa Linearizao Controle PID Aquisio de dados Contador de pulsos Compensao de vazo, Lead-Lag, status, escalonamento...

Blocos de funo com nmero de entradas configurveis

smar

14

ARQUITETURA OPC CLIENTE/SERVIDOR

Na sala de controle, os operadores vem as variveis de processo e iniciam as aes de controle a partir das estaes de trabalho de operao. Torna-se fcil obter um sistema bem integrado, pois o LC700 vem com um servidor OPC que disponibiliza todos os dados do sistema a qualquer software compatvel com OPC. O servidor acessa o LC700 atravs da porta serial ou da rede Ethernet e disponibiliza as informaes s outras estaes de trabalho. As identificaes (tags) atribudas pelas ferramentas de configurao so distribudas ao longo do sistema, de modo que no preciso mapear, arranjar ou renomear as variveis. Uma vez que um tag configurado, jamais ser preciso mexer nele novamente.

O OPC um padro industrial amplamente aceito de tecnologia cliente / servidor para a comunicao de valores de parmetros entre diversas aplicaes. Diversos clientes podem acessar simultaneamente o servidor localizado na mesma estao de trabalho em um local remoto pela Ethernet. Isto permite que uma nica base de dados Fieldbus distribuda possa ser compartilhada pelas diversas estaes de trabalho, eliminando as inconsistncias. Depois que todas as configuraes dos LC700s no sistema estiverem criadas, todos os tags e seus endereos correspondentes na CPU e registros no Modbus so exportados como uma lista de tags para o servidor OPC Modbus. Desta maneira, o servidor OPC tem condies de fornecer os parmetros do LC700 com base em seus tags. Assim sendo, o sistema se torna totalmente transparente, e o usurio no precisa se preocupar com os endereos; na verdade, pode at esquecer que eles existem.

Ver a relao entre o Servidor OPC e os dispositivos de campo. Observe ainda que os Clientes OPC se relacionam diretamente com a base de dados do Servidor OPC.

Sistema integrado com base de dados nica


Uma ferramenta do servidor OPC chamada de "browsing de endereos" proporciona ao sistema uma base de dados integrados nica, mesmo no caso de utilizao de softwares de diversas procedncias. Uma vez que um tag criado no CONF700, possvel acess-lo atravs dos aplicativos de todos os clientes. A partir do aplicativo do cliente, possvel navegar apontando e clicando, em uma hierarquia semelhante ao Windows Explorer, at chegar ao parmetro desejado. No preciso digitar novamente os tags, o que elimina os problemas decorrentes de erros de digitao. Como o OPC inteiramente baseado em tags, no ser necessrio mapear os endereos dos dispositivos, nem os registros de memria, nem os bits e bytes, etc., como era preciso fazer no caso das antigas combinaes de CLP com IHM. O OPC proporciona um grau de integrao e de facilidade de utilizao at aqui sem precedentes, que ao mesmo tempo aberto e seguro.
15

Segurana dos dados


Tendo por base a tecnologia de programao tipo "multithread", proporcionada pelo Windows NT e pelo Windows 2000, o servidor OPC foi desenvolvido utilizando a tcnica da sincronizao, que s permite que a base de dados seja modificada por uma nica aplicao de cada vez.

Base de dados nica


A tecnologia OPC integra completamente os aplicativos em um ambiente homogneo no qual os dados so compartilhados atravs do sistema por todo o empreendimento, com o mesmo nome, em uma nica base de dados, eliminando, assim, as inconsistncias e muitos erros.

smar

FERRAMENTA DE DIAGNSTICO E CONFIGURAO

O software grfico de configurao e de manuteno CONF700 facilita muito a configurao, gerenciamento, localizao e reparo de defeitos.

Fcil utilizao
O CONF700 completamente grfico e, portanto, muito fcil de ser utilizado, podendo funcionar com Windows NTSP6, 2000 e XP. Devido ao fato de utilizar menus parecidos com as funes padro do Windows, do tipo aponte e clique, o seu uso tambm intuitivo. O software baseado inteiramente no padro IEC 61131-3. O diagrama tipo "ladder" uma linguagem de programao bastante popular, pois facilita a visualizao da lgica. A localizao e o reparo de defeitos on-line se torna uma tarefa simples, j que fcil ver qual parte da lgica est ativa e qual no est. O CONF700 s habilita e aceita entradas vlidas, e tanto verifica a existncia de omisses quanto valida a configurao antes do download, de modo a garantir que no h erros e que est de acordo com a verso da CPU. A configurao pode ser verificada a qualquer momento com o simples clique de uma tecla. Faa a depurao antes de rodar a configurao. Funes tais como cortar, copiar, colar e mover facilitam o trabalho de edio da configurao. Uma funo de busca simplifica a localizao dos blocos e elementos por tarefa. O CONF700 tambm tem condies de carregar uma LC700. A estratgia de configurao existente de um LC700 controle em execuo pode ser visualizada em tempo real; possvel tambm forar pontos para simular E/S, e at mesmo editar a configurao on-line. Tudo isto facilita muito a indentificao e o reparo de defeitos, a depurao e a otimizao. fcil comparar diagramas lgicos de diversas partes do programa.

O modo de configurao off-line permite que a estratgia de controle seja construda imediatamente, e que o LC700 seja configurado muito antes da entrega do hardware. O CONF700 calcula o tempo de execuo e conta os pontos analgicos e discretos mesmo quando estiver trabalhando off-line. A memria necessria para a configurao calculada e verifica a disponibilidade da CPU antes de iniciar o carregamento.

Verificao da configurao

O manual integrado on-line permite que se obtenha o mximo de benefcios do software e do hardware. Especificaes do mdulo de E/S, bem como os descritivos dos blocos de funo, esto includos. No h necessidade de ficar folheando catlogos para procurar as informaes referentes instalao e configurao.

On-line.

Configurao de hardware

On-line

smar

16

FERRAMENTA DE DIAGNSTICO E CONFIGURAO

estratgias de controle, parmetros, etc. O usurio pode ainda incluir descries e anotaes. possvel imprimir a configurao, ou transferi-la como um banco de dados MS Access. Os novos programadores passam a ter condies de entender as configuraes elaboradas por outros.

Diagrama Ladder

Integrado com Windows e MS-Office


Como o CONF700 foi projetado para trabalhar no sistema operacional padro do Windows, ele se beneficia da tecnologia mais atual de integrao com o MS-Office. O CONF700 dispe de um registro de referncias cruzadas automtico no Modbus, que pode ser exportado para um arquivo Microsoft Access com um simples clique em uma tecla. Isto muito til no caso de ser preciso configurar um aplicativo de software que no suporte OPC para a comunicao com o LC700 LC700. Esta flexibilidade e abertura faz com que os dados estejam disponveis para outras aplicaes. Utilizando o Excel, fcil separar e filtrar as informaes, de modo a pegar apenas a parte que interessa.

Otimizao

Documentao
O processo de documentao uma tarefa que tradicionalmente consome muito tempo em projetos de engenharia. A tarefa de documentar o trabalho de forma manual, ou em software de terceiros, muito cara e demorada, alm de ser susceptvel a erros. O software do CONF700 conta com uma grande capacidade de documentao, permitindo que a documentao seja gerada junto com a configurao. Todos os recursos de documentao so amigveis e de fcil utilizao - basta preencher as lacunas. Grande parte da documentao gerada automaticamente. Estas caractersticas poderosas facilitam o gerenciamento das configuraes, e o modo mais eficiente de documentar o trabalho executado. A documentao inclui informaes gerais de projeto, configurao do hardware, fiao, E/S,

Lista de endereos Modbus convertida para MS-Excel

17

smar

FERRAMENTA DE DIAGNSTICO E CONFIGURAO


O SYSCON uma ferramenta verstil e amigvel para configurar, operar e dar manuteno em sistemas Fieldbus atravs de um computador pessoal.

FB-700 Blocos de funo para E/S

Syscon

O mdulo FB700 permite ao LC700 interagir com instrumentos Fieldbus em ambas direes. O FB700 se encaixa na rede como qualquer dispositivo Fieldbus comum. Pode compartilhar seus blocos de funo com qualquer outro instrumento aps a configurao pelo SYSCON. Syscon

Integrao com controle Fieldbus

smar

18

INTERFACE HOMEM-MQUINA

Process View, Fix, Intouch, Factory link, Genesis, Wizcon, Unisoft, Tech 2000 entre outros, so softwares que podem facilmente ser usados para desenvolver a interface IHM, ideal para seu processo. As principais caractersticas destes Softwares so: 9 Construtor de telas semelhante ao Auto CAD; 9 Suporta mltiplos monitores; 9 Lista histrico em tempo real; 9 Relatrio de estados de alarmes; 9 Controle de batelada; 9 Servidor cliente DDE; 9 Multimedia.

O LC700 suporta uma grande variedade de blocos de funo para otimizar aplicaes de sinais discretos e contnuos. A Smar utilizou sua ampla experincia em controle contnuo para criar uma coleo de blocos de funo dedicados para controle de processo.

Blocos de Funo
Os Blocos de Funo so facilmente integrados na Lgica Ladder pelo software de programao CONF700. Assim, o usurio pode compartilhar os benefcios da lgica discreta com blocos de funo versteis que so selecionados de uma biblioteca interna.

Alguns Blocos Funcionais de Controle de Processo

19

smar

ESPECIFICAES TCNICAS

Especificaes Gerais
Item Tenso de Alimentao Consumo Temperatura de Operao Mtodo de Resfriamento
Temperatura de Armazenagem

Especificaes PS-AC-R: 90 a 264 Vac (47-63 Hz) PS-DC-R: 20 a 30 Vdc PS-AC-R: 72 VA PS-DC-R: 42 W 0 C a 60 C (32 F a 140 F) ou 0 C a 50 C (32 F a 122 F). Veja especificao dos mdulos Conveco de Ar -20 C a 80C (-4 F to 176 F) 20 a 90% (sem condensao) 5 Hz a 2 Khz, 0,4 mm pp/2,5 g de painel instalado, 1 hr por eixo 10 g, 2 vezes 1.000 Vpp, 1 s Sem gases corrosivos ou acmulo de p

Humidade do Ambiente Imunidade a Vibrao Imunidade a Choque Imunidade a Rudo Atmosfera do Ambiente

Especificaes Funcionais
Item Especificaes Operao com Sinais Analgicos e discretos Para a CPU-700-D3: 1024 Pontos Discretos/ 1024 Pontos Analgicos* Controlador Universal Hbrido Para a CPU-700-E3: 2000 Pontos Discretos/ 1024 Pontos Analgicos* Conjunto completo de elementos lgicos Blocos de Funo para Controle de Processo; PID, PID Step, A/M,... Gerador de Setpoint, Linearizao, Limites Cruzados,... Redundncia Redundncia Hot standby para Fonte de Alimentao, Controlador, Rack, Rede de Controle, Rede de E/S Remota e Servidor OPC Lgica tipo Ladder com Blocos de Funo (LD & FB) Equaes Booleanas para clicar e escrever com Texto Estruturado (ST) Ethernet (Modbus TCP) ou Modbus RTU Serial E/S Remota Foundation Fieldbus Rede de Campo Profibus-DP e Profibus-PA DeviceNet Modbus RTU
Ciclo de Programao e Varredura de E/S

IEC-61131-3 Rede de Controle

Varredura flutuante a partir de 5ms (dependendo do tamanho do programa) At 15 racks locais e at 6 sub-sistemas de E/S remotos At 6 sub-sistemas RIO (mximo de 15 racks por sub-sistema) Servidor OPC multicanal da Smar (combinao de Ethernet e Serial) Muitas opes selecionveis no configurador (CONF700)

Modularidade E/S Remota Servidor OPC Documentao

* Incluem entradas, sadas e pontos auxiliares internos

smar

20

ESPECIFICAES TCNICAS

Mdulo Processador (CPU)


Modelo CPU-700-D3 3 Portas Independentes P1 - DB9 Fmea (EIA-232C) P2 - Modbus RTU (EIA-485) P3 - Modbus RTU ou E/S Remota (EIA-485) P1 - DB9 Fmea P2 e P3-Terminais Mestre P1 - 9600 bps P2 - 9600 bps a 115,2 Kbps P3 - Como Modbus RTU-9600 bps a 115,2 Kbps P3 - Como E/S Remota 57,6 Kbps a 230,4 Kbps 1600 Vrms @ 1 minuto NVRAM RIO-700-D3 + 5 Vdc Run Hold Force Rx Tx Fail 320 mA

Nmero de Portas

Conexes das Portas Tipo de Porta de E/S Remota Taxas de Transmisso Isolao do RS-485 Memria de Configurao Porta de E/S Remota (P3) Trabalha em conjunto com:

LEDs de Operao e Diagnstico

Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5 Vcc

21

smar

ESPECIFICAES TCNICAS

Mdulo Processador Redundante (CPU)


Modelo Tipo de Redundncia Configurao Caractersticas Especficas Nmero de Portas CPU-700-D3R Hot Standby CPU Principal e Reserva Chaveamento do Controlador em 40 ms Configurao Automtica e Bypass de Parmetro Auto Configurvel com Base na CPU em controle. 4 Portas Independentes P1 - Modbus RTU (RTU-232C) P2 - Modbus RTU (EIA-485) P3 - E/S Remota (EIA-485) ICP - Porta entre as CPUs para Atualizao dos Dados P1 - DB9 Fmea P2 e P3 Terminais ICP - Conexo para Redundncia Mestre P1 - 9600 bps P2 - 9600 bps a 115,2 Kbps P3 - 57,6 Kps a 230,4 Kbps 1600 Vrms @ 1 minuto NVRAM RIO-700-D3 + 5 Vdc Run Hold Force Rx Tx Fail 320 mA

Conexes de Portas Tipo de Porta de E/S Remota Taxas de Trasmisso Isolao do RS-485 Memria de configurao Porta de E/S Remota (P3) Trabalha em conjunto com:

LEDs de Operao e Diagnstico

Consumo da Corrente da Fonte Interna de 5 Vcc

smar

22

ESPECIFICAES TCNICAS

Mdulo Processador (CPU)


Modelo Nmero de Portas

CPU-700-E3
3 Portas Independentes P1 - DB9 Fmea (EIA-232C) P2 - Modbus RTU (EIA-485) P3 - Modbus RTU ou E/S Remota (EIA-485) P1 - DB9 Fmea P2 e P3 Terminais Mestre P1 - 9600 bps P2 - 9600 bps a 115,2 Kbps P3 - Como Modbus RTU 9600 bps a 115,2 Kbps P3 - Como E/S Remota 57,6 Kbps a 230,4 Kbps 1600 Vrms @ 1minuto NVRAM RIO - 700-E3 + 5 Vdc Run Hold Force Rx Tx Fail 320 mA

Conexes de Portas Tipo de Porta de E/S Remota Taxas de Transmisso Isolao do RS-485 Memria de Configurao Porta de E/S Remota (P3) Trabalha em conjunto com:

LEDs de Operao e Diagnstico

Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc

23

smar

ESPECIFICAES TCNICAS

delo

Mdulo Processador Redundante (CPU)


Modelo Tipo de Redundncia Configurao Caractersticas Especficas

CPU-700-E3R
Hot Standby CPU Principal ou Reserva Chaveamento do Controlador em 40ms Configurao Automtica e Bypass de Parmetro Auto Configurvel com Base na CPU em controle. 4 Portas Independentes P1 - Modbus RTU (RTU-232C) P2 - Modbus RTU (EIA-485) P3 - E/S Remota (EIA-485) ICP - Porta entre as CPUs para Atualizao dos Dados. P1 - DB9 Fmea P2 e P3 Terminais ICP - Conexes para Redundncia Mestre P1 - 9600 bps P2 - 9600 bps a 115,2 Kbps P3 - 57,6 Kps a 230,4 Kbps 1600 Vrms @ 1 minuto NVRAM RIO-700-E3 + 5 Vdc Run Hold Force Rx Tx Fail 320 mA

Numero de Portas

Conexes de Portas Tipo de Porta de E/S Remota Taxas de Transmisso Isolao do RS-485 Memria de Configurao Porta de E/S Remota (P3) Trabalha em conjunto com:

LEDs de Operao e Diagnstico

Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc

smar

24

ESPECIFICAES TCNICAS

Interface de E/S Remota


Modelo Porta Modbus RTU Portas de E/S Redundantes Remotas Tipo de porta E/S Remota Taxas de Transmisso Isolao na RS-485 Memria de configurao Trabalha em conjunto com: RIO-700-D3 EIA-232C (DB9 Fmea) Duas RS-485 (Terminais) Escrava Porta Modbus RTU 4800 bps a 57,6 Kbps Portas de E/S Remotas 57,6 Kbps a 230,4 Kbps 1600 Vrms @ 1 minuto NVRAM CPU-700-D3 CPU-700-D3R + 5 Vdc Run Hold Force Rx Tx Fail 320 mA

LEDs de Operao e Diagnstico

Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc

Interface de E/S Remota


Modelo Porta Modbus RTU Portas de E/S Redundantes Remotas Tipo de Porta de E/S Remota Taxas de Transmisso Isolao na RS-485 Memria de Configurao Trabalha em conjunto com:

RIO-700-E3
EIA-232C (DB9 Fmea) Duas RS-485 (Terminais) Escrava Porta Modbus RTU 4800 bps a 57,6 Kbps Porta de E/S Remotas 57,6 Kbps a 230,4 Kbps 1600 Vrms @ 1 minuto NVRAM CPU-700-E3 CPU-700-E3R + 5 Vdc Run Hold Force Rx Tx Fail 320 mA

LEDs de Operao e Diagnstico

Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc

25

smar

ESPECIFICAES TCNICAS

Mdulo Fonte de Alimentao


Modelo Modo de Operao

PS-AC-R (para tenso de entrada em CA) PS-DC-R (para tenso de entrada em CC)
Principal ou Reserva PS-AC-R: Entrada AC: 90 a 264 Vac Entrada DC: 127 a 135 Vcc PS-DC-R: Entrada: 20 a 30 Vcc Consumo Mximo de entrada: 42 W Sadas (isoladas): 5,2 Vcc @ 3 A 24 Vcc @ 300 mA

Tenses de Operao

Consumo Mximo de entrada: 72 VA Sadas (isoladas): 5,2 Vcc @ 3 A 24 Vcc @ 300 mA

LEDs de Diagnstico Rel para Anncio de Falha

5 Vcc 24 Vcc AC LINE/DC LINE Normalmente Fechado

Mdulo Fieldbus O FB700 um carto de interface fieldbus para o LC700. Ele integra a capacidade discreta do LC700 com o Fieldbus. O FB700 diretamente conectado ao backplane do LC700. O LC700 acessa este mdulo como um carto comum de entrada e sada e suporta vrios pontos de entrada e sada discretos e analgicos mapeados em blocos de funo do FB700. Conectando o FB700 porta serial do PC, usando o cabo C232-700, o usurio pode atualizar o firmwave (programa executvel instalado na memria flash) do equipamento usando as ltimas verses fornecidas pela Smar. O FB700 pode executar os seguintes blocos de funo:

smar

26

ESPECIFICAES TCNICAS

Quantidade 1 1 3 4 2 2

Funo de Bloco PID AALM MDI MDO MAI MAO

Descrio Controlador PID Alarme Analgico Entradas Discretas Mltiplas Sadas Discretas Mltiplas Entradas Analgicas Mltiplas Sadas Analgicas Mltiplas

Bloco LC700 CODD CIDD COAD CIAD

Os blocos de Funo Splitter (SPLT), Caracterizao de Sinal (CHAR) Integrador (INTG), Seletor de Entrada (ISEL), Gerador de Rampa de Set Point, Temporizador (TIME), Lead Lag (LLAG), Aritmtico (ARTH), Seletor de Sada e Duplo Limite Cruzado (OSDL) podem ser instanciados quando necessrio.
Interface Fieldbus Nmero de Canais Controlador Padro de Nvel Fsico Tipo de MAU Segurana Intrseca Isolao Condies de Operao Tenso de Operao Corrente de Operao Descrio 1 H1 (31.25 Kbps) Smar FB3050 (DMA integrado) IEC 1158-2 Passivo (No alimentado pelo barramento) No conforme 500 Vac (cada canal) 0..50 C @ 5..90% RH +5V 5% 110 mA (tpico)

Condies de No Operao -30..70 C @ 5..90% RH

Interface Serial
Modelo SI-700 Canais de Comunicao 1 Interface de Comunicao EIA-232 / EIA-485 de Dados Taxa de dados RS232 Isolao Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc At 200 Kbps Modo Half duplex ou Full duplex 1600 Vrms @ 1 minuto 100 mA

Interface ptica
Modelo Canais de Comunicao Linha de Transmisso ptica Comprimento de Onda ptica Comprimento Mximo da Fibra ptica Taxa de Transmisso Consumo de Corrente da Fonte OPT-700 1 62,5 ou 50/125 m cabo ptico com conectores ST 820 nm 4000 m EIA-232, 2,4Kbps a 57Kbps EIA-485, 4,8Kbps a 920Kbps Interna IBM: 260 mA mximo Externa: 80 mA @ 24 Vdc mximo

27

smar

ESPECIFICAES TCNICAS

Scanner DeviceNet*
Modelo Nmero de Canais Nmero Mximo de Ns Taxa de Transmisso Isolao Conector de Campo Memria de Configurao LEDs de Operao Porta para Computador Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc DN-700
1

64 125, 250 e 500 Kbps ptica de 500 V Terminal Padro Phoenix de 5 pinos Flash Funcionamento Pronto Rede Mdulo EIA-232-C / DB-9 Macho (Atualizaes em Firmware) 310 mA

Scanner Profibus-DP*
Modelo Nmero de Canais Nmero Mximo de Ns Taxa de Transmisso Isolao Conector de Campo Memria de Configurao LEDs de Operao Porta para Computador Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc
* Sob Consulta

DN-700
1

125 9.6 K a 12 Mpbs ptica de 500 V DB-9 Fmea Flash Funcionamento Pronto Estado Erro EIA-232-C / DB-9 Macho (Atualizaes em Firmware) 610 mA

Mdulo Ethernet (Modbus/TCP)


Modelo Conexes TCP Abertas Canais de Comunicao Paridade Taxa de Transmisso Serial Isolao Conectores Compatibilidade Protocolos LEDs de Diagnstico ENET-710
Mximo de 7

10 Base-T (RJ45) P0 - 1 Terminal RS-232C (DB-9 Fmea) - Full-duplex, ponto a ponto P1 a P4 - 4 Terminas RS-485 - Half-duplex, multidrop mpar, Par ou Nenhuma 9600, 19200, 38400, 57600 e 115200 bps P0 - nenhuma P1, P2 - 1600 V P3, P4 - 50 V Ethernet - 1 condutor de 8 vias RJ-45 Serial - Bloco com 3 terminais 3,81 mm Alimentao +24 Vcc - Bloco com 3 terminais 5,08 mm Ethernet Verso 2.0/IEEE 802.3 Modbus/RTU, CD600 Alimentao - Led Verde Ethernet - Led Verde Tx - Led Verde Rx - Led Amarelo Interna: 5 Vcc @ 450 mA tpico Externa: 18-36 Vcc, 130 mA tpico @ 24 Vcc Recomendado: 20-32 Vcc

Consumo de Corrente da Fonte

smar

28

ESPECIFICAES TCNICAS

Mdulo Processador Modbus / TCP


Modelo Conexes TCP Abertas Canais de Comunicao MB-700
Mximo 40 Ethernet Serial H1 1 Porta ethernet @ 10 Mbits 10 Base-T (Conector RJ-45) 1 Porta EIA 232 @ 9,6 Kbps-115,2 Kbps (Conectar RJ11) 1 Porta EIA 485 @ 9,6 Kbps-115,2 Kbps 1 Porta Independente com DMA-Baudrate 31,25 Kbps (SYNC)

Isolao do EIA-485 Compatibilidade

1600 Vrms @ 1 minuto Ethernet verso 2.0 / IEEE 802.3 +5 Vdc : Fail: Run : Hold : Force: 232/485TX : ETH 10 : ETHTx: SYNC: Standby: Led verde indicando energizao do mdulo Led vermelho indicando que existe falha no processador Led verde indicando que o programa est rodando Led amarelo indicando que o programa est em modo de espera No utilizado Led verde indicando a transmisso de dados EIA232 e EIA 485 Led verde sinalizando cabo Ethernet conectado Led verde indicando transmisso de dados pela Ethernet Led verde indicando sincronismo de dados Led verde indicando que o modo est em standby (estado de espera quando ele redundante)

Indicao de Status

Firmware Consumo de Corrente da Fonte Interna de 5Vcc

Software novo pode ser atualizado via porta serial ou Ethernet 950 mA

Mdulo Switch
Modelo Canais de Comunicao Compatibilidade Rede Economia de Energia

SW-700
4 Portas comuns RJ-45 1 Porta de Uplink RJ-45 IEEE 802.3 e 802.3u Tipo de Conector: RJ-45 Ethernet 10Base-T e High Speed Ethernet 100Base-Tx Cada porta automaticamente entra no modo de economia de energia 10 segundos aps o cabo ser desconectado Sistema: Alimentao Portas Individuais: Coliso/Velocidade/Ativo Uplink: Coliso/Ativo IMB (Inter-Modbus-Bus): Sim Entre Vcc interno do IMB e fonte de alimentao externa. Interna: 500 mA mximo Externa: 115 mA @ 24 Vcc mximo

LEDs de Diagnstico Suporte e HotSwap Redundncia Consumo de Corrente da Fonte

29

smar

ESPECIFICAES TCNICAS

Entrada Digital
Cdigo de pedido M-001 M-002 M-003 M-004 M-005 M-010 M-011 M-012 M-013 M-020 Boto AC 16 8 8 DC 16 Tipo de entrada Pontos Tenso de nominal de entrada entrada 24 Vdc 48 Vdc 60 Vdc 125 Vdc 24 Vdc 120 Vac 240 Vac 120 Vac 240 Vac Tenso mxima de entrada 30 Vdc 60 Vdc 75 Vdc 140 Vdc 30 Vdc 140 Vac 264 Vac 140 Vac 264 Vac 10 mA 7,5 mA Corrente de entrada Tenso ON > 20 Vdc > 30 Vdc > 38 Vdc > 95 Vdc < 5 Vdc > 100 Vac > 200 Vac > 100 Vac > 200 Vac Tenso OFF < 5 Vdc < 9 Vdc < 12 Vdc < 25 Vdc > 20 Vdc < 30 Vac < 50 Vac < 30 Vac < 50 Vac 5 ms (On) 42 ms (Off) 8 pts 4 pts 50 mA Sink 87 mA 45 mA 30 s (On) 50 s (Off) 8 pts 80 mA Sink Atraso On/OFF Pontos por grupo Consumo de Circuito Corrente da Fonte do Mdulo Interna 5VDC

Source

Sada Digital
Cdigo de pedido M-101 M-102 M-110 M-111 M-120 M-121 M-122 M-123 M-124 M-125 M-126 M-127 Rel Tipo de sada Transistor Transistor Triac Pontos Tenso de de sada sada 16 16 8 16
4 NO 4 NO 4 NC 4 NC 4 NO 4 NC 8 NO 8 NO 4 NO 4 NO 4 NC 4 NC 4 NO 4 NC 8 NO 8 NO

Corrente contnua por pontos 0,5 A (sink) 1 A (Source) 1A

Corrente contnua por grupo 8A 8A 4 A (40 C) 2 A (60 C)

Atraso ON/OF 250 s(On)/3 s (Off) 600 s(On)/300 s (Off) ciclo

Pontos por grupo 16 8 4 8 4

Corrente mxima de Fuga 100 A 200 A

Consumo de Corrente da Fonte Interna 5 Vdc 70 mA

30 Vdc 35 Vdc 20 a 240 Vac

0,5 mA@ 100 Vac (RC Snubber)

115 mA

20 mA 70 mA

250 Vac 110 Vdc

5 A @ 250 Vac 5 A @ 30 Vdc

10 A

10 ms

8 4 0,5 mA@100 Vac (RC Snubber)

20 mA

10 A

70 mA

Entrada Analgica/Temperatura
Cdigo de pedido M-401-R M-401-DR Faixa de entrada 0-20 mA, 4-20 mA 0-5 V, 1-5 V, 0-10 V +/- 10 V RTD:
Cu10, Ni120, Pt50, Pt100, Pt500

Canais de entrada 8

Resoluo 16 bits

Impedncia de entrada 250 1 M

Preciso +/- 0,12% span max +/- 0,1% span max +/- 0,2% span max

Consumo de Velocidade de Corrente da Fonte converso Interna 5VDC 20 ms 340 mA

M-402

Termoacoplador: B, E, J, K, N, R, S, T, L, U
(configurveis individualmente / compensao de junta fria)

16 bits

1 M

+/- 0,05% of span max

90 ms

35 mA

* Obs: As entradas do M-401-DR so diferenciais e isoladas entre si (10 M mnimo)

smar

30

ESPECIFICAES TCNICAS

Sada/Entrada Digital
Cdigo Tipo de Tipo de de pedido entrada sada M-201 M-202 M-203 M-204 M-205 M-206 M-207 M-208 M-209 DC Rel 8 4 Pontos de entrada Pontos de sada Especificaes de entrada ver M-001 ver M-002 ver M-003 ver M-001 ver M-002 ver M-003 ver M-001 ver M-002 ver M-003 ver M-122 ver M-121 60 mA ver M-120 Especificaes de sada Consumo de Corrente da Fonte Interna 5Vcc

Sada Analgica
Cdigo de pedido Faixa de sada 4-20 mA, 0-20 mA, 0-5 V, 1-5 V, 0-10 V, +/- 5 V, +/- 10 V Canais de Sada 4 canais em corrente e 4 canais em tenso Resoluo Impedncia de carga Preciso 25 C Velocidade de converso Consumo de Corrente da Fonte Interna 5Vcc Corrente extrada dos 24Vcc externo

M-501

12 bits

5 V: 2 k 20 mA: 750

+/- 0,5%

8 ms

20 mA mx.

180 mA mx.

Entrada de pulsos
Cdigo de pedido M-302 DC M-303 16 24 Vdc 30 Vdc 7,5 mA < -1,5 Vac >+1,5 Vac < 5 Vdc > 20 Vdc 8 10 kHz M-304 AC 30 Vac Tipo Pontos Tenso de de nominal entrada entrada de entrada Mxima entrada de tenso Corrente de entrada Tenso ON Tenso OFF Pontos por grupo Velocidade de contagem 100 Hz Consumo de Corrente da Fonte Interna 5Vcc 90 mA mximo Circuito do mdulo Source

130 mA mximo Sink

31

smar

smar
Dimenses em mm (polegadas) Conexo de Expanso Local

32

DIMENSES

PARTES EXTRAS
Componentes Bsicos
Nome
Mdulo CPU

Descrio
128 kbytes NVRAM - Relgio de tempo real - 3 canais de comunicao e E/S remota mestre, 28 kbytes de memria para configurao 128 kbytes NVRAM - Relgio de tempo real - 3 canais de comunicao e E/S remota com capacidade de redundncia, 23 Kbytes de memria de configurao 128 kbytes NVRAM - Relgio de tempo real - 3 canais de comunicao e E/S remota mestre, 52 kbytes de memria para configurao 128 kbytes NVRAM - Relgio de tempo real - 3 canais de comunicao e E/S remota com capacidade de redundncia, 46 Kbytes de memria de configurao Entrada: 90-264 Vac; sada: 5V @ 3A, 24V@ 0,3A com capacidade de redudncia. Entrada: 20-30 Vdc; sada 5V@3A, 24@ 0,3A com capacidade de redundncia. Rack com 4 slots Terminador para o ltimo rack Flat cable para conectar 2 racks - comprimento 6,5 cm Flat cable para conectar 2 racks - comprimento 65,0 cm Flat cable para conectar 2 racks - comprimento 81,5 cm Flat cable para conectar 2 racks - comprimento 98,0 cm Flat cable para conectar 2 racks - comprimento 114,0 cm CD com todas as ferramentas de software para o LC700 Mdulo cego para preencher slots vazios Cabo para redundncia de CPUs - D3R Extenso para conector DB9 Cabo EIA-232 (72 in) para computador LC700 / FB700 Cabo serial EIA 232 para CPU-700-x e ENET-710 (x pode ser D3 ou E3) Cabo serial EIA-232 para CPU-700-x e MB-700 (x pode ser D3 ou E3) Cabo serial EIA-232 para CPU-700-xR e MB700 (x pode ser D3 ou E3)

Cdigo de Pedido
CPU-700-D3 CPU-700-D3R CPU-700-E3 CPU-700-E3R PS-AC-R PS-DC-R R-700-4A T-700 FC-700-0A FC-700-1A FC-700-2A FC-700-3A FC-700-4A LC700 Software Tools M-000 ICP-700-D3 DB9-EXT C232-700 C232-2-700 C232-3-700 C232-4-700

Mdulo de Alimentao Rack Terminador

Flat Cable

LC700 Software Tools Mdulo Cego Cabo Inter-CPU Kit de extenso Cabo para configurao local (RS-232) Cabo serial Cabo serial Cabo para configurao local (RS-232)

Mdulo de E/S
Nome Descrio
2 2 2 2 2 2 2 2 2 grupos grupos grupos grupos grupos grupos grupos grupos grupos de de de de de de de de de 8 8 8 8 8 4 4 8 8 entradas entradas entradas entradas entradas entradas entradas entradas entradas de de de de de de de de de 24 Vdc (isolados opticamente) 48 Vdc (isolados opticamente) 60 Vdc (isolados opticamente) 125 Vdc (isolados opticamente) 24 Vdc (isolados opticamente) 120 240 120 240 Vac Vac Vac Vac (isolados (isolados (isolados (isolados opticamente) opticamente) opticamente) opticamente)

Cdigo de Pedido
M-001 M-002 M-003 M-004 M-005 M-010 M-011 M-012 M-013 M-020 M-101 M-102 M-110 M-111 M-120 M-121 M-122 M-123 M-124 M-125 M-126 M-127 M-201 M-202 M-203 M-204 M-205 M-206 M-207 M-208 M-209 M-401-R M-401-DR M-402 M-501 M-302 M-303 M-304 FB-700 ENET-710 DP-700 DN-700 MB-700 OPT-700 SI-700 RIO-700-D3 e E3 SW-700

Entrada Digital DC

Entrada Digital AC Botoeira Sada a Transistor Sada AC

1 grupo de 8 push-button On/Off 1 grupo de 16 sadas open collector (isolados opticamente) 2 grupos de 8 sadas a transistor (isolados opticamente) 2 grupos de 4 sadas 120/240 Vac (isolados opticamente) 2 grupos de 8 sadas 120/240 Vac (isolados opticamente) 2 grupos de 4 sadas de rel NA com RC interno (isolados opticamente) 2 grupos de 4 sadas de rel NF com RC interno (isolados opticamente) 1 grupo de 4 sadas de rel NA e 4 sadas de rel NF com RC interno (isolados opticamente) 2 grupos de 8 sadas de rel NA (isolados opticamente) 2 grupos de 4 sadas de rel NA (isolados opticamente) 2 grupos de 4 sadas de rel NF (isolados opticamente) 1 grupo de 4 sadas de rel NA e 1 grupo de 4 sadas de rel NF (isolados opticamente) 2 grupos de 8 sadas de rel NA com RC interno (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 24 Vdc e 1 grupo de 4 sadas de rel NA (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 48 Vdc e 1 grupo de 4 sadas de rel NA (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 60 Vdc e 1 grupo de 4 sadas de rel NA (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 24 Vdc e 1 grupo de 4 sadas de rel NF (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 48 Vdc e 1 grupo de 4 sadas de rel NF (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 60 Vdc e 1 grupo de 4 sadas de rel NF (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 24 Vdc e 1 grupo com 2 sadas de rel NA e 2 sadas de rel NF (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 48 Vdc e 1 grupo com 2 sadas de rel NA e 2 sadas de rel NF (isolados opticamente) 1 grupo de 8 entradas de 60 Vdc e 1 grupo com 2 sadas de rel NA e 2 sadas de rel NF (isolados opticamente) 8 entradas analgicas de corrente/tenso com resistor shunt interno (isoladas opticamente) 8 entradas analgicas de corrente/tenso com resistor shunt interno (isoladas opticamente) 8 entradas de sinais de nvel baixo (TC, RTD, mV, Ohms) isoladas opticamente 4 2 2 2 sadas analgicas de tenso e de corrente (isoladas opticamente) grupo de 8 entradas de pulso 0-100 Hz-24 Vdc (isolados opticamente) grupo de 8 entradas de pulso 0-10 KHz -24 Vdc (isolados opticamente) grupos de 8 entradas de pulso 0-10 KHz -AC (isolados opticamente)

Sada a Rel

Entradas DC / Sadas Rel

Entrada Analgica Sada Analgica Entrada de Pulso Mdulo Fieldbus Mdulo Ethernet Mdulo Profibus** Mdulo DeviceNet** Mdulo Modbus Mdulo Interface ptica Mdulo Interface Serial Rio interface Ethernet Switch

1 canal H1 Fieldbus (isolado) Conversor Modbus TCP - Modbus RTU Profibus-DP e Profibus-PA alta performance scanner mestre DeviceNet alta performance scanner mestre Processador Modbus RTU e TCP/IP Conversor EIA 232/485 para Fibra ptica Interface EIA-232 - EIA485 Interface remota de E/S 10/100 bps Ethernet Switch com 5 portas

** Verifique disponibilidade na fbrica

33

smar

smar

www.smar.com.br

Especificaes e informaes esto sujeitas a modificaes sem prvia consulta. Informaes atualizadas dos endereos esto disponveis em nosso site. web: www.smar.com/brasil2/faleconosco.asp

L C7 0 0 CP

Copyright 2004 - Smar Equipamentos Industriais - Todos os direitos reservados - Dezembro/2008

Anda mungkin juga menyukai