Anda di halaman 1dari 11

TERRITORIALIDADES RELIGIOSAS NO BRASIL OITOCENTISTA: A IMPRENSA EVANGLICA E A IMPLANTAO DO PRESBITERIANISMO NO BRASIL (1864 1892).

. PEREIRA, Marco Aurlio Monteiro (UEPG)

1. Consideraes Iniciais Estudar a formao das identidades e das territorialidades religiosas evanglicas e especificamente, presbiterianas no Brasil, em seus primrdios de construo, coloca, inicialmente, uma questo que diz respeito ao prprio campo de abordagem. Os cientistas sociais tendem a ver a religio de diferentes formas. Em primeiro lugar, como uma forma de conhecimento associada dimenso ideolgica de opresso, produtora de ignorncia, ao alienar o ser humano da compreenso das formas de opresso de classe por ele vivenciadas, por meio da promessa de salvao e de recompensa em outra vida. Em segundo, pesquisadores comprometidos com instituies religiosas tendem a ver a religio como a plena afirmao dos valores e estruturas organizacionais intrnsecos a elas. Possuem, normalmente, uma produo institucional e apologtica. Uma outra vertente, com forte influncia da historiografia dos Annales, v a religio e nos campos das mentalidades e representaes coletivas. Esta vertente centra sua anlise e produo no campo da religiosidade popular, minimizando o papel institucional da religio1. Mas a construo das territorialidades religiosas de um grupo vai alm das dimenses ideolgicas, institucionais e culturais. Ela significa articular as realidades desiguais, vividas pelo grupo em suas diferentes dimenses, com o processo de mudanas da sociedade onde o grupo est inserido. Significa definir o complexo grupo de tenses onde o grupo experimenta suas crenas e vivncias. As territorialidades religiosas se inserem, assim, numa dimenso complexa, onde se articulam cultura, sociedade, histria e espao2. As territorialidades religiosas se configuram como parte fundamental de uma Geografia do Sagrado, pensada como mais afeta rede de relaes em torno da

Sobre esta questo ver SILVA, Edson Armando. Uma discusso sobre a territorialidade franciscana no sul do Brasil. Ponta Grossa: [s.n.], 2005. (mimeo.). 2 Sobre a questo das territorialidades religiosas, importante o estudo Sylvio Fausto Gil Filho sobre a territorialidade catlica no Brasil: GIL FILHO, Sylvio Fausto. Estruturas da territorialidade catlica no Brasil. Scripta Nova. Revista electrnica de geografia y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, vol. X, n. 205, 15 de enero de 2006, http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-205.htm .

experincia do sagrado do que propriamente s molduras perenes de um espao sagrado coisificado3. Esta rede de relaes em torno da experincia do sagrado que d a tnica deste trabalho. Aqui se busca a compreenso de novas territorialidades religiosas no prprio campo do cristianismo brasileiro, tendo como objeto a construo das territorialidades evanglicas no Brasil Oitocentista, especificamente as presbiterianas, a partir da anlise de um dos principais veculos articuladores e difusores dessas territorialidades: o jornal A Imprensa Evanglica.

2. Religio e Religiosidade no Brasil Oitocentista Um apanhado breve das questes afetas religio e religiosidade no Brasil do sculo XIX, destaca pontos importantes para a compreenso das territorialidades religiosas brasileiras nesse perodo. No comeo do sculo XIX, a Igreja Catlica era marcada por uma crnica carncia de clrigos, tanto regulares quanto seculares, e por um acentuado declnio em seus padres morais, esprito apostlico e vocao missionria4. Por parte dos fiis, a prtica religiosa era marcada por uma piedade ostensiva e supersticiosa:
Havia, entretanto, no Imprio, uma piedade grandemente difundida, cujos traos so dignos de observao. Piedade supersticiosa, objetar-se-ia primeira vista. A espiritualidade latina , em geral, mal vista pelos crentes, catlicos como protestantes, que apressadamente a qualificam 5 como supersticiosa.

Alm disso, havia um grande fascnio pelo festivo, pelo aparatoso nas celebraes institucionais da Igreja, usado catequeticamente pelo clero, a par de uma devoo pessoal e familiar bastante disseminada.
As festas religiosas equivaliam biblia idiotorum, segundo a expresso outrora empregada em relao aos vitrais e imagens santas. (...) Estas solenidades brilhantes e turbulentas, todavia, no constituam os nicos atos piedosos dos fiis, que possuam, tambm, suas devoes familiares6.

A influncia do racionalismo iluminista burguesia intelectual e no clero ilustrado levava a um forte grau de tolerncia no catolicismo brasileiro, num claro contraponto claro, por exemplo com a intransigncia do catolicismo espanhol.
3

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Por uma Geografia do sagrado. RAE GA O espao geogrfico em anlise. Curitiba, n. 5, p. 67-78, 2001. 4 LONARD, mile G. O protestantismo brasileiro. 3 ed. So Paulo: ASTE, 2002, p. 32-36. O livro de Lonard, que aqui trabalha fundado principalmente sobre o relato de viagem do missionrio metodista Rev. Daniel Parish Kidder (1815-1891), serve de fundo para este momento do texto. 5 Ibidem, p. 37-38. 6 Ibidem, p. 39.

A influncia inglesa no Brasil despertava nas elites intelectuais um forte atrativo por uma religio inglesa, que pode ser comprovado, pelo grande nmero de intelectuais que aderiram ao protestantismo quando de sua implantao no pas. Esta abertura tambm era sensvel no clero progressista. O catolicismo brasileiro, exceo feita invaso holandesa no Nordeste no sculo XVII, no se envolvera nos embates da Contra-Reforma, candentes na Europa a partir do sculo XVI. Era um catolicismo marcado por sua tolerncia institucional, inofensivo, longnimo, paciente e lento nas suas reaes 7. Esta longanimidade e pacincia eram caractersticas do catolicismo brasileiro desde o perodo colonial, com uma clara influncia da tradio da Igreja anterior Reforma. O clero progressista, porm, possua teologicamente influncia jansenista em sua formao, o que o encaminhava na fomentao de uma piedade austera, culto das Sagradas Escrituras e independncia com relao a Roma 8. Numa Igreja Catlica onde a Europa era cada vez mais ultramontana, a influncia do jansenismo no clero brasileiro permitiu uma maior resistncia ao processo de romanizao do catolicismo no Brasil.
Sua influncia (do jansenismo) reforou, assim, o realismo oficial e a poltica anti-pontifical, atitude que foi regra sob os dois imprios, herdeiros neste ponto, como em muitos outros, da poltica do (sic) Pombal. Seria intil insistir, aqui, nas tumultuosas relaes entre o governo brasileiro e a Santa S, pois bem conhecida a sua histria.9

Assim, num pas com uma religio de poucos padres, uma devoo mstica, supersticiosa e sincrtica, principalmente com os cultos africanos trazidos pelos escravos e o animismo indgena; espetacular e privada ao mesmo tempo; tolerante e com influncias jansenistas e separatistas em relao a Roma; que surgem as primeiras manifestaes de religies evanglicas10.

3. Os Primrdios do Protestantismo no Brasil Os incios da presena protestante no Brasil se do no primeiro quartel do sculo XIX. Na Capital do Imprio, este incio se deu com a abertura de capelas pertencentes a colnias estrangeiras: ingleses em 1819 e alemes em 1827 no Rio de

Ibidem, p. 41. LONARD, op. cit., p. 43. 9 LONARD, op. cit., p. 44.. 10 No vou considerar aqui a presena huguenote francesa na Guanabara no sculo XVI, nem a presena dos reformados holandeses no Nordeste no sculo XVII, por seu carter pontual e efmero para os objetivos deste trabalho.
8

Janeiro. Porm sua prtica era decididamente introvertida, sem pretenses missionrias aos brasileiros11. A ao missionria era feita, principalmente, pela distribuio de Bblias, inicialmente pela Sociedade Bblica Britnica, criada em 1804, e posteriormente pela Sociedade Bblica Americana, fundada em 1816. A primeira ao missionria minimamente efetiva se deu pela Igreja Metodista, que, 1835, pela Conferncia do Tennessee, enviou o Rev. Fountain E. Pitts ao Brasil, Argentina e Uruguai, para aferir as possibilidades de implantao de um trabalho missionrio. A conseqncia disso foi a vinda para o Brasil do Rev. Justin Spaulding, que abriu uma pequena escola para crianas estrangeiras e brasileiras e manteve um ministrio pastoral para os integrantes das colnias e marinheiros ingleses e norteamericanos no Rio de Janeiro. Em 1837, o Rev. Spaulding recebe o reforo de vrios professores e do Rev. Daniel Parish Kidder. Kidder fundamental para a compreenso da viso protestante norte-americana sobre o Brasil. Tendo viajado boa parte do litoral brasileiro e do interior das Regies Norte, Nordeste e Centro Oeste, Kidder foi um observador arguto das realidades sociais, culturais, polticas e principalmente religiosas do Brasil nos trs anos que aqui permaneceu.
Kidder, que percorreu o Brasil durante a minoridade de D. Pedro II, distribuindo Bblias e reunindo documentrio para seus Sketches of residence and travel in Brazil. Outras descries de viagens podero interessar mais do ponto de vista da descrio geogrfica, econmica e social do pas. Esta, entretanto, sobreleva todas no que diz respeito situao espiritual e eclesistica, quer pelo fato de ser esse assunto afim com sua atividade e as preocupaes de seu autor, quer devido sua inteligncia e liberalismo, que nem sempre encontramos em propagandistas que seguiram seus passos. 12

Kidder dedicou-se, principalmente, ao trabalho de difuso das Sagradas Escrituras em traduo de Figueiredo, autorizada pela hierarquia catlica...
13

. A

reao catlica inicialmente foi pequena e, de certa forma, favorvel aos protestantes distribuidores de Bblias. Esta situao permaneceu propcia s iniciativas missionrias protestantes durante o reinado de D. Pedro II. O monarca brasileiro possua uma formao intelectual influenciada pelo iluminismo e pelo cientificismo, e uma religiosidade catlica no influenciada pelo ultramontanismo, vista mais como um dever de Estado.

11

O texto de LONARD, op. cit., p. 47-51, servir de pano de fundo para esta seo. LONARD, op. cit., p. 32-33. 13 Ibidem, p. 48.
12

Essa viso do Imperador, instrumental, socializante, proto-positivista, de priorizar o uso da igreja no campo social sem maior considerao por suas dimenses espirituais era um dos fatores que facilitou muito o ingresso e a ao de missionrios protestantes no Brasil da segunda metade do sculo XIX. Para Lonard, duas grandes motivaes facilitaram a implantao missionria do protestantismo no Brasil: as disposies do Imperador e a necessidade que o Brasil tinha de imigrantes 14. A imigrao era vista como uma das alternativas preferncias para povoar e civilizar o vasto territrio brasileiro pelos governantes do II Imprio. Assim, os colonos mais evoludos, protestantes, deveriam ter condies de praticar suas religies, nelas educar seus filhos e celebrar seus cultos. Essa disposio do governo imperial foi o dado fundamental e necessrio para o incio do protestantismo de misso no Brasil oitocentista. Este protestantismo de misso no surge nem das colnias de imigrantes, nem tampouco das capelas de culto na Capital do Imprio, mas se deve s Sociedades Bblicas. De 1851 a 1854, o representante da Sociedade Bblica Americana no Rio de Janeiro foi o Rev. James Cooley Fletcher, pastor presbiteriano. Mais tarde, a partir de 1855, Fletcher tambm passou a ser agente da Unio Americana de Escolas Dominicais e da Sociedade Americana de Panfletos, voltada distribuio de literatura evangelstica. Fletcher viajou mais de cinco mil quilmetros pelo interior do Brasil distribuindo Bblias, entre 1855 e 1856. Em diversas passagens e com funes distintas, Fletcher manteve sua ligao com o Brasil at 1869. Sua ao poltica, de representao e missionria foram fundamentais para a difuso e conquista de respeitabilidade dos valores evanglicos no Brasil. Foi por insistncia de Fletcher que, em 10 de maio de 1855, chegou ao Rio um missionrio escocs, Robert R. Kalley, com o objetivo especfico de iniciar um trabalho de evangelizao com o fito de edificar a primeira igreja protestante brasileira. Robert Reid Kalley foi um mdico escocs, calvinista congregacionalista, que iniciou sua carreira missionria na Ilha da Madeira. L Kalley iniciou um trabalho missionrio articulado com um servio mdico beneficente. O xito de seu trabalho gerou uma forte perseguio do clero portugus, obrigando a deixar a ilha em 1847, acompanhado de um grupo de proslitos com cerca de duas a trs mil pessoas, indo para os EUA
14

LONARD, op. cit., p. 53.

Instado a enviar alguns crentes em misso para o Brasil, Kalley resolveu vir ele prprio, acompanhado de um pequeno ncleo de auxiliares, onde comeou o trabalho missionrio de evangelizao no Brasil. Kalley articulou o objetivo de manter contato com a elite imperial, o que lhe garantiria uma insero social qualificada e a boa-vontade com sua obra missionria. Instalou-se em Petrpolis, onde, inclusive, recebia visitas do Imperador D. Pedro II. Escrevia artigos sob pseudnimo nos jornais do Rio de Janeiro. Seu primeiro convertido, batizado em 11 de junho de 1858, no Rio de Janeiro, foi Pedro Nolasco de Andrade. A data tambm considerada informalmente a fundao da Igreja Evanglica Fluminense, que possua, no incio, catorze membros. Mas o impacto maior da Igreja Evanglica na capital do Imprio foi o batizado, em 1859, de membros da corte imperial: D. Gabriela Augusta Carneiro Leo, irm do Marqus do Paran, e o Baro de Santa Maria e sua filha D. Henriqueta. A repercusso foi grande e Kalley foi advertido, pelo Ministro dos Negcios Estrangeiros, que a tolerncia religiosa garantida pela Constituio Brasileira no to plena que admitia a propaganda de doutrinas contrrias religio do Estado. A partir da comearam a haver pequenos incidentes em torno dos lugares de culto no Rio de Janeiro, com a conivncia e at participao da polcia local. Kalley foi forado a recorrer ao consulado britnico e, em 19 de outubro de 1861, o chefe de polcia da Capital emitiu uma nota circular lembrando a necessidade de respeito aos lugares de culto no-catlicos. Em 17 de abril de 1863, o decreto n 3069, regularizava os casamentos de membros das religies toleradas, e estabelecia que seus nascimentos e sepultamentos fossem registrados nos cartrios civis e que os cemitrios teriam um lugar prprio para suas sepulturas. Depois de uma breve estada na Europa, Kalley retorna ao Brasil e eleito pastor da Igreja Evanglica Fluminense. E, fato notvel, a certido desse ato foi registrada na Secretaria do Imprio em 23 de outubro do mesmo ano15.

4. Simonton e o Incio do Presbiterianismo no Brasil No final da dcada de 1850, a Igreja Presbiteriana dos EUA, enviou ao Brasil seu primeiro missionrio ao Brasil, com objetivos missionrios e de instalao de igrejas em territrio brasileiro.
15

LONARD, op. cit., p. 56-61 passim.

O Rev. Ashbel Green Simonton, escolhido para a misso, era um pastor de vinte e seis anos quando de sua chegada ao Brasil. Simonton nasceu em Dauphin, Pensilvnia, em 20/01/1833. Seu pai, William Simonton, era mdico. Sua me, Martha David Snodgrass, era filha do pastor presbiteriano Rev. James Snodgrass16. Depois de concluir seus estudos secundrios em 1852, Simonton viajou pelo sul dos EUA ganhar experincia no campo educacional. Foi nesta viagem que comeou escrever seu Dirio17.. Em 1853 e 1854, dirigiu uma escola para meninos em Starkville, Mississipi. Em 1854 decidiu estudar Direito, por conta prpria. Seu despertamento missionrio se deu em um avivamento religioso ocorrido em Harrisburg, Pensilvnia. Aps um perodo de indeciso, fez sua profisso de f, na Igreja Presbiteriana Inglesa, em 3/05/1855, assumiu sua candidatura ao ministrio e, no segundo semestre de 1855, foi estudar no Seminrio de Princeton. Em seu primeiro semestre de estudos, Simonton ouviu um sermo de Charles Hodge que o levou a considerar a possibilidade de vir a ser missionrio no exterior. Em 1858, apresentou-se como candidato a missionrio na Junta de Misses Estrangeiras da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Simonton foi ordenado pastor pelo Presbitrio de Carlslile em 14 de abril de 1859 e embarcou para o Brasil em 18 de junho do mesmo ano, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859. Sua ao missionria inicial, determinada principalmente pela falta de fluncia na lngua portuguesa foi junto aos marinheiros de lngua inglesa engajados nos navios atracados no Rio de Janeiro e em residncia de norte-americanos e ingleses. Logo Simonton entrou em contato com o Rev. Robert Kalley e, depois de um desentendimento inicial sobre concorrncia no campo missionrio, construiu com este uma relao de amizade18. Em 22/04/1860, dirigiu seu primeiro culto em portugus e em 25 de julho, com a chegada do Rev. Alexander L. Blackford, seu cunhado, que viera para auxili-lo em seu trabalho, Simonton pde articular a consolidao e expanso da misso presbiteriana no Brasil.
16

A biografia e descrio da ao missionria de Simonton so livremente baseadas em MATOS, Alderi Souza de (org.). O Dirio de Simonton (1852-1866). 2 ed. So Paulo: Cultura Crist, 2002, especialmente as p. 8-11; FERREIRA, Jlio Andrade. Histria da Igreja Presbiteriana do Brasil, Em comemorao ao seu primeiro centenrio. Vol. I. So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1959, especialmente as p. 9-20; e MATOS Alderi Souza de. Simonton e as bases do presbiterianismo no Brasil. In: MENDES, M; LEMBO, C. et al. Simonton, 140 anos de Brasil. So Paulo: Ed. Mackenzie, 2000. 17 MATOS, Alderi Souza de (org.). O Dirio de Simonton (1852-1866). 2 ed. So Paulo: Cultura Crist, 2002. 18 Ver FERREIRA, op. cit., p. 10-11.

No final de 1860, Simonton fez uma viagem pela Provncia de So Paulo, passando pela capital e por Sorocaba, Itapetininga, Itu, e Campinas. Voltou ao Rio de Janeiro em maio de 1861, e, numa casa alugada na Rua do Ouvidor, comeou a dar aulas duas vezes por semana em ingls e portugus e iniciou, em 19/05/1861, uma classe de estudos bblicos que funcionaria aos domingos tarde. O empreendimento teve xito e Simonton comeou tambm com um culto semanal s quintas-feiras noite. Logo aps a chegada do missionrio Francis Joseph Christopher Schneider, no final de 1861, para auxili-lo, Simonton, em 12 de janeiro de 1862, organizou a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro19. Em maro de 1862, Simonton viajou aos Eua em seu nico furlough20, percorrendo diversas cidades americanas na divulgao da obra missionria no Brasil. De volta ao Brasil em 1863, j casado com Helen Murdoch, Simonton retomou a misso no Rio de Janeiro e Blackford foi para So Paulo iniciar ali o trabalho missionrio. Em junho de 1864, a esposa de Simonton faleceu aps o nascimento de sua filha, tambm Helen. Neste perodo, Simonton j contava tambm com a colaborao do missionrio George Whitehill Chamberlain. Dois momentos marcaram a misso presbiteriana nesse ano de 1864. A converso e profisso de f do ex-sacerdote catlico e futuro pastor e missionrio Jos Manoel da Conceio em 23 de outubro e, em 5 de novembro, o lanamento do jornal, A Imprensa Evanglica. Em 1865, Chamberlain organizou as igrejas de Brotas e de So Paulo. No Rio, depois de passar pelos endereos da Rua do Ouvidor, Rua do Cano e Rua do Regente, Simonton alugou para a igreja, em 1867, um imvel no Campo de Santana, atual Praa da Repblica. Ali funcionavam a igreja, uma escola e o novo Seminrio Teolgico, cujas atividades foram iniciadas em 14 de maio de 1867. O Seminrio funcionou por trs anos, mas formou os primeiros pastores presbiterianos brasileiros. No final de 1867, Simonton foi pela ltima vez a So Paulo, mas seu estado de sade agravou-se e ele faleceu em 9 de dezembro de 1867, sendo sepultado no recm-inaugurado Cemitrio dos Protestantes, na Consolao.

19

A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro a primeira igreja evanglica formalmente organizada no Brasil, antecedendo a formao da Igreja Evanglica Fluminense por Kalley em cerca de 10 meses. 20 Furlough era um tipo de viagem, misto de frias e divulgao da obra missionria, recorrente no trabalho missionrio protestante no sculo XIX.

A obra de Simonton foi fundamental para a implantao presbiterianismo no Brasil. Suas aes no campo missionrio foram marcadas por sua propositividade. Manteve uma postura prudente em relao ao catolicismo, sem nfase apologtica, mas inteno proselitista, conversionista e exortativa para os fiis de sua Igreja no sentido de consolidar neles os princpios distintivos da nova f que haviam abraado21. Esta concepo, de uma ao missionria fundamentalmente propositiva tambm esteve presente na linha editorial do principal peridico evanglico do sculo XIX: A Imprensa Evanglica, o que foi fundamental para a construo positiva da nova territorialidade religiosa evanglica e presbiteriana no Brasil.

5. A Imprensa Evanglica O projeto da Imprensa Evanglica foi um dos mais caros a Simonton durante sua ao missionria no Brasil. Gestado em um perodo de crise pessoal, abalado pela viuvez e pelo envio da pequena filha para ser criada por sua irm em So Paulo, Simonton debrua-se de maneira intensa aos preparativos para a criao de um rgo de imprensa que fosse o canal de interlocuo dos presbiterianos no apenas com os membros da Igreja, mas tambm com a sociedade brasileira. Simonton, em seu relatrio pastoral de 1867, assim coloca seu envolvimento com a Imprensa Evanglica:
Outro trabalho que me tem roubado muito tempo a publicao da Imprensa Evanglica. A importncia de uma folha evanglica no pode ser contestada. Por este meio instrumos muitos que no esto ao alcance de outros meios atualmente empregados na pregao no Evangelho. Mesmo nesta Corte sucede isto.Um nmero de pessoas talvez maior que se pensa, s tem notcia do Evangelho pela leitura da Imprensa Evanglica.22

O lanamento do jornal, que teve seu primeiro nmero publicado em 05 de novembro de 1864, com periodicidade quinzenal, foi um marco na histria da misso presbiteriana no Brasil e o momento de estabelecimento de um canal de comunicao ampla com a sociedade brasileira, no processo de constituio de uma territorialidade protestante presbiteriana prpria no Brasil. Julio Andrade Ferreira, autor de uma das mais importantes obras de histria da Igreja Presbiteriana do Brasil, fez assim a apreciao do jornal:
A Imprensa se manteve por muito tempo com oito pginas. Tamanho de 20 por 30 centmetros, prestava-se a ser encadernada, e o prprio Simonton estimulava os leitores a faz-lo, alegando que o material era de interesse permanente. Os editoriais so excelentes. Breves, mas expressivos, procuram despertar nos leitores o intersse pela salvao da alma. H estudos, com forma de perguntas e respostas, sobre o Pai Nosso, posteriormente sobre os Dez
21

MENDONA, Antonio Gouva. O Celeste Porvir: a insero do protestantismo no Brasil. So Paulo: Pendo Real; So Paulo: ASTE; So Bernardo do Campo: Instituto ecumnico de Ps Graduao em Teologia e Cincias da Religio, 1995, p. 83. 22 SIMONTON, Ashbel Green. Relatrio Pastoral de 1867. Apud FERREIRA, op. cit., p. 36.

10

mandamentos, e outros assuntos, de modo a constituir, como dizia, base para instruo no culto domstico. Sai, em srie, traduo de artigos de Adolfo Monod, sobre a Leitura da Bblia: Tratase de controvrsia amigvel de uma jovem com o cura, discusso na qual vem a tomar parte um racionalista, sr. Lasalle. Muito sugestiva a srie. Santos Neves publica poesias. Algumas das ilustraes tradicionais de nossos plpitos, eu as encontrei na Imprensa. Na seo de noticirio, quase nada se diz de movimento evanglico no Brasil, mas comentam-se os problemas polticos de uma perspectiva evanglica. enaltecida a defesa da liberdade de conscincia; mostra-se o que se passa de significativo no mundo, pela vitria do Evangelho. Simonton escrevia com elegncia e rigor. Presumimos que seus artigos fssem revistos por algum antes da publicao, pois nos relatrios de Simonton no h a mesma correo de linguagem, se bem que se perceba igualmente a limpidez de pensamento. 23

O lanamento do jornal tem repercusso. O Dirio, do Rio de Janeiro, faz apreciao, dizendo que a Imprensa o jornal escrito com dignidade. Embora fosse um jornal comprometido com a causa missionria e evangelstica, a Imprensa abordava um campo muito mais amplo de temas alm dos explicitamente religiosos em suas pginas. Era um peridico que no se furtava a comentar e tomar partido nas questes que mobilizavam as atenes no Segundo Imprio. Outra caracterstica do jornal era o seu carter apologtico, principalmente na polmica que travou com o peridico catlico de influncia ultramontana O Apstolo, num debate travado num nvel elevado para o usual da poca. O jornal Imprensa Evanglica foi publicado at 1892, quando, no seio do embate entre os pastores brasileiros e missionrios americanos e a ida de Chamberlain para Pernambuco, deixou de ser publicado.

6. Consideraes finais A sinttica digresso aqui posta sobre a implantao do presbiterianismo no Brasil em seus primrdios serve de pano de fundo para a reflexo sobre o processo de construo das territorialidades religiosas protestantes e presbiterianas no Brasil Imperial. Num pas onde o catolicismo, oficial e amplamente hegemnico, oscilava entre o ultramontanismo e o jansenismo, a chegada dos missionrios protestantes trouxe, mais do que uma proposta evangelstica, a viso do protestantismo norte-americano em sua era missionria. Os missionrios pioneiros, imbudos da doutrina do Destino Manifesto, originalmente usada para justificar a ocupao do Oeste dos EUA e a anexao de territrios mexicanos, mas tambm posta como pano de fundo para ao missionria protestante fora dos EUA, viam em sua ao um processo articulado de salvao

23

FERREIRA, op. cit., p. 35.

11

espiritual e desenvolvimento social, um processo civilizatrio, se bem que espiritualizado. Este processo se constri na articulao de territorialidades religiosas crists diferenciadas em relao ao catolicismo romano, visto como sinal de atraso e autoritarismo. neste contexto que surge a Imprensa Evanglica, como instrumento de pregao missionria, mas tambm de embates apologticos e propagao dos valores concepes do protestantismo norte-americano em terras brasileiras. Surge como instrumento de construo de novas territorialidades religiosas, alternativas ao Catolicismo Romano, mas que no se esgotam no campo teolgico-doutrinrio, se expandem tambm para os campos da poltica, sociedade e cultura.

Anda mungkin juga menyukai