Anda di halaman 1dari 13

* ATENO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOC CONCORRE * Neste Caderno de Questes, voc encontra: - 10 questes

Legislao - 15 conhecimentos especficos * S inicie a prova aps a autorizao do Fiscal de Sala. * Durao da prova: 3 horas. O Candidato s poder retirar-se do recinto das provas aps MEIA hora, contada a partir do seu efetivo incio. * O candidato no ter o direito de levar o caderno de prova. * Os Fiscais de Sala no esto autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resoluo das questes; esta tarefa obrigao do candidato. * No permitido que os candidatos se comuniquem entre si. proibida tambm a utilizao de quaisquer equipamentos eletrnicos. * Assine o seu Carto de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opo em cada questo. No deixe questo em branco, nem assinale mais de uma opo, para seu Carto no ter questes anuladas. * No rasure, dobre ou amasse seu Carto de Respostas pois em hiptese alguma ele ser substitudo, salvo por erro do fiscal ou por falha de impresso. * Confira seus dados, leia as instrues para seu preenchimento e assinale no local indicado. A assinatura obrigatria. * O Gabarito desta prova estar disponvel no dia 11/03/2013, no site www.laguna.sc.gov.br * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questo, o candidato deve seguir as orientaes constantes no Edital do Processo Seletivo Simplificado. * Aps o trmino da prova, o candidato dever deixar a sala e em hiptese alguma poder permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma. BOA PROVA!!

Laguna, 10 de maro de 2013 Secretaria Municipal de Laguna Secretrio Municipal: Luiz Felipe Remor

Processo Seletivo Simplificado: Agente Comunitrio de Sade

Nome do Candidato:

Data de Nascimento:

Bairro:

Conhecimentos Gerais ( 10 QUESTES)


1- Conforme a Lei n 8.080/1990, entende-se por sade do Trabalhador, para fins desta LEI. Assinale a alternativa CORRETA: A- Um conjunto de atividades que se destina, atravs das aes de Vigilncia Epidemiolgicas e Vigilncia Sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como visa recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos adivinhos das condies de trabalho; B- A participao na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico; C- O controle e a fiscalizao de servios, produtos e substncias de interesse para a sade; D- Acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema nico de Sade ( SUS ).

2- Coloque ( V) se a afirmativa for verdadeira e ( F) se for falsa,em relao aos princpios do SUS: ( ) o princpio da integralidade garante ao usurio aes de promoo,preveno,tratamento e reabilitao,com garantia de acesso a todos os nveis de complexidade do sistema; ( ) o princpio da universalidade garante atendimento gratuito a todos,sem distines ou restries,oferecendo toda ateno necessria, sem qualquer custo; ( ) o princpio da equidade garante igualdade da ateno sade sem privilgios ou preconceitos,devendo disponibilizar recursos e servios de forma justa,de acordo com as necessidades de cada um. A seqncia CORRETA de cima para baixo : A) V,V,V B) F,V,V C) V,F,V D) V,V,F E) F,F,F. 3- Assinale ( V) quando Verdadeira e ( F) quando a questo for Falsa,em relao a Lei 8.142/90: ( ) conferncia de sade reunir-se- a cada quatro anos com representao dos vrios segmentos sociais; ( ) dispes sobre a participao da comunidade na gesto do SUS; ( ) que o SUS contar em cada esfera de governo,com as seguintes instncias colegiadas: A Conferncia de Sade e Conselho de Sade. Qual a seqencia correta: A) B) C) D) V,V,F F,V,V V,V,V F,V,F

4- Baseado na Portaria n 2.488, de 21 de Outubro de 2011, a Ateno Bsica tem como Fundamentas e Diretrizes: Coloque ( V) se afirmativa for verdadeira e ( F) se for Falsa. ( ) ter territrio adscrito sobre o mesmo,de forma a permitir o planejamento,a programao descentralizada e o desenvolvimento de aes setoriais e intersetoriais; ( ) possibilitar o acesso universal e contnuo a servios de sade de qualidade e resolutivos,caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de ateno; ( ) estimular a participao dos usurios como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construo do cuidado sua sade e das pessoas e coletividades do territrio. A seqencia est correta em: a) V,V,F b) F,V,V c) V,V,V d) F,V,F. 5- Referente ao Conselho de Sade, correto afirmar: A) Conselho de Sade um rgo colegiado, deliberativo e permanente; B) No atua na formulao e proposio de estratgia e no controle das Polticas de Sade; C) O Conselho de Sade tem como base a Lei n 141/2012.

6- Com relao composio do Conselho de Sade, correto afirmar: A) Entidades pblicas tero maior nmeros de representantes; B) O mandato dos conselheiros ser por 5 (cinco) anos; C) A representao dos usurios ser de 50%;25% de entidades dos trabalhadores de sade e 25% de representao de governo,de prestadores de servios privados.

7- Assinale (V) se for verdadeira e (F) se for falsa,no que se refere a caracterstica da Equipe de Sade Da Famlia: ( ) existncia de equipe multiprofissional composto por no mnimo mdico generalista ou especialista em sade da famlia,enfermeiro,auxiliar ou tcnico de enfermagem e agente comunitrio de sade; ( )o nmero de agentes comunitrios de sade (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da populao cadastrada,com um mximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe; ( ) cada equipe de sade da famlia deve ser responsvel por, no mximo,5.000 ( cinco mil) pessoas. A seqencia correta de cima pra baixo, : A) B) C) D) V,F,F V,V,V V,V,F F,F,F

8- So atribuies comuns a todos os profissionais da equipe de sade da famlia, assinale a alternativa CORRETA. A) Participar do acolhimento dos usurios realizando e escuta qualificada e no atender as sua necessidades; B) Realizar busca ativa e notificar doenas e agravos de notificao compulsria, de outros agravos e situaes de importncia local; C) No responsabilizar-se pela populao adscrita, no mantendo a coordenao do cuidado.

9- Referente a Lei n 8.080/1990, CORRETO afirmar: A) Estabelece que os municpios podero receber recursos diferenciados da Estratgias de Sade da Famlia; B) Cria o plano de fornecimento de equipamento odontolgico para as Equipes de Sade Bucal; C) Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade,a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes,e d outras providncias.

10A Ateno Bsica caracterizada por: Assinale a alternativa CORRETA. A) Estruturao da rede de servios de Ateno Bsica de Sade; B) Ser responsvel pela criao dos conselhos de sade, com base na Lei n 8.142/90; C) Um conjunto de aes de sade, no mbito individual e coletivo, que abrange a promoo e a proteo da sade.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS ( 15 questes)


1- So deveres dos Agentes Comunitrios de Sade ( ACS),EXCETO: A) Orientar sobre os cuidados de higiene corporal, praticar atividade fsica, cuidados com animais domsticos; B) Participar das aes de saneamento bsico realizando orientaes em domiclio; C) Incentivar a vacinao aps seis meses de vida. D) Cadastramento e acompanhamento das gestantes e recnnascido da sua rea.

2- Marque (v) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) o ACS deve conhecer e respeitar as crenas e tradies da comunidade; ( ) atravs das visitas domiciliares,a ACS, ajuda as pessoas a cuidarem melhor de sua sade; ( ) toda famlia deve ser visitada uma vez por ms,mas poder receber mais uma visita se existir alguma situao de risco,como:gestante com Diabetes e/ou Presso Alta;gestantes que fumam;acamados e pessoas em situao de violncia. A seqencia est correta em: A) B) C) D) E) V,V,F V,V,V F,V,F V,F,V F,F,V

3- Nas alternativas abaixo, encontram algumas atribuies realizadas pelo ACS, EXCETO: A) B) C) D) Visita Domiciliar; Mapeamento da comunidade; Cadastramento das famlias; Consulta e prescrio de remdios.

4- Assinale a alternativa INCORRETA em relao visita domiciliar pelo ACS: A) considerada uma das atividades mais importantes do ACS; B) possvel perceber as situaes de risco existentes na famlia durante a visita; C) No possvel conhecer as condies scio-econmicas das famlias.

5- Qual o mtodo utilizado para o registro das atividades dirias do ACS: A) B) C) D) Relatrio SSA2; Ficha A;B e C; Ficha D e Pronturio do paciente; Ficha de gestante e carteira de vacinao.

6- Assinale a alternativa que se refere a uma doena sexualmente transmissvel: A) B) C) D) E) Hepatite A; Cancro Mole; Diabetes; Doena de Chagas; Varicela.

7- Assinale a alternativa que se refere a uma das atribuies do ACS: A) Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianas de 0 a 5 anos; B) Administrao de medicamentos; C) Limpeza das Unidades; D) Verificao de presso domiciliar.

8- Assinale a alternativa INCORRETA, com relao ao acolhimento: A) O acolhimento expressa uma ao de aproximao da equipe com o usurio; B) Constitui uma das diretrizes da Poltica Nacional de Humanizao; C) uma triagem, feita em local e horrio definidos pelo profissional e/ou paciente. D) O acolhimento uma postura tica que implica na escuta do usurio em suas queixas,

9- A Influenza A H1N1 que atualmente est acometendo a populao de inmeros pases, tambm conhecida como: A) B) C) D) Ictercia; Gripe Suna ou Gripe A; Sarampo; Febre amarela.

10-

Assinale a alternativa INCORRETA:

A) Vedao de caixa dgua, no acumular pneus so importante aes para o controle da dengue; B) A Dengue transmitida ao homem atravs do mosquito Aedes Aegypti; C) A participao das pessoas para eliminar os criadores fundamental para prevenir e controlar a dengue; D) O ACS no deve orientar a comunidade no combate a Dengue.

11- Na Ficha A, utilizada pela ACS para o cadastramento das famlias, so registradas as seguintes informaes, EXCETO: A) B) C) D) Idade; Nmero da carteira de trabalho; Ocupao; Data de Nascimento.

12- Em que momento a Ficha A dever ser preenchida. Assinale a CORRETA: A) Somente quando houver troca de moradores; B) Sempre que for realizar a consulta mdica; C) preenchida nas primeiras visitas que o mdico realizar na sua comunidade; D) preenchida nas primeiras visitas que o ACS faz s famlias de sua comunidade.

13- Para a preveno da Leptospirose, assinale (V) para verdadeira e ( F) para questo Falsa:

( ) evitar contato com gua ou lama de enchentes; ( ) impedir que as crianas nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina do rato; ( ) usar botas e luvas de borracha para limpeza de lamas,entulhos e desentupimentos de esgoto; ( ) realizar medidas necessrias ligadas ao meio ambiente,tais como o controle de roedores,obras de saneamento bsico ( abastecimento de gua,lixo e esgoto)

14- O Sistema de Vigilncia Alimentar ( SISVAN) utilizado: Assinale a CORRETA: A) Reunir informaes acerca das atividades desempenhadas em nvel de ateno bsica; B) Obter dados sobre nascidos vivos; C) Monitoramento do estado nutricional e do consumo alimentar das pessoas que freqentam a Unidades Bsicas do SUS. D) Reunir as estatsticas sobre os bitos ocorridos;

15- O Programa Bolsa Famlia o maior e mais ambicioso programa de transferncia de renda, que tem por finalidade: Assinale a CORRETA: A) Combater a fome e a misria e promover a emancipao das famlias em situao de maior pobreza no pas; B) Beneficiar qualquer pessoa e/ou famlia; C) Incentivar as famlias no sair da pobreza.

GABARITO CONHECIMENTO GERAIS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

GABARITO CONHECIMENTO ESPECFICO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11

12

13

14

15

Nome do candidato: Data de Nascimento: Bairro: Laguna, 24 de fevereiro de 2013.

Ser ACS , antes de tudo, ser algum que se identifica em todos os sentidos com a sua prpria comunidade, principalmente na cultura,linguagem e costumes.Precisa gostar do trabalho.Gostar principalmente de aprender que ningum nasce com o destino de morrer ainda criana... Teresa Ramos ACS,Recife.

Anda mungkin juga menyukai