Anda di halaman 1dari 5

Curso: Cursos do Programa Proficincia Nvel Mdio - T Disciplina: Distrbios Emocionais e Comportamentais do Cliente na Clnica - M V3

>> Ncleo Temtico 1 > Unidade de Estudo 1

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL PROFICINCIA O Programa Proficincia uma iniciativa do Cofen, que oportuniza a atualizao dos profissionais de enfermagem por meio de cursos gratuitos a distncia. Todos os cursos oferecidos pelo Programa Proficincia trazem contedos atuais e de grande relevncia, cuidadosamente selecionados e analisados para proporcionar aprimoramento constante aos profissionais de enfermagem em sua atuao. DISTRBIOS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS DO CLIENTE NA CLNICA Autora: Mestre Cludia Dalle Piagge Curriculo Trata-se do estudo dos distrbios emocionais, distrbios comportamentais, anamnese e exame psquico, transtornos do pensamento, surtos psicticos no pr e ps-operatrio, transtornos ansiosos, transtornos afetivos, episdios de raiva e agressividade. Tem-se como objetivo rever e rediscutir a assistncia de Enfermagem sistematizada ao cliente com distrbios emocionais e comportamentais na clnica.

O uso da nomenclatura os termos psiquitricos

OBJETIVOS

Recordar conceitos bsicos e trazer uma breve nomenclatura de termos psiquitricos comumente utilizados.

Prezado aluno, esse nosso primeiro encontro tem por objetivo recordar conceitos bsicos e trazer uma breve nomenclatura de termos psiquitricos comumente utilizados. Outro objetivo desse nosso encontro fazer com que esses termos tornem-se familiares, para melhor compreenso dos transtornos que discutiremos durante nosso curso. importante que tenhamos uma linguagem entendida de forma nica ou semelhante, para que haja uma unidade de compreenso entre ns.

fundamental que tenhamos um estudo introdutrio, a partir desses conceitos que, muitas vezes, apresentam conotaes diversas. Da a necessidade de rev-los, neste momento, para que no ocorram hiatos entre a sua compreenso e a anlise na clnica.

Vamos a eles, ento? Acatsia: uma condio psicomotora, em que o indivduo apresenta grande dificuldade em ficar parado, sentado ou imvel; inquietao e necessidade compulsiva de deslocamento. Bastante comum quando o cliente apresenta distrbio de humor em fase manaca, quando se encontra ansioso e, ainda, em alguns casos de interaes medicamentosas, que vamos discutir ao longo de nosso curso.

Afeto: expresso comportamental da emoo. Pode ser adequado situao (congruente), inadequado situao (incongruente), com intensidade diminuda (constrito ou embotado) e, ainda, ausncia de expresso emocional (inspido). O conceito de afeto importante em nosso cotidiano, j que ele permeia todas as nossas relaes.

Agorafobia: ansiedade que aparece quando o indivduo se encontra em locais ou situaes das quais sair ou escapar pode ser difcil ou embaraoso, ou ainda, em situaes onde o auxlio imediato pode ser difcil, caso a pessoa venha a passar mal. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que a agorafobia trata do medo de multides ou de lugares abertos; ela est relacionada ao medo de ter medo, uma ansiedade antecipatria de algo que pode nem acontecer.

Vamos abordar esse assunto, posteriormente, quando estudarmos os distrbios ansiosos.

Alucinaes: falsas percepes sensoriais no associadas com estmulos externos reais. As alucinaes podem compreender qualquer dos sentidos.

Saiba Mais
Se voc tiver interesse leia a reportagem da revista Viver Mente e Crebro que trata sobre as alucinaes, espero que voc goste! Para mais detalhes acesse aqui Certamente voc j esteve diante de clientes com as mais variadas alucinaes: visuais, auditivas, tteis e sabe que nem sempre o paciente que apresenta alucinaes possui diagnstico psiquitrico, j que podem ser causadas tambm por distrbios hidroeletrolticos, drogas, entre outros fatores.

Anedonia: incapacidade de vivenciar ou mesmo imaginar qualquer emoo agradvel. Caracterstico em clientes deprimidos.

Apragmatismo: incapacidade de realizar atos eficientes, objetivos e propositais. Atividade estril ou ineficaz.

Apraxia: prejuzo na capacidade de executar atividades motoras.

Crise: situao que produz desequilbrio psicolgico numa pessoa que enfrenta uma circunstncia perigosa que constitui para ele um problema importante, do qual ele, no momento, no pode fugir e no pode resolver com seus recursos habituais de resoluo de problemas.

Delrios: juzo patologicamente falseado. Falsas crenas pessoais no condizentes com a inteligncia ou referncia cultural da pessoa. A pessoa continua a ter a iluso a despeito da prova bvia de que a crena falsa e/ou irracional.

Despersonalizao: alterao na percepo ou vivncia do eu, de modo que o sentimento sobre a prpria realidade da pessoa est temporariamente perdido.

Desrealizao: alterao na percepo ou na experincia do mundo externo, de modo que ele parea estranho ou irreal.

Doena mental: respostas inadaptadas aos estressores provenientes do ambiente externo ou interno, evidenciadas por pensamentos, sentimentos e comportamentos que so incongruentes com as normas locais e culturais e interferem com a atuao social, ocupacional e/ou fsica da pessoa.

Como podemos constatar, o conceito de doena mental est intimamente ligado s questes culturais e s regras sociais.

Ecolalia: sintoma de linguagem. Repetio em eco da fala do outro (como papagaio).

Fuga de ideias: alterao da expresso do pensamento, variao incessante do tema, dificuldade importante para chegar concluso.

Hipersonia: sonolncia excessiva ou busca excessiva por perodos de sono.

Humor: tnus emocional sustentado de uma pessoa que significativamente influencia o comportamento, a personalidade e a percepo.

Iluses: percepes reais falsificadas sob o engano dos sentidos.

Labilidade emocional: mudana rpida e imotivada do humor ou estado de nimo, sempre acompanhada de extraordinria intensidade afetiva.

Logorreia: produo aumentada de palavras. Ideias que tm que ser verbalizadas.

Negao: recusa em reconhecer a existncia de uma situao real e/ou sentimentos associados a ela.

Neologismo: novas palavras que o indivduo psictico inventa, e que no fazem sentido para outras pessoas, porm possuem um significado simblico para ele.

Perseverao: repetio persistente da mesma palavra ou ideia, em resposta a diferentes perguntas.

Salada de palavras: grupo de palavras que so colocadas juntas, de uma forma aleatria e sem qualquer significado ou lgica.

Sade mental: adaptao bem-sucedida aos estressores provenientes do ambiente interno ou externo, evidenciada por pensamentos, sentimentos e comportamentos que so adequados idade e congruentes com as normas culturais e locais.

Taquipsiquismo: acelerao do ritmo do pensamento ou do psiquismo geral. Produo de ideias que supera a capacidade de verbalizao.

Anda mungkin juga menyukai