Anda di halaman 1dari 2

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 618.625 - SC (2003/0223708-0) RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI KITAK BANG - ESPLIO LUIZ VIEIRA DA SILVA - INVENTARIANTE TOM CARDOSO VINICIUS BONI E OUTRO(S) EMENTA Processo Civil. Recurso Especial. Fraude execuo. Art. 593, inciso II, do CPC. Presuno relativa de fraude. nus da prova da inocorrncia da fraude de execuo. Lei n. 7.433/1985. Lavratura de escritura pblica relativa a imvel. Certides em nome do proprietrio do imvel emitidas pelos cartrios distribuidores judiciais. Apresentao e meno obrigatrias pelo tabelio. Cautelas para a segurana jurdica da aquisio do imvel. - O inciso II, do art. 593, do CPC, estabelece uma presuno relativa da fraude, que beneficia o autor ou exeqente, razo pela qual da parte contrria o nus da prova da inocorrncia dos pressupostos da fraude de execuo. - A partir da vigncia da Lei n. 7.433/1985, para a lavratura de escritura pblica relativa a imvel, o tabelio obrigatoriamente consigna, no ato notarial, a apresentao das certides relativas ao proprietrio do imvel emitidas pelos cartrios distribuidores judiciais, que ficam, ainda, arquivadas junto ao respectivo Cartrio, no original ou em cpias autenticadas. - Cabe ao comprador do imvel provar que desconhece a existncia da ao em nome do proprietrio do imvel, no apenas porque o art. 1., da Lei n. 7.433/85 exige a apresentao das certides dos feitos ajuizados em nome do vendedor para lavratura da escritura pblica de alienao de imveis, mas, sobretudo, porque s se pode considerar, objetivamente, de boa-f, o comprador que toma mnimas cautelas para a segurana jurdica da sua aquisio. - Tem o terceiro adquirente o nus de provar que, com a alienao do imvel, no ficou o devedor reduzido insolvncia, ou demonstrar qualquer outra causa passvel de ilidir a presuno de fraude disposta no art. 593, II, do CPC, inclusive a impossibilidade de ter conhecimento da existncia da demanda, apesar de constar da escritura de transferncia de propriedade do imvel a indicao da apresentao dos documentos comprobatrios dos feitos ajuizados em nome do proprietrio do imvel. Recurso especial ao qual se nega provimento.

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas constantes dos autos, prosseguindo no julgamento, aps o voto-vista do Sr. Ministro Ari Pargendler, acompanhando a Sra. Ministra Relatora, por maioria, conhecer do
Documento: 2199147 - EMENTA / ACORDO - Site certificado - DJe: 11/04/2008 Pgina 1 de 2

Superior Tribunal de Justia


recurso especial mas, negar-lhe provimento. Votaram com a Sra. Ministra Relatora os Srs. Ministros Humberto Gomes de Barros e Ari Pargendler. Vencidos os Srs. Ministros Carlos Alberto Menezes Direito e Castro Filho. Braslia (DF), 19 de fevereiro de 2008.(data do julgamento).

MINISTRA NANCY ANDRIGHI Relatora

Documento: 2199147 - EMENTA / ACORDO - Site certificado - DJe: 11/04/2008

Pgina 2 de 2

Anda mungkin juga menyukai