Anda di halaman 1dari 7

Para De fixo

responder a freelancer:

a Veja

questo, o que

leia considerar

o para

texto a

abaixo: transio.

Ter a possibilidade de escolher os projetos que quer desenvolver, onde quiser e no horrio que desejar atrai muitos profissionais, que acabam deixando de lado o trabalho formal, com carteira assinada e fixo, para se tornarem profissionais freelancers. Para atuar por projetos, contudo, preciso fazer um planejamento, levando-se em conta vrios fatores. E, nessa hora, o melhor deixar de lado o fascnio de ser o "dono do prprio nariz" e considerar situaes reais. Ser um freelancer mais do que fazer o que quer quando quer. Para a consultora da VR Consulting Vernica Rodrigues, tambm uma questo de estilo de vida. "Para ser um freelancer, preciso ver se essa situao tem a ver com o estilo desse profissional", afirma. E, por isso, ao pensar na transio entre o emprego fixo e o freelancer essencial analisar se voc conseguir levar essa rotina. "Ele [o profissional] tem de se autoconhecer e entender se essa mudana coincide com o seu perfil", acredita o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg. Afinal, ter sucesso trabalhando como freelancer requer alguns pr-requisitos. De maneira geral, quem opta por esse tipo de transio na carreira j tem experincia na rea, conhece as pessoas certas e sabe lidar com essa rotina. "O freelancer quer uma alavancagem da carreira", afirma o diretor da unidade de So Paulo da De Bernt Entschev Human Capital, Julio Bonrruquer. "Ele quer novos e grandes projetos. E quer ganhar mais", diz. Para muitos, no fcil ter uma remunerao varivel e menos ainda no ter uma rotina ou no saber que tipo de projetos pode surgir. As caractersticas de autogerenciador e de automotivador tambm no fazem parte do perfil de todos os profissionais, mas so essenciais a quem quer conduzir a prpria carreira. "O freelancer se realiza com esse ambiente de controle da prpria vida. Mas ele pensa nessa realizao de maneira planejada", ressalta Vernica. As reflexes propostas pelo texto esto expressas em: I. II. III. IV. A necessidade de conhecer as prprias competncias e fraquezas para definir seus objetivos. A ideia de que no h limites para as aspiraes, mesmo que as informaes objetivas mostrem o contrrio. O objetivo de ser dono do prprio nariz deve prevalecer sobre qualquer barreira de mercado. O autoconhecimento fundamental para a definio de objetivos e metas de desenvolvimento. Matria divulgada em: http://www.crasp.gov.br/app/pl/ClippingNews/ClippingNoticias.aspx?NoticiaID=2688. Acesso em 16/3/2011. Esto corretas apenas as alternativas: Escolher uma resposta.

a. II e IV

b. I e IV. c. III e IV. d. I e III. e. I e II.

Resposta correta: I e IV Comentrio sobre a resposta correta: OK, voc acertou a resposta! De acordo com as reflexes propostas pelo captulo, necessrio considerar as competncias que j possui e as deficincias que precisa desenvolver para atingir os seus objetivos e, tambm, que essa concluso decorre do autoconhecimento. Por outro lado, definir aspiraes sem considerar o contexto (informaes objetivas) pode significar dificuldades de viabilizar os objetivos. Ser dono do prprio nariz tambm significa assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso. Estamos falando, novamente, de conscincia, de conhecer-se, de conhecer as possibilidades concretas de realizar seus objetivos e se preparar para isso.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2
Notas: 1

Segundo Frana (2006), a compreenso do ser humano implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituio. Conceitualmente, ela organizou estes fatores em trs camadas, que so: Escolher uma resposta.

a. Econmica, social e educacional. b. Comunitria, econmica e biolgica.

c. Psicolgica, social e biolgica. d. Social, educacional e religiosa.

e. Biolgica, social e educacional.

Resposta correta: Psicolgica, social e biolgica. Comentrio sobre a resposta correta: Muito bem! Sua resposta est correta, pois as camadas psicolgica, social e biolgica agrupam a totalidade de aspectos que influenciam e compem a vida de um ser humano, a partir da tica biopsicossocial. O fator econmico, o educacional e o comunitrio estariam sendo considerados na camada social, enquanto a questo da religiosidade estaria dissolvida entre a camada psicolgica e a social.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3
Notas: 1

Leia

texto

seguir:

Os homens constroem a sua prpria histria. Fazem-na de duas formas, pelo menos: a primeira ocorre na medida em que ele transforma a natureza para o mundo dos homens; a segunda forma que essa transformao, que se d pelo trabalho, no atividade individual ou de um s indivduo, mas social e coletiva. Uma mesa um ente de natureza transformada. A natureza, por si mesma, no a construiria. O processo de construo das coisas algo social. expresso do ser humano; expresso de uma nova esfera ontolgica. A afirmativa que corresponde ideia central do texto est em: Escolher uma resposta.

a. O homem que trabalha desenvolve uma ao pessoal que impacta na sociedade como um todo. b. O resultado do trabalho humano recorre de uma ao coletiva que provoca transformao na natureza. c. O trabalho uma das dimenses da vida das pessoas que, apesar de ter uma grande importncia, no a nica. d. A transformao da natureza pelo homem se d pelo trabalho, onde cada indivduo busca construir sua prpria histria. e. O trabalho humano impacta de forma negativa na natureza, consumindo os recursos naturais e promovendo destruio.

Resposta correta: O resultado do trabalho humano recorre de uma ao coletiva que provoca transformao na natureza. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A sua resposta est correta, esta a nica afirmativa que corresponde ideia central do texto, praticamente uma forma diferente de dizer a mesma coisa. O trabalho humano pode provocar consequncias negativas ao meio ambiente, se no houver uma preocupao de quem produz com a sustentabilidade. Por outro lado, o trabalho humano traz benefcios e promove a evoluo da sociedade. correto tambm afirmar que o trabalho importante, mas que h outras esferas na vida das pessoas, porm essa ideia no est sendo discutida pelo texto. Ainda segundo o texto, o trabalho uma ao social e coletiva.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4
Notas: 1

Leia

texto

abaixo:

Em nossas pesquisas sobre ncoras de carreira realizadas com alunos de cursos de graduao e ps-graduao, a maioria tem apontado como ncora principal aquela denominada por Edgar Schein (1993) como estilo de vida, que diz respeito ao equilbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. O que no deixa de ser surpreendente, considerando que a perspectiva de se ter que trabalhar bastante, no atual contexto empresarial, caracterizado pela reduo dos empregos e pela consequente sobrecarga de trabalho. (...) para alcanarmos o equilbrio entre a vida pessoal e o trabalho, temos que ser, antes de tudo, muito competentes em termos de comportamentos e aes determinadas e concretas voltadas para transformar essa meta em realidade. bom salientar ainda que tal equilbrio necessita ser dinmico, o que comporta alguns momentos em que se dedicar mais tempo ao trabalho e outros mais tempo vida pessoal (famlia, sade, lazer, cultura etc.). Adaptado de Kilimnik, Z. M. e Castro, J. H. M. Sobre Carreira e Competncia e o Necessrio Equilbrio entre o Trabalho e a Vida Pessoal, 2010. O texto se relaciona diretamente com as discusses propostas pelo captulo. Em qual das afirmativas essa relao aparece? Escolher uma resposta.

a. A importncia de considerar todas as esferas da vida, alm do trabalho, na elaborao do projeto de vida. b. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administrao do prprio tempo. c. As geraes mais jovens tendem a se preocupar mais com a

ascenso social do que com a qualidade de vida. d. A reduo dos empregos e pela consequente sobrecarga de trabalho afeta os mais jovens. e. As carreiras atualmente so voltadas para as empresas, pois so definidas e gerenciadas por elas.

Resposta correta: A importncia de considerar todas as esferas da vida, alm do trabalho, na elaborao do projeto de vida. Comentrio sobre a resposta correta: Muito bem! Acertou, escolheu a resposta correta. Porque no verdadeiro afirmar que, atualmente, as carreiras so voltadas s empresas, essa a definio da carreira formal, e a questo no foi abordada no texto. A administrao do tempo uma ferramenta importante para o equilbrio entre a vida profissional e pessoal, porm no foi discutida no captulo. A diferena de expectativas entre as geraes foi tratada pelo captulo, mas no torna a afirmativa correta. Alm disso, essa questo no foi abordada no texto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5
Notas: 1

Leia

texto

seguir:

Em novembro de 2010, a Accenture conduziu uma pesquisa online com 3,4 mil executivos de mdias e grandes organizaes de 29 pases, incluindo o Brasil . Nesta pesquisa, abordou vrios aspectos inerentes a expectativas de carreira. Salientamos aqui os resultados que mostram as expectativas questes: 1. 2. As mulheres so menos propensas que os homens a pedir aumento de salrio (44% versus 48%) e promoes (28% e 39%). Mais da metade dos entrevistados esto satisfeitos com o nvel de carreira que atingiram (55% das mulheres e 57% dos homens). No entanto, mais mulheres acreditam que suas carreiras no tm evoludo rapidamente (63% versus 55%). Ao mesmo tempo, menos executivas querem atingir o nvel de diretoria (C-Level) (14% versus22%). 3. Quando perguntadas sobre os fatores que ajudam no crescimento em suas organizaes, mais mulheres citaram trabalho duro e longas horas de jornada (68% versus 55%). 4. Entre os fatores essenciais para prosseguirem com suas carreiras, os entrevistados destacaram: melhor compensao (65% das mulheres e 67% dos dos homens e das mulheres. A pesquisa revelou que homens e mulheres tm respostas similares em relao a algumas

homens), novos desafios profissionais (44% versus 48%), arranjos de trabalho flexveis (39% versus 34%) e uma posio de liderana dentro de suas empresas (22%versus 28%). A partir da anlise destes dados, possvel concluir que: I. II. III. IV. A opinio, especificamente no que se refere carreira, no difere de forma significativa entre homens e mulheres. Ambos indicam que assumir novos desafios um dos fatores essenciais para o desenvolvimento de carreira. As mulheres mostram ambio maior do que os homens, em funo de quererem ocupar cargos diretivos. Tanto homens como mulheres mostram-se insatisfeitos com o nvel de carreira que atingiram at o momento da pesquisa. Esto corretas apenas as alternativas: Escolher uma resposta.

a. I e IV. b. II e III.

c. I e II. d. II e IV. e. I e III.

Resposta correta: I e II. Comentrio sobre a resposta correta: OK, voc escolheu bem! A resposta est correta, porque a pesquisa mostra que existe uma pequena diferena de opinio entre homens e mulheres no que se refere carreira, em todos os fatores mensurados. A viso de que novos desafios so elementos importantes para o desenvolvimento de carreiras aparece em 2 lugar na resposta de homens e mulheres. Por outro lado, as mulheres mostram menor interesse em ocupar cargos de liderana (22%) do que os homens (28%). Tambm est incorreto afirmar ndices de insatisfao, pois mais da metade dos entrevistados respondeu que est satisfeita com o nvel de carreira que atingiu.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6
Notas: 1

A autora do captulo, ao enfocar a importncia de se elaborar um projeto de vida, coloca afirmaes como: elaborar um projeto de vida importante para nortear as aes das pessoas em funo de sua realizao plena ou do cumprimento de sua misso pessoal e afirma que a elaborao de um projeto de vida pode ser vista como uma estratgia para atingir seus objetivos pessoais e profissionais de maneira consciente e planejada. Leia as afirmativas a seguir: I. II. III. IV. Ter conscincia das escolhas que se faz na vida fundamental para que se obtenha realizao. O planejamento de carreira a razo principal da elaborao de um projeto de vida. A realizao plena deve incluir a realizao de objetivos pessoais e profissionais. O projeto de vida deve ser elaborado quando o profissional tem dificuldades de se realizar.

Considerando a viso da autora, correto o que consta em: Escolher uma resposta.

a. I e IV. b. I e II.

c. I e III. d. II e IV. e. III e IV.

Resposta correta: I e III. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns, a sua resposta est correta! Na viso da autora, uma das vantagens de se ter algum planejamento poder tomar decises com tranquilidade por conhecer seus objetivos. Ela tambm refora que a realizao pessoal e profissional inclui todas as esferas da vida, em que a carreira apenas um delas. Por outro lado, entende que o projeto de vida deve ser elaborado justamente para facilitar a realizao das pessoas, por nortear aes de acordo com as suas aspiraes e expectativas de realizao

Anda mungkin juga menyukai