Anda di halaman 1dari 20

3/4/2013

UFAM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

O Profissional para atuar com gesto ambiental: Conhecer as legislaes ambientais; Estudar o marketing sobre o comportamento do consumidor; Conhecer a cadeia de fornecimento; Envolver-se com as reas produtivas e de logstica.

Viso das atividades da empresa e da interao entre ela e a sociedade

Panorama histrico
Mesopotmia esbranquiada; arqueologia mostrou a terra

O primeiro acordo internacional para o meio ambiente foi em Paris (1883) com objetivo de proteger as focas do mar de Behring. Aps a segunda guerra mundial o movimento ambientalista ganhou mais impulso devido as bombas lanadas sobre Hiroshima e Nagasaki. No sculo XX as notcias da camada de oznio e aquecimento global ganham destaque. Preocupaes: furaces, enchentes e secas mais frequentes

A Revoluo Industrial acelerou o ritmo da ao predatria; Inglaterra (1952): frente fria, os londrinos queimaram mais carvo que de costume 8 mil mortes (inverso trmica). Criao de santurios ecolgicos (primeiras reas de preservao ambiental);

PRIMEIRA METADE DO SCULO XX


Independncia do Brasil 1822 e da maioria dos pases da Amrica Latina. Colonialismo / neocolonialismo

PRIMEIRA METADE DO SCULO XX


Conveno para preservao de animais, pssaros e peixes da frica. Criao de calendrio para a caa; Evitar extino da espcie. Conveno para preservao de pssaros teis Agricultura

Revoluo Industrial x matria prima de custo baixo ndia, Angola, Moambique e outros foram colnias europeias

I Congresso Internacional para Proteo da Natureza (1923); Criao de organizao para Proteo ao Meio Ambiente. Conveno para preservao da fauna e flora (1933) Criao de reas de preservao ambiental no cont. africano.

Explorao x extino

3/4/2013

SEGUNDA METADE DO SCULO XX


Clima de tenso EUA x Unio Sovitica (Guerra Fria);

CONFERNCIA DE ESTOCOLMO (1972)


Discusses polticas e econmicas;

Acidente em Minamata cidade japonesa: Fbrica Chisso despeja mercrio na baa de Minamata e no mar de Shiranui: Mil mortes; Pessoas contaminadas fraqueza muscular, dormncia nas mos e ps, paralisia, problemas na audio e fala. A UNESCO convocou (1968) uma reunio de especialista sobre a biosfera.

Aprovao da Declarao sobre o Meio Ambiente Humano: 10 recomendaes e 26 princpios.


Discusso da postura do preservacionismo x conservacionismo Pases ricos: tese do crescimento zero; Pases subdesenvolvidos: responsabilidade de preservar.

RELATRIO DE BRUNDTLAND (1983)


Criao das Naes Unidas da Comisso Mundial para o Desenvolvimento e Meio Ambiente; Relatrio NOSSO FUTURO COMUM, Desenvolvimento sustentvel; Equilbrio ambiental, econmico. igualdade social e crescimento

PROTOCOLOS VIENA E MONTREAL


1980 descoberta do problema na camada de oznio (CFC); 1985 Conveno em Viena referente a emisso de gases CFCs;

Protocolo de Montreal prazo at 2010

Diminuio dos CFCs


Progresso na ideia da sustentabilidade

ECO 92 CPULA DA TERRA


Instrues para as sociedades contriburem com o meio ambiente.

Conferencia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento; 178 pases no Rio de Janeiro; Discusso do Relatrio NOSSO FUTURO COMUM: Convencer os pases pobres sobre os riscos industriais; Convencer os pases ricos a compartilhar tecnologias menos poluentes.
Produo de 5 documentos
Princpios para orientar os projetos de manejos florestais e evitar o esgotamento dos recursos naturais

Intensificao do efeito estufa e o incentivo a reduo das emisses de gases causadores do efeito estufa

3/4/2013

PROTOCOLO DE QUIOTO
Props o livre acesso aos recursos biolgicos desde que os lucros sejam distribudos de forma adequada.

Assinado em 1997, prope um corte de 5% das emisses de gases entre 2008 e 2012. Acordo que criou mecanismos para cumprimento de metas: Implementao conjunta cumprimento das metas em parceria pelos pases; Comrcio de emisses crditos de carbono (Redues Certificadas de Emisses / RECs); Mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) Certificao para as RECs que cumprirem as metas.

Instrumento de planejamento para a construo de sociedades sustentveis, em diferentes bases geogrficas, que concilia mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica.

40 captulos distribudos nas sees: I - dimenses sociais e econmicas II - conservao e gesto dos recursos para o desenvolvimento III - fortalecimento do papel dos grupos principais IV - meios de implementao

Projeto que envolve 9 etapas

MDL
1. Elaborao: documento de concepo do projeto (DCP). 2. Validao: no Brasil, uma multinacional norueguesa quem valida; 3. Registro: na Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima; 4. Implementao: executar as aes previstas no DCP; 5. Monitoramento: monitorar as aes de execuo conforme o planejado; 6. Emisso de relatrio: demonstrao de resultados; 7. Verificao das redues: comprovao / fiscalizao do relatrio; 8. Certificao: a empresa certificada pela reduo de emisso de carbono; 9. Emisso: dos certificados (crditos de carbono).

Aceitao do Protocolo de Quioto

S entraria em vigor se os pases representassem 55% das emisses mundiais

COP X exigncia para outros pases assinarem COP XIII / 2007 ideia de um novo protocolo atual COP XIV / 2008 bons resultados Brasil, China e Unio Europeia com o plano trs vezes 20

Negcios na era da sustentabilidade


Conferncia de Estocolmo Relatrio de Brundtland Eco - 92: criao de conselhos e acordos

ndices de sustentabilidade
NDICE DOW JONES (1999)
Permite avaliar o desempenho econmico e a sustentabilidade das empresas que negociam suas aes nessa bolsa; Em 2008 incluiu oito empresas brasileiras: Aracruz, Bradesco, Ita Holding Financeira, Cemig, Itasa Investimentos, Petrobrs,

SOCIEDADE Promove a discusso dos temas, encaminhando suas exigncias para os representantes polticos.

GOVERNO Pressionado pela opinio pblica, cria leis que satisfaam suas exigncias.

EMPRESA Em obedincia s leis modifica sua prtica, evitando seus efeitos negativos de sua prtica sobre a comunidade local.

Usiminas e Votorantim Celulose e Papel. O sucesso da empresa depende de como ela trata a natureza e a sociedade.

3/4/2013

O Papel da Empresa e do Gestor

Sobrevivncia Sustentvel

Explorao de recursos Produo x Meio ambiente Mercadorias ecologicamente correta

Conferncia Rio + 10 Dia dos Negcios Sobrevivncia sustentvel

Preservao como vantagem competitiva

Eliminar a pobreza e aumentar o consumo de maneira ecologicamente responsvel.

ECOEFICINCIA
Racionar o uso da matriaprima e aumentar sua eficincia Aproveitar fontes de energias limpas Reduzir a quantidade de lixo txico

ALTERNATIVAS VERDES
Atuao responsvel Produo mais limpa* ALTERNATIVAS Design for environment Modelos baseados na natureza

Gesto Ambiental

Atuao responsvel contribuir para o desenvolvimento sustentvel do setor, fazendo com que o meio ambiente, crescimento econmico e responsabilidade social sejam parte da empresa.
Diminuir o consumo de energia

Reduzir o nmero de acidentes

Produo mais limpa aumento de produo com menos recursos naturais e tratamento de poluentes*. Design for environment produo e utilizao de produtos que considerem o impacto ambiental (economia de energia e combate ao desperdcio).

Reciclar materiais

Modelos formao de comunidades empresariais onde os resduos de umas servem como insumos para outras.

Produo mais limpa*


Disposio final dos resduos inevitveis Desenvolvimento de tcnicas preventivas

VANTAGEM COMPETITIVA
Trs dimenses da gesto ambiental

DIMENSO ESPACIAL reas em que se pretende beneficiar com a gesto ambiental

DIMENSO INSTITUCIONAL Pessoas ou entidades que tomaro iniciativa de cuidar da gesto ambiental

Recuperao de materiais e ergia

Reduo da quantidade de resduos

DIMENSO TEMTICA Questes que a gesto ambiental est disposta a tratar, como poluio atmosfrica, preservao da biodiversidade, responsabilidade social etc.

Reso e reciclagem

3/4/2013

Exemplo da empresa Aracruz STAKEHOLDERS

Responsvel pela fabricao de papis de escritrio, papis higinico entre outros produtos. Dona de 25% da celulose vendida no mundo.
Dimenso espacial Dimenso temtica Dimenso institucional
O plano de manejo florestal da Aracruz desenvolvido em quatro estados brasileiros. Ao todo so utilizados quase 300 mil hectares para o plantio renovvel de eucalipto e para a preservao de florestas nativas.

clientes, fornecedores, governo, acionista, ativistas, funcionrios etc. FORMAO DE PARCERIAS E ASSOCIAES

A Aracruz responsvel por projetos de manejo florestal e proteo biodiversidade.

A Aracruz conta com uma equipe de especialistas em meio ambiente. E no s isso: a preocupao com a natureza est presente em todos os departamentos da empresa. A gesto ambiental vai desde as etapas de planejamento at a execuo das atividades.

EVOLUO DA GESTO AMBIENTAL Fase 01


No havia importncia (recursos) e evitavam poluio.

GESTO AMBIENTAL NO BRASIL


Aps a dcada de 60 as empresas se viram obrigadas a dar satisfao sobre os desastres ambientais e acidentes de trabalho. Alm dos problemas na justia, essas organizaes

Um casa sem manuteno: 1) Reformar para prevenir vazamentos, curto-circuito etc.? 2) Consertar os problemas a medida que aparecem?

Fase 02 Fase 03

Conscincia ecolgica

tinham que enfrentar a opinio pblica. Assim os negcios passaram a ser mais sustentveis.

Marketing verde, campanhas publicitrias, gesto ambiental

Prevenir ou remediar?
Existem trs maneiras das empresas cuidarem da natureza: 1) Controle da poluio as empresas evitam que os poluentes produzidos cheguem ao meio ambiente;
Preocupao bsica

Controle de poluio

Preveno de poluio

Abordagem estratgica
Usar a conservao da natureza para colocar a empresa frente da concorrncia. Reagir se problemas inesperados acontecerem (reativa e proativa).

Cumprir a legislao recursos e s dar respostas Usar um sociedade quando a naturais de empresa modo eficiente. pressionada. Reagir quando os Prevenir problemas. problemas aparecem.

2) Preveno da poluio as empresas criam mecanismos eficientes de usar recursos e fontes de energia, com reduo da quantidade de poluentes;

Postura tpica

Cuidado

com

3) Abordagem estratgica cumprimento da legislao de modo a atrair novos clientes.

Percepo dos Cuidado com o meio ambiente empresrios e meio ambiente ajuda a reduzir custo e aumentar a administradores um custo a mais.
produtividade.

Cuidado com o meio ambiente uma vantagem competitiva.

3/4/2013

Controle da poluio
Tecnologia da remediao: consiste em reagir se os problemas acontecerem. Os riscos so elevados pois a empresa responder pelo dano e suas aes tendem ao decrscimo. Ex.: Vazamento de leo no Golfo do Mxico.

Preveno da poluio
Reduzir: consumo de materiais, poluentes e energia, mantendo a produo de modo eficiente. Ex.: Criao de planos para diminuio dos resduos. Reutilizar: os resduos da produo. Ex.: Faber Castell separa a serragem e madeira e revende para outros processos. Reciclar: tratamento dos resduos. Ex: Honda trata o seu esgoto e o utiliza em seu processo produtivo e jardinagem.

Tecnologia end of pipe control: consiste no controle no final do processo. Impedir que a poluio seja liberada no meio ambiente. Ex.: Instalao de equipamentos como filtros, estaes de tratamento, descarte correto dos resduos gerados.

EM RESUMO

Abordagem estratgica
A organizao passa a ter maturidade para entender que a sustentabilidade no s obrigao, mas faz parte de um processo estratgico para cumprimento das legislaes e marketing para atrao de novos clientes, alm de obter vantagens comerciais e um posicionamento social ecologicamente correto.

A opinio pblica est cada vez mais se tornando sensvel s questes ambientais. A sociedade comea a exigir um maior controle da poluio e uma mudana na concepo de produto de consumo, de modo que a sua produo e uso no afete sensivelmente o Meio Ambiente.

mudana de paradigmas
caracterstica compulsria atitude voluntria

A competitividade da organizao comea a ser afetada

GESTO AMBIENTAL OBJETIVOS


Aumento da conscincia ambiental por presses externas nas empresas, levou a uma mudana de mentalidade nas organizaes: Atuao sobre impactos ambientais CORRETIVO Gesto Ambiental abrangente DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL A GESTO AMBIENTAL pode ser definida como sendo um CONJUNTO de polticas, programas e prticas administrativas e operacionais que levam em conta a sade e a segurana das pessoas e a proteo do meio ambiente atravs da eliminao ou minimizao de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantao, operao, ampliao, realocao ou desativao de

DEFINIO DO SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL (GGA)

empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo

Integrar a Funo Ambiental ao Planejamento Estratgico da empresa

de vida de um produto.

3/4/2013

Motivaes para mudana de mentalidade nas empresas


Legislaes mais rigorosas em todo mundo;

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL

INTERESSES E ORGANIZAES DE INFLUNCIA NO DESEMPENHO Conscientizao sobre impactos econmicos do gerenciamento ambiental : gua / petrleo possuem elevado custo e sua economia beneficia o meio ambiente; Marketing ambiental: Imagem das empresas dependem de seu desempenho ambiental; Presso de ONGs, Mdia, Sociedade; Selo Verde como fator de negociao de acordos bilaterais entre pases, para exportaes e importao; Presso acionistas: Acionistas no querem problemas futuros AMBIENTAL DA ORGANIZAO

rgos regulamentadores clientes (corporativos e individuais ) bancos seguradoras funcionrios comunidade local grupos de interesses particulares

O QUE UM SGA?
Maneira como o trabalho de uma organizao deve ser realizado INCLUI: estrutura organizacional; responsabilidades; procedimentos; processos; recursos.
Um SGA no funciona sem a ajuda de outros sistemas como a gesto da qualidade e a segurana no trabalho!
PLANEJAMENTO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Responsabilidades Autoridades RECURSOS Mo de Obra Materiais Mquinas

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL (SGA)

PROCEDIMENTOS

IMPLANTADO E MANTIDO

PROCESSOS Mtodos Prticas

SGA - OBJETIVOS

SGA
Situar-se acima das exigncias legais deixou de ser apenas uma estratgia preventiva para constituir-se numa vantagem competitiva. Melhorias nos processos existentes; Uso de tecnologias mais limpas; Gerenciamento da preveno de perdas;

Estabelece ordem e consistncia nas metodologias da organizao atravs de: Locao de recursos; Designao de responsabilidades;

reduo de custos de produo; uso mais racional de energia e de matrias primas; menores quantidades de rejeitos; menores nmeros de incidentes / acidentes; maior eficincia de converso;

Progressiva avaliao de prticas, procedimentos e processos para melhoria contnua.

3/4/2013

SGA
Benefcio potenciais do SGA: 1. Atendimento s expectativas ambientais dos clientes; 2. Boas relaes com a comunidade; 3. Atendimento aos critrios dos investidores e melhorar o acesso do capital; 4. Contratao de seguros a preos razoveis; 5. Melhorar a imagem e aumentar a fatia do mercado; 6. Atender os critrios de aceitao de vendedores; 7. Capacitao para disposio de resduos / gerao de resduos minimizada.
Benefcio potenciais do SGA: 8. Controle de custos; 9. Limitar as responsabilidades legais;

SGA

10. Melhoria do processo / aumento da produtividade; 11. Conservao de materiais e energia; 12. Maior facilidade na escolha de locais para instalao e obter permisses; 13. Desenvolvimento e transferncia de tecnologia; 14. Melhores relaes com a indstria e o governo; 15. Melhor desempenho ambiental e consequente melhoria do meio ambiente.

Instrumentos da poltica ambiental pblica

Instrumentos da poltica ambiental pblica


Constituio Federal Legislao Estadual Poltica Nacional de Meio Ambiente IPAAM: Licenciamento

Instrumentos explcitos

Instrumentos de comando e controle Padro de qualidade ambiental

Instrumentos econmicos

Padres de emisso

Instrumentos fiscais

Instrumentos de mercado

Padres tecnolgicos

Resoluo CONAMA 237/97 Licenciamento

Resoluo CONAMA 001/86 EIA-RIMA

Licenciamento
Lei Federal 6938/81 Estabeleceu ligao entre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental

Licenas Ambientais

Licena prvia

Licena de instalao

Licena de operao

Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso. (Resoluo 237/97 - CONAMA).

LP: Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade; LI: Concedida na fase de incio das atividades de instalao do empreendimento ou atividade; LO: Concedida aps instalao do empreendimento e renovada aps verificao dos procedimentos executados.

3/4/2013

Licena prvia
Tem por objetivo avaliar a viabilidade ambiental do empreendimento ou atividade, aprovando ou no sua localizao e concepo; A avaliao est fundamentada em estudo ambiental especfico; Define requisitos e condicionantes para as prximas fases, especialmente na elaborao do projeto.

Licena de instalao
Tem por objetivo autorizar a instalao de empreendimento ou atividade, em conformidade com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, bem como com as exigncias contidas na LP; Estabelece as medidas de controle ambiental e outras condicionantes associadas mitigao dos possveis impactos ambientais associados as fases subsequentes; Podem ser solicitados novos estudos ou planos de controle ambiental para subsidiar esta fase do licenciamento.

Prazo de validade das licenas


Licena de operao
Tem por objetivo autorizar o incio da operao da atividade ou empreendimento; Dever ser comprovado o cumprimento de todas as condicionantes e exigncias estabelecidas nas licenas anteriores; Estabelece as medidas de controle ambiental e outras condicionantes associadas mitigao dos impactos ambientais associados fase de operao.
LP: conforme cronograma de elaborao dos planos, programas e projetos, no podendo ser superior a 5 (cinco) anos; LI: conforme cronograma de instalao do empreendimento ou atividade, no podendo ser superior a 6 (seis) anos; LO: conforme planos de controle ambiental, sendo, no mnimo, 4 (quatro) anos e, no mximo, 10 (dez) anos. A LP e LI podero ter os prazos de validade prorrogados, desde que no ultrapassem os prazos mximos estabelecidos; Na renovao da LO, o prazo de vigncia poder ser alterado em funo do desempenho ambiental no perodo de vigncia da licena anterior; Poder ser estabelecido prazo de validade diferenciado para a LO, tendo em vista a natureza e a peculiaridade do empreendimento ou atividade, que pode estar sujeito a encerramento ou modificao em prazo inferior ao previsto na lei.

ETAPAS do Processo de Licenciamento


Definio dos documentos, projetos e estudos ambientais, correspondente licena a ser requerida;

ETAPAS do Processo de Licenciamento


Solicitao de esclarecimentos e complementaes decorrentes de audincias pblicas, quando couber (no mximo, duas vezes);

Requerimento da Licena Ambiental com documentos, projetos e estudos, dando-se a devida publicidade;

Emisso de parecer tcnico conclusivo e, quando couber, parecer jurdico;

Anlise dos documentos, projetos e estudos pelo rgo responsvel. Realizao de vistorias, quando necessrio;

Deferimento ou indeferimento do pedido de licena, dando-se a devida publicidade;

Solicitao de esclarecimentos e complementaes mximo, duas vezes, quando necessrio);

(no

Caso concedida a licena, cumprimento das estabelecidas nas mesmas.

condicionantes

3/4/2013

Documentao necessria
Formulrio de Requerimento preenchido e assinado pelo representante legal (cada rgo possui o seu modelo); Publicao do requerimento de licena ambiental, conforme CONAMA; Cpia do CPF e CI do representante legal que assinar o requerimento; Cpia do CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica; Projeto tcnico (incluindo ART e plantas assinadas); ESTUDOS AMBIENTAIS; Documento de propriedade do terreno ou certido de aforamento ou cesso de uso; Declarao de Prefeitura de conformidade do empreendimento com a legislao aplicvel ao uso e ocupao do solo; Quando for o caso, Autorizao para supresso de vegetao e Outorga de direito de uso da gua (de acordo com a fase de licenciamento); Comprovante de pagamento da taxa de licenciamento.

Estudos Ambientais so todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsdio para a anlise da licena requerida, tais como: relatrio ambiental, plano e projeto de controle ambiental, diagnstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperao de rea degradada e anlise preliminar de risco.
Tipos de Estudos Ambientais: Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental - EIA/RIMA RCA Relatrio de Controle Ambiental PCA Plano de Controle Ambiental EVA Estudo de Viabilidade Ambiental PBA Plano Bsico Ambiental RIVI Relatrio de Impacto de Vizinhana PRAD Plano de Recuperao de reas Degradadas

Qual a diferena entre Licenciamento ambiental e EIA/RIMA?


Toda atividade que fizer uso de recursos natural est obrigada a ter o Licenciamento Ambiental (CONAMA 237/97), e se essa atividade gerar significativa degradao ambiental, ainda, ter que apresentar EIA/RIMA (Art. 2/ CONAMA 001/86).

10

4/4/2013

UFAM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Negcios na era da sustentabilidade

SOCIEDADE Promove a discusso dos temas, encaminhando suas exigncias para os representantes polticos.

GOVERNO Pressionado pela opinio pblica, cria leis que satisfaam suas exigncias.

EMPRESA Em obedincia s leis modifica sua prtica, evitando seus efeitos negativos de sua prtica sobre a comunidade local.

ECOEFICINCIA
Racionar o uso da matriaprima e aumentar sua eficincia Aproveitar fontes de energias limpas Reduzir a quantidade de lixo txico

Licenas Ambientais

Licena prvia

Licena de instalao

Licena de operao

Gesto Ambiental

Reduzir o nmero de acidentes

Diminuir o consumo de energia

LP: Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade; LI: Concedida na fase de incio das atividades de instalao do empreendimento ou atividade; LO: Concedida aps instalao do empreendimento e renovada aps verificao dos procedimentos executados.

Reciclar materiais

Documentao necessria
Formulrio de Requerimento preenchido e assinado pelo representante legal (cada rgo possui o seu modelo); Publicao do requerimento de licena ambiental, conforme CONAMA; Cpia do CPF e CI do representante legal que assinar o requerimento; Cpia do CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica; Projeto tcnico (incluindo ART e plantas assinadas);

Estudos Ambientais so todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsdio para a anlise da licena requerida, tais como: relatrio ambiental, plano e projeto de controle ambiental, diagnstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperao de rea degradada e anlise preliminar de risco.
Tipos de Estudos Ambientais: PCA Plano de Controle Ambiental RCA Relatrio de Controle Ambiental EVA Estudo de Viabilidade Ambiental PBA Plano Bsico Ambiental RIVI Relatrio de Impacto de Vizinhana PRAD Plano de Recuperao de reas Degradadas Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental - EIA/RIMA

ESTUDOS AMBIENTAIS;
Documento de propriedade do terreno ou certido de aforamento ou cesso de uso; Declarao de Prefeitura de conformidade do empreendimento com a legislao aplicvel ao uso e ocupao do solo; Quando for o caso, Autorizao para supresso de vegetao e Outorga de direito de uso da gua (de acordo com a fase de licenciamento); Comprovante de pagamento da taxa de licenciamento.

4/4/2013

IMPACTOS AMBIENTAIS
Impacto positivo ou benfico: quando a ao resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Impacto negativo ou adverso: quando a ao resulta em um dano qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Impacto direto: resultado da simples ao causa e efeito fceis de identificar efeitos diretos da ao do projeto. Impacto indireto: resultante de uma reao secundria ou quando parte de uma cadeia de reaes (crescimento pop. moradias, escolas, transporte etc.). Impacto local: quando a ao afeta o prprio stio e suas imediaes.

IMPACTOS AMBIENTAIS
Impacto estratgico: quando a ao tem relevncia no mbito regional e nacional. Impacto a mdio e longo prazo: quando os efeitos da ao so verificados posteriormente. Impacto temporrio ou de curto prazo: quando o feito da ao tem durao determinada. Impacto permanente: quando o impacto no pode ser revertido. Impacto cclico: quando os efeitos se manifestam em intervalos de tempo determinados. Impacto reversvel: quando cessada a ao, o ambiente volta sua forma original.

Impacto regional: quando a ao se faz sentir alm das imediaes do stio.

Gradativamente, verificou-se que o EIA poderia ser dividido em duas fases:


1 Fase Diagnstico: consideram-se todos os efeitos positivos e negativos associados ao projeto, como um todo. 2 Fase Prognstico: estuda-se como o projeto pode ser desenvolvido menor nmero possvel de efeitos sociais e ambientais negativos.
Descrio do sistema natural e antrpico;

Projetos sujeitos ao EIA/RIMA


Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; Ferrovias; Portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; Aeroportos; Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; Linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230KV; Obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos; Extrao de combustvel fssil; Extrao de minrio, inclusive os de classe II (areia, argila, cascalho); Aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; Usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte da energia primria, acima de 10MW.

Anlise dos efeitos de projetos de desenvolvimento;

Apresentao de alternativas e medidas visando minimizar e/ou eliminar os efeitos; Deciso sobre o projeto (apoio tcnico) Imparcial ; Permisso para orientao pblica, eliminando, no que for possvel, os interesses polticos e econmicos.

EIA - Objetivos
Proteger o ambiente para as futuras geraes; Garantir a sade, a segurana e a produtividade do meio-ambiente, assim como seus aspectos estticos e culturais; Garantir a maior amplitude possvel de usos, benefcios dos ambientes no degradados, sem riscos ou outras consequncias indesejveis; Preservar importantes aspectos histricos, culturais e naturais de nossa herana nacional; Manter a diversidade ambiental; Garantir a qualidade dos recursos renovveis; Introduzir a reciclagem dos recursos no renovveis; Permitir uma ponderao entre os benefcios de um projeto e seus custos ambientais, normalmente no computados nos seus custos econmicos.

ETAPAS do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)


Etapa 1 Perguntas

Qual o lugar ideal para o projeto? Alternativas tecnolgicas e Que tecnologias podem ser utilizadas? de localizao do projeto Que impactos elas provocam sobre o meio ambiente? Impactos ambientais nas Que impactos ambientais sero fases de instalao e provocados pela instalao e pelo operao funcionamento do empreendimento? rea geogrfica pelo projeto atingida Que reas sero atingidas direta ou indiretamente pelo projeto?

2 3 4

Planos e programas O impactos do empreendimento governamentais existentes atrapalham os programas ambientais na regio existentes na regio?

4/4/2013

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA


Informaes gerais

Informaes gerais Caracterizao do empreendimento rea de influncia Diagnstico ambiental Anlise dos impactos ambientais Medidas mitigadoras Programa de monitoramento

Nome, razo social, endereo etc.; Histrico do empreendimento; Nacionalidade de origem e das tecnologias; Porte e tipos de atividades desenvolvidas; Objetivos e justificativas no contexto econmico-social do pas, regio, estado e municpio; Localizao geogrfica, vias de acesso; Etapas de implantao; Empreendimentos associados e/ou similares.

EIA

Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA


Caracterizao do Empreendimento

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA


rea de Influncia

Para cada uma das fases (planejamento, implantao, operao e desativao):

Caracterizao atual do ambiente natural, ou seja, antes da implantao do projeto, considerando: as variveis suscetveis de sofrer direta ou indiretamente efeitos em todas as fases do projeto; os fatores ambientais fsicos, biolgicos e antrpicos de acordo com o tipo e porte do empreendimento; informaes cartogrficas com as AIs em escalas compatveis com o nvel de detalhamento dos fatores ambientais considerados.

Objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; A descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando: rea de influncia, matrias primas, mo de obra, fontes de energia, processos e tcnica operacionais, provveis efluentes, emisses, resduos de energia, gerao de empregos.

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA


Diagnstico Ambiental

Componentes do diagnstico ambiental


Subsolo, guas, ar, clima, recursos minerais, topografia, solo, corpos dgua, regime hidrolgico, correntes marinhas e atmosfricas. Fauna, flora, espcies indicadoras de qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e reas de preservao permanente. Uso e ocupao do solo, da gua, socioeconomia, stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilizao futura desses recursos.

Meio fsico
Meio fsico: subsolo, as guas, o ar e o clima: condies meteorolgicas e o clima qualidade do ar; nveis de rudo; caracterizao geolgica e geomorfolgica; usos e aptides dos solos; recursos hdricos: hidrologia superficial, hidrogeologia, oceanografia fsica, qualidade das guas, usos das guas. Meio antrpico ou socioeconmico: Dinmica populacional; Uso e ocupao do solo; Nvel de vida; Estrutura produtiva e de servios organizao social.

Meio biolgico

Meio socioeconmico

4/4/2013

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA


Anlise dos impactos

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA


Medidas Mitigadoras

Avaliao da inter-relao e da magnitude (metodologias): Anlise custo-benefcio; Listas de checagem/controle (identifica consequncias); Matrizes de interao; Anlise de Rede; Mapeamento por superposio; Modelagem.

Sntese conclusiva relevncia de cada fase: planejamento, implantao, operao e desativao; identificao, previso da magnitude e interpretao, no caso da possibilidade de acidentes. Descrio detalhada de cada fator ambiental impactos sobre o meio fsico; impactos sobre o meio biolgico; impactos sobre o meio antrpico.

Apresentadas e classificadas quanto a: sua natureza: preventivas ou corretivas; fase do empreendimento em que devero ser implementadas; o fator ambiental a que se destina (fsico, bitico e antrpico); o prazo de permanncia de sua aplicao; e a responsabilidade por sua implementao.

Diretrizes para elaborao do EIA/RIMA


Programa de monitoramento

Relatrio de Impacto Ambiental


O RIMA refletir as concluses do EIA Suas informaes tcnicas devem ser expressas em linguagem acessvel ao pblico, ilustradas por mapas com escalas adequadas, quadros, grficos e outras tcnicas de comunicao visual, de modo que possam entender claramente as possveis consequncias ambientais do projeto e suas alternativas, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Objetivos e justificativas do projeto; Descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais; Sntese dos resultados dos estudos de diagnstico; Descrio dos impactos ambientais; Caracterizao da qualidade ambiental futura da AI; Programa de acompanhamento e monitoramento; Recomendao quanto alternativa mais favorvel.

Neste item devero ser apresentados os programas de acompanhamento da evoluo dos impactos ambientais positivos e negativos causados pelo empreendimento, considerando-se as fases de planejamento, de implementao, operao e desativao e, de acidentes. Indicar e justificar: os parmetros selecionados para avaliao; a rede de amostragem proposta; os mtodos de coleta e anlise das amostragens; periodicidade das amostragens para cada parmetro, de acordo com os fatores ambientais; os mtodos a serem empregados para o armazenamento e tratamento dos dados.

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL

DEFINIO DO SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL (SGA)


A GESTO AMBIENTAL pode ser definida como sendo um CONJUNTO de polticas, programas e prticas administrativas e operacionais que levam em conta a sade e a segurana das pessoas e a proteo do meio ambiente atravs da eliminao ou minimizao de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantao, operao, ampliao, realocao ou desativao de

INTERESSES E ORGANIZAES DE INFLUNCIA NO DESEMPENHO AMBIENTAL DA ORGANIZAO

empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.

rgos regulamentadores clientes (corporativos e individuais ) bancos seguradoras funcionrios comunidade local grupos de interesses particulares

4/4/2013

SGA - OBJETIVOS
Situar-se acima das exigncias legais deixou de ser apenas uma
PLANEJAMENTO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Responsabilidades Autoridades RECURSOS Mo de Obra Materiais Mquinas

estratgia preventiva para constituir-se numa vantagem competitiva. Melhorias nos processos existentes; Uso de tecnologias mais limpas; Gerenciamento da preveno de perdas;

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL (SGA)

reduo de custos de produo; uso mais racional de energia e de matrias primas;

PROCEDIMENTOS

IMPLANTADO E MANTIDO

menores quantidades de rejeitos;


PROCESSOS Mtodos Prticas

menores nmeros de incidentes / acidentes; maior eficincia de converso. Certificao Ambiental

CERTIFICAO AMBIENTAL
Comprovao de que determinado rgo empreendedor que se utiliza do meio ambiente para produzir est em conformidade com a Poltica Nacional do Meio Ambiente N 6938/81, deixando-o na melhor condio possvel a fim de obter um desenvolvimento sustentvel.

ISO 14000
A ISO (International Organization for Standartization Organizao Internacional de Padronizao/Normatizao) um organismo no governamental e no Brasil sua representante e um dos seus fundadores a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas).

As normas da ISO 14.000 so uma famlia de normas que buscam estabelecer ferramentas e sistemas para a administrao ambiental de uma organizao, estabelecendo normas para a implantao de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA).

A CRIAO: Crescentes presses das comunidades de diferentes pases; Preocupao com a proteo ao meio ambiente; Surgiram vrias padronizaes regionais e nacionais com respeito Gesto e Rotulagem Ambiental (Globalizao): Inglaterra Norma BS-7750 sobre Gesto Ambiental. Canad, a Canadian Standards Association, normalizou um modelo prprio de Gesto Ambiental. C.E.E. - Comunidade Econmica Europia, formulou normas para rotulagem, gesto e auditoria ambiental. Pases como EUA, Alemanha e Japo criaram programas nacionais de rotulagem ambiental.

Certificao ambiental pelo mundo

Selo Verde de Taiwan

Selo Verde do Canad

Certificado Ambiental dos Pases Nrdicos

Selo Verde da Nova Zelndia


29

Selo Verde de Singapura

Selo Verde Norte Americano

4/4/2013

Vantagens e Benefcios da Certificao Ambiental


Melhor imagem junto a clientes e consumidores; Maior qualidade do produto; Adotada como estratgia de marketing, como uma oportunidade de mercado para diferenciar-se dos concorrentes; Contribui para insero da marca em novos nichos de mercado com alta exigncia ambiental; Existe um comprometimento da administrao para atender s disposies de sua poltica, objetivos e metas; dada maior nfase preveno do que s aes corretivas; Podem ser oferecidas evidncias de atuao cuidadosa e de atendimento aos requisitos legais; A concepo de sistemas incorpora o processo de melhoria contnua.

Objetivos da ISO 14.000 Criar a certificao por meio de rtulos ecolgicos,

possibilitando identificar aquelas empresas que atendem legislao ambiental e cumprem os princpios de desenvolvimento sustentvel.
REQUER: compromisso melhoria contnua; compromisso preveno da poluio; compromisso ao cumprimento da legislao; no exige a adoo da melhor tecnologia disponvel.

Avaliao da ISO 14.000 x SGA


1: SISTEMAS DE GESTO AMBIENTAL
1: ESPECIFICAES..........................................(14001) 2: DIRETRIZES GERAIS.....................................(14004)

Normas ISO
4: AVAL. DE DESEMPENHO AMBIENTAL
1 e 2: AVAL DESEMPENHO AMBIENTAL...........(14031)

A srie ISO 14.000 pode ser resumida, para gesto ambiental, em seis grupos de normas divididos em dois grandes blocos, um direcionado para o produto, outro para a organizao.
Avaliao da Organizao: Sistema de Gesto Ambiental, Auditoria Ambiental, Avaliao do Desempenho Ambiental. Avaliao do produto: Rotulagem Ambiental, Anlise do ciclo de vida, Aspectos Ambientais de Normas de Produtos.

2: AUDITORIAS AMBIENTAIS E INVESTIGAES AMBIENTAIS RELACIONADAS


1: PRINCPIOS GERAIS DE AUDITORIA..............(14010) 2: PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA.............(14011/1) 3: CRITRIO DE QUALIFICAO DE AUD.......... (14012) 4: AVALIAES AMBIENTAIS DE STIOS............(14015)

5: ANLISE DE CICLO DE VIDA (LCA)


1: PRINCPIOS E ESTRUTURA DO LCA.................(14040) 2 E 3: ANL DE INVENTRIO DE CICLO DE VIDA..(14041) 4: AVAL DE IMPACTOS DO CICLO DE VIDA...........(14042) 5: INTERPRETAO DO LCA................................(14043)

3: ROTULAGEM (SELOS) AMBIENTAIS


1: PRINCPIOS, PRTICAS E CRITRIOS ORIENTATIVOS PARA PROGRAMAS BASEADOS EM CRITRIO MLTIPLO..................................................(14024) 2: SELO TIPO III..............................................(14025) 3: AUTO DECLARAO - TERMOS E DEF. ........(14021) 4: SELOS ECOLGICOS - SMBOLOS.................(14022) 5: METODOLOGIAS DE ENS. E VERIFICAO ..(14023) 6: OBJETIVOS E PRINCPIOS............................(14020)

6: TERMOS E DEFINIES
1: TERMOS E DEFINIES....................................(14050)

GUIA PARA A INCLUSO DE ASPECTOS AMBIENTAIS EM NORMAS DE PRODUTOS (GUIA 64)

Reviso pela direo

Poltica Ambiental

Planejamento:
Aspectos ambientais; Requisitos legais; Objetivos e metas; Programas de gesto.

Poltica Ambiental
a) Seja apropriada a natureza, escala e impactos ambientais da suas atividades, produtos ou servios; b) Inclua o comprometimento com a melhoria contnua e com a preveno da poluio; c) Inclua o comprometimento com o atendimento legislao e s normas ambientais aplicveis e aos demais requisitos subscritos pela organizao; d) Fornea a estrutura para o estabelecimento e a reviso dos objetivos e das metas ambientais; e) Seja documentada, implantada, mantida e comunicada a todos os empregados; f) Esteja disponvel para o pblico.

SGA (ISO 14000)


Melhoria contnua

Implementao e operao: Verificaes e aes corretivas:


Monitorizao e medio; No conformidades; Aes corretivas e preventivas; Registros; Auditorias internas.
Estrutura e responsabilidade; Formao, sensibilizao e competncia; Consulta e comunicao; Documentao do SGA; Controle de documentos e dados; Controle operacional; Preparao e respostas emergenciais.

4/4/2013

Planejamento

Implementao e operao
a) As funes, responsabilidades e autoridades devem ser definidas para facilitar a gesto; b) Treinamento, conscientizao e competncia para todo o pessoal envolvido; c) Comunicao: com relao aos seus aspectos ambientais a organizao deve estabelecer e manter procedimentos para a comunicao interna entre vrios nveis e funes da organizao; d) Controle operacional: identificao daquelas operaes e atividades associadas aos aspectos ambientais significativos identificados com sua poltica, objetivos e metas; e) Preparao e atendimento a emergncias: procedimento para identificar e atender a acidentes e situaes de emergncia.

a) Estabelecer e manter procedimento(s) para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou servios que tenham impactos significativos no meio ambiente; b) Identificar e ter acesso legislao e a outros requisitos, aplicveis aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos e servios; c) Estabelecer e manter objetivos e metas ambientais documentados; d) Manter programa de gesto ambiental para atingir os objetivos;

Monitoramento

Gesto Ambiental ISO 14000


a) Monitoramento e medio: manter procedimentos documentados para monitorar e medir suas operaes e atividades de significao ambiental; b) No conformidade e aes corretivas e preventivas para mitigar quaisquer impactos imprevistos; c) Registros de treinamentos e resultados de auditorias e anlises crticas; d) Auditorias internas peridicas do SGA.
Avaliao do Desempenho Ambiental Auditoria Ambiental Rotulagem Ambiental Padres e produtos

SGA

Ciclo de vida

Avaliao do Desempenho Ambiental


Uma Avaliao de Desempenho Ambiental (ADA) um processo de gesto interna empresa, constituindo-se em ferramenta destinada em prover a gesto da empresa com informaes reais e mensurveis em relao a uma base e/ou critrios estabelecidos, que mostraro se, ao longo do tempo, o desempenho ambiental da empresa est indo ao encontro desses parmetros.

reas de avaliao / Indicadores


Sistemas de gesto: implantao de polticas e de programas, conformidades, desempenho financeiro, relaes com a comunidade.
Sistema operacional: quantidade de materiais utilizados no processo, quantidade de energia utilizada nos processos, servios de suporte s operaes da empresa, infraestrutura e equipamentos utilizados pela empresa, fornecedores e clientes, produtos, servios executados pela empresa, resduos da produo, emisses.

Meio ambiente: ar, gua, solo, fauna, flora, seres humanos, comunidade, esttica etc.

4/4/2013

AUDITORIAS

Auditoria Ambiental
o processo sistemtico e documentado de verificao, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidncias de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistema de gesto e condies ambientais especificados ou as informaes relacionadas a estes, esto em conformidade com os critrios de auditoria, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.

43

Objetivos
MELHORAR A IMAGEM PBLICA AUMENTAR A CONSCIENTIZAO E O ENTENDIMENTO DO RISCO REDUZIR CUSTOS ATRAVS DE UMA OPERAO EFICIENTE E SEGURA

Avaliao de impacto ambiental aps implantao de um empreendimento; Verificao do cumprimento da legislao aplicvel existente; Determinao das causas de um acidente; Analisar riscos de provvel acidente e os riscos jurdicos, econmicos e financeiros.

POR QUE AUDITAR ?

REDUZIR A EXPOSIO DOS EMPREGADOS E DA COMUNIDADE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS MELHORAR A CONDIO DE CONFORMIDADE COM A LEGISLAO REDUZIR A OCORRNCIA DE PENALIZAES

4 5

Auditoria Ambiental

Marketing Disposio Final Desenvolvimento

Conformidade
Evitar multas ou indenizaes

Ativos em estoque
Bens e direitos da empresa (valor ativo)

Ps-acidente
Investigar as causas de acidentes

Auditoria
Interna, envolvidos e equipe independente

Consumo

Ciclo de vida do Produto

Matria Prima

Desempenho
Avaliao da poltica e das aes de Lei

Desperdcios e emisses
Verificar se pode desperdiar menos e diminuir as emisses

Fornecedor
Avaliao das aes ambientais do fornecedor Distribuio

Processo

Embalagens

4/4/2013

Compatibiliza os impactos ambientais decorrentes de todas as etapas envolvidas, desde a sua concepo mercadolgica, planejamento, extrao e uso de matrias-primas, gasto de energia, transformao industrial, transporte, consumo, at seu destino final (no caso de embalagens), pela disposio em aterro sanitrio ou a sua reciclagem.

Vantagens da utilizao da anlise do Ciclo de Vida


a) a viso sistmica do setor em relao ao impacto ambiental; b) propiciar a identificao das partes crticas da produo e do uso, orientando as aes voltadas melhoria do sistema; c) sensibilizar todos os componentes do sistema para os problemas ambientais envolvidos; d) oferecer elementos para a orientao de discusses no mbito sistmico do processo, em detrimento a pontos especficos; e) proporcionar informaes bsicas para a discusso e avaliao de assuntos ambientais.

O monitoramento de aspectos indiretos envolvidos com estas etapas do processo so relevantes, como: identificao e quantificao das emisses gasosas, o tratamento de efluentes e resduos slidos finais.

Rotulagem (selo) Ambiental


A rotulagem ambiental da srie ISO 14.000 a certificao de produtos adequados ao uso, que apresentam menor impacto no meio ambiente em relao a produtos comparveis disponveis no mercado. Objetivo: Promover a melhoria da qualidade ambiental de produtos e processos, mediante a mobilizao das foras de mercado pela conscientizao de consumidores e produtores .

Pontos bsicos da Rotulagem


difere da certificao convencional de produtos que adotam normas (requisitos mnimos de qualidade); efetuada em relao a critrios bem definidos; difere das Etiquetas de Advertncia (Ex.. cigarros) ou Etiquetas Informativas; um mecanismo de informao ao consumidor; um instrumento de marketing para as Empresas.

Tipos de rotulagem ambiental


Tipo I: Certificao com base em consideraes sobre o ciclo de vida e critrios mltiplos. Tipo II: Auto-declarao informativa feita pelos prprios fabricantes. Tipo III: Fornece dados sobre um produto a partir de categorias de critrios pr-estabelecidos por uma entidade, com base na anlise do ciclo de vida, e verificados por esta ou outra entidade qualificada.

ROTULAGEM AMBIENTAL NO BRASIL


(Selo Verde)

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS FRUM NACIONAL DE NORMALIZAO ORGANISMO DE CERTIFICAO

4/4/2013

ABNT - Qualidade Ambiental

MARKETING ECOLGICO
Pesquisas realizadas no mercado norte americano sobre mercado verde
11.4 %

13.4 %

Obteno e manuteno da Certificao


Produtores
Encaminha processo com parecer Examina e avalia o processo

4.5 % 2.8 % 2.0 % 1.1 %

Solicitam a certificao

ABNT/DTC

ABNT/CTC

Avalia baseando-se nos critrios: Anlise da documentao Inspeo Auditorias Testes Produto certificado: Matria Prima Produo Utilizao Descarte Final
ABNT/DTC - Gerncia de Certificao ABNT/CTC - Comit Tcnico de Certificao ABNT/CC - Comisso de Certificao

Prope aprovao

-5%

ABNT/CC

Aprova Certificao

1985

1986

1987

1988

1989

1990

1991

Contrato de Licena de uso da Marca Acompanhamento: Testes e auditorias peridicas

Crescimento da propaganda verde: 1989 - 1990 MDIA IMPRENSA TV 1989 32 9 1990 170 42 MUDANA + 430 % + 367 %

ABNT/DTC

ECOEFICINCIA
Apelo para assegurar que seus sistemas de produo, produtos e servios esto comprometidos com uma performance econmica e ambiental corretas Condutas que a empresa adota na busca pela eco-eficincia:
minimizao do consumo de matrias-primas virgens e sua substituio por materiais reciclados; concentrao de esforos para diminuir a toxicidade de seus produtos, aumentando-lhes sua vida til; reduo de gasto de energia em seus processos.

Consumidor Verde
a) Busca a qualidade evitando produtos com impactos ambientais; b) Recusa produtos derivados de espcies em extino; c) Observa os selos verdes; d) Leva em conta a biodegradabilidade do produto; e) Escolhe produtos isentos de alvejantes e corantes; f) Admite sobrepreo relativo qualidade ambiental;

g) No compra produtos com embalagens excessivas; h) Prefere produtos com embalagens reciclveis.

10

Anda mungkin juga menyukai