Anda di halaman 1dari 9

TTULO: "A VIDA DO NOVO CONVERTIDO" TEXTO UREO II Cor 5:17 LEITURA BBLICA EM CLASSE: II Cor 5:17; Tt 2:11-13;

; 3:3-8 PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO


e-mail: geluew@yahoo.com.br blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/

I INTRODUO:

Aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor , sem dvida, o mais fascinante projeto de vida de uma pessoa. Na verdade, esta deciso muito mais significativa, porquanto h de alterar nossa vida no tempo e na eternidade. Ainda mais: A deciso de seguir a Jesus, constitui-se em motivo de alegria para a Igreja a qual passamos a pertencer, bem como para os anjos de Deus, pois foi em decorrencia dessa nossa importante deciso que eles se alegraram no cu Lc 15:7

II - CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO DEVE SABER:

No incio de caminhada com Jesus Cristo, h, pelo menos, cinco coisas importantes que voc, Novo Convertido, deve saber. So elas: (1) - OS SEUS PECADOS FORAM PERDOADOS - A Bblia apresenta a sua vida de outrora, como uma vida de escravido ao pecado, mas diz tambm que voc, agora, servo da justia divina Rm 6:17-18.

(2) - AGORA VOC UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO II Cor 5:17 - O "velho" e o "antigo" tm a ver com a vida de outrora, ou seja, a vida que voc tinha at o instante em que se decidiu por aceitar a Jesus como seu Salvador nico e pessoal. "Nova criatura" ou aquilo que se fez "novo", diz respeito vida que voc passou a viver desde a I Pe 1:3, 23.

(3) - DEUS AMA VOC Jo 3:16; Rm 5:8 - A maior prova do amor de Deus para com voc e para com todo o mundo, ter Ele permitido que o seu Filho Jesus Cristo padecesse e morresse para salvar-nos e reconciliar-nos com Ele Rm 5:9 Descanse no amor de Deus. Ele sempre faz o melhor em benefcio de seus amados.

(4) - VOC FILHO DE DEUS Rm 8:14-17 - O seu relacionamento com Deus mudou a partir de agora. A sua relao anterior com Deus era base de criatura e Criador, ru e Juiz. Agora diferente: Voc filho de Deus, herdeiro dEle e coherdeiro de Jesus Cristo. Nesta condio o seu vnculo familiar com Deus vem torn-lo infinitamente mais digno e mais honrado que o principal dos herdeiros da maior fortuna deste mundo. Repouse no privilgio de ser filho amado de Deus.

(5) - VOC PODE VIVER VITORIOSAMENTE I Cor 15:57 - A sua vida de outrora era uma vida de fracassos e de derrotas espirituais. Agora, porm, liberto do pecado e salvo por Jesus Cristo, voc tem pela frente uma deslumbrante vida de triunfos. Apesar de a partir de agora voc passar a possuir trs terrveis inimigos, Deus lhe oferece proviso que o habilita a venc-los. Esses trs inimigos so: a carne, o mundo e Satans. Voc pode vencer a carne (Rm 13:13-14); voc pode vencer o mundo (I Jo 5:4); voc pode vencer a Satans (I Jo 5:18). No se assuste diante da perda de algumas das suas batalhas. Perder uma batalha, no significa perder a guerra. Certamente que voc perder algumas das suas batalhas, mas o triunfo final ser seu. Segundo a Bblia, ao apagar as luzes desta vida, bem como ao brilhar as da eternidade, voc ser levado a dizer de forma triunfal: "Tragada foi a morte na vitria. Onde est, morte, o teu aguilho? Onde est, inferno, a tua vitria?" I Cor 15:54-55.

III CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO DEVE FAZER:

O nascer espiritual para Deus muito parecido com o nascimento fsico. Assim como um beb precisa de exerccios para crescer sadio e forte, da mesma forma, voc, como um beb espiritual, precisa exercitar-se, a fim de que seja espiritualmente sadio e forte. Com o propsito de ajudar no seu crescimento espiritual, importante que voc, Novo Convertido, faa o seguinte: (1) - ESTUDE A SUA BBLIA DIARIAMENTE Mt 4:4; Sl 1:2 - O que o alimento (carne, arroz, feijo, massas, legumes, frutas e verduras) para o corpo, o estudo piedoso da Bblia Sagrada para a sua alma. Alm de enriquec-lo espiritualmente

atravs dum melhor conhecimento de Deus, o estudo dirio da Bblia lhe dar os meios de responder convincentemente queles que ho de indagar-lhe quanto nova vida que agora voc tem em Jesus Cristo.

(2) - ORE CONSTANTEMENTE I Tm 2:1-2, 8 - A orao como uma ponte ou uma grande avenida atravs da qual a terra se liga ao cu. Atravs dessa grande via, voc pode ir ao trono da graa divina, bem como receber os grandes "carregamentos" de bnos prometidas por Deus. A orao o mais eloquente e o mais humilde discurso da alma a Deus. Quando voc ora, Deus intervm alargando as fronteiras de suas possibilidades. Quando voc ora, voc est dizendo a Deus que no pode lutar e vencer sem o auxlio dEle. A orao como o clcio necessrio ao crescimento e fortalecimento dos ossos. Para que voc cresa e se desenvolva espiritualmente sadio e forte, exercite-se na orao. Deus est disponvel, pronto a atend-lo.

(3) - VIVA FIELMENTE - Vivendo num mundo em que os valores morais e espirituais so tidos em pouca conta, mesmo assim Deus espera que voc viva fielmente diante dEle e diante dos homens. Certamente que algumas vezes voc ser tentado a abandonar o ideal duma vida fiel a Deus e aos princpios do Evangelho, e a abraar os princpios morais do mundo sem Deus. O que fazer no momento em que isto venha a acontecer? Resista. No abra mo da sua fidelidade Sl 101:6 - Aos que porventura indaguem at onde e quando devem ser fiis diante de Deus, Jesus Cristo responde: "S fiel at morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apc 2:10). Isto : ainda que a sua deciso de seguir a Jesus Cristo, nalgum momento, exija como paga a sua morte fsica, no importa, seja fiel at a, na esperana da vida da ressurreio ("a coroa da vida").

(4) - TENHA COMUNHO COM OS SEUS IRMOS - Como uma nova criatura em Cristo, voc foi feito membro dum corpo: a Igreja. Assim como todos os membros dum corpo funcionam conjuntamente para o bem-estar de todo o corpo, assim tambm voc deve contribuir com a edificao e progresso dos demais irmos, membros da comunidade, da igreja qual voc passa a pertencer a partir de agora. De acordo com o apstolo Joo, a comunho com os irmos, alm de identificar o seu carter com o de Deus, assegura-lhe o perdo de pecados (I Jo 1:7). Portanto, nunca permita que o Diabo ou qualquer outro ser, levante entre voc e seu irmo, qualquer coisa que venha a ser razo de contenda, inimizade e consequente afastamento um do outro Rm 12:10.

(5) - TESTEMUNHE DE JESUS CRISTO - Testemunhar dizer aos outros o que Jesus fez por voc e o quanto Ele teve misericrdia de voc. A Bblia registra muitos milagres operados por Jesus Cristo. Dentre esses, consta o de um

endemoninhado que foi miraculosamente liberto do demnio que o atormentava. Agradecido a Jesus pelo que Ele lhe havia feito, aquele homem pediu que Jesus lhe permitisse acompanh-Lo a partir da - Mc 5.18-20 - Note que aquele homem foi mandado por Jesus no sentido de testemunhar primeiro para os seus prprios parentes. isto o que Jesus espera de voc tambm. Possivelmente os seus parentes no vo aceitar o seu testemunho da primeira vez. No tem problema. Mais cedo ou mais tarde eles ho de descobrir que o Cristo que fez de voc uma nova criatura, tem o poder de fazer o mesmo por eles. Voc deve testemunhar de Jesus, seja por mandamento (Mc 16:15); seja por questo de gratido (Sl 116:1213).

IV - CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO PODE TER:

Alm de tudo quanto o Novo Convertido pode saber e fazer decorrente da sua nova vida em Cristo, existem ainda cinco coisas que Deus est interessado que voc, Novo Convertido, tenha; so elas: (1) - A PAZ VERDADEIRA - Na condio de pecador no remido, o homem est em conflito com Deus, com o prximo e consigo mesmo. Isto : o pecador que no conhece a Jesus Cristo como Salvador pessoal, vive em conflito, no conhece a paz verdadeira. Essa era a sua situao antes que aceitasse a Jesus e nascesse de novo (Ef 2:13-16). Agora voc tem paz com Deus (Rm 5:1-2); paz com o seu semelhante (Ef 2:13-17); e paz com voc mesmo (Jo 14:27). Tudo isso resulta da sua aceitao a Jesus Cristo, o "Prncipe da paz" (Is 9:6).

(2) - O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO - Quando voc aceitou a Jesus como seu suficiente Salvador, foi trazido a Ele pelo Esprito Santo. Ele lhe convenceu do pecado, da justia e do juzo (Jo 16:18). Agora, que voc um crente em Jesus, precisa ser batizado e cheio do Esprito Santo. No momento em que for batizado com o Esprito Santo, voc ser cheio do poder divino para, com autoridade, testemunhar de Jesus para o maior nmero de pessoas possvel (At 1:8). Procure saber mais sobre o batismo com o Esprito Santo. Busque-o. Ele para voc.

(3) - UMA VIDA MELHOR - Antes que qualquer outra coisa, a nova vida que voc agora tem em Cristo traduz-se numa vida melhor, medida em que ela procede de Deus atravs de Jesus Cristo (Jo 10:10). Vida abundante em Cristo, vida plena, melhor em todos os sentidos. Em primeiro lugar, Deus quer que voc desfrute de

bnos espirituais (Ef 1:3); segundo: Deus quer que voc goze de bnos fsicas, isto , Ele quer que voc prospere (Sl 103:3-5). Finalmente, Deus quer que voc seja abenoado materialmente (Mt 6:31-32). Todas estas bnos somadas ho de contribuir no sentido de que voc tenha uma vida cada vez melhor.

(4) - UMA VIDA DE CONFIANA EM DEUS - Na sua caminhada com Cristo, voc h de aprender que o melhor e mais duradouro para a sua vida, no precisamente aquilo que voc mesmo seja capaz de fazer e de adquirir. O melhor para a sua vida aquilo que Deus tem prometido e que far por voc. Evidentemente Deus espera que voc seja capaz de confiar na fidelidade dEle e de esperar no cumprimento cabal das Suas promessas Sl 37:1-8 - "Confia", "deleitate", "entrega" e "descansa" no Senhor, so termos que na prtica indicam a confiana que voc precisa ter em Deus. O que Deus lhe tem prometido, Ele far (Nm 23:14).

(5) - O CU - O ponto mais elevado de Sua experincia de seguir a Jesus ser o privilgio de estar para sempre na Sua augusta presena, bem como desfrutar das riquezas e tesouros do Seu reino vindouro, o cu. A Bblia designa o cu como a cidade dos crentes (Fp 3:20-21). Na sua revelao registrada no Apocalipse, o apstolo Joo descreve o cu como a habitao domiciliar de Deus com os homens redimidos de toda a terra (Apc 21:3-4). H quase dois mil anos, Jesus o inclui na sua orao feita ao Pai, desejando ter voc junto a Ele, para sempre (Jo 17:24).

V CONSIDERAES FINAIS:

Novo Convertido, agora que voc tomou conhecimento de todas estas coisas que Deus quer que voc saiba, faa e tenha, decida-se por jamais abandonar a deciso de seguir a Jesus. Jamais d as costas a Deus Hb 10:38-39.

"... QUANDO ANDAR EM TREVAS E NO TIVER LUZ NENHUMA, CONFIE NO NOME DO SENHOR E FIRME-SE SOBRE O SEU DEUS" Is 50:10 b.
Fonte de consulta: SUA NOVA VIDA EM CRISTO OS PRIMEIROS PASSOS NA F CRIST Raimundo de Oliveira CPAD Deus continue vos abenoando - GERALDO CARNEIRO FILHO

A VIDA DO NOVO CONVERTIDO Texto ureo: II Co. 5.17 Leitura Bblica: II Co. 5.17; Tt. 2.11-13; 3.3-8 Pb. Jos Roberto A. Barbosa http://www.subsidioebd.blogspot.com/ Twitter: @subsidioEBD Objetivo: Refletir sobre a vida do novo convertido, enquanto nova criatura, que, a partir do novo nascimento, passa a viver em plena comunho com Deus, reconhecendo o senhorio de Cristo. INTRODUO O novo nascimento, ou o nascimento de cima, conforme expresso por Jesus a Nicodemos em Jo. 3.3, condio para ver o Reino de Deus. O crente recm-nascido na igreja comumente denominado de novo convertido. Na lio de hoje estudaremos a respeito desse primeiro passo na caminhada crist. A princpio, atentaremos para a posio de nova criatura em Cristo, em seguida, para a vida dessa nova criatura, e, ao final, para a condio do novo convertido. 1. NOVO CONVERTIDO, NOVA CRIATURA A doutrina do novo nascimento, ou o nascimento de cima, se tornou amplamente impopular nas igrejas evanglica, especialmente entre o movimento pseudopentecostal (comumente chamado de neopentecostal). Essa, no entanto, uma revelao bblica, expressa pelo Senhor Jesus, quando condicionou a entrada no Reino de Deus ao novo nascimento. Em II Co. 5.17 Paulo refora esse ensinamento ao dizer que, "se algum est em Cristo, nova criatura : as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo". A nova criatura, kaine ktisis em grego, uma realidade que no est restrita aos primeiros dias de f, mas ao fato de o ser humano, em Cristo, ter assumido uma nova posio. O versculo 17 est em conexo com o 16, por esse motivo, h um elemento de relao gramatical: "assim que". Para Paulo, o fato de Jesus ter morrido e ressuscitado ensejou a construo de outra

dimenso, isto , a vivemos sempre de bom nimo (II Co. 5.6), no mais pelo que vemos, mas pela f (II Co. 5.7), na expectativa do tribunal de Cristo, quando as obras dos crentes sero julgadas (II Co. 5.10); constrangidos pelo amor de Cristo (II Co. 5.14), por isso, "as coisas velhas j passaram". nesse contexto que, diz Paulo aos Glatas, "Porque em Cristo Jesus nem a circunciso, nem a incircunciso tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura" (Gl. 6.15) e os que andam assim, "paz e misericrdia" (Gl. 6.16). Isso porque fomos criados em Cristo Jesus (Ef. 2.10), para tanto, revestidos do novo homem, a fim de sermos segundo a imagem daquele que o criou (Cl. 3.10). 2. A VIDA DA NOVA CRIATURA O motivo para essa nova realidade que a graa de Deus, isto , Seu favor imerecido, se manifestou em Cristo, a fim de trazer salvao humanidade (Tt. 2.11). Paulo diz, em Cl. 1.26-28: "O mistrio que esteve oculto desde todos os sculos, e em todas as geraes, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais so as riquezas da glria deste mistrio entre os gentios, que Cristo em vs, esperana da glria; a quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo". Porque Cristo se manifestou, em graa, a bendita esperana da nova criatura a revelao gloriosa do "grande Deus e nosso Senhor" (Tt. 2.13). Enquanto essa no acontece, devamos permanecer nos ensinamentos do Mestre, sendo educado, nos cultos de instruo, nos estudos bblicos, na Escola Bblica Dominical, a fim de que vivamos, "renunciando impiedade e s concupiscncias mundanas", a presena do aoristo grego, nessa declarao, intensifica o carter dessa deciso, que deva ser definitiva, sem fazer concesso ao pecado, negando peremptoriamente em palavras e obras a impiedade, asebeia em grego que pode tambm significar a irreverncia em relao s coisas de Deus e as concupiscncias mundanas, tas kosmikas epithumias em grego, os desejos desenfreados que governam as vidas daqueles que esto distanciados de Deus. Neste presente sculo, vivamos no mais para ns mesmos, para Aquele que por ns morreu e ressuscitou (II Co. 5. 15), do seguinte modo: sobriamente ( sophronos) com a mente s, moderada, discretamente; justamente (dikaios) honestamente, retamente; e piamente ( eusebos) em disciplina espiritual. A esse respeito diz o Apstolo aos Romanos, aplicvel a todos os crentes atuais, sejam novos ou velhos convertidos: "Rogo-vos, pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus" (Rm. 12.1,2). 3. A CONDIO DA NOVA CRIATURA Anteriormente ramos "insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a vrias concupiscncias e deleites, vivendo em malcia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros" (Tt. 3.3). Felizmente apareceu um "mas" em nossas vidas, uma conjuno adversativa, um "porm", isso aconteceu "quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens". A manifestao de Cristo traz uma implicao tico-existencial para a nova criatura, essa no pode mais continuar vivendo como antigamente, cometendo os mesmos pecados de outrora. No fomos salvos pelas obras prprias, pois a salvao pela graa, por meio da f (Ef. 2.8,9), no entanto, depois de salvos, devemos praticar boas obras, as quais Deus mesmo preparou para que andssemos nelas (Ef. 2.8,10), a maioria dos cristos lembram bem dos versculos 8 e 9 do captulo 2 da Epstola de Paulo aos Efsios, mas esquecem do importante versculo 10. As obras no conduzem salvao, mas devam acompanhar a salvao, elas manifestam, perante a sociedade, que de fato somos nascidos de

Deus (I Jo. 5.1,4,18). Afinal, conforme expressou Tiago, a f sem as obras morta (Tg. 2.14-26), por meio delas que as pessoas que nos cercam podem ver que pertencemos a Deus. Essa no uma palavra de homens, mas de Deus, portanto, "fiel e digna de aceitao" (I Tm. 4.9), portanto, devemos dizer "amm", a Palavra de Deus inspirada pelo Esprito, a partir dela que a nova criatura pauta a sua vida, ela "proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra" (II Tm. 3.16,17). CONCLUSO Aplicar-se s boas obras deva ser a meta principal de todo cristo, novo ou antigo convertido, o motivo, diz o Apstolo, que estas coisas so "boas e proveitosas" (Tt. 3.8), os temos gregos so kalos, que quer dizer excelentes, nobres e ophelimos, lucrativas. Nesse tempo em que as pessoas somente pensam no ter, o desafio do crente o ser, buscar a vontade de Deus, vivendo a partir dos princpios do Reino de Deus, distintos dos valores dessa era presente. Os que so novas criaturas em Cristo, portanto, vivem a partir de uma nova realidade, as coisas velhas se passaram tudo se fez novo. A partir de ento, seu olhar sobre o mundo e suas atitudes em relao vida devem estar em conformidade com aqueles que so sditos do Reino de Deus. BIBLIOGRAFIA LADD, G. E. Teologia do Novo Testamento. So Paulo: Exodus, 1997. ZUCK, R. B. Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Reaes:
1 comentrios

1 comentrios:
1. Millena Bezerra 4 de agosto de 2011 17:39 Oi. Sou de Vitria Tambm. Estou seguindo seu blog, segue o meu de volta? http://amorporclassico.blogspot.com

Postar um comentrio Links para esta postagem


Criar um link

Postagem mais recentePostagem mais antigaIncio Assinar: Postar comentrios (Atom)

NOVA VIDA EM CRISTO OS PRIMEIROS PASSOS NA F CRIST Raimundo de Oliveira CPAD Deus continue vos abenoando - GERALDO CARNEIRO FILHO

Anda mungkin juga menyukai