Anda di halaman 1dari 2

INFORMAO IMPRENSA Maro de 2010

Observador Cetelem analisa comportamentos do consumidor face crise

Portugueses revelam tendncias de poupana


O Observador Cetelem analisa, este ano, o comportamento dos consumidores europeus criando um paralelismo entre um antes e um ps crise. Este um estudo que d a conhecer um consumidor mais responsvel e optimista que no se deixou abalar pela recesso econmica global, pela subida generalizada do desemprego ou pela derrapagem das finanas pblicas.

Levados por uma crise sem precedentes, temia-se que os consumidores europeus desanimassem quando confrontados com realidades como a recesso econmica global, a subida generalizada do desemprego na Europa ou a derrapagem das finanas pblicas. Avaliando o panorama econmico europeu esperava-se um franco recuo do moral dos consumidores em 2009. No entanto, embora a nota esteja efectivamente em baixa relativamente ao ano anterior (4,2 vs 4,3), verificou-se apenas a descida de uma dcima. Surpreendentemente, aps dois anos de moral em baixo, os europeus parecem at dispostos a acreditar na retoma que os governos europeus lhes prometem para 2010. Apesar das projeces para 2010 evolurem de forma positiva, no devemos, no entanto, anunciar a vitria demasiado cedo: se a batalha contra a recesso parece estar ganha na maioria dos pases analisados pelo Observador Cetelem, a guerra contra a crise est longe de ter terminado. O consumo irracional e desmedido comea a dar lugar a um outro baseado na racionalizao de despesas, de modo a compatibilizar os desejos de bem-estar com as restries aos oramentos familiares. Analisando o moral dos europeus nos ltimos dois anos, so os portugueses que se destacam positivamente revelando um maior crescimento do positivismo em relao aos outros pases, sendo estes que revelam, este ano, mais vontade de poupar que consumir. O Grupo BNP Paribas Personal Finance acompanha h mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias da distribuio no mundo. Em 1989, lanou, em Frana, uma publicao anual - o Observador Cetelem - cujos estudos sobre o consumo, a distribuio e o crdito, so fontes de informao e de reflexo ao dispor de todos os actores do mercado. A primeira edio portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem est presente em vrios pases: Alemanha, Brasil, Eslovquia, Espanha, Frana, Hungria, Itlia, Portugal e Repblica Checa. As anlises e previses foram realizadas em Dezembro de 2009 em colaborao com o gabinete de estudos e consultadoria BIPE, com base num inqurito quantitativo, realizado em Setembro e Outubro de 2009, em CAWI (Computer Assisted Web Interview). Trata-se de um estudo baseado em inquritos aplicados a amostras representativas das populaes nacionais (maiores de 18 anos) de doze pases: Alemanha, Blgica, Eslovquia, Espanha, Frana, Hungria, Itlia, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Checa e Rssia. Cerca de 8.000 europeus foram questionados com amostras de pelo menos 500 indivduos por pas.

Para mais informaes, por favor contactar: Snia Matos - Tel.: 21 724 93 04 | Telm.: 91 251 98 67 | sim@multicom.co.pt

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance especialista no financiamento a particulares.Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 pases e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance N1 em Frana e na Europa. Exercendo a sua actividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crdito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionrios automvel) e por via directa aos seus clientes: Internet e telefone. O BNP Paribas Personal Finance parceiro de referncia das principais insgnias do comrcio, dos servios, da banca e das companhias de seguros, entidades s quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crdito e de servio mais adaptado actividade e estratgia comercial dos seus parceiros. , tambm, actor de referncia em matria de Crdito Responsvel. Em Portugal est presente desde 1993. Em 2010, a fuso com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com mais de 650 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como lder de mercado em Portugal no crdito a particulares. Para mais informaes: www.cetelem.pt www.creditoresponsavel.com

Para mais informaes, por favor contactar: Snia Matos - Tel.: 21 724 93 04 | Telm.: 91 251 98 67 | sim@multicom.co.pt

Anda mungkin juga menyukai