Anda di halaman 1dari 2

COORDENAO DO 5 AO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE PLUS N: UNIDADE: Nit./SG ALUNO: PROVA TRIMESTRAL: DISCIPLINA: Cincias TESTE:

1 TRIM. 2 TRIM. 3 TRIM.

x VALOR:

EXERCCIO: DATA ENTREGA: N TURMA:

ATIVIDADE 01 Lista de Exerccio - Sistema Solar


1. Assinale a opo INCORRETA em reao ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar: a) Os Planetas no tm luz prpria. Exemplo de planetas: Terra, Jpiter, Saturno e Marte. b) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercrio, Vnus, Terra e Urano. c) As Estrelas possuem luz prpria e iluminam os planetas, satlites, entre outros astros do Sistema Solar. d) Os Satlites possuem luz prpria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satlites naturais: Lua, Io. 2. Em relao ao Universo assinale a opo CORRETA: a) O espao que envolve o mundo em que vivemos e ocupado por bilhes de astros, o Espao Geogrfico. b) Nem todos os astros do Universo se movimentam. c) Durante o dia e durante a noite percebemos no Cu uma poro de pontinhos luminosos. d) O imenso conjunto de astros e galxias chamamos de Universo. 3. Assinale a opo CORRETA em reao ao conjunto de astros que formam o Sistema Sola: a) Os Planetas tm luz prpria. b) Os Planetas giram em torno dos satlites. c) As Estrelas possuem luz prpria. d) Os Satlites giram ao redor do Sol. 4. Em relao ao Universo assinale a opo INCORRETA: a) O espao que envolve o mundo em que vivemos e ocupado por bilhes de astros, o Espao Geogrfico. b) O imenso conjunto de astros e galxias chamamos de Universo. c) O Espao Csmico equivale ao Universo. d) O Espao Sideral equivale ao Universo. 5. Assinale a opo INCORRETA em reao ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar: a) Os Planetas no tm luz prpria. Exemplo de planetas: Terra, Jpiter, Saturno e Marte. b) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercrio, Vnus, Terra e Urano. c) As Estrelas possuem luz prpria e iluminam os planetas, satlites, entre outros astros do Sistema Solar. d) Os Satlites possuem luz prpria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satlites naturais: Lua, Io. 6. Em relao ao Universo assinale a opo CORRETA: a) O espao que envolve o mundo em que vivemos e ocupado por bilhes de astros, o Espao Geogrfico. b) Nem todos os astros do Universo se movimentam. c) Durante o dia e durante a noite percebemos no Cu uma poro de pontinhos luminosos. d) O imenso conjunto de astros e galxias chamamos de Universo.

As galxias
A galxia uma coleo de massas solares que podem conter entre 100 mil e 3.000 bilhes de estrelas. Elas se renem em grupos e super grupos e possuem vrias formas. Ningum sabe com preciso quantas galxias existem no Universo, mas a nossa, a Via Lctea, apenas uma entre milhares ou talvez milhes. A Via Lctea uma galxia em espiral que se estende por 100 mil anos-luz de dimetro. As galxias em espiral tendem a possuir estrelas mais jovens e brilhantes, enquanto as galxias elpticas, que so as mais comuns, contm estrelas mais antigas. Andrmeda muitas vezes descrita como a nossa galxia gmea, porque tem mais ou menos o mesmo tamanho, a mesma forma e idade. 1. O que voc entende por Galxia? ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ______________________________ 2. Quantas galxias existem no universo? ________________________________ ________________________________ _______________________________ 3. Citar uma caracterstica das galxias em espiral. ________________________________ ________________________________ ________________________________ ______________________________

eia com ateno as notcias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes pocas.
ANO DE 1781 ANO DE 1846

De h quase 2.000 anos at os dias de hoje, acreditava-se que no sistema solar existiam - alm da Terra - mais cinco planetas: Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno. Contudo, um novo planeta, que recebeu o nome de Urano, acaba de ser descoberto por Willian Herschel. A descoberta ocorreu por acaso, durante observaes do cu com um telescpio. Assim como Jpiter, Urano considerado um planeta gigante, com dimetro aproximadamente quatro vezes maior do que o da Terra.

CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA

Netuno o nome do mais novo planeta do sistema solar. O astrnomo alemo Galle o pai da descoberta. Contando com a Terra, o sistema solar tem agora oito planetas. A rbita de Netuno maior ainda do que a de Urano.
ANO DE 1994 ANO DE 1930

DESCOBERTO MAIS UM PLANETA NO SISTEMA SOLAR

PLANETA FERIDO
O planeta Jpiter considerado o maior de todos os planetas do sistema solar - foi golpeado com violncia por pedaos de um cometa. O acontecimento j era esperado pelos astrnomos, permitindo que a coliso pudesse ser completamente registrada por telescpios.

O sistema solar conta com um novo planeta. Seu nome Pluto. Descoberto por Clayde Tombaugh, astrnomo norte-americano, o planeta o mais afastado do Sol. E seu dimetro quase seis vezes menor do que o da Terra.

AGORA SO NOVE OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

1) Quantos planetas eram conhecidos at o ano de 1781? ____________________________________ 2) Quantos planetas so conhecidos atualmente? ____________________________________ 3) Quais os nomes dos planetas rochosos do sistema solar? ____________________________________________________________________________________________ 4) Todos os planetas tm o mesmo tamanho? Sublinhe, nas notcias de jornais, os trechos em que sua resposta se baseia. ____________________________________________________________________________________________ 5) O planeta Pluto, o mais distante do Sol, foi descoberto h mais de cem anos ou h menos de cem anos? Faa as contas e note como a descoberta desse ltimo planeta recente! ____________________________________________________________________________________________

Anda mungkin juga menyukai