Anda di halaman 1dari 3

Conceito de esttica

Experincia esttica um encontro que no consiste em aprender ou integrar a beleza que nos proporciona a natureza ou a arte, mas em participar no mundo natural e no mundo artstico, ou seja, no a beleza da natureza ou da arte que entra em ns; ns que entramos nesse mundo. Esta participao possvel porque o sentir esttico um sentir aberto natureza e arte. A experincia esttica altamente subjectiva e torna a realidade mais leve, d novo sentido s coisas, estas podem-nos mostrar perspectivas diferentes acerca da prpria realidade. Tambm, altera-nos a vivncia do tempo e conduz-nos a um estado de esquecimento de ns prprios, visto que, se estamos muito envolvidos naquele determinado momento, no pensamos em ns. O gozo esttico precrio (no permanece nem se repete), fruto do acaso e intenso. No podemos prever, com certeza, se vamos gostar ou no de algo, nem ningum nos pode obrigar a gostar de alguma coisa. O sentir esttico possui, pois, um carcter experiencial e no puramente conceptual. No s o nosso intelecto o destinatrio dos objectos, mas toda a nossa pessoa que afectada por eles. Atravs do sentido esttico chegamos ao desfrute da experincia esttica. E atravs das experincias estticas vamos desenvolvendo uma atitude esttica. Esttica significa aquilo que pode ser percebido pelos sentidos, ou aquele que dotado de sensao.

O que arte?
A arte uma criao humana com valores estticos (beleza, equilbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoes, sua histria, seus sentimentos e a sua cultura. um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plstica, a msica, a escultura, o cinema, o teatro, a dana, a arquitectura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de trs maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Actualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da tcnica para se comunicar.

Conceito de arte
A definio original e abrangente de arte (do latim ars, significando tcnica ou habilidade) o produto ou processo em que conhecimento usado para realizar determinadas habilidades. Esse o sentido usado em termos com artes marciais. No sentido moderno, tambm podemos incluir o termo arte como a actividade artstica ou o produto da actividade artstica. O que poderia ser o produto final da manipulao humana sobre uma matria-prima qualquer. Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que: nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas (A Histria da Arte, LTC ed.). Arte um fenmeno cultural. Regras absolutas sobre arte no sobrevivem ao tempo, mas em cada poca, diferentes grupos (ou cada indivduo) escolhem como devem compreender esse fenmeno. Arte pode ser sinnimo de beleza, ou de uma Beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um carcter subjectivo, qualquer coisa pode ser chamada de Arte, desde que algum a considere assim, no precisando ser limitada produo feita por um artista. Como foi mencionado, a tendncia considerar o termo Arte apenas relacionado, directamente, produo das artes plsticas. Os historiadores de arte buscam determinar os perodos que empregam certo estilo esttico por 'movimentos artsticos'. A arte registar as ideias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a compreenso da histria do Homem e do mundo.

Arte e magia A magia a evoluo de foras de seres ( elementais , demnicos , Anjos etc )e energias (pessoal ,natureza ,etc), capaz de mudar a ordem natural das coisas

http://www.scribd.com/doc/7478988/A-arte-da-Magia

Anda mungkin juga menyukai