Anda di halaman 1dari 5

Crnica N 120 A casa velha

Por Henrique de Almeida Cayolla

DISSERTAES NUMA TARDE DE PRIMAVERA


Era uma tarde de sexta-feira, quando me desloquei ao Parque da Cidade do Porto para espairecer um pouco, e gozar da tranquilidade e do contacto com a natureza que l nos proporcionado. Parei o carro na Avenida da Boavista, para entrar pelo acesso que est mais perto do mar. Era um dia tranquilo, sem vento e com o cu ora nublado, ora com sol. Sa do carro, e fui caminhando lentamente, pois por um lado no tinha pressa, e por outro, as circunstncias a isso me obrigavam, j que h uns dias que andava com uma mazela num dos joelhos, originada por uma entorse. Se procuro ser um observador atento quando ando de carro, mais ainda o sou, quando me desloco a p passeando, ou caminhando para fazer exerccio. Assim, quando olhos para as coisas, no estou s a v-las, estou tambm a observ-las, e da recolho elementos curiosos ou invulgares, e com frequncia fao ligaes aos pensamentos que bailam na minha cabea. Era um dia que estava um pouco deprimido, daquelas ocasies em que estamos pessimistas, aborrecidos com determinados acontecimentos ou descrentes das actuaes dos nossos semelhantes, por vezes bem prximos em laos familiares. Em ocasies como essa, sinto-me vazio, s, e ocorrem-me pensamentos relativos ao percurso que tive na vida, que at j nem pequeno, pois nasci no ano em que principiou a Segunda Grande Guerra Mundial. Assim, lembro-me muito bem, que embora Portugal no tivesse entrado na Guerra, viveram-se pocas difceis, em que tinha que haver cuidado a poupar nos gastos, aproveitando-se o mais possvel o que existia. Embora filho de um oficial do exrcito, e portanto j dentro de uma determinada rea social, no nos podemos esquecer que os militares eram

bastante mal pagos, e portanto tinham que ser controladas as despesas, e muitas vezes tinha que se tirar partido do que existia. Exemplos concretos eram a forma como eram feitas as minhas botas, com a sola adaptada de borracha de pneu de automvel, eram os brinquedos, em que a bola com a qual jogava futebol com os amigos era feita de uma meia, que se enchia com trapos, era a forma como jogvamos hquei em campo, com o talo de uma couve, que na parte que estava enterrada na terra fazia um ngulo semelhante ao da parte inferior do stick real, era o dinheiro que ns jovens procurvamos adicionar nossa pequena semanada, vendendo jornais e garrafas que os nossos Pais j no precisavam, e tantas coisas mais. Como ns ramos diferentes dos jovens de agora! Como os nossos Pais eram diferentes dos Pais de agora! Fui crescendo, habituado a gerir as despesas, a poupar e a no desperdiar. Quando casei, com 24 anos, criei um caderno que designei de Cofre forte, no qual cada pgina tinha 5 colunas: Dia - Referncia Entrada Sada Saldo, onde registava os movimentos que se iam efectuando, e noutras folhas tinha Despesas previstas, para assim ir controlando o meu Fundo de Maneio. Ora, olhando para tudo aquilo que de h muitos anos para c, se ia passando nas famlias portuguesas, em que as despesas eram sempre maiores que as receitas, no era difcil prever que isso tinha de estourar forosamente! E C EST O PANTANO EM QUE ESTAMOS ATOLADOS, por culpa do prprio Povo, mas tambm e muito dos governantes, que no s no o souberam educar, mas tambm esses mesmos governantes no souberam dar o exemplo, e paralelamente criaram condies e condies, umas atrs das outras, para os cidados recorrerem ao crdito por tudo e por nada. Estava ento eu com este tipo de pensamentos, quando o meu olhar se prendeu numa Casa Velha que estava dentro de um jardim, sobranceiro Avenida da Boavista. Que triste e vazia imagem que ela transmitia: Portas e janelas escancaradas, vidros partidos, telhado a cair, ervas e arbustos a crescer descontroladamente no jardim! Esta casa, naquele dia, estava em consonncia comigo, sentindo-me vazio e s, da ter funcionado como um im para os meus olhos.

Percebia-se que esta moradia que j foi nova, teria sido propriedade de gente de dinheiro, teria tido muitos dias de glria e de sade, e aqui estava abandonada, vazia, sem que algum tratasse dela! S!

Anda mungkin juga menyukai