Anda di halaman 1dari 15

Criminologia Jos Procpio CONCEITO DE CRIMINOLOGIA Por que algum delinqe? O que fazer para que no haja delinqncia?

? Trata0se de cincia emprica, e interdisciplinar que cuida do crime, do infrator, da vitima e do controle social do delito. E gera uma informao valida da gnese, dinmica e variveis do crime, orientando sua preveno e sua represso. Faamos digresso quanto a alguns pontos: Quanto ao mtodo: a criminologia cincia emprica / interdisciplinar. Quanto ao objeto: o objeto de estudo a criminologia envolve delito, criminoso, vitima e controle social. Quanto funo da criminologia: objetiva, prevenir e orientar a resposta orientar a poltica criminal estatal.

I.

MTODO por mtodo emprico quer-se indicar mtodo experimental aquele que evolui a partir da observao efetiva do mundo fenomnico. Tambm pode ser chamado de analtico ou indutivo. Parte do objeto, da coisa, para chegar constatao, idia.

O contrrio disto seria o mtodo dedutivo, silogstico. A criminologia se socorre de outras cincias (matemtica, estatstica, psicologia, balstica), que possam trazer algum contributo. Da metadisciplinar.

II.

OBJETO DA CRIMINOLOGIA:

1. DELITO: sobre o delito palavra com mais de uma acepo. O conceito formal da cincia do direito. e pode-se ter ai teoria bipartida, tripartida, quadripartida (fato tpico + antijurdico + culpabilidade + punibilidade, conforme o caso). J para a filosofia e para a tica o delito tem contedo moral, de contradio aos paradigmas ticos. Para a sociologia apenas fato social.

E para a criminologia? visto o delito como o problema, como o algo a ser decifrado. para a criminologia o delito um problema social e comunitrio, com incidncia aflitiva (incide de forma a constranger as pessoas daquele meio social), e persistncia espao-temporal (se incidir se uma vez no veio voltar a incidir, da no interessa a criminologia que se preocupa com a poltica criminal), que varia conforme a efetividade dos controles sociais formais (crcera) e informais (famlia, vizinhana, amigos, parquias).

2. CRIMINOSO: para a criminologia se liga ao modo de encarar o livre arbtrio; a pessoa determinada pelo meio ou ela se auto-determina/ a questo relativa ao criminoso tem a ver com o livre-arbtrio. Para os clssicos o homem essencialmente bom, nasce sem pecado. o bom selvagem O criminoso aquele que optou por delinqir, pelo erro, pelo mal. Em outrasp lavras o criminoso, para os clssicos um pecador. Que optou pelo mal diante do seu livre arbtrio. Diante desta tica a pessoa decide se quer ou no delinqir: ela opta por quebrar o pacto social. Uma viso quase que romntica de enxergar o criminoso.

Por outro lado para os positivistas o livre-arbtrio iluso. Aqui se fala em superao da meta0fsica. No existe nada que no seja palpvel. Livre arbtrio no palpvel, logo no existe. Para os positivistas, no tendo o livre arbtrio, determinados indivduos portadores de patologias incidem no crime. O criminoso o portador de uma patologia, portanto. o famoso determinismo biolgico. As pessoas trazem na sua carga gentica fenotpica a tendncia para assassino, ladro, etc. a teoria de lombroso. Por esta teoria, ou a pessoa tinha essa patologia ou a adquiria por processos causais alheias.

Uma terceira escola so os famosos correicionalistas. Para estes, o criminoso era um fraco, um ser inferior, tbio de carter. incapaz, inbil, ineficiente. Por isso o Estado deve intervir para tutelar essas pessoas e impedir que elas incidissem no crime.

Partiam, portanto, da premissa de que as pessoas eram frgeis. A partir da tutela contundente do estado ela poderia ser trazida novamente ao convvio social adequado. Para estes o criminoso precisa ter sua vontade dirigida pelo estado. Ele tem livre arbtrio mas fraco de carter de forma que se deix-lo se autodeterminar, ir de delinqir.

Em uma quarta corrente, para os Marxistas o criminoso a vtima do processo social. O infrator vitima do processo econmico de explorao do homem pelo homem que colocam o foco da vida no ter e no no ser. Por muitas vezes no ter nem o mnimo para sobreviver, as pessoas delinqem.

3. VITIMA: tem papel importante na criminologia. At 1.215 quando a igreja catlica se afastou do sistema ordlico (provas de fogo, de gua, se queima ou afoga criminoso) a vitima era muito importante na criminognese, gnese do delito, porque havia a famosa vingana privada haja vista no haver estado forte para exercer o monoplio da violncia. At a alta idade media a vitima tinha esse papel importante porque ela mesma podia se vingar delinqindo, gerando mais violncia. A partir da baixa idade mdia, com o advento da Santa Inquisio a vitima passou a jogar papel mnimo na gnese do crime, ela no era importante. O importante era saber se o criminoso ofendeu Deus, que se tornou na vitima da maioria dos delitos. Os delitos eram contra a igreja ou o prprio deus. A vitima foi recuperada depois da 2 GM e os horrores do holocausto. Mendelson em 1.947 revalorizou o papel da vitima, e enunciou as premissas do que seria a vitimologia que questiona que papel a vitima joga na gnese do delito. A vitimologia o estudo do comportamento da vtima com avaliao das causas e dos efeitos da ao delitiva sob o prisma da interao da dupla penal criminoso-vtima e criao do risco. Que papel que a vitima joga? Quanto que ela responsvel na delinqncia?

Essa idia de que dependendo da vitima seu comportamento pode ate fazer o agir, atingindo a vitimologia dogmtica. No mundo fenomnico se observou que muitas vezes a vitima cria a situao para que o crime ocorresse. Fala-se em processos de vitimizao: primria e secundria. a. Vitimizao primria so as conseqncias do delito que atingem diretamente o ofendido, a vtima. Ex.: cidado foi vitima de um furto, a vitima primria. b. Vitimizao secundria: depois de ter sido objeto do furto, ele passara por eventual via-crussis para poder vir atendido o seu interesse bsico para que o estado tome conhecimento do fato criminoso e v atrs. So, ento, os nus da burocracia. As vitimizaes geradas pelo prprio estado quando demora a responder pelo crime. c. Vitimizao terciria; a que toca o autor do fato. O criminoso. Ex.: o autor do fato submetido a sevcias no crcere, fica em local superlotado. So as conseqncias do delito que tocam o prprio autor do fato tornando-o vitima do prprio processo de apurao do fato.

4. CONTROLE SOCIAL DO DELITO: o conjunto de mecanismos e de sanes sociais que pretendem submeter o indivduo aos modelos sociais e comunitrios. Os controles so formais e informais. Formais so os pertinentes ao estado repressor; controles informais so aqueles pertinentes a famlia, igreja, social, amigos, tudo o que possa demover o individuo da prtica do delito.

III.

FUNO:

Poltica criminal: a criminologia pretende a partir de uma base de dados consistente a elaborao de uma poltica criminal, isto , a elaborao de meios e instrumentos para tornar mais efetivos os controles formais e informais dos delitos. Por outras palavras a criminologia pretende prevenir a ocorrncia do delito e orientar a resposta estatal a prtica do delito.

HISTRIA DA CRIMINOLOGIA Menciona-se inicialmente Hipcrates, pai da medicina, do sc. IV a.C. foi o primeiro indivduo que fez aproximao entre a aparncia fsica da pessoa com o comportamento desviante. Sculos depois, em 1.586 d.C. Della Porta retoma as idias de Hipcrates e cria algo que se chamou fisionomia que era a cincia que pretendia relacionar a ocorrncia do delito com o aspecto fsico da pessoa. Na idade mdia, muitas cincias alternativas pretenderam explicar os delitos das mais diferentes maneiras. Existia uma chamada demologia que diziam que a delinqncia ao estar possuindo pelo demnio. Havia tambm uma cincia da quiromancia que pretendia ver nas linhas das mos da pessoa uma propenso a delinqir, ou outra que relacionava o crime quantidade de rugas na testa. Todas essas cincias foram banidas, colocados no ostracismo pela igreja catlica com a santa inquisio. Foi colocado no lugar uma teoria racional de criminologia, mas orientados pela religio. Os pensadores da igreja comearam a raciocinar a respeito da gnese do crime. So Tomas de Aquino relacionou o crime com a pobreza. Segundo este o crime tem base na desigualdade e a pobreza geralmente a maior incentivadora do roubo. So Toms foi o primeiro a justificar o furto famlico como um no delito, no seria este um crime contra Deus. Santo Agostinho dizia que a pena deve ser uma medida de defesa social. Ela deve contribuir para a regenerao do criminoso punindo-o. Mas ela deve, tambm, conter implicitamente uma ameaa para aqueles que pretendem delinqir. (o mesmo conceito de hoje).

No sec. XVIII como fim do monoplio do conhecimento por parte da igreja, comearam a voltar a cincia que pretendia relacionar o estado fsico da pessoa com o delito que ela cometia. Em 1.776 Gall e Lavater cincias que se enunciavam como craniometria, cranioscopia pretendiam relacionar o tamanho da cabea com a forma como a pessoa se conduz na vida (muito antes de Lombroso).

Pinel era mdico pensador do sistema manicomial do inicio do sec. XIX, 1.801, tendo sido ele responsvel pela humanizao dos manicmios.

Pessoas esquizofrnicas, paranicas aquela poca eram acorrentados. Ento em 1.801 ele sinalizava a falncia daquele sistema manicomial (j era uma crtica ao sistema positivado hoje que prev abstratamente a pena de internao em manicmios no caso de pessoas que delinqem sendo portador de desvio). Um dos seguidores de Pinel, chamado Esquirol disse que mesmo pessoas inteligentes e bem formadas podem delinqir, desde que submetias s presses adequadas.

Outra cincia auxiliar ao inicio da criminologia foi a frenologia de 1.844 de Soler. Esta cincia pretendia entender as funes intelectuais humanas e o carter das pessoas. As estruturas cerebrais podem influenciar na gnese do delito. a cincia que estuda o carter e as funes intelectuais humanas baseadas nas informaes do crnio (percussora da psiquiatria). Esta cincia sucedida pela psiquiatria de Sigmon Freud. Este diz que a violncia atavia ao ser humano. O homem potencialmente violento. Tem essa conduta social de sendo contrariado nos seus interesses vir a delinqir. A gentica de Darwin tambm foi importante porque Lombroso foi colher das noes de Darwin o conceito da atavismo.

A partir dessas cincias, podemos formular 4 premissas para o surgimento da criminologia (hipteses de paternidade): A criminologia surge em 1.764 com Marques Becaria que escreveu o livro dos delitos e das penas. A gnese do crime e o que ocorre com presos no crcere. Em 1.859, a partir das lies de Carrara, tinha um mtodo dedutivo com o foco no crime como um fato jurdico, e no como problema social. Surge a palavra, mas no para descrever a cincia que hoje temos como criminologia. Csare Lombroso, com a obra o homem delinqente. Aqui o foco na observao do cirminoso. Lombroso investigava inmeros criminosos, fez inmeras autpsias, pessoas que delinqiram fisicamente e fez anotaes para entender se havia um carter fenotpico que fosse idntico, permitindo criar um padro de observao. 1.876. Garfalo, em 1.885. a tentativa deste foi no sentido de criar um sentido unvoco de delito que sirva para qualquer cincia. Um

conceito substancial, passivo de ser entendido em qualquer momento. O que crime aqui no Brasil se for crime mesmo contrariar a tica e moral em todos os mbitos humanos, e em qualquer mbito humano. LOMBROSO Era positivista fortemente influenciado por Augusto Comte (pai dos positivstas). Lombroso acreditou ter reconhecido uma variedade especial de homo sapiens, que seria o criminoso nato. Seria uma espcie diferente. Este criminoso nato teria estigmas, sinais como maxilar inferior largo, sobrancelha espessa, frontispcio projetado, orelhas grandes, mos grandes, etc. seriam indicaes de que essas pessoas necessariamente delinqiria, e exigiria uma atuao estatal antes da delinqncia. Algo meio minority report. Lombroso classificava os criminosos em trs tipos: a. Criminoso nato nasce com o estigma. b. Falso delinqente delinqente ocasional, circunstancial. c. Criminalide o delinqente meio fronteirio, oligofrnico. a pessoa que no tem suporte para agentar provocaes, e reage sem pensar.

FERRI Enrico Ferri foi discpulo de Lombroso, e o pai da sociologia cirminal porque alm dos fatores intrnsecos do individuo ele tambm punha foco nos fatores ambientais da gnese do crime, e classificava as causas do crime em trs espcies diferentes: a. Causas biolgicas herana gentica e a constituio da pessoa. b. Causas fsicas clima do lugar. Brasileiro era mais propenso a vadiagem e mendicncia. c. Causas sociais pertinentes s condies de ambiente social da pessoa. Aqui entra, por exemplo, as paixes. Ferri no acreditava no livre arbtrio, como os demais positivistas. Ele classificou os delinqentes em cinco tipos: a. Delinqente nato; b. Louco;

c. Ocasional; d. Habitual; e. Passional.

SUPERAO DO POSITIVISMO Um dos maiores crticos da pesquisa de Lombroso foi Grabiel Tardi. Este criticava as teorias de Lombroso com os seguintes argumentos: a. O mtodo estava errado b. Fragilidade lgica das concluses. As observaes de Lombroso no redundavam logicamente nas concluses que ele tirava no porque reconheceu semelhanas fsicas entre determinados criminosos que far com que os que detm tais semelhana delinqiro. O CP de 1.940 ainda previu o sistema do duplo binria, prevendo a possibilidade de impor inclusive ao imputvel tanto uma sano pelo fato praticado como uma medida de segurana cautelar, protetiva do meio social, antes mesmo de uma condenao definitiva. Este modelo s veio a ser superado no Brasil em 1.984 com a nova parte geral. Ed 1.940 ate 1.984 vivemos sob o signo dos positivistas italianos. Com a superao do positivismo os pensadores comeam a imaginar como enfrentar o delito a partir de duas premissas: alguns pensam ser a sociedade como de eterno conflito e que sempre tende a se modificar. E outros pensam na sociedade como um consenso comum.

H teorias fundadas no consenso social e outras fundadas no conflito social.1 1. Teorias de consenso: As teorias de consenso social partem da premissa partem da premissa de que o criminoso pode aceitar as regras da sociedade e se ressocializar. O foco destas teorias nos controles informais do delito. Relaciona-se as seguintes escolas dessa teoria do consenso (a sociedade tende a se rearrumar: a. Escola Ecolgica / de Chicago o pensamento sociolgico comeou no final do sec. XIX quando se fundou a prpria universidade de Chicago e comeou a pensar porque as pessoas delinqiam. Mas a teoria ecolgica foi formulada por volta de 1.930, por Park e Burgess.
1

Recorte epistemolgico cincia do conhecimento. recorte cientifico.

Estes dois estudiosos utilizaram-se do mtodo de observao participante para descobrir como que os guetos das cidades influenciavam na prtica do crime: iluminao, espao publico, meio de locomoo, etc. Concluses: (i) grandes cidades so geratrizes de crimes porque os controles sociais informais no funcionam. As pessoas tm menos vnculos familiares, so mais impessoais (deteriorao dos vnculos primrios). (ii) o grupo familiar se deteriora no ambiente; a cidade grande tem tendncia paternidade irresponsvel, de maternidade irresponsvel. (iii) h uma alta mobilidade, grande migrao enfraquecendo mais ainda os vnculos pessoais. Tudo isso redunda em relaes interpessoais superficiais Alm disso, cidades grandes tm o problema do superadensamento: muita gente por metro quadrado, superpopulao. Mais ainda, elas estimulam o consumo excessivo; costumam ser mais competitivas. E h proximidade tentadora dos centros comerciais (cultura do consumo + proximidade do centro comercial). Tudo resulta num caldo de cultura favorvel delinqncia e violncia. Prope-se ento um repensar da cidade, uma reformulao. chamada ecolgica porque observa o homem dentro do seu meio.

b. Escola da Associao / do Contato Diferencial criada por Sutherland, em 1.944. este foi pesquisar o crime no mbito das empresas, tendo pesquisado 70 grandes corporaes nos EUA de 1920 a 1944, pesquisando essa criminalidade institucional. O objeto emprico dele era trustes e cartis (criminalidade contra fiscos). Premissas de Sutherland: (i) crime no exclusivo de pobre, no tem relao com classe social; (ii) o crime no deriva da simples inadaptao da pessoa sociedade; (iii) crime exige organizao para burlar controles formais e informais; (iv) quem delinqe, o faz porque se reconhece no exemplo de quem delinqiu, copia o outro que j delinqiu e se deu bem. Quem se associa para delinqir porque se reconhece igual ao associado. Concluses: (i) o comportamento criminal aprendido (a pessoa aprende a delinqir); (ii) esse aprender do delinqir depende de duas bases: comunicao e imitao (entender o que acontece e

saber imitar); (iii) este aprendizado tambm inclui o motivo pelo qual se delinqe de forma a dar-lhe base filosfica; (iv) o conflito cultural causa da associao diferencial, ou seja, por no compactuar com as premissas postas em sociedade que a pessoa se associa ao diferente, ao estranho, ao que delinqe. Na base do comportamento delinqente est uma associao do que delinqe com quem se comporta de forma desviada. 2 (v) a ocasio faz o ladro, o cometimento do delito depende de circunstncias, de prognstico de xito, situaes favorveis e desfavorveis. Resumindo, Sutherland diz que a complexidade dos crimes + seus efeitos difusos na sociedade (ngm sente quando marcos Valrio no recolhe tributos) + a tolerncia das autoridades + impunidade geram as condies para a delinqncia. ( o caldo para delinqir).

c. Escola da Anomia ausncia de norma anunciada por Durkheim em 1.890, tendo sido aprimorada por Mertom por volta de 1.938. Segundo essa escola o problema todo est na ausncia de normas. Ou mesmo ausncia de efetividade das normas postas que gera o ambiente necessrio para que algum delinqua. O problema ento a inefetividade das normas ou insuficincia delas. Constata-se que a ausncia de regras para regular as relaes sociais gera conflituosidade. Tem por conseqncia o enfraquecimento na conscincia coletiva do sentido do que certo e errado. Fragiliza, portanto, o consciente coletivo, os valores coletivos de certo e errado. Concluses: (i) o crime fenmeno normal que ocorre em qualquer sociedade, comum, e at bom. S deixa de s-lo quando ultrapassa certos limites passando a importar uma agresso prpria sociedade, ao prprio organismo. (ii) a punio saudvel porque reafirma no consciente coletivo o certo e o errado; os valores que so caros sociedade (ex.: vida, propriedade, tica, respeito). (iii) a pena aplaca a sede de vingana coletiva. Ela se presta a aplacar a rivalidade da sociedade para com aquela pessoa, reduzindo desconforto emocional coletivo em face do delinqente. (iv) impunidade fomenta a criminalidade. 3 onde no h estado, h crime, sendo outros controles formais, inclusive de punio. Segundo Mertom na sociedade moderna a ascenso social o valor precpuo, fundamental. E o principal aspecto pelo que a pessoa
2 3

Segundo Racionais MCs adeso vida louca. pensamento de todas as teorias do consenso.

delinqe a frustrao desse desejo de ascenso social (o grosso da criminalidade hoje contra o patrimnio e trafico de entorpecentes). Mertom relaciona quatro posturas fundamentais do individuo em face dessa presso social de ascenso social (a pessoa pode reagir de 4 maneiras): i. ii. Conformidade - conformar-se com sua frustrao; no h delinqncia. At quer melhorar, mas no o faz. Ritualismo o cidado renuncia aos bens, abrindo mo das coisas, mas continua se movendo no mundo fenomnico como se fosse comum; deixa de achar a ascenso importante, mas continua se movendo igualmente no meio social. Retraimento cidado vira monge; renuncia aos bens e aos ritos. Invaso este se desdobra na rebelio. Nestes dois contextos o cidado comea em maior ou menor grau a utilizar meios em busca da ascenso social, se tornando elemento da criminogenese.

iii. iv.

d. Escola da Subcultura do Delinqente subcultura contracultura. Subcultura reproduz os valores tradicionais, mas com sinal invertido, negativo, sob o signo da intolerncia com o diferente (ex.: movimento nazifascista que pega signos importantes e tradicionais e vira eles para a intolerncia com o diferente). Contracultura renega o paradigma tradicional, valores importantes para a cultura dominante (ex.: movimento hippie que renega os valores tradicionais e prope algo no lugar para que dinheiro, vamos viver em paz e harmonia). Quem primeiro manifestou essa idia foi Cohen nos EUA em 1950, observando a juventude americana do final dos anos 1.950. Ele constatou a frustrao do american dream, o sonho de prosperidade americana, dinheiro, riqueza, beleza. Junto com essa frustrao ele encontrou segregao racial, luta racial e desagregao familiar. Jovens desprezando a referencia dos pais, sem como conseguir dinheiro e racistas ou sofrendo o racismo. Cohen reconhece, portanto, a cultura do gueto = estabelecimento de novos padres de comportamento a partir de afinidades grupais e normalmente sob um paradigma violento. So as gangues.

Os aspectos fundamentais reconhecidos por Cohen nesta violncia eram: (i) era uma delinqncia diferente, sem objetivo certo; no era busca de ascenso social; o que importa era o grupo social novo constitudo. Era uma violncia sem aparentemente nenhuma justificao, nenhuma utilidade. (ii) a conduta sempre maliciosa, para deixar o outro de forma constrangedora, mostrar o quo pattica a vitima. Se importa com as conseqncias da vitima no grupo a que pertence. (iii) a subcultura do delinqente no consegue enxergar um horizonte positivo. No consegue propor alguma soluo como a vida harmnica. sempre no sentido de destruir, de aniquilar o posto. Esse grmen da gangue dos EUA teve como conseqncia direta as organizaes criminosas no mbito do crcere existente no Brasil onde o importante mesmo o referencial do crcere.

2. Teorias de conflito; parte-se da premissa de que a sociedade luta dentro de si mesma, e se modifica substancialmente sempre. Parte-se da premissa de que os criminosos no aceitam os controles, no se ressocializam. A sociedade tende a se autofagocitar. So elas: Premissa: o crime ou a criminalizao das condutas de interesse da sociedade. A sociedade usa essa pecha crime para albergar as pessoas desviantes que no se adaptam ao paradigma normal de atuao da sociedade. a. Escola do Labelling Approach / do Etiquetamento Quem props isso foi Becker na dcada de 1.960. segundo esta crime algo que se estigmatiza ou imputa a algum por ter praticado uma conduta desviante. A criminalidade no a qualidade de uma determinada conduta, mas o resultado de um processo atravs do qual se atribui esta qualidade. O processo de estigmatizao. Ou seja, criminoso uma etiqueta que a sociedade prega em algum. um selo, um label. Chamar algum de criminoso interessa prpria sobrevivncia da sociedade em face daqueles que querem mud-la. Perseguir os que querem a alterao da prpria sociedade, eventualmente ate mais justa. Concluses: (i) desloca o problema criminal da ao para a represso. O problema esta na forma como se reprime essa conduta. No importa o que delinqe, mas quem quer puni-lo e

porque o quer. (ii) a interveno da justia criminal gera mais criminalidade, porque ela estigmatiza o desviante e impede que ele se recupere. (iii) pessoas que sofrem com os mesmos estigmas tendem a agrupar-se para reagir a esse processo de estigmatizao. (iv) o controle social do crime seletivo e discriminatrio (ex.:o que deve o tributo, pagando extingue sua punibilidade; mas o que deve um DVD ao supermercado, pagando-o no v extinta sua punibilidade). Esta teoria influenciou o sistema de progresso de pena da LEP. Influenciou o modelo de priso total para tentar aproximao do encarcerado com o meio social.

b. Escola da Criminologia Crtica: esta se desdobra em vrias outras subescolas. tambm chamada criminologia radical. Ela faz critica contundente s premissas da criminologia clssica ou positivista. A origem mediata desta escola imputada a Rusche e Kircheimer, 1.967. Fortemente influenciados pela doutrina marxista, eles propuseram que os processos de criminalizao de determinas condutas se relaciona com a disciplina da mo de obra no interesse do capital e com a conteno dos movimentos sociais (ex.: crimes contra as relaes de trabalho lock out, greve). Em vrios locais pipocaram doutrina com mesma base argumentativa. Aqui no Brasil Roberto Lyra promoveu tal idia (promotor); na Itlia encontramos Barata; na Frana Foucloult. Premissas: (i) o delito depende do modo/modelo de produo capitalista; (ii) a lei penal incriminadora deriva desse modelo e justifica este modelo. Segundo Foucoult o direito no cincia, mas ideologia; forma de dominao. O homem tem livre arbtrio relativo, o que reduzido pela propaganda e educao (lavagem cerebral pelo modo de produo capitalista foco no ter e no no ser); a criminalizao de conduta ento se presta a retroalimentar o estado, se criminaliza condutas para justificar o monoplio da violncia do estado. As vertentes fundamentais da criminologia crtica so 4: i. Neo-realismo Young, Jock estes traziam para a gnese do crime outros aspectos no antes mencionados: (i) o desemprego massivo; (ii) o contraste entre riqueza e

pobreza; (iii) o surgimento de novas vitimas at ento invisveis para a sociedade, quais, as mulheres e as crianas. Essas vitimas quase no tinham voz. a considerao de nova delinqncia ate ento submersa na cifra negra. Eles propem que se voltam aos problemas da delinqncia e deixem de dizer que o problema somente o econmico. uma reao ao marxismo; prope um resgate dos outros aspectos. ii. Minimalista Martin Sanches este indivduo prope uma contrao do sistema penal. o que no direito penal se convencionou chamar fragmentariedade do direito penal. A descriminalizao de condutas no relevantes para a sociedade. Ele prope a contrao do sistema penal em certas reas. Mas tambm prope maior efetividade dos direitos penais em outras reas. Seria o direito penal como ultima ratio. Abolicionistas Matienser 1.896 faz critica arrasadora ao direito penal propondo o fim do direito penal; partem da observao do que a sano penal gera no criminoso. Premissa: j vivemos em uma sociedade sem sistema penal dado o nvel alto de cifra nega. Quase tudo no perseguido, apurado efetivamente, muita coisa no nem notificado. Vivemos em uma sociedade em que o sistema penal no trabalha. O sistema anomico, seletivo e estigmatizante. O sistema v a sociedade como um consenso (o que um erro j que ela muito mais uma luta) e o delinqente como inimigo. O sistema penal mquina de produzir dor intil; dor que no integra, no resolve, no melhora. As pessoas saem da cadeia pior do que quando entraram. Ento no h justificativa para manter esse sistema to oneroso que de tal forma aniquila, estimagiza as pessoas. Em relao a esse movimento todo, temos o movimento antittico, inverso, movimento da lei e da ordem.

iii.

c. Novo Movimento de Defesa Social: ficou muito conhecido pelas pessoas com o nome de tolerncia zero (broken wondows).

Movimento da lei e da ordem o direito penal como prima ratio. a poltica da janela quebrada quebrou uma janela vamos para cima. Premissas: vamos lutar passo a passo contra pequenos delitos. pichador, vagabundo, vadiante, punguista, vamos para cima dele, tornando sua vida um constrangimento ate que migre para outro lugar. a inteno de tornar o sistema mais reprimente, mais ostensivo, dando mais poderes autoridade policial. Subjacente a estas est o reconhecimento e estigmatizao do inimigo dentro da sociedade. agir no estilo Minority Report. Vis de guerra preventiva. A partir dessa poltica, do novo movimento de defesa social, encontra-se legitimao no direito penal do inimigo (jacobs).

Anda mungkin juga menyukai