Anda di halaman 1dari 3

Educao Corporativa

Educao corporativa pode ser definida como uma prtica coordenada de gesto de pessoas e de gesto do conhecimento tendo como orientao a estratgia de longo prazo de uma organizao. Educao corporativa mais do que treinamento empresarial ou qualificao de mo-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competncias individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, prticas de educao corporativa esto intrinsecamente relacionadas ao processo de inovao nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou servios).

Educao e viso sistmica do tomo soluo de problemas

Uma das maiores dificuldades que vejo nas empresas como ensinar os colaboradores a resolver problemas. Existe uma frmula mgica para que todos aprendam? Obviamente que a resposta no, mas algumas prticas e mtodos ajudam a desmitificar a insolvncia dos problemas. claro que todo problema ter uma soluo, com maior ou menor assertividade. Entre os vrios termos da literatura pertinente administrao, encontramos a viso sistmica, que, no meu entender, desconsiderando o modismo do emprego do termo, vem a ser uma excelente percepo e prtica para lidar com obstculos e problemas numa empresa. E partindo dela para encarar as demandas de educao ou utilizando-se dela para formar uma nova conscincia, vrios so os caminhos possveis nessa composio de aes mais assertivas. No conceito da viso sistmica, diferentemente da base atomista em que se avaliavam os problemas antigamente e emprego atomista no sentido de tomo mesmo, cada parte independente - busca-se estudar e entender os subsistemas que compem o todo e os impactos desses nesse todo. J no conceito possvel perceber o equvoco de prticas que perduram at hoje, embasadas no estudo de pequenas estruturas da organizao, sem levar em conta que isso faz parte de algo muito maior. E preciso ir alm. Falar em viso sistmica, seja de processo ou de soluo de um problema, determinar que a anlise vai obrigatoriamente passar pela compreenso de que existe um todo, resultante da unio de vrios subsistemas, fases ou acontecimentos, porm, que esse todo maior e mais complexo do que simplesmente o resultado dessa unio. Fazendo uma analogia social, temos os grupos a que pertencemos. Se fazemos parte de uma associao comunitria no nosso bairro ou municpio, devemos pensar essa organizao como o resultado da unio de vrias pessoas, mas com um propsito muito maior do que as intenes pessoais de cada membro. Sua constituio tem uma finalidade, mas a sua

existncia e estrutura acabam por agregar outros sentidos que no somente a simples unio de pessoas. Esse todo aqui contextualizado ter caractersticas peculiares e prprias, no encontradas nos seus tomos. No ter uma viso do todo impede que haja uma maior compreenso da realidade. No ter uma compreenso da realidade interfere na qualidade das decises e no aproveitamento das oportunidades. O pensamento sistmico apoia o processo de resoluo de problemas tomando como base o todo, em vez de decompor o problema em pedaos e procurar entender cada parte.(TRANJAM, 2001, p.4) Para uma organizao, a viso sistmica pode ser entendida como a maneira que essa organizao se percebe como um sistema integrado, levando em conta todas as instncias ligadas a ela e seus pblicos de interesse, direta ou indiretamente afetados por suas aes. No processo educacional, portanto, preciso compartilhar essa noo fundamental de que as pessoas so parte da organizao, qual o valor de suas aes em cada tempo, a forma como se relacionam e a importncia de estarem integradas para o perfeito funcionamento desse sistema chamada empresa.

Sistematizando uma nova prtica

Temos, nas empresas e em outras instncias, aquelas pessoas que se desesperam diante de situaes complexas, de mudana ou problemas. E isso natural, se considerarmos que, culturalmente, fomos educados a aplicar solues paliativas ou, at mesmo, adotar uma postura de vtima e esperar que algum resolva o problema. Em verdade, o que se prope com a viso sistmica uma mudana nessa postura. Ao invs de esperar melhores resultados, preciso ter a percepo de que cada ao gera uma consequncia e, com base nisso, planejar melhor as aes para que os resultados futuros sejam melhores. Isso passa por um treinamento do olhar, incentivando a auto-observao como forma de desenvolvimento de uma crtica apurada sobre o cenrio em que se est inserido. Parece muito subjetivo ou conceitual demais, mas na prtica no tanto assim. Quando falamos de educao corporativa, estamos considerando aes educacionais para vrias pessoas, com necessidades e expectativas diferentes. Portanto, a viso sistmica pode ser desenvolvida como uma competncia, pelas mesmas vias que se desenvolvem outras como liderana e trabalho em equipe, por exemplo. Alguns exerccios podem ser adicionados s prticas educacionais, seja em treinamentos presenciais, virtuais, games ou outras oportunidades de troca de conhecimento:

. Anlise de problemas, como cases, identificando nestes os momentos e as atitudes que


foram tomadas e que levaram ao surgimento de problemas. Esse exerccio importante para

que se entenda as decises ou omisso de decises que trouxeram as consequncias indesejadas;

. Criao de cenrios de comparao com paralelos entre atitudes tomadas naquele cenrio
e consequncias possveis diante de outras atitudes mais assertivas;

. Com base nesses cases, ideal incentivar a criao de cenrios futuros, abordando
temticas estratgicas para a atividade do colaborador, fazendo com que ele analise possveis problemas oriundos de sua atuao no presente, pese suas responsabilidades e elenque escolhas que podem evitar esses eventos indesejveis futuramente. certo que cada produto educacional dever contemplar a existncia de inter-relaes e sensibilizar o olhar para a multidisciplinaridade, abrindo novas possibilidades de se avaliar um cenrio, fugindo do tecnicismo exacerbado. No h frmula mgica, mas educao construo. Leva tempo, mas tem esse poder inigualvel de transformar as pessoas.

Fundamentao Terica
Para mim a educao corporativa influncia diretamente na capacitao de pessoas, claro que com as habilidades do gestor de pessoas e do educador corporativo, que buscam novas formas de capacitao das pessoas, novos mtodos e novas ferramentas, e sabem passar o contedo para as pessoas, ou seja, h uma divulgao desse contedo. A educao na corporao, s traz benefcios para a corporao, tanto na qualificao do pessoal, quanto na ajuda, no que se diz respeito a soluo de problemas. A educao corporativa no uma coisa to simples, de se colocar em uma empresa, por lidar com diversos tipos de pessoas, de diversas classes e culturas. Um exemplo disso o desafio que a educao corporativa est enfrentando na China. Na China h uma diferena muito grande em relao com o desenvolvimento econmico e o desenvolvimento dos talentos, e tambm a falta de experincia e viso para influenciar pessoas. um choque cultural muito grande. Hoje em dia a educao corporativa se tornou o centro, no que se diz respeito a gesto empresarial.

Bibliografia
www.educor.desenvolvimento.gov.br/educacao educacaonaempresa.blogspot.com.br

Anda mungkin juga menyukai