Anda di halaman 1dari 36

Unidade 2

At o momento, tratamos basicamente de lngua e linguagem e da necessidade de adequao da fala e/ou escrita no momento de interao social. Mas como podemos fazer para que essa necessidade seja suprida? Bem, a resposta simples, devemos escolher o gnero textual adequado situao. E a boa notcia que j fazemos isso naturalmente. Mas o que so gneros textuais?

Palavras e Imagens que Informam

Gneros textuais a adequao na prtica


Gneros textuais so textos orais ou escritos que apresentam padres sociocomunicativos caractersticos definidos por finalidade, interlocutor , suporte e contexto de produo . Os exemplos deles esto por toda a parte: e-mail , telefonema, biografia, cardpio de restaurante, carta comercial, resenha, lista de compras, bilhete e muitos outros.

33

Acervo Editora Opet

Acervo Editora Opet

34
Acervo Editora Opet

Acervo Editora Opet

Os gneros esto organizados de acordo com os aspectos tipolgicos (descrever, narrar, dissertar, argumentar, prescrever, dialogar), as capacidades de linguagem dominantes e as esferas sociais abrangidas como, por exemplo, as esferas literria, cientfica, comercial, religiosa, jornalstica, familiar, escolar, etc. Podem pertencer ordem do narrar, relatar, argumentar, expor ou descrever aes. Dentre os gneros textuais existentes, vamos nos ater queles do ambiente acadmico, ou seja, aqueles que pertencem ordem do expor e do argumentar e que se agrupam nas esferas sociais, cientfica e escolar, entre os quais temos: artigos cientficos, artigos de divulgao cientfica, dirios de campo, dissertaes, teses, resumos de artigos e livros, resenhas, monografias, memoriais, pareceres tcnicos, relatrios, textos de opinio. Os primeiros gneros a serem estudados so aqueles da ordem do expor e do relatar, ou seja, aqueles que se propem a documentar e relatar leituras, tarefas e pesquisas; transmitir e construir saberes; comunicar e divulgar diferentes formas de saberes. Na unidade anterior, voc teve contato com os aspectos tericos da Lngua, Linguagem e Gneros Textuais. A partir desta unidade, nossas atividades sero mais prticas. Vamos explorar as caractersticas dos gneros e dentro deles as especificidades da Lngua Portuguesa. Para que possamos realizar essas tarefas com sucesso, devemos colocar em prtica a leitura.

A Leitura
Voc j se deu conta de que ao mesmo tempo em que produzimos textos somos leitores deles? Dependendo do motivo pelo qual essa leitura feita, pode no ser tarefa das mais fceis, visto que para uma plena realizao devemos executar aes que envolvem o conhecimento da Lngua Portuguesa: a associao de experincias individuais, o desenvolvimento de senso crtico e o conhecimento sobre diversos assuntos. A forma como nos apropriamos da leitura pode variar de acordo com nosso objetivo. Podemos ler apenas para nos divertir; nesse caso, no h grande necessidade de esforo para memorizarmos ou mantermos a ateno. Mas, de qualquer modo, nosso comportamento leitor entrar em ao e far buscas em nossa memria para resgatar o que j sabemos sobre o assunto, o gnero textual, o vocabulrio, etc. Vamos conhecer algumas estratgias que iro auxiliar voc durante o encontro com textos que por vezes so amor e dor em nossas vidas. E tenha em mente que todas as exigncias que envolvem a leitura so benficas, pois nossa memria ser enriquecida, assim como nossa perspiccia, e a partir dela que nos tornamos mais conhecedores do mundo e capazes de represent-lo na fala e na escrita.
35

Leia com ateno o texto a seguir. Texto 1 ndice de no leitores de 45%, aponta pesquisa. Quarta, 28 de maio de 2008, 17h02. Quase metade (45% ou 77 milhes) dos 172,7 milhes de brasileiros abrangidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil no leram nenhum livro nos ltimos trs meses. Desse pblico, 47% so mulheres e 53%, homens. O estudo, feito pelo Instituto Pr-Livro e Ibope Inteligncia, considerou como universo a populao na faixa etria a partir dos cinco anos. A pesquisa foi feita por amostragem, com base em 5,2 mil entrevistas em 311 municpios brasileiros dos 27 estados, no perodo de 29 de novembro a 14 de dezembro de 2007. Apesar do alto ndice, o secretrio de Educao Bsica do Ministrio da Educao (MEC), Andr Lzaro, avalia como positivo o resultado da pesquisa. O copo est razoavelmente cheio, mas a nossa sede muito maior. A fotografia hoje diz que estamos em um bom caminho, mas essas informaes nos estimulam a trabalhar mais, acredita Lzaro. O relatrio aponta que os classificados como no leitores esto na base da pirmide social: 28% deles no so alfabetizados e 35% estudaram somente at a 4. srie do ensino fundamental. Metade do grupo pertence classe D e a maioria tem renda familiar de um a dois salrios-mnimos. A pesquisa indica ainda que os livros religiosos so os que mais atraem esse pblico: 4,5 milhes disseram ler a Bblia. Entre os motivos para no ler, a falta de tempo aparece como o mais apontado, com 29%. Outros 28% no leem porque no so alfabetizados e 27% porque no gostam ou no tm interesse. Entre as limitaes, 16% afirmaram que possuem um ritmo lento de leitura e outros 7% disseram no compreender a maior parte do que leem. O relatrio ressalta que a leitura aparece em quinto lugar entre as atividades preferidas dos entrevistados, ficando atrs de ver televiso, ouvir msica, ouvir rdio e descansar. As regies Norte e Nordeste, que apresentam os menores ndices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pas, tambm registraram as menores mdias de leitura por habitante/ano: 3,9 e 4,2 respectivamente. A mdia nacional de 4,7 livros ano/habitante. Para o presidente do Instituto Pr-livro, Jorge Yunes, o baixo resultado est vinculado aos nveis de escolaridade nessas regies. O incentivo leitura nas escolas muito importante, o governo tem que trabalhar para que esse ndice seja igual no Brasil inteiro. Se a escolaridade aumentar, com certeza a leitura aumenta tambm, apontou Yunes.
<http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI2914142-EI306,00.htm>

Para que pudssemos compreender o texto acima, nos foi exigido identificar a lngua em que est escrito, o gnero textual a que pertence e o assunto nele tratado. Reconhecer inicialmente esses elementos primordial para que possamos localizar outras informaes durante o processo da leitura.
36

Ao fazermos essa leitura, e tantas outras mais, uma srie de aes simultneas devem acontecer para que possamos dar conta da leitura. Depois de identificarmos a lngua preciso compreender o vocabulrio e como o texto est organizado; localizar, a partir de nossas experincias anteriores de leitura, as informaes antigas e novas sobre o assunto tratado; identificar as ironias, os implcitos e o que tal leitura tem a ver com nossa realidade. Feito esse contato inicial, devemos buscar respostas s seguintes questes: Quem escreve ou quem o autor do texto? (Paulo Coelho, Lya Luft, Arnaldo Jabor) Qual o gnero textual? (Artigo de opinio, carta, e-mail, relatrio de vendas) Qual a tipologia dominante? (Narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo ou injuntivo) A quem ou a que pblico se destina? (Adolescentes, estudantes, trabalhadores da rea de transportes, professores da educao infantil) Onde veiculado, ou seja, qual o suporte editorial? (Revista, livro, telejornal, correio eletrnico) A que ordem pertence? (Narrar, relatar, argumentar, expor ou prescrever aes) Qual o objetivo, a inteno? (Instruir, divertir, informar) Com que autoridade o autor escreve, fala, ou seja, que papel social possui esse autor? ( profissional da rea sobre a qual escreve, um membro de destaque na sociedade, um pesquisador) Quais so as ideias ou informaes principais? Qual a estrutura textual? (Quais so as partes do texto que apresentam objetivos, conceitos, definies, concluses? Quais so as relaes entre essas partes?) H argumentos, provas para defender as ideias apresentadas? O autor se posiciona sobre o tema tratado? Que outras vozes so reconhecidas no texto? Quais so os depoimentos utilizados? H exemplos, fatos, dados citados? Como so tratadas pelo autor do texto as ideias contrrias? Que conhecimentos prvios eu tenho sobre o texto? Que marcas de outros textos so apresentadas no texto, de forma explcita ou implcita, ou seja, como se d a intertextualidade? Vamos ver como ficam todas essas questes na prtica? Voltemos leitura detalhada do texto. Reconhecemos a lngua em que o texto foi escrito, ou seja, a Lngua Portuguesa. A forma como est organizado nos leva a crer que esse texto uma notcia ttulo atraente ao leitor, data, assunto e o suporte em que inicialmente foi publicado.
37

No possvel identificar o autor. Tal fato faz com que o texto perca um pouco de sua credibilidade. Para torn-lo convincente e para que faamos o pacto de leitura, ou seja, consideremos que esse texto uma verdade, as fontes dos dados (pesquisa Ibope Inteligncia, Instituto Pr-Livro, MEC) e o problema apresentado tornam-se essenciais. O objetivo do texto informar (relatar) que o MEC considera como positivos os resultados de pesquisa que apontam o alto ndice de no leitores no Brasil. O texto est organizado em oito pargrafos. Vamos acompanhar quais so as informaes mais importantes de cada um deles:

1. : 45% dos 172,7 milhes de brasileiros abrangidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil no leram nenhum livro nos ltimos trs meses. 2. : Como foi realizada a pesquisa. 3. : Secretrio do MEC v de modo positivo o resultado da pesquisa. 4. : Quem e como formada a populao de no leitores. 5. : Quais so os motivos dados pelos entrevistados para no ler. 6. : O baixo ndice do IDH no Norte e Nordeste do pas se reflete no alto ndice de no leitores dessas regies. 7. : O resultado nas regies Norte e Nordeste est vinculado ao baixo nvel de escolaridade. 8. : O aumento da escolaridade teria como consequncia um maior nmero de leitores.
Essa organizao do texto pode ser ento, assim estruturada: Introduo: 1. pargrafo. Desenvolvimento: 2. ao 6. pargrafos. Concluso: 7. e 8. pargrafos. Por se tratar de uma notcia, esse gnero requer um distanciamento do autor em relao s opinies pessoais, pois o escrito deve apenas informar. No entanto, essas opinies podem ocorrer de modo implcito, o autor pode fazer uso das outras vozes no interior do texto, para nos dizer o que pensa sobre o assunto.

38

Veja: (...) o secretrio de Educao Bsica do Ministrio da Educao (MEC), Andr Lzaro, avalia como positivo o resultado da pesquisa. Para o presidente do Instituto Pr-livro, Jorge Yunes, o baixo resultado est vinculado aos nveis de escolaridade nessas regies. Ao fazer a seleo e a incorporao dessas opinies no corpo da notcia, o autor acaba por apresentar sua opinio. Essa situao serve para nos mostrar que no existe texto neutro, sem opinio. Alm desses procedimentos na hora de ler um texto, podemos destacar divises no texto e, posteriormente, agrupar os trechos. Leia o texto Sobre a pretensa neutralidade dos textos disponvel no site: <http://aescritanasentrelinhas.d3estudio.com.br/?p=597>

Divises do texto
So marcadores das divises do texto as seguintes expresses: Em primeiro lugar... Em seguida... Em terceiro lugar... Inicialmente... A seguir... Finalmente... Primeiramente... Em prosseguimento... Por ltimo... Por um lado... Por outro... Num primeiro momento...Num segundo momento A primeira questo ... A segunda... A terceira... Reconhecer as divises do texto ao importante, pois a partir delas podemos estabelecer mentalmente um esquema do texto.

Implcitos pressupostos e subentendidos


Algumas linhas atrs, houve a meno de que a opinio do autor do texto aparece de modo implcito. Esse recurso de escrita exige um pouco mais de ns leitores, pois preciso prestar ateno em palavras e expresses que marcam tal recurso, assim como nas intenes com que so insinuadas pelo nosso interlocutor.
39

Os implcitos podem ser divididos em dois grupos: o dos pressupostos e o dos subentendidos. Os pressupostos so ideias que esto presentes no texto, porm de modo no explcito. Podemos compreend-las por conta do sentido de algumas palavras ou expresses que esto no texto. Acompanhe a anlise de alguns exemplos: Exemplo 01: Fora da empresa , Paulo passou a depreciar os colegas. Observe que o pressuposto est na expresso Fora da empresa. Podemos compreender que, quando estava na empresa, Paulo no tinha por hbito falar mal dos colegas de trabalho. Exemplo 02: Giulia foi minha primeira namorada. Nesse exemplo o pressuposto est marcado pela palavra primeira. A partir dela podemos pressupor que o autor da frase acima teve outras namoradas. Os pressupostos podem ser marcados linguisticamente por verbos que indicam mudana ou permanncia (continuar, vir a ser, ficar, deixar de, transformar); advrbios (totalmente); conjunes (mas, porm); oraes adjetivas. Os subentendidos tambm esto presentes no texto, porm no so marcados linguisticamente. Precisamos que nosso interlocutor perceba o que queremos dizer. Normalmente fazemos uso desse recurso quando no queremos nos comprometer com a informao dada. Veja esse exemplo: Uma criana que est de frias na casa de parentes, diz a um deles: So cinco horas. Sabe, minha me me d frutas nesse horrio. possvel perceber que a criana deseja as frutas, porm no as pede declaradamente, apenas insinua, sugere. Para que possa ter o que deseja, ela ter que contar com a capacidade de leitura de seu interlocutor.

Operadores argumentativos
Voc se lembra de que para lermos determinados textos devemos buscar algumas questes e depois de respostas para elas, no ? Podemos imaginar que ler como um jogo sem instrues e cabe a ns localizarmos as pistas para saber para que estas servem e como ajudaro a compreender o jogo. As mesmas perguntas que orientaram a leitura do primeiro texto serviro para todos os outros que leremos durante a graduao ou ao longo da vida acadmica. Nesta parte do nosso estudo, vamos identificar elementos presentes no texto que, reconhecidos, auxiliaro a leitura e modificaro nossa postura em relao a algumas afirmaes. So eles os operadores argumentativos. Os operadores argumentativos so palavras que, ao serem inseridas em determinados perodos, modificam o sentido deles, orientando o leitor a chegar a uma concluso.
40

Vamos ver um exemplo: Se digo a frase: So 6 horas. Trata-se apenas de uma afirmao que no d nenhuma informao relevante ao meu interlocutor. Porm se dissesse: J so 6 horas. O operador argumentativo j apresenta uma nova concluso ao interlocutor: O tempo passou rpido demais ou, ainda, estou atrasada. Alm do j, os operadores argumentativos mais utilizados so: at, at mesmo, pouco, um pouco, ainda, na verdade, alis. Normalmente quando pensamos em ler sobre determinado assunto, nos vem mente um texto e pensamos em perodos alinhados um aps o outro. Mas um texto no se prende apenas a essa estrutura. No meio acadmico, comum encontramos informaes em grficos e tabelas.

Texto 02 Poucos cursos de Pedagogia so excelentes Beatriz Vichessi(bvichessi@abril.com.br)

Ilustraes: Mario Kanno Fonte: Enade 2008. <http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/226-emdia.shtml>


41

Como exerccio, procure refletir sobre as seguintes questes: Que elementos compem esse texto? Que tipo de linguagem predomina no texto? Que informaes o grfico apresenta? Como o cenrio da docncia nas instituies e como essas informaes ajudam a esclarecer os dados apresentados no mapa e no grfico?

Aps a leitura foi possvel verificar que os grficos so a combinao de linguagem verbal e no verbal (imagens). Podem relacionar informaes, apresentar explicaes, fazer comparaes e, dessa forma, nos auxiliar a organizar as ideias. Usualmente, o grfico apresenta as informaes em formato de barras, em fatias ou em linhas. Os dados tambm podem ser apenas nmeros, comumente expressos em porcentagem. No caso analisado, a informao principal sobre a classificao dos cursos de pedagogia de acordo com o ENADE de 2008. Veja que a informao mais importante est no grfico em formato de pizza. O mapa e a tabela funcionam como argumentos para comprovar tal informao, que aponta que a formao dos docentes nas regies centro-oeste e nordeste influencia os resultados gerais. Como sugesto para a prtica de leitura deste tipo de texto, acesse o site do IBGE <www.ibge.gov.br/paiseat/main.php.> e selecione dois dos seguintes pases: Brasil, ndia, China ou EUA. Acesse dados indicadores sociais, como populao, economia e objetivos do milnio.

Sntese, Resumo, Resenha e Parfrase


Em algum momento da sua vida escolar, um de seus professores deve ter solicitado um resumo ou uma resenha sobre um filme ou um livro. Na faculdade, o procedimento no diferente. Esses textos sero os recursos mais utilizados para dar conta do volume de leitura proposto em cada disciplina. Porm, saiba que a habilidade de resumir bem um texto auxilia tambm em sua compreenso e, consequentemente, colabora para o estudo de diferentes contedos. Neste momento vamos colocar em prtica a leitura com a finalidade de saber como elaborar sntese, resumo, resenha e parfrase.
42

Sntese
A sntese de um texto se baseia no levantamento e exposio das ideias principais que nele esto contidas. Normalmente, a apresentao feita em um bloco nico. Quando nos propomos a fazer a sntese de um texto, podemos usar o seguinte expediente de leitura: Fazer uma leitura rpida, procurando responder, medida que vamos lendo, de que trata o texto. Reler o texto e sublinhar, a lpis, as ideias principais. Consultar o dicionrio, pois apesar do prprio texto nos sugerir o significado das palavras que desconhecemos, bom eliminar dvidas. Fazer um esquema da sntese no qual conste: a. Tema: resposta pergunta feita quando voc fez a leitura do texto. b. Ideias bsicas: anotar as ideias principais e secundrias que voc previamente sublinhou no texto. c. Concluso do autor do texto. Sintetizar, de forma pessoal, em um nico pargrafo, as ideias do esquema anterior. Adotar como prtica a releitura e reviso do pargrafo elaborado. (No s dele como de todos os textos que voc escrever.) Agora, vamos elaborar a sntese do texto 03, a seguir.

Texto 03 Apesar das crticas, um levantamento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP) d sinais positivos sobre o desempenho em mtodos no convencionais de aprendizado. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), prova usada pelo MEC para medir o rendimento de graduandos de todo o pas, os alunos de Educao a Distncia (EAD) obtiveram notas melhores que os de cursos presenciais em sete das 13 reas analisadas, dentre as quais a Administrao. Ao todo, dos 1.181 cursos em EAD credenciados pelo Ministrio, cerca de 22% so da rea de Administrao ou Gesto, ou seja, um em cada cinco. Quando analisada somente a oferta em lato sensu e MBA, a proporo ainda maior: um em cada trs.
43

As amplas possibilidades de formao continuada transformaram os administradores num dos principais consumidores do ensino no presencial, como alunos e como gestores. A professora doutora da Fundao Instituto de Administrao (FIA) e doutora em educao a distncia, Liliana Vasconcelos, diz que o modelo est intimamente ligado a uma das principais competncias do administrador: a capacidade de aprender rapidamente. Em sua tese de mestrado, Liliana mediu a contribuio do e-learning para o desenvolvimento dessa habilidade. E concluiu que estudar pela Internet tem papel decisivo no processo. A velocidade de inovao impe que o administrador seja igualmente gil na busca por novos conhecimentos para atender o nvel de exigncias da empresas, que aumentou muito. O executivo que no incorpora os estudos on-line no seu dia a dia estar sempre em desvantagem. De acordo com os resultados da pesquisa, profissionais que utilizaram o e-learning afirmaram que o mtodo estimulou o autoaprendizado, a capacidade de administrar ambientes virtuais de trabalho, a participao em discusses e a troca de experincias via Internet. Alm disso, um administrador que entende a EAD como ferramenta imprescindvel para obter e renovar conhecimentos pode fomentar o treinamento de funcionrios a distncia. A postura do gestor que valoriza a aprendizagem pode ajudar na superao de um conceito ultrapassado em muitas empresas, (aquele) de que a formao no melhora os negcios.
(Fragmento adaptado do texto: A educao caiu na rede). Revista Administrador Profissional, jul 2009. Ano 32. n. 277-p.18-23.

Voc j leu o texto e conseguiu responder a primeira pergunta: De que trata o texto?. Ento vamos anotar a resposta:

A EAD deve ser vista como uma vantagem para o Administrador que deseja a formao continuada e uma ferramenta de gesto.
Agora vamos ler e sublinhar as partes mais importantes, ou seja, aquelas em que aparecem as informaes principais do texto.

Apesar das crticas, um levantamento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP) d sinais positivos sobre o desempenho em mtodos no convencionais de aprendizado. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), prova usada pelo MEC para medir o rendimento de graduandos de todo o pas, os alunos de Educao a Distncia (EAD) obtiveram notas melhores que os de cursos presenciais em sete das 13 reas analisadas, dentre as quais a Administrao. Ao todo, dos 1.181 cursos em EAD credenciados pelo Ministrio, cerca de 22% so da rea de Administrao ou Gesto, ou seja, um em cada cinco. Quando analisada somente a oferta em lato sensu e MBA, a proporo ainda maior: um em cada trs.
44

As amplas possibilidades de formao continuada transformaram os administradores num dos principais consumidores do ensino no presencial, como alunos e como gestores. A professora doutora da Fundao Instituto de Administrao (FIA) e doutora em educao a distncia, Liliana Vasconcelos, diz que o modelo est intimamente ligado a uma das principais competncias do administrador: a capacidade de aprender rapidamente. Em sua tese de mestrado, Liliana mediu a contribuio do e-learning para o desenvolvimento dessa habilidade. E concluiu que estudar pela Internet tem papel decisivo no processo. A velocidade de inovao impe que o administrador seja igualmente gil na busca por novos conhecimentos para atender o nvel de exigncias da empresas, que aumentou muito. O executivo que no incorpora os estudos on-line no seu dia a dia estar sempre em desvantagem. De acordo com os resultados da pesquisa, profissionais que utilizaram o e-learning afirmaram que o mtodo estimulou o autoaprendizado, a capacidade de administrar ambientes virtuais de trabalho, a participao em discusses e a troca de experincias via Internet. Alm disso, um administrador que entende a EAD como ferramenta imprescindvel para obter e renovar conhecimentos pode fomentar o treinamento de funcionrios a distncia. A postura do gestor que valoriza a aprendizagem pode ajudar na superao de um conceito ultrapassado em muitas empresas, (aquele) de que a formao no melhora os negcios.
Fragmento adaptado do texto: A educao caiu na rede. Revista Administrador Profissional, jul 2009. Ano 32. n. 277-p.18-23.

Sublinhamos as ideias mais importantes. Agora vamos fazer o esquema da sntese. importante lembrar que possvel, na elaborao da sntese, eliminar algumas das ideias anteriormente sublinhadas. Tema: A EAD como ferramenta de renovao de conhecimento e gesto Ideias importantes: Alunos de EAD obtiveram notas melhores que os de cursos presenciais no ENADE. Administradores so uns dos principais consumidores do ensino no-presencial, como alunos e como gestores. O modelo est intimamente ligado a uma das principais competncias do administrador: a capacidade de aprender rapidamente. A contribuio do e-learning para o desenvolvimento dessa habilidade tem papel decisivo no processo de gesto, pois profissionais que utilizaram o e-learning afirmaram que o mtodo estimulou o autoaprendizado, a capacidade de administrar ambientes virtuais de trabalho, a participao em discusses e a troca de experincias via Internet. Concluso: A EAD uma ferramenta imprescindvel para renovar os conhecimentos, treinar e gerir funcionrios.

45

Feito o esquema, devemos sintetizar, de forma pessoal, em um nico pargrafo, as ideias do esquema. Ao fazermos isso temos que seguir algumas regras: 1. Usar um verbo na terceira pessoa para introduzir o tema. (O autor esclarece, O autor argumenta que, O autor relata que, O texto informa). 2. Excluir palavras repetidas ou irrelevantes do texto original. 3. Construir a nosso modo as ideias selecionadas no texto.

O texto informa que os alunos de EAD tiveram melhor desempenho no ENADE do que aqueles de cursos presenciais. Os administradores esto entre os principais consumidores dessa modalidade de ensino, como alunos e como gestores. O sucesso do EAD entre a categoria se d por estar intimamente ligado a uma das principais competncias do administrador: a capacidade de aprender rapidamente. O autor argumenta que o e-learning contribui para o desenvolvimento dessa habilidade, pois o mtodo estimula o autoaprendizado, a capacidade de administrar ambientes virtuais de trabalho, a participao em discusses e a troca de experincias via Internet. Sendo assim, a EAD pode ser vista como uma ferramenta imprescindvel para renovar os conhecimentos, treinar e gerir funcionrios.

Resumo
O resumo a apresentao enxuta das ideias mais importantes do texto. A redao do resumo deve ser feita com objetividade e clareza, pois deve cumprir sua finalidade: divulgar as informaes contidas no texto analisado. A maneira de produzir um resumo idntica a da sntese, apenas diferente na estrutura. Acompanhe: Assunto: a frase inicial deve ser significativa de modo a explicar o tema principal do texto resumido. Objetivo: aponta qual o objetivo do autor do texto, aonde ele pretende chegar. Metodologia: como a pesquisa, a obra foi realizada. necessrio esclarecer os mtodos, tcnicas utilizadas pelo autor do texto. Concluses: expor as concluses a que o autor do texto resumido chegou. importante destacar que na elaborao de snteses e resumos no podemos dar nossa opinio sobre o tema abordado. Podemos fazer isso quando o texto solicitado for uma resenha.
46

Resenha
A resenha o resultado de um resumo, acrescido de uma crtica. Tem por finalidade relatar de forma minuciosa as propriedades de um objeto ou de partes dele. A estrutura da resenha, basicamente, contm os seguintes elementos: Referncia bibliogrfica: autor, ttulo da obra, nmero da edio, local de publicao, editora, ano e nmero de pginas; Informaes sobre o autor da obra: breve apresentao do autor da obra, destacando a nacionalidade, reas de atuao, publicaes, formao acadmica, ttulos, etc. Resumo da obra: exposio do assunto da resenha, como ele tratado, metodologia utilizada e estrutura da obra (captulos, sees), ideias principais; Concluses do autor da obra: mostrar com objetividade os resultados alcanados pelo autor; Quadro de referncia do autor: se for possvel identificar, mencionar a linha terica que apoia as ideias dele; Apreciao crtica do resenhista: comentrio sobre o autor da obra, esclarecendo se as ideias apresentadas so novas, objetivas, coerentes; Indicaes da obra: a que pblico se destina.

Parfrase
Fazer uma parfrase reformular de maneira pessoal as informaes presentes em outro texto, sem modificar o sentido do original. Na parfrase, possvel tornar um vocabulrio mais complexo em algo mais simples ou, dependendo da inteno de quem produz o texto, substituir um vocabulrio mais simples por um mais formal. Uma observao importante sobre a parfrase de que as informaes nela contidas devem ser idnticas e constar na mesma ordem em que aparecem no texto original. A gramtica Houaiss , da Lngua Portuguesa, traz as seguintes conceituaes:

Reelaborao A reelaborao consiste em produzir um texto (texto meta) derivado de outro (texto fonte). A relao entre os dois geralmente de todo e todo. Entre os modos de reelaborar um texto, cinco so bem conhecidos, como segue.

47

Parfrase A parfrase consiste em refazer um texto fonte em funo de seu contedo. uma categoria que abrange resumos, condensaes, atas, adaptaes, relatrios. Traduo Traduo uma variedade de reescrita de um texto, em que o texto meta reelaborado em uma lngua diferente daquela em que foi produzido o texto fonte. Traduo e parfrase mesclam-se no gnero traduo adaptada, comum quando se trata de traduzir obras literrias muito extensas para o pblico infantil ou infanto-juvenil. Pardia A pardia a recriao de vis crtico, com inteno cmica ou satrica. Na pardia, o texto fonte no apenas o ponto de partida. Ele permanece entrevisto no espao do texto recriado, sem o que se perde o efeito de sentido da pardia. Plgio O plgio consiste na apropriao ou imitao, essencialmente ilcita, de texto alheio. Pode ser parcial ou total, distinguindo-se da parfrase e da pardia por ocultar seu processo de criao. A facilidade, criada pela Internet, do acesso a textos alheios aumentou consideravelmente a prtica do plgio nos meios acadmicos. Retificao A retificao consiste no ato discursivo pelo qual o enunciador corrige ou modifica uma palavra, uma construo, uma formulao com o propsito de tornar a expresso mais precisa ou mais adequada. O alvo da retificao normalmente um fragmento de texto, e pode ser extrado de um discurso alheio ou do discurso em processo do prprio enunciador, como nesta passagem de Nelson Rodrigues: (O pintor) punha no colarinho uma gravata ferica ou, melhor dizendo, uma gravata que era um repolho multicolorido.
[Rodrigues, 1993: 225] (Gramtica Houaiss da Lngua Portuguesa, Publifolha, 2009)

Os significados da palavra
Uma palavra no tem sempre o mesmo significado, pois isso vai depender do contexto em que a estamos empregando. Ter conhecimento ou no dessa caracterstica pode influir direta ou indiretamente, na leitura e compreenso de um texto. Essas alteraes que so estudadas pela semntica podem ser: conotao e denotao; antonmia, sinonmia, homonmia e paronmia, campos semnticos; polissemia.
http://www.sxc.hu Jean Scheijen

48

Conotao e denotao
Exemplo 01: A cotao do ouro sofreu variao nesta semana. Exemplo 02: Voc ouro para mim. No primeiro perodo, a palavra ouro significa metal precioso, conforme consta nos dicionrios. J no segundo exemplo, a mesma palavra ouro teve seu significado ampliado e, por uma srie de associaes, entendemos que nesse caso significa importante, valoroso. Por meio do exemplo acima, percebe-se que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado, ocorrendo, basicamente, duas possibilidades: a. No primeiro exemplo, dizemos que est empregada no sentido denotativo, ou seja, apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionrio. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo. b. No segundo exemplo, a palavra aparece com outro significado, passvel de interpretaes diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo. Os textos poticos e publicitrios fazem bastante uso do sentido conotativo das palavras, num trabalho contnuo de criar ou modificar seu significado. Na linguagem cotidiana tambm comuma explorao do sentido conotativo, como consequncia da nossa forte carga de afetividade e expressividade.

Homnimos, Parnimos, Antnimos e Sinnimos


Se considerarmos as relaes entre a forma e a significao das palavras, elas podem ser parnimas, homnimas, sinnimas ou antnimas. Parnimos so vocbulos que tm grafia e pronncia parecidas e significados diferentes. amoral sem senso da moral imoral contrrio moral apstrofe chamamento apstrofo tipo de sinal grfico cavaleiro que anda a cavalo cavalheiro gentil comprimento extenso cumprimento saudao conjetura hiptese conjuntura situao delatar denunciar dilatar alargar descrio ato de descrever discrio ato de ser discreto despercebido sem ser notado desapercebido desprevenido

49

destratar insultar distratar desfazer (um contrato) docente professor discente aluno emergir vir tona, sair imergir mergulhar emigrar sair de um pas imigrar entrar em um pas eminente importante iminente que est para ocorrer estada permanncia de algum estadia permanncia de veculo flagrante evidente fragrante aromtico fluir correr fruir desfrutar inflao desvalorizao infrao transgresso infligir aplicar pena infringir transgredir lista relao listra linha, risco mandado ordem judicial mandato procurao, delegao preeminente nobre, distinto proeminente saliente ratificar confirmar retificar corrigir sortir abastecer surtir resultar trfego movimento do veculo trfico comrcio usurio aquele que usa usurrio avarento, agiota vultoso volumoso, considervel vultuoso vermelho e inchado usurio o que desfruta o direito de usurrio o que pratica a usura ou usar alguma coisa agiotagem. Homnimos so vocbulos que tm mesma pronncia, mas grafias e significados diferentes. Existem duas espcies de homnimos: Homnimos homfonos so os vocbulos que tm som igual e significados diferentes: acender por fogo a acento inflexo da voz conserto reparo incipiente que est no incio viagem jornada ascender elevar-se assento objeto onde se senta concerto harmonia insipiente que no sabe viajem flexo do verbo viajar

Conhea mais exemplos de parnimos e homnimos no site: <http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/paronimo.htm>

50

Homnimos homgrafos so vocbulos que tm significados diferentes e escrita igual, apresentando acento prosdico diferente: Peso () unidade de medida Jogo () substantivo Peso () do verbo pesar Jogo () do verbo jogar

Sinnimos so vocbulos iguais ou semelhantes na significao, mas diferentes na forma. Exemplo: O comprimento do salo de cinco metros. (A extenso do salo de cinco metros.) O cumprimento de Ana consistiu em um aceno de cabea. (Ana acenou a cabea para cumprimentar algum.) Antnimos so os vocbulos diferentes na forma e opostos na significao. Exemplo: feio/bonito alto/baixo caro/barato

Campo semntico
o grupo de palavras que tem o mesmo valor semntico. No so sinnimas ou antnimas, mas tem sentidos muito prximos. Exemplo 01: amarelo, rosa, verde, branco, preto (todas as palavras relacionam-se a cores). Exemplo 02: lpis, caneta, borracha, rgua, apontador (todas as palavras relacionam-se a materiais escolares). Exemplo 03: ma, banana, uva, laranja, pera (todas as palavras relacionam-se a frutas).

51

Polissemia

Polissemia a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos mltiplos contextos em que aparece. Veja alguns exemplos de palavras polissmicas: Exemplo 01: cabo (posto militar, acidente geogrfico, cabo da vassoura, da faca). Exemplo 02: banco (instituio comercial financeira, assento). Exemplo 03: manga (parte da roupa, fruta).

52

Palavras e expresses latinas


A posteriori segundo os acontecimentos previstos ou aps argumentao; A priori segundo os acontecimentos no previstos ou antes de qualquer argumento; Ad hoc para isto; Apud junto de; data vnia com a devida permisso; et alii e outros; habeas-corpus liberdade de locomoo; hic et nunc aqui e agora; ibidem no mesmo lugar; idem igualmente, tambm; in loco no lugar; ipsis litteris pelas mesmas letras, textualmente; lato sensu em sentido amplo; pari passu simultaneamente; pro labore pagamento de servio prestado; sic assim mesmo, escrito desta maneira; sine qua non indispensvel; sui generis peculiar, sem igual.

53

Escrever uma necessidade e uma habilidade que todos possuem. Ou voc acha que algumas pessoas tm o dom de escrever? O mais sensato admitir que a escrita seja resultado da dedicao. Ela no se realiza por meio de dicas, frmulas prontas, pois se trata de uma prtica social, portanto vinculada ao nosso conhecimento de mundo, s experincias de leitura, s nossas intenes e necessidades. Segundo Luclia Garcez (2004), a escrita um processo, pois envolve tarefas para sua realizao, trata-se de um ir e vir sobre o texto. Todas as atividades que a envolvem so influenciadas pelo contexto em que se originou e em que acontece. O texto se d e possui sentido dentro das esferas sociais. Desse modo adequado pensar que para escrevermos um texto precisamos de motivao, razo para escrev-lo. Veja no quadro a seguir as aes que envolvem a escrita: PRTICA SOCIAL DA ESCRITA CONTEXTO DE PRODUO DE TEXTO Assunto Motivao Necessidade Ideia de leitor Memria Assunto Lngua Gneros Texto em processo de produo ou j produzido

O escrever no tem fim

Organizao Monitorao Avaliao constante do processo

Revises

Fonte: GARCEZ, Luclia Helena do Carmo. Tcnica de redao: o que preciso para escrever bem. So Paulo: Martins Fontes, 2004 p. 15.

Quando nos decidimos por escrever, o processo da escrita j se iniciou, pois imediatamente comeamos a pensar nos elementos que vo envolver a atividade: objetivo do texto; o assunto em linhas gerais; gnero mais adequado aos objetivos; quem provavelmente vai ler; que nvel da linguagem deve ser utilizado. A partir dessas ideias gerais podemos continuar a escrever. Ao iniciar o processo da escrita de um texto devemos nos perguntar: Sobre o que vou escrever? Delimite o assunto para evitar perder o foco da comunicao. A quem o texto se destina? Estabelea a adequao da linguagem e atente para as marcas do discurso. Qual o objetivo do meu texto? uma solicitao, um comunicado, uma resposta? Como pretendo construir o texto? uma carta, um e-mail, um comunicado?

54

Ao realizarmos essas escolhas temos ento que escolher a linguagem (verbal, no verbal, formal, informal), o assunto, as ideias e o ponto de vista que vamos assumir. J foi dito que no h frmulas para escrever bem, mas sim existe trabalho duro, que requer boa vontade, prtica e alguns procedimentos. sobre eles que vamos tratar nesta seo.

Como escrever um texto


Quando vamos comear a escrever um texto, podemos fazer anotaes independentes em forma de esquema assim como as ideias vo surgindo. Elas ficam desordenadas, mas de posse delas que vamos organizar o texto. Outros expedientes so: escrever tudo que vem a mente; fazer uma lista de palavras-chave e reorden-las, hierarquizando-as; construir um pargrafo para desbloquear e, depois, desenvolver as ideias ali expostas; escrever a ideia principal e as secundrias em frases isoladas para depois interlig-las; ou elaborar uma espcie de esquema geral do texto; elaborar um resumo das ideias principais e depois acrescentar detalhes, exemplos, ideias secundrias; organizar mentalmente grandes blocos de texto, escrev-los e reestrutur-los aps a releitura. Organizado o esquema hora de colocar em prtica o texto propriamente dito e ele comea com a escritura do pargrafo. E ento, o que pargrafo? Vamos por partes.

Pargrafo
Antes de definirmos pargrafo, necessitaremos relembrar o conceito de ideia-chave e palavra-chave. Quando enunciamos uma frase desejamos transmitir ao nosso interlocutor uma mensagem especfica. Para isso, organizamos nosso texto em torno de uma palavra-chave ou ideia-chave. Veja o exemplo: Que livro bem conservado! (palavra-chave = livro) Voc pode observar que a palavra mais importante livro, sobre ele que vamos dar uma informao. As outras palavras (que/bem/conservado) acrescentaram dados palavra principal: livro. Ao organizarmos um texto podemos pensar que cada pargrafo uma representao de uma cena, com personagem principal. Em nosso exemplo, o livro. Um pargrafo constitudo por frases, oraes e perodos. O importante em um pargrafo que ele desenvolva a ideia central a respeito de um determinado assunto. Deve esclarecer junto ao leitor as intenes do escritor, de forma coesa e coerente. Agora, vamos relembrar os conceitos de frase, orao e perodo. Frase toda palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo.
55

Exemplo 01: Silncio! Que pai zeloso! Orao a frase construda com um verbo ou uma locuo verbal. Exemplo 02: A taxa de juros para emprstimos pessoais aumentou 1,27%. (Aumentou = um verbo = uma orao = perodo simples) Exemplo 03: A economia mundial cresceu 20% nos ltimos quatro anos, aumentando o consumo de alimentos em pases emergentes como a China e ndia, onde vivem mais de 30% da populao mundial. (Cresceu, aumentando e vivem so verbos = trs verbos = trs oraes= perodo composto). Perodo a frase formada por uma ou mais oraes. Ele pode ser composto por coordenao e/ou subordinao. O perodo composto por coordenao contm oraes independentes, que podem, normalmente, ser separadas em perodos simples. Elas, sozinhas, fazem algum sentido: Exemplo: Em casa, a mulher parou assustada, pois ouviu um barulho. Temos duas oraes independentes: a orao: A mulher parou assustada. 1. a orao: A mulher ouviu um barulho. 2. J o perodo composto por subordinao contm oraes dependentes entre si. Exemplo: Eles esperavam que ela voltasse. Temos duas oraes dependentes, pois s conseguimos entender a primeira quando lemos a segunda orao. a Orao: Eles esperavam 1. a Orao: Que ela voltasse. 2.
56

As oraes e enunciados so organizados, unidos por meio dos elementos coesivos. Esses elementos possibilitam a progresso do texto por apresentarem novas informaes e/ou argumentos. As ideias de proporo, causa, consequncia, finalidade, concesso, comparao, condio, conformidade, etc. so expressas pelos elementos coesivos. Ao escrevermos um texto, o pensamento apresentado em um pargrafo pode estar na dependncia dos prximos para se completar, da a necessidade de fazer uso dos conectores, que voc conhecer mais adiante.

Conceito de texto
Vamos escrever textos, mas o que pode ser definido como texto? O que faz com que um aglomerado de palavras seja considerado um texto? Podemos dizer que um texto deve ter textualidade, ou seja, elementos que o fazem texto. So eles: Coerncia; Coeso; Intencionalidade; Aceitabilidade; Informatividade; Intertextualidade; Situacionalidade; Inferncia; Focalizao.

Vamos ler as palavras a seguir e responder se podemos consider-las um texto.

Bombril Trigo Refrigerante Po Ovos Leite Detergente

Est em dvida? Pense o seguinte: se alm dessas palavras fosse acrescentada a informao de que o texto foi elaborado para algum ir s compras? Isso mesmo, nossa velha lista de compras. Apesar de estar assim organizada trata-se de um texto porque podemos perceber sua coerncia.
57

Coerncia
Um texto coerente quando por uma via qualquer se pode recuperar sua unidade de sentido. O fundamental que ele exera sua funo comunicativa. A coerncia uma propriedade que tem a ver com a possibilidade de um texto funcionar como uma unidade comunicativa, o que est diretamente relacionado inteno do autor; aceitabilidade do leitor; situao que se estabelece; s informaes que ambos tm sobre a organizao das palavras e intertextualidade que pode ser estabelecida.

Coeso
Observe os elementos destacados no fragmento de texto a seguir.

Quase metade (45% ou 77 milhes) dos 172,7 milhes de brasileiros abrangidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil no leram nenhum livro nos ltimos trs meses. Desse pblico, 47% so mulheres e 53%, homens. O estudo, feito pelo Instituto Pr-Livro e Ibope Inteligncia, considerou como universo a populao na faixa etria a partir dos cinco anos. A pesquisa foi feita por amostragem, com base em 5,2 mil entrevistas em 311 municpios brasileiros dos 27 estados, no perodo de 29 de novembro a 14 de dezembro de 2007.

<http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI2914142-EI306,00.htm>

O verbo leram retoma seu sujeito: brasileiros. A expresso Desse pblico tambm retoma brasileiros. No segundo pargrafo, para no repetir a palavra pesquisa, o autor a substituiu por O estudo. Como foi possvel perceber, a coeso uma espcie de elo que d ao texto a unidade de sentido ou a unidade temtica. Um texto coeso quando suas partes, palavras e pargrafos no esto soltos ou fragmentados e podemos perceber seu sentido. Os elementos coesivos (palavras ou expresses) referem-se a outras palavras ou expresses citadas anteriormente ou que ainda sero. Veja alguns dos mais importantes: 1. Pronomes pessoais, retos e oblquos. Exemplo: Minha histria longa. Ela parece no ter fim. Ela = histria 2. Pronomes possessivos. Exemplo: Luclia, aproveite, pois essa sua oportunidade. Sua = Luclia
58

3. Pronomes demonstrativos Pronome Pessoa do discurso Lugar demonstrativo Este (s) Faz referncia pessoa Refere-se Esta (s) ou ao objeto prximo da ao lugar Isto pessoa que fala (eu). que est o emissor

Tempo Presente

Texto Na funo anafrica, identifica o termo mais prximo, quando dois termos foram citados. Na funo catafrica, refere-se ao que vai ser ainda citado no texto.

Esse (s) Essa (s) Isso Aquele (s) Aquela (s) Aquilo

Faz referncia pessoa ou ao objeto prximo da pessoa com quem se fala (tu). Faz referncia pessoa ou coisa distante da pessoa que fala e da pessoa com quem se fala. Corresponde a terceira pessoa do singular (ela, ele).

Refere-se Tempo passado Com funo anafrica, ao lugar ou futuro refere-se ao que foi citado no texto. onde est o prximos. receptor. Refere-se Tempo passado ou futuro a lugar distante do distantes. emissor e do receptor. Com funo anafrica, identificam o termo mais distante, havendo dois anteriormente citados.

4. Pronomes indefinidos Exemplo: Naquela manh, os professores, os alunos e a direo, todos participaram do momento cultural. Todos = os professores, os alunos e a direo Catafrica Quando o item de referncia antecipa uma palavra ainda no expressa no 5. Pronomes relativo Exemplo: Eu tinha um amigo que me texto. Exemplo: Desejo isto: que ela v embora ajudava sempre. e nunca... nunca mais volte. Que = amigo 6. Pronomes interrogativos Exemplo: Quem tomar as providncias? Os colaboradores do departamento de Marketing. Quem = os colaboradores Anafrica Quando o item de referncia retoma um signo j expresso no texto. Exemplo: Antnio excelente profissional. Alm disso, ele sempre sensato e pontual.
59

7. Substantivos Exemplo: Priscila e Fernando animaram-se com a chegada dos filhos. No entanto, como eram pais de primeira viagem, tiveram que enfrentar algumas dificuldades. Pais = Priscila e Fernando 8. Advrbios Exemplo: O trabalho ensinou-o a ser pontual. L se tornou responsvel. L = trabalho 9. Preposies As preposies ligam as palavras em uma mesma orao. H casos em que ligam duas oraes. Elas no exercem funo anafrica ou catafrica. Exemplos: Perdemos a lavoura com o mau tempo (de causa). Trouxe livros de receitas (de matria). Comentavam de trabalho (de assunto). Vivia para a famlia (de fim ou de finalidade). Encontrei o sapato de Jorge (de posse).

10. Conjunes e locues conjuntivas. Leia o quadro com os conectivos mais usados: Ideia Adio Alternncia Causa Comparao Concluso Condio Conformidade
60

Conectivos e, nem, no s... mas tambm... ou, nem..., nem, quer... quer, seja... seja, ou... ou, ora... ora como, visto, visto que, porque, pois, porquanto, por causa de, devido a, em vista de, em razo de, j que, uma vez que, dado que... como, como se, assim, como, tal como, qual... logo, portanto, ento, assim, pois... se, caso, salvo, a no ser que, a menos que, exceto, contanto que... conforme, consoante, segundo, como, de acordo com, em conformidade com...

Consequncia Finalidade Oposio (modo adversativo) Oposio (modo concessivo) Proporo Tempo

to, tal, tamanho, de modo que, de forma que, de sorte que, de maneira que, tanto que, por conseguinte... para, para que, a fim de que, a fim de, com o propsito de, com a inteno de, com o intuito de... mas, porm, contudo, entretanto, no entanto, todavia... embora, conquanto, no obstante, apesar de, a despeito de, se bem que, mesmo que, ainda que, a posto que, por mais que, por muito que ... medida que, proporo que, ao passo que... quando, enquanto, mal, logo que, antes que, assim que, desde que, cada vez que, sempre que...

Intencionalidade
Redator/produtor/emissor. Satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situao comunicativa: informar, impressionar, alarmar, convencer, pedir, ofender, etc.

Aceitabilidade
Receptor/recebedor/leitor (a quem? para quem?). Conjunto de ocorrncias de um texto coerente, capaz de levar o leitor a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objetivos do produtor. A aceitabilidade depende da autenticidade qualidade, veracidade.

Informatividade
Quantidade de informaes suficientes para que seja compreendido o sentido que o redator pretende empregar ao texto. No possvel nem desejvel que o escrito explicite todas as informaes necessrias; preciso que deixe inequvocos os dados para o receptor compreender a mensagem. O nvel de informao ideal o mediano, no qual se alternam ocorrncias de processamento imediato, que falem do conhecido, mas que trazem informao. Discurso menos previsvel mais informativo (recepo mais trabalhosa, mais envolvente). Discurso mais previsvel menos informativo (tendncia rejeio).

61

Intertextualidade
Diz respeito aos fatores que fazem a utilizao de um texto dependente de outro(s). Inmeros textos s fazem sentido quando entendidos em relao a outros que funcionam como contexto, pois um discurso constri-se atravs de um algo j dito em relao a outros textos (que funcionam como seu contexto).

Situacionalidade
Trata dos elementos responsveis pela pertinncia e relevncia importncia da informao do texto quanto ao contexto em que ocorre. a adequao do texto situao sociocomunicativa. O contexto pode, realmente, definir o sentido do discurso e, normalmente, orienta tanto a produo quanto a recepo.

Inferncia
Ideia no exposta, mas subtendida. Conexes que o leitor faz (contexto), tentando alcanar uma interpretao do que l ou ouve, estabelecendo uma relao no explcita no texto.

Focalizao
a maneira como cada leitor v o texto. Exemplo: Se um designer, um professor, um aluno lerem o mesmo romance, cada um ter uma viso diferente do texto.

Estrutura do texto
A construo do pargrafo O pargrafo, pode-se dizer, o elemento bsico na produo de um texto.

Qualidade e defeitos em um texto


Pontuao
A pontuao ajuda a organizar as relaes entre as partes de um texto, da a importncia de saber utiliz-la. So sinais grficos que podem funcionar como separadores (vrgula [,], ponto e vrgula [;], ponto final [.], ponto de exclamao [!], reticncias [...]) ou sinais de comunicao (dois pontos [:], aspas simples [ ], aspas duplas [ ], o travesso [ ], parnteses [( )]. Vamos relembrar o emprego de alguns deles:

62

Aspas
Indicam falas de personagens e citao de outro autor. As aspas podem tambm destacar o valor de uma expresso ou palavra. Estrangeirismos, variaes regionais, grias: Exemplo: Resolveu dar um up no visual. Falas e pensamentos de pessoas: Exemplo: uma pessoa fcil de conviver, pensou. Ironia: Exemplo: A presena dele foi agradvel como sempre: cuspia enquanto falava alto e de modo rspido. Fora isso ainda havia o mau cheiro.

Dois-pontos
Os dois pontos so usados para introduzir uma citao, um pensamento ou uma fala. Exemplo: Minha av dizia: Antes s que mal acompanhada. Podem ser usados ainda para explicar ou desenvolver uma ideia anterior. Exemplo: Carolina estava ainda mais estranha: a respirao era ofegante e os olhos pesados.

Parnteses
Comentrios, esclarecimentos ou a incluso de informaes acessrias so procedimentos indicado por parnteses.

Ponto-e-vrgula
O ponto-e-vrgula serve para separar oraes que mostram semelhana de estrutura; separar, em perodos longos, oraes que j foram separadas por vrgulas; separar itens em uma enumerao (em qualquer relao, leis, decretos, regulamentos, etc.)

Reticncias
As reticncias indicam que nem todos os itens de uma enumerao foram citados, existem ainda outros: Exemplo: Naquele espetculo, via-se m vontade, falta de respeito, injrias... Podem ainda insinuar ideias e sentimentos de modo implcito ou expressar hesitao, espera ou surpresa. Exemplo: A convivncia com ela foi... foi ... no sei ... um inferno!

63

Travesso
O travesso (ou travesses) comumente visto como marca da mudana de interlocutores nos dilogos, porm, alm disso, d destaque a um termo, ou indica a incluso de um comentrio ou uma informao adicional. Exemplo: Dissimulado, fazia-se interessado pela conversa das senhoras que era justamente o plano. Exemplo: Luiz o professor de Literatura ganhou uma bolsa de estudos da CAPES.

Vrgula
A vrgula separa itens de uma enumerao, marca termos intercalados (adjuntos adverbial, aposto, vocativo, etc.), separa o vocativo, separa local nas datas, marca inverses dos termos da orao. Vamos ver alguns exemplos: 1. Os ltimos consumidores, por causa do temporal, demoraram a sair. adjunto adverbial 2. Mateus, a revelao do horrio nobre, vai desfilar no prximo evento. aposto 3. Vocs so, meus caros amigos, minha paixo! vocativo

Recursos grficos
Alm dos sinais de pontuao comum fazermos uso de dois recursos grficos: o negrito e o itlico. Ambos podem ser usados em ttulos de documentos quando os mencionamos nas referncias de um trabalho. No corpo de um texto, devemos escolher qual deles vamos empregar na redao, evitando assim o uso alternado de diferentes tipos de destaques. O uso do negrito recomendado para letras ou palavras que meream nfase, quando no conseguimos dar esse destaque pela redao. No caso do itlico, deve ser usado para: palavras e frases em lngua estrangeira e expresses em latim; nomes de espcies em botnica, paleontologia e zoologia; ttulos de documentos (livros, revistas, artigos e etc.) citados em um texto.
64

Cuidados ao escrever
Algumas recomendaes so de grande utilidade ao se escrever um texto. So elas: 1. Escreva frases curtas, cuja extenso no ultrapasse duas ou trs linhas. Cuidado, no entanto, para no as escrever curtas demais e dar ao leitor a sensao de fragmentao. 2. Seja objetivo, lembre-se de desenvolver bem uma ideia para depois dar seguimento a ela ou trabalhar outra. 3. Cuidado com a sonoridade. Evite: ecos; aliteraes, assonncias e cacfatos. 4. No inicie um texto com a conjuno pois. Ela tem carter explicativo e remete a algo dito anteriormente. 5. Cuidado com a poluio grfica em seu texto. No o deixe com excesso de aspas, exclamaes, interrogaes. Pondere o uso, a necessidade e a inteno de comunicao, que deve ser a mais clara possvel. Exemplo de texto poludo: Ser que na Bahia o Carnaval eterno? Se for, viva a Bahia! God deve ser realmente brasileiro...

6. Evite a generalizao todo, tudo, sempre, sem exceo. Tais termos revelam falta de reflexo do autor. Exemplos: Todos so analfabetos no Brasil. (Se todos so como ele escreve?) Todo poltico ladro, temos que exigir que votem leis mais severas. (Se todos so ladres como votaro as leis?)

7. Cuidado com a adjetivao desnecessria. Exemplo: O desespero e tristeza das famlias desabrigadas pela catastrfica tempestade demonstravam a gravidade do fato. (O desespero das famlias desabrigadas pela tempestade demonstrava a gravidade do fato.).
65

8. No complique o texto. Utilize palavras simples e curtas. Exemplos: Chefe da nao presidente Auscultar sondar 9. Cuidado com os pleonasmos viciosos. Exemplos: Elo de ligao elo H doze anos atrs h doze anos Acabamentos finais acabamentos Monoplio exclusivo monoplio

Saiba mais sobre o pleonasmo: Pleonasmo Pode ser tanto uma figura de linguagem quanto um vcio de linguagem. O pleonasmo uma redundncia (proposital ou no) em uma expresso, enfatizando-a. Pleonasmo literrio Tambm denominado pleonasmo de reforo, estilstico ou semntico, trata-se do uso do pleonasmo como figura de linguagem para enfatizar algo em um texto. Grandes autores usam muito deste recurso. Nos seus textos os pleonasmos no so considerados vcios de linguagem e sim literrios. Pleonasmo vicioso Trata-se da repetio intil e desnecessria de algum termo ou ideia na frase. Esse no uma figura de linguagem, e sim um vcio (defeito) de linguagem. Pleonasmos literrios Morrers morte vil na mo de um forte. (Gonalves Dias) mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal (Fernando Pessoa) O cadver de um defunto morto que j faleceu (Roberto Gmez Bolaos)
66

2010 United Media/Ipress

Pleonasmo musical Vamos fugir para outro lugar (Gilberto Gil) Eu nasci h 10 mil anos atrs (Raul Seixas) Pleonasmos viciosos Amanhecer o dia. Almirante da Marinha. Cursar um curso. Opinio individual de cada um. Plebiscito popular . Encarar cara a cara. Viver a vida. Anexar junto. Ganhar grtis. Escolha opcional. Repetir de novo. Canja de galinha. Goteira no teto. Virar pro lado Pases do mundo. Duas metades iguais.

Sorriso nos lbios. Comparecer pessoalmente. Entrar para dentro. Sair para fora. Roubar objeto alheio Encarar de frente Gritar alto Hemorragia de sangue Subir pra cima A viva do finado Descer pra baixo Maresia do mar Introduzir dentro Cochichar baixinho Surpresa Inesperada

Lembre-se ainda que qualquer Substantivo Coletivo especificado um pleonasmo. bom lembrar que h dois tipos de substantivos coletivos: o especfico e o genrico. Ex: Cardume de peixe, enxame de abelha, multido de pessoas. O correto seria cardume (substantivo coletivo de peixes), enxame (substantivo coletivo de abelhas), multido (substantivo coletivo de pessoas). Assista ao vdeo humorstico sobre o uso do pleonasmo disponvel em: <www.youtube.com/watch?v=F-MvNbi1m_A> 10. Cuidado com o uso das aspas. Elas devem aparecer em citaes, arcasmos, neologismos, grias, estrangeirismos, expresses populares, ou ser utilizadas para indicar que a palavra est sendo usada em um sentido diferente daquele semanticamente estabelecido. Exemplo: Ele fala muita abobrinha.
67

11. Cuidado com o uso sem critrio do etc. (abreviatura de et cetera, derivada do latim et coetera) que significa e assim por diante. Encerra ao mesmo tempo uma informao genrica e conclusiva ou comprobatria do que foi anteriormente enumerado. Exemplo: O menino declarou ser leitor de revistas como a Veja, Isto , Cult, etc. (Uso correto o etc se refere a outras revistas). A professora falou para os pais conversarem com os filhos sobre, sexo, morte, emprego, etc. (uso incorreto os assuntos que se seguiram ao pedido da professora so muito amplos, no temos como presumir com exatido que outros assuntos estavam includos na conversa). Observao: O uso da vrgula antes do etc facultativo. Agora que voc j conhece os elementos bsicos para construir um bom texto, comece a praticar a escrita em seus textos acadmicos.

68

Anda mungkin juga menyukai