Anda di halaman 1dari 21

Noes de Eletricidade Noes Bsicas Sobre a Matria O que Matria Para podermos compreender o que eletricidade, precisamos, primeiramente,

e, conhecer a Matria. Ela a origem de todos os elementos do universo.

Podemos definir Matria, como tudo que existe na natureza, tem peso e ocupa um lugar no espao.

Se pegarmos qualquer Matria e dividirmos milhes de vezes, chegaremos a uma parte que no podemos ver ao olho nu. Essa parte chamada de TOMO. Portanto, o TOMO a menor parte da Matria. TOMO - Definio Simplificada

Por isso, o TOMO uma partcula presente em todo material do universo.

O universo, a terra, os animais... Tudo composto de TOMOS.

A menor parte do alumnio o tomo de alumnio. Para fins didtico, vamos aumentar milhares de vezes o tomo do alumnio.

No centro, que o ncleo do tomo, temos os prtons e os nutrons. Girando em torno do ncleo, nas camadas, temos os eltrons. Essas partculas so chamadas cargas eltricas. Examinemos cada uma dessas partculas: Prtons: So partculas fixas no ncleo, que possuem cargas eltricas positivas. Nutrons: So partculas fixas no ncleo, que possuem cargas eltricas. Eltrons: So partculas fixas no ncleo, que possuem cargas eltricas negativas. Normalmente o numero de prtons igual ao numero de eltrons e dizemos que o corpo est em equilbrio. Se o numero de eltrons maior que o de prtons, dizemos que ele est carregado negativamente.Se tivermos mais prtons que eltrons, ento dizemos que est carregado positivamente.

Corrente Eltrica Quando temos dois corpos com nmeros diferentes de eltrons, dizemos que eles possuem cargas eltricas diferentes. Ligando-se estes dois corpos atravs de um caminho condutor de eltrons, estes passaro de um corpo ao outro, procurando equilibrar as cargas eltricas. Ao movimento de eltrons atravs do "caminho condutor" chamamos Corrente Eltrica.

Logo, corrente eltrica o movimento de eltrons de um tomo para outro, resultante do excesso ou falta de eltrons de um determinado tomo.

A unidade da intensidade de corrente eltrica o Ampere, cujo smbolo a letra A. O aparelho que mede a intensidade da corrente eltrica o Ampermetro, que ligado em srie no circuito. Para evitarmos a abertura do condutor na medio da corrente, usa-se o Ampermetro tipo alicate.

Tenso Voltagem ou D.D.P Para que os eltrons tenham movimentao, necessrio que haja uma fora que os impulsione (como se fosse um empurro), atravs do condutor.

Esta fora chamada Tenso, Voltagem ou D.D.P..

Assim como na corrente, a tenso eltrica aparece quando existe uma diferena de eltrons entre dois tomos.

Sempre que uma diferena de potencial, existe uma tenso tendendo a restabelecer o equilbrio. Podemos demonstrar isso facilmente, por meio de duas vasilhas com gua, ligadas por um tubo com um registro.

Na figura abaixo, o nvel da gua na figura A superior ao da vasilha B, existindo uma diferena de potencial entre os mesmos. Se abrirmos o registro, haver fluxo de gua de A para B, at que a gua fique no mesmo nvel nas duas vasilhas.

Assim como ocorreu com a gua, o mesmo acontece na eletricidade, onde havendo uma diferena de potencial e um caminho condutor, haver circulao de corrente. O aparelho que mede a intensidade de tenso o voltmetro, que ligado em paralelo no circuito.

Noes de Materiais Condutores e Isolantes Os materiais mais usados como condutores so o alumnio e o cobre. Dentre os dois, o cobre melhor condutor que o alumnio pois possui maior quantidade de eltrons livres. Um material bom condutor, quando possui grande quantidade de eltrons livre.

Quando passamos os eltrons pelo condutor mais fino, a dificuldade maior, porque temos um pequeno nmero de eltrons livres, provocando aquecimento que muitas vezes rompe o condutor.

Conclumos ento, que dependendo do nmero de eltrons que vai passar por um condutor, teremos que ter um condutor apropriado, variando de material e grossura. Alguns materiais possuem seus eltrons muito prximos do ncleo. Deste modo, o ncleo exercer grande fora de atrao sobre eles, oferecendo grande resistncia passagem da corrente eltrica

Esses materiais so maus condutores e, por isso, so chamados Isolantes. Como exemplo de materiais isolantes, temos: Borracha, vidro, a porcelana, o plstico e outros.

Resistncia Eltrica A dificuldade que os eltrons encontram para passar por um condutor chamado de Resistncia Eltrica. Logo, resistncia eltrica, a dificuldade de circulao da corrente eltrica.

A resistncia de um condutor depende de: Do seu comprimento, porque quanto maior for o comprimento, maior ser o caminho para a corrente eltrica percorrer. Da sua largura, porque quanto menor for a largura, menor ser o nmero de eltrons livres. Do material, porque dependendo da constitui o do matria, o nmero de eltrons livres ser diferente. A unidade da intensidade de resistncia eltrica o OHM, cujo o smbolo a letra grega (Omega). O Ohmimetro o instrumento que mede diretamente a resistncia.

Circuito Serie, Paralelo e Misto Circuito Serie Circuito srie aquele cujos componentes esto ligados de tal modo, que permitem um s caminho passagem da corrente eltrica. Vemos na figura abaixo, um conjunto de trs lmpadas formando um circuito srie.

Desse modo, a tenso total de um circuito srie igual a soma das tenses dos seus componentes. ET = E1 + E2 + E3, etc...

Devemos considerar que, havendo um s caminho para passagem da corrente, todos os elementos so atravessados pela mesma intensidade de corrente. IR = I1 = I2 = I3 = etc... Em virtude da composio do circuito srie, importante notar-se que: a - No circuito srie as cargas funcionam simultaneamente. b - A falta ou interrupo de uma carga no permite o funcionamento das demais. c - A corrente de funcionamento das cargas devem ser iguais. d - O valor da tenso de funcionamento das cargas podem ser diferentes.

Circuito Paralelo Circuito paralelo aquele em que as cargas esto ligadas diretamente aos condutores da fonte. Dessa maneira, o circuito paralelo permite vrios caminhos para a passagem da corrente, sendo cada carga um caminho independente para passagem da corrente eltrica. Vemos na figura abaixo, um exemplo de circuito paralelo formado com trs lmpadas.

Desse modo, a intensidade total de corrente no circuito paralelo a soma das intensidade de corrente das cargas.

It=I1+I2+I3, etc...

A tenso eltrica igual nos terminais de todos as cargas no circuito paralelo. Et=E1=E2=E3, etc...

Em virtude da composio do circuito paralelo, e importante notar que: a - AS tenses das cargas devem ser iguais. b - As intensidades de corrente das cargas podem ser diferentes. c - Cada carga pode funcionar independentemente das demais.

Circuito Misto Circuito misto aquele que possui os componentes ligados tanto em srie como em paralelo. Para os componentes ligados em srie, adotar as mesmas caractersticas do circuito srie e, para componentes ligados em paralelo, adotar as mesmas caractersticas do circuito paralelo.

Vamos examinar, agora, como funciona o circuito abaixo:

Acompanhe o percurso da corrente: Sai da fonte A Passa pelo interruptor 01 Circula pelo consumidor h1 No ponto Y a corrente se divide: uma parte segue para o consumidor h2 e a outra parte vai ao ponto X No ponto X a corrente sofre nova diviso. Parte vai ao consumidor h3 e parte segue para o ponto Z e consumidor h4 No ponto C a parte da corrente que vem de h4 se junta com a parte que vem de h3 No ponto B nova unio das partes que vem de h4 e h2 com a parte que circula por h2 Do ponto B a corrente s tem um ponto para voltar fonte. Deve passar por h5

Relao entre Tenso, Corrente e Resistncia Conhecidas as unidades de intensidade de corrente, tenso e resistncia eltrica, vejamos como estes elementos relacionam-se entre si, num circuito eltrico.

Fazendo variar a tenso aplicada ao circuito, constata-se que o produto RxI, varia de acordo da variao da tenso.

Podemos dizer ento que:

V= RxI esta constatao chamada Lei de Ohm

Afim de facilitar a memorizao da frmula, utiliza-se o triangulo abaixo.

A Potncia Eltrica A potncia eltrica depende da tenso e da intensidade de corrente. Sua intensidade medida em Watts, cujo smbolo a letra W. Constatamos que: Watt = Volt x Ampre O instrumento que mede diretamente a potncia eltrica o Wattimetro. Sempre que temos dois valores conhecidos, podemos calcular um terceiro valor, utilizando a frmula P = VxI

Noes Sobre Transmisso e Distribuio Produo de Energia Eltrica A energia eltrica produzida pelas "Centrais Eltricas". Elas utilizam outros tipos de energia, isto transformam a energia hidrulica, trmica ou nuclear em energia eltrica. Atualmente, as "Centrais Eltricas: , se classificam segundo a fonte de energia que elas utilizam, que: Centrais Hidroeltricas Centrais Termoeltricas Centrais Nucleares escolha da implantao das centrais hidroeltricas, termoeltricas e nucleares, determinado pela localizao da fonte de energia: lago, curso da gua, minas de carvo, refinaria de petrleo, gs de alto fornos etc...

Transmisso de energia Eltrica A energia eltrica tem o seu produtor e o seu centro consumidor. Para ela ir do centro produtor ao centro consumidor precisa ser transportada. Esse transporte de energia eltrica feito mediante complexo sistema de linhas e equipamentos eltricos, cujas funo compreendem duas etapas: transmisso de energia eltrica distribuio de energia eltrica. Essas duas etapas so bem definidas pelos seguintes motivos: Centro produtor de energia eltrica apenas um ponto de uma certa regio. Centro consumidor representado por uma srie de pontos que so os consumidores.

necessrio ligar o centro produtor ao centro consumidor. O centro produtor fica distante do centro consumidor, e no interessante lig-lo a cada consumidor. Para isto deve-se ligar o centro produtor ao centro consumidor de distribuio e depois tirar ramificaes do centro de distribuio para os diversos consumidores.

A linha (PD) que liga o centro produtor (P) ao centro de distribuio (D), chamada de l,linha de transmisso e o conjunto de todos os elementos necessrios essa transmisso constitui o "Sistema de Transmisso". As diversas linhas que unem o centro de distribuio, aos diversos consumidores so as linhas de distribuio e o conjunto de todas essas linhas e seus acessrios constitui o "Sistema de Distribuio". Caractersticas que identificam Linhas de Transmisso das Linhas de Distribuio As linhas transmisso podem transportar toda a potncia que est sendo gerada, enquanto que as linhas de distribuio transportam apenas uma parcela da potncia gerada. As linhas de transmisso operam em altssima tenso (por exemplo a linha que liga a Eletropaulo com a Light, operam em 138 Kv a 240 Kv). Enquanto que a linha de distribuio primria funciona em 6 Kv, 13,8 Kv e 25 Kv; e a linha de distribuio secundria funciona com 220 V que a tenso trifsica mais comum. As linhas de transmisso apresentam menores perdas que as linhas de di stribuio.

Distribuio de Energia Eltrica Chegamos a ltima parte de um sistema de energia eltrica e a mais importante para nosso estudo: o "O Sistema de Distribuio". As linhas, de transmisso chegam s sub-estaes abaixadoras, onde a tenso de transmisso reduzida aos valores desejados para distribuio. o "O Sistema de Distribuio" formado pelos alimentadores de alta tenso, transformadores e linhas de baixa tenso. Subestao Abaixadoras Reduzem a tenso de transmisso aos valores de distribuio ou para outro valor menor para transmisso. Transformadores de Distribuio empregado para reduzir a tenso, a nvel adequado dps diversos tipos de consumidores existentes. Os transformadores de distribuio, so instalados em postes ou cmeras subterrneas. Estes transformadores devem ser instalados de maneira tal que a corrente fornecida, se reparta igualmente para ambos os lados de sada em baixa tenso. Iluminao Publica Em baixa tenso feita a iluminao pblica das ruas e avenidas, utilizando-se atualmente, apenas lmpadas para 220 volts. Para efetuar o comando das lmpadas, so usados rels fotoeltricos. Ligao de Consumidores em BT Cargas residentes e industriais pequenas, so ligadas diretamente s linhas de BT. Ligao de Cargas Expressivas Para as indstrias com cargas expressivas exige-se que as mesmas instalem transformadores prprios. Circuito de At e BT Na rede Area existem trs tipos de circuitos de alta tenso: Os de 25 Kv = 25 000 volts - 3 fases A - B - C Os de 13,8 Kv = 13 800 volts - 3 fases A - B - C Os 7,62 kv MRN Redes Rurais 1 fase (ligaes rurais)

Existem tambm trs tipos de circuitos de baixa tenso: Monofsico - Neutro e fase Bifsicos - Neutro e duas fases Trifsicos - Neutro e 3 fases Circuitos Equilibrados e Desequilibrados Circuito Equilibrados O circuito equilibrado quando as cargas ligadas entre as fases ou entre fase e neutro so iguais. Faremos uma experincia, usando para as cargas, lmpadas de 100 W.

Circuito Desequilibrados O circuito desequilibrado quando as cargas ligadas entre as fases ou entre fase e neutro so diferentes. Atravs de leituras, podemos verificar os valores de tenso e corrente em cada caso.

Concluso Se voc j efetuou as leituras com o voltmetro, faa tambm as leituras de corrente. A seguir, pea ao instrutor para desligar o neutro e efetue novamente as medies. Quais so as suas concluses? Discuta o que concluiu com o instrutor. Noes de Corrente Alternada Embora tenhamos vrias formas de produzir eletricidade, tais como: frico, presso, calor, luz, ao qumica e magnetismo, o que vai nos interessar ser o assunto que se refere ao magnetismo, pois atravs dele que obtemos a corrente alternada.

Magnetismo H muitos anos passados, os gregos descobriram que um certo tipo de rocha, encontrada perto da cidade de Magnsia, tinha o poder de atrair e segurar pedaos de ferro. A rocha encontrada era na realidade, um tipo de ferro, chamado "magnetita", e por isso seu poder de atrao foi chamado "magnetismo".

As rochas que contm o metal que apresenta este poder de atrao, so chamadas de ims naturais.

Podemos criar ims artificiais friccionando um im natural em um pedao de ferro. Os ims tem sempre 2 plos, o plo norte e plo sul. Os plos do mesmo nome se repelem e os plos de nomes contrrios se atraem. O instrutor mostrar atravs de experincias a exigncia de regies no espao onde notase esses efeitos de atrao ou repulso. Dizemos que nessa regio existe um "campo magntico" e para represent-lo usamos linhas imaginrias que chamaremos de "linhas de fora". Assim representamos um campo magntico forte com muitas linhas e se quisermos indicar um campo fraco usamos poucas linhas.

Vamos observar uma nova experincia. Se pegarmos um pedao de fio condutor e cortarmos as linhas de fora de um im, uma corrente eltrica circular no condutor. Quanto maior for o pedao de fio que cortar as linhas de fora, maior ser a corrente eltrica atravs do fio. Quanto mais velocidade dermos ao movimento de cortar as linhas de fora, maior ser a corrente eltrica.

Agora que voc sabe que havendo um movimento entre o condutor e o im aparece uma corrente eltrica, o instrutor vai explicar atravs dos desenhos abaixo, o comportamento dessas corrente. Depois voc obter essa corrente fazendo experincia conforme os desenhos.

Emprego da corrente alternada A corrente eltrica alternada hoje preferencialmente usada para a transmisso e distribuio de energia eltrica, pela facilidade de sua transformao em valores mais altos ou mais baixos, graas a um equipamento chamado transformador. Na sada da usina geradora a tenso elevada, diminuindo-se a corrente, antes da sua entrada na linha de transmisso. No outro extremo da linha, fazemos o inverso, isto diminumos a tenso e elevamos a corrente, para que possamos fazer a distribuio de energia. A mquina que gera corrente eltrica chama-se alternador.

Circuito Trifsico "Delta" & "Triangulo" Verificamos na prtica que mquinaS GERAdoras (alternadores) possuem 3 (Trs) bobinas, e no apenas uma, como se possussem 3 (Trs) geradores em um s. Cada bobina tem a sua prpria corrente, e cada uma circula num tempo diferente, formando uma seqncia. Supondo que os desenho abaixo fossem os esquemas de dois geradores, podemos verificar que a corrente circula;a primeiro em "A", depois em "B" a seguir em "C" neste caso dize3mos que a seqncia positiva.

Na seqncia negativa, a corrente circula primeiro em "A", depois em "C", a seguir em "B" e voltaria a "A". A observao da seqncia da corrente muito importante, principalmente na ligao dos motores. Se voc reparar nas figuras pode notar que seriam necessrios seis fios (dois para fase "A", dois para a "B" e dois para "C"). No entanto , voc sabe que as redes possuem apenas 3 (fases "A", "B" e "C") ou 4 (fases "A", "B", "C" e neutro).

Anda mungkin juga menyukai