Anda di halaman 1dari 13

A ADOLESCNCIA1,

de Contardo Calligaris2

Interpretar os adultos ... Em geral, o adolescente timo intrprete do desejo dos adultos. Mas o prprio sucesso de suas interpretaes produz fatalmente o desencontro entre adultos e adolescentes. Pois se estabelece um fantstico quiproqu: o adolescente acaba eventualmente atuando, realizando um ideal que mesmo algum desejo reprimido do adulto. Mas acontece que esse desejo no era reprimido pelo adulto por acaso. Se reprimiu, foi porque queria esquec-lo. Por consequncia, o adulto s pode negar a paternidade desse desejo e se aproveitar da situao para reprimi-lo ainda mais no adolescente. (...) No difcil, portanto, ao adolescente interpretar o conformismo ou mesmo o legalismo dos adultos como sintomas de um desejo que sonha mesmo com transgresses e infraes e que (supe o adolescente) preferiria portanto um filho malandro a um mauricinho babaca.

ContardoCalligaris.FolhaExplica.SoPaulo:Publifolha.2000. Contardo Calligaris psicanalista, doutor em psicologia clnica (Universit de Provence) e colunista da Folha de So Paulo. Italiano, vive atualmente entre Boston e SoPaulo(cf.ob.cit.,inSobreoautor).
2

Para chegar a essa concluso, o adolescente no precisa de muito esforo, pois a cultura popular tambm idealiza a prpria adolescncia rebelde. Esse um sonho ou uma nostalgia explcita dos mesmos adultos que pedem obedincia e conformidade aos adolescentes e sempre lembram o que aconteceu com Chapeuzinho Vermelho por ter desobedecido me, mas que na verdade se extasiam com uma longa srie de apologias da revolta dos jovens, desde Juventude Transviada at Kids. Em suma, o adolescente levado inevitavelmente a descobrir a nostalgia adulta de transgresso, ou melhor, de resistncia s exigncias antilibertrias do mundo. Ele ouve, atrs dos pedidos dos adultos, um Faa o que eu desejo e no o que eu peo. E atua em consequncia. (n.g.)

Reconhecimento Adulto

Admisso

do

Adolescente

como

... O fato que a adolescncia uma interpretao de sonhos adultos, produzida por uma moratria que fora o adolescente a tentar a descobrir o que os adultos querem dele. O adolescente pode encontrar e construir respostas muito diferentes a essa investigao. As condutas adolescentes, em suma, so to variadas quanto os sonhos e os desejos reprimidos dos adultos. Por isso elas parecem (e talvez sejam) todas transgressoras. No mnimo, transgridem a vontade explcita dos adultos. (n.g.)

Adolescente Gregrio

... O grupo adolescente seja um estilo compartilhado ou propriamente uma gangue aparece de qualquer jeito como uma patologia aos olhos dos adultos. Os gostos gregrios dos jovens so considerados anormais e perigosos. O grupo adolescente vivido como o que sanciona a desagregao da famlia e quebra a relao hierrquica entre geraes, visto que o adolescente encontra em seus coetneos o reconhecimento que se esperava que pedisse aos adultos... Os adolescentes se tornam gregrios porque lhes negado o reconhecimento dos adultos sendo isso o que eles mais querem. Por isso, inventam grupos em que possam encontrar e trocar o que os adultos recusaram ou pediram que fosse deixado para mais tarde. Ora, os adultos consideram suspeito esse afastamento dos adolescentes. Com razo, pois o grupo adolescente surge justamente porque estes escolheram no mais esperar pelo reconhecimento postergado dos adultos. O que j uma transgresso, talvez a mais grave. Portanto, o gregarismo aparece como uma patologia adolescente por ser uma forma de insubordinao aos adultos. Os jovens gregrios transgridem por se bastarem, ou seja, por se reconhecerem entre pares, dispensando os adultos. (...) ..., vale coletiva a constatao de que a solidifica o grupo transgresso e garante
3

reconhecimento recproco no seu seio. O grupo adolescente se torna por isso mesmo um espantalho. (...) Quanto mais o comportamento for transgressor, tanto mais fcil ser o reconhecimento: a transgresso demonstra afastamento dos adultos, adeso e fidelidade ao grupo (n.g.).

O delinquente

(...) Paradoxo e dificuldade da relao entre geraes: adolescentes transgridem at gravemente no para burlar a lei, no na esperana de escapar das consequncias de seus atos, mas, ao contrrio, para excit-la, para que a represso corra atrs deles e assim os reconhea como pares de adultos, ou melhor, como as partes escuras e esquecidas dos adultos. Eles imaginam que, como delinquentes, sero amados por serem portadores de sonhos recalcados. Nessa condio, torna-se impossvel para os adultos escolher uma estratgia correta entre tolerncia e represso. (...) Tolerar no uma opo, visto que o jovem atua justamente para levantar a represso. A tolerncia s o forar a atuar com mais violncia. Os adolescentes, ento, transgridem e os adultos reprimem. Por um lado, se os adultos reprimem preventivamente, impondo regras ao comportamento adolescente, eles afirmam a no-maturidade dos adolescentes. Em resposta, os adolescentes sero
4

levados a procurar maneiras violentas de impor seu reconhecimento. Por outro lado, a represso punitiva s manifesta ao adolescente que seu gesto no foi entendido como deveria, ou seja, como um pacote de presente cheio de ideais e desejos reprimidos dos adultos. O que tambm levar o adolescente a aumentar a dose de rebeldia. (...) Na relao com os adultos (no s sua famlia), o adolescente, no conseguindo produzir respeito, prefere e consegue produzir medo. O medo o equivalente fsico, real, do que o respeito seria simbolicamente. Entende-se como a delinquncia propriamente dita, organizada, pode vir a ser uma resposta moratria. Ela frequentemente implica uma associao de delinquentes que comporta todos os requisitos do grupo de adolescentes. Satisfaz o ideal social de sucesso e riqueza pela apropriao imediata e real. E impe o medo que o equivalente real do respeito. Me disseram que era crucial enriquecer, ter sucesso e poder. No me deixaram competir pediram para esperar. Ento eles vo ver. Do mesmo jeito, a promiscuidade mais arriscada pode ser uma resposta moratria sexual, que transgride a retrica explcita do pudor, do respeito, da vergonha.

O Toxicmano

(...) A droga um objeto mortal. No s porque pode matar o usurio, mas porque to grave quanto isso ela pode matar seu desejo. De fato, no o caso de dramatizar essa viso do adolescente toxicmano. A grande maioria dos adolescentes apenas flerta com a droga. (...) H adolescentes que se drogam para ento precisar de algum tipo de reabilitao e pedir ajuda... Ou seja, uma estratgia que fora o reconhecimento do adulto. A reabilitao, trazer algum de volta delinquncia, da droga, ou da prostituio, contrrio da infantilizao: ela implica reconhecimento de que quem se perdeu esteve perigo de verdade. da o o em

isso que almejam todas as condutas extremas da adolescncia transgressora: convencer o outro de que a vida do adolescente no nenhum limbo preparatrio, ela est acontecendo de verdade, como a vida adulta.

O que se enfeia (o uso de piercing, cuecas de fora, etc.) (...) Os grupos adolescentes inventam quase sempre um padro esttico interno, pelo qual os membros se
6

diferenciam e se reconhecem entre si. No raro que esse estilo constitua alguma espcie de agresso deliberada ao cnone dominante: afinal, o grupo (mesmo o grupo de estilo) outorga seu prprio reconhecimento interno. Desafiar a aprovao dos adultos sua prpria funo. (...) Na verdade, a feiura tambm uma espcie de exibicionismo escancarado, a proposta de um erotismo fora da norma, a promessa de uma armadilha sexual que no se preocupa em passar pelos cones socialmente aceitos da desejabilidade. O piercing umbilical das garotas exemplarmente tudo isso ao mesmo tempo. uma lembrana do nen de umbigo apenas cicatrizado. uma curiosa distrao ldica no caminho do rgo genital, ou uma aluso a uma fechadura de castidade. , sobretudo, uma maneira de chamar o olhar para o encontro permanente, no to longe da vagina, de uma abertura do corpo com algo metlico e duro. A mesma coisa vale para a marca registrada dos garotos dos anos 90: os centmetros de cueca expostos acima do cs baixado. Eles so uma recusa de sexualidade pela infantilizao (a cueca vista evoca uma histria de coc-xixi e de fraldas), uma maneira preventiva de se ridicularizar logo nos arredores dos rgos genitais, mas tambm a promessa de um permanente interesse com o que est nas cuecas (a cueca fica, por assim dizer, sempre em riste). No conjunto, as transgresses estticas que parecem assinalar e prometer transgresses sexuais ou morais so esforos para encontrar algum conforto no olhar indignado ou assustado dos
7

adultos. Logo, para que o medo, o escndalo do olhar dos adultos convenam o adolescente de que l no espelho ele est contemplando um ser perigoso, atrevido e sexy. Algum que os adultos teriam de reconhecer como adulto, adultssimo. (n.g.).

O barulhento

(...) A msica deixa mais liberdade ainda do que o clipe. Ela d apenas o clima, sugere uma atitude, mas no dita uma histria. O adolescente vive com uma trilha sonora permanente, inspiradora de imagens com as quais compe sua identidade. Essa escuta constante comporta sua parte de provocao. O adolescente oscila entre estourar as caixas de som e viver de fone de ouvido. O recado claro: ou te ensurdeo ou no te ouo. (n.g.) Seja qual for o efeito disso sobre a comunicao verbal, o volume da msica tambm uma espcie de metfora sonora da intensidade da experincia adolescente. Uma maneira de gritar: Eu no vivo, arrebento. Os adultos, por mais que protestem, no agem diferentemente e, de vez em quando, adoram estourar as caixas de seus aparelhos para comunicar (aos vizinhos, aparentemente) as insustentveis emoes daquele dia (ou, pior para o vizinho, daquela noite). (n.g.)

Adolescncia como ideal cultural

(...) Verifica-se ento o paradoxo seguinte: a adolescncia, excluda da vida adulta, rejeitada num limbo, acaba interpretando e encenando o catlogo dos sonhos adultos, com maior ou menor sucesso. Mas, atravs de todas as suas variantes, ela sempre encarna o maior sonho de nossa cultura, o sonho de liberdade. Ou seja, por tentar dispensar a tutela dos adultos, a rebeldia adolescente se torna uma encenao do ideal cultural bsico. Por esse motivo, as condutas adolescentes em todas as suas variantes se cristalizam, se fixam e se tornam objeto de imitao.

Da infncia adolescncia ..., numa cultura individualista como a nossa, espera-se de antemo que qualquer sujeito se construa um lugar e se invente um destino contra o que a tradio e o bero onde nasceu lhe reservaram. Por isso, transmitir, ensinar, formar so, em nossa cultura, atividades to problemticas, pois a ordem transmitida (quer dizer, a tradio) de contradizer a tradio. Ora, quase tradicional modernidade. todas as instituies do mundo periclitaram ou sumiram com a O indivduo s no se achou
9

desprovido de comunidade porque uma sobreviveu e, de certa forma, adquiriu importncia nova e central na vida de todos: a famlia. A famlia moderna restrita ao essencial, nuclear (ou seja, composta essencialmente pelo ncleo de pais e crianas), mas por isso mesmo mais intensa, pois idealmente organizada ao redor no de consanguinidades extensas, de obrigaes, deveres e contratos, mas da fora proclamada dos sentimentos ntimos. A famlia nuclear existe e resiste por ser fundada no amor. Amor entre pai e me e amor entre estes e as crianas que eles criam. A famlia instituio - que portanto sobrevive e vinga na modernidade a grande porta-voz do duplo vnculo moderno: ela pede s crianas todo tipo de submisso e obedincia em nome do amor, mas tambm pede que, em nome do mesmo amor, a criana se liberte da famlia e ultrapasse a condio na qual se criou, para responder s expectativas dos pais. Particularmente, para dar continuidade (imortalidade) aos sonhos dos pais sonhos frustrados antes de mais nada pela mortalidade dos sonhadores. (...) O homem moderno no insatisfeito acidentalmente com o que lhe acontece, infeliz porque choveu, a peste recrudesceu ou de novo a guerra vem por a. indispensvel que ele seja insatisfeito constitutivamente, por definio. Pois seu lugar no mundo no pode nem deve ser mais definido do que sua aspirao como se diz de subir na vida, sua ambio, sua inveja. Esse trao se revelou crucial para produzir uma acelerao indita na produo de riqueza e de diferena social: o sujeito moderno quer mais (portanto,

10

produz e consome mais) porque deve querer sempre mais do que os outros. No h, no pode haver, objeto, faanha ou mesmo triunfo social que possa apagar essa insatisfao. Para o sujeito moderno, sua obra, seu trabalho de escalador social permanecero sempre inacabados. Talvez se compreenda melhor agora por que a modernidade realizada produz uma paixo indita pelas crianas. Para seus pais e para os adultos em geral, elas so a consolao e a esperana. (...) Graas a elas, a insatisfao prpria do sujeito moderno se torna suportvel, pois o fracasso inevitvel numa corrida que desconhece faixa de chegada alimenta a espera de que as crianas faam revezamento conosco.

A infncia preenche a funo cultural essencial de tornar a modernidade suportvel. (...) A infncia no oferece s um prazer esttico: a imagem da felicidade infantil tem tambm outra funo. Essas crianas felizes so tambm encarregadas de dar um sentido a nossa corrida social garantindo que, embora incompleta, ela ser continuada. Elas so as herdeiras de nossos anseios, de nossa insatisfao constitutiva. (...) Por isso, a modernidade pode ser paradoxalmente hiperprotetora e violenta com suas crianas: ela venera, protege as que tm condio de ser portadoras da promessa, ou seja, mandatrias dos sonhos dos adultos. E pode brutalmente deixar cair, abandonar, aquelas que por qualquer razo no tm ou parecem no ter condio de realizar um
11

dia nossas esperanas (o nico corretivo a essa brutalidade que sempre sobra algum gosto esttico de ver crianas felizes). (...) Quanto mais a infncia se afasta de um simples consolo esttico, quanto mais encarregada de preparar o futuro, ou seja, de se preparar para alcanar um (impossvel) sucesso que faltou aos adultos, tanto mais ela se prolonga. Isso inevitavelmente fora a inveno da adolescncia, que um derivado contemporneo da infncia moderna. (n.g.)

poca da adolescncia (...) Cada vez mais, o olhar dos adultos se desloca das crianas para os adolescentes, pois o espetculo de sua felicidade de fato mais gratificante. Se conseguirmos realiz-la mantendo os adolescentes protegidos e irresponsveis como crianas, mas com exigncias e voracidades de adultos, eles vo nos oferecer um show bem parecido com a felicidade que gostaramos aqui e agora, para ns. (...) A infncia um ideal comparativo. Os adultos podem desejar ser ou vir a ser felizes, inocentes, despreocupados como crianas. Mas normalmente no gostariam de voltar a ser crianas. Com a adolescncia que hoje toma o lugar infncia no iderio ocidental, a coisa muda. da

O adolescente no s um ideal comparativo, como as criancinhas. Ele um ideal possivelmente


12

identificatrio. adolescentes. (...)

Os

adultos

podem

querer

ser

Idealizar os prazeres da adolescncia (que, contrariamente infncia, imitvel) uma maneira de querer menos consolo com perspectivas futuras (o que a infncia oferece) e mais satisfao imediata. Queremos ver os adolescentes felizes porque eles seriam apenas a caricatura despreocupada de ns mesmos. Portanto, atingveis, a nosso alcance. (...) Fato notvel: nestas ltimas dcadas, as crianas perderam sua especificidade esttica. Elas esto cada vez menos vestidas como crianas. Tampouco so mascaradas de adultos em miniatura, para antecipar o futuro que se espera para elas. Elas so camufladas de adolescentes. tanto mais surpreendente (e preocupante quanto s consequncias) em lugares onde os adolescentes e seus uniformes so smbolos institudos de uma marginalidade perigosa. (...) De qualquer forma, a adolescncia o ideal coletivo que espreita qualquer cultura que recusa a tradio e idealiza liberdade, independncia, insubordinao etc. Os Estados Unidos foram aqui a vanguarda do Ocidente Moderno. (...) A adolescncia, nessa altura, no precisa acabar. Crescer, se tornar adulto, no significaria nenhuma promoo. Consistiria em sair do ideal de todos para se tornar um adulto que s sonha com a adolescncia. (...) (n.g.).
13

Anda mungkin juga menyukai