Anda di halaman 1dari 9

Mdulo 1: Estrutura geral de um dispositivo de Automao

Seo 1: O que um Controlador Programvel?


Objetivo
O objetivo desta seo definir o que um Controlador Programvel. Se voc j sabe o que um Controlador Programvel, voc pode ir diretamente para a seo 2 deste mdulo. Aps rever o objetivo dos Controladores Programveis, veremos como foram projetados para compreender como funcionam.

Para que serve um Controlador Programvel?


Num sistema automao, o Controlador Programvel constitui o sistema de processamento de dados. o crebro da instalao. O Controlador decide e envia as aes necessrias a serem realizadas em funo dos dados recebidos.

Estrutura de um Controlador Programvel


Para que serve o barramento? O barramento permite a comunicao entre todas as partes do sistema. a ferramenta de dilogo interno do Controlador. Os outros blocos sero descritos nas prximas pginas.

A CPU ou processador
A CPU, ou processador, constitui o motor ou o "mestre de cerimnia" do Controlador. a CPU que: L os valores dos sensores Executa o programa com os dados contidos na memria Escreve nas sadas conectadas aos atuadores

A memria
A memria do controlador contm o programa a ser executado, mas tambm os dados utilizados por este programa (valores do temporizador, do contador etc.). onde todos os dados contidos no controlador so armazenados. Sem a memria, um controlador no pode operar.

A interface de entradas/sadas
A interface de entradas/sadas utilizada para transferir o estado dos sensores para o Controlador. tambm utilizada para enviar comandos aos atuadores, por exemplo, rels, contatores etc.

A fonte de alimentao
Um Controlador um dispositivo ativo. O Controlador Twido Modular contm uma fonte de alimentao interna que recebe 24 volts CC e gera tenses internas diferentes, necessrias para a operao do Controlador.

O mdulo de comunicao
Como j foi visto, o Controlador constitui o crebro de um dispositivo de automao. Ele contm o programa que descreve as aes a serem realizadas. Este programa, que criado em seu computador, deve ser transferido para o Controlador. Esta a tarefa do mdulo de comunicao. Em um Controlador Twido, o mdulo de comunicao interno e visvel somente atravs de seus conectores.

O que voc deve lembrar


As partes principais de um Controlador Programvel so: O processador A memria A interface de entradas/sadas A fonte de alimentao O mdulo de comunicao Todas estas funes comunicam-se entre si atravs de um barramento interno.

Seo 2: Conceitos essenciais


Objetivo
O objetivo desta seo relembrar algumas noes essenciais compreenso do funcionamento de um Controlador. Se voc j sabe como funciona um Controlador, voc pode ir diretamente para a seo 3 deste mdulo. essencial saber o que um Bit, o que uma Palavra, quais tipos de memria existentes e o que so as entradas e sadas de um Controlador.

O que um Bit?
Existem vrios tipos de Bits: bits de entrada, bits de sada e bits internos.

O que uma Palavra?


Uma palavra corresponde a um nmero e pode representar o valor predefinido de um temporizador ou de um contador

A memria
A memria, como j foi visto, uma rea onde as informaes so armazenadas. Estas informaes podem ser dadas: Bits: bits de entrada, bits de sada ou bits internos.

Palavras: valores de temporizadores, contadores etc.


As informaes podem ser tambm instrues a serem enviadas. Este o caso de um programa do Controlador. H dois tipos de memria: Memria de Acesso Randmico: Permite o armazenamento de nmeros ou valores que mudam com o tempo (valores de temporizadores, contadores etc.). chamada memria RAM. Memria Somente de Leitura: Permite o armazenamento de valores constantes, dados de segurana (p.ex. valores predefinidos de um contador, instrues de um programa). Os diferentes tipos de Memria Somente de Leitura so: - ROM - PROM - REPROM - EEPROM

As entradas / sadas
As entradas e sadas constituem as ligaes fsicas do Controlador com o mundo externo. Para voc, so simples terminais de conexo, mas para o Controlador elas representam um sistema que: Transforma um sinal eltrico em um: estado lgico (0 ou 1), no caso das entradas.

Transforma um sinal eltrico em um: estado lgico (0 ou 1), no caso das entradas

O que voc deve lembrar


Um bit representa uma rea na memria, que pode possuir dois valores 0 ou 1. Uma palavra representa uma rea na memria que contm um valor numrico.
utilizado para armazenar uma durao de tempo, um valor de contagem... A memria do controlador contm dados ou instrues de programa.

Pode ser de dois tipos: RAM ou ROM. A Memria de Acesso Randmico (RAM) que
pode ser lida e escrita, e, a Memria Somente de Leitura (ROM) que pode somente ser lida. As entradas e as sadas so ligaes fsicas com o mundo externo. Elas permitem ao controlador entender e gerar sinais eltricos.

Seo 3: Como funciona um Controlador Programvel


Objetivo
O objetivo desta seo fornecer uma viso geral do funcionamento de um Controlador Programvel. Introduziremos o conceito de ciclo do Controlador e, ento, definiremos o que so programa e linguagem de programao. Finalmente, utilizaremos uma linguagem de programao (linguagem Ladder) para ilustrar nossas explicaes.

O que um ciclo do Controlador?


Assim que executarmos o programa, o Controlador realizar trs fases ciclicamente:

No final da terceira fase, o controlador volta Fase 1, e assim por diante.

O que voc deve lembrar


Um ciclo do Controlador composto de 3 fases: Fase 1: Leitura instantnea e armazenamento do estado das entradas

Fase 2: Execuo do programa Fase 3: Atualizao das sadas

Mdulo 2: Exemplos de aplicaes


Seo 1: Semforos
Objetivo
O objetivo desta seo fornecer um simples exemplo de uma aplicao de um dispositivo de automao baseada em um Controlador Twido Modular. Utilizaremos o exemplo do controle de um semforo para ilustrar.

Especificaes
Controlaremos o trfego no cruzamento de duas avenidas, sendo a avenida B na vertical e a avenida A na horizontal. O ciclo do semforo ser o seguinte: Semforo A fica vermelho por 5 s; semforo B se mantm verde Semforo B fica amarelo por 2 s; semforo A se mantm vermelho Semforo B muda para vermelho; semforo A se mantm vermelho por 1s Semforo A muda para verde; semforo B se mantm vermelho por 5s Semforo A muda para amarelo por 2 s; semforo B se mantm vermelho Semforo A muda para vermelho; semforo B se mantm vermelho por 1s

Escolha o PLC
Para criar esta pequena aplicao do Controlador, sero necessrias no mnimo 6 sadas (uma para cada lmpada de cada semforo).

Seo 2: Administrao de um estacionamento


Objetivo
O objetivo desta seo fornecer um segundo exemplo de aplicao de um dispositivo de automao baseada em um Controlador Twido Modular. Utilizaremos o exemplo da administrao de um estacionamento para ilustrar.

Especificaes
Nosso objetivo implementar a operao de um estacionamento que utiliza um sistema padro de cancelas para controlar a entrada e a sada de veculos. A insero de um cdigo ou a validao de tickets no sero controladas pelo nosso sistema, mas implantaremos as seguintes funes: Contagem de veculos para fechar o acesso ao estacionamento, se mais de 10 veculos j estiverem dentro. Manter o semforo verde aceso, enquanto o nmero mximo de veculos no for atingido. Acender o semforo vermelho quando o nmero mximo de veculos for atingido. Apagar o semforo verde quando o nmero mximo de veculos for atingido. Manter abaixadas as cancelas da entrada quando o nmero mximo de veculos for atingido. Exibir o nmero de veculos estacionados na instalao. Utilizao de 2 botes impulso para alterar o nmero de veculos estacionados (p. ex., para reservar vagas para VIPs ou funcionrios). Cada impulso no 1 boto aumenta em 1 o nmero de veculos, e cada impulso no 2 boto, diminui em 1 o nmero de veculos mostrados.

Funcionamento do estacionamento

Escolha o PLC
Para criar esta aplicao de automao, precisaremos de: 1 sada para bloquear a cancela (considerar uma cancela com possibilidade de anular o bloqueio da cancela) 1 sada para a sinalizao verde 1 sada para a sinalizao vermelha 1 entrada de contagem (veculos que entram) 1 entrada de contagem regressiva (veculos que saem) 1 entrada do PB1 (aumenta o nmero de veculos no estacionamento) 1 entrada do PB2 (diminui o nmero de veculos no estacionamento) 8 sadas para dois displays de 7 segmentos (4 por display)

Seo 3: Enchimento de garrafas numa mesa rotatria


Objetivo

Especificaes
Nosso objetivo criar um sistema de enchimento de garrafas utilizando uma mesa rotatria. Para fazer isto precisamos descrever cada etapa do sistema: Detectar garrafa vazia Encher garrafa Detectar nvel de enchimento Tampar garrafa Detectar tampa Retirar garrafa Detectar a retirada da garrafa

VANTAGENS DA UTILIZAO DE PLC PAINEL DE CONTROLE A RELS, MAIOR ESPAO FISICO

MAIOR DIFICULDADE DE MANUTENO

UTILIZANDO PLC VANTAGENS:

Anda mungkin juga menyukai