Anda di halaman 1dari 20

Aluna; Francisca Maria Vieira Silva n16 RH4 Professora; Marlene Auditoria Questes trabalhistas

1.Defina "empregador". O empregador aquele que contrata o trabalhador aos seus servios de forma remunerada, e tendo em contrapartida deste a prestao de trabalho. O empregador pode ser pessoa fsica ou pessoa jurdica, ou mesmo entidades no dotadas de personalidade, como a massa falida, o condomnio no registrado, entre outros. 2. Defina "empregado". Empregada a pessoa contratada para prestar servios para um empregador, numa carga horria definida, mediante salrio. O servio necessariamente tem de ser subordinado, qual seja, o empregado no tem autonomia para escolher a maneira como realizar o trabalho, estando sujeito s determinaes do empregador. 3. Quais so as principais caractersticas do trabalho autnomo? O trabalhador autnomo pessoa fsica que exerce por conta prpria atividade econmica com ou sem fins lucrativos. o prestador de servios que no tem vnculo empregatcio porque falta o requisito da subordinao. 4. Quais so as principais caractersticas do trabalho temporrio ? As contrataes de estagirios no so regidas pela CLT, desta forma, no incidem encargo social previstos em lei sobre estas contrataes; o estagirio no entra na folha de pagamento, no tem 13, resciso contratual, FGTS, PIS, etc. somente um seguro de vida, frias e vale transporte so obrigatrios. 5. Quais so as principais caractersticas do trabalho temporrio?

O trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios. O empregado temporrio tem os mesmos direitos do efetivo, como salrio equivalente, jornada de oito horas, repouso semanal remunerado, frias proporcionais, 13 salrio, proteo previdenciria e vale-transporte. 6. Quais so as principais caractersticas do trabalho domstico? Trabalhador domstico toda pessoa que presta servios de natureza contnua a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, sem fins lucrativos. A caracterstica principal do trabalho domstico o carter econmico. 7. Quais a principal caracterstica da terceirizao? Terceirizao contratao de servios especializados que realizada autonomamente por empresa terceirizada, a empresa prestadora de servios devem desenvolver atividades diferentes e ter finalidades distintas. Isso significa dizer que os empregados da empresa prestadora de servios no devem trabalhar na atividade-fim da empresa tomadora de servio, caso contrrio a terceirizao ser considerada ilcita. Questes trabalhistas Admisso
1. Que informaes devero constar, obrigatoriamente, do registro de

empregados? O registro do empregado pode ser feito em livros, fichas ou sistema eletrnico (art. 41 da CLT, com redao dada pela Lei n7. 855, de 2410-1989). A portaria MTPS n1. 121, d 1995, normatiza a utilizao de sistemas informatizados para registro de empregados e atualizao de carteira de trabalho. O pargrafo nico do artigo 41 da CLT determina que sejam anotados os seguintes dados:
Qualificao civil ou profissional do trabalhador;

Todas as informaes relativas sua admisso no emprego; As frias; Os acidentes; E

demais circunstncias que interessam proteo do trabalhador.

2. O empregado dever ser submetido a exame mdico na admisso?

Sim, pois o exame mdico mostra se pessoa est a desenvolver determinado trabalho. 3. O que Contrato Individual de Trabalho ? Contrato Individual o acordo tcito ou expresso, verbal ou escrito, por prazo determinado ou indeterminado, que corresponde a uma relao de emprego, que pode ser objeto de livre estipulao dos interessados em tudo quanto no contravenha as disposies de proteo do trabalho, s convenes coletivas que lhe seja aplicvel e as decises de autoridades competentes. Caracteriza-se toda vez que uma pessoa fsica prestar servio no eventual a outra pessoa fsica ou jurdica, mediante subordinao hierrquica e pagamento de uma contraprestao denominada salrio. (CLT, arts. 442 e 443, caput)
4. Qual a principal caracterstica do Contrato por Prazo Determinado?

Em que casos tero validade? O contrato por prazo determinado um contrato normal, porm com o perodo definido.
5. O contrato de Trabalho por prazo Determinado poder ser prorrogado?

Explique. Com a Lei 9.601/98 instituiu o contrato por prazo determinado com durao mxima de dois anos, exclusivamente para atividade de natureza transitria. Durao: no mximo de dois anos. Prorrogao: S poder ser prorrogado uma vez, e no mximo para dois anos, se ultrapassar o prazo de dois anos o contrato passar a ser contrato por prazo indeterminado.

6. Qual o prazo mximo de durao do Contrato de Experincia? A durao do contrato de experincia pode ser de 45 dias podendo ser prorrogado por mais 45 dias. 7. Que empresas so obrigadas a contratar aprendiz? E qual a cota? 8. permitido por lei o mesmo trabalhador manter contrato de trabalho com mais de uma empresa? Sim. 9. A legislao permite a recontratao de trabalhadores? Sim. 10. Quais os contratos que so obrigatrios proceder ao registro na carteira de trabalho e previdncia social (CTPS)? Contrato por prazo determinado e por prazo indeterminado. 11. O empregador pode incluir no regulamento interno da empresa, uma clusula de proibio de seus empregados fumarem no ambiente de trabalho? Sim. 12. Ao contratar o empregado, a empresa pode exigir a apresentao de antecedentes criminais? No. 13. O empregado contratado para operar uma empilhadeira motorizada dever possuir Carteira Nacional de Habilitao? Sim. 14. A empresa que possui matriz e filiais pode centralizar o registro de empregados somente na matriz? No.

QUESTES TRABALHISTAS JORNADA DE TRABALHO

1) Durante a jornada de trabalho, o empregado ter direito a algum

descanso? Esse descanso ser remunerado?

Sim

2) Cite as faltas legais ao trabalho, segundo a CLT.

Abonadas so faltas que o empregador, por norma interna ou liberaliade, no desconta do salrio do empregado, embora a lei no preveja o seu pagamento.

Justificadas, so ausncias que tm o seu valor descontado do salrio do empregado, embora no acarretem desconto do DSR. Essas ausncias no percutem nas frias, nem na avaliao de desempenho.

Injustificadas, so aquelas que alm do desconto do salrio correspondente, acarretam o desconto do DSR, interferindo em frias e influenciando na avaliao do funcionrio.

3) O que interrupo e suspenso do contrato de trabalho?

Ocorrem quando o empregado se afasta do trabalho.

2 Etapa

Questionrio: Auditoria

Professora; Marlene

Nome; Francisca Maria Vieira Silva n 16 RH4

4) Alm da ordem preferencial estabelecida em lei, h outros requisitos a

serem observados para a validade dos atestados mdicos?

Alm de observar a ordem preferencial estabelecida em lei, para que o atestado mdico seja considerado vlido, ele dever conter as seguintes informaes: a) tempo de dispensa concedida ao segurado, por extenso e numericamente; b) ressalvadas as hipteses de justa causa e exerccio de dever legal, ao mdico somente ser permitido fazer constar, em espao apropriado no atestado, o diagnostico codificado, conforme o Cdigo Internacional de Doena (CID), se houver solicitao do paciente ou de seu representante legal, mediante expressa concordncia consignada no documento; c) assinatura do mdico ou odontlogo sobre carimbo em que conste nome completo e registro no respectivo conselho profissional. As datas de atendimento, incio da dispensa e emisso do atestado no podero ser retroativas e devero coincidir.

5) Quando o empregado mensalista falta durante a semana, pode-se descontar

da sua remunerao o valor correspondente ao respectivo descanso semanal?

Sim.

6) A empresa deve exigir que o empregado assine o documento de controle de jornada de trabalho?

Sim, a folha espelho deve ser assinada, pois ela contm entra e sada do funcionrio.

7) A segunda e a tera-feira de carnaval so consideradas como feriados nacionais?

No so feriados.

8) proibido o trabalho nos feriados?

Sim, pois o feriado considerado um descanso semanal.

9) A empresa que suprimir as horas extraordinrias dos empregados deve lhes pagar algum valor a ttulo de indenizao?

Sim, o adicional de hora extra devido quando o empregado ultrapassa a carga horria de trabalho diria ou semanal.

4 - QUESTES TRABALHISTAS FOLHA DE PAGAMENTO


1) Qual a diferena entre salrio e remunerao?

Salrio o valor estipulado para retribuio pelo trabalho prestado e pago diretamente pelo trabalhador, no envolvendo terceiros. J a remunerao, segundo o Art. 457 da Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT), o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, ou seja, o resultado da somatria do salrio

adicionado de comisses, porcentagens, horas extras, gratificaes, gorjetas e abonos pagos pelo empregador.
2) Qual o prazo mximo para pagamento dos salrios, segundo a CLT?

De acordo com o 1 do art. 459 da CLT, o prazo para pagamento de salrios vai at o 5 dia til, subsequente ao ms de competncia. Para efeito de contagem do prazo, no calendrio, o sbado dia til (IN n 01/89).
3) Quais so os descontos legais feitos em folha de pagamento, que

independem de autorizao expressa do empregado? Ele poder ser descontado por danos materiais? Os descontos em folha de pagamento, autorizados por lei, so os seguintes:
INSS; Imposto de renda; Contribuio sindical; Desconto assistencial; Faltas; Atrasos; Repouso semanal remunerado; Penso alimentcia; Adiantamento de salrio.

O desconto por danos materiais, s deve ser realizado com a autorizao do empregado.

4) Segundo previso legal, qual a remunerao das horas extras?

HORAS EXTRAS COMPROVADAS - PREVISO LEGAL DE 40 HORAS SEMANAIS E REMUNERAO DAS EXCEDENTES COM ACRSCIMO DE 50% SOBRE AS HORAS NORMAIS ADICIONAL NOTURNO E INCORPORAO DAS HORAS EXTRAS - AUSNCIA DE PREVISO NO ESTATUTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

5) As horas extras habituais integram o clculo do Descanso Semanal

Remunerado (DSR) do empregado? Como o clculo? Sim, as horas extras realizadas durante a semana integram o repouso semanal remunerado. Calculo:
O valor total das horas extras pagas no ms dividido pelo nmero

de dias teis do ms;


Resultado vezes o nmero de repousos semanais remunerados do

ms.
6) Segundo previso da CLT, qual o horrio de trabalho considerado

noturno, e quais as vantagens salariais? Perodo noturno compreendido entre 22 e 5 horas. A CLT estabelece o percentual mnimo de 20% de acrscimo da hora noturna em relao normal.
7) Segundo previso da CLT, como so calculados os adicionais de

insalubridade e periculosidade? O adicional de insalubridade pago aos empregados que exercem trabalho em condies que podem causar danos a sade, segundo o art. 192 da CLT. As atividades insalubres so aquelas descritas na NR n 15, aprovada pela portaria n 3.214, de 8-6-1978.

O adicional de insalubridade, estipulado em Portaria Ministerial ou por meio de percia especializada, pode ser de trs graus:
Grau mnimo=10% do salrio bsico do empregado; Grau mdio =20% do salrio bsico do empregado; Grau mximo= 40% do salrio bsico do empregado.

O adicional de periculosidade devido a empregados que trabalhem em condies perigosas ou em contato com produtos inflamveis ou explosivos.Esse adicional corresponde a 30% da salrio nominal do empregado, incidindo sobre gratificaes, prmios ou comisses.
8) O empregado que recebe comisses, far jus ao Descanso Semanal

Remunerado sobre essa verba? Sim


9) Como custeado o vale-transporte? D Exemplo.

O calculo de 6% em cima do salrio.


10) Em que perodo dever o empregador fazer o pagamento da 1 e 2

parcelas do 13 Salrio aos seus empregados? A primeira, de fevereiro at o dia 30 de novembro; A segunda(ou a quitao), at o dia 20 de desembro.
11) Toda empresa obrigada a pagar a seus empregados a Participao nos

Lucros ou Resultados (PLR)? Como calculado os encargos? De acordo com o art. 7, inciso XI, da Constituio Federal, os trabalhadores tm direito participao nos lucros ou resultados ("PLR"), desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei. Esta participao que uma forma de partilhar uma parte dos lucros obtidos

pela empresa com os seus funcionrios, esta parcela uma vez previamente definida, o normal variar entre 5 e 15% do lucro lquido em benefcio aos funcionrios.

12) Se um empregado trabalha h dois anos em horrio noturno e

transferido pelo empregador para o horrio diurno, ele deixa de receber o adicional noturno? Sim.
13) O empregador que efetua o pagamento dos salrios dos seus

empregados em cheque ou crdito em conta bancria deve observar algum procedimento especial? A empresa envia ao banco a relao com os depsitos a serem efetuados na conta corrente de cada empregado. A empresa envia ao banco disquete ou fita magntica com os dados, para que os crditos sejam efetuados eletronicamente. Por teleprocessamento, a empresa credita direta e automaticamente os valores a que tm direito seus empregos.

14) O pagamento de quebra de caixa obrigatrio? Essa verba, quando

paga,integra a remunerao do empregado beneficiado? Quebra de caixa a verba destinada a cobrir os riscos assumidos pelo empregado que lida com o manuseio constante de numerrio. Tem por objetivo indenizar o empregado por possveis equvocos de contagem e pelas consequentes diferenas

decorrentes. Isto , seu pagamento tem por escopo compensar o empregado por prejuzos sofridos no exerccio de sua atividade.
15) Quais documentos o empregado deve apresentar empresa para ter

direito ao recebimento das cotas de salrio-famlia? A certido de nascimento dos filhos menores de14 anos.
16) O empregado que exerce cargo de confiana, quando transferido

provisoriamente para localidade diversa da prevista no contrato de trabalho, tem direito ao adicional correspondente? Os que exercem cargo de confiana, isto , aqueles que exercem poder de mando amplamente, atravs de mandato expresso ou implcito, de modo a representarem a empresa nos atos de sua administrao, esto excludos da proibio. Por serem pessoas de confiana do empregador, podem, a qualquer momento, ser removidos para lugares diversos do constante no contrato de trabalho, conforme a necessidade da empresa.
17) possvel contratar um empregado com salrio inferior a um salrio

mnimo? possvel a existncia de contratos de emprego em jornada inferior ao mnimo legal, desde que o valor/hora contratado seja igual ou superior ao valor/hora previsto na conveno coletiva da categoria ou do salrio mnimo, se este for superior.

18) O depsito de salrio em conta bancria exime a empresa da emisso de

recibo de pagamento (holerite)? No.


19) Qual a data de recolhimento dos valores do INSS incidentes sobre a

folha de pagamento?

No dia 2 de cada ms.


20) Qual a data de recolhimento dos valores do INSS incidentes sobre o

13 salrio dos empregados? O 13 salrio somente tem incidncia previdenciria em sua quitao no ms de dezembro, em separado do salrio mensal, ou na quitao da resciso do contrato de trabalho, em separado dos demais vencimentos.
21) Como calcular o INSS para trabalhadores que tm mais de um vnculo

empregatcio? Sendo a remunerao recebida pelo empregado em mais de uma empresa superior ao limite mximo de contribuio, o salrio de contribuio para fins de clculo e desconto da contribuio previdenciria do segurado, em cada empresa, ser determinado mediante a multiplicao da remunerao recebida em cada empresa pelo limite mximo de contribuio, divindo o resultado pela remunerao recebida em todas as empresas.
22) Qual a data de recolhimento dos valores do Imposto de Renda Retido

na Fonte sobre o Trabalho Assalariado e que documento utilizado? O empregador o responsvel pelo recolhimento aos cofres pblicos, at o ltimo dia til do segundo decndio do ms subseqente, do IR descontado de seus empregados, na fonte, sem nada a dever Receita Federal pelo fato de ter empregados. 5 - QUESTES TRABALHISTAS - SINDICATO

1) Qual a diferena de Acordo Coletivo e Conveno de Trabalho? 2) Qual o ms de desconto da Contribuio Sindical dos empregados, e qual a data de recolhimento dos valores?

3) Quando feito o desconto da Contribuio Sindical para os empregados afastados ou admitidos aps o ms de maro? 4) Como calculado a Contribuio Sindical? 5) O que a Contribuio Assistencial ou Taxa Negocial? 6) As empresas devero afixar cpia da Conveno Coletiva de Trabalho em seus quadros de avisos? 7) Os empregados podem se opor ao desconto da contribuio assistencial? 8) O profissional liberal que paga a anuidade ao seu respectivo Conselho Regional (ex.: Coren, CRA, CRC) est isento do desconto da contribuio sindical em maro? 9) Lucas advogado e na empresa X no exerce a profisso, mas atua em rea que exige conhecimentos jurdicos. A empresa pode aceitar a sua contribuio para a OAB para no efetuar o desconto para o sindicato da empresa?

6) - QUESTES TRABALHISTAS FRIAS

1) O que perodo aquisitivo, concessivo e de gozo de frias? 2) De quanto tempo sero as frias de um empregado? 3) O que so frias coletivas? 4) Como o empregador deve proceder na concesso das frias coletivas? 5) Como calculada a remunerao de frias? 6) Como calculada a remunerao de frias para empregados com remunerao varivel? 7) O empregado pode converter o seu perodo de frias em dinheiro? 8) O que so frias em dobro? 9) Em que situaes o empregado perde o direito s frias? 10) O empregado que ficar afastado das suas atividades por motivo de auxlio doena pago pelo INSS perder o direito s suas frias?

11) Diego estudante e solicitou frias no trabalho para o ms de janeiro. A solicitao do empregado tem amparo legal? 12) Estela, gerente comercial, ter suas frias divididas em dois perodos: 15 dias no ms de julho e 15 dias no ms de dezembro. Este procedimento tem fundamento legal?

13) Tiago recebeu seu aviso de frias para o ms de outubro e recusou-se a assinar, pois no estava de acordo com o ms escolhido pela empresa. Ele tem direito de escolher o ms em que deseja sair de frias?

7) - QUESTES TRABALHISTAS RESCISO DE CONTRATO

1) Que documentos devem ser apresentados em uma homologao de contrato de trabalho? 2) Qual a penalidade pelo no-cumprimento do prazo para pagamento das rescises contratuais? 3) Qual a penalidade ao empregador que dispensa o empregado antes da database da categoria? 4) Qual a diferena entre aviso prvio trabalhado e indenizado?

5) O que ocorre quando um empregador dispensa o empregado sem justa causa antes do trmino do Contrato de Experincia? 9) Na resciso contratual o empregado obrigado a realizar exame mdico, em que situao dispensado? 10) Poder haver a readmisso do empregado demitido? Explique. 11) Que empregados tm direito ao seguro-desemprego? 12) O que falta grave ao trabalho? 13) Quais so as causas que determinam falta grave do empregado e do empregador? 14) O empregador pode anotar na Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) do empregado a dispensa por justa causa? 15) No curso do cumprimento do aviso prvio concedido pelo empregador, caso o empregado obtenha novo emprego, e quer a baixa imediata na CTPS, como proceder? 16) A empresa pode aplicar a penalidade de suspenso disciplinar ao

empregado no curso do aviso prvio trabalhado? 17) Quando o empregado opta por faltar os ltimos 7 dias do aviso prvio (aviso prvio de 30 dias) em substituio reduo da jornada de trabalho diria, qual ser a data da baixa na sua CTPS? 18) Aps quantos meses depois do parto a empregada pode ser dispensada da empresa?

19) O que Resciso Indireta? 20) Empregado foi dispensado com Aviso Prvio Indenizado, ele tem 3 anos de empresa, quantos dias de Aviso Prvio a empresa tem que indenizar? Como deve ser data a baixa na CTPS do empregado dispensado acima.

21) Gabriela foi dispensada sem justa causa. Duas semanas depois comunica empresa que est grvida de 5 semanas. Como proceder?

22)Marta pediu demisso e depois de 2 (duas) semanas comunicou empresa que estava grvida de 5 (cinco) semanas. Como proceder?

23) Joana foi desligada da empresa aps o perodo de 90 dias de experincia. Na ocasio comunicou empresa que estava grvida. Como proceder?

24)Jos Carlos, ex-membro da CIPA da empresa, foi dispensado sem justa causa. Este procedimento est correto?

25) Mauricio sofreu acidente de trabalho e ficou afastado por sete meses pela Previdncia Social. Aps a alta medica do INSS e da empresa, retornou ao trabalho. Quando que poder ser dispensado?

26) Paulo trabalha em uma metalrgica e, aps 35 anos de contribuio Previdncia Social, vai se aposentar. O contrato de trabalho dever ser rescindido?

Anda mungkin juga menyukai