Anda di halaman 1dari 7

Origem do petrleo

Faculdade Integrada da Bahia


Curso:
O petrleo tem origem a partir da matria orgnica depositada junto com os sedimentos.
A matria orgnica marinha, basicamente originada de microorganismos e algas que formam o fitoplncton e no pode sofrer processos de oxidao. A necessidade de condies nooxidantes pressupe um ambiente de deposio composto de sedimentos de baixa permeabilidade, inibidor da ao da gua circulante em seu interior A matria orgnica proveniente de vegetais superiores tambm pode dar origem ao petrleo, todavia sua preservao torna-se mais difcil em funo do meio oxidante onde vivem.

Petrleo e Gs Aplicada

Disciplina: Geologia

Aula: Geologia do Petrleo

Prof. Joo Luiz Matta de Souza


Gelogo
Salvador-BA

Origem do petrleo
O tipo de hidrocarboneto gerado, leo ou gs, determinado pela constituio da matria orgnica original e pela intensidade do processo trmico atuante sobre ela. A matria orgnica proveniente do fitoplncton, quando submetida a condies trmicas adequadas, pode gerar hidrocarboneto lquido . O processo atuante e a matria orgnica vegetal lenhosa poder ter como consequncia a gerao de hidrocarboneto gasoso .

Origem do petrleo
Admitindo um ambiente apropriado, aps a incorporao da matria orgnica ao sedimento, d-se aumento de carga sedimentar e de temperatura, comeando, ento, a se delinear o processo que passa pelos seguintes estgios evolutivos:
na faixa de temperaturas mais baixas, at 65C. predomina a atividade bacteriana que provoca a reorganizao celular e transforma a matria orgnica em querognio. O produto gerado o metano bioqumico ou biognico. Este processo denominado de Diagnese;

Origem do petrleo
o incremento de temperatura, at 165C, determinante da quebra das molculas de querognio e resulta na gerao de hidrocarbonetos lquidos e gs Catagnese; a continuao do processo, avanando at 210C. propicia a quebra das molculas de hidrocarbonetos lquidos e sua transformao em gs leve -Metagnese; ultrapassando essa fase, a continuao do incremento de temperatura leva degradao do hidrocarboneto gerado, deixando como remanescente grafite, gs carbnico e algum resduo de gs metano Metamorfismo.

Transformao termoqumica da matria orgnica e a gerao do petrleo.

Migrao do petrleo
Para se ter uma acumulao de petrleo necessrio que, aps o processo de gerao, ocorra a migrao e que esta tenha seu caminho interrompido pela existncia de algum tipo de armadilha geolgica. Do estudo dos fatores controladores da ocorrncia do petrleo, a migrao o mais questionado, o menos conclusivo, e o que mais suscita polmica entre os gelogos de petrleo. O fato que o petrleo gerado em uma rocha dita fonte, ou geradora, e se desloca para outra, onde se acumula, dita reservatrio. As formas de migrao tm tido vrias explicaes, e na Petrobras modelos bem fundamentados tm sido propostos para explicar as acumulaes existentes no pas.

Migrao do petrleo
A explicao clssica para o processo atribui papel relevante fase de expulso da gua das rochas geradoras, que levaria consigo o petrleo durante os processos de compactao. Outra explicao estaria no microfraturamento das rochas geradoras. Isto facilitaria o entendimento do fluxo atravs de um meio de baixssima permeabilidade, como as rochas argilosas (folhelhos). expulso do petrleo da rocha onde foi gerado d-se o nome de migrao primria. Ao seu percurso ao longo de uma rocha porosa e permevel at ser interceptado e contido por uma armadilha geolgica d-se o nome de migrao secundria. A no-conteno do petrleo em sua migrao permitiria seu percurso continuado em busca de zonas de menor presso at se perder atravs de exsudaes, oxidao e degradao bacteriana na superfcie.

Rocha-reservatrio
O petrleo, aps ser gerado e ter migrado, eventualmente acumulado em uma rocha que chamada de reservatrio Esta rocha pode ter qualquer origem ou natureza, mas para se constituir em um reservatrio deve apresentar espaos vazios no seu interior (porosidade), e que estes vazios estejam interconectados, conferindo-lhe a caracterstica de permeabilidade. Desse modo. podem se constituir rochas-reservatrio os arenitos e calcarenitos, e todas as rochas sedimentares essencialmente dotadas de porosidade intergranular que sejam permeveis. Algumas rochas, como os folhelhos e alguns carbonatos, normalmente porosos porm impermeveis, podem vir a se constituir reservatrios quando se apresentam naturalmente fraturados

Microfotografia de uma rochareservatrio

Rocha-reservatrio
Uma rocha-reservatrio, de uma maneira geral, composta de gros ligados uns aos outros por um material, que recebe o nome de cimento. Tambm existe entre os gros outro material muito fino chamado matriz. O volume total ocupado por uma rocha-reservatrio a soma do volume dos materiais slidos (gros, matriz e cimento) e do volume dos espaos vazios existentes entre eles. O volume de espaos vazios tambm chamado de volume poroso.

Porosidade
Portanto, a porosidade de uma rocha definida por:
= Vp/Vt

e o volume total da rocha dado pela soma


Vt = Vp + Vs
onde: a porosidade: Vt o volume total da rocha: Vp o volume poroso: e Vs o volume de slidos.

A porosidade depende da forma, da arrumao e da variao de tamanho dos gros, alm do grau de cimentao da rocha. Normalmente existe comunicao entre os poros de uma rocha. Porm, devido cimentao, alguns poros podem ficar totalmente isolados.

Tipo de Porosidade
Porosidade absoluta a razo entre o volume de todos os poros, interconectados ou no, e o volume total da rocha. Porosidade efetiva a razo entre o volume dos poros interconectados e o volume total da rocha.

Tipo de Porosidade
Porosidade primria - a porosidade que se desenvolveu quando da converso do material sedimentar em rocha. Porosidade secundria - Fraturas, ou seja, mais espaos vazios, formados por esforos mecnicos sofridos pela rocha aps a sua formao. Em rochas calcrias freqente a ocorrncia de dissoluo de parte dos slidos devido ao ataque da gua da formao, resultando tambm em porosidade secundria.

Como os poros isolados no so acessveis para a produo de fluidos, o parmetro realmente importante para engenharia de reservatrios a porosidade efetiva, pois representa o volume mxi-10 de fluidos que pode ser extrado da rocha.

Tipo de Porosidade
A porosidade medida a partir de perfis eltricos executados nos poos ou de ensaios de laboratrio em amostras da rocha. Nas bacias sedimentares brasileiras produtoras de petrleo os reservatrios so dominantemente convencionais, arenitos e calcarenitos. Porm, existem exemplos de acumulaes de hidrocarbonetos em rochas tanto sedimentares quanto gneas e metamrficas no convencionais, como os folhelhos fraturados na Bacia do Recncavo, BA. os basaltos na Bacia de Campos, RJ, e metamrficas fraturadas na Bacia Sergipe-Alagoas.

Rocha Selante
Atendidas as condies de gerao, migrao e reservatrio, para que se d a acumulao do petrleo, existe a necessidade de que alguma barreira se interponha no seu caminho. Esta barreira produzida pela rocha selante. cuja caracterstica principal sua baixa permeabilidade. Alm da impermeabilidade, a rocha selante deve ser dotada de plasticidade, caracterstica que a capacita a manter sua condio selante mesmo aps submetida a esforos determinantes de deformaes. Duas classes de rochas so selantes por excelncia: os folhelhos e os evaporitos (sal). Outros tipos de rochas tambm podem funcionar como tal. A eficincia selante de uma rocha no depende s de sua espessura, mas tambm de sua extenso.

Relaes espaciais entre rochas geradoras, reservatrios e selantes


Rocha Selante

Aprisionamento do petrleo
Um dos requisitos para a formao de uma jazida de petrleo a existncia de armadilhas ou trapas, que podem ter diferentes origens, caractersticas e dimenses. Admitindo-se diferentes bacias sedimentares, de dimenses equivalentes, contendo rochas geradoras com potenciais de gerao de hidrocarbonetos tambm equivalentes, dados pelos seus teores de matria orgnica e condies termoqumicas, os volumes de petrleo a serem encontrados podero ser os mais distintos, desde volumes gigantescos em umas at insignificantes em outras, isso dependendo de seus graus de estruturao, da existncia e inter-relao das armadilhas e dos contatos que essas armadilhas propiciem entre rochas geradoras e reservatrios. Em ltima instncia, de nada vale uma bacia sedimentar dotada de rochas potencialmente geradoras e reservatrios se no estiverem presentes as armadilhas contentoras da migrao. O termo armadilha tem conotao ampla e engloba todas as variantes de situaes em que possa haver concentrao de hidrocarbonetos.

Reservatrios Poroso

Rocha Geradora
esquematiza diversas situaes geolgicas ilustrando a migrao do petrleo desde a rocha geradora at rochasreservatrio. A disposio espacial entre rochas-reservatrio e rochas selantes propicia a acumulao do petrleo.

Aprisionamento do petrleo
O desenvolvimento de condies para o aprisionamento de petrleo pode ser ditado pela gerao de esforos fsicos que vo determinar a formao de elementos arquitetnicos que se transformam em abrigos para a conteno de fluidos. A formao de uma armadilha pode prescindir da atuao de esforos fsicos diretos. E o caso das cumulaes resultantes das diferenas entre os sedimentos, ou da atuao de causas hidrodinmicas. Convencionalmente, as armadilhas so classificadas em:
estruturais, estratigrficas e mistas ou combinadas.

Armadilhas Estruturais

Anticlinais

Embora nem sempre na prtica sejam simples as suas individualizaes. As armadilhas mais prontamente descobertas em uma bacia tm controle predominantemente estrutural e detm os maiores volumes de petrleo. Elas so respostas das rochas aos esforos e deformaes, e nesse tipo enquadram-se as dobras e as falhas.

Blocos falhados

Curiosidade
Em 1860, ano seguinte perfurao do poo pelo Cel. Drke na Pnsilvnia, Henry D. Rogers, da Universidade de Glasgow, mostrou que aquela ocorrncia tinha controle estrutural. Da por diante, todo o sucesso inicial da explorao de petrleo nos Estados Unidos se baseou na aplicao desse princpio, verificando-se que todos os grandes reservatrios de petrleo situavam-se em dobras do tipo anticlinal. embora nem todas as anticlinais fossem portadoras de petrleo. As anticlinais dobradas englobam grandes volumes de petrleo, e nelas est situada a maioria dos campos gigantes. So de fcil identificao tanto por mtodos geolgicos de superfcie quanto por mtodos geofsicos. comum a ocorrncia de campos gigantes em reas anticlinais afetadas por falhamentos. como. por exemplo, nas reas de Ghawar no Oriente Mdio com 2.275 km2, Hassi R"Mel. com 2.600 km2 e o campo de Samotlor, o maior da Unio Sovitica, com 2.000 km2. As falhas desempenham um papel relevante para o aprisionamento de petrleo ao colocar rochas reservatrio em contato com rochas selates. O modelo de aprisionamento com base em sistemas de falhas aplicado com sucesso nas bacias sedimentares brasileiras, principalmente na do Recncavo e nas bacias costeiras.

Armadilhas Estratigrficas
As armadilhas estratigrficas no tm relao direta com os esforos atuantes nas bacias sedimentares, e so determinadas por interaes de fenmenos de carter paleogeogrfico, caso dos paleo relevos, e sedimentolgicos como as variaes laterais de permeabilidade. Como exemplos de aprisionamentos estratigrficos nas bacias brasileiras, ocorrem acumulaes na Formao Candeias, no Recncavo e na Bacia do Cear, onde arenitos intercalam-se com folhelhos nos campos de Xaru. Espada e Atum. Um exemplo de aprisionamento paleogeogrfico a acumulao do campo de Fazenda Belm, na Bacia Potiguar.

Armadilhas estratigrficas e paleogeomrficas

Aprisionamento paleogeogrfico, campo de Fazenda Belm, na Bacia Potiguar

Formao Jandaina

1 e 2 - Trapas estratigrficas 3 a 7 - Diversas trapas associadas a discordncia

Armadilhas Combinadas ou Mistas


As armadilhas combinadas ou mistas compreendem aquelas situaes em que as acumulaes de hidrocarbonetos tm controle tanto de elementos estruturais quanto estratigrficos . Exemplos: Bacia Potiguar, nos campos de - Baixa do Algodo, - Mossor, - Alto da Pedra e - Canto do Amaro. Bacia do Esprito Santo, onde reservatrios da formao Barra Nova apresentam-se em acumulaes controladas estruturalmente por falhas e arqueamentos provocados por movimentao de sal.

Anda mungkin juga menyukai