Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU

Trabalho de Manuteno e Lubrificao de Equipamentos

MTODOS DE APLICAO DE LUBRIFICANTES

Grupo 20: Enrico Giorge Grando RA 712485 Lukas Gonalves Sobral RA 712027 Pierre Neves Camargo RA 811262

Prof Dr. Joo Candido Fernandes

Outubro, 2010

1. Introduo
Princpios bsicos de lubrificao
A lubrificao pode ser definida como fennemo da reduo de atrito entre duas superfcies em movimento relativo, por meio da introduo entre as mesmas. Estas substncias interpostas pode ser slida, como a grafita, por exemplo. Temos, ento, um caso de lubrificao slida. A grafita o lubrificante mais recomendado para fechaduras de automveis. Esta uma aplicao prtica na qual o lubrificante slido insupervel. Entretanto, o mais usual a lubrificao fluida, sendo usado um leo mineral, de petrleo. Embora de pouco emprego prtico, diversos outros fluidos podem ser usados, inclusive ar ou gua em casos especiais. Muito conveniente o emprego, no caso de bombas, do prprio lquido a ser bombeado como lubrificante. A funo precpua do lubrificante possibilitar que o movimento se faa com um mnimo de aquecimento, rudo e desgaste. Isto possvel substituindo-se o atrito direto entre as duas superfcies, que, em geral, so metlicas, pelo denominado atrito fluido. A espessura do fluido entre as superfcies em movimento deve ser superior soma das alturas das rugosidades das mesmas.

Dispositivos de Lubrificao
Os dipositivos e acessrios comumente usados so: Dispositivos de lubrificao a leo; Dispositivos de lubrificao a graxa; Lubrificador Mecnico; Lubrifificador Hidrosttico; Sistema Centralizado; Lubrificao por nvoa; Acessrios de lubrificao.

A escolha do entre o leo e a graxa para a lubrificao depende fundamentalmente do projeto e da praticabilidade da utilizao. A escolha do equipamento para a lubrificao visa: a) Promover a lubrificao correta do equipamento; b) Evitar lubrificao por excesso ou por falta; c) Eliminar falha pessoa; d) Aumentar a produtividade; e) Prolongar a vida til do equipamento. A escolha do mtodo de aplicao do lubrificante depende dos seguintes fatores: a) Tipo do lubrificante; graxa ou leo; b) Viscosidade; c) Quantidade de leo; d) Custo do dispositivo adequado;

2. Meios de Lubrificao a leo


Veremos a seguir mtodos de aplicao de lubrificantes que, com maior ou menor eficincia procuram atender as condies citadas.

2.1

Por Gravidade
devido s condies de excesso ou falta de lubrificante, por depender do ser humano.

2.1.1 Lubrificao Manual Almotolia: Mtodo simples, porm ineficiente

2.1.2 Copo com Vareta: Neste copo h uma agulha que, passando por um
orifcio de dimetro pouco maior do que seu prprio, repousa sua extremidade sobre o eixo que, quando em rotao, d um movimento alternativo agulha, fazendo com que uma quantidade de leo desa durante o perodo em que o eixo est girando.

2.1.3 Copo Conta-Gotas: Apresenta a vantagem de regular a quantidade de


leo, deixando cair um certo nmero de gotas por minuto. Permite que ele entre em operao quando requerido.

2.1.4 Sistema de circulao: Neste sistema h uma bomba situada no interior


do depsito de leo, que o bombeia para outro depsito localizado acima do equipamento, onde o leo flui para atingir os pontos a lubrificar.

2.2

Por Capilaridade
do leo depende do pavio que, com a utilizao, pode ficar sujo, impedindo o escoamento. A vazo depende da viscosidade do leo, da temperatura e do tamanho e tranado do pavio.

2.2.1 Copo com Mecha: baseado no princpio da capilaridade. A passagem

2.2.2 Lubrificao por Estopa: usada para lubrificar mancais dos eixos de
vages e baseia-se na ao capilar da estopa embebida em leo.

2.3

Por Salpico

o aproveitamento do movimento das peas que, mergulhadas no leo, espargem- no para todas as partes.

2.3.1 Lubrificao por Anel ou por Corrente: O leo fica em um


reservatrio abaixo do mancal. Ao redor do eixo repousa um anel de dimetro maior, com sua parte inferior mergulhada no banho. Com a rotao do eixo, o anel acompanha, arrastando- o e espargindo- o. O leo arrastado raspado por uma antepara situada na parte superior, fazendo com que o leo caia em uma canaleta de distribuio. Pode ser usada tambm uma corrente, quando se requer maior quantidade de leo no mancal ou quando se utiliza leo mais viscoso.

2.3.2 Lubrificao por Colar: O anel substitudo por um colar fixo ao eixo.
Este sistema usado em mancais sujeitos a altas rotaes ou quando se requer leo viscoso.

2.3.3 Lubrificao por Borrifo: O lubrificante contido no depsito


borrifado s partes internas mediante o movimento das peas.

2.4

Por Imerso
As peas encontram- se submersas no leo.

2.4.1 Lubrificao por Banho: O conjunto eixo- mancal est mergulhado no


leo. largamente usado em mancais de rolamentos em eixos horizontais e em caixas de engrenagens.

2.5

Por Sistema Forado


reservatrio, forando- o entre as superfcies metlicas. bastante aplicado na lubrificao de cilindro de compressor e na de mancais.

2.5.1 Lubrificao por Perda: Utiliza-se uma bomba que retira leo de um

2.5.2 Lubrificao por Circulao: Neste sistema o leo bombeado de um


depsito para as partes a serem lubrificadas. O leo, aps passagem pelas peas retorna ao reservatrio.

3. Meios de Lubrificao a Graxa


3.1 Pistola: uma bomba manual que introduz a graxa por intermdio do pino
graxeiro. Os pinos podem ser dos tipos boto, presso e embutido, e so dotados de vlvulas de reteno.

3.2

Copo Stauffer: Os copos so enchidos com graxa e, ao girar a tampa, a


graxa impelida pelo orifcio localizado na parte inferior do copo. Quando a tampa chegar ao fim do curso da rosca, o copo deve ser preenchido.

3.3 3.4

Pincel ou Esptula: Sistema manual de aplicao de uma pelcula de


graxa na parte a ser lubrificada.

Enchimento: Usado em mancais de rolamento. A graxa aplicada


manualmente at 2/3 da capacidade do depsito.

4. Lubrificador Mecnico
Consiste em uma caixa metlica onde o leo colocado e pistes funcionam como bombas, levando as gotas de leo at as partes a serem lubrificadas; a quantidade que cada um dos pistes fornece pode ser regulada por meio de um parafuso. empregado na lubrificao de cilindros de mquinas a vapor, cilindros de motores de

combusto interna e cilindros de compressores. Alguns lubrificadores so equipados com visores cheios de glicerina ou mistura de glicerina com gua.

5. Lubrificador Hidrosttico
um aparelho usado para lubrificar cilindros de mquinas a vapor, por atomizao ou por aplicao direta nas paredes dos cilindros. A operao depende da presso produzida pelo vapor condensado e age sobre o leo no reservatrio para forlo atravs da linha de vapor. A quantidade de leo fornecida independe da rotao da mquina; em uma rotao varivel da mquina, a quantidade no sempre proporcional aos requerimentos de lubrificao.

6. Sistema Centralizado
Constitui um mtodo de lubrificao a graxa ou a leo com a finalidade de lubrificar um elevado nmero de pontos, possibilitando o abastecimento de uma quantidade certa de lubrificante, independente de sua localizao, o que permite a reduo da mo- de- obra de lubrificao. Os tipos de sistemas mais comumente encontrados so os operados manualmente e por motor eltrico, ditos automticos. Um sistema centralizado completo possui os seguintes componentes: bomba e manmetros; redes de suprimento (principal e distribuidoras); vlvulas e porcas de compresso; conexes e joelhos; acoplamentos e unies. 1. Sistema operado manualmente: empregado na lubrificao de pontos de moderada freqencia. Geralmente so circuitos pequenos. Nem sempre este sistema requer retorno do leo e por isso adequado para tipo perda total. 2. Sistema automatizado: empregam-se os automticos, nas quais h necessidade de lubrificao contnua. H um dispositivo acoplado ao motor eltrico que permite regular o nmero de operaes por hora de efetivo trabalho.

7. Lubrificao por Nvoa


1. Fundamentos: No sistema de lubrificao por nvoa, o leo pulverizado e levado em um fluxo de ar at as partes a serem lubrificadas. A nebulizao gerada pelo mesmo princpio do carburador. O ar forado a passar em um Venturi, onde se origina a atomizao, pela velocidade com que o ar passa atravs da cpula de alimentao. As partculas mais pesadas que o ar, ao se chocarem com uma antepara, retornam ao reservatrio. A viscosidade do leo constitui um fator importantssimo na produo da nebulizao, havendo assim necessidade de aquecedores de ar e de leo juntamente com controles termostticos. 2. Reclassificao: a recuperao do leo atomizado por meio de anteparas ou reclassificadores chamada reclassificao do leo atomizado. Na sada do Venturi podemos encontrar 3 tipos de conexes nvoa, atomizao, condensao. Essas conexes permitem proporcionar diversos graus de reclassificao.

3. Fatores operacionais: a operao desse sistema requer cuidados especiais em suas regulagens: temperatura do ar de suco, temperatura do leo no reservatrio, presso do ar e fluxo do leo. 4. Caractersticas do lubrificante: as caractersticas principais que devem ser consideradas na seleo do lubrificante so: viscosidade, estabilidade a altas temperaturas, caractersticas de reclassificao e nebulizao, toxicidade e aditivos. A viscosidade ditada pela necessidade das partes a serem lubrificadas. Como a formao da nebulizao aumenta medida que se diminui a viscosidade e como a viscosidade diminui medida que se aumenta a temperatura, deduz- se que, com o aumento de temperatura, aumenta a formao de nebulizao. Como regra geral, onde h mais de um tipo de leo em uso para lubrificar um equipamento, deve-se escolher o leo usado para as mais severas condies de operao desse equipamento. Para aplicaes que no requeiram leos EP prtica usar leo de turbina e, no caso de leos EP, usar leos especiais para nebulizao, chamados Oils Mist. 5. Quantidade de leo: a quantidade de leo para lubrificar cada componente do equipamento importante para obter os benefcios de um sistema de nebulizao.

8. Acessrios de Lubrificao
1. Talha: A talha serve para mover tambores de lubrificantes. Podem ser manuais ou eltricas. 2. Empilhadeira : utilizada na estocagem dos tambores. 3. Tanque: utilizado para limpeza do equipamento de lubrificao. 4. Misturador: intensivamente aplicado para misturar leo solvel com gua. 5. Torneira: usada para retirar o leo do tambor e aplicada nos orifcios dos bujes de enchimento. 6. Equipamento de Retirada de leo: Geralmente usam-se bombas manuais, que so instaladas no bujo do tambor. 7. Equipamento para Retirada de Graxa : A graxa, devido a sua consistncia, exige a remoo da tampa e instalao de um equipamento especial base de ar comprimido que a mantm comprimida contra a base do tambor, mediante uma chapa. 8. Enchedores de Pistola de Graxa: So teis para evitar contaminao. Podem ser manuais ou a ar comprimido. 9. Pistolas Portteis para Graxa: So usadas para lubrificao de grupos de equipamentos. Podem ser a ar comprimido ou a eletricidade. 10. Carrinhos de lubrificao : Devido necessidade de aplicar diferentes tipos de lubrificantes a vrios equipamentos em locais distantes, usam-se carrinhos de lubrificantes. 11. Lubrificadores de Fusos Txteis : So aparelhos utilizados para retirar o leo usado, limpar o recipiente e aplicar leo novo. 12. Comboios de Lubrificaes: O comboio de lubrificao utilizado no abastecimento de lubrificantes para empresas de construo e terraplanagem, na lubrificao de tratores, escavadeiras, motoniveladoras, guindastes e outros

equipamentos, sem necessidade de os equipamentos se afastarem do local de operao. montado em slida plataforma, especialmente projetada para ser instalada sobre carroaria de caminho. Alm da plataforma um comboio de lubrificao possui os seguintes componentes: propulsores de graxa, propulsores de leo, carretis porta-mangueira para graxa, carretis porta-mangueira para leo, carretis porta-mangueira para ar e compressor de ar.

9. Bibliografia
CARRETEIRO, R.P., MOURA, C.R.S. Lubrificantes e Lubrificao. So Paulo: L.T.C. Editora S.A., 1975. 493 p. DRAPINSKI, J. Manual de Manuteno Mecnica Bsica. So Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1975. 239 p. TAVARES, L.A. Controle de Manuteno por Computador. Rio de Janeiro: Editora Tcnica Ltda, 1987. NEPOMUCENO, L.X. Manuteno Preditiva em Instalaes Industriais. So Paulo: Ed. Edgard Blucher Ltda., 1985. 521 p. MIRSHAWKA, V. Manuteno Preditiva - Caminho para Zero Defeitos. So Paulo: Makron Books do Brasil, 1991. 318 p.

Anda mungkin juga menyukai