Anda di halaman 1dari 4

NOES DE INFORMTICA

NOES DE INFORMTICA SUMRIO


UNIDADE 1 Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e
procedimentos de informtica 1.1 Tipos de computadores 1.2 Conceitos de hardware e de software 1.3 Instalao de perifricos

UNIDADE 2 Edio de textos, planilhas e apresentaes (ambientes Microsoft Office e BrOffice) UNIDADE 3 Noes de sistema operacional (ambientes Linux e Windows) UNIDADE 4 Redes de computadores
4.1 Conceitos bsicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet 4.2 Programas de navegao (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) 4.3 Programas de correio eletrnico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares) 4.4 Stios de busca e pesquisa na Internet 4.5 Grupos de discusso 4.6 Redes sociais 4.7 Computao na nuvem (cloud computing)

UNIDADE 5 Conceitos de organizao e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas UNIDADE 6 Segurana da informao
6.1 Procedimentos de segurana 6.2 Noes de vrus, worms e pragas virtuais 6.3 Aplicativos para segurana (antivrus, firewall, antispyware etc.) 6.4 Procedimentos de backup 6.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage)

UNIDADE 7 Referncias Bibliogrficas

DEPEN 2012

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-2-

NOES DE INFORMTICA

UNIDADE 1
Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informtica
QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA

(CESPE - 2010 - BASA - Tcnico Cientfico - Servio Social) 1. As informaes processadas nos computadores so compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, chamado de byte, e um conjunto de oito bytes constitui um bit. (CESPE - 2010 - BASA - Tcnico Cientfico - Servio Social) 2. A principal caracterstica das impressoras multifuncionais reunir, em um nico equipamento, diversas funcionalidades que antes eram segregadas em dispositivos independentes, como impressora, copiadora e escner. (CESPE - 2010 - BASA - Tcnico Cientfico - Servio Social) 3. A memria cache do computador um tipo de memria intermediria que guarda as informaes oriundas da memria principal, com a finalidade de agilizar o acesso do processador a essas informaes. (CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informao) 4. Um microcomputador contm um conjunto de circuitos integrados, que so gerenciados para realizar processamento e armazenamento. O BIOS (basic input output system) o circuito que gerencia praticamente todo o funcionamento da placa-me. Ele tem a responsabilidade de manter todas as informaes necessrias ao reconhecimento de hardware. (CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informao) 5. A memria principal funciona como memria intermediria para a memria cache sempre que se fizer necessrio implementar cache em dois nveis.

GABARITOS COMENTADOS RELACIONADOS AO TEMA EXPOSTO ACIMA

1. COMENTRIO: Errado. O e 1 representa os impulsos eltricos aos quais denominamos de digito binrio, e a ordem da formao da unidade de medida de capacidade est invertida, pois 8 bits que forma um byte e no ao contrrio.

2. COMENTRIO: Certo. Impressora multifuncional uma impressora que desempenha diferentes funes, que faz diversos trabalhos ao mesmo tempo. Alm de imprimir ela tambm serve como scanner e mquina copiadora.

DEPEN 2012

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-3-

NOES DE INFORMTICA

UNIDADE 7
Referncias Bibliogrficas

Ajuda e Instrues do Internet Explorer 8 [Internet]. [brasil]: Disponvel em: http://windows.microsoft.com/pt-BR/internet-explorer/help/ie-8 Ajuda do Firefox [Internet] [Brasil] Disponvel em http://support.mozilla.com Costa, Renato da. Informtica Para Concursos - Teoria e Mais de 150 Questes - 2 Ed./ IMPETUS, 2010.

DEPEN 2012

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-4-

Anda mungkin juga menyukai