Anda di halaman 1dari 3

5 TESTE SUMATIVO DE FILOSOFIA - SOLUES

2011/2012

Grupo I (5 valores: 10x 0,5 val.)


Escolha apenas uma alnea correta para cada questo. 1. A Filosofia Poltica uma rea da filosofia que se ocupa da organizao social e a avalia de um ponto de vista tico. 2. O Estado uma estrutura poltica que regula e organiza a vida social, exercendo o seu poder e autoridade sobre os cidados. 3. Segundo Aristteles a cidade o todo, anterior s partes, onde o homem atinge o mximo da autossuficincia. 4. Segundo Locke a sociedade civil resulta do consentimento individual e de um contrato social entre um grupo de homens. 5. John Rawls desenvolveu uma teoria da justia que parte de um contrato hipottico que designa por posio original. 6 . Para John Rawls, uma sociedade justa aquela que promove a equidade pela articulao entre igualdade e diferenas, liberdade e justia social. 7. Segundo Rawls, as desigualdades econmicas e sociais so justas se beneficiarem sobretudo os mais desfavorecidos. 8. De acordo com o 1 princpio de justia rawlsiano, numa sociedade justa existir igualdade de liberdades e direitos fundamentais entre os cidados. 9. Para Rawls, A igualdade de oportunidades tem prioridade sobre o princpio da diferena verdadeira, pois atravs da criao de instituies justas e imparciais haver oportunidades abertas a todos. 10. Os limites do poder do Estado so estabelecidos por aqueles direitos dos cidados para cuja defesa ele nasceu. Esta afirmao , segundo Locke, verdadeira, pois o Estado apenas d fora de lei aos direitos naturais dos homens.

Grupo II (10 valores: 2,5 + 2,5 + 2 + 3 val.)


Tendo em ateno os textos seguintes, r esponda s questes colocadas.

II.1. Partindo do texto anterior, exponha a teoria do filsofo sobre a origem do Estado.
- Segundo Aristteles, o Estado, ou sociedade poltica, mesmo o primeiro objeto que a natureza se props, ou seja, o filsofo possui uma conceo naturalista da origem do Estado. - O Estado existe por natureza: os homens associam-se naturalmente ( a prpria inclinao natural conduz todos os homens a este gnero de sociedade), primeiro em famlias; depois, em aldeias; e, por fim, em cidades. A cidade abrange todas as outras comunidades menores, que constituem os seus elementos mais simples. A cidade o todo, anterior s partes. A cidade o fim para o qual tendem naturalmente todas as comunidades, visando o maior dos bens: a vida boa ou felicidade. - O homem naturalmente um animal poltico, que necessita dos outros para se humanizar, pelo que quem quer que seja que no tenha necessidade dos outros homens ou um deus ou um animal, pois os animais agregam-se sem intencionalidade e os deuses so autossuficientes. Portanto, s a cidade (plis) permite a realizao integral da natureza humana.

II.2. Partindo do texto anterior, explique a teoria de Locke sobre a origem do Estado.
- Locke parte de uma questo: Se o homem no estado de natureza to livre, conforme dissemos, se senhor absoluto da sua prpria pessoa e posses, igual ao maior e a ningum sujeito, por que abrir ele mo dessa liberdade, por que abandonar o seu imprio e sujeitar-se- ao domnio e controlo de qualquer outro poder? , isto , Locke questiona a origem do Estado, o qual aparentemente no traz vantagens. - Sobre o estado de natureza: antes da criao de uma sociedade civil/poder poltico, o homem vive em estado natural. Esse estado de natureza um estado de perfeita liberdade, completa igualdade e plena independncia, que regido pela lei natural. Os direitos naturais do homem so a vida, a liberdade e a propriedade. No estado natural, a observncia e execuo da lei cabe a cada um individualmente, segundo o seu juzo particular. Por isso, falta uma administrao imparcial da justia. - Sobre o Estado: para proteger os direitos naturais que os homens abdicam do estado natural e escolhem voluntariamente formar uma sociedade civil - O objetivo grande e principal, portanto, da unio dos homens em comunidades, colocando-se eles sob governo, a preservao da propriedade. () A sociedade civil resulta do consentimento individual e de um contrato social entre um grupo de homens. A sociedade d fora de lei aos direitos naturais e elege os seus representantes os quais devero ser depostos se no trabalharem em prol do bem comum. Portanto, contrariamente a Aristteles, Locke considera que o Estado e o poder poltico so convenes criadas artificialmente pelo homem (no naturais).
Prof. Marina Santos Pgina 1 Todas as verses

5 TESTE SUMATIVO DE FILOSOFIA - SOLUES

2011/2012

II.3.1. De acordo com o texto, Rawls concorda com o sacrifcio dos mais favorecidos? Porqu?
- No, neste excerto de Rawls h uma recusa de sacrificar os mais favorecidos em prol da sociedade em geral. - Confirma a afirmao com uma ou mais afirmaes do excerto, por ex., No permite que os sacrifcios impostos a uns poucos sejam compensados pelo aumento das vantagens usufrudas por um maior nmero. - Justifica a sua resposta indicando que os pressupostos rawlsianos so de cariz kantiano: igualdade racional de todos os Homens; o Homem um fim em si mesmo e nunca um meio; a dignidade humana uma caracterstica essencial e intrnseca a cada um. Assim, anti-utilitarista, facto evidente na afirmao de que os direitos garantidos pela justia no esto dependentes () do clculo dos interesses sociais.

II.3.2. Indique e explique quais so os princpios da justia de Rawls e a sua hierarquia.


- Os princpios da Justia como Equidade: conjunto de princpios de justia que pessoas livres e racionais aceitariam numa posio inicial de igualdade, visando constituir uma sociedade bem ordenada. 1. Princpio da liberdade: Cada pessoa tem igual direito a um conjunto de liberdades bsicas, compatvel com um regime de liberdades para todos. Este princpio tem prioridade sobre o seguinte, uma vez que o mais importante garantir os direitos e liberdades bsicas dos indivduos at ao ponto em que no impeam as dos outros; 2. Princpio da diferena (e da igualdade de oportunidades): As desigualdades econmicas e sociais obedecem a duas condies: 2.a Os maiores benefcios possveis devem ser distribudos aos mais desfavorecidos; 2.b Devem resultar do exerccio de cargos e funes disponveis para todos em condies de uma igualdade equitativa de oportunidades.=> duplo princpio, que visa a igualdade e a justia social. - PRIORIDADES: - do 1 princpio (liberdade) sobre o 2 princpio (diferena); - do 2.b (igualdade de oportunidades) sobre o 2.a (distribuio desigual). A prioridade vai para um amplo conjunto de liberdades de todos, inegocivel e inviolvel; depois, existe a necessidade de todos terem as mesmas oportunidades de acesso aos cargos e posies sociais; s ento, - se permanecerem as desigualdades sociais e econmicas -, se deve distribuir a riqueza de modo a beneficiar os mais necessitados. Portanto, a desigualdade de distribuio s admissvel se fomentar a igualdade.

Grupo III (5 valores) Leia com ateno o texto seguinte e responda ao solicitado . Opo A: texto de Nigel Warburton
Problema: A violao da lei poder ser justificvel? ou a desobedincia civil legtima/aceitvel? Tese: O autor expe duas teses sobre a questo da violao da lei, parecendo valorizar e integrar-se na tradio de violao da lei em [determinadas] circunstncias conhecida por desobedincia civil. Argumentos: 1. A desobedincia civil poder ser legtima quando as pessoas descobrem que lhes pedido que obedeam a leis ou a polticas governamentais que consideram injustas e os protestos legais so completamente inteis. 2. A desobedincia civil trouxe mudanas importantes no direito e na governao: - O movimento das sufragistas britnicas desempenhou um papel significativo na mudana da lei injusta que impedia as mulheres de participar em eleies supostamente democrticas; - Martin Luther King e Mahatma Gandi ajudaram a combater o racismo atravs da desobincia civil (O desafio de ao preconceito racial atravs de mtodos anlogos aos de Ghandi ajudou a garantir direitos civis bsicos para os Negros americanos nos estados americanos do Sul); - A recusa de alguns americanos em participarem na Guerra do Vietname, apesar de requisitados pelo governo, sendo que a dimenso da oposio guerra no Vietname acabou por conduzir os Estados Unidos retirada. 3. A desobedincia civil serve como um alerta para as injustias cometidas no domnio poltico, pelo que a publicitao e protestos se do no prprio espao pblico: A desobedincia civil corresponde a uma tradio de violao no violenta e pblica da lei, concebida para chamar a ateno para leis ou polticas injustas. Os que agem nesta tradio de desobedincia civil no violam a lei unicamente para seu benefcio pessoal; fazem-no para chamar a ateno para uma lei injusta ou uma poltica moralmente objetvel e para publicitar ao mximo a sua causa. Por isso que estes protestos ocorrem habitualmente em lugares pblicos, de preferncia na presena de jornalistas, fotgrafos e cmaras de televiso.
Prof. Marina Santos Pgina 2 Todas as verses

5 TESTE SUMATIVO DE FILOSOFIA - SOLUES

2011/2012

Opo B: texto de John Rawls


Problema: O verdadeiro problema o saber quais as circunstncias, e em que medida, estaremos vinculados a respeitar estruturas injustas ou Sob que circunstncias a desobedincia civil legtima/aceitvel? Tese: Rawls aceita a desobedincia civil apenas limitada a um estado democrtico mais ou menos justo e para aqueles cidados que reconheam e aceitem a legitimidade da Constituio Argumentos: 1. Segundo Rawls, s por uma lei ser injusta, tal no legitima a desobedincia civil nem a recusa em cumpri-la: A injustia da lei no , em geral, uma razo suficiente para no aderir a ela (). Quando a estrutu ra bsica da sociedade razoavelmente justa, (..), devemos reconhecer as leis injustas como vinculativas desde que no excedam certos limites de injustia. 2. Rawls define a desobedincia civil como um ato pblico, no violento, decidido em conscincia mas de natureza poltica, contrrio lei e usualmente praticado com o objetivo de provocar uma mudana nas leis ou na poltica seguida pelo governo.: - A desobedincia civil um ato poltico, pois visa reinstaurar a justia no governo da cidade; - A desobedincia civil um ato pblico: apela a ideais de cidadania e exposta no espao pblico; - A desobedincia civil no violenta: no dever provocar danos, sobretudo nas pessoas, e inscreve-se dentro dos limites da fidelidade ao direito, ou seja, aceita as normas jurdicas e as consequncias dos actos praticados. A desobedincia civil foi definida () de forma a estar compreendida entre, por um lado, o protesto nos quadros da lei () e, por outro, a objeo de conscincia e as vrias formas de resistncia. 3. Ao agir desta forma, apelamos ao sentido de justia da maioria da comunidade e declaramos que na nossa opinio ponderada, os princpios da cooperao social entre Homens livres e iguais no esto a ser respeitados, isto , Rawls visa uma sociedade bem ordenada, pautada pelos princpios da justia como equidade, pelo que se o Estado se desviar deste ideal regulador, ser nosso dever alertar a opinio pblica e melhorar a sociedade. Finalmente, o aluno dever avaliar o peso dos argumentos em jogo (fortes ou fracos) e colocar objees; bem como expor a tese que defende atravs de argumentos plausveis e adequados ao problema em causa.

Prof. Marina Santos

Pgina 3

Todas as verses

Anda mungkin juga menyukai