Anda di halaman 1dari 8

UNIDADE DA PESSOA SEGUNDO EDITH STEIN: CONTRIBUIES EDUCAO PARA A NUTRIO

Miguel Mahfoud

Resumo: Aborda-se a relao entre educao e nutrio tematizando a unidade da pessoa, a educao como formao e esta como formao da pessoa. Com os conceitos de Edith Stein de centro pessoal e de fora vital , examinam-se os pontos fundantes do interesse dos sujeitos humanos pela vida pessoal e pelo mundo circundante. Deles dependem tanto a unidade da pessoa fsica, psicolgica e espiritual , sua relao no alienante com o contexto social, quanto a constituio de comunidade propriamente dita. Conclui-se que sem um caminho possvel para formao da pessoa, para cada um se tornar mais si mesmo, no se estabelece processo de cuidado pessoal ou social. Palavras-chave: Nutrio. Educao. Comportamento alimentar. Pessoa. Edith Stein.

O presente artigo quer ser uma contribuio ao debate sobre educao e nutrio ao tematizar a unidade da pessoa, a educao como formao e esta como formao da pessoa. A partir de investigaes no mbito da antropologia filosfica desenvolvidas por Edith Stein (fenomenloga discpula de Edmund Husserl) sobre pessoa tomada como organismo em sua estrutura peculiar apontamos alguns elementos que poderiam contribuir para uma leitura crtica dos programas de interveno em ato, a formular questionamentos a respeito dos mtodos que temos empregado, a compreender experincias exitosas ou, ainda, a articular reas de cincia to distintas como as que esto envolvidas no enfrentamento dos desafios de educao, nutrio e pobreza.

PSICOLOGIA USP , So Paulo, outubro/dezembro, 2008, 19(4), 447-454

447

Na fenomenologia costuma-se partir da experincia. Examinar a estrutura da vivncia permite compreender horizontes em relao aos quais a experincia pode se desenvolver (Ales Bello, 2004; Husserl, 1992). Uma experincia muito simples, de todos ns, a de ter algum objeto mo: quando, por exemplo, tenho um lpis na mo, o que tenho? Um conjunto de sensaes. Entrar nessa vivncia permite identificar estruturas em mim que permitem a apreenso de caractersticas desse objeto que est fora de mim. Desde logo, ento, podemos compreender que quando nos referimos a pessoa no consideramos um ente isolado, mas trata-se da relao de um sujeito com seu mundo. O exame de suas vivncias permite apreender quais so as estruturas do sujeito e as do mundo que so condies de possibilidade para ambos, e permite a compreenso do sujeito e de seu mundo de modo a obter um conhecimento no objetivado, mas conhecimento do mundo assim como tem significado para o sujeito. Quando examino a vivncia imediata de um lpis na mo, fao experincia de minha corporeidade, fao experincia tambm de uma elaborao imediata dessa sensao a ponto de buscar definir esse objeto e definir a minha prpria sensao e fao experincia, ainda, de uma tomada de posio minha em relao ao que estou experienciando. Posso, ento, identificar trs dimenses distintas de minha pessoa: corporeidade, dimenso psquica e a chamada dimenso espiritual , esta responsvel pelo meu posicionamento diante do que est acontecendo na corporeidade, na psique ou no mundo apreendido (Stein, 1996, 2003a, 2005a, 2005b). Ao vivenciar qualquer sensao, imediatamente digo: agradvel ou desagradvel. Digo tambm: isso pode ser til para mim ou no, em funo de um horizonte mais amplo do que a sensao mesma. O que isso significa? Que no podemos falar em pessoa sem as provocaes que esta recebe do mundo em sua corporeidade, sem seu mundo com as determinaes materiais; no podemos falar em pessoa sem a elaborao do sujeito e no posso falar em pessoa sem seu posicionamento em relao vivncia (de si prpria ou de seu mundo). impressionante notar que poder tomar posio diante de uma vivncia no se refere somente mobilizao de certo aspecto pessoal, mas reacende o dinamismo inteiro da pessoa. a pessoa inteira que comea a descobrir o valor de certas experincias, o valor de certas caractersticas, em si mesma, mas, sobretudo, comea a descobrir que ela , que eu sou (Stein, 1994). Posso me dar conta de um fluxo de vivncias continuamente em ato, e essa apreenso vivida com apreenso de valor. No apreendo somente as caractersticas dos objetos vivenciados no identifico apenas que esse lpis na minha mo seja preto, por exemplo , mas tambm me dou conta de mim mesmo, de que estou apreendendo o mundo. En-

448

UNIDADE DA PESSOA SEGUNDO EDITH STEIN: CONTRIBUIES EDUCAO PARA A NUTRIO

! Miguel Mahfoud

to tenho a percepo no s de coisas, nem apenas de certas caractersticas minhas, mas tenho percepo de que eu sou . E dar-se conta disso contm uma surpresa que carregada de valor imediatamente. Tomemos um poema de Mrio Quintana (2005, p.37: A alma e o ba), em que ele faz esse percurso de exame da vivncia, chegando surpresa do eu sou e chegando a identificar, dentro da vivncia, a intersubjetividade:

Tu que to sentida e repetida e voluptuosamente te entristeces e adoeces de ti, preciso rasgar essas vestes de d,
Ele quer entrar nessa experincia to familiar a ns humanos de dor e limite frente a si mesmo:

as penas preciso raspar com um caco, uma por uma: so crostas... E sobre a carne viva Nenhuma ternura sopre. Que ningum acorra. Ningum, biblicamente, com os seus blsamos e olores... Ah, tu com as tuas cousas e lousas, teus badulaques, teus ais ornamentais, tuas rimas, esses guizos de louco...
Na experincia do contato com o mundo, na experincia de dor, na dor de si mesmo, surge tambm a necessidade de adentrar e conhecer a si mesmo, ainda que possamos utilizar de tantos subterfgios na tentativa de camufl-la. Mas ele diz: nessa experincia, assim como , que quero entrar.

A tua alma (tua?) olha-te, simplesmente. Alheia e fiel como um espelho. Por supremo pudor, despe-te, despe-te, quanto mais nu mais tu, despoja-te mais e mais. At invisibilidade.
Prestando ateno minha vivncia, despindo-me dos badulaques, vou adentrando minha vivncia, vou entrando em algo quase invisvel, mas percebido justamente no fluxo das vivncias. Justamente pelo fato de estar vivenciando, percebo que estou ali, que eu sou. E percebo ali, tambm, um tu: Quanto mais nu, mais tu .

PSICOLOGIA USP , So Paulo, outubro/dezembro, 2008, 19(4), 447-454

449

At que fiquem s espelho contra espelho num puro amor isento de qualquer imagem.
Ou seja, nesse momento da percepo de que eu sou, tenho tambm a percepo de algum que me faz. Trata-se, em ambos os casos, de percepo baseada na conscincia vivencial, diversa da conscincia emprica do eu (Stein, 2005a, 2005b). Essa percepo carregada de surpresa e de valor, independentemente das qualidades ou defeitos de minha pessoa. H surpresa e apreenso de valor no por ser adequado ou politicamente correto... Independentemente da qualidade do meu ser, eu sou. O reconhecimento de que eu sou espelhado na conscincia de que nesse momento mesmo eu sou feito uma vivncia de amor: um puro amor isento de qualquer imagem . Em seguida o autor retrata algo surpreendente: comea a dialogar com esse tu: Mestre, dize-me... e isso tudo valer acaso a perda de meu ba? muito interessante que adentrando em direo a horizontes cada vez mais internos, cada vez menos apreensveis materialmente, o que emerge ali, daquele dilogo, no algo de ordem metafsica, mas um interesse pela prpria corporeidade, um interesse pelo meu eu, pela minha vida: por minha pessoa inteira. Essa experincia de amor que vivencio acaso valer a perda do meu ba? No. O que me interessa a vida, na sua unidade e inteireza. Edith Stein chama esse ponto nuclear da nossa pessoa justamente de ncleo pessoal ou centro da pessoa , que de onde emerge o interesse pela prpria vida, emerge a possibilidade de conhecer a si mesmo, de conhecer o mundo e a possibilidade de se posicionar no mundo, ao mesmo tempo em que permanece ao longo de toda a vida como ncleo identitrio fundamental (Stein, 1996, 2003a, 2005b). desse centro que surge a possibilidade de um interesse vivo pelo mundo e pela prpria vida. Aquele interesse que no pode ser gerado a partir de uma determinao do que seja politicamente correto, no pode nascer de campanhas que busquem a afirmao de um valor sustentado como a bandeira do momento. Aquele interesse nasce de uma exigncia de ser. Edith Stein fala tambm que ns percebemos essa exigncia de ser e essa exigncia de posicionamento de nossa pessoa no mundo porque temos uma fora vital (Stein, 2003a, 2005a, 2005b). com ela que nos posicionamos no mundo. O interessante que essa fora vital no somente espiritual, ou somente psicolgica, ou somente biolgica. a fora da pessoa. uma unidade, cimento entre as dimenses naturais e a dimenso do esprito.

450

UNIDADE DA PESSOA SEGUNDO EDITH STEIN: CONTRIBUIES EDUCAO PARA A NUTRIO

! Miguel Mahfoud

Note que em qualquer experincia da prpria corporeidade podemos apreender, dentro, uma complexidade de dimenses, mas s podemos lidar com cada uma delas em unidade com as demais. a fora vital que mantm meu corpo unido como organismo. E por essa mesma fora que tenho possibilidades de reagir aos estmulos, como reaes psicolgicas. E com essa mesma fora que tenho possibilidades de tomar posio no mundo. Naturalmente a experincia nos indica , nossa fora vital limitada, no pode atuar ao mesmo tempo em vrios setores, necessariamente privilegiamos alguns setores. claro que em determinadas situaes de emergncia fsica a fora vital vai se voltar para o cuidado da prpria corporeidade. o que ocorre na situao de desnutrio. E claro que, dirigindo a fora vital para a manuteno da prpria corporeidade, diminuir a possibilidade de eu poder cuidar de meu mundo de relaes, atuando na dimenso psquica e tomando posies segundo a dimenso espiritual. Mas claro, tambm, que no se pode esperar a recuperao dessa energia vital s no mbito da corporeidade. a pessoa inteira que precisar cuidar de sua corporeidade. a pessoa inteira que direcionar suas energias para afirmao de seu ser. Ento no possvel pensarmos que algum possa cuidar de seu organismo sem tomar posio no mundo. impossvel esperarmos que a pessoa passe a ter cuidados consigo se ela no solicitada no mundo de relaes, se no solicitada a formar vnculos. S possvel pensar um posicionamento da pessoa na sua inteireza. Naturalmente, no teramos conscincia desses nveis mais profundos. Habitualmente no vivemos com a conscincia que Mrio Quintana nos oferece naquele poema citado. Se no encontrssemos algum que nos falasse desse nvel de experincia, no teramos acesso a ele, viveramos no nvel da superficialidade. Essa estrutura mais profunda est a, mas no nos daramos conta dela, viveramos sem lidar com ela. necessria uma relao com algum que nos solicite, nos provoque, possibilitando que nos demos conta de nossa prpria vivncia e, ento, possamos responder em nveis mais profundos. a isso que Edith Stein chama de comunidade (Stein, 2003a, 2005a; Ales Bello, 2000). Pode se dar entre duas pessoas ou entre uma nao inteira, mas uma relao em que tenho a percepo do outro como um outro eu, como um alter ego: algum que tem uma estrutura (humana) semelhante minha, uma corporeidade, dentro dela uma vitalidade, dentro dela um ser que precisa se posicionar no mundo (Stein, 2005c). Se tenho a percepo do outro com essa estrutura e sei que ele tem essa percepo de mim tambm assim, e temos conscincia de que a minha pessoa interfere na sua e vice-versa, a temos comunidade.

PSICOLOGIA USP , So Paulo, outubro/dezembro, 2008, 19(4), 447-454

451

No posso aprofundar minha estrutura pessoal a no ser numa estrutura comunitria. Sem que me olhem como pessoa, no tenho condies de aprofundar minha experincia enquanto pessoa. Uma relao comunitria pode estar presente tambm num corpo social estruturado como sociedade, e mesmo em grandes sociedades. No preciso viver numa relao face a face para que se estabelea uma comunidade. possvel que dentro das estruturas de sociedade haja experincias com carter de comunidade. O importante que no se imagine que uma estrutura de sociedade chegar a dar conta de responder a essas necessidades fundamentais quando for mais eficiente ou mais fortemente amplamente estabelecida. A organizao de tipo sociedade nunca poder substituir a experincia comunitria enquanto capacidade de resposta exigncia de ser pessoa e quanto capacidade de gerar posicionamentos sociais ou cuidados pessoais. fundamental considerar que os projetos de organizao e interveno no podem deixar de favorecer as estruturas e experincias propriamente comunitrias. No podemos esperar que os programas, administrando atividades, por si s possam chegar a mobilizar os sujeitos integralmente: no chegaro. Nenhum de ns responde pessoalmente porque politicamente correto. Respondemos pessoalmente diante de algum que nos solicita por emergir ali a minha exigncia de ser, que por sua vez emerge da surpresa da vida. Os programas que buscam promover valores no podem esperar que estes possam se afirmar independentemente do posicionamento da pessoa. E no podemos imaginar que um posicionamento vago, no pessoal, possa chegar a alterar hbitos to arraigados como so os alimentares, a ponto de modificar o dinamismo organizativo da corporeidade. No entanto, o posicionamento de algum diante de seu mundo pode alterar a dimenso psicolgica, pode alterar a capacidade de formar vnculos, como pode alterar o dinamismo da prpria corporeidade, porque se trata da mesma fora vital mobilizada, se trata da mesma energia que a pessoa tem diante de si e do mundo. Formar a pessoa no significa somente dar um contedo, tampouco significa treinar algumas habilidades. No se trata de treinar liderana, somente; no se trata de chegar a ser mais inteligente, somente; mas se trata, fundamentalmente, de se tornar mais si mesmo (Stein, 2003a, 2003b; Mahfoud, 2005; Turolo Garcia, 1991). Sem um caminho possvel para cada um se tornar mais si mesmo, no cuidaremos de nosso pas, no cuidaremos de quem est nossa volta, no cuidaremos nem de ns mesmos. Deixo essas provocaes.

452

UNIDADE DA PESSOA SEGUNDO EDITH STEIN: CONTRIBUIES EDUCAO PARA A NUTRIO

! Miguel Mahfoud

Unity of the Person according to Edith Stein: contributions towards an education for nutrition Abstract: Study regarding the relationship between education and nutrition with a focus on unity of the person, education as formation and development of the person. With Edith Steins concept of personal center and vital force , the main points of the subjects interests regarding personal life and its surrounding world are examined. The unity of the person physical, psychological and spiritual , its non-alienating relation with the social context and the proper constitution of community depend on those points. The study concludes that without a possible path that points toward the formation of the person, so that each one becomes more oneself, the process of personal or social care can not be established. Keywords: Nutrition. Education. Feeding practices. Person. Edith Stein. Unit de la personne suivant Edith Stein: contributions lducation pour la nutrition Rsum: On aborde ici la relation entre ducation et nutrition, sous lgide de lunit de la personne : ducation comme formation, entendue comme formation de la personne. Les concepts de centre personnel et force vitale , utiliss par dith Stein, permettent datteindre les fondements de lintert des sujets humains pour leur vie personnelle et pour le monde ambiant. De ces fondements dpendent aussi bien lunit de la personne physique, psychologique et spirituelle , sa relation sans alienation au contexte social, que la constitution de la communaut proprement dite. On conclue que sans la recherche dun cheminement pour la formation de la personne, qui permette chacun de devenir soi mme, aucun processus de soin personnel ou social nest possible. Mots-cls: Nutrition. ducation. Personne. Pour la nutrition. dith Stein.

Unidad de la persona segn Edith Stein: contribuciones a la educacin para la nutricin Resumen: Se aborda la relacin entre educacin y nutricin poniendo como tema la unidad de la persona, la educacin como formacin y sta como formacin de la persona. Con los conceptos de Edith Stein de centro personal y de fuerza vital se examinan los puntos fundantes del inters de los sujetos humanos por la vida personal y por el mundo circundante. De ellos dependen tanto la unidad de la persona - fsica, psicolgica y espiritual-, su relacin no alienante con el contexto social, como as tambin la constitucin de comunidad propiamente dicha. Se concluye que, sin un camino posible para la formacin de la persona, para que cada uno se vuelva s mismo, no se establece el proceso de cuidado personal o social. Palabras clave: Nutricin. Educacin. Conducta alimentaria. Persona. Edith Stein.
PSICOLOGIA USP , So Paulo, outubro/dezembro, 2008, 19(4), 447-454

453

Referncias Ales Bello, A. (2000). A fenomenologia do ser humano: traos de uma filosofia no feminino (A. Angonese, trad). Bauru, SP: Edusc. Ales Bello, A. (2004). Fenomenologia e cincias humanas: psicologia, histria e religio (M. Mahfoud & M. Massimi, trads.). Bauru, SP: Edusc. Husserl, E. (1992). Ideas relativas a una fenomenologa pura y una filosofa fenomenolgica. Libro 1 (2a ed., J. Gaos, trad.). Mxico: Fondo de Cultura Econmica. Mahfoud, M. (2005). Formao da pessoa e caminho humano: Edith Stein e Martin Buber. Memorandum, (8), 52-61. Recuperado em 12 de outubro de 2006, de http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos08/mahfoud02.htm Quintana, M. (2005). A alma e o ba. In M. Quintana, Apontamentos de histria sobrenatural. So Paulo: Globo. Stein, E. (1994). Ser finito y Ser eterno: ensayo de una ascensin al sentido del ser (A. Prez Monroy, trad.). Mxico: Fondo de Cultura Econmica. Stein, E. (1996). La strutura ontica della persona e la problematica della sua conoscenza. In E. Stein, Natura, persona, mistica: per una ricerca cristiana della verit (2a ed., M. DAmbra, trad., pp. 49-101). Roma: Citt Nuova. Stein, E. (2003a). Estructura de la persona humana. In E. Stein, Obras completas (Vol. 4: Escritos antropolgicos y pedaggicos, F. J. Sancho, trad., pp. 555-749). Madrid: Ed. de Espiritualidad. Stein, E. (2003b). Sobre el concepto de formacin. In E. Stein, Obras completas (Vol. 4: Escritos antropolgicos y pedaggicos, F. J. Sancho, trad., pp. 177-194). Madrid: Ed. de Espiritualidad. Stein, E. (2005a). Contribuiciones a la fundamentacin filosfica de la psicologa y de las ciencias del espritu. In E. Stein, Obras completas (Vol. 2: Escritos filosficos: etapa fenomenolgica, C. R. Garrido & J. L. Caballero Bono, trads., pp. 207-520). Madrid: Ed. de Espiritualidad. Stein, E. (2005b). Introduccin a la filosofia. In E. Stein, Obras completas (Vol. 2: Escritos filosficos: etapa fenomenolgica, C. R. Garrido & J. L. Caballero Bono, pp. 657-913). Madrid: Ed. de Espiritualidad. Stein, E. (2005c). Sobre el problema de la empata. In E. Stein, Obras completas (Vol. 2: Escritos filosficos: etapa fenomenolgica C. R. Garrido & J. L. Caballero Bono, pp. 55-204). Madrid: Ed. de Espiritualidad. Turolo Garcia, J. (1991). Edith Stein e a formao da pessoa humana (2a ed.). So Paulo: Loyola.
Miguel Mahfoud, Doutor em Psicologia Social, Professor Associado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). editor da revista Memorandum: memria e histria em psicologia. Endereo eletrnico: mmahfoud@fafich.ufmg.br

Recebido em: 30/04/2008 Aceito em: 18/08/2008

454

UNIDADE DA PESSOA SEGUNDO EDITH STEIN: CONTRIBUIES EDUCAO PARA A NUTRIO

! Miguel Mahfoud

Anda mungkin juga menyukai