Anda di halaman 1dari 11

A ESTRUTURA BSICA DE UM ARTIGO CIENTIFICO

Cssia Ribeiro1

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar os mtodos cientficos e em especial a estrutura de um artigo cientfico, bem como os conceitos e suas finalidades. O contedo do artigo organizado de acordo com a ordem natural do tema e organizao das ideias mais importantes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliogrfica, fundamentada principalmente na reflexo de livros, revistas, artigos e sites. Este estudo possibilitou um maior conhecimento das normas tcnicas para a elaborao, pois no basta apenas escrever um artigo preciso obter conhecimentos tcnicos para que o mesmo possa estar bem estruturado e seguir as regras especifica, alem das partes obrigatrias que o constitui que so a introduo, desenvolvimento e concluso. Concluiu - se neste trabalho que o estilo e as propriedades para estruturar um artigo cientfico envolvem as normas tcnicas, preciso, comunicabilidade e consistncia, para que haja uma melhor compreenso do que esta sendo abordado. Palavras - Chaves: Artigo cientfico; estrutura; introduo; desenvolvimento; concluso.

ABSTRACT

This paper aims to present scientific methods and in particular the structure of a scientific article, as well as the concepts and their purpose. The content of this article is organized according to the natural order of the subject and organizing the most important ideas. Was used as the methodology literature, mainly based on the reflection of books, magazines, articles and websites. This study enabled a better understanding of technical standards for the design, it is not enough just to write an article you must obtain technical knowledge so that it can be well structured and follow the rules specifies, besides the mandatory parts is that they are introducing , development and conclusion. Concluded - this work that the style and properties to structure a scientific paper involve technical standards, accuracy, objectivity and consistency, so there is a better understanding of what is being discussed.

Key - Words: Scientific article; structure; introduction; development; conclusion.

Graduada em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paran - UNIOESTE

INTRODUO

Este estudo objetiva apresentar a estrutura bsica de um artigo cientifico, trazendo de forma simples e clara os tipos e os contedos que compe um artigo. Aqui ser tratada especificamente a estrutura orgnica do artigo, j que o mesmo apresenta resultados de estudos e pesquisas, principalmente pela sua reduzida dimenso e contedo. Para executar uma pesquisa com rigor cientfico preciso que primeiramente o autor escolha um tema e defina um problema para ser investigado, na qual a definio depender dos objetivos que se pretende alcanar. nessa etapa que se elabora um plano de trabalho e, aps dever explicitar se os objetivos foram alcanados. importante tambm apresentar a contribuio da pesquisa para o meio cientfico (RAMOS et al.2003, p. 15). O artigo cientfico caracteriza-se pela forma com que suas afirmaes devem estar baseadas em evidncias, sejam elas oriundas de pesquisa de campo ou comprovadas por outros autores em seus trabalhos. Isso no significa que o autor no possa expressar suas opinies no artigo, mas que deve demonstrar para o leitor qual o processo lgico que o levou a adotar aquela opinio e quais evidncias que a tornariam mais ou menos provvel, formulando hipteses (ABNT, NBR 6022, 2003). Todo o artigo cientfico de modo geral apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. Justifica-se a escolha deste tema pelo fato dele contribuir para que se possa ter um melhor conhecimento sobre os conceitos, contedos e tipos de artigos cientficos existentes, dando nfase principalmente na estrutura bsica para a elaborao. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliogrfica, fundamentada, principalmente na reflexo de livros, revistas, artigos e sites.

2 A ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTIFICO

Os artigos cientficos so pequenos estudos, porm completos, que tratam de uma questo verdadeiramente cientifica, mas que no se constituem em matria de um livro. Apresenta tambm resultado de estudos, ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalhos cientficos pela sua reduzida dimenso e contedo. (LAKATOS e MARCONI, 2011, p. 84).

E ainda segundo a ABNT os artigos podem se apresentar de duas formas:


Artigo original: apresenta temas ou abordagens prprias. Geralmente relata resultados de pesquisa, bem como desenvolve e analisa dados no publicados. Artigo de reviso: resume, analisa e discute informaes j publicadas que, geralmente, resultam de reviso de referncias j publicadas (ABNT, NBR 6022, 2003, p. 02).

Para Lakatos e Marconi (2011, p. 84), os artigos cientficos so publicados em revistas ou peridicos especializados e por serem completos, permitem ao leitor repetir a experincia. De acordo com Andrade (2009, p. 79), toda comunicao, escrita ou oral, formal ou informal compreende trs partes obrigatrias: introduo desenvolvimento e concluso. Elaborar um artigo cientfico no geral, contribuir para o avano do conhecimento, para o desenvolvimento da cincia. No incio, a produo cientfica tende a aproveitar em grande medida, os saberes e conhecimentos de outros autores, ficando o texto final com um percentual elevado de ideias extradas de vrias fontes literrias (DEMO, 2002, p. 29).
A elaborao prpria implica processo complexo e evolutivo de desenvolvimento da competncia, que, como sempre, tambm comea do comeo. Este comeo normalmente a cpia. No incio da criatividade h treinamento, que depois se h de jogar fora. A maneira mais simples de aprender imitar. Todavia, este aprender que apenas imita, no aprender a aprender. Por isso, pode-se tambm dizer que a maneira mais simples de aprender a aprender, no imitar (DEMO, 2002, p. 29).

De acordo com a UFPR (2000), a finalidade de um artigo de divulgar a sntese analtica de estudos e resultados de pesquisas. Assim sendo um artigo consiste em publicaes mais sintticas, mesmo sendo assuntos bem especficos, com uma abordagem mais enxuta do tema em questo, apesar da relativa profundidade na sua anlise. Possuem mais versatilidade que os livros, por exemplo, sendo facilmente publicveis em peridicos ou similares, atingindo simultaneamente todo o meio cientfico. Conforme Tafner et al. (1999, p. 18) os artigos so publicados, em geral, em revistas, jornais ou outro peridico especializado que possua agilidade na divulgao. Todo artigo cientifico deve ter um contedo e segundo Lakatos e Marconi (2011, p. 87), ele pode abranger os mais variados aspectos e, em geral, apresenta temas ou abordagens novas, atuais e diferentes. Para Lakatos e Marconi (2011) pode-se:
versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrario ao j conhecido; oferecer solues para questes controvertidas; levar ao conhecimento do pblico intelectual ou especializado no assunto ideias novas, para sondagem de opinies ou atualizao de informes; abordar aspectos secundrios, levantados em alguma pesquisa, mas que no seriam utilizados na mesma (LAKATOS e MARCONI, 2011, p. 86).

Quanto aos tipos de artigos, eles podem ser de trs tipos: argumento terico, artigo de anlise e artigo classificatrio. De acordo com Lakatos e Marconi (2011, p. 87):
O argumento terico o tipo de artigo que apresenta argumentos favorveis ou contrrios a uma opinio. Inicialmente, enfoca-se um dado argumento e depois os fatos que possam prov-lo ou refuta-lo. O desenrolar da argumentao leva a uma tomada de posio. E que essa forma de trabalho requer pesquisa profunda e intensa a fim de coletar dados vlidos suficientes. uma forma de documentao difcil, sendo empregada, geralmente, por especialistas experientes (LAKATOS e MARCONI, 2011, 87).

J o artigo, de anlise, cabe ao autor fazer a s analise de cada elemento constitutivo do assunto e sua relao com o todo. "O tcnico ou cientista procura descobrir e provar a verdadeira natureza do assunto e das relaes entre suas partes" (SIQUEIRA, 1969, p. 61 apud LAKATOS e MARCONI, 2011, p. 87). Essa anlise engloba: descrio, classificao e definio do assunto, tendo em vista a estrutura, a forma, o objetivo e a finalidade do tema. Entra em detalhes e apresenta exemplos, e no muito comum, na literatura moderna, encontrar-se um artigo totalmente analtico (LAKATOS e MARCONI, 2011, 87). Com relao ao tipo de artigo classificatrio, o autor, nesse caso, procura classificar os aspectos de um determinado assunto e explicar suas partes. Primeiramente, faz-se a diviso do tema em forma tabular, ou seja, em classes, com suas caractersticas principais. Depois apresenta: definio, descrio objetiva e anlise (LAKATOS e MARCONI, 2011, 87). Aps abordar sobre os tipos de artigo fundamental para o autor conhecer a estrutura e os mecanismos bsicos utilizados na elaborao do artigo cientficos. Segundo Lakatos e Marconi (2011, p. 84), o artigo cientfico tem a mesma estrutura orgnica exigida para trabalhos cientficos. Outro ponto importante de se abordar que o artigo cientfico no extenso, e normalmente totaliza entre 5 e 10 pginas, e muitas vezes dependendo dos fatores pode haver at 20 pginas, garantindo-se em todos os casos, que a abordagem temtica seja o mais completa possvel, com a exposio dos procedimentos metodolgicos e discusso dos resultados nas pesquisas de campo, caso seja necessrio a repetio da mesma por outros pesquisadores. Todo artigo deve conter partes obrigatrias que so descritas de forma diferente por vrios autores, mas que indicam a mesma especificao. E ainda para Lakatos e Marconi

(2011, p. 85), as partes que representam um artigo so: os preliminares, a sinopse, o corpo do texto e parte referencial. Para Andrade (2009, p. 83), os elementos que estruturam um artigo cientfico so os elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais. Os elementos pr-textuais so constitudos pelo cabealho, onde se aborda o ttulo e subttulo, o nome do(s) autor (es), sinopse, representa a lngua verncula do texto, ou seja, o resumo e as palavras-chave (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 02). O Resumo uma sntese do trabalho, que tem por finalidade informar o que esta sendo apresentado, onde deve constar o assunto, e consequentemente os objetivos do estudo, a metodologia adotada na pesquisa, os resultados e as consideraes. No deve conter citaes (ABNT, NBR 6028, 2003, p. 02).
As frases compostas no resumo tem que ter uma sequencia concisas de frases e no de uma simples enumerao de tpicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular e ainda segundo as normas da ABNT deve ser digitalizado em espaamento simples, sem abertura de pargrafo, ter no mximo 250 palavras e conter as palavras-chave (ABNT, NBR 6028, 2003, p. 02).

Os elementos textuais so o corpo do artigo, com as trs partes fundamentais que so: a introduo, o desenvolvimento e a concluso. A introduo tem que ser bem elaborada, pois nela que se aborda a importncia do assunto.
De modo geral, nos trabalhos cientficos o contedo da introduo deve anunciar o tema do trabalho; esclarecer, de maneira sucinta, o assunto; delimitar a extenso e profundidade que se pretende adotar no enfoque do tema; dar ideia de forma sinttica, do que se pretende fazer, ou seja, as ideias mestras do desenvolvimento do assunto; apontar os objetivos do trabalho e principalmente evidenciar a relevncia do assunto a ser tratado (ANDARDE, 2009, p. 79).

De acordo com Costa (2003, p. 54) a introduo um dos primeiros elementos a ser visualizado pelo leitor, mas deve ser um dos ltimos a ser elaborado, para no haver desacertos entre o que foi introduzido e desenvolvido, principalmente com relao concluso. O desenvolvimento a parte importantssima de um artigo, pois expe, de forma ordenada, toda a fundamentao terica que possibilitou a experimentao ou o estudo de caso, podendo ter subsees, conforme a ABNT, NBR 6023 (2002), de informao e documentao de referncias, a ABNT, NBR 6024, (2003) de numerao progressiva das sees de um documento escrito e a ABNT, NBR 10520, (2002) de informao e documentao citaes em documentos.

Assim sendo o desenvolvimento a parte nuclear do trabalho, por isso muitos autores o chamam de corpo do trabalho, pois nessa parte que se apresentam os argumentos os juzos, atravs do raciocnio lgico, cartesiano, inerente a todo trabalho cientifico (ANDRADE, 2009, p. 80). E ainda conforme Andrade (2009, p. 80), o desenvolvimento pode ser dividido em duas ou trs partes, dependendo do tema e de seu enfoque, sendo que fundamentalmente no desenvolvimento de um artigo deve constar:
Exposio: processo atravs do qual so descritos e analisados os fatos ou apresentados ideias; Argumentao: defende- se a vaidade das ideias atravs dos argumentos, ou seja, do raciocnio lgico, da vivencia racional dos fatos, de maneira ordenada, classificando-os e hierarquizando-os; Discusso: consiste na comparao das ideias, refutam-se ou confirmam-se os argumentos apresentados, mediante um exerccio de interpretao dos fatos ou ideias demonstrados (ANDRADE, 2009, p. 80).

Diante do que diz o autor, o desenvolvimento, portanto a parte mais extensa da redao, pois contm alm da analise ou descrio dos fatos, toda a argumentao pertinente a eles. Para Lakatos e Marconi (2011, p. 86), a diviso do corpo do artigo pode sofrer alteraes, de acordo com o texto, e at ser subdividido em mais itens, como por exemplo, em introduo, material e mtodo, resultados, discusso e concluses. Com relao fundamentao terica, ou seja, a reviso bibliogrfica faz parte do desenvolvimento do trabalho e apresenta os conceitos tericos empricos que norteiam o artigo. O texto deve ser construdo expressando as leituras e os dilogos entre o pesquisador e os autores pesquisados. (SILVA, 2006). So diversos os autores que j publicaram suas percepes e conceitos sobre pesquisa, e vrios salientam que esta um processo de perguntas e investigao; sistemtica e metdica e aumenta o conhecimento humano (COLLIS e HUSSEY, 2005, p. 16). A metodologia de pesquisa a que abrange maior nmero de itens, pois responde a um s tempo as questes como? com que? onde? quanto? (LAKATOS e MARCONI, 2011, 108). A pesquisa parte [...] de uma dvida ou problema e, com o uso do mtodo cientfico, busca uma reposta ou soluo. (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 63). Para tal, o pesquisador utiliza conhecimentos tericos e prticos. necessrio que tenha habilidades para a utilizao

de tcnicas de anlise e que entenda os mtodos cientficos e os procedimentos para que possa atingir o objetivo de encontrar respostas para as perguntas formuladas para o estudo. O mtodo cientfico um conjunto de procedimentos por intermdio dos quais se prope os problemas cientficos e coloca-se a prova as hipteses cientficas (LAKATOS e MARCONI, 2004, p. 45). De certa forma toda pesquisa envolve o planejamento cuidadoso de uma investigao de acordo com as normas da metodologia cientfica, tanto aquela referente forma como ao contedo (OLIVEIRA, 2002, p. 62). Assim sendo a metodologia a descrio precisa dos mtodos, materiais, tcnicas e equipamentos utilizados, deve permitir a repetio do experimento ou estudo com a mesma exatido por outros pesquisadores.
Outro fato analisado na estrutura do artigo, que o mesmo no pode ser muito subdividido, para que o leitor no perca a sequencia, mas se quando necessrio, a diviso deve obedecer a uma ordem lgica, em que cada parte forme um todo e tenha um ttulo adequado

(LAKATOS e MARCONI, 2011, p. 86). A parte final do desenvolvimento, ou seja, do corpo do texto a concluso. A concluso faz parte do corpo do texto, que segundo Lakatos e Marconi (2011, p. 85), ela baseada e fundamenta no texto, de forma resumida. Para Andrade (2009, p. 81), a concluso no admite nenhuma ideia, nenhum fato ou argumento novo, pois consiste na sntese interpretativa dos argumentos ou elementos contidos no desenvolvimento. Cabe, ainda, lembrar que a concluso um fechamento do trabalho estudado, respondendo s hipteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na Introduo, onde no se permite que nesta seo sejam includos dados novos, que j no tenham sido apresentados anteriormente (BARBA, 2013). Como lembram Tafner et al. (1999, p. 46) a concluso deve explicitar as contribuies que o trabalho alcanou, [...] deve limitar-se a um resumo sintetizado da argumentao desenvolvida no corpo do trabalho, [...] devem estar todas fundamentadas nos resultados obtidos na pesquisa. A parte referencial inclui os elementos ps-textuais, que vem logo aps da concluso, sendo que as referencias bibliogrficas so obrigatrias, j os demais elementos opcionais (ANDRADE, 2009, p. 79). E ainda, como todo trabalho cientifico, fundamentado em pesquisa bibliogrfica, portanto, indispensvel a apresentao da bibliografia consultada para a sua execuo. Na

bibliografia devem ser includas todas as obras efetivamente consultadas, isto , lidas e fichadas, que se relacionem com o assunto do trabalho, mesmo que no tenham sido aproveitadas para citaes. Quanto os procedimentos para a organizao da bibliografia devem ser em ordem alfabtica dos sobrenomes dos autores citados e consultados (ANDRADE, 2009, p. 58). Pode se dizer que a estrutura bsica do artigo cientfico a forma como o autor organiza os componentes do texto, desde primeira a ltima pgina, fazendo com que os contedos sejam coerentes ao longo da sua redao geral, ou seja, a maneira de como se estrutura as partes objetivas e subjetivas, explcitas e implcitas na elaborao do texto cientfico.

CONCLUSO

O artigo cientfico, assim como outros tipos de trabalhos acadmicos, aborda temas tericos de pesquisa, revises bibliogrficas, pesquisas de campo, e tem a finalidade de comunicar ao mundo cientfico os conhecimentos elaborados a partir dos critrios da cincia. A elaborao de um artigo deve respeitar uma organizao prpria, constituda de uma estrutura bsica, uma uniformizao redacional e uma grfica, que somadas formam o conjunto de normas recomendadas para este tipo de publicao. A estrutura bsica do artigo cientfico composta dos elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais, subdivididos em vrios componentes e contendo informaes imprescindveis para o entendimento do tema, da sua fundamentao e da autoria do trabalho. A utilizao de normas e diretrizes para elaborao e apresentao de artigos cientficos, ajuda no geral a padronizar o formato e a organizao do texto, sendo elas fundamentais para construo gradativa do pensamento cientfico do autor, na qual estabelece parmetros individuais seguros na abordagem e anlise de temas e problemas cientficos. Este estudo possibilitou um maior conhecimento das normas tcnicas para a elaborao, pois no basta apenas escrever um artigo preciso obter conhecimentos tcnicos para que o mesmo possa estar bem estruturado e seguir as regras especficas, alm das partes obrigatrias que o constitui que so a introduo, desenvolvimento e concluso. Concluiu - se neste trabalho que o estilo e as propriedades para estruturar um artigo cientfico envolvem as normas tcnicas, preciso, comunicabilidade e consistncia, para que haja uma melhor compreenso do que esta sendo abordado.

10

REFERNCIAS

ABNT, ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2011. _____. NBR 15287: informao e documentao - projeto de pesquisa - apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. _____. NBR 15287: informao e documentao - projeto de pesquisa - apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. _____. NBR 6022. Apresentao de artigos em publicaes peridicas. Rio de Janeiro, 2003. _____. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. _____. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. _____. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2002. _____. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2009. BARBA, Clarides Henrich. Orientaes bsicas na elaborao do artigo cientfico. Disponvel em: <http://www.pibic.unir.br/downloads/822_elaborando_um_artigo_cientifico.doc>. Acesso em: Acesso em: 30 jan. 2013. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administrao: um guia prtico para alunos de graduao e ps-graduao. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. COSTA, Antnio F. G. Guia para elaborao de monografias relatrios de pesquisa: trabalhos acadmicos, trabalhos de iniciao cientfica, dissertaes, teses e editorao de livros. 3 ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 2003. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2002. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI. Metodologia cientfica. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2004. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI. Metodologia do trabalho cientfico. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2011.

11

OLIVEIRA, Slvio Luiz de. Metodologia cientfica aplicada ao direito. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. RAMOS, Paulo; RAMOS, Magda Maria; BUSNELLO, Saul Jos. Manual prtico de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, monografia, dissertao e tese. Blumenau: Acadmica, 2003. SILVA, Renata. Manual do trabalho de curso: cursos de administrao e cincias contbeis da ASSEVIM. Brusque: ASSEVIM, jul. 2006. (mimeo). Disponvel em: www.usj.edu.br/templates/.../baixararquivo. jsp?id..Manual...1.>. Acesso em: 30 jan. 2013. TAFNER, Malcon; TAFNER, Jos; FISCHER, Julianne. Metodologia do trabalho acadmico. Curitiba: Juru, 1999. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN (UFPR). Normas para apresentao de documentos cientficos: teses, dissertaes, monografias e trabalhos acadmicos. Curitiba: UFPR, 2000.

Anda mungkin juga menyukai